xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/08/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 agosto 2014

RÁDIO ARARIPE - A Escolinha do Rádio Caririense


Vivi minha infância e parte da minha adolescência no bairro Alto da Penha. Ali, por iniciativa da minha querida mãe, que sempre sintonizava a sua frequência: ZYH 20, Rádio Araripe do Crato, a voz do Cariri, comecei a ouvir, admirar, a amar a pioneira. Pela manhã o matutino “Pré-9”, retransmitido da Ceará Rádio Clube. 

Logo em seguida:“Sertão coméque é” na apresentação de Elói Teles. Meio dia: “Festa em seu lar”, onde eram destacadas as notas sociais e a crônica da cidade, sempre escrita pela inteligência e capacidade cultural invejável de João Lindemberg de Aquino. No início da tarde:“Cartaz dos Ouvintes”, na apresentação de Heron Aquino. No final da tarde:“Ritmos do Nordeste”, com a comunicação de Zé Moreira. Sábado a noite: “A festa da casa grande” – O maior forró da sua vida. Domingo pela manhã: “Saudade jovem”, com Mazinho. Domingo a noite: “Salve a retreta”, com Elói Teles. Lembro-me das transmissões esportivas, tendo como narrador o meu estimado tio Aderbal Carvalho,e nos comentários: Elói Teles. Por falar em transmissão esportiva, lembro-me do programa “Rádio Esportes Araripe”, sempre no horário de 18:30 horas, com a equipe da pioneira – a equipe que tem o objetivo era o slogan, programa este, que ainda cheguei a apresentar nos anos 80. Outro programa que marcou minha infância foi:“Bazar de Músicas”, que tinha como slogan: “uma festa em cada lar caririense”, na apresentação de Zé Moreira. “Sucessos que marcaram época” na inconfundível comunicação de Campos Júnior, aos sábados. 

Alguns dos inúmeros profissionais que ali trabalharam e que procurarei citá-los são: Ruy Lemos, Paulo Penha, Francisco José, Roberto Silva, José David Gadelha (Dezim), Cirilo Cardoso, Ancelmo Calábria, J. Alcides, Gilberto Pinheiro, Elói Teles, Rejane Limaverde, Barbosa Santos, Juscelino Leal, Maranhão, Carlos Alberto Miranda, Campos Júnior, Robledo Pontes, Lulu Santos, Bandeira de Alencar, Francisco Alexandre, Heron Aquino, Antônio Vicelmo,Fco. Roberto Piancó, J. Favela, Wilson Rodrigues, Francildo Gonçalves, Lucion Oliveira, Mazinho... são esses alguns radialistas de peso que me lembro ter ouvido. A minha ligação com a Rádio Araripe não é só como ouvinte, é também familiar. Meus tios Osvaldo Alves, Aderbal Carvalho, Almério Carvalho, Almir Carvalho, por ali passaram deixando a presença da família Carvalho e Alves de Sousa na história da pioneira. Por falar em família Carvalho, quem não lembra “Espinhos e Rosas” com Juca e Jeremias, onde omeu tio Aderbal fazia o papel de Jeremias. Quero, assim, a todos e a todas que trabalharam na pioneira, não só na locução, mas em qualquer outra função, homenagear nesse pequeno artigo que ora escrevo. Aproveito o momento para enviar meu abraço fraterno aos que nos dias de hoje fazem parte do corpo de radialistas da Araripe AM “a rádio da maioria”.

Um abraço especial a Francisco Gonçalves Aleixo (Chico da rádio). Outra demonstração de afeto a antiga emissora associada é demonstrada pela aquisição de minha parte de todas as características daquela que amei na infância, adolescência e que tenho o mesmo amor, hoje, na maturidade humana, ao passardos meus 50 anos de idade. Todas essas características, que estão em disco vinil, transportei para o CD, num total de 50 faixas, inclusive com a abertura e encerramento da sempre querida, admirada e estimada ZYH 20 - Rádio Araripe do Crato, a voz do Cariri. A escolinha do rádio caririense.

Artigo dedicado a Francisco Gonçalves Aleixo (Chico da Rádio), J. Favela e Lucimar Rodrigues Leite (Mazinho).

Jorge Carvalho
Professor, membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


STF nega pedido de Roberto Jefferson para cumprir prisão domiciliar


NE - Esse "recurso" é só pra Dirceu ou Genoino ?

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou hoje (27) pedido do ex-deputado federal Roberto Jefferson para cumprir prisão domiciliar. Jefferson foi condenado a sete anos prisão em regime semiaberto na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Ele está preso em um presídio do Rio de Janeiro.

Por 5 votos a 3, a maioria dos ministros entendeu que o estado de saúde de Jefferson não justifica a mudança de regime. Em 2012, o ex-parlamentar fez uma cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas. A prisão de Jefferson foi determinada em fevereiro pelo ex-ministro Joaquim Barbosa.

Para justificar a manutenção da prisão em regime semiaberto, o relator do recurso, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que médicos  do Instituto Nacional do Câncer (Inca) concluíram, em dezembro do ano passado, que o estado de saúde de Jefferson não indica necessidade de cumprimento da pena em casa ou no hospital.  O voto do relator foi seguindo pelos ministros Teori Zavascki, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Celso de Mello.

Os ministros Marco Aurélio, Luiz Fux e Ricardo Lewandowski votaram a favor da concessão da prisão domiciliar. Segundo eles, o condenado deve cumprir o restante da pena em casa devido ao seu estado de saúde.

Fonte: Agência Brasil
Foto: movimentobrasildeverdade



Estiagem já começa a castigar o Cariri Oeste



O longo período de estiagem que já está castigando os municípios da região do Cariri Oeste, começa a trazer  consequências aos médios e pequenos trabalhadores rurais que vivem na zona rural, da maioria dos 12 municípios que compõe está região, os pequenos e médios açudes já estão secando e a população está consumindo água poluída.

Apesar do município de Santana do Cariri, contar com 8 caminhões pipas trabalhando  diariamente para atender a demanda de trabalhadores rurais, que há na zona rural, está sendo insuficiente em função de ser um numero a quem de nossas necessidades Em Antonina do Norte é preocupante o período de estiagem porque a barragem que há no município, está secando e a pouca água que ainda tem no reservatório está impropria ao consumo, os moradores estão tendo que comparar água para beber que vem das nascentes e está sendo comercializada por proprietários de carros pipas, se não os trabalhadores estariam passando sede.

Os pequenos e médios açudes da região estão secando, a água que é conduzida pelos carros pipas está vindo do açude canoas em Assaré, para matar a sede do trabalhador rural, a paisagem já começa a ter ares diferente, onde já se predomina a verdadeira caatinga, os animais já não tem água para consumir, e com o o tempo está quente e se tem uma evaporização muito grande a tendência é que a pouca que ainda há possa acabar.

O município de Araripe, já está vivendo um período de seca há mais de 3 anos, e na zona rural está faltando uma estrutura adequada para combater este período de estiagem como  a conservação de forragem, atividades agropecuárias. O maior problema está sendo a falta de recursos e as autoridades preveem para logo um colapso no sistema de abastecimento da água.
(Colaborou Amaury Alencar)  

Por: Jornalista Flavio Pinto
Foto meramente ilustrativa




Professores do Crato estão em greve por melhores condições de trabalho


NE - Após 8 anos sem greves, professores da cidade de Crato-CE fazem manifestações e entram em greve por melhores condições de trabalho. Impasse entre Prefeitura e docentes sobre pleito da categoria inviabiliza retorno das aulas.
  
Grevistas lotaram ontem a Câmara Municipal durante audiência pública que debateu o movimento paredista na rede de ensino

Crato. Cerca de 350 professores participaram ontem da audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores deste município na tentativa de que um canal de diálogo pudesse ter sido aberto com a gestão local, através da Secretaria de Educação, objetivando o acatamento das reivindicações apresentadas na última quarta-feira, quando os docentes entraram em greve por tempo indeterminado. 

A categoria reivindica o repasse da diferença salarial do piso para todos os profissionais do magistério, no percentual de 14,18%; majoração do percentual de regência de classe atualmente de 8% sobre o salário base para 20%; reformulação do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério (PCCS) e, ainda, a progressão dos auxiliares de serviço gerais, merendeiras, técnicos administrativos e secretários escolares. 

Ontem, os grevistas mantinham expectativas de que, com a presença do secretário de Educação do município, Cacá Rodrigues, na audiência realizada pelo Poder Legislativo, governo e professores pudessem chegar a um entendimento. O secretário de Educação de Crato, no entanto, não compareceu à reunião pública e sua ausência acabou sendo interpretada pelos grevistas como um desrespeito à categoria. "A ausência do secretário é mais um deboche da administração municipal para com o professorado do nosso município. Uma grande falta de respeito não apenas com a categoria, mas também com toda a sociedade que aqui se encontrava presente à audiência", avaliou o representante do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educaçã o (Fundeb), Samuel Siebra. Conforme o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Crato (SindsmCrato), cerca de 80% da categoria aderiu à paralisação iniciada na semana passada. A entidade avalia que apenas professores que atuam em regime de contrato temporário junto ao município ainda estejam em sala de aula. O Sindicato também defende que apenas algumas escolas da zona rural de Crato ainda estão funcionando.

Com a greve dos professores, a entidade estima que o número de alunos prejudicados em todo o município seja de 19 mil estudantes. "O professor está completamente desvalorizado pelo município. A diferença em torno do reajuste salarial é de 12% e o município, de forma surpreendente, apresentou uma proposta de apenas 2% para a categoria. Os professores estão revoltados com a falta de diálogo. Consideram humilhante a proposta que o município ofereceu. Além disso, a política de valorização da categoria vai no sentido de manter e ampliar direitos. Não podemos convive com inconstância das condições de trabalho", ressaltou o presidente do SindsmCrato, Júnior Matos.

A Secretaria de Educação do município não confirmou o percentual de professores que aderiram ao movimento grevista, tão pouco o número de alunos prejudicados com a interrupção das aulas pelos professores.

A reportagem tentou, por varias vezes, contatar o secretário de Educação de Crato, Cacá Rodrigues, seu celular, no entanto, estava desligado ou fora da área de cobertura.

Roberto Crispim
Repórter do Jornal Diário do Nordeste


Cantor de forró é baleado durante tentativa de assalto


O cantor Tiaguinho, da banda Forró Mala Mansa, foi baleado durante uma tentativa de assalto no bairro Parangaba. O caso aconteceu na noite desta terça-feira.  De acordo com informações da polícia, o cantor voltava pra casa quando foi abordado por dois homens numa moto que pediram o veículo da vítima.  Tiaguinho tentou fugir e os criminosos efetuaram vários disparos. Ele foi atingido por 4 tiros, socorrido para um hospital particular e não corre risco de morte.

Fonte: Globo.com


Eunício e Tasso fazem caminhada na avenida Monsenhor Tabosa


Após colorir as ruas do Centro de Fortaleza na manhã desta quarta-feira, 27, a Onda Verde de Eunício 15 governador e Tasso 456 senador passará por um dos corredores comerciais mais importantes da capital cearense nesta tarde. Os candidatos da coligação“Ceará de Todos” caminharão pela avenida Monsenhor Tabosa.

Eunício e Tasso partirão da igreja do Seminário da Prainha e seguirão por toda a extensão da via. A concentração acontecerá às 16h30min. Peemedebista e tucano conversarão com comerciantes, atendentes, clientes e transeuntes sobre quais as necessidades da região, incentivo ao comércio e propostas voltadas para melhorar o desempenho da economia do Ceará.

As caminhadas são uma das principais atividades dos candidatos na captação de sugestões oriundas da sociedade cearense que está colaborando com o Plano de Governo de Eunício e traçando as prioridades do futuro mandato parlamentar de Tasso como senador da República.

Ambos os candidatos têm o diálogo aberto com a população como marca de suas vidas públicas e também desta campanha ao Governo do Ceará e ao Senado Federal. A falta de proximidade entre os atuais gestores públicos estaduais cearenses e o povo é uma das maiores queixas de lideranças políticas e eleitorado.

Eunício e Tasso querem inverter essa lógica para igualmente modificarem as equivocadas prioridades da administração estadual de hoje e melhorarem a qualidade de vida da população.

Assessoria de Imprensa do Candidato


Campanha de Camilo Santana ocupa terminais para falar sobre bilhete único


Uma  ocupação dos terminais de ônibus de Fortaleza marcou a campanha de Camilo Santana, candidato ao governo do Estado pela coligação "Para o Ceará seguir mudando", na manhã desta quarta-feira (27/8). Ativistas ocuparam os terminais para chamar a atenção para o Bilhete Único Intermunicipal.

No Terminal do Antonio Bezerra, o próprio Camilo, acompanhado de sua vice-governadora, Izolda Cela, e do candidato ao Senado, Mauro Filho, foi ao terminal de Antonio Bezerra, onde conversou com os usuários do transporte público de Fortaleza e Região Metropolitana sobre a implantação do Bilhete Único Intermunicipal. O candidato panfletou e explicou às pessoas que passavam pelo terminal, nesta manhã, que o Bilhete Único possibilitará ao usuário do transporte público  deslocar-se entre os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, pagando a mesma passagem e num período de até três horas, utilizando ônibus, vans e metrô, assim como o VLT, quando este entrar em operação. 

Camilo defendeu a extensão do alcance do Bilhete Único. “O trabalhador precisa de assistência de saúde, segurança, mas precisa também da garantia de ir e vir do trabalho em segurança. É isso que nós estamos apresentando aqui, principalmente estendendo o alcance do Bilhete Único para toda a Região Metropolitana de Fortaleza, para que as pessoas possam fazer a integração do transporte público, do ônibus e metrô. Isto vai reduzir custo e tempo para o trabalhador em cerca de 15 municípios. A segunda etapa do projeto será implantar esse programa na Região Metropolitana do Cariri”, explicou Camilo.

No terminal, o motoboy Kleber Diego dos Santos argumentou porque vota em Camilo 13. “Ele vai dar continuidade ao governo do Cid, que faz um bom trabalho no Ceará. A gente vê que é um rapaz inteligente, jovem e tem tudo para dar certo. Desejo boa sorte ao Camilo e que ele tenha o Ceará como a família dele”, comentou. 

Assessoria de Imprensa do Candidato


Aprovada vacância do cargo de vice-governador do Ceará



A Assembleia Legislativa aprovou, nessa terça-feira, o decreto legislativo referente à renúncia do vice-governador do Ceará, Domingos Filho. Com a aprovação do decreto, é oficializada a vacância do cargo.

Domingos Filho assumirá cargo no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O ex-vice-governador ocupará a vaga deixada pelo conselheiro aposentado Artur Silva Filho. Órgão auxiliar do legislativo estadual, o TCM fiscaliza as contas de gestões municipais e de presidentes de Câmara.
A partir de agora, o presidente do TJ do Ceará, desembargador Luís Gerardo Brígido, assume o Governo na ausência de Cid Gomes (PROS).

Fonte: O Povo

PT já fala em risco de derrota após queda de Dilma em pesquisa Ibope

Site: Terra

Ibope indica que Marina Silva (PSB) venceria a petista em um eventual segundo turno
O resultado da última pesquisa Ibope - que demonstrou queda na intenção de voto à presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e uma possível derrota no segundo turno em um confronto com Marina Silva (PSB) – deixou a cúpula do PT preocupada, de acordo com informações da Folha de S. Paulo. Pela primeira vez, o partido conversa sobre risco de derrota na eleição presidencial deste ano. Este cenário era visto como improvável antes de Marina Silva entrar na disputa. A campanha de Dilma esperava apenas que o candidato do PSDB, Aécio Neves, caísse nas pesquisas, mas os levantamentos indicam que a petista também perdeu apoio.
Dilma caiu de 38% para 34% das intenções de voto, segundo o Ibope. Aécio oscilou de 23% para 19%. Já Marina aparece com 29% e venceria Dilma num eventual segundo turno, com 45% dos votos contra 36% da candidata à reeleição. Integrantes da cúpula do PT, ministros e secretários executivos foram convocados para uma reunião na terça-feira à noite no comitê do partido para discutir os rumos da campanha, segundo o jornal. Os petistas avaliam a melhor estratégia para desconstruir a imagem de Marina.
Não é por causa desses números, mas eu já tenho dito há alguns dias que lá pelos dias 7 a 10 de setembro nós teremos uma fotografia mais aproximada do embate eleitoral”, disse o secretário-geral da Presidência, ministro Gilberto Carvalho.  "Qualquer pesquisa nesse momento tem que ser tomada como uma coisa muito provisória.” No lado tucano, a assessoria de Aécio Neves afirmou que a pesquisa não surpreendeu a campanha do PSDB, que já aguardava um crescimento nas intenções de voto para Marina.

A turma do Cadastro - Por: Emerson Monteiro

Cheguei a Salvador em agosto de 1971, indo da agência do Banco do Brasil de Brejo Santo, onde tomara posse e passara quatro anos.

Na Boa Terra minha primeira localização no banco foi o setor de Cadastro, no terceiro andar do edifício da Agência Centro-Salvador, construção de nove andares à Avenida Estados Unidos, no Comércio, segunda rua depois do Porto, onde trabalhava algo por volta de 750 funcionários. Esse o primeiro impacto com que me depararia, pois viera de agência do interior com 35 funcionários.

No Cadastro encontrei grandes amigos, pessoas na sua maioria procedentes
do interior baiano, alguns poucos na minha faixa de idade, vinte e cinco a trinta anos. Guardo suas imagens no íntimo da memória quais preciosidades raras que marcam de permanecer ainda por muito tempo integradas lá numa fase de apreensões e dificuldades, medos e sonhos, espécie de saudade de mim naquela época da vida, que retornam como facilidade à minha tela mental quando em vez todas aquelas personagens uma a uma: Rômulo Serrano, artista plástico considerado, de quem me aproximei face ao gosto pelas artes; Aldo Castanha Bezerra, que trabalhava em birô próximo ao meu e sempre demonstrava carinho e paciência; José Renato; Hugo Bezerra, sobrinho de Aldo; Seu Aníbal, o titular da carteira que substituía Altino Amazonas, licenciado devido atropelamento no trânsito, irmão do político brasileiro João Amazonas, fundador do PC do B; Walter Leite, que sofrera um AVC e falava com dificuldade; Benedito Paraguaçu; dois outros que, de tanto Serrano só chamar pelo apelido que ele mesmo pusera, guardaria apenas os codinomes, Leãozinho e Jegue Novo; Cesário; Seu Carlos Reis Lopes, a quem Serrano dedicava particular atenção, porém de jeito equivocado, pois a ele causava constrangimento devido às caricaturas que o retratava de modo jocoso, fazendo rir os colegas e sofrer a vítima (agora denominaria bullying no ambiente de trabalho, aquilo que presenciei); um escritor e professor de Filosofia da Universidade Católica, ex-seminarista, de quem me foge o nome; e os fiscais de cadastro, Jesuíno, um apaixonado por livros; Freitas Neto, anterior líder sindical que enfrentara as barras antes da Revolução Militar, nos embates da década de 60; Carvalho, depois titular do setor jurídico do próprio banco; e Waltinho, de quem adquiriria um rádio Transglobe Philco que me acompanhou logo data e ainda chegaria a Crato, no meu regresso.

Bom, acho que lembrei quase todos eles, restando talvez um ou dois, que permanecem à sombra das emoções baianas daquele período rico de oportunidades e profundas saudades do Ceará, aonde, por absoluta ausência de conformação na distância, tornaria com ânimo de permanecer, isto que acontece até os dias de hoje.


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30