xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/08/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 agosto 2014

IBOPE aponta vitória de Marina sobre Dilma no segundo turno


Dilma tem 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%, aponta pesquisa Ibope
Em simulação de segundo turno, Marina tem 45% e Dilma, 36%.
Instituto ouviu 2.506 eleitores entre os últimos sábado e segunda-feira.


Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta Dilma Rousseff (PT) com 34% das intenções de voto para presidente da República e Marina Silva (PSB), com 29%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada um. Os outros seis candidatos somados acumulam 1%.

O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora teria 45% e a atual presidente, que tenta a reeleição, 36%. Encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", a pesquisa é a primeira do Ibope com Marina Silva como candidata do PSB. No levantamento anterior do instituto, divulgado no último dia 7, o candidato do partido ainda era Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo no último 13. Naquela pesquisa, Dilma tinha 38%, Aécio, 23%, e Campos, 9%. Entre uma pesquisa e outra, a taxa de indecisos passou de 11% para 8%, e a de quem pretende votar em branco ou nulo, de 13% para 7%.

Confira abaixo os números na modalidade estimulada da pesquisa (em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um cartão com os nomes de todos os candidatos):

- Dilma Rousseff (PT): 34%
- Marina Silva (PSB): 29%
- Aécio Neves (PSDB): 19%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- José Maria (PSTU): 0%*
- Eduardo Jorge (PV): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 8%

* Cada um dos seis indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%

O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre os últimos sábado (23) e segunda-feira (25). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.

ELEIÇÕES 2014

Notícias, pesquisas e apuração de votos
candidatos à presidência
todos os candidatos
datas das eleições
ordem da votação
tira-dúvidas
título e local de votação
pesquisas
propostas: governador

Espontânea

Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

- Dilma Rousseff (PT): 27%
- Marina Silva (PSB): 18%
- Aécio Neves (PSDB): 12%
- Outros: 2%
- Brancos/nulos/nenhum: 12%
- Não sabe: 28%

Segundo turno
O Ibope simulou os seguintes cenários de segundo turno:

- Marina Silva: 45%
- Dilma Rousseff: 36%
- Brancos/nulos/nenhum: 9%
- Não sabe: 11%
- Dilma Rousseff: 41%
- Aécio Neves: 35%
- Brancos/nulos/nenhum: 12%
- Não sabe: 12%

O Ibope não simulou segundo turno entre Marina Silva e Aécio Neves.

Rejeição

Dentre os 11 candidatos a presidente, Dilma Rousseff tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse quesito, o entrevistado por indicar mais de um candidato. Veja os números:

- Dilma Roussef: 36%
- Aécio Neves: 18%
- Pastor Everaldo: 14%
- Zé Maria: 11%
- Marina Silva: 10%
- Eymael: 9%
- Levy Fidelix: 9%
- Luciana Genro: 8%
- Rui Costa: 7%
- Eduardo Jorge: 7%
- Mauro Iasi: 6%

Avaliação do governo

A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 34% dos eleitores – no levantamento anterior, divulgado no último dia 7, o índice era de 32%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliaram o governo como "bom" ou "ótimo". A pesquisa mostra ainda que o índice dos que desaprovam a gestão, ou seja, consideram o governo "ruim" ou "péssimo", é de 27% (31% no levantamento anterior). Consideram o governo "regular" 36% (na pesquisa anterior, 35%).

O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:

- Ótimo/bom: 34%
- Regular: 36%
- Ruim/péssimo: 27%
- Não sabe: 2%

Do G1, em Brasília


O presente - Por: Emerson Monteiro

Na China existiu um velho guerreiro que nunca fora derrotado. Apesar da  idade avançada, era capaz de lutar com os mais novos e sempre levar a melhor. Sua fama atravessava o país, correndo mundo afora. Seus alunos o admiravam e respeitavam seus ensinos.

Lá um dia outro guerreiro famoso se apresentou disposto a medir forças com o Mestre, porquanto sabia do prestígio que desfrutava e trazia em si o firme propósito de vencê-lo em combate de proporções jamais presenciadas. Queria ser o primeiro a derrotar aquele senhor da luta.  

O desafiante, além de apresentar força e habilidade inigualáveis, possuía talento sem igual para descobrir pontos fracos nos oponentes, explorando-os até conseguir anular-lhes a concentração e vencer a resistência, destarte triunfando em todos os combates. Forçava os adversários a revelar as fraquezas, atacando-os, então, com extrema bravura. Dadas tais características, depois do primeiro momento de duelo ninguém resistiria a seus golpes fatais. (Descritas as características de ambos os lutadores, prossigamos a história).

Sabedor das intenções do desafiante, o Mestre de pronto aceitou o desafio, no que pesassem as observações zelosas dos discípulos a preveni-lo. E veio a data do embate cercada de grande pompa, a reunir enorme multidão.

Os dois se posicionaram com o jovem guerreiro principiando a fazer provocações verbais usando de xingamentos vis, a lançar punhados de areia e cuspir no rosto do adversário, gestos que se repetiram por longos e longos minutos.

Entretanto, impávido, o velho guerreiro resistiu sem perder a tranquilidade, extático, calmo e dono da luta, se mantendo à frente nos golpes. Não demorou muito a derrotar o petulante agressor que, por fim, se esquivou envergonhado debaixo de apupos e vivas.

Desconcertados por ver o Mestre se manter passivo no decorrer de quase toda a luta, os alunos quiseram saber a razão desse tipo de atitude em faca das agressões sofridas:

- Por que o senhor teve de suportar tanta humilhação sem impor qualquer resposta, e esperar tanto para revidar as ações do opositor e chegar à vitória?

- Quando nos mandam um presente e nós evitamos receber – ele respondeu -, esse presente fica nas mãos de quem oferecer. Dessa forma, retorna a quem o enviar.

Israel, Hamas e Egito anunciam cessar-fogo ilimitado em Gaza



Israel aceitou um cessar-fogo ilimitado na Faixa de Gaza, afirmou à AFP uma fonte governamental israelense, após o anúncio palestino de uma trégua que colocará fim a 50 dias de guerra no território palestino. "Nós aceitamos a proposta egípcia de um cessar-fogo sem condições e ilimitado", afirmou a fonte. O presidente palestino Mahmud Abbas confirmou oficialmente o acordo de cessar-fogo entre Hamas e Israel na Faixa de Gaza.

O Egito, que conduz a mediação entre israelenses e palestinos, também confirmou que o acordo de cessar-fogo entrará em vigor a partir das 16h00 GMT (13h de Brasília). Imediatamente, milhares de palestinos passaram a comemorar nas ruas de Gaza a entrada em vigor da trégua. Tiros para comemorar a notícia foram disparados para o ar, enquanto que as mesquitas agradeciam a Deus através de alto-falantes. Desde o início da guerra em 8 de julho, a violência fez mais de 2.130 mortos do lado palestino e 68 do lado israelense.

Em paralelo ao fim das hostilidades, o acordo estipula também a abertura das passagens fronteiriças entre Gaza e Israel de modo que permita a aceleração da chegada de ajuda humanitária e do material para a reconstrução da Faixa. O pacto também permite que os pescadores palestinos possam trabalhar em um raio de seis milhas em torno de seu litoral. Além disso, o acordo prevê que as negociações indiretas entre as duas partes sobre o restante dos assuntos pendentes continuem dentro de um mês, após o estabelecimento do cessar-fogo. O Egito "reafirma seu compromisso com as aspirações do povo palestino e com sua liderança" e acrescenta que deseja o estabelecimento de um Estado palestino independente que garanta a paz na região.

Segundo o comunicado, o novo pacto está baseado na iniciativa proposta pelo Egito e nos acordos de cessar-fogo do Cairo de 2012, que puseram fim à última operação israelense em Gaza, "Pilar Defensivo".

Fonte: AFP


Dilma defende consulta popular sobre reforma política


A candidata à reeleição à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) defendeu hoje (25) a realização de uma consulta popular para tratar da reforma política, que inclui temas como o financiamento público de campanha e maior moralidade nos processos eleitorais e de governo.

“É oportuno que se faça isso [a reforma política] para ter mais transparência e mais ética nas relações político-eleitorais e também uma discussão muito clara sobre a questão do financiamento público de campanha”, disse a candidata, durante entrevista a jornalistas no Palácio da Alvorada.

Dilma abordou o tema após ter recebido dom Raymundo Damasceno, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Palácio do Planalto, antes de conceder a entrevista. Os dois conversaram sobre um projeto de lei de iniciativa popular sobre a reforma política escrito pela CNBB, a Ordem dos Advogados do Brasil e várias outras entidades.

“Acredito que o que nós temos que fazer é mobilizar toda a sociedade para que apresente suas propostas e submeter depois isso [as propostas] a uma forma de organizá-las e discutir ou em um processo de plebiscito, mas certamente com consulta popular, porque senão ninguém terá força para aprovar uma reforma política”, completou.

Dom Raymundo disse que, de 1º a 7 de setembro, a CNBB vai intensificar a coleta de assinaturas para o projeto e para uma proposta de uma Constituinte Exclusiva do Sistema Político. O objetivo é recolher 1,5 milhão de assinaturas em todo o Brasil para que o projeto possa tramitar no Congresso Nacional. A CNBB promove, no próximo dia 16, um debate com os candidatos à Presidência em Aparecida (SP). O arcebispo disse que também já se reuniu com os candidatos Aécio Neves (PT) e com Marina Silva (PSB).

Sobre o episódio em que uma moradora do sertão da Bahia recebeu uma prótese dentária um dia antes de gravar imagens para seu programa eleitoral na última quinta-feira (21), a candidata classificou-o de lamentável. Segundo Dilma, a trabalhadora rural Marinalva Gomes Filha recebeu a prótese por meio de um dos programas do governo federal, o Brasil Sorridente. “Ali, em um município próximo a Batatinha tem uma unidade do Brasil Sorridente, lá tem o laboratório de prótese. O lamentável é que tenha dado para ela um dia só antes da minha chegada. Tinha a obrigação de quando ela recebesse o Bolsa Família, ela também recebesse [a prótese], porque essa é a parceria [com a prefeitura]”, explicou. “Não tem hoje no Brasil essa história de que é uma benesse uma pessoa receber uma dentadura, benesse coisa nenhuma: é uma obrigação do Estado”.

Agência Brasil


Aécio diz que vai conceder um salário para 20 milhões de jovens estudarem



O candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) disse hoje (26) que pretende, se eleito, implementar o programa Mutirão de Oportunidades, que garantirá um salário mínimo para 11 milhões de jovens que não tenham feito ou completado o ensino fundamental e 9 milhões que não tenham concluído o ensino médio, totalizando 20 milhões de bolsas.

“Nós temos hoje, no Brasil, 20 milhões de jovens, entre 19 e 29 anos, que não completaram o ensino fundamental ou o ensino médio. São brasileiros esquecidos, do ponto de vista da educação, e nós queremos resgatá-los. Estamos apresentando o programa chamado Mutirão de Oportunidades. Nós vamos buscar esses brasileiros que não concluíram esses cursos para que eles possam fazê-los”, disse o candidato, em entrevista coletiva.

Segundo ele, os recursos virão da exploração do petróleo do pré-sal e do aumento de verbas para o Plano Nacional da Educação. “O Estado vai pagar uma bolsa de um salário mínimo, assim como nós pagamos bolsas de mestrado ou doutorado, para que eles possam se dedicar ao estudo. O trabalho desses jovens vai ser estudar”, explicou. "O nosso objetivo é que, em um espaço de dez anos, todos os que quiserem concluir os seus cursos possam fazê-los. Aí sim, eles terão condições de buscar um espaço no mercado de trabalho e viver com maior dignidade”.

Aécio Neves disse que a ideia é começar aos poucos o programa, dando prioridade aos dez estados onde há um número maior de jovens fora da escola e que os recursos virão conforme a capacidade do governo em investir. “Se tivermos uma folga fiscal maior, sobrará mais espaços para investimentos como esse”. O candidato disse que, se for eleito, pretende implantar uma política de ganhos reais para o funcionalismo público. “[Minha postura será] de absoluto respeito e de busca sempre de ganhos reais. O que os servidores públicos, e os brasileiros em geral, têm que temer é o resultado de nossa economia, com perspectiva de termos processo de recessão e crescimento negativo. Vamos fazer o Brasil crescer.”

Aécio viajou à São Paulo, onde participará na noite de hoje do primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República, na TV Bandeirantes.

Agência Brasil


Dialogando com aos fatos reais da educação Cratense - Por: Samuel Siebra


Nos últimos meses vimos mudanças radicais na educação do Crato, mudanças essas que mexeram com toda a população que utiliza os serviços de educação. Essa mudanças, no entanto, não foram positivas, não trouxeram impactos positivos nem para professores nem para nossas crianças, a julgar pelo aprendizado de nossos alunos.

O Crato caiu vertiginosamente nas avaliações externas do SPAECE ALPHA do ano de 2013, ficando em 8º pior lugar no Estado do Ceará,sinalizando com isso o decréscimo no aprendizado de nossos alunos. Além do mais, as condições ainda precárias nas escolas, faltando material de expediente, livro didático, e pasmem, material de limpeza e até pouco tempo, sem merenda escolar, agravam por demais a oferta de um ensino de qualidade as nossas crianças.

Não podemos esquecer a tal “nucleação” que transferiu crianças que antes estudavam próximas de suas casas e agora tem que se submeter a estudarem em locais afastados sem a devida segurança no trajeto escolar, fato esse que se quer foi discutido com os pais. A prepotência, a arrogância de quem faz a Secretaria de Educação colocam desde o início dessa gestão, o medo como único instrumento de um pseudo diálogo. 

A falta de transparência com os recursos da educação, FUNDEB, vem a cada dia aumentando e se consolidando como uma prática penumbrosa dessa gestão. Os professores e servidores vivem um clima de medo e insegurança com a figura sempre presente do autoritarismo de verdadeiros capitães do mato da senzala, como é alguns diretores que seguem a cartilha do assédio moral a categoria de trabalhadores da educação. Os professores que estão em efetiva regência de sala, maltratados com o tempo de magistério, comprometendo sua saúde vocal, seja pelas intensas horas a fio falando, seja pela ingestão do pó de giz, e infindáveis lesões as cordas vocais dos mestres que tiveram seus incentivos profissionais subtraídos de 40% para 8% apenas.

A luta por uma educação de qualidade, passa pela valorização do magistério indissociavelmente. Os professores, historicamente, sempre tiveram que ir as ruas para garantir mais investimentos na educação, foram as lutas nas ruas que criaram, o antigo FUNDEF e hoje FUNDEB, que aumentou e destinou recursos específicos para a valorização dos profissionais de educação.


Foi a luta dos profissionais da educação que se fez realidade a lei Nacional do Piso dos Professores, e essa mesma luta, destinou 1/3 da hora atividade para estudos e capacitação dos profissionais, garantiu ainda, por meios dos movimentos sociais da educação, 10% do PIB para os próximos 10 anos no PNE de 2014, ou seja, quem faz e entende de educação nesse país, nos estados e nos municípios, inclusive no Crato, ainda são os professores. Eles estão na ponta do problema, são eles que, sem poder, são pais, psicólogos, enfermeiros, juízes de paz e toda sorte de profissões que são utilizadas na formação cidadã dos filhos do Crato.

Não reconhecer o papel revolucionário do professor na emancipação de crianças, jovens e adultos, empoderando-os por meio do conhecimento, é condená-los ao ostracismo de suas histórias futuras. Esse reconhecimento, no entanto, passa também, por incentivos profissionais que majorem o já minguado salário de profissionais da educação que, precisam submeter-se a horas extras de trabalho, para garantir o mínimo e assim dar qualidade de vida para si e seus familiares. A luta por no mínimo de 20% dos 40% que nos foi subtraído é legítima e legal, ela no entanto, não está apartada da luta por melhor qualidade na estrutura, onde se oferta o ensino de maior humanização nas escolas , seja para familiares, alunos e professores.

Prof. Samuel Duarte Siebra


A quem interessa a verdade sobre a Mudança do Parque de Exposições ?


Bom dia, Crato!

Fui procurado semana passada por pessoas ligadas à campanha do candidato Camilo Santana para fazer uma reportagem a fim de tirar a carga de um boato que circula no Crato de que o Camilo, se eleito iria tirar o Parque de Exposições do local atual. Preocupados com os boatos, pessoas da campanha vieram me procurar para fazer a entrevista, o que ainda não foi possível. Mas é interessante observar hoje ( 26 ) nos grupos do Facebook que FAKES ( Perfis falsos ) lançando essa bomba da mudança do parque, que inclusive, é totalmente rejeitada pela população do Crato para cima do outro candidato Eunício Oliveira, inclusive inventaram uma entrevista falsa e um jornal falso onde supostamente Eunício teria dito  que "Minha tática será implantar uma ditadura branca no Ceará". Acho que a justiça eleitoral deveria tomar providências, e investigar esses perfis falsos, que se encontram distribuídos pelos grupos do Facebook espalhando esse tipo de mentira, principalmente num grupo chamado "Crato Política", onde é um reduto de fakes, que se utilizam do espaço para denegrir a imagem de pessoas reconhecidas da sociedade Caririense.

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


Segurança Pública será prioridade no Ceará, afirma Eunício


A crise do sistema de segurança pública do Ceará pautou a primeira plenária do “Vamos Juntos”, movimento da coligação “Ceará de Todos” criado para colher de diversos segmentos da sociedade sugestões à administração de  Eunício Oliveira se eleito governador do Ceará. O debate aconteceu nesta segunda-feira, 25, na Tenda da Democracia do Comitê Central do candidato em Fortaleza.

Ao classificar de “muito ruim” a atual gestão do setor e comprometer-se em cuidar pessoalmente da política estadual de segurança pública, Eunício foi ovacionado pelos cerca de três mil policiais militares, civis e bombeiros participantes da plenária. “A cada duas horas, um cearense morre tragado pela violência. Somos o 12º PIB (Produto Interno Bruto) nacional e temos a sétima cidade mais violenta do mundo (Fortaleza, segundo a ONG Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal). Isso não pode continuar! Eu, no Governo, irei tomar todas as providências”, assegurou o peemedebista.

Eunício criticou o fato de, atualmente, policiais militares serem submetidos a jornadas semanais exaustivas de 90 horas de trabalho. E reclamou do não funcionamento de várias delegacias por falta de efetivo. Também chamada de Polícia Judiciária, a Polícia Civil – cujas bases são as delegacias – tem hoje no Ceará somente cerca de 2.500 membros para a investigação de todos os crimes cometidos no estado.

O baixo número de PMs (aproximadamente 16 mil) e de bombeiros (por volta de 1.400) foi igualmente lamentado por Eunício. Conforme parâmetros internacionais de segurança, as três corporações deveriam estar com o dobro dos efetivos atuais para terem condições de realizar um bom trabalho preventivo, repressivo e investigativo no Ceará. “Não tem dinheiro para contratar policiais, mas tem para um projeto de US$ 470 milhões, quase R$ 1 bilhão, de construção de um teatro de ópera para atender ao gosto pessoal do atual governador”, acrescentou o candidato.

Para Eunício, os índices de criminalidade só vão reduzir quando o governador trouxer para si a responsabilidade de gerir o sistema de segurança. Algo que acontecerá tão logo ele assuma o Palácio da Abolição, em 1º de janeiro de 2015. “Aqui, se gastou três vezes mais do que em Pernambuco e a violência aumentou 146%. Por quê? Por falta de diálogo! Já no primeiro ano de governo, vamos contratar 1.500 policiais. Para isso, eu já tenho análise de recursos. Mas, se houver espaço fiscal e necessário for, eu ampliarei isso. A segunda coisa que faremos será levar o RAIO para o Interior. Em seguida, vamos fazer a cooperação das polícias. Porque as polícias estão totalmente afastadas”, adiantou.

O peemedebista revelou que, ao contrário do habitual na atual administração, cumprirá as determinações judiciais de reintegração de policiais afastados de suas funções originais. A idéia é firmar termos de ajustamento de conduta (TACs) “para sanar todos os problemas que a lei permitir”. Ele também se disse favorável ao chamamento dos remanescentes de outros concursos quando da abertura de novas vagas. “Farei o que posso dentro das responsabilidades fiscais. Se Pernambuco conseguiu, por qual motivo eu não conseguiria? A segurança pública do Ceará foi destruída. As polícias foram desintegradas. Mas eu não minto pras pessoas. Eu não prometo o que não posso fazer”, ponderou.

Ele lamentou o descontrole da mortalidade no Ceará. Somente em 2013, 4.462 pessoas foram assassinadas no Estado. Uma média de 12 por dia. Neste ano, somente de janeiro a julho, os casos já somam 2.678. A expectativa é de 2014 encerrar perto de 5.000 ocorrências. Um status de guerra. “Nossa segurança precisa de um governador e um secretário que trabalhem 24 horas por ela. Nós estamos num estado de desespero. Não é mais nem de emergência. É de desespero e desmantelo”, caracterizou.

De acordo com um dos principais líderes dos policiais cearenses, capitão Wagner Sousa, as duas demandas mais importantes da categoria são o aumento do efetivo e a implementação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Ele também queixou-se de perseguições por parte da Controladoria Geral de Disciplina (CGD), da falta de diálogo do atual Governo com os profissionais da segurança e do escasso número de servidores da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e de agentes penitenciários.

O ideal seria o Ceará ter um agente penitenciário para cada cinco presos. Há localidades em que um agente é responsável por 200 detentos. “Há uma divisão muito grande das forças de segurança no Ceará. E o atual Governo dividiu ainda mais. Dividiu a Polícia Civil em duas e a Polícia Militar em cinco. Nosso desafio é integrar. No Governo do Eunício, os policiais serão ouvidos e atendidos”, frisou Wagner.

Outra liderança dos policiais a declarar apoio a Eunício foi o cabo Flávio Sabino. “Temos apanhado do atual Governo há oito anos. E não é tapa nas costas, não. É tapa na cara! Nós perdemos a autoestima. Trabalhamos por amor. O atual governador nunca visitou um destacamento. Se o senhor olhar por essa categoria, terá seguidores fiéis”, declarou

Fonte: Blog do Roberto Moreira
Foto: Assessoria do Candidato



Moradores do Pirambu apoiam Camilo Santana e Mauro Filho



"Camilo Santana vai ganhar! Eu tenho certeza! Todo mundo da minha casa vota nele e no Mauro. Eu sei que o Camilo vai fazer muito pelo Ceará", afirmou a dona de casa Josélia Guedes, 61 anos. Josélia cumprimentou Onélia Leite, esposa do Camilo, e Marisa Benevides, esposa do Mauro Filho, em caminhada pelo Pirambu e garantiu ser eleitora dos candidatos.

Acompanhadas das lideranças do bairro Nereide Alves e o suplente de vereador Audísio Oliveira (PTN), Onélia e Marisa apresentaram as propostas de Camilo, Izolda e Mauro para os moradores do Pirambu. Entre elas, a construção de mais escolas profissionalizantes e a expansão do programa Minha Casa, Minha Vida. "Em parceria com o Governo Dilma, já foram contratadas a construção de mais de 58 mil casas em todo o Estado", ratificou Onélia.

O marceneiro Ricardo Santos, que também trabalha com reciclagem, disse que votará em Camilo e Dilma. "Dilma está fazendo muito pelos pobres. E como o Camilo é o candidato da Dilma, ele também vai fazer", destacou.

Assessoria de Imprensa do candidato


Marina virá 'avassaladora' na pesquisa Ibope, diz França


O coordenador financeiro da campanha de Marina Silva, deputado Márcio França, disse na tarde desta segunda-feira, 25, que pesquisas internas mostram um resultado "avassalador" em favor da candidata do PSB. De acordo com ele, a pesquisa Ibope de que será divulgada nesta terça-feira, 26, mostrará que Marina é uma das favoritas na corrida presidencial.

"Para quem era uma zebra, eu acho que hoje a Marina é favorita", disse o coordenador ao chegar para acompanhar o debate promovido pelo SBT com os candidatos ao governo de São Paulo. França é candidato a vice na chapa do tucano Geraldo Alckmin (PSDB).

França não respondeu qual é o patamar "avassalador" em que Marina deve aparecer amanhã, mas disse que os "números são muito fortes". "Os números que a gente tem de pesquisas internas, que o Ibope vai revelar amanhã, são avassaladores. Vai ter que se acostumar a um outro patamar", disse. "O Eduardo brigava para ficar famoso. Agora é como se as pessoas quisessem conhecê-lo. Ficaram com saudade de uma coisa que não conheciam. Tudo isso, de certa forma, deságua na Marina", avaliou.

França comentou ainda as declarações de Aécio Neves (PSDB) de que o bom desempenho de Marina Silva é como uma "onda", e que acredita voltar ao segundo lugar isolado nas pesquisas "dentro de 15 ou 20 dias". "O problema é o tamanho da onda. Tem onda de 2 metros, de 5 metros, de 10 metros. Aí não tem depois o que fazer se for muito grande", disse.
França afirmou ainda que na classe C "em especial" os números de Marina são impressionantes. "A classe C desloca sempre junto, as pessoas falam entre si. Ao se convencerem (em quem votar), as pessoas convencem outras", disse.

Questionado sobre seu novo papel de tesoureiro de campanha, França afirmou que assumiu o cargo nesta segunda e que ainda "não entrou nada". "Mas soube por amigos que vai entrar. Empresário entra muito pela chance (nas pesquisas). É da índole se deslocar pela chance", afirmou.
França comentou ainda a situação de resistência de Marina em dividir o palanque com Alckmin em São Paulo. Segundo o pessebista, a situação é a mesma de antes da morte de Eduardo Campos e agora caberá ao vice de Marina abrir espaço para o tucano. "Caberá a Beto Albuquerque pedir votos a Alckmin no programa eleitoral", afirmou.

Estadão


Governo Federal assina contratos para saneamento em cidades Cearenses


Parabéns ao Governo Federal


O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, assinará nesta terça-feira (26), a partir das 10 horas, na sede da Superintendência da Caixa Econômica Federal, em Fortaleza, contratos para obras de saneamento. O pacote, cujo valor não foi divulgado, deverá beneficiar os municípios de Crato, Quixeramobim e Sobral.



Delegacia Regional do Crato será inaugurada nesta terça-feira (26)


O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realiza, nesta terça feira (26), a inauguração da nova Delegacia Regional do Crato na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11). Com a reforma, a nova estrutura reforça a segurança na localidade, dando mais conforto para os usuários e agilidade em seus procedimentos.

O novo prédio conta, além da reforma, com novos veículos e equipamentos de tecnologia e segurança, totalizando no investimento de R$ 1,38 milhões. A nova Delegacia Regional do Crato atende em média 120 mil habitantes, com cobertura para as cidades de Altaneira, Araripe, Assaré, Campos Sales, Crato, Farias Brito, Nova Olinda, Potengí, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas.

Nos últimos oito anos, o Governo do Estado já construiu duas Delegacias de Defesa da Mulher em Pacatuba e Quixadá, uma Delegacia de Defesa da Mulher reformada e inaugurada em Iguatú, quatro Delegacias Regionais reformadas e inauguradas (de Baturité, Tianguá, Russas e Jaguaribe), além de 50 Delegacias Municipais em todo Estado.

Assessoria de Comunicação da SSPDS

Governador Cid Gomes estará no Crato

O governador Cid Gomes (Pros) vai estar nesta terça-feira (26), no Cariri, para três solenidades importantes de sua administração. As duas primeiras no Crato, onde Cid participa da solenidade de inauguração do do Serviço Móvel de Urgência (Samu).  A base do Samu está localizada na Rua Antonio Pereira, no bairro Alto da Penha. O Samu 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS.

A segunda solenidade com a presença de Cid Gomes será a inauguração da Delegacia Regional do Crato, que vai atender a todos os municípios do Cariri Oeste. No final da tarde, por volta das 17 horas, o governador é esperado para a inauguração da nova base da Coordenadoria Integrada de Operações e Segurança (Ciops), no Centro Multiuso,localizado na avenida do Agricultor.

Com informações de Flávio Pinto


Surto de ebola mata mais de 120 profissionais de saúde, segundo OMS


A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou hoje (25)  que o número profissionais de saúde contaminados pelo vírus ebola já é sem precedentes. Ao todo, 240 profissionais ficaram doentes e mais de 120 morreram em decorrência da febre.

A morte de pessoas das equipes afeta o trabalho de combate ao vírus, pois, além de reduzir o número de pessoas, assusta os profissionais que poderiam vir a colaborar. Em Serra Leoa, na Libéria, na Guiné e na Nigéria morreram 1.427 pessoas em decorrência do vírus desde o início do ano.

Segundo a OMS, a escassez e o uso indevido de equipamentos de proteção são fatores que ocasionam a disseminação da doença entre os profissionais de saúde. Outra causa da disseminação é o baixo número de profissionais para o tamanho da epidemia, que faz com que os que estão atuando trabalhem mais do que o recomendado, podendo ocasionar falhas na proteção. De acordo com a organização, o surto atual é diferente, pois se disseminou por capitais e por áreas rurais remotas. Como os sintomas iniciais da doença podem ser confundidos com malária e febre tifoide, pacientes com ebola podem ter contato com médicos desprevenidos.

A OMS estima que, nos três países mais atingidos, apenas um ou dois médicos estão disponíveis para tratar 100 mil pessoas e estes profissionais estão fortemente concentrados em áreas urbanas.


Agência Brasil


MPF pede que órgãos federais investiguem acidente de Eduardo Campos


O Ministério Público Federal em Santos (SP) pediu que autoridades federais investiguem o acidente aéreo que matou sete pessoas, entre elas o candidato à Presidência da República Eduardo Campos, no dia 13 de agosto. Atualmente, a Polícia Civil de São Paulo trabalha no caso. O pedido do MPF foi feito à Justiça Federal. Para o órgão, a competência federal se dá uma vez que a Constituição Federal estabelece que a navegação aérea é responsabilidade da União.

“Trata-se de atividade que é integralmente regulada, fiscalizada e controlada por um sistema de órgãos federais, os quais devem adotar providências de prevenção e apuração de acidentes aéreos, inclusive para estabelecer, no exercício da competência regulatória, a revisão de atos normativos e técnicos que disciplinam os vários aspectos dessa atividade complexa”, disse o procurador da República Thiago Lacerda Nobre, autor da solicitação, em material publicado no site do Ministério Público Federal.

A Constituição diz, no Artigo 109, que é competência dos juízes federais processar e julgar “os crimes políticos e as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesse da União”. “Portanto, a apuração sobre eventuais delitos que teriam levado à queda do jato em Santos é competência apenas de autoridades federais (Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça Federal)”, argumentou.

O jato Cessna 560XL prefixo PR-AFA, no qual estava o presidenciável, caiu por volta das 10h do dia 13 de agosto. Quando se preparava para pouso, a aeronave arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com o avião, que atingiu casas e um bambuzal durante a queda, no bairro do Boqueirão. Campos viajava para Santos para cumprir agenda de campanha.

Agência Brasil



Agropecuarista defende mais florestas para combater falta d’água


As secas prolongadas que têm afetado diversos estados e levado à iminência de racionamento na maior cidade do país, São Paulo, não se resolverão só com a volta das chuvas. É preciso reflorestar as nascentes e margens dos rios para garantir um suprimento de água confiável e perene. O alerta não vem de setores ambientalistas, mas de um segmento durante muitos anos associado à derrubada das matas: os agropecuaristas.

A segurança hídrica afeta não só as torneiras da população, mas coloca em risco o próprio negócio dos fazendeiros, que precisam de água abundante para irrigar suas plantações. A opinião foi externada hoje (25) pelo diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Alberto Figueiredo, em entrevista à Agência Brasil.

“O que acontece é que a escassez de água, neste momento, está recrudescendo. Está acontecendo de fato e deixando milhares de pessoas na sede. O fato se tornou grave e alarmante. O que nos preocupa é que não há qualquer trabalho feito pelas autoridades no sentido de manter as fontes de água, as nascentes, as florestas nas encostas, as reservas ciliares para garantir os cursos d’água. Isso não acontece na intensidade que deveria, e pode fazer com que crescentes contingentes de pessoas fiquem sem água”, alertou Figueiredo.

A escassez de água e a diminuição dos cursos d’água acabam por inibir novos projetos de irrigação e afetam as iniciativas existentes no campo, segundo o diretor da SNA. “A gente sabe que as produções, tanto agrícolas quanto pecuárias, sem irrigação, tornam o processo extremamente difícil em termos de produtividade”, salientou. Para ele, os governos deveriam incentivar, monetariamente, os fazendeiros a replantarem as áreas de preservação permanente, principalmente as encostas. As matas nesse tipo de terreno têm a função de reter e fazer infiltrar as chuvas, evitando que grande volume de terra acabe assoreando os córregos e rios.

Segundo Figueiredo, “o novo Código Florestal diminuiu as exigências de reflorestamento em áreas declivosas, o que é grave, pois são terrenos que não dão produtividade nem para a pecuária nem para a agricultura, e se prestam efetivamente para as florestas. O que precisamos é fazer funcionar um dos artigos do Código Florestal que permite remunerar os produtores que fizerem conservação de recursos hídricos, pela manutenção das matas ciliares, ao redor das nascentes e também nas encostas”. Figueiredo acredita que as novas gerações de agropecuaristas têm nova visão ecológica do processo produtivo. “A geração atual está consciente disso. O que precisa é o governo fazer cumprir a legislação que existe. Hoje não há, por exemplo, profissionais distribuídos pelo interior para orientar os produtores em relação ao preenchimento do cadastro ambiental rural”, ressaltou.
O dirigente da SNA também prega o aumento da produtividade na criação de gado, colocando mais animais em espaço menor e abrindo área para o reflorestamento. 

Pelas suas contas, “hoje temos 1,2 cabeça de boi por hectare, em média, no Brasil. Já estamos conseguindo, em algumas propriedades, 15 cabeças por hectares. Podemos multiplicar por dez, no mínimo, a produtividade, ou diminuir em 90% a área ocupada, mantendo a mesma produção. Esta área que vai ser liberada, a partir da racionalização do uso do solo, vai permitir que se recomponham as matas”.

Fonte: Agência Brasil


Hospital Regional do Cariri abre concurso para médico cardiologista



O empresa responsável pela administração do Hospital Regional do Cariri está com inscrições abertas para contratação para o cargo de médico cardiologista com área de atuação em Ecocardiografia. As vagas serão para formação de cadastro de reserva, do Quadro de Pessoal das Unidades geridas pelo ISGH em Juazeiro do Norte, Hospital Regional do Cariri. As inscrições ficarão abertas até a próxima quinta-feira, dia 28 de agosto. Maiores informações através do site: www.isgh.org.br/processoseletivo

Via Flavio Pinto News


Ciops em Juazeiro do Norte será inaugurada nesta terça-feira (26)


O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realiza, nesta terça feira (26), a inauguração da nova Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) em Juazeiro do Norte. O serviço, que já funcionava para toda região do Cariri, recebe estrutura mais moderna e equipada.

Com o efetivo de 38 servidores – entre teleatendentes, operadores, monitores e coordenadores –, a nova Ciops de Juazeiro do Norte teve o investimento total de R$ 243 milhões. A Coordenadoria faz a cobertura das cidades de Barbalha, Cariruaçu, Granjeiro, Jardim, Juazeiro do Norte, Altaneira, Araripe, Assaré, Campos Sales, Crato, Farias Brito, Nova Olinda, Potengí, Salitre, Santana do Carirí e Tarrafas, atendendo a uma população total de 249 mil habitantes. Criada em 12 de agosto de 1998, pelo Decreto nº 25.133, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) é parte integrante da estrutura da Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Social.

Sendo o canal direto de atendimento ao cidadão, através de um número único 190, a Ciops integra Instituições de atendimento emergencial, entre elas: Polícia Militar do Ceará, Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, Polícia Civil do Ceará, Polícia Rodoviária Federal, Perícia Forense do Ceará, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU).

Assessoria de Comunicação da SSPDS



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30