xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/08/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 agosto 2014

O disfarce - Por: Emerson Monteiro

Homem jovem, de cabeleira vasta, roupas coloridas, sonhou que iria receber a visita da morte. Não lhe sobraria muito tempo de permanência aqui na Terra. Dado acreditar na consistência dos sonhos, cuidou de estudar uma forma para melhor se proteger dos riscos desta vida.

Habitava pequena cidade do interior, onde era por demais conhecido. Sem comunicar a ninguém, tratou de viajar para lugar longínquo, onde ficasse no mais extremo ostracismo.

Instalou-se num lugar afastado, metrópole descomunal, em que ninguém daria notícia de um novo morador; refez sua aparência: raspou a cabeça, modificou o estilo da barba, da fala, comprou roupas diferentes, mais sóbrias, pôs óculos escuros, etc.; mudou por completo a antiga fisionomia. Achou também que devesse adotar outro sistema de vida e buscava sempre as multidões, as ruas movimentadas, os locais agitados, barulhentos, shoppings, praças, os espetáculos públicos, praias cheias, onde estivesse despercebido. Tudo se dava conforme planejara. Nem nos sonhos voltaria a lhe importunar a perspectiva de cedo haver de deixar este mundo.

Ia tudo bem até o dia previsto naquele sonho funesto, quando em pessoa apareceu o anjo exterminador que lhe buscava. Dirigiu-se à antiga residência da vítima potencial, na pacata cidadezinha em que a princípio viveria. - Ora, que decepção - nem o menor vestígio do freguês.

Desapontada, a morte coçou a cabeça; de cima abaixo revirou a lista telefônica; indagou da vizinhança, de policiais, carteiros; nada; nada; inexistiam sinais do homem que transportaria para outro mundo.

Frustrada, ela resolveu, antes de voltar, se entreter qualquer coisa, indo a passeio visitar recantos populosos, dos quais, coincidência ou não, o tal em que o freguês fora habitar.

Na metrópole sem tamanho, bateu pernas longo tempo e chegou a uma casa de shows em que se desenvolvia festa agitada, animada por grupo de rock estridente, casa dos horrores eletrônicos. Fumaça, ruídos ensurdecedores, superlotação.

Apreciou algum tempo o espetáculo. Ainda que convidada pelos organizadores a permanecer pouco mais, resolveu desconversar e saiu em retirada; então, planejou ganhar a viagem. Antes de partir, decidiu levar alguém na companhia. Com cuidado, observou a vasta multidão. No meio de tantos esfumaçados e envoltos nos jatos de luzes coloridas, viu alguém que lhe chamou a atenção devido o crânio bem pelado, luzidio, no meio dos muitos cabeludos (era o dito homem do sonho); calculou porte, pesagem, e arrastou-o à carruagem que utilizaria na longa viagem de volta.

Fumo pode ser proibido em espaços esportivos e parquinhos



Parques infantis, estádios e ginásios poderão ficar livres do cigarro. Proibir o fumo nesses locais é a finalidade do Projeto de Lei do Senado (PLS) 344/2013, que está pronto para ser votado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

De autoria do senador Paulo Davim (PV-RN), o projeto amplia o rol de restrições da Lei Antifumo (Lei 9.294/1996), proibindo o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e outros produtos semelhantes em parques infantis e espaços usados para a prática desportiva profissional ou amadora, sejam eles abertos ou fechados.

Segundo Davim, a ideia é impedir que as crianças fiquem expostas ao fumo nos locais que frequentam.

“Para tanto, faz-se necessária a proibição de uso do fumo em ambientes frequentados por elas, como os parques infantis. Da mesma forma, a proibição do cigarro nos espaços esportivos visa a preservar a saúde dos praticantes e frequentadores de espetáculos dessa natureza”, justifica o senador.

O relator na CE, Cyro Miranda (PSDB-GO) apresentou parecer favorável ao projeto. O senador explica que caberá à União editar norma sobre o tema em análise, como já fez ao restringir o uso do cigarro em recintos coletivos fechados, privados ou públicos.

Fonte: Agência Senado


Carreata abre comemorações à padroeira do Crato


Cerca de 70 mil fiéis são esperados na procissão à santa. Também haverá comemoração dos 246 anos da paróquia
  
Uma vasta programação social e religiosa será desenvolvida, por meio da realização de quermesses, missas, novenas, caminhadas e procissões, reunindo mais de 70 mil pessoas.

Crato. Uma carreata prevista para acontecer por volta das 19 horas de hoje marca a abertura dos festejos alusivos a Nossa Senhora da Penha, padroeira deste município e de toda a Diocese de Crato. A concentração dos participantes se dará em frente ao estádio Mirandão, de onde os veículos partirão em direção às principais ruas e avenidas da cidade. O final do percurso acontece em frente à Catedral da Sé. A expectativa é de que o número de participantes na edição da carreata deste ano supere o evento realizado em 2013, quando foram registrados cerca de 3 mil veículos. O tema da comemoração este ano é: "Com Maria, Mãe da Penha, Celebremos as Alegrias do Ano Jubilar".

A festa também comemora os 246 anos de existência da paróquia de Nossa Senhora da Penha e o centenário da Diocese. O cortejo que abre as comemorações em torno da padroeira deverá passar por todas as paróquias da cidade. Na Catedral da Sé, serão hasteadas bandeiras. O bispo diocesano de Crato, dom Fernado Panico, fará o pronunciamento oficial de abertura das comemorações. Entre as novidades da programação deste ano está à participação do padre Reginaldo Manzotti, que deverá realizar, pelo menos, uma oração em louvor a Nossa Senhora e entoar uma de suas canções católicas. Durante todo o período de festejos, além dos noitários, uma vasta programação social e religiosa será desenvolvida, por meio da realização de quermesses, missas, novenas, caminhadas e procissões.

Folclore

Por conta da abertura da festa coincidir com o Dia do Folclore, também estão confirmadas apresentações culturais e artísticas com grupos de tradição do município, como grupos de maneiro pau e os irmãos Aniceto, por exemplo. A ação será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. De acordo com o padre Francisco Edmilson, pároco da catedral da Sé, cerca de 100 mil pessoas deverão participar dos festejos durante os dias de comemorações.

Coroação

A maior movimentação de público, no entanto, deverá ser observada no último dia de festa, quando cerca de 70 mil fiéis são esperados para a procissão de Nossa Senhora da Penha. A data marca, ainda, a coroação da padroeira do município, que será feita por um cardeal encaminhado pela Santa Sé para representar o Papa Francisco nas celebrações ao centenário da Diocese. "A vinda deste cardeal no encerramento dos festejos é uma prova de que o Papa Francisco tem o desejo de estar próximo de toda a nossa população", avalia Francisco Edmilson, explicando, ainda, que a peça a ser utilizada no ato da coroação de Nossa Senhora da Penha também foi um presente da Santa Sé. "Em todo o Brasil há, caso não haja engano de minha parte, somente seis imagens de Nossa Senhora. O Vaticano decidiu nos presentear este ano com a coroa que será utilizada no ato de encerramento desta nossa festa. Será um momento de muita emoção e simbolismo", ressalta o padre. No Cariri, além de Crato, Nossa Senhora da Penha também é padroeira do município de Campos Sales. Conforme historiadores, a imagem da santa chegou à região em meados do século XVII, trazida por colonizadores.

Folclore

Os relatos místicos em torno da padroeira acabaram por inserir sua imagem ao contexto do folclore brasileiro. Uma antiga lenda conta que o monge francês Simão Vela sonhou, repetidas vezes, com uma imagem de Nossa Senhora no sopé de uma serra conhecida como Penha de França. O local teria importância histórica por ter sido palco de uma vitória conquistada pelo rei Carlos Magno, durante batalha travada contra os mouros. Depois de caminhar por três dias, sem interrupções, o monge parou para descansar, momento em que observou uma senhora acompanhada de um filho próximo a ele. A idosa, então, indicou ao religioso um caminho onde encontraria o que buscava. Com a ajuda de pastores da região, acabou encontrando a imagem que lhe aparecia durante os sonhos. Decidiu, então, construir uma pequena capela que logo passou a ser conhecida como local de milagres realizados por meio da interseção de Nossa Senhora da Penha, atraindo grande número de visitantes. Além de participar do primeiro dia em torno das comemorações a Nossa Senhora da Penha, padroeira do município de Crato, o padre Reginaldo Manzotti se apresenta à população do Cariri durante a realização da segunda edição do "Evangelizar é Preciso", que acontecerá a partir do meio dia de amanhã, no pátio da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, popularmente conhecido como Praça do romeiro. O evento é organizado pela Fundação Educativa Salesiana Padre Cícero.

Roberto Crispim
Colaborador do Jornal Diário do Nordeste



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30