xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/08/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 agosto 2014

ESTRANHO - Apuração de acidentes aéreos se torna sigilosa com nova lei


Nova lei que regulamenta a investigação sobre acidentes aéreos foi sancionada na sexta-feira pela presidente Dilma


A presidente Dilma Rousseff sancionou na sexta-feira a Lei 12.970, que torna sigilosa a investigação de acidentes aéreos feitos pela Aeronáutica. Com a nova norma, publicada ontem no Diário Oficial da União, o acesso da polícia e do Ministério Público às gravações das caixas-pretas de dados e de voz do avião só poderá ocorrer mediante decisão judicial

As mudanças foram apresentadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Crise do Sistema de Tráfego Aéreo, instalada na Câmara dos Deputados após a colisão entre um Boeing 737-800, da companhia Gol, e um jato Legacy de companhia de táxi-aéreo norte-americana, em 2006, que matou mais de 100 pessoas. A lei fixa regras para o funcionamento do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), cujo órgão executivo é o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), do Comando da Aeronáutica. 

De acordo com o texto, a investigação tem por objetivo único a prevenção de outros acidentes e incidentes por meio da identificação dos fatores que tenham contribuído, direta ou indiretamente, para a ocorrência e da emissão de recomendações de segurança operacional. A lei estabelece ainda que a investigação do Sipaer deverá ser independente de qualquer outra, tendo precedência sobre todas as demais.

O texto assegura o acesso da comissão investigadora à aeronave acidentada, seus destroços, cargas, laudos, autópsias e outros documentos. Para preservar as informações, a autoridade responsável poderá interditar o avião e seus destroços, permitindo sua remoção apenas se for necessário para salvar vidas, preservar a segurança das pessoas ou proteger evidências. 

Com informações da Agência Senado. 
Foto: Radio Integração FM São Manuel / Especial para Terra


As últimas palavras da última entrevista concedida por Eduardo Campos, ao Jornal Nacional da Rede Globo, na noite de 12 de agosto de 2014.

Eduardo Campos faleceu às 10 horas da manhã deste dia 13 de agosto, mesmo dia em que morreu o avô dele, o governador Miguel Arraes:
“Eu queria ter a oportunidade de falar com você de todo Brasil. Eu governei o estado de Pernambuco por duas vezes. Fui reeleito com 83% dos votos e deixei o governo com mais de 90% de aprovação. Governei com pouco, porque governei um estado do Nordeste brasileiro com muita pobreza, e botei o foco naqueles que mais precisam. Então, aprendi a fazer mais com menos. Agora, ao lado da Marina Silva, eu quero representar a sua indignação, o seu sonho, o seu desejo de ter um Brasil melhor. Não vamos desistir do Brasil. É aqui onde nós vamos criar nossos filhos, é aqui onde nós temos que criar uma sociedade mais justa. Para isso, é preciso ter a coragem de mudar, de fazer diferente, de reunir uma agenda. É essa agenda que nos reúne, a agenda da escola em tempo integral para todos os brasileiros, a agenda do passe livre, a agenda de mais recursos para a saúde, a agenda do enfrentamento do crack, da violência...O Brasil tem jeito. Vamos juntos. Eu peço teu voto”.
                                                                            
                                                           

Candidato à presidência Eduardo Campos morre aos 49 anos


Avião que levava o político caiu em Santos na manhã desta quarta-feira


Candidato à presidência Eduardo Campos morre aos 49 anos

O candidato à presidência da República Eduardo Campos, que disputava as eleições pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), morreu na manhã desta quarta-feira, após acidente de avião em Santos, no litoral de São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do partido.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá, no litoral de São Paulo. "Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo", diz a nota. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave. Além disso, a Aeronáutica já iniciu investigações para apurar o que teria causado o acidente.

Um morador de Santos publicou um vídeo feito logo após o acidente:

Publicação by Ernesto Donizete da Silva.
Nesta terça-feira, Eduardo Campos deu entrevista ao Jornal Nacional. Na sabatina, o candidato foi questionado sobre suas principais promessas – como escola em tempo integral, passe livre para estudantes do ensino público, aumento dos investimentos em saúde para 10% das receitas da União e multiplicar por 10 o orçamento para segurança. Campos afirmou que só tinha uma promessa de campanha: "melhorar a vida do povo brasileiro".

Nascido em Recife (PE) em 1965, Eduardo Henrique Accioly Campos era neto de um dos mais influentes líderes da esquerda nacional, o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes. Iniciou a militância política durante a faculdade de Economia, quando presidiu o diretório acadêmico do seu curso na Universidade Federal de Pernambuco. Ingressou no PSB em 1990, acompanhando o avô, com quem trabalhava. Elegeu-se deputado estadual neste mesmo ano.

Agencia RBS


Pense num desmantelo: Eletrobras tem prejuízo de R$105 milhões no 2ºtrimestre

Fonte: Agência Reuters

O resultado também marcou uma reversão do lucro líquido de 164 milhões de reais obtido nos três primeiros meses do ano
São Paulo - A Eletrobras encerrou o segundo trimestre com prejuízo consolidado de 105 milhões de reais, revertendo resultado positivo de um ano antes pressionada por custos maiores gerados por energia comprada para revenda.
O resultado também marcou uma reversão do lucro líquido de 164 milhões de reais obtido nos três primeiros meses do ano.
A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros impostos, depreciação e amortização (Ebitda) consolidada somou 465 milhões de reais. A empresa não forneceu comparação para o Ebitda consolidado do trimestre passado.
A receita operacional da maior empresa de energia do Brasil subiu 14,5 por cento, para 6,867 bilhões de reais no período de abril a junho. Mas o custo da energia comprada saltou quase 36 por cento ante o segundo trimestre de 2013, para 2 bilhões de reais.
O resultado também foi impactado negativamente por despesas judiciais de 360 milhões de reais e por provisão de 131 milhões de reais para perdas no ativo financeiro, disse a empresa no balanço.

Força Aérea libera lote de documentos sobre extraterrestres, mas esconde seu passado de tortura e assassinatos durante a Ditadura Militar


A comunidade ufológica brasileira está em festa. Depois de anos de espera, eis que o governo e as Forças Armadas acabam de liberar o terceiro e talvez mais importante lote de documentos “secretos” a respeito de supostas aparições de óvnis (objetos voadores não-identificados) em território nacional.

O conjunto inclui dois relatórios estatísticos, além de filmes e gravações. A liberação dos documentos tinha sido exigida por 500 terráqueos que se reuniram no 4º Fórum Mundial de Ufologia, que aconteceu em dezembro de 2012 em Foz do Iguaçu (PR). Segundo o editor da revista especializada “Ufo” e organizador do fórum, Ademar José Gevaerd, “não há motivo para os relatos acerca de aparições ufológicas terem tratamento restritivo”. Pelo relatório estatístico elaborado em 2001, fica-se sabendo que a Aeronáutica catalogou 662 casos de aparições de objetos voadores não-identificados, entre os anos 1954 e 2000. E que os anos de glória da ufologia nacional foram 1977 e 1978, em que se registraram 85 e 63 aparições, respectivamente.

Mas tem muito mais:

– Descobre-se que as naves espaciais alienígenas tem estranhos hábitos notívagos. Nada menos do que 77,4% das aparições ocorreram entre 18h e 5h59.
– Que o Estado que mais viu óvnis foi o Pará, que sozinho registrou 133 casos. Em São Paulo, foram 97.
– Que 214 óvnis apareceram na forma de luz. Apenas 28 tinham a forma celebrizada pelos filmes de ficção cientítica, aquela com aparência de um chapéu amassado.

A Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) pretende usar os dois relatórios para solicitar, com base na Lei de Acesso à Informação, o “inteiro teor de todos os casos listados”, já que se supõe que cada uma dessas alegadas aparições possa ter gerado relatórios, gravações, filmes e fotografias.
É longo o histórico de cooperação entre a FAB e a ufologia, um campo de interesses dado a reunir gente com imaginação além do habitual. Desde 1954, a Aeronáutica já discutia assuntos ufológicos com a Comissão de Investigadores sobre Discos Voadores. Em 1969, um órgão oficial foi criado para estudar o assunto, o Sioani (Sistema de Investigação sobre Objetos Aéreos Não-Identificados). Em 1986, o então comandante da Aeronáutica produziu o “aviso secreto 001”, transferindo para o Comdabra (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro) a responsabilidade de reunir todos os relatos de óvnis.

Ao Fórum de Ufologia de Foz do Iguaçu, a Aeronáutica até enviou um representante oficial, o capitão Herbert Filgueiras. Para muitos dos participantes, foi a chancela definitiva, o selo de qualidade que faltava na crença de que, afinal, “não estamos sós”... A abertura dos “arquivos X” da Força Aérea já produziu descobertas sensacionais, como aquela que foi garimpada entre as milhares de páginas liberadas em 2009. Trata-se de oito páginas, todas com o carimbo de “Confidencial”, que compõem um tal “Relatório de Ocorrência de 2 de junho de 1986”, assinado pelo brigadeiro-do-ar José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, comandante interino de defesa aérea do então Ministério da Aeronáutica.

O documento relata minuto-a-minuto a aparição de uma suposta esquadrilha de óvnis voando em velocidades subsônicas e supersônicas, além de se manter em "voo pairado" sobre a cidade de São José dos Campos (a 94 km de São Paulo). Toda a movimentação dos 21 objetos teria sido acompanhada por radares e visualizada pelo operador da torre de controle aéreo de São José.
O avião Xingu prefixo PT-MBZ, que passava pela região no mesmo momento, e que levava a bordo o então presidente da Petrobras, coronel Ozires Silva, também teria visualizado a tal esquadrilha... Seu depoimento enche de coragem todos os que são acusados de loucos ao relatar um avistamento:

– Quando nos aproximávamos de São José dos Campos, a bordo do avião Xingu PT-MBZ, Brasília pediu para observarmos alguns pontos que estavam sendo detectados pelo radar, e que não estavam registrados como vôos regulares dentro daquela área.

– Na altura de 600 metros, vimos pontos luminosos, de cor laranja-vermelhado, com brilho muito intenso.

– Tentamos nos aproximar das luzes, mas desistimos. As luzes apagavam e acendiam em lugares diferentes. Observamos variações muito rápidas de velocidade.
– As luzes tinham presenças reais, eram alvos primários no radar, alvos positivos, uma coisa concreta.
– Se não fosse detectado pelos radares, eu não teria falado nada.
– Está registrado em fitas pelo radar.
– Não consegui identificar nada.

As conclusões do Relatório de Ocorrência também são estimulantes:
“Este Comando é de parecer que os fenômenos são sólidos [ou seja, não apenas luminosos] e refletem de certa forma inteligência, pela capacidade de acompanhar e manter distância dos observadores como também de voar em formação, não forçosamente tripulados”.

Uau! Vem coisa muito louca por aí.

Agora, compare a atitude da Aeronáutica que faz um relatório como esse e o libera para consulta (apesar do risco de cair no ridículo) e a mesma Aeronáutica, que nega qualquer informação sobre o que ocorreu nas suas dependências durante a caçada aos “inimigos políticos” do Regime Militar implantado no Brasil entre 1964 e 1985. A Comissão Nacional da Verdade, encarregada de apurar os crimes contra os Direitos Humanos cometidos pelo Estado Brasileiro, havia solicitado à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica que lhe enviassem informações sobre abusos ou irregularidades que ocorreram em suas unidades durante a Ditadura. ( É mais do que notório, para ficar em apenas um exemplo, que o militante Stuart Jones, filho da estilista Zuzu Angel, foi preso, torturado e assassinado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.) 

Pois não é que a arma chefiada pelo mesmo tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito, que cumula os ufólogos de gentilezas, teve a desfaçatez de produzir um relatório de 145 páginas em que, depois de incrível enrolação, incluída a história da aviação praticamente desde Santos Dumont, ousa desafiar a inteligência nacional? “Não houve desvirtuamento do fim público estabelecido para a Base Aérea do Galeão, no período em questão, que pudesse configurar desvio de sua atividade regulamentar. Respeitosamente, Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica.”

Respeitosamente? Juniti Saito pode entender muito de extra-terrestres (e isso diz mais sobre sua mente do que sobre a existência dos pobres ETs), mas nada entende de seres humanos, de humanidade ou de respeito.

Fonte: Blog da Laura Capriglione


Secretaria de Finanças do Crato prorroga prazo para pagamento do IPTU com 10% de desconto até dia 15, sexta-feira


A Prefeitura do Crato através da Secretaria de Finanças informa a todos os contribuintes e proprietários de imóveis que prorrogou a data do pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 10% (dez por cento) para o próximo dia 15 de agosto, sexta-feira.

O adiamento do desconto para dia 15 tem o intuito de deixar o contribuinte com maior prazo para efetuar seu pagamento e obter um desconto de 10% o que obviamente garante aos cratenses uma economia na hora de pagar o imposto.

De acordo com Luíza Freire, coordenadora do Núcleo de Arrecadação da Prefeitura  Municipal do Crato, o IPTU 2014 pode ser pago até o dia 15 de agosto com 10% de desconto na cota única. Após esse prazo, até 30 de agosto com 5% de desconto. O desconto serve apenas para as pessoas que estão em dia com os tributos municipais.

Ela lembra que a equipe que entrega os boletos para o apagamento está trabalhando intensivamente com o intuito de fazer todas as entregas e possibilitar que os contribuintes paguem com o desconto.

O pagamento pode ser feito nas agências bancárias e  na rede credenciadas aos bancos. Quem tiver problema com vencimento no boleto, pode  comparecer ao Núcleo de Arrecadação, que funciona na  Rua José Carvalho nº 348 (centro da cidade) que um novo  boleto será impresso. O Núcleo de Arrecadação funciona no horário de  7h30min às 12h e de 13h30min até 16h30min.

Fonte: PMC


CRATO - Previsão do Tempo para hoje, Quarta-feira, 13 de Agosto de 2014


Bom dia, Crato!


As altas temperaturas de Agosto já se fazem sentir na cidade do Crato. Para hoje a meteorologia prevê Sol com algumas núvens e não chove.

Outras informações:

Nascer do sol:05h47Pôr do sol:17h38
Temperaturas: Max 33º e Min 19º
Ventos a SE  a 17km/h
Umidade Relativa do Ar: 89% e mínima de 44%
Índice UV: Muito Alto
Sol com algumas nuvens. Não chove.

Fontes: INPE e GOES 13

www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a história do Crato para a posteridade.
Sem meias-verdades !




Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

Brasileiro ganha mais importante prêmio de matemática do mundo


Aos 19 anos, Arthur Avila já trabalhava em sua tese de doutoradoDivulgação/ perfil pessoal do Facebook

O matemático Artur Avila, 35, é o primeiro brasileiro a ganhar a Medalha Fields. Trata-se do prêmio mais importante da área. O anúncio foi feito pela União Internacional de Matemática (IMU, na sigla em inglês), que concede a condecoração. A premiação será feita no Congresso Internacional de Matemáticos, maior evento da matemática mundial, que começa nesta quarta-feira (13), em Seul, Coreia do Sul. Devido a diferença de fuso-horário, no Brasil, o congresso começa na noite de hoje. 

A Medalha Fields foi concedida pela primeira vez em 1936 e, a cada edição, é entregue a, no máximo, quatro matemáticos com idade inferior a 40 anos, que tenham feitos notáveis. Ao todo, 52 matemáticos já receberam o prêmio. É um reconhecimento equivalente ao Prêmio Nobel da matemática. A carreira de Avila começou cedo. Segundo informações disponíveis no portal da Academia Brasileira de Ciências, Artur Avila ganhou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática no Canadá, aos 16 anos, vencendo 411 oponentes de 72 países. Desde então, ainda cursando o ensino básico, o carioca passou a frequentar as disciplinas da pós-graduação do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), onde concluiu seu mestrado junto com o ensino médio. Assim, Avila não cursou graduação e foi direto para o doutorado no Impa, sob a orientação do acadêmico Welington de Melo.

Com 19 anos, Avila trabalhava em sua tese de doutorado na teoria de sistemas dinâmicos, concluída em 2001, quando partiu para um pós-doutorado na França. De 2003 a 2008, teve uma posição permanente no Centro Nacional de Pesquisa Científica, em Paris, e em 2008, tornou-se o mais jovem matemático promovido a diretor de pesquisa daquela instituição.  Ele ocupa a posição até hoje, dividindo o ano entre a instituição em Paris e o Impa, no Rio de Janeiro. Os principais trabalhos científicos de Avila estão relacionados à teoria de renormalização, que desempenhou um papel fundamental na física de partículas e deu a Richard Feynman o Nobel de Física de 1965, e em física estatística, área em que Kenneth Wilson foi contemplado com o Nobel de 1982.

Além de Avila, os outros medalhistas de 2014 são o canadense-americano Manjul Bhargava, da Universidade Princeton; o austríaco Martin Hairer, da Universidade de Warwick; e a iraniana Maryam Mirzakhani, da Universidade Stanford. O Brasil terá outros destaques no Congresso Internacional de Matemáticos. Esta será a primeira vez em que quatro matemáticos do Impa, incluindo Avila, participarão como palestrantes, dentre os cerca de 4,5 mil pesquisadores de centenas de países que apresentarão as novidades produzidas nos últimos anos na área.

Por meio de sua conta pessoal no Twitter, a presidenta Dilma Rousseff parabenizou o pesquisador pelo prêmio. Segundo ela, esse “reconhecimento mundial enche de orgulho a ciência brasileira e todo o Brasil”. “Avila foi escolhido, entre outros motivos, por seu trabalho com a área de sistemas dinâmicos, mais conhecida como a teoria do caos, que busca descrever e prever como evoluem todos os sistemas que mudam com o tempo”, escreveu Dilma.

Agência Brasil


Canos para o projeto Cinturão das Águas continuam chegando ao Cariri


O Projeto Cinturão das Águas do Ceará, obra do governo cearense, continua recebendo dezenas de canos que serão usados na adutora que conduzirá água do rio São Francisco até o rio Cariús, na região Centro Sul.

No Cariri, pelo menos duas bases foram montadas para receber os canos gigantes. Cada cano é conduzido individualmente por uma carreta, mede mais de 20 metros de comprimento e tem um diâmetro de 3 m³. Na base de descarrego dos equipamentos, localizada na vila São Bento em Crato, centenas desses canos ocupam uma vasta área, a exemplo do que vem acontecendo no pátio da antiga usina de açúcar de Barbalha.

A primeira etapa está em execução e a previsão é que ela seja concluída até o fim deste ano. São nada menos que 150 km de adutora que começa em Jati, numa barragem que vai receber as águas da transposição do rio São Francisco. Daí a adutora segue pelos municípios de Brejo Santo, Porteiras, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Crato, chegando até Nova Olinda e lá numa primeira grande descarga que é no rio Cariús, que vai banhar os municípios de Farias Brito, Cariús, Jucás, Iguatu, Quixelô, chegando até Orós. Na barragem do Orós, com vazão máxima de 30 m³/s.

Nessa primeira etapa, segundo o governo do estado, estão sendo investido um total de R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 1,1 bilhão de recursos federais e R$ 393,5 milhões de contrapartida do Governo Estadual. A obra vai garantir segundo disse o governador Cid Gomes, em uma entrevista numa rádio do Cariri, a segurança hídrica do estado para que o Ceará não sofra um colapso no abastecimento de água. Cid Gomes afirmou que a obra será a redenção para o Ceará e interligará toda bacia hídrica, junto com os outros ramais que seguirão por outras localidades, todas partindo de Jati.

Fonte: TV Padre Cícero     
(Foto: Roberto Bulhões)


Caixa e Banco do Brasil emprestarão até R$ 6,5 bilhões a Eletrobras



Empréstimo será usado na recomposição do capital de giro da estatal

A Eletrobras receberá um empréstimo de até R$ 6,5 bilhões da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. O aval para a operação foi publicado hoje (12) em despacho assinado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, no Diário Oficial da União.

De acordo com o Conselho de Administração da Eletrobras, até R$ 4 bilhões virão do Banco do Brasil, e a Caixa contribuirá com até R$ 2 bilhões. Segundo o despacho, o empréstimo será usado para recompor o capital de giro da Eletrobras e manter o programa de investimentos da estatal.
A operação foi estruturada com garantias do Tesouro Nacional. Dessa forma, o governo compromete-se a cobrir eventuais riscos de crédito. Condições como taxa de juros e prazo do empréstimo não foram informadas.

O empréstimo ocorre menos de uma semana após o anúncio do novo financiamento de R$ 6,6 bilhões para as distribuidoras de energia. Desse total, R$ 3 bilhões virão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e R$ 3,6 bilhões, de sete bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Santander Brasil, Itaú Unibanco, BTG Pactual e Citibank.
Como o empréstimo anunciado na semana passada beneficiava apenas as distribuidoras, a Eletrobras tinha ficado de fora da operação. Por causa da escassez de chuva no início do ano que levou à queda no nível dos reservatórios, as empresas de energia estão arcando com custos para usar a energia termelétrica, mais cara que a hidrelétrica. Além disso, a seca fez o preço da energia no mercado de curto prazo disparar.

Sem as operações de crédito, as empresas teriam dificuldade de manter o fluxo de caixa. Em abril, o governo tinha emprestado R$ 11,2 bilhões para as distribuidoras. O empréstimo, no entanto, havia sido totalmente usado pelas companhias em junho. Em março, o Tesouro havia aumentado de R$ 9 bilhões para R$ 13 bilhões o orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo que subsidia as tarifas de energia.

Agência Brasil


Tudo pronto para o VIII Festival dos Inhamuns


Vem aí o VIII Festival dos Inhamuns Circo, Bonecos e Artes de Rua. O evento acontecerá de 19 a 23 deste mês, nos municípios de Parambu, Quiterianópolis, Aiuaba, Tauá e Arneiroz. Sai do formato itinerante, onde toda a trupe se instalava durante alguns dias em algumas áreas dos Inhamuns, e passa neste ano a ser circuito, garantindo apresentações em cinco municípios. As apresentações internacionais ficarão por conta  dos grupos Latin Duo – (Peru), que pelo segundo ano se apresenta no Ceará, Tallarín con Banana (Chile) e Tony Fratello (Argentina). Neste ano, o festival terá uma segunda etapa onde os grupos se apresentarão em distritos e bairros dos municípios contemplados. A data ainda não foi definida.

A realização do festival é da Associação dos Amigos da Arte, Ciência e Cultura de Arneiroz – ARTEJUCÁ e Funarte, produção da Iluminura Produções, com apoio das prefeituras de Parambu, Quiterianópolis, Aiuaba, Tauá e Arneiroz.

Fonte: Jornal O Povo


Eduardo Campos defende mais investimentos da União na segurança pública



O candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, defendeu hoje (12) mais recursos da União na segurança pública. “Não precisa haver mudança na Constituição imediatamente [para reduzir a violência], o que precisa é a União colocar recurso, de cada R$100 que se investe em segurança no Brasil hoje, só R$15 vem da União. Ora, se a União arrecada 60% dos impostos e só coloca 15% na segurança, tem alguma coisa errada, a União está fora de um tema que é central para a vida da cidadania, que é a questão da segurança”.

Ele propôs a criação de um sistema nacional de segurança, como existe na área de saúde, e citou o Pacto pela Vida, implantado em Pernambuco, que, segundo Campos, diminuiu em 60% o número de homicídios no Recife. Eduardo Campos destacou ainda o combate ao tráfico internacional de drogas, mais recursos no Fundo Nacional de Segurança para financiar ações nos municípios e gratificação para os policiais nos estados que conseguem reduzir o número de assassinatos.
Na área de saúde, Campos defendeu melhoria na gestão dos hospitais federais. “Quando se implantou o SUS, vários estados receberam hospitais públicos federais. No Rio de Janeiro, a União continuou a financiar e gerenciar sete hospitais desses, e tem hospitais desses que efetivamente foram entregues ao fisiologismo, uma gestão completamente temerária. Nós precisamos ter gestões profissionalizadas, escolhidas por comitês de busca, gente capaz de fazer funcionar o que já existe, tratar melhor as pessoas”.

O candidato do PSB prometeu mais crescimento para o país, e comparou o cenário atual com os resultados do país no futebol. “O Brasil parou, nós estamos perdendo não é só no campo de futebol, na economia, nós estamos perdendo de 7 a 1. A inflação está já em 7 (%) e o crescimento está abaixo de 1 (%). Para fazer o Brasil retomar o crescimento, é preciso sobretudo confiança, liderança, passar aos agentes econômicos a segurança que o Brasil será governado com responsabilidade fiscal, com sinergia entre as políticas monetárias, a política fiscal, para que o Brasil tenha segurança jurídica e possamos alavancar os investimentos públicos e privados”.
Campos e a candidata a vice, Marina Silva, se reuniram na tarde de hoje com o cardeal arcebispo dom Orani Tempesta, na Arquidiocese do Rio. A imprensa não pode acompanhar o encontro. De acordo com o candidato, a reunião foi “uma conversa muito boa” sobre ideias de como melhorar o Brasil e fazer o país “voltar a crescer, gerar renda, oportunidade de trabalho, conter a inflação”, além da violência urbana e rural e a necessidade de um pacto em defesa da vida.

Agência Brasil



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31