xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/07/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 julho 2014

Cidadão denuncia falta de Limpeza Pública em Crato




Atenção autoridades que administram a limpeza pública do Crato, por gentileza, compareçam aqui na Rua Soriano Albuquerque no bairro Pimenta com URGÊNCIA. O lixo esta espalhado desde a semana passada devido a um vazamento de agua de uma construçao aqui, era muita agua que espalhou todo o lixo da rua, a rua inteira esta tomada de lixo e eu e minha família morando em volta dele vejam pelas fotos. Desde já agradecemos pela atenção.

Flávio Rocha Alexandre (texto e Fotos )




Desperdício de água na Praça Cristo-Rei em Crato - Por: Alessandro Meireles



Está havendo um crime na praça cristo rei !!!! Os jardineiros que cuidam das plantas da praça simplesmente deixam as mangueiras ligadas direto e água derrama pela praça, eu já fechei várias vezes as torneiras, pois a água estava lavando a praça e a grama já estava ensopada !!! Não é possível aceitar um desperdício de água dessa forma..É UM ABSURDO !!! Hoje mesmo eu fechei, pois a água já estava cruzando a praça de ponta a ponta !!!!!!!! Augusto Monteiro Rodrigues, Pedro Ivan Correia Pedro, George Macário de BritoSamuel Pinheiro, Marcos Carvalho, Dihelson Mendonça..Espero que vocês e mais alguém me ajude acabar com esse desperdício !!!!!!!!

Por: Alessandro Meireles



Dia de chuva em Crato - 28 de Julho de 2014


Bom dia, Crato!


Madrugada de poucas núvens, mas ao amanhecer, caiu a chuva, e mesmo no momento desta publicação, quase meio-dia, o tempo permanece totalmente nublado na cidade. Segundo os serviços de meteorologia, a previsão é de tempo chuvoso durante o dia e a noite de hoje. É até estranho termos chuvas no final de julho, praticamente em agosto, mas muito bom, porque há inúmeros municípios cearenses em estado de emergência por causa da sêca.

Previsão do Tempo

Segunda-Feira, 28/07 Nascer do sol:05h51Pôr do sol:17h38
Temperaturas: Max 29º Min 20º
Umidade Relativa do Ar: 80%
Ventos a SE  a 17km/h
Índice UV: Muito Alto 

Fontes: INPE e GOES13


JUAZEIRO, MEU ABRAÇO - Por: Jorge Carvalho



Tenho pela cidade caririense o meu mais íntimo afeto. A mais profunda admiração. O meu maior respeito. A minha grande consideração. Sua gente trabalhadora. Seu comércio pujante. Seu carisma religioso que ultrapassa o Nordeste, o país e “invade” o exterior. Essa última referência pela figura religiosa, política e carismática do seu primeiro prefeito: O Padre Cícero. Templos religiosos que são locais de visitas e romarias durante todo o ano: Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, Igreja dos Franciscanos, do Socorro, Coluna do Horto. Praça Padre Cícero, talvez o “coração” da cidade. 

Movimentadíssima, dia e noite. Finais de semana noturnos de encontro entre amigos, casais em agradáveis namoros, idosos em salutar bate-papo, crianças em desinibidas brincadeiras infantis. Bares e lanchonetes “cheias” em descontraídos ambientes. Um comércio que a coloca entre as cidades do Nordeste como uma referência econômica atraente e propulsor do desenvolvimento maior da Meca do Cariri. No campo educacional, marcha a passos rápidos e precisos no alcance de possibilitar ao Cariri, aos caririenses e nordestinos, oportunidades vocacionais das mais variadas qualificações. Meu abraço Juazeiro, um abraço fraterno a cada juazeirense, a cada morador desta progressista cidade. 

A cada um, cada uma que “pisa”, que caminha por suas ruas históricas, suas calçadas, becos e avenidas peculiares, suas praças propícias ao necessário e diário lazer, onde crianças, jovens, adultos e idosos se confraternizam em momentos incomparáveis. Juazeiro onde em cada casa, em cada residência, o trabalho, a oração, o bom, o bem habita. 

Aproveito para lembrar que em nosso programa (Rapadura Culturarte) já tivemos a alegre oportunidade de destacar em simples homenagens, os senhores e instituições a seguir: Albis Filho, Alcely Sobreira, Cícero Roberto, Dr. Geraldo Meneses. Dr. Carlos Macedo, Dr. Raimundo Macedo, Dr. Mauro Sampaio, Edvan Pires, Franco Barbosa, Fábio Carneirinho, Folha de Juazeiro (40 anos), Folha da Manhã, Guarani -69 anos, Icasa, Jota Farias, João Barbosa, João Eudes, João Hilário, Jorge Pinheiro, Jornal do Cariri, Juazeiro do Norte (homenagem ao município em um dos seus aniversários em 22 de julho), Jornal Nação Romeira, Luís Carlos de Lima, Matutino Progresso, Maria do Rosário, Maciel Silva, Monsenhor Murilo - 80 anos, Moraca, O Regional, Pedro Duarte, Pedro Bandeira, Poeta Ermano Moraes, Radialistas Juazeirenses (Setembro/2010), Rádios Iracema, Progresso, Verde Vale AM, Tempo FM, Vale FM, Raimundo Araújo, Romeirão (40 anos), Socorro Alencar, TV Verde Vale, Wellington Costa, Zé de Benona. Juazeiro, sempre a visito, principalmente em orações na Igreja do Socorro ou em agradáveis conversas na Praça Padre Cícero em noites bem proveitosas. 

Vou tá “ligado” no verdão do Cariri na série B do futebol brasileiro, mesmo sendo torcedor do Guarani Esporte Clube - o leão do mercado. Um abraço Luciêr Meneses. “Tou” lhe ouvindo no "arquivo musical". Juazeiro, juazeirenses: um forte abraço.

Por: Jorge Carvalho
Foto: Autor desconhecido


Tasso diz que Bolsa Família é do brasileiro, não de partido A ou B



O Bolsa Família se tornou um Programa do povo brasileiro, não é de nenhum partido, e ninguém mais irá acabar com ele”, disse o candidato do PSDB ao Senado, Tasso Jereissati, nesse sábado (26), em Mauriti, no sul do Estado, durante caminhada com o candidato do PMDB ao governo do Ceará, Eunício Oliveira.

Segundo Tasso, não é justo para a população que um partido A ou B promova uma “onda de medo”, junto às pessoas menos esclarecidas, que o benefício poderia acabar, em caso de vitória desse ou aquele candidato.

“Quem quer que seja o presidente, o Bolsa Família não será extinto, não acabará. É um programa que já pertence aos cidadãos desse país”, ressaltou Tasso.

De acordo ainda com o candidato tucano, além do benefício ser mantido, mais ações complementares deverão ser criadas. “Não podemos parar por aqui (apenas com o Bolsa Família). Nós temos que ir adiante, queremos mais. Precisamos ter as crianças alfabetizadas, jovens capacitados para o mercado de trabalho e que possam ganhar muito bem”.

Via Eliomar de Lima - (Foto: Divulgação)


Juazeiro do Norte - Suposto desaparecimento de peças é investigado pela Polícia


Objetos pessoais que pertenceram ao Padre Cícero podem ser conferidos no Memorial, que também abriga documentos, acervo bibliográfico e jornais

Juazeiro do Norte. A polícia Civil deste município já deu início às investigações em torno do possível desaparecimento de peças do acervo do Memorial Padre Cícero, formado por relíquias do patrono da cidade, a partir de doações realizadas por contemporâneos do sacerdote. Na última sexta-feira, uma equipe formada por seis policiais esteve no Memorial para, ao lado do atual presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Antônio Chessman Alencar Ribeiro, conferir se o material relacionado nem um levantamento datado de setembro de 2012, único encontrado até agora, estão todos expostas no equipamento.

Na semana passada, a Polícia também começou a ouvir testemunhas em relação ao caso. A reportagem apurou que o presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Chessman Ribeiro, prestou depoimento no dia 21 de julho, momento em que voltou a afirmar que desconhece o desaparecimento de peças do acervo e que, caso haja veracidade na denúncia feita por populares que frequentam o equipamento, as peças teriam sido retiradas anteriormente a sua gestão, em 2013. A denúncia também foi feita pela própria Secretaria de Cultura e Romaria do município (Secron), ao Ministério Público do Ceará.

"O que eu disse, e repito onde for necessário, é que durante a nossa gestão não saiu uma única peça do Memorial Padre Cícero. Também não posso afirmar que houve a retirada de nenhum material que compõe o acervo durante outras administrações. Não há documentos que comprovem quais peças formavam o acervo em anos passados. O único levantamento existente é o que foi verificado pela Polícia na última sexta-feira, datado do mês de setembro de 2012. Antes desta data não há qualquer registro", informou Chessman Ribeiro, presidente da Fundação.

Biblioteca

O presidente da Fundação padre Cícero, no entanto, confirmou a falta de, pelo menos, 65 livros da biblioteca do Memorial. De maneira diferente da que vinha sendo informada, os livros não fazem parte da coleção de obras pertencentes ao próprio Padre Cícero. "Na verdade, são livros de historiadores e pesquisadores. A maioria, por sinal, retratam a ocasião do cangaço e a figura de Lampião", disse o presidente. Conforme a bibliotecária do Memorial Padre Cícero, Graciane Batista, existe dificuldades em confirmar o acervo literário do local, tendo em vista que as obras deixaram de ser catalogadas durante cerca de dois anos.

"Antes de assumirmos a função, o único tombamento existente no equipamento era referente ao período de 2007 a 2010. Só houve a retomada do tombamento a partir de janeiro de 2013. Antes desse período, não há registro algum de jornais, fotografias, revistas, cordéis, apenas livros. Isso prejudica o levantamento que está sendo realizado", explicou a funcionária do equipamento. Há, ainda, cartas redigidas de próprio punho por Padre Cícero que teriam sido jogadas no lixo por funcionários do local. Ao todo, seriam cerca de 300 correspondências.

Restauração

"Não há, em todo o Cariri, a prática de realizar restaurações em peças antigas. Segundo relatos de funcionários mais antigos, muita coisa foi jogada fora. No próprio Museu de Padre Cícero existem materiais que foram parar no lixo por conta dessa cultura equivocada", comentou Chessman Ribeiro.

Na avaliação do presidente da Fundação, as investigações realizadas pela Polícia poderão ser prejudicadas pela falta de documentos que comprovem o acervo existente no Memorial antes do período relativo ao único levantamento até agora apresentado, no caso o que data de setembro de 2012. "Na minha análise, a única maneira de se comprovar a falta de peças do acervo do Memorial é através da verificação do tombamento destas peças. O problema é que este documento não existe. É preciso que os ex-dirigentes do equipamento possam apresentar, caso possuam, os levantamentos em torno dos materiais aqui existentes na ocasião em que administravam o Memorial", observou.

Embora a conferência realizada pelos policiais civis na última sexta-feira tenha constatado que as peças descritas no levantamento feito no mês de setembro de 2012 se encontram no Memorial, a secretária de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte, Marli Bezerra, afirma existir um certo "vazio" no interior do equipamento, resultante da ausência de peças que compunham o acervo. "Não há como eu dizer qual a peça que está faltando. Essa afirmação não é feita apenas pela secretaria. A maioria das pessoas que frequentam o memorial nos últimos dez anos também afirma que o acervo está diminuindo", afirma a Secretária, para quem o desaparecimento de peças teria gerado uma redução no número de visitantes ao Memorial.

Mais informações:

Secretaria de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte Memorial Padre Cícero, 1º andar.
Telefone (88) 3512-3380
Praça do Cinquentenário - Centro

Roberto Crispim
Colaborador do Jornal Diário do Nordeste


Homem acusado de furto é baleado e tomba morto dentro de uma casa no município de Crato, no Ceará


Mais um homicídio foi registrado por volta das 17h30min deste sábado em Crato se constituindo no terceiro do mês de julho se igualando aos meses de maio e junho e o 22º do ano no município. Cícero Agnaldo Venâncio Nascimento, de 35 anos, respondia por furto, e foi morto com quatro tiros que o atingiram na cabeça, nas costas, no pescoço e na perna direita, sendo este último, provavelmente, de uma arma de grosso calibre.

O assassinato aconteceu no Sitio Bebida Nova, onde estiveram o Delegado de Polícia Civil de Crato, o Cabo Erlon e os Soldados Costa, Alex e Hélder se deparando com o corpo na varanda de uma residência. A dona do imóvel, Lindalva Liberalino de Sousa Carlos, informou que não se encontrava em casa na hora que o crime aconteceu. Apenas sua filha Thailine Santa a qual se escondeu em um dos quartos ao ouvir os estampidos de arma de fogo sem ter tido a condição de ver os autores do crime.

Já a esposa da vítima apontou como acusados pessoas que conhece apenas pelos nomes de Leandro e Merson, respectivamente, cunhado e primo de Agnaldo. Segundo a polícia, duas horas e meia antes essa mesma dupla tinha tentado matar um irmão da vítima que fugiu da linha de tiros. O corpo de Agnaldo foi recolhido pelo rabecão e trazido para ser necropsiado no IML de Juazeiro.

Via Lindomar Rodrigues


FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


A Fonte Musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

Combate ao sedentarismo e ao diabetes ajuda a prevenir insuficiência cardíaca


Responsável por alto índice internações no país, a insuficiência cardíaca – doença que limita o funcionamento do coração – atinge cerca de 2% da população, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Para esclarecer sobre a doença, que tem 240 mil pessoas diagnosticadas por ano no Brasil, especialistas organizam uma conversa com o público no 13º Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, 7 de agosto, em Ribeiro Preto, interior de São Paulo.

O encontro pretende abordar, em linguagem simples, hábitos que contribuem para o desenvolvimento da doença, como o sedentarismo, o colesterol alto e o diabetes. Os especialistas também pretendem divulgar formas de diagnóstico e de tratamento. Se não tratada, a insuficiência pode agravar-se até culminar num transplante de coração. Em 2014, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) estima que devem ser feitos 280 transplantes do órgão no país.

São sinais da insuficiência cardíaca a falta de ar ao dormir, fadiga, cansaço e limitação para fazer tarefas do cotidiano. O tratamento é feito com remédios diuréticos e implantação de marcapassos. Somente em casos graves, o transplante torna-se necessário. Especialistas também destacam a importância de diminuir os fatores que provocam o infarto, como o fumo e as bebidas alcoólicas. Eles também recomendam tratamento para a pressão alta e a erradicação da doença de Chagas (transmissível por inseto) para diminuir a incidência de casos.

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o cardiologista Luís Eduardo Paim Rhode explica que a doença aparece quando o coração não consegue mais atender às necessidades do corpo. “Normalmente é uma agressão ao coração, crônica como a pressão alta, ou aguda, como um infarto, que deixa cicatriz no coração. Em consequência, o coração não consegue bombear o sangue para o restante do corpo”, explica.

Segundo a Aliança Mundial de Insuficiência Cardíaca, a doença provoca alto índice de internações, principalmente de pessoas idosas. A maioria dos pacientes morre cinco anos após o diagnóstico. “O paciente que se interna por insuficiência cardíaca corre um risco, que não é pequeno, de morrer durante a internação e depois dela”, destaca Paim Rhose, que integra a aliança e participou da elaboração de documento sobre impactos da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), a insuficiência lidera as internações por doenças do coração, que representam uma em cada três no sistema de saúde. “Na maioria dos casos, são pessoas acima de 60 anos já debilitadas por outras doenças. Como o mundo está envelhecendo, esse é o resultado”, esclarece o presidente do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da sociedade, Cláudio Fuganti.

Editor Wellton Máximo
Foto: Site: malharbem.com.br


Justiça Eleitoral divulga nome de cidadãos que vão trabalhar nas eleições


Estão disponíveis para consulta nos sites dos tribunais regionais eleitorais (TREs) o nome das pessoas que comporão as Juntas Eleitorais. O prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para a divulgação terminou neste domingo (27). Esse órgão colegiado provisório é constituído por dois ou quatro cidadãos e um juiz de direito, que o presidirá e poderá nomear escrutinadores e auxiliares extras para realizar os trabalhos.

Os nomes das pessoas indicadas para compor as juntas são publicados em tempo hábil para que qualquer partido político possa pedir a impugnação das indicações. Com a composição anunciada até 60 dias antes das eleições pelos tribunais regionais eleitorais (TREs), as Juntas Eleitorais têm a obrigação de apurar, em até dez dias, as eleições realizadas nas zonas eleitorais sob a sua jurisdição, expedir os boletins de apuração e diplomar os eleitos para cargos municipais.

A partir desta segunda-feira (28), os eleitores que pediram inscrição ou transferência já podem ir buscar, no cartório eleitoral mais próximo de sua residência, o título de eleitor. O prazo final para que a Justiça Eleitoral estivesse com essa documentação pronta para entrega também terminou hoje (27).

Agência Brasil



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30