xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/07/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 julho 2014

“O PMDB não entrou na justiça contra o ex-prefeito de Barbalha, João Ilário”, diz Gaudêncio


Tivemos informação que ele (João Ilário) estava citando muitas vezes o nome do Eunício no programa dele da rádio com conotação prejudicial a Campanha. Apenas pedimos as fitas dos programas para analisá-las. Se constatado, aí sim se faria uma denúncia a justiça eleitoral. Como as fitas ainda não chegaram, nada foi ajuizado”, disse Gaudêncio Lucena, explicando a posição do PMDB sobre medidas adotadas pelos advogados do PMDB em relação ao ex-prefeito de Barbalha João Ilário.

João Ilário foi prefeito de Barbalha, também foi filiado ao PMDB e sua esposa é vice prefeita de Barbalha e filiada ao PT. João Ilário é radialista, professor e talentoso político.

Por: Roberto Moreira
Foto: Dihelson Mendonça



Sesc realiza programação especial com música nas férias



Cleivan Paiva, considerado o maior guitarrista do cariri está entre os artistas convidados

Até 27 de julho, o Sesc* realiza mais uma edição do projeto “Música nas férias”, no Crato. Para ter acesso às apresentações, nos dias 25 e 27, os interessados devem fazer a doação de 1kg de alimento não perecível. Já no dia 26, a entrada será 2kg de alimentos não perecíveis. Este ano, a programação reúne as atrações como: Abidoral Jamacaru, Nazirê Transacionais, Academia da Berlinda, Daniel Batata, Radiola Serra Alta, Cleivan Paiva, David Brito e Synkrasis.

Realizada em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), através da Pró-Reitoria de Cultura, a iniciativa tem por objetivo promover o intercâmbio entre músicos do Ceará e estados vizinhos, contribuindo para o fomento e valorização da produção musical regional.

Programação
Música nas Férias

Dia 24
Algarobas
Performance Poética com Ravena Monte
Blues Label
Local: Estacionamento da Unidade Crato
Horário: 19h30
Entrada: 1kg de alimento não perecível

Dia 25
Abidoral Jamacaru
Nazirê
Local: Estacionamento da Unidade Crato
Horário: 19h30
Entrada: 1kg de alimento não perecível

Dia 26

Transacionais
Academia da Berlinda
Daniel Batata
Radiola Serra Alta
Local: Estacionamento do Sest/Senat
Horário: 20h
Entrada: 2kg de alimentos não perecíveis

Dia 27

Cleivan Paiva
David Brito e Synkrasis


CRATO - Mulher é morta a tiros dentro de seu carro


A microempresária Emanuele Ventura de Lima, de aproximadamente 40 anos, que residia no bairro Alto da Penha em Crato, foi morta a tiros por volta das 14h30 desta sexta-feira (25). Ela tinha acabado de deixar um filho no SESC e, no cruzamento das ruas Raimundo Lobo e Coronel André Cartaxo (Bairro São Miguel), foi surpreendida com os disparos praticamente à queima roupa, sendo alguns na cabeça causando sua morte imediata.

A vítima se encontrava ao volante de um veículo Duster da Renault de cor prata e placas ORU-4008, inscrição de Crato, e era dona de uma pequena indústria de sandálias perto de sua casa no Alto da Penha. O crime foi praticado por dois homens que se aproximaram da mesma, mas as testemunhas não souberam dizer se a dupla fugiu a pé ou em algum veículo após praticar o 21º homicídio do ano naquele município. No carro não foram encontrados documentos de Emanuele, surgindo suspeitas de latrocínio.

Entretanto, a polícia trabalha ainda com a hipótese de execução e vai se inteirar com familiares se ela vinha recebendo ameaças. Com informações da Agência Miséria



Emanuele Ventura foi morta a tiros (Foto: Reprodução/Facebook)


Notícias desta Sexta-feira


Cardeal Cláudio Hummes estará em Crato no próximo domingo

O cardeal Cláudio Hummes (foto à direita) estará em Crato entre os dias 28 e 31 de julho. Ele virá pregar o retiro do clero da Diocese de Cajazeiras (PB) que acontecerá no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, localizado no bairro Grangeiro. Dom Cláudio Hummes foi arcebispo de São Paulo, e, até recentemente, exerceu – no Vaticano – o importante cargo de Prefeito da Congregação para o Clero.  

Avança a construção do Pronto-Atendimento do Hospital São Francisco

Prosseguem em ritmo acelerado as obras de construção da unidade do Pronto-Atendimento do Hospital São Francisco de Assis, em Crato (foto abaixo), a qual – quando estiver em funcionamento – ampliará o atendimento médico básico para os casos de urgência e emergência. O Pronto-Atendimento de Crato do Hospital São Francisco terá cobertura 24 horas ao dia, nas seguintes especialidades: Clínica Médica, Obstetrícia, Cirúrgica e Pediátrica.



Você não vai com minha Cara?

Decididamente, o presidente da FIEC–Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Sr. Roberto Proença de Macêdo não vai com a cara da cidade de Crato. Depois de comandar o fechamento da unidade do SESI–Crato, Roberto Macêdo vem inaugurar – no próximo dia 5 de agosto – a Casa da Indústria do Cariri, cuja sede ele escolheu para ficar em Juazeiro do Norte, no Centro de Formação Profissional do SENAI, localizado no bairro Triângulo Crajubar (foto à esquerda). A Casa da Indústria do Cariri, atuará por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará –INDI. Sua missão é desenvolver a indústria no Cariri, contribuindo para uma maior integração das cadeias produtivas e possibilitando o estímulo à inovação, aumento da competitividade e participação em editais de interesse desses segmentos. Por falar em SESI parece até castigo. As instalações que funcionavam na Av. Padre Cícero, no bairro São Miguel, em Crato, nunca foram vendidas, pois os compradores desistem ao saber das condições para a compra.

Barbalha cresce

A zona rural de Barbalha acompanha o surto de progresso daquela cidade. Está em estudo – na Cúria Diocesana de Crato –, projeto para a criação de duas zonas pastorais (na prática uma mini paróquia, contando com a assistência de um sacerdote residente no local). As futuras Regiões Pastorais terão sede em dois distritos de Barbalha: Caldas do Bom Jesus e Arajara de Nossa Senhora da Conceição.

E por falar em Arajara

Nas vizinhanças da vila de Arajara (mais precisamente no sítio Coité), à época integrante do município de Crato, nasceu o famoso líder monarquista Joaquim Pinto Madeira, que foi injustamente condenado à morte num júri parcial realizado em Crato em 1834. Aliás, a palavra “Arajara”, na língua tupi, significa: “Terra onde nasceu o homem”. Este homem é Pinto Madeira.

Festa em Missão Velha

Será inaugurado neste sábado, 26 de julho, na cidade de Missão Velha, o Centro Catequético Dom Fernando Panico. (ver placa alusiva ao lado). Trata-se de um prédio com oito salas, construído pela Paróquia de São José daquela cidade, por iniciativa do pároco, Pe. Joaquim Ivo Alves dos Santos. A inauguração do Centro Catequético Dom Fernando Panico foi incluída na programação festiva do Jubileu do Centenário de Criação da Diocese de Crato.

No mais

Também neste sábado a cidade de Missão Velha será palco da quarta peregrinação da imagem histórica de Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade e da Diocese de Crato. Estarão presentes à Missão Velha representações das 13 paróquias que compões a Região Forânea 3. Essas comitivas receberão, no Largo da Matriz, a carreata, vinda de Crato, conduzindo a imagem histórica de Nossa Senhora da Penha. Na ocasião serão entregues, às comitivas das cidades vizinhas, as 13 réplicas da imagem histórica da Padroeira de Crato destinadas as 13 paróquias que formam a Região Forânea 3, da Diocese de Crato.

A reflexão do dia

Vem do leitor Roberto Silva (e-mail: robertolpsilva@hotmail.com) “O Uruguai deu uma lição ao Brasil ao negar asilo político aos baderneiros dessa quadrilha dos Black Bloc, que vem promovendo destruição, roubos e incêndios nas principais capitais. Uma lição para Lula, que, apesar do voto contrário do STF, concedeu asilo ao assassino italiano Cesare Battisti. O julgamento da história não perdoa”.

( Por: Armando Rafael )

Coisas da República: A diplomacia bolivariana do Brasil



Em nota, o Ministério Brasileiro das Relações Exteriores condenou o que chamou de "uso desproporcional da força pelos israelenses contra a população palestina". E ainda chamou de volta a Brasília, para consultas, o embaixador brasileiro em Tel-Aviv. O governo israelense reagiu. O porta-voz do ministério de Relações Exteriores de Israel, ao falar ao Jornal Nacional, na noite desta 5ª feira, chamou o Brasil de "anão diplomático" e também de "criador de problemas". E até  usou de ironia: "A resposta de Israel é perfeitamente proporcional. Isso não é futebol. No futebol, quando um jogo termina em empate, você acha proporcional, e quando é 7 a 1 o resultado é desproporcional. Mas não é assim na vida real e sob a lei internacional", declarou o porta-voz de Israel.

Um míssil disparado de Israel atinge o Brasil –– por Silvio Natal (*)

Quando Israel afirmou que o Brasil é “irrelevante”, certamente não estava se referindo à nossa dívida externa, que já ultrapassa US$ 2,2 trilhões, apesar de, anos atrás, Lula ter mentido ao  afirmar que ela fora paga. Teve “inocente útil” que acreditou no “Cara”... Ao chamar nosso embaixador em Israel para “consultas” em face do conflito na Faixa de Gaza, a medíocre diplomacia bolivariana brasileira levou a resposta que mereceu: “O Brasil, um gigante econômico e cultural, continua a ser um anão diplomático”, disse Yigal Palmor, porta-voz do Ministério do Exterior israelense. Sábias palavras.
Nossa diplomacia, que um dia foi exemplar, hoje “escolhe” os que devem ser criticados, vergastando uns e amaciando com outros. Em geral, fala grosso com Israel, talvez a única democracia no Oriente Médio, país que enfrenta inimigos como os grupos Hamas e Hezbolah – classificados como terroristas –, enquanto faz a corte a ditaduras com as quais se identifica, como Cuba, Venezuela, Congo, Sudão, Irã, Coreia do Norte, etc., todas, sem exceção, protagonistas de rumorosos massacres contra suas próprias populações. É esse o governo que, em outubro, pedirá ao distinto público mais quatro anos de hospedagem no Palácio do Planalto. Ao eleitor, a palavra.

(*) Silvio Natal silvionatal49@gmail.com
                                       

O CRATO COMENTA - COMO É BOM SER VEREADOR NO CRATO !


Bom dia, pessoal! - Nesta seção teremos de vez em quando um tema, e em seguida os comentários dos nossos membros dos grupos do Blog do Crato no Facebook. Aliás, a turma gosta mesmo de comentar, de participar. Hoje abordaremos as longas férias dos vereadores cratenses. Primeiramente, a postagem original, e em seguida, os comentários:

"Vocês estão esquecendo de uma coisa: VEREADOR AINDA EXISTE ? - Foi decretado 46 dias de folga para os vereadores, segundo informações, por causa dos jogos da copa. Ora! A copa já passou, o Brasil já perdeu, e os vereadores só voltarão no dia 04 de Agosto. Até lá, recebendo 10 mil por mês durante este tempo ( todo mês ). Nessas férias, com o dinheiro acumulado, se poupado, daria para já ter dado a volta ao mundo, ter ido para Dubai, Tokyo, Londres, Nova York... Eu teria vergonha dessas férias enormes, se fosse um vereador no Crato. Vereadores, DEVOLVAM seus salários pagos injustamente. Não é justo que a população pague para vocês ficarem coçando o saco por 46 dias. O papel do vereador é fiscalizar o executivo, é fazer leis, é cuidar dos problemas da população. E o nosso papel enquanto eleitores e povo, é o de fiscalizar os nossos governantes, exercendo a nossa cidadania.

Lembre-me agora de uma antiga música do Juca Chaves, chamada "Caixinha, Obrigado", em que criticava os Deputados da época, isso nos anos 60. Aparentemente, muita coisa não mudou: CRATINHO, OBRIGADO !"

Por: Dihelson Mendonça

COMENTÁRIOS

Iara Aragao Isso é CRATO!!!!!!!!!!!
23 de julho às 16:36

Alê Bandeira E o Crato sediou algum jogo?
23 de julho às 16:49

Tacinha Anastácio Acho que os vereadores pensavam que iam ser convocados! kkkkkkkkkkk
23 de julho às 16:51

Francilene Nunes Mesmo na ativa eles não fazem outra coisa a não ser puxar o saco. Nosso Brasil precisa de uma reforma política urgente, inclusive com a redução de uma série de privilégios e do salário pago a estes parasitas. Nada justifica um vereador de uma cidade pequena como o Crato receber 10 mil reais por mês.
23 de julho às 19:30

Marco Silva o que eu acho mais engraçado é que na próxima eleição para vereador todo mundo esquece esses fatos e votam neles de novo. TOMA VERGONHA NA CARA POVO CRATENSE.

José Nilton de Figueiredo Acredito, com raríssima exceções, que todos os que procuram a política procuram como a um negócio.É só pra fazer carreira e se dar bem na gorda porca. Sei demais disto. "Assim como tu".Gostasse da evocação ao grande Custodio Mesquita? Não que tu eis disto.Valeu.

Dihelson Mendonça Muito bem dito, José Nilton de Figueiredo, parece que os que procuram a política ( raras excessões ), procuram como um bom negócio, e tem melhor negócio no Brasil hoje do que ser político ? No Crato, por exemplo, o cara ganhar 10 mil por mes pra fazer O QUÊ ?

Tio Bibi Como diz o jornalista BORIS CASOI Isto é uma vergonha.

Samuel Moura Bom dia vassalos! Bom dia mundo feudal. E que venham as banalidades, corvéia, talha, etc... servos, sempre servos! Quem sabe um dia aconteça o que o ocorreu na queda da Bastilha! Até lá, os tribunos da plebe continuarão usurpando o direito legítimo de suas próprias leis! O cativeiro da Babilônia é apenas um paraíso!

Tancredo Ribeiro Que Pais é esse??? é porra do ??????

Hercilio Peixoto Meu Deus que país é esse onde quem ganha um salário não consegue ter folga e que ganha muito tem folga demais??

Tacinha Anastácio Eles esquecem que estão ali para trabalhar para e pelo povo....Também podem ter medo de exercer as funções que o cargo exige e serem vítimas de armações... Como acontece a quem SE ATREVE a trabalhar. Ô cambada!

Danilson Cruz Dantas Só existe um remédio para otários. É votar de novo.
23 de julho às 18:51

Olimpio Arraes Falou em otário lembrei do ditado: chapéu de otário é marrêta, ainda vão?

Maria Otilia Pereira Moreira ahhhh...educador não tem este mimo...45 dias de férias !!!!!!! rsrsrsrsr
23 de julho às 20:09

Espedito Arnaldo Bezerra Soares Calma,calminha! A rapaziada merece.! Trabalham demais esses "representantes"da plebe! Tanto q nunca mais vi o vereador do S. José.....
há 22 horas

Karla Alene Feitosa Eu fico morta de vergonha de tal situação.

------------------------------------------------------------------------------------

Quem quiser participar das discussões, basta me adicionar no Facebook, ou participar dos nossos grupos do Crato no Facebook, que são:

FILHOS E AMIGOS DO CRATO - https://www.facebook.com/groups/crato/
CRATO TOTAL - https://www.facebook.com/groups/cratototal/
SO CRATO - GESTÃO MUNICIPAL - - https://www.facebook.com/groups/socratogestaomunicipal/
RÁDIO CHAPADA DO ARARIPE - https://www.facebook.com/groups/radiochapadadoararipe
BLOG DO CRATO NO FACEBOOK - https://www.facebook.com/blogcrato
PORTAL CHAPADA DO ARARIPE - https://www.facebook.com/portalchapadadoararipe


Sombras sobre Gaza - Por: Emerson Monteiro


Diante das ameaças dos palestinos às suas populações fronteiriças na Faixa de Gaza, onde habitam refugiados de sucessivas guerras, Israel promove ataque por terra que destroem cidades e causam mortes de civis, com número expressivo de crianças sacrificadas pela destruição em andamento. Este quadro, indicado nas recentes notícias daquelas bandas, por sua vez, ocasionou reunião de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.


Foram as insistentes movimentações dos palestinos, que não se conformam com as condições de vida que lhes sobraram, que geraram a formação de milícias armadas em ações permanentes contra os judeus. Há, com isso, foco de tensão sujeito a explodir a qualquer hora na área conflitada.


Enquanto isto, o resto do mundo observa impotente a relação de luta dos dois povos, e armas seguem sendo produzidas nos diversos parques industriais dos países, instrumentos de negócios e conquistas, numa flagrante contradição aos valores do progresso humano, qual existissem dos universos distintos, o do crescimento das nações ricas e o da miséria dos pobres e deserdados. Quanta enganação que alimenta essa prática diplomática na civilização contemporânea, nuvem sombria de rancores e dúvidas a ferir toda paz dos povos.

Bem ao gosto da espécie dos homens, tais contradições seguem o passo dos caçadores de prazeres e ilusões. Mergulho até de pequena profundidade no sentimento ao íntimo dessa gente, e se verá o quanto de embriaguez inutiliza a cultura reunida de tanto tempo até hoje. Nos praticados dos dias enfumaçados pelo ódio, ninguém dorme de consciência limpa perante ignomínias que ceifam as vidas, ainda que longe de casa, lá do outro lado da Terra. O mínimo de autocrítica indicará ausência de atitude dos que acham só ser com os outros e não consigo a destruição dos iguais a nós que padecem a ira incontida de poderosos nas horas angustiosas de furor, caprichos de poder e domínio.

Então, a dor dos demais, ainda que longe daqui, impõe deixar a barba de molho, conquanto a existência, neste chão de vala comum, faz de todos uma única e indivisível família.  


QUEM NASCE COM POUCO TALENTO, PRECISA TRABALHAR MAIS...


Numa discussão com meu amigo Elder Consultor, ele sustenta a velha tese do "quem é bom já nasce feito". Creio que não é bem assim. Existe o que chamamos de talento, que é a facilidade inata do indivíduo para exercer certas funções na vida, ( Como gênios na música, na Literatura, na pintura, que cedo fazem grandes obras ). Uns nascem com muito talento e outros com pouco. Mas sem o ESTUDO, indivíduos menos dotados de talento inato jamais seriam capazes de executar grandes feitos. Quem sabe, alguns possam até nascer ADVOGADOS, mas outros precisam ESTUDAR para isso. Alguns nascem com ouvido musical, outros, precisam desenvolver a arte da música a duras penas. 

Já dizia Albert Einstein que o que chamam de gênio é apenas 1% de inspiração e 99% de TRANSPIRAÇÃO, ou seja, tem de malhar. O mesmo dizia o Tom Jobim. E além do mais, o mérito é ainda maior do indivíduo que não tendo facilidade para algo, consegue também chegar lá a custo de muito estudo e vencendo obstáculos. Por isso, é mais fácil encontrar um garoto prodígio do que um VELHO PRODÍGIO, ou seja, aquele que chegou lá através do trabalho. Aí é onde está o grande mérito de quem batalha e tem uma grande META. 

Por Dihelson Mendonça 
Na foto ilustrativa: Vladimir Horowitz, que nasceu com extrema facilidade para tocar piano, e uma extrema dificuldade para COMPOR música, afinal, ninguém é perfeito! )


Dilma ouve cantos por Campos durante velório de Suassuna


A presidente Dilma Rousseff teve que conviver com cânticos em favor de Eduardo Campos, candidato do PSB à presidência, durante o velório do escritor paraibano Ariano Suassuna, em Pernambuco, estado no qual Campos foi governador até este ano.

Durante o momento em que os candidatos à presidência estiveram no local, o público entoou a música "Madeira do Rosarinho", que era cantada sempre por Suassuna nos comícios de Campos desde 2006, quando o pernambucano foi eleito governador pela primeira vez.

Suassuna era casado com a tia de Renata Campos, mulher do ex-governador de Pernambuco, e nos últimos meses já havia declarado publicamente seu apoio à campanha de Eduardo Campos. Dilma deixou o enterro antes do concorrente e, na hora da saída, teve único e rápido contato com o pernambucano.

Estadão Conteúdo - Dilma durante velório de Ariano Suassuna


Após críticas, Israel afirma que Brasil é 'anão diplomático'


Após críticas à postura israelense no conflito com palestinos na Faixa de Gaza, o Ministério das Relações Exteriores de Israel, por meio de seu porta-voz Yigal Palmor, afirmou que o Brasil é um "anão diplomático".

"Essa é uma demonstração lamentável de por que o Brasil, um gigante econômico e cultural, continua sendo um anão diplomático", afirmou Palmor ao The Jerusalem Post ao comentar as declarações do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, que considerou "inaceitável" o conflito na Faixa de Gaza, ponderando que Israel usou "força desproporcional" nas ofensivas.

Ainda sobre as afirmações brasileiras, Palmor afirmou que esse tipo de declaração tem "relativismo moral que faz do Brasil um parceiro diplomático irrelevante". O Brasil foi um dos 29 países que votou na última quarta-feira (23) pela investigação das ações de Israel em Gaza.

Yahoo


Cientistas captam sinal de rádio vindo do espaço


Um sinal com duração de fração de segundos. Um radiotelescópio em Arecibo, Porto Rico, captou uma frequência misteriosa vinda do espaço. Segundo os pesquisadores, o sinal é emitido milhares de vezes ao dia. Essa frequência de rádio é a primeira a ser captada por outro instrumento além do radiotelescópio Parkes, na Austrália, de acordo com as informações do site History Channel.

Como não existiam resultados similares até o momento, os cientistas acreditavam que os sinais eram de fontes terrestres ou de locais próximos à Terra. "Nosso resultado é importante porque elimina qualquer dúvida de que essas ondas de rádio não sejam de origem cósmica", disse Victoria Kaspi, professora de astrofísica da Universidade McGill, sediada no Canadá.

Agora, os pesquisadores querem determinar a origem dessas emissões de rádio. Elas podem ser originadas da evaporação de buracos negros, da fusão de estrelas de nêutrons ou de explosões de magnetars - estrelas de nêutrons com campos magnéticos fortes. É difícil detectar a origem desse sinal mesmo que aconteçam mais de 10 mil vezes ao dia, pois eles duram frações de segundo. Você acredita em extraterrestres? (vi no The Blaze)

Por Charles Nisz | Vi na Internet
Foto: History Channel


Homem mais rico do mundo acha que você só deveria trabalhar 3 dias por semana



SÃO PAULO - O homem mais rico do mundo pela Revista Forbes, Carlos Slim, quer reduzir a carga de trabalho semanal de seis dias para apenas três. Assim, as pessoas teriam uma qualidade maior de vida e poderiam aproveitar melhor as suas juventudes. 

Assim, em contrapartida as pessoas se aposentariam mais tarde - já que a expectativa de vida cresceu, as pessoas poderiam se aposentar aos 70 ou 75 anos de idade. Para ele, essa mudança é radical e necessária, para que as empresas mudem sua forma de encarar seus próprios funcionários. 

Outro ponto é que as pessoas teriam que trabalhar um pouco mais por dia. Ao contrário das jornadas de trabalho de 8 ou 6 horas, na maioria dos países, as pessoas trabalhariam até 11 horas por dia. Pelo maior descanso, as pessoas supostamente seriam mais criativas e motivadas. 
E ele começou a aplicar isso em suas empresas. Na Telmex, sua empresa de telefonia do grupo América Móvil, o mexicano instituiu um regime de pós-aposentadoria voluntário. Os funcionários são obrigados a se aposentar legalmente depois de 50 anos de trabalho, mas podem continuar na empresa caso assim desejem. 

Com essa escolha, eles passam a trabalhar apenas quatro dias por mês, recebendo o mesmo salário do que anteriormente. Slim falava em um evento no Paraguai, outro país em que suas empresas são fortes. 

InfoMoneyInfoMoney – qui, 24 de jul de 2014


Avião cai no Mali com 116 pessoas a bordo



Um avião da companhia Air Algérie que caiu nesta quinta-feira com 116 pessoas a bordo quando ia da capital de Burkina Fasso a Argel, capital argelina, foi localizado no Mali, após horas de intensas buscas. Após informações contraditórias sobre o local exato da queda, uma autoridade de Burkina Fasso anunciou na noite desta quinta-feira que a aeronave havia caído perto da fronteira entre Burkina Fasso e o Mali.

"Acabamos de encontrar a aeronave da Argélia. Os destroços foram localizados (...) 50 km ao norte da fronteira com Burkina Fasso", na região de Gossi, declarou o general Gilbert Diendiéré após uma reunião de crise em Uagadugu. Pouco antes, o presidente malinense, Ibrahim Boubacar Keita, tinha afirmado que destroços haviam sido localizados no norte do Mali, mas em uma área diferente, "entre Aguelhoc e Kidal", perto da fronteira com a Argélia, sem dar maiores detalhes. A aeronave, operada pela companhia espanhola Swiftair, levava 110 passageiros -51 deles franceses- e seis tripulantes de nacionalidade espanhola.

AFP - (Arquivo) Aviões da Air Algerie em Argel




Após 16 horas de velório e desfile em carro aberto, Ariano é enterrado



Após 16 horas de velório, o corpo do escritor, dramaturgo e poeta Ariano Suassuna foi enterrado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. O sepultamento foi precedido pela leitura de dois poemas, a pedido da viúva, Zélia de Andrade Lima. Um dos netos do casal, João Suassuna, recitou "Acahuan", que Ariano escreveu em homenagem a seu pai, e "A mulher e o reino", feito para a esposa. Todos os parentes acompanharam a leitura muito emocionados e Zélia foi amparada por eles.

O caixão chegou ao cemitério pouco antes das 17h, após ter desfilado em carro aberto, em um veículo do Corpo de Bombeiros, fazendo o percurso desde o Palácio do Campo das Princesas, local do velório. Ainda no palácio, os netos de Ariano carregaram o caixão até o carro, ao mesmo tempo em que os presentes aplaudiam e cantavam -- o frevo "Madeira que cupim não rói" e o grito de guerra do Sport, time do coração do autor. Um dos filhos de Ariano, o artista plástico Dantas Suassuna, acompanhou o caixão do pai durante o trajeto. A cerimônia de sepultamento contou ainda com salva de tiros, a execução instrumental da Ave Maria e da Oração de São Francisco, e uma chuva de pétalas.

Fonte: G1


Madeireiros versus Marina Silva - Por: Emerson Monteiro

Quem descrer dos temas apocalípticos não perde por esperar, porquanto a fome da madeira ronda os mercados mundiais com um apetite jamais imaginado, sobretudo nos países ditos ricos, os que têm a goela dilatada pela ganância imperialista e dormem debaixo dos escombros do que eles mesmos destruiriam; acumularam capitais dos botins das vitórias nos séculos sem fim da vileza.

Falava isto quando saía Marina Silva do governo Luiz Inácio da Silva, logo eu que achava a máquina nacional conivente e as políticas governamentais pálidas para conter a destruição do pouco que resta das florestas, considerando a realidade do que, há poucos anos, presenciei das agressões no serrado maranhense, no Tocantins e no Pará, diante da febre da soja e do nelore.

Sempre reclamei de que uma administração progressista deveria um tanto na contenção dos desmandos ecológicos, nesta era de pouco respeito ao assunto, quando inúmeros aventureiros se lançam de bandeiras em punho, nos bares e nas praças, a pedir justiça verde, inconformados pelo pouco ou nenhum resultado das campanhas editoriais encetadas nos gabinetes de Brasília e nos quadros das televisões, nos programas matinais dos fins de semana. Esse alarido postiço nos murais das escolas precisa de autenticidade, revirar de mesas nos salões das festas. Menos teoria e melhores práticas.

E a Ministra. que vencera algumas batalhas, reduzira em alguns dez por cento a eliminação da natureza, a troco de seis anos de aborrecimentos e perseguição, sinais de pouca preocupação objetiva daquilo que se pretende como um todo generalizado. Uma voz perdida na multidão (?) dos interesses economicistas dos planos nacionais e das expectativas de vencer as demandas. Porém os empresários da madeira não dormem. Os tratores não silenciam. Os rebanhos comem a soja para alimentar a os ocidentais, herméticos e silenciosos em seus apartamentos de luxo e sua dureza de coração.

O palco perdeu alguém que dispunha da coragem de segurar a barra, disto sei. Do tipo de que sei quão mudada se reverterá a superfície do Planeta, no Brasil, após a eliminação das últimas espécies de árvores no intestino daqueles que adoram o deus da ilusão e agridem a natureza em face do sentimento esquisito de impotência por conta da ignorância da coletividade comum.

A geração de hoje haverá de plantar os pomares de dois séculos adiante, caso pretenda preservar a existência da vida na Terra, quero assim concluir. Mãos à obra, pois! Hora boa de, ao menos, falar, quando larga o trem um dos seus fieis passageiros, que lutou a fim de contar os desmandos da farra madeireira que ronda o resto de vegetação nas periferias adormecidas.

Agenda dos candidatos ao Governo do Estado para hoje, 25 de Julho de 2014



Fonte: Eliomar de Lima



Grupo de investigação do Ministério Público Eleitoral é extinto em meio a crise


Um novo capítulo da crise entre membros do Ministério Público (MP) do Ceará atingiu desta vez a estrutura de fiscalização das eleições de 2014. Alegando “vários problemas externos”, o procurador regional eleitoral, Rômulo Conrado, dissolveu a equipe que auxiliava a Procuradoria em investigações sobre fraudes, abuso de poder, corrupção e outros crimes relacionados à campanha política.

O Grupo de Atuação da Procuradoria Eleitoral (Gapel), criado por Conrado em outubro de 2013, deixa de existir. “A ideia era fazermos um trabalho diferenciado, mas houve uma série de resistências que causaram prejuízo ao nosso trabalho”, justificou. Composto por cinco promotores de Justiça – integrantes do MP estadual –, o Gapel se tornou o centro da crise no MP cearense. Sua atuação vinha sendo criticada por parte do Ministério Público Federal (MPF), que questiona a competência jurídica dos promotores em algumas atividades no âmbito eleitoral.

O procurador da República Oscar Costa Filho, um dos que contestam a legitimidade do Gapel, afirmou que havia “vício de investidura”, já que, segundo ele, os promotores agiam indevidamente como procuradores eleitorais. “Eles já vinham em marcha forçada. Isso foi pesando, até que ele não aguentou”, avaliou Costa Filho, referindo-se à extinção da equipe. Em linha oposta, Rômulo Conrado argumentou que o comando dos processos investigativos era feito pela Procuradoria Regional Eleitoral, e que Grupo atuava apenas como braço auxiliar, prerrogativa prevista em lei, conforme alegou.

Consequências

Perguntado sobre os efeitos do fim do Gapel para a fiscalização da campanha deste ano, Conrado admitiu que “há prejuízo”. “Agora a gente vai ter de consultar sozinho todo o trabalho investigativo nos municípios. O Gapel fazia uma ponte entre a gente (MP eleitoral) e os promotores, nas cidades. Agora esse caminho vai ficar mais difícil”, analisou. Desde o ano passado, o Grupo vinha participando de investigações sobre supostos crimes envolvendo a disputa por votos – casos que não foram revelados ao O POVO, para evitar o comprometimento das apurações. De acordo com Rômulo Conrado, o trabalho terá continuidade, e os promotores continuarão exercendo o poder de investigação, separadamente, em suas comarcas.

Fonte: O POVO


Em ato de campanha, Dilma defende novo ciclo de desenvolvimento para o país


A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, defendeu que o Brasil ingresse em um novo ciclo de desenvolvimento, baseado na infraestrutura, na educação e na inovação. Ela participou, ontem à noite, de um compromisso de campanha no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, que reuniu o vice-presidente, Michel Temer, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, candidato à reeleição, e dezenas de prefeitos fluminenses.

Em um discurso de 32 minutos, Dilma ressaltou a parceria política e estratégica do governo federal com o governo do Rio, iniciada durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-governador Sérgio Cabral, que, segundo ela, proporcionou ao estado a retomada de setores econômicos fundamentais, como o de estaleiros, além de ter propiciado a conclusão de projetos viários importantes, como o Arco Rodoviário e o Bus Rapid Transport (BRT) Transcarioca, inaugurados recentemente.

“Tiramos as pessoas da miséria, agora precisamos dar um salto. Precisamos de um novo ciclo de desenvolvimento, investindo em infraestrutura, educação e inovação”, disse a presidenta durante o discurso. Dilma deu o exemplo de que, hoje em dia, o investimento em banda larga é tão importante quanto a construção de rodovias.

A presidente destacou que o Brasil conseguiu sair da crise econômica mundial em posição melhor do que outros países. “Por qualquer critério, o Brasil é um país que se saiu muito melhor do que todos os demais, diante da crise. Enquanto eles desempregaram 60 milhões de pessoas, nós criamos 20 milhões de empregos”, comparou.

Ao final, ao comentar as várias previsões negativas que são feitas para o país, mas que, segundo ela, não se realizam, Dilma disse que esta será uma campanha eleitoral “da verdade contra a mentira, da verdade contra o pessimismo”.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Wilson Dias




Vacinação contra sarampo vai até hoje, sexta-feira, 25 de julho


Termina nesta sexta-feira, 25 de julho, a campanha de vacinação contra o sarampo no Ceará, iniciada em 27 de junho em 158 municípios. Pais e responsáveis devem levar as crianças aos postos de saúde e salas de vacinação dos 140 municípios queainda não atingiram a meta de imunização. A orientação do Ministério da Saúde é de vacinação de 95% das crianças em todas as faixas etárias de seis meses a menores de cinco anos, para interromper a cadeia de transmissão da doença. Até a manhã de quarta-feira, 23 de julho, a cobertura nos 158 municípios era de 55,48% da população-alvo de 310.838 crianças, com 172.457 doses aplicadas. Dezoito municípios já cumpriram a meta de imunização.

Os 26 municípios que já realizaram campanha de vacinação contra o sarampo imunizaram 97,83% das 283.222 crianças menores de cinco anos, com aplicação de 292.244 doses. A campanha de vacinação ocorreu no primeiro semestre deste ano nos municípios de Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Itaitinga, Pacajus, Pindoretama, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Guaiúba, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama, Aracati, Jaguaribe e Camocim. A campanha de seguimento estabelecida pelo Ministério da Saúde para todo o Estado, incluindo as duas etapas da campanha, imunizou, até agora, 78% das 595.060 crianças menores de cinco anos, com a aplicação de 464.701 doses da vacina.

A Secretaria da Saúde do Estado orienta os municípios que ainda não atingiram a meta de vacinação a adotar como estratégia a busca ativa de crianças não vacinadas em creches e escolas. Pais e responsáveis devem levar crianças de seis meses a menores de cinco anos para vacinar, mesmo que já tenham recebido a vacina tríplice viral na vacinação de rotina. Os municípios também devem intensificar as ações de
imunização contra o sarampo na vacinação de rotina da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, conforme definido no Calendário Nacional de Vacinação.

ASCOM - Governo do Estado



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30