xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/07/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 julho 2014

V PALCO SONORO URCA

Elisa Moura será um dos destaques do V Palco Sonoro URCA

Local: Stand do Geopark/URCA na Expocrato 2014

Dia 14/07 (Segunda)
19h00 – Nuverse
20h00 – André Oliveira
21h00 – Dom Rasta

Dia 15/07 (Terça)
19h00 – Elisa Moura
20h00 – Calazans Callou
21h00 – Panticola e Casaca de Couro

Dia 16/07 (Quarta)
19h00 – Aécio Ramos
20h00 – Soul Musical
21h00 – Algarobas

Dia 17/07 (Quinta)
19h00 – Os Peleja
20h00 – Geração Ypisilone
21h00 – Blues Cream

Dia 18/07 (sexta)
19h00 – Os Caba de Gonzaga
20h00 – Forró di Raiz
21h00 – Raphael Belo Xote

Dia 19/07 (Sábado)
19h00 – Águas em Marte
20h00 – Dudé Casado
21h00 – Tiro Certeiro


URCA realiza I Feira de Cultura e Turismo de Municípios do Cariri na ExpoCrato, em parceria com cidades da Região



Foto: arquivo/URCA

A abertura oficial será na noite deste domingo e na segunda-feira, acontece o cortejo da cultura popular, com mais de 600 brincantes de nove cidades da região e interior de Pernambuco

Pela primeira vez municípios do Cariri estarão apresentando suas principais potencialidades em caráter conjunto, por meio da I Feira de Cultura e Turismo de Municípios do Cariri. Serão nove cidades, com os seus principais atrativos na área do turismo, além das riquezas culturais sendo expostas para um público estimado em cerca de 20 mil pessoas, de 13 a 20 de julho, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato.

O evento poderá passar a integrar um calendário permanente durante o período da ExpoCrato e envolver mais municípios da região nos próximos anos. Neste primeiro ano, uma homenagem especial a um dos expositores, na cidade sede da I Feira, com o tema “Abraçando os Municípios, nos 250 anos do Crato”.

No momento em que se debate várias formas de viabilizar e fortalecer o turismo na região, os gestores junto com a Pró-reitoria de Extensão da URCA buscaram debater novas alternativas de divulgação. Segundo a pró-reitora, Sandra Nancy, a ExpoCrato é o maior evento da região e a própria universidade já tem um espaço determinante, levando aos visitantes, todos os anos, a sua produção científica, ações junto à sociedade e também essas riquezas. Conforme ela, a feira nasce com a diversidade e a cara do Cariri, com toda a sua riqueza e peculiaridades. “É uma forma não apenas de fortalecer esses segmentos, mas divulgar”, diz.

As cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Santana do Cariri, Missão Velha, Nova Olinda, Assaré estão entre as que deverão compor o consórcio de turismo a ser criado, e para isso contará com um mapeamento das principais potencialidades dessas localidades. Também foram convidados para participar das feiras os municípios de Várzea Alegre e Exu, no Pernambuco. A pró-reitora justifica a participação dessas cidades, por conta de várias ações já desenvolvidas em conjunto.

Como forma de divulgar a gastronomia desenvolvida na região e mais especificamente nessas localidades, será criado espaço regional, com a degustação dos principais pratos com o sabor caririense. A feira terá abertura oficial no dia 13, às 20 horas.

No dia 14, acontece um grande cortejo saindo da praça da Sé, às 17 horas, em direção ao parque de exposições e a feira. Serão cerca de 60 grupos, com mais de 600 brincantes, representando todas as cidades, com maneiro-pau, reisados, quadrilhas, bandas cabaçais, grupos de coco, escolas de samba, sanfoneiros, repentistas, grupos de xaxados, penitentes, incelências, lapinhas, dentre outras manifestações da cultura. Durante a semana haverá roda de conversas, com representantes dos municípios, à tarde, e à noite, no espaço do Ginásio Poliesportivo, com apresentações regionais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da URCA

CRATO - Cidadã reclama da falta de responsabilidade dos órgãos públicos


Absurdo, inacreditável a total falta de responsabilidade, dos órgãos públicos que concederam autorização para o nivelamento e aterramento do leito do rio localizado no Bairro Santa Luzia, aqui em Crato.Além da gritante questão ambiental, nós moradores de todo o bairro estamos vivendo um verdadeiro inferno com a poeira que invade as nossas casas num nível absolutamente insuportável. As máquinas vorazes cavam, cortam morros,enquanto a nuvem de poeira provoca toda sorte de judiação com nós, moradores.Socorro SEMACE, Secretaria do Meio Ambiente, tomem providências .. um carro pipa resolveria parcialmente o problema.Não podemos, em nome de uma especulação imobiliária irresponsável, vivermos por um período de 2 anos, prazo pra aterramento do rio, esse inferno que nós foi imposto.

Ana Rosa Dias Borges
Foto: Dihelson Mendonça 


A crônica da Semana -- por Armando Lopes Rafael

A “Copa das Copas” ou a derrota das derrotas? 

   Que Copa, hein? Esta de 2014 ficará definitivamente marcada – ad perpetuam rei memoriam – no imaginário popular brasileiro, não como a “Copa das Copas” (como apregoava a presidente da República), e sim como a “A maior derrota esportiva da história" deste que é (era?) o “País do Futebol”.
   Pois é. A ficha (finalmente) caiu. E deu no que deu. Agora não adianta chorar sobre o leite derramado. Nem ficar remoendo a maior humilhação coletiva já sofrida – em cinco séculos de existência – desta brava gente brasileira. Aí incluída a que ficava em frente à televisão, no recinto dos seus lares, como a que ia aos estádios. Esta,  que, antes dos jogos, cantava o hino nacional à capela, isto é o hino completo, e não somente os três minutos iniciais da antiga Marcha Imperial, exíguos momentos estipulados pelo “Padrão FIFA”.
   O Governo da “Gerentona” já sinalizou ter a solução para evitar novas catástrofes como esta que a Alemanha impôs ao Brasil na última terça-feira. Quem imaginou numa intervenção estatal na CBF acertou na mosca!  Nem poderia ser diferente, partindo do atual governo federal!
Nos protestos por melhoria na saúde pública – feitos pelo povo, nas ruas, em junho do ano passado –, o governo do PT achou a “solução”: a contratação de 13 mil médicos cubanos.  Um objetivo oculto para o dinheiro do contribuinte brasileiro  sustentar a mais antiga e sanguinária ditadura do continente americano. Pois os médicos formados em Cuba recebem uma ninharia do salário mensal de doze mil reais. A maior parte vai para as mãos da dinastia dos irmãos Castro, que há 55 anos controlam com baionetas e chicote a vida da miserável população cubana.
  Mas, perguntará alguém, o que o Governo tem a ver com o controle do nosso futebol? Convenhamos, perder de 7 x 1 para os alemães deixou de ser um acontecimento esportivo para virar um fato político, no Planalto Central. O Governo Federal pegou o gancho dessa derrota, e quer fazer o adotado  no pós-protestos de rua pedindo saúde e educação pública de qualidade, em 2013. Os "aspones" do Palácio do Planalto concluíram: “Não dá mais para ficar cantando “deixa a vida me levar”.  É verdade. Não são discursos ufanistas e vazios que levam a vitórias. Esses discursos vêm emprenhando nossos ouvidos há doze anos. E não resolveram absolutamente nada! Agora, falar em intervenção do governo na atividade futebolística... francamente, é dose cavalar!  Não dá nem para imaginar!
    Uma curiosidade que não quer calar: quantos bilhões de reais custaram ao contribuinte cada gol brasileiro, na Copa do Mundo deste ano?  É até bom nem calcular.
     Fosse vivo, Carlos Drummond de Andrade assim versejaria:                     


E agora Brasil?
 A festa acabou
A conta ficou
Nossa seleção se apagou
 O povo sumiu
O viaduto caiu
A saúde pública piorou
Segurança Pública faltou
A inflação disparou
 E o povo brasileiro surtou. 

  Acima,  foto feita no jogo Brasil X Alemanha, no Mineirão, dia 08/07

PS – O palpite infeliz da Copa também veio da “gerentona” Dilma Rousseff. Disse ela: “A Copa do Mundo é uma “belezura” para “azar dos urubus”. A frase foi proferida um dia antes da estonteante, acachapante e humilhante derrota da seleção brasileira, frente ao “trem-bala” alemão. No mesmo dia do anúncio de que a produção de automóveis desabou e a inflação havia estourado a meta anual.
 O “poste”, definitivamente, não acerta uma!

As coleções - Por: Emerson Monteiro


Desde criança que houve em mim disposição para colecionar alguma coisa, talvez por influência de amigos, parentes, mas lembro dessa tendência de reunir e guardar, com especial apego, flâmulas, chaveiros, caixas de fósforo de propaganda, selos, quadros de fita de cinema, estampas do sabonete Eucalol, postais, até chegar nos livros e discos, as manias atuais e persistentes.

Imagino mesmo que por essa fase passaram muitos de minha geração; passaram ou nela permaneceram, chego a admitir.


As primeiras coleções que alimentei escondia debaixo de sete capas, na cômoda em que, também, ficavam minhas roupas. Representavam algo secreto, tesouro precioso de acesso só individual. Esperava sempre, quais acontecimentos felizes, a surpresa de novas aquisições, que, de raro em raro, apareciam através de um amigo, um primo, de perto, ou de longe.


Os quadros de fita de cinema mexeram forte com minha imaginação, pois representavam relíquias valiosas do que ocorria dentro das salas de projeção, retrato fiel de atores e cenas. Em Crato, nesse tempo (primeira metade da década dos anos 60), existiam outras pessoas que também se dedicavam a reunir os pedaços de celulose que sobravam das quebras das fitas, nos cinemas que da época (Cassino, Moderno e Educadora). Vem à memória Temóteo Bezerra e Chico do Moderno, que possuíam os melhores acervos de quadros de filmes famosos, os mais caros e procurados.

O ímpeto de colecionar
cresceu de intensidade quando descobri selos, os quadradinhos coloridos que viajam nas cartas trazendo o magnetismo de lugares distantes, mundos diferentes, misteriosos. Esse apego cresceu quando conheci os selos estrangeiros, dos quais formei coleção de quase um milhar, todos carimbados sem mancha ou defeito. Estrangeiros, porque assim acrescentavam a certeza de virem de outras terras bem longínquas, noutras línguas.

Demorava horas e horas a mergulhá-los em bacia de água limpa, em seguida repousando-os entre as páginas de dicionários para secar, quais seres vivos, num verdadeiro ritual que justificava o sonho das coleções.

Somei o gosto pelos selos ao das estampas de Eucalol, do tamanho dos sabonetes que acompanhavam as caixas, três unidades em cada uma. Minha mãe fazia feira na mercearia de seu Zé Honor, na rua Santos Dumont, e éramos atendidos por José Primo, que depois viria a ser meu colega no Banco do Brasil. Zé Primo conseguia com outros fregueses as estampas, que eu colecionava com zelo e possessividade.

Também formei um álbum de figurinhas de países, trajes típicos e bandeiras, tudo no segmento da coleção de selos, querendo aprofundar o conhecimento sobre povos.

Um dia, abusei dos selos, quando comecei a namorar, aos treze, quatorze anos. Notei que eles viraram concorrentes das horas que rarearam no meio das obrigações escolares e das namoradas, porquanto pediam atenções próprias.

Teste de vacina contra a dengue mostra eficácia de 88% em casos hemorrágicos


A revista científica inglesa The Lancet publicou hoje (10) um dos resultado da fase final de uma pesquisa de vacina contra a dengue, que apresentou eficácia de 88% contra o tipo hemorrágico da doença, considerado o mais grave. Desenvolvida pelo laboratório Sanofi, a vacina deve proteger os imunizados contra os quatro tipos da doença. A pesquisa também mostrou redução dos riscos de hospitalizações por dengue em 67%  dos casos.

A previsão é que o estudo seja concluído até o final do ano. Depois disso, a vacina deverá passar pela avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para só então ter a aprovação concedida ou não para disponibilização no país. O processo pode levar cerca de um ano.

Os resultados tiveram com base dados da pesquisa em cinco países da Ásia. Para os quatro tipos da doença, a vacina mostrou eficácia em 56% dos casos depois de três doses, percentual que ultrapassa a meta de redução de mortalidade por dengue estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 50% até 2020.

Para a gerente do departamento médico da Sanofi, Sheila Homsani, o mais importante, além da redução global da doença, é a eficácia da vacina contra a forma mais grave da dengue. “Será um impacto social muito grande conseguir a redução dos casos graves, que são os que levam à hospitalização e à morte”, avaliou.

Os testes desta etapa foram feitos durante 25 meses em mais de 10 mil crianças entre 2 e 14 anos, que, segundo Sheila, é o público que mais sofre com a doença nos países onde a pesquisa foi realizada. De acordo com a médica, no segundo semestre, o laboratório deverá divulgar os resultados da segunda e última etapa dessa fase da pesquisa, que está sendo feita em países da América Latina, inclusive no Brasil, onde 3.550 pessoas estão participando do estudo clínico.

Editor Luana Lourenço
Agência Brasil


Produção industrial do Ceará em maio é a maior do Nordeste


Os dados são do IBGE e foram divulgados nesta quinta-feira (10). No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento industrial do Ceará é o segundo maior do Brasil.

O crescimento industrial do Ceará, no mês de maio, foi o maior entre os estados da Região Nordeste, com 1,2%. Nos últimos 12 meses, o acumulado no Ceará chega a 7%, sendo o segundo maior do Brasil – atrás apenas do Pará com 8,8%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por outro lado, conforme o IBGE, os dados de sete estados apontam redução no ritmo da produção industrial, com destaque para Amazonas (-9,7%), Bahia (-6,8%) e Região Nordeste (-4,5%).

Ainda na série com ajuste sazonal, a média móvel trimestral da indústria mostrou variação negativa de 0,5% no trimestre encerrado em maio, frente à média do mês anterior, e intensificou a queda registrada em abril último (-0,3%). Em termos regionais, ainda em relação ao movimento deste índice na margem, oito locais apontaram taxas negativas: Amazonas (-3,4%), Rio Grande do Sul (-2,7%), Rio de Janeiro (-2,2%), Bahia (-1,8%) e Região Nordeste (-1,6%).

Na comparação com igual mês do ano anterior, o setor industrial nacional recuou 3,2% em maio de 2014 e oito dos quinze locais pesquisados apontaram queda na produção. Os recuos mais intensos de maio ocorreram no Rio de Janeiro (-7,9%), Rio Grande do Sul (-7,8%), Bahia (-6,6%) e Amazonas (-5,8%).

No acumulado em 2014 houve recuos em seis dos quinze locais e todos os seis recuaram mais do que a média da indústria (-1,6%): São Paulo (-4,7%), Rio de Janeiro (-4,3%), Espírito Santo (-3,3%), Bahia (-2,8%), Rio Grande do Sul (-2,5%) e Paraná (-1,7%).

O acumulado nos últimos doze meses avançou 0,2% em maio e mostrou clara redução no ritmo de crescimento frente aos resultados de março (2,0%) e abril (0,7%). Como mostra a tabela a seguir, onze dos quinze locais pesquisados apontaram taxas positivas em maio, mas nove assinalaram menor dinamismo frente a abril. As principais perdas entre abril e maio ocorreram no Rio Grande do Sul (de 5,1% para 3,9%), Bahia (de 2,9% para 1,7%), Amazonas (de 7,2% para 6,1%) e São Paulo (de 0,2% para -0,7%), enquanto Pará (de 4,2% para 8,8%) mostrou o maior avanço no período e o Ceará obteve a segunda colocação.

Governo do Estado do Ceará


GRUPO TERRORISTA ISIS PROMOVE MASSACRES NO IRAQUE E NA SÍRIA, E QUER FORMAR ESTADO ISLÂMICO CONTRA CRISTÃOS E ISRAELENSES



Já existem mais de 500 mil refugiados na guerra promovida pelo grupo ISIS, chefiada por Abu Bakr al Baghdadi, ( considerado o sucessor de Bin laden ). Nos últimos dias, milhares de pessoas foram executadas sumariamente, por se oporem ao duro regime do ISIS, que prega um Islamismo ortodoxo, a obediência absoluta, a submissão dos outros grupos extremistas como a Al Qaeda, e a criação de um califado que se estende desde a Síria ao Iraque, além da erradicação de cristãos e israelenses.

MUITO ALÉM DE UMA GUERRA DE FACÇÕES

A fotos em um site militante mostram combatentes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante ( ISIS ) colocando os cativos em caminhonetes antes de forçá-los a deitar de barriga para baixo em uma vala rasa com seus braços amarrados atrás das costas. As imagens finais mostram os corpos dos homens molhados em sangue depois de disparos. As imagens macabras poderiam aprofundar ainda mais as tensões sectárias enquanto centenas de xiitas acatavam uma convocação feita pelo seu líder espiritual mais reverenciado de pegar em armas contra os militantes sunitas que varreram o norte. Há algumas semanas, a cidade de Bagdá está cercada pelos extremistas, que querem levar a guerra também até as cidades mais ao sul do Iraque, onde pretendem destruir os reverenciados santuários xiitas, coisa que os Iranianos já se revoltam com essa perspectiva e se ofereceram voluntariamente para combater o ISIS, ainda que seja necessário lutar ao lado dos Estados Unidos.

Nos últimos dias, intensificam-se os esforços para combater o avanço das forças rebeldes que se instalaram no Norte do Iraque, principalmente na cidade de Mosul e na Síria. O Exército do Iraque, apoiado por unidades de combate curdas e milícias populares xiitas, montou um cordão de segurança a fim de proteger a capital Bagdá.







Os extremistas do ISIS e os grupos sunitas armados que entretanto se juntaram à insurreição foram obrigados a abrandar o ritmo perante a oposição militar em redor da capital. As Forças Armadas iraquianas garantiam que tinham recuperado a iniciativa contra os militantes, recuperando duas cidades a Norte da capital e “eliminando” 279 terroristas em 24 horas, informou o porta-voz do primeiro-ministro Nouri al-Maliki, numa conferência de imprensa transmitida em directo pela televisão. No entanto, um atentado no centro de Bagdad no último domingo, mostrava que a muralha em torno do centro político maioritariamente xiita é tudo menos inexpugnável: um bombista suicida fez-se explodir, matando nove pessoas e deixando mais de 20 feridos – e a capital em ponto de ebulição.

A 50 quilómetros de distância, na localidade de Khlais, um centro de recrutamento do Exército nacional foi atingido por quatro morteiros, que fizeram seis mortos: três soldados e três voluntários que se apresentavam para o combate contra os sunitas, respondendo ao apelo do clérigo xiita , o xeque Abdulmehdi al-Karbalai. Segundo a Reuters, o sermão da última sexta-feira motivou “milhares de xiitas” a procurar os centros do Exército para “pegar em armas e combater os terroristas, defender o seu país, o seu povo e os seus lugares sagrados”, conforme pediu o líder religioso.

Mais a Norte, entre Mosul e a fronteira Síria, a violência tomou conta da cidade de Tal Afar, onde convivem xiitas e sunitas mas onde a maioria é de origem turca. Os confrontos agudizaram-se quando os residentes dos bairros sunitas recorreram ao ISIS, acusando a polícia e as forças armadas xiitas de estarem a varrer as suas áreas com fogo de artilharia. Os extremistas reagiram entrando em força na cidade e deixando as tropas nacionais, em minoria, sem reacção.


Através do Twitter, os jihadistas do ISIS divulgaram uma série de fotografias que mostram esquadrões de execução em atividade, informando que tinham executado 1700 soldados do exército iraquiano. Nas imagens, cuja autenticidade foi confirmada pelo porta-voz do Exército iraquiano, general Qassim al-Moussawi, vêem-se dezenas de homens a serem conduzidos para valas comuns onde depois terão sido fusilados. As legendas das imagens informam que os mortos eram desertores do Exército do Iraque, que foram capturados pelos insurrectos - segundo o general al-Moussawi, as fotografias foram tiradas na província de Salahuddin, onde ocorreram violentos combates. Os mortos, diz a BBC, serão soldados que se renderam aos islamistas e não desertores.

“Este é o destino dos xiitas que [o primeiro-ministro] Nouri al-Maliki mandou combater os sunitas”, lê-se numa das legendas. Outra mensagem esclarece que a execução dos soldados iraquianos foi uma acção de retaliação e vingança pela morte do comandante extremista Abdul-Rahman al-Beilawy, que esteve envolvido na captura de Tikrit e Mossul, a segunda maior cidade do país. As duas mantêm-se sob o controlo dos extremistas.

A verificar-se, de forma independente, a sua autenticidade, este não será o único crime de guerra cometido nos últimos dias no Iraque, advertiu a alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, referindo-se a relatos já confirmados de outras atrocidades.

A agência da ONU para os Refugiados, e a Organização Internacional para as Migrações, voltaram a alertar para a periclitante situação humanitária em que se encontram os mais de 500 mil iraquianos que abandonaram a cidade de Mossul e outras localidades tomadas pelo ISIS e se estão a encaminhar para a região do Curdistão. Um responsável municipal de Erbil, Rizgar Mustafa, dizia ontem à radio Voice of America que mais de 110 mil pessoas tinham procurado refúgio na cidade, e “esse número deverá aumentar nos próximos dias”.

IRAQUE SOLICITA AJUDA DOS ESTADOS UNIDOS PARA CONTER OS REBELDES

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama descarta o envio de tropas ao Iraque, mas já enviou cerca de 300 emissários que trabalharão em serviços de inteligência, além de drones que sobrevoam o espaço aéreo Iraqueano 24 horas por dia. Nada menos do 9 navios, incluindo 7 porta-aviões com milhares de soldados prontos para a batalha também já se encontram no Golfo Pérsico aguardando apenas as órdens de Washington, mas Obama disse estar avaliando todas as opções a fim de combater o grupo terrorista. Para ele, ações devem ser acompanhadas de esforços locais e por um governo de coalisão. Os Estados Unidos não pretendem retornar à guerra do Iraque, onde gastou mais de 25 bilhões de dólares com armas e o treinamento do exército Iraqueano, e ao que parece, foi tudo em vão, além da perda de milhares de vidas americanas.

No entanto, em breves declarações à imprensa na Casa Branca, Obama advertiu ao governo de Bagdá que ele mesmo foi o responsável pelo desastre ao não conseguir evitar as divisões entre os campos sunitas e xiitas do país. "Os Estados Unidos não vão se envolver em uma ação militar na ausência de um plano político dos iraquianos que nos dê alguma garantia de que eles estão dispostos a trabalhar juntos", disse. "Não vamos nos permitir ser arrastados de volta para uma situação na qual, enquanto estamos lá, estamos abafando as coisas, e depois de enormes sacrifícios feitos por nós, assim que saímos, subitamente as pessoas acabam agindo de maneiras que não são favoráveis para a estabilidade no longo prazo do país".

Os Estados Unidos retiraram as suas últimas tropas do Iraque em 2011, oito anos depois de derrubar o então ditador Saddam Hussein. O presidente Norte-Americano acrescentou, no entanto, que "qualquer ação que tomemos para fornecer assistência às forças de segurança iraquianas deve ser acompanhada por um esforço sério e sincero dos líderes iraquianos para deixar de lado as diferenças sectárias".

Obama ainda disse que será preciso vários dias para avaliar as opções sobre como os norte-americanos poderão ajudar o Iraque a lidar com os insurgentes. "Ninguém tem interesse em ver os terroristas ganharem uma posição no interior do Iraque e ninguém vai se beneficiar de ver o Iraque no caos", disse. "Então os Estados Unidos vão fazer a sua parte, mas entendo que, em última instância, cabe aos iraquianos como uma nação soberana resolver os seus problemas".


Com informações adicionais da AP, Reuters


Ministério Público Eleitoral pede impugnação da candidatura do ex-prefeito Manoel Santana e mais três candidatos do Cariri


O ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Raimundo Santana Neto, “Dr. Santana” e mais três candidatos a deputado estadual do Cariri tiveram o pedido de impugnação das candidaturas pelo Ministério Público Eleitoral ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).

A informação consta no boletim desta quinta-feira (10) do TRE-CE. e trata-se das primeiras investigações dos juízes eleitorais do TRE sobre os pedidos de registros. Além de Santana foram foram pedidas as impugnações das candidaturas de Ana Paula Cruz, Miriam Sobreira e Antônio Roque, este último absolvido pelo STF na terça-feira (8). Todas a pedido do Ministério Público Eleitoral.

O TRE-CE recebeu até agora as quatro impugnações do Ministério Público Eleitoral, em relação aos 768 pedidos de registros de candidatura, que deram entrada no TRE no último dia 5 de julho. O prazo para que o MPE encaminhe novos pedidos de impugnação termina no sábado, 12 de julho.
Ontem (quarta-feira, 9), encerrou o prazo para que os candidatos escolhidos em convenção, que não tiveram o pedido de registro proposto pelo partido/coligação, entrassem com o RRCI (Requerimento de Registro de Candidato Individual). Quarenta novos pedidos foram protocolizados no TRE, fazendo com que o número total de requerimentos de registros de candidatura para as próximas eleições aumentasse de 768 para 808. Dos 40 novos pedidos, 36 foram para o cargo de deputado estadual e 4 para o cargo de deputado federal.

Via jornalista Flavio Pinto




Conheça o sucessor de Bin Laden, o homem mais procurado do mundo - 10 milhões de dólares pela sua cabeça


Organização terrorista que crucifica cristãos quer formar seu próprio país, o Estado Islâmico. ISIS prega a sharia, o ódio aos cristãos e o fim de Israel.


Abu Bakr al Baghdadi, hoje este homem é considerado o mais perigoso terrorista do mundo. Para muitos é “o novo bin Laden”. Contudo, sua organização que responde pelo nome de ISIS (sigla que no original quer dizer Estado Islâmico no Iraque e na Síria), nascida no seio da Al Qaeda atualmente opera de forma independente, sendo muito, muito mais radical.

Seu objetivo declarado é criar um estado islâmico em áreas sunitas do Iraque e na Síria. Nas principais notícias relacionadas com a guerra civil na Síria esse nome aparece repetidas vezes. Acredita-se que a ISIS controle centenas de quilômetros quadrados ao longo da costa mediterrânea da Síria até o sul do Iraque. Suas conquistas mais recentes incluem Mosul, segunda maior cidade do Iraque, o que tem forçado uma forte reação das tropas americanas.

O que mais chama atenção na ação coordenada da ISIS é sua tentativa de estabelecer um Estado islâmico, que se estenda por toda a região onde atua. Ou seja, se for bem sucedida, formará uma nação islâmica sobre solo que anteriormente pertencia a Iraque e Síria. Seria o primeiro país do mundo criado por uma organização terrorista.

Para assegurar seu sucesso, a ISIS impõe a lei islâmica (sharia) nas cidades que controla. Meninos e meninas devem ser separados na escola; obriga as mulheres a usar o véu (niqab) em público. Os tribunais ignoram as leis não religiosas, a música é proibida e o jejum é obrigatório durante o período de Ramadã. Em 2006 eram algumas células terroristas. Oito anos depois, o grupo militante mais perigoso do mundo não poupa ataques contra cristãos, tendo crucificado vários deles na Síria.

Sabe-se que al Baghdadi ficou quatro anos em um campo de prisioneiro de guerra dos americanos no Iraque e que possui Ph.D. em estudos islâmicos na Universidade Islâmica de Bagdá. Para as agências de contraterrorismo ocidentais, sua estratégia é a combinação de fanatismo religioso com organização disciplinada. Sua biografia oficial afirma que ele seria da linhagem do profeta Maomé. Muitos de seus irmãos e tios são pregadores muçulmanos e professores de língua árabe, retórica e lógica. Aos poucos tem conseguido atrair (e absorver) outras facções da Al Qaeda na região.

A ambição desse grupo religioso-político é servir de modelo de nação islâmica e influenciar todas as demais na região. Entre suas ameaças está um ataque a Israel. O sucesso da ISIS tem atraído para as suas fileiras milhares de combatentes estrangeiros tanto voluntários quanto mercenários. Isso permitindo-lhe continuar no controle de parte da Síria enquanto se prepara para sua grande ofensiva no Iraque.  Suas operações incluem atentados suicidas e ataques às forças de segurança em várias regiões ao mesmo tempo. Segundo uma análise do Grupo Soufan, especializado em questões políticas “a ISIS tornou-se, indiscutivelmente, a organização terrorista mais eficaz e implacável no mundo. Agora desafia a autoridade de dois dos maiores estados no Oriente Médio, e tem atraído um número significativo de combatentes, e não apenas do Iraque e da Síria, mas também da Arábia Saudita e outros países árabes, incluindo a Jordânia.” Ciente disso, os Estados Unidos oferecem uma recompensa de US$ 10 milhões pela cabeça de Baghdadi.

Por Jarbas Aragão


Eunício agenda encontro com a população de Maracanaú e Pacatuba


O candidato do PMDB ao Governo do Estado, Eunício 15, cumpre agenda de campanha em dois municípios da Região Metropolitana de Fortaleza nesta sexta-feira, 11. Recebem a caravana da coligação “Ceará de Todos” (PMDB / PR / PSDB / DEM / PPS / PRP / PSC / PSDC / PTN) os cidadãos de Maracanaú, município que foi administrado pelo candidato a vice-governador Roberto Pessoa (PR), e Pacatuba.

A primeira atividade é uma caminhada com Eunício e Roberto em Maracanaú, com concentração marcada para começar às 16h na Avenida 9, em frente a agência do INSS, no Conjunto Jereissati I. Às 19h, Eunício, Roberto e Tasso abraçam a população de Pacatuba, em uma caminhada com concentração na Avenida 19, esquina com a Avenida 74. Na sequência, a comitiva retorna a Maracanaú para, a partir das 22h, participar do tradicional São João, no Conjunto Jereissati I, próximo ao IFCE.

Além de Eunício, Roberto e Tasso participam das atividades os candidatos dos partidos que formam a coligação aos cargos de deputado federal e deputado estadual, apoiadores e militantes. Os três momentos servirão para discutir as propostas da coligação e ouvir da população suas demandas.   

Assessoria de Imprensa - Eunício Oliveira


Camilo Santana recebe apoio de deputados estaduais



Um grupo de 35 deputados, segundo a Assessoria de Imprensa do candidato, manifestou nesta quarta-feira (9) apoio à candidatura de Camilo Santana ao Governo do Estado, pela coligação "Para o Ceará Seguir Mudando". Os parlamentares almoçaram em um restaurante da Avenida Beira Mar com o candidato, além de sua vice Izolda Cela e do concorrente ao Senado Mauro Filho.

O presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque abiu o almoço agradecendo a presença de 35 dos 46 parlamentares que compõe a Casa do Povo. Eles fazem parte da coligação de 18 partidos apoiam a chapa formada por Camilo, Izolda e Mauro Filho: PT, PROS, PRB, PP, PDT, PTB, PSL, PRTB, PHS, PMN, PTC, PV, PEN, PPL, PSD, PC do B, PT do B e SD.

Izolda Cela, candidata a vice-governadora, também agradeceu o apoio dos deputados e falou que está consciente do longo caminho a seguir nesses próximos meses, mas acredita na vitória da coligação. “A luta é muito grande. Eu tenho maior fé no Camilo e sei que ele tem esse compromisso”.

Ainda durante o almoço, Camilo Santana disse se sentir honrado em participar de uma equipe tão comprometida.  No final parabenizou os parlamentares e reafirmou o total engajamento de todos na campanha.

Assessoria de Imprensa - Camilo Santana
Foto: Wilson Bernardo


Vaquejada de Juazeiro do Norte começa nesta sexta-feira



A 38ª edição da vaquejada de Juazeiro do Norte começa nesta sexta-feira, dia 11, no Parque de Eventos Padre Cícero e se estende até o próximo domingo. Trata-se de uma das mais tradicionais derrubadas de gado no Nordeste em meio aos shows com bandas de forró, barracas para vendas de comidas e bebidas típicas e muita movimentação. Tudo começa com a benção e o desfile dos vaqueiros a partir das 8 horas desta sexta-feira com saída do adro da Capela do Socorro.

Durante os três dias, o evento atrai milhares de pessoas e, este ano, destinou premiação de R$ 120 mil para as categorias profissional e amador no grande encontro de campeões do Norte e Nordeste do Brasil, devendo reunir cerca de mil vaqueiros. Serão R$ 80 mil para a categoria profissional e R$ 40 mil para os amadores. A organização do certame vaqueiro está a cargo de Jonathan Carneiro que não esquece de citar a movimentação econômica que o evento garante para a atividade informal.

Ele cita ainda a rede hoteleira, o setor de restaurantes e muitos prestadores de serviços que saem lucrando com a vaquejada que se aproxima de quatro décadas de promoção. De acordo com Jonathan, a tradição da derrubada de boi já faz parte da cultura nordestina. Nos últimos anos a competição tem invadido a madrugada e, às vezes, até boa parte da manhã de segunda-feira até que sejam conhecidos os vencedores.

Via Roberto Moreira


TSE divulga estimativa do tempo de propaganda de candidatos à Presidência


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou hoje (10) a estimativa de tempo que os 11 candidatos à Presidência da República terão no horário eleitoral no rádio e na televisão, que começa no dia 19 de agosto. Os números serão apresentados aos partidos em audiência pública na quarta-feira (16). Após as coligações tomarem conhecimento da minuta, o plano de divulgação definitivo será colocado em votação no plenário do tribunal.

Segundo os dados, a coligação Com A Força do Povo, da candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), terá 11 minutos e 48 segundos. A coligação Muda Brasil, do candidato Aécio Neves (PSDB), ficou com quatro minutos e 31 segundos. Eduardo Campos (PSB), da Coligação Unidos pelo Brasil, terá um minuto e 49 segundos.

O restante do tempo no rádio e na TV ficou dividido entre o PSC, do Pastor Everaldo (um minuto e oito segundos); PV, de Eduardo Jorge (um minuto e um segundo); PSOL, da candidata Luciana Genro (51 segundos), e Eymael, do PSDC (47 segundos). Os candidatos Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) terão 45 segundos para expor suas ideias.

O bloco de 20 minutos que será destinado aos que disputam a Presidência da República foi dividido de acordo com o número de partidos e coligações que registraram candidaturas ao cargo e a suas representações na Câmara dos Deputados.

O TSE definirá a primeira ordem de exibição dos programas em sorteio no dia 5 de agosto. Nos programas seguintes, a ordem seguirá o critério de rodízio. Caso a disputa vá para segundo turno, o bloco de 20 minutos será dividido de forma igualitária entre as coligações.

Agência Brasil



Neymar diz que vai torcer por Messi no domingo


O atacante da seleção brasileira Neymar revelou hoje (10) por quem estará torcendo na final da Copa, no próximo domingo (13), e não será pela Alemanha. “O merecimento de Alemanha e Argentina, por terem chegado à final, vem sendo muito grande. Desejo sorte às duas equipes. Espero que vençam os meus companheiros [de Barcelona], o Messi e o Mascherano. Espero que, para o futebol, pela história que o Messi tem, de ter conquistado muita coisa, quase tudo em sua carreira, ele merece ser campeão. Estou torcendo por ele. É um amigo, um companheiro, e desejo muita sorte”, disse Neymar, durante coletiva de imprensa na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro.

Usando boné com as iniciais de seu nome, aparentando tranquilidade, Neymar reconheceu o fracasso da seleção, mas ainda assim elogiou os seus colegas de equipe: “Fomos fracassados, sim. Perdemos, mas faz parte do futebol, perder ou ganhar. Não queríamos perder dessa forma. Pelo menos eles correram, buscaram até o final. Estavam perdendo de 6 x 0, de 7 x 0, não pararam de correr, não avacalharam, correram como homens, se dedicaram até o final. Eu sinto orgulho de cada um. Eu admiro cada um deles”.

Apesar de se dizer envergonhado pela derrota histórica contra os alemães, disse que não sente vergonha de ter feito parte do time que sofreu a maior goleada na história da seleção brasileira. “Depois dessa derrota que a gente tomou, a gente se sente humilhado, se sente envergonhado. A gente não queria isso. Ninguém precisa falar para a gente ´vocês são a vergonha do Brasil´. Eu não tenho vergonha de ser brasileiro. Não tenho a mínima vergonha de dizer que eu fiz parte dessa equipe que perdeu de 7 x 1”, acrescentou.

O jogador se emocionou e chorou ao comentar os momentos de sua contusão, mas disse que perdoava o colombiano Zúñiga pela entrada violenta. “Foi um lance que eu não concordo, não aceito. Não vou falar que foi desleal, porque eu não estou na cabeça dele para saber disso. Mas da forma que ele veio, não é situação de jogo. Foi um lance que eu não tinha como me proteger, e acabei me machucando. Se fosse dois centímetros para dentro, eu hoje poderia estar em cadeira de rodas”, disse ele.

Neymar reconheceu que ele e o time ficarão marcados para sempre pelo vexame, mas disse que é hora de superar tudo e se preparar para a partida contra a Holanda, pelo terceiro lugar, no sábado (12).

“Hoje eu faço parte de uma seleção que vai fazer história. Infelizmente, vamos ficar marcados por uma goleada, que é um pouco de injustiça, se ficarmos marcados por isso, como aconteceu em 1950 com o [goleiro] Barbosa. A gente tem que dar a volta por cima, temos que voltar a sorrir, não podemos ficar de cara feia, não podemos ficar chorando todos os dias. Já passou. Já sofremos e já choramos o que tínhamos que chorar. Agora é voltar a sorrir novamente, voltar a treinar e entrar sábado em campo para vencer a partida para os nossos torcedores e as nossas famílias”, arrematou.

Agência Brasil 
Foto: VEJA ( Reprodução )


CRATO - Previsão do Tempo para 11 de Julho de 2014


Bom dia,  Crato!


A previsão do tempo para esta sexta-feira, dia 11 de julho de 2014 é de Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. A temperatura média caiu bastante nos últimos dias durante as madrugadas cratenses. 24 graus por volta das 04:00

Outras informações:

Nascer do sol: 05h51 Pôr do sol:17h35
Temperaturas: Max 30º e Min 19º
Ventos a SE  a 15km/h
Umidade Relativa do Ar: 87% e mínima de 44%
Índice UV: Muito Alto

Fontes: INPE e Goes13



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30