xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/06/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 junho 2014

A vontade e o amor - Por: Emerson Monteiro

São as duas forças poderosas, as mais poderosas que existem. A primeira, através do pensamento; a segunda, por meio do sentimento. A primeira, na matéria. A segunda, em todo o Universo. A primeira, restrita aos humanos. A segunda, energia que move tudo o que há, sabor dos deuses e Sol das almas.

O querer, ou a força do querer, mesma força da vontade, rege os relacionamentos diante das realidades objetivas, das crises e intenções dos fenômenos provocados pelas pessoas. Ativa os valores e os princípios. Anima as transformações possíveis e imagináveis, fruto das concepções humanas. Razão principal, ocasiona o desenvolvimento das ideias na prática e permite o ansiado progresso das instituições, ativando meios de sobrevivência de países, raças e continentes. A verdade manifesta da vontade advém do que as religiões denominam Fé, força interior de acreditar, respeitar a existência das forças superiores às circunstâncias só visíveis, perceptíveis através dos sentidos físicos.

O amor, a seu modo, que também pode ser Amor (com letra maiúscula), este postulado essencial preenche o visível e o invisível, o possível e o impossível, capaz de mover montanhas e multidões, diante dos processos de crescimento do conceito espiritual da vida.

Um tanto se escreveu quanto ao sentimento mais alto que existe, o consagrado Amor. Personagem dos romances, filmes e novelas, que citam em tudo por tudo que vende milhões de cópias e poucos, pouquíssimos (não fossem as mães e os pais), e jamais saberíamos de verdade o que é o Amor, a alma dos mundos, justificativa de toda presença, ou ausência, no concerto dos acontecimentos imortais.

A vontade, pois, significa coragem de realizar. O amor, ao seu modo, significa o pressuposto que une as existências, causa original. Enquanto a primeira vence o peso da inércia, o segundo acalma, instruir e justifica o sentido de viver e iluminar o caminho dos que andam pelo mundo em forma de gente.

NOTA DE FALECIMENTO - Geraldo Lobo - Tabelião Cratense



O Fundador e tabelião do cartógio G. Lobo em Crato


"Faleceu hoje em Fortaleza - Ce, o tabelião cratense Dr. Geraldo Macêdo Lôbo; Ele foi o fundador e tabelião por mais de meio século do Cartório G. Lôbo aqui em Crato. Dr. Geraldo como era carinhosamente tratado por todos, era um cidadão de escola e querido por todas as pessoas da região do cariri."

Com informações de Carlos de Alencar



Homem morre de queda ao tentar invadir a casa da mãe dele no Crato


No Crato, a Polícia registrou uma morte por queda a noite de ontem (domingo, 15). A vítima foi identificada como sendo Antônio Marcos Pereira Alves, de 41 anos. Segundo a Polícia, Antônio Marcos tentou invadir a residência da própria mãe, no bairro Alto da Penha, pelo telhado e acabou caindo de uma escadaria.

(Foto: Reginaldo Silva)

A Polícia foi acionada para conter a invasão, mas ao chegar no local, Antônio Marcos já havia sofrido a queda e morrido. Segundo familiares, a vítima era uma pessoa muito agressiva e já havia espancado a mãe  e parentes algumas vezes, por isso, estava impedido de entrar em casa. O caso será apurado pela Delegacia Regional do Crato.

Fonte: Flávio Pinto


Imagem da Padroeira de Crato, depois de mais de 270 anos, sai da Catedral, pela primeira vez, para peregrinar pelas paróquias da Diocese


(Por Patrícia Silva, da Assessoria de Comunicação da Diocese de Crato)

O dia 14 de junho foi dia de festa para os fiéis paroquianos da região forânea V, pertencentes à Diocese de Crato, pois nesta data aconteceu a 1ª peregrinação com a imagem histórica de Nossa Senhora da Penha, padroeira da diocese, que há aproximadamente 270 se encontra na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato. A peregrinação com a imagem, que está dentro das comemorações do centenário da Diocese, vai acontecer em todas as cinco foranias.


O pátio da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, em Campos Sales-CE, foi escolhido pela Forania V, para acolher as centenas de fiéis que participaram da peregrinação, vindo das dez paróquias da região forânea, como também aqueles que se reuniram na cidade de Crato e saíram em carreata. (foto:Patríocia Silva)


Carreata com a imagem de Nossa Senhora da Penha, que saiu da cidade do Crato em direção a Campos Sales. (Foto: Patrícia Silva)

Dom Fernando se mostrou muito emocionado com este acontecimento, lembrou aos fiéis da responsabilidade de dar continuidade à caminhada da diocese para os anos seguintes e os encorajou a estarem sempre firmes na fé, anunciando o verdadeiro amor através de suas ações, como fez Maria. “Hoje Maria fez o mesmo ato que realizou ao visitar sua prima Izabel. Ela saiu de sua casa, na Catedral Nossa Senhora da Penha, e se fez peregrina, romeira e missionária para vir ao encontro de vocês”, afirmou ele.
Sobre a importância de Maria para a vida de fé do cristão, o bispo ressaltou que “amar a Nossa Senhora não deve ser um acessório, mas sim amar o que Deus amou desde toda a eternidade”, e ainda, “Maria é nossa mãe solicita, modelo de vida cristã ela seguiu Jesus e viveu Jesus em todas as suas ações. Nossa Senhora vem aqui para despertar em cada um de vocês a capacidade de cantarem as maravilhas que Deus tem feito em nossa vida, em toda nossa diocese centenária”.


Celebração da Santa Missa na peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Penha, na Forania V. (Foto: Patrícia Silva)

O vigário geral da Forania V, Pe. Francisco César Pereira Retrão, disse considerar esse momento de muito importância e que se sente feliz pela peregrinação começar pela sua região foranea. Segundo ele “a festa já está começando muito bonita e esperamos que todos possam compreender o verdadeiro sentido do jubileu que é despertar nos fiéis a necessidade de assumir cada vez mais a sua fé, o seu cristianismo, a adesão a Jesus Cristo com mais fervor olhando para estes 100 anos de evangelização da nossa diocese”.
Os fiéis que vieram de diversas cidades demostravam muita alegria e fé por todo o contexto do que está sendo vivenciado. Para o estudante Francisco Diego Fernandes Arrais, 24, que veio de Antonina do Norte, este momento marca a unidade entre as paróquias que recebem a padroeira da diocese, “para nós é uma grande honra vivenciarmos este momento nesta festa do centenário, fortalece a nossa fé, pois eu considero um testemunho a nível diocesano da importância de Maria em nossa vida cristã, que nos encaminha para a salvação que é o próprio Cristo”.


Fiéis festejando a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Penha. (Foto: Patrícia Silva)
As réplicas da histórica imagem
A imagem original de Nossa Senhora da Penha, que carrega em si todo um sentido histórico e espiritual, foi doada no ano 1745 por frades capuchinhos do Convento da Penha, da cidade de Recife, a Missão do Miranda, atual cidade do Crato e sede da diocese.
E ao final da celebração cada uma das paróquias da Forania recebeu uma réplica da primeira imagem da padroeira diocesana, que segundo Dom Fernando tem o objetivo de lembrar aos fiéis que “somos uma só família, que vivemos unidos e a presença da Virgem da Penha, que visitará cada comunidade, cada distrito, é para acima de tudo levar o amor de Deus a todos”.


Momento da entrega das réplicas aos representantes das Paróquias da Forania V. (Foto: Patrícia Silva)

A monitora do Memorial Patativa do Assaré, Eva de Oliveira, 30, que veio de Assaré-CE, disse estar emocionada por todo este acontecimento, “estou me sentindo muito feliz, nós viemos receber a réplica de Nossa Senhora da Penha para levar para a nossa cidade, vieram cerca de 30 pessoas, e para nós é um momento muito importante, pois temos a oportunidade de continuarmos esta peregrinação em nossas comunidades. Aqueles que não vieram conosco poderão vivenciar esta festa de fé, que está sendo o centenário, com a peregrinação através da visita da réplica”.


Representantes da Paróquia de Santo Antônio, de Antonina do Norte, com a réplica da imagem de Nossa Senhora da Penha. (Foto: Patrícia Silva)

O secretário geral da comissão para o Jubileu, Pe. Weslley Barros, disse estar satisfeito com este primeiro momento. Para ele “a participação do povo, a acolhida das paróquias foi muito positiva, então só temos que avaliar positivamente, pois os sinais que nós vimos foram sinais de alegria, de participação, de motivação, de uma fé viva que acontece no dia- a- dia do povo de Deus e que quando a gente se reúne tudo se faz mais bonito e mais visível”.
O padre disse também que já se encontra com grandes expectativas para a próxima peregrinação que acontecerá na cidade de Várzea Alegre no dia 21 de junho, saindo da Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, às 15h.

(Texto e fotos: Patrícia Silva)

Seleção Brasileira já está em Fortaleza, Torcida não tem acesso




“Os jogadores do Brasildesembarcaram emFortaleza, na noite deste domingo, 15, para o jogo contra o México. Equipe chegou na Base Aérea, por volta das 19 horas, e seguiu para o Marina Park, na avenida Leste Oeste. Centenas de torcedores aguardavam o time no hotel, mas não conseguiram ver a comitiva.

Multidão fez filas próximo ao Marina, mas o ônibus não foi visto e driblou jornalistas e torcedores. Policiais militares e soldados do Choque fizeram a segurança no local. Entre os fãs, famílias inteiras, muitas com crianças, aguardaram por qualquer sinal dos jogadores.”

Às 14h30min,na Arena Castelão haverá treino.

Fonte: O POVO Online


Eleições 2014 – Cid Gomes tem encontro hoje ( Segunda-feira, 16 ), com Dilma Rouseff em Brasília



O governador Cid Gomes (Pros) terá reunião, a partir das 11 horas desta segunda-feira, no Palácio do Planalto, com a presidente Dilma Rousseff. O encontro está na agenda oficial dela e ocorre a menos de 15 dias do prazo final para definições de candidaturas.

Cid deve tratar sobre o cenário eleitoral local que aponta para um racha na base de apoio de Dilma no Ceará, com possibilidade de palanque a mais pró-reeleição da petisa. O PMDB deve mesmo lançar a pré-candidatura de Eunício ao Governo.

Depois desse encontro, Cid Gomes, ao lado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, reunirá à noite os 22 partidos aliados, no Marina Park, para apresentar rumos.

O governador, durante o primeiro encontro na segunda-feira, 9, demonstrou preocupação com possíveis adesões do PSD e PSC ao PMDB e tratou de acalmar aliados insatisfeitos com a demora na definição da chapa majoritária. Na última semana, Cid esteve em Brasília cuidando de articulações.

O Povo Online


Contribuintes podem sacar hoje restituição do Imposto de Renda


A partir de hoje (16), 1.361.028 contribuintes que declararam o Imposto de Renda neste ano ou estavam na malha fina de anos anteriores poderão sacar a restituição no banco. Desde a semana passada, a Receita Federal abriu a consulta ao primeiro lote do Imposto de Renda Pessoa Física de 2014, além de lotes residuais de 2008 a 2013.

Ao todo, o Tesouro Nacional liberou R$ 2 bilhões. Em relação ao primeiro lote de 2014, foram contemplados 1.350.668 contribuintes, que receberão cerca de R$ 1,9 bilhão. As restituições terão correção de 1,87%, equivalente à variação da taxa Selic – juros básicos da economia – entre maio e junho deste ano.

Os contribuintes de outros anos receberão cerca de R$ 100 milhões. Os pagamentos serão acrescidos de 10,77% para as declarações de 2013, 18,02% (2012), 28,77% (2011), 38,92% (2010), 47,38% (2009) e 59,45% (2008). Em todos os casos, a correção corresponde à taxa Selic acumulada entre maio do ano de entrega da declaração até este mês.

Por causa do Estatuto do Idoso, os contribuintes com idade a partir de 60 anos terão prioridade no pagamento das restituições. Ao todo, 1.275.541 contribuintes idosos e 85.487 com deficiência física ou mental ou doença grave serão beneficiados no primeiro lote.

A relação dos beneficiados estará na página da Receita na internet. A consulta também pode ser feita pelo telefone 146 ou pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones disponíveis nos sistemas iOS (da Apple) e Android.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá procurar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou telefonar para a central de atendimento do banco pelo número 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos) e agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Daniel Lima e Wellton Máximo - Repórteres da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto


PT minimiza falta de Dilma em lançamento de Padilha


Influentes políticos do PT paulista tentaram minimizar a ausência da presidente Dilma Rousseff no lançamento oficial da candidatura do ex-ministro Alexandre Padilha ao governo de São Paulo. Eles trataram com naturalidade o cancelamento da presença de Dilma por conta de questões de agenda e disseram que isso em nada atrapalha a campanha do candidato petista, lançada neste domingo, 15.

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, disse que o partido não pode ficar dependente da presença da presidente em razão do número de compromissos da chefe do Executivo federal. "Se o PT depender da presença da presidente em todos os eventos o partido está lascado. O País é grande e ela é uma só", afirmou, ao chegar no Ginásio da Portuguesa, onde o ato de oficialização da candidatura de Padilha ocorrerá.

O líder do PT na Câmara, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, deu declarações na mesma linha. "Acho importante a Dilma estar presente em todas as convenções estaduais, mas às vezes isso é impossível", disse. Ele afirmou que a militância não vê problemas na ausência de Dilma. "Estamos mais apaixonados por ela depois que ela foi hostilizada com palavrões", completou.

Antonio Mentor, deputado estadual do PT, disse que a falta de Dilma no ato em nada atrapalha a militância do partido no Estado. "A maior virtude do partido é a mobilização. É isso que abala positivamente a campanha", afirmou. A presidente Dilma cancelou sua participação para se preparar para encontro à noite com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

Estadão Conteúdo


RAPADURA CULTURARTE - JOSÉ MENDES DE SÁ RORIZ - Por: Jorge Carvalho



Acima: Crato - Foto: Dihelson Mendonça

Cearense do Crato, Sá Roriz, aos 15 anos de idade, conseguiu falsificar sua própria idade para se engajar na 9ª Companhia de Fuzileiros Navais, lutando na II Guerra Mundial. Sob o comando do marechal Cordeiro de Farias lutou contra o nazi-fascismo no campo de batalha europeu. Foi ferido na guerra e perdeu a vista de um olho. Recebeu inúmeras condecorações e foi reformado como 2º Sargento em 1956.

Tornou-se uma liderança dentre os ex-combatentes e sargentos. No pós-guerra, foi filiado ao Partido Comunista e participou de inúmeras mobilizações sindicais. Morando no Rio com a família, esteve preso várias vezes após abril de 1964, sendo recolhido à Vila Militar, Ilha das Flores, DOPS e Polícia do Exército. Teria ligações com Leonel Brizola e chegou a candidatar-se a deputado federal. Segundo informações dos órgãos de segurança, logo após a derrubada de João Goulart, Sá Roriz esteve vinculado a uma articulação subversiva de integrantes da Polop, desbaratada imediatamente, que foi divulgada pela imprensa como “guerrilha de Copacabana”. Por esse episódio, seria condenado pela Justiça Militar, em 27/11/1969, a cinco anos de reclusão, mesma pena imposta a Rui Mauro Marini e Luiz Alberto Moniz Bandeira, intelectuais brasileiros de expressão nacional.

Consta num documento do CENIMAR, datado de 06/02/1969, que informa sobre o furto de um fuzil do Exército por elementos “contra-Revolucionários”, uma referência ao nome de Sá Roriz, que teria um “aparelho” com João Lucas Alves, dirigente do COLINA que foi morto em março daquele ano, local onde foi aprendido material subversivo.

Em 1965, asilou-se na embaixada do México e seguiu para aquele país. Em 1968, sua filha Suely foi presa e levada à Polícia do Exército do Rio de Janeiro, por ter feito declarações à imprensa em defesa do pai. Sá Roriz retornou em 1969 ao Brasil, para rever o filho Eduardo Licarião Roriz, gravemente acometido de meningite. Ficou vivendo no Brasil, clandestinamente, até sua prisão e morte em 17/02/1973, acusado de estar vinculado à organização clandestina RAN – Resistência Armada Nacional.

Nilmário Miranda e Carlos Tibúrcio informam no livro Dos Filhos Deste Solo: “No início de janeiro de 1973, Sá Roriz escapou por pouco à prisão no Rio. Em represália, os militares do centro de tortura da Barão de Mesquita invadiram a casa de sua mulher e filhos e tomou como refém o jovem Eduardo, então com 18 anos. Levaram-no para o DOI-Codi, onde por três dias passou sede, fome, em cela onde a temperatura oscilava do frio intenso ao calor forte, tomou choques elétricos. Foi seqüestrado no dia 27 de janeiro”. Sá Roriz, ao saber que o filho ficaria preso até que ele próprio se apresentasse e preocupado com as ameaças feitas à sua família, se entregou ao marechal Cordeiro de Farias, sob cujo comando lutara na Itália, acreditando que assim garantia sua vida. No dia 30 de janeiro, Sá Roriz, acompanhado do marechal, foi ao gabinete do chefe do 1º Exército, Sizeno Sarmento, a quem se entregou em troca da liberdade do filho. Levado preso para o DOI-CODI, lá foi morto dezessete dias depois.

Após muita pressão, a família conseguiu a liberação do corpo no Hospital Central do Exército. O atestado de óbito só foi assinado cinco meses depois, no dia 11/06/1973, e não apresenta causas para a morte por “depender de exames laboratoriais solicitados”. Foi enterrado no dia 18/02/1973, no Cemitério Jardim da Saudade. Não ficaram estabelecidas as reais circunstâncias da morte de Sá Roriz. Estando o pedido amparado nos quesitos da Lei nº 9.140/95, o relator na CEMDP encaminhou o deferimento, concluindo que Sá Roriz foi morto sob responsabilidade do Estado.
RAPADURA CULTURARTE

Dôssie: ...
Procedimento administrativo CEMDP: 087/96
Nome: JOSÉ MENDES DE SÁ RORIZ
Data de Nascimento: 30/12/1927
Municipiode Nascimento: Crato (CE)
Status: Morto
Local de morte/desaparecimento: Rio de Janeiro (RJ)
Organização política ou atividade: PCB
Data do Recolhimento da documentação física para o Arquivo Nacional: 06/08/2009
Data de Publicação no DOU: 12/02/1996
Filiação Mãe: Leonina Mendes de Sá
Filiação Pai: Belarmino de Sá Roriz
Idade: 46
Data do desaparecimento ou última vez que foi visto:17/02/1973

Por: Jorge Carvalho - Professor


A SANTA NA FLORESTA - Por: Jorge Carvalho


Esculpida pela inteligência, criatividade e inspiração divina do jardinense José Rangel, a imagem de Nossa Senhora de Fátima, no antigo aeroporto do mesmo nome, abençoa, “guarda” e embeleza a Floresta Nacional do Araripe – Flona. Com mais de cinquenta anos de implantação ali, na solidão, no silêncio do verde que se espalha por imensa área geográfica, a referida imagem faz parte da história religiosa, social e cultural do município do Crato. 

Várias e várias administrações se sucederam à frente do comando administrativo municipal do Crato indiferente aquele monumento religioso, aquela obra de arte de um artista jardinense da maior estirpe, da mais graduada qualidade profissional. Fato esse – o abandono do monumento – lamentável. Quantas famílias ali, no aconchego climático, no mais sublime encontro fraterno... não presenciaram e vivenciaram momentos de descontração, lazer e conforto físico e espiritual num dos mais belos espaços geográficos do nosso município? Quantas e quantas! 

É momento de o poder público municipal ter a coragem e a “vergonha” moral de restaurar a imagem de Nossa Senhora de Fátima no antigo aeroporto do Crato. Imagem da maior importância e identidade para com a história cratense, com o detalhe de ser livre de qualquer identidade política para maior referência histórica.

Jorge Carvalho
Professor


Crato Notícias Administrativas - 16/06/2014


Copa 21 de junho termina no próximo sábado

No próximo sábado, 21,  acontece a final da Copa 21 de junho de futsal, evento realizado pela prefeitura do Crato através da Secretaria de Esporte. A competição congrega diversas equipes que disputam a taça de campeã. A competição tem bons números para apresentar. Foram 38 jogos, mais de 300 gols  marcados e uma média de 250 torcedores  por  rodada.

Manhã de muitas brincadeiras de infância no Mirandão

Crianças brincando de bila, pulando corda, rodando pião, soltando pipas, bambolê, futebol, voley e outras brincadeiras que fizeram parte da infância de muitos adultos, foi este o cenário da manhã do último sábado, 14n para as crianças que estiveram no estádio  Mirandão,  para participarem do projeto Brincadeiras do meu tempo de Infância. O sorriso estampado no rosto  e o suor prazeroso de quem tem muito energia para gastar. O secretario de esporte do Crato, Robério Nogueira, já prepara o segundo momento deste projeto, que busca trazer as brincadeiras saudáveis e que fizeram a alegria de muitos. A ação é uma atividade da Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Esporte e tem como objetivo incentivar e refletir sobre o  lúdico como  forma de desenvolvimento social. 

Fonte: PMC



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30