xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/06/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 junho 2014

As palavras atraem? - Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Mais uma Copa do Mundo! Desta vez no Brasil, fato que não ocorria há 64 anos. No ano de 1950, a nossa seleção teve excelente desempenho, tendo sido vice-campeã mundial, derrotada na final pelo Uruguai, em pleno Maracanã, construído para aquela copa. Um simples empate lhe traria o título, conforme previa o regulamento da  época. Segundo declaração do extraordinário Zizinho, um dos melhores jogadores daquela copa e do Brasil, a nossa seleção perdeu simplesmente porque o Uruguai possuía um time melhor.

No intervalo de tempo decorrido entre 1950 até nossos dias, a Alemanha já promoveu duas copas, o México outras duas; Argentina, Chile, África do Sul, uma copa cada um. Esses três últimos países que se encontram no mesmo nível econômico e de desenvolvimento do Brasil nos provaram que tal competição promovida e organizada pela FIFA não quebrou suas economias. Portanto eu vejo com muita preocupação a ligação dessa copa com o momento político em que estamos vivendo. Como se o resultado da Copa do Mundo tivesse influência direta com o resultado da eleição.

Outro dia, ouvi de uma médica que ela iria torcer contra o Brasil, pois se a nossa seleção for campeã do mundo, ela não suportará mais quatro anos sendo governada pelo PT. E assim, deve ser o pensamento de muitos da nossa elite econômica. E parece que subliminarmente* está havendo um incentivo para que se proteste contra a realização da presente copa. Sendo assim, como explicar o tal de "não vai ter copa!", campanha de cunho puramente fascista? Para pensamentos assim, convém lembrar que as palavras atraem. Entretanto, quando o Brasil perdeu a copa de 1950, e aquela doutora provavelmente não havia ainda nascido, Getúlio Vargas, representante da classe trabalhadora foi eleito, sem nenhuma interferência do resultado da Copa do Mundo.

A nossa seleção participou de todas as copas, desde a primeira realizada em 1930, tendo sido campeã do mundo cinco vezes, sendo até agora a equipe que mais vezes ergueu a taça! Foi a única seleção não européia a ser  campeã em solo europeu, enquanto nenhuma seleção européia ganhou no continente americano.  

Em 1958 o jogo mais difícil para o Brasil foi aquele contra o Pais de Gales, vencido pela "canarinho" por um a zero, gol de um menino de 18 anos incompletos que assombrou o mundo. Registrou a crônica esportiva da época que o goleiro Gilmar, ao entrar em campo nesse jogo, disse para o seu companheiro Nilton di Sordi:
- "Hoje eu morro, mas não perco esse jogo!" - Ao que Di Sordi completou:
- "E eu morrerei junto com você.

Gilmar faleceu no dia 25 de agosto de 2013, às 18h15min, pouco mais de vinte quatro horas depois de Nilton di Sordi que faleceu às 16h15min. do dia 24 de agosto de 2013. Será mesmo que as palavras atraem?


Por Carlos Eduardo Esmeraldo   

Notas:
* subliminar é um tipo de mensagem que não pode ser detectável conscientemente. É rigorosamente proibida de ser veiculada pelos meios de comunicação social.
1)  Dos vice-campeões de 1950 todos os jogadores são falecidos.
2) Dos 22 jogadores campeões do mundo de 1958, apenas sete jogadores ainda estão vivos: Zito, Dino Sani, Moacir, Pelé, Mazola, Pepe e Zagalo.
3) Dos 22 jogadores campeões do mundo de 1962 dez ainda  estão vivos: Jair Marinho, Altair, Zito, Mengálvio, Jair da Costa, Zagalo, Coutinho, Pelé, Amarildo, e Pepe


Notícias do Crato ( Por Armando Lopes Rafael )



Comemorações pelos 250 anos de Crato

Em 08 de março passado, escrevi – neste Blog do Crato –, uma crônica, na qual inseri este paragrafo: “A esta altura do campeonato – faltando apenas três meses para o dia 21 de junho – dificilmente os cratenses terão uma comemoração à altura, motivada pelos dois séculos e meio de existência da sua cidade. Quando muito, acontecerá alguma sessão pífia, com a inevitável presença de políticos, e estes com suas credibilidades em queda livre, mas prenhes em promessas ocas, tendo como moldura suas loas costumeiras”. 

Não deu outra

Meu prognóstico foi, infelizmente, confirmado. Não se tem notícia, até agora, de nenhuma programação por parte da Prefeitura para comemorar uma efeméride tão importante. Mas o povo desta Mui Nobre e Heráldica Cidade de Frei Carlos Maria de Ferrara e o Governo do Ceará não permitirão que passe em branco o dia comemorativo aos 250 anos de criação da Vila Real do Crato, fato ocorrido em 21 de junho de 1764. Aliás, as autênticas festas ou comemorações cívico-populares só têm ressonância quando são apropriadas pelo povo. Ante a gritante omissão da Prefeitura de Crato (mais uma decepção!), eis que o povo se organizou e elaborou uma programação festiva para o próximo Dia do Município.

A programação

Algumas entidades (Associação dos Moradores do Mirandão, Associação Pró-Buriti, Comissão Pastoral da Terra-CPT, Paróquia de São Miguel de Crato, Associação Cristã de Base, dentre outras) programaram para 06:30h da manhã do dia 21 de junho, a celebração de uma missa, presidida pelo bispo de Crato, Dom Fernando Panico (foto ao lado). A solenidade religiosa ocorrerá no antigo “campo de concentração” que serviu de alojamento para os flagelados da seca de 1932. O campo era localizado no bairro Muriti, aquela época chamado Buriti. Assim será feito o resgate – dentro do imaginário popular cratense – da história do “campo de concentração do Buriti”. Este, isolava com arame farpado, um contingente humano, vítima daquela terrível seca. Eram pessoas que chegaram a Crato fugindo dos esturricados sertões do semiárido.

 No campo de concentração teve até revolta popular

Foi no dia 13 de maio de 1932, dia consagrado a Nossa Senhora de Fátima. Segregados do povo simples e da pomposa elite de Crato; premidos pela fome e pelas doenças (aí incluídas as constantes disenterias advindas da farinha de péssima qualidade que era a base da alimentação servida), homens, mulheres, jovens e crianças que viviam no “campo de concentração” se revoltaram. Queriam comida e remédios. Devido à revolta, houve intervenção policial e muitos morreram. Foram sepultados numa vala comum. Estes, e outros mortos daquela seca, jaziam no esquecimento da população cratense. Agora terão suas memórias resgatadas.

A primeira Romaria de Fátima

Após a missa do próximo dia 21 de junho, as pessoas seguirão a pé, numa caminhada já denominada “1ª Romaria de Fátima”. Sairão do local onde vai ser celebrada a missa (próximo à antiga fábrica Sulcepa), no Muriti, seguindo até o gigantesco monumento de Nossa Senhora de Fátima, localizada no Barro Branco, numa distância de 2 km. Os caminhantes participarão da inauguração da imagem da Virgem de Fátima, que será entregue, às 09:30h, pelo governador Cid Gomes ao povo de Crato.

Bye, bye, Barro Branco

Uma novidade: o povo do Barro Branco decidiu mudar o nome daquele bairro. Ele será chamado, a partir de agora, de Nossa Senhora de Fátima. Nome apropriado! Além do monumento, (o mais novo marco da cidade) lá serão construídas pelo Governo do Estado uma réplica da capelinha das Aparições e uma grande praça. Só falta aparecer um vereador sensível aos anseios do povo (será que tem?) para oficializar esta decisão tomada pela população do bairro. Essa mudança vai pegar com toda certeza...


Mais festas pelo centenário da Diocese
Neste dia 14 de junho a imagem histórica de Nossa Senhora da Penha, Rainha e Padroeira do Crato e da Diocese, iniciará o périplo de sua peregrinação pelas regiões forâneas que compõe as 55 paróquias do sul do Ceará. Uma caravana de carros sairá ao meio-dia deste sábado, da Sé Catedral de Crato em direção à cidade de Campos Sales. Naquele município, 10 imagens-réplicas da estátua histórica de Nossa Senhora da Penha receberão a bênção de Dom Fernando Panico e serão entregues as 10 paróquias da Região Forânea 5.

Tem mais

As visitas da imagem histórica da Virgem da Penha, às regiões forâneas, prosseguirão. No dia 21de junho, a imagem será levada à Várzea Alegre. Para o mês de julho estão programadas mais 2 viagens: dia 19 para Juazeiro do Norte e dia 27  para Missão Velha. Ao final, todas as 55 paróquias que compõe a Diocese de Crato terão uma réplica da Virgem da Penha, igualzinha a que foi trazida de Recife para Crato em 1745.

Livro sobre Benigna


E ainda dentro das festividades do centenário da Diocese de Crato foi confirmado para o próximo mês de julho, o lançamento de um livro sobre a Serva de Deus Benigna Cardoso da Silva, cujo processo de beatificação prossegue no Vaticano. Trata-se de um escrito inédito sobre a história da jovem nascida em Santana do Cariri, e lá assassinada brutalmente aos 13 anos, defendendo sua castidade.

      

María Corina Machado no Senado brasileiro: quanto desrespeito a uma mulher digna e valente!!!


Na quarta-feira 2 de abril, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado brasileiro, promoveu uma audiência pública para supostamente debater a crise política na Venezuela e trouxe a deputada María Corina Machado para que ela pudesse relatar o que estava acontecendo em seu país. A decisão foi tomada no dia 28 de março, por iniciativa do presidente da comissão, Ricardo Ferraço do PMDB-ES. A  senadora do PCdoB, Vanessa Grazziotin não aceitou a idéia de se ouvir María Corina sem que também viesse alguém do governo. O senador pelo PSBD, o terrorista Aloysio Nunes, alegou que isso era uma desculpa para que María Corina não denunciasse o que estava ocorrendo DE FATO em seu país, mas que aceitava a proposta desde que não houvesse vândalos do PCdoB agredindo a deputada.

Grazziotin aborreceu-se com essa afirmação e houve um bate-boca entre os dois senadores, quando o senador Eduardo Suplicy, do PT, sugeriu trazer o deputado chavista Rodrigo Cabezas que finalmente foi trocado pela vice-presidente da Assembléia Nacional, Blanca Ekhout.

Grazziotin estava disposta a fazer o que todo comunista sabe muito bem, e o seu partido se esmera mais que qualquer outro: desqualificar provas, quando estas não lhes favorecem ou denunciam, e enaltecer os crimes de ditadores e terroristas, como é o caso de Maduro na Venezuela. Esta gente SABE que defende o indefensável, pois María Corina apresentou para essa Comissão o vídeo que havia preparado para exibir na reunião da OEA, que finalmente acabou não tendo permissão de participar.

As provas apresentadas nesse vídeo são contundentes e de conhecimento do mundo inteiro, não tendo como negar que parte do governo a violência e os crimes de morte que hoje já alcançam a macabra cifra de 40 assassinados. Diante disso, a senadora comunista que idolatra o pedófilo e genocida comunista Mao Zedong, disse que o vídeo era “uma montagem” e que “ocorreram mortes dos dois lados”. Esta aleijada moral teve a ousadia de dizer a María Corina, que está vivendo na pele este horror, o seguinte: “Esse vídeo é uma montagem. Considero a sua exibição um desrespeito ao Senado do Brasil Não queria nos enganar com aquilo”. Bem, foi com essas palavras que esta desqualificada se dirigiu a María Corina Machado, uma mulher valente e patriota que luta, dando a cara e se expondo desarmada, para que seu país não seja subjugado ao comunismo mais abjeto e criminoso dos irmãos Castro.

Em resposta, disse María Corina: “Hoje em dia, o que está em jogo é a democracia. Alguns dizem que na Venezuela há uma guerra civil, mas o que existe é uma guerra contra os civis, promovida pelo Estado. E muitos dos que foram tão ativos nos casos do Paraguai e de Honduras hoje dão as costas à Venezuela”.

O senador Suplicy, completamente senil e que há anos deveria estar num asilo de dementes, criticou a oposição venezuelana por que querer a derrocada de Maduro, sacando o velho chavão de que este usurpador foi “eleito democraticamente”. Com ele fez coro Randolfe Rodrigues do PSOL, dizendo ter “aversão” à palavra “fora” quando se refere a um presidente eleito. E finalmente, Roberto Requião do PMDB, mostrou preocupação apenas com o desabastecimento, e criticou superficialmente a PDVSA por vender petróleo aos países da ALBA por preços muito baixos.

Nas galerias histéricos papagaios de bordel do MST e partidos comunistas, que certamente foram pagos para mostrar sua cólera e horror à verdadeira democracia, gritavam “María Corina golpista!”, mas esquecem-se, os asnos raivosos, que seu ídolo Hugo Chávez foi o primeiro a dar golpe no país, primeiro em 1992 com um saldo de mais de 100 pessoas assassinadas, dentre elas crianças que nada tinham a ver com sua sede de poder, e depois o próprio Maduro, desde que Chávez fez sua última viagem a Cuba e ele apoderou-se do Governo ferindo o que reza a Constituição Nacional. Repetem o que lhes pagam para dizer, nada além disso.

Apesar da vergonha que os brasileiros de bem e amantes da liberdade, da lei e da ordem sentimos, com o posicionamento canalha do governo brasileiro e seus aliados desde que começaram esses episódios, essa visita serviu para deixar claro à María Corina que nós também caminhamos para uma ditadura como a que ela vive hoje em seu país e que aqui ela e os venezuelanos que lutam pela sua liberdade JAMAIS encontrarão respaldo. A cobertura foi pífia e creio mesmo que censurada, pois não se encontrou em lugar nenhum a gravação desta audiência, a não ser parte do discurso dela que reproduzo abaixo.

A clareza, firmeza e tranqüilidade com que María Corina expõe os fatos e explica inclusive a ilegalidade de sua deposição do cargo, aborrecem os espíritos trevosos, como esses senadores comunistas e essa claque paga que a afrontaram com sua visão turva, sua moral ausente, e seu ódio a tudo o que não seja maligno como seus ídolos. Que Deus abençoe e proteja esta mulher corajosa, cuja única arma que possui é a palavra e a certeza de que não pode claudicar na defesa da liberdade e democracia em seu país. Viva a Venezuela livre do comunismo castro-chavista! Fiquem com Deus e até a próxima.

Fonte: http://notalatina.blogspot.com.br/

É HOJE ! - Brasil x Croácia – jogo de abertura da Copa do Mundo

  

A seleção brasileira classificou-se automaticamente para esta Copa do Mundo por ser do país-sede. Mas, na fase de preparação, superou a atual campeã mundial, a Espanha, por 3 a 0 e foi a campeã da Copa das Confederações no Maracanã, mesmo estádio da final do torneio deste ano.

Mano Menezes foi o primeiro técnico do Brasil após a saída de Dunga, ocorrida depois da Copa do Mundo de 2010, a da África do Sul, em que a seleção pentacampeã foi derrotada pela Holanda nas quartas de final. Mas houve mudanças: quem está à frente é uma dupla vitoriosa, velha conhecida dos torcedores: Luiz Felipe Scolari, treinador, e Carlos Alberto Parreira, agora coordenador técnico. Felipão foi contratado para o lugar de Mano, demitido em novembro de 2012 e neste ano novamente treinador corintiano.

Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar; Neymar, Hulk e Fred foram os titulares na decisão da Copa das Confederações contra a Espanha.

Com 17 pontos, a Croácia foi a vice-líder do Grupo A das Eliminatórias europeias, o mesmo da Bélgica, que não sofreu uma derrota sequer. Precisou, então, passar pelos playoffs, em que superou a Islândia após empate sem gols fora de casa e vitória por 2 a 0 (gols de Mario Mandžukić e Darijo Srna) na partida de volta. Clique aqui e conheça o elenco croata.

A Croácia já participou de três Copas do Mundo. Na primeira, em 1998, Davor Šuker estava em grande fase, e a equipe conseguiu chegar às semifinais. O atacante foi o artilheiro daquele Mundial, com seis gols, o último deles o que deu a terceira posição aos croatas contra os holandeses na França. As duas participações seguintes em Mundiais não foram tão bem-sucedidas. Tanto em 2002 como em 2006 os croatas precisaram voltar para casa logo ao término da fase de grupos. Na Copa alemã, o Brasil derrotou a Croácia com gol de Kaká de fora da área.

Fonte: Esportividade.com.br


"Guerra suja": Ministério Público e Polícia investigam quadrilhas que estão usando Internet para caluniar o candidato Aécio Neves


Operação foi deflagrada após PSDB entrar com representação contra 'quadrilhas virtuais' que atuariam contra o pré-candidato 
O Ministério Público do Rio de Janeiro deflagrou nesta quarta-feira, 11, uma operação de busca e apreensão de computadores e equipamentos de pessoas que estariam difamando o senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à Presidência, nas redes sociais. A ação, que contou com o apoio da Polícia Civil, ocorreu no âmbito de uma investigação dos promotores sobre uma suposta "quadrilha virtual" que estaria atuando de forma coordenada para disseminar boatos sobre a vida privada do tucano.
O MP instaurou um procedimento investigatório depois de receber uma representação do PSDB, que identificou com autorização judicial os endereços de IP (o número de registro) dos computadores dos envolvidos. Uma das máquinas estava localizada na sede da Eletrobrás no Rio de Janeiro. Outra representação foi apresentada pela legenda ao Ministério Público de São Paulo depois que os advogados de Aécio identificaram que parte dos ataques virtuais partiram de computadores da prefeitura de Guarulhos, que é administrada pelo PT.
Segundo a legenda, os pedidos solicitados limitaram-se aos que são padrão nesse tipo de investigação: "oitiva de testemunhas, depoimento dos suspeitos já identificados como participantes da quadrilha, e providências para apuração se essas pessoas são remuneradas por terceiros pela execução dessas ações". A assessoria do MP não quis comentar o caso da jornalista alegando que o processo corre sob segredo de justiça.
(Excertos de matéria publicada nesta 5ª feira pelo “Estadão)
                                                                 

SAUDADES DA MINHA TERRA, DO MEU CHÃO


E de repente bate uma saudade gigante da minha terra querida, terra onde nasci e me fiz gente. Saudade das casinhas simples de taipa, pau a pique, água na moringa de barro, ou quartinha, como dizemos. Café torrado e moído em fogão a lenha. Luz de candeeiro ou lampião de gás. Chupar cana, comer jaca, pinha, pitomba, umbu... 

Tudo no quintal de casa ou pelas ruas da vizinhança. Algum "cumpadi" ou "cumadi" sempre tinha o pé de alguma fruta em seu quintal. Farinha de milho torrada e adoçada; uma delícia. Rapadura, mel de engenho e doce de leite cortadinho e quentinho. Bom demais. Tapioca, coco ralado na hora, queijo coalho assado na brasa. Charque, batata doce, jerimum, macaxeira, milho, feijão de corda, farinha. 

Cuscuz com coco, café no "xicrão", mel de engenho com farinha, bolacha "cremi cráqui" molhada no café. Papa (mingau) de farinha, mugunzá, canjica, curau, milho cozido, milho assado. Leite com batata doce, com jerimum, com macaxeira, com arroz, com pão, com farinha. Bolo de macaxeira, bolo de rolo, bolo Souza Leão, bolo de milho, bolo de araruta. Bolacha mata fome ou tareco, bolacha sete capas, bolacha de coco. Cuscuz com peixe seco assado na brasa. O mandacaru "fulorando" e anunciando a chuva no Sertão. Saudade de tudo que nos faz bem e que a distância e o progresso aos poucos vai nos roubando com sua tecnologia voraz. 

Saudade das rodas de amigos nos comércios do nosso torrão natal, do cheiro inconfundível da galinha caipira cozinhando espalhando o aroma pelo ar, saudade da vida simples que deixamos pra trás em busca de um novo viver. Daqui a poucos dias começa a festa da padroeira e lá se vem todo aquele povo encher a rua de novo com risadas e burburinho fazendo a alegria de todos do lugar. É a saudade do meu sertão batendo forte no peito, machucando o coração.

Elder : Advogado
Gravura: Leo Costa


Funceme divulgará avaliação da quadra chuvosa de 2014 no dia 13 de junho


As informações oficiais relativas à quadra chuvosa de 2014, colhidas em todos os postos pluviométricos do Ceará (cerca de 570, distribuídos nos 184 municípios), serão divulgadas na manhã da sexta-feira, 13 de junho, às 9h, na sede da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Na ocasião, serão apresentados os números da pluviometria no Estado e nas Macrorregiões, e os impactos de mais um ano de estiagem, já que, assim como previsto desde dezembro, as precipitações ficaram abaixo da média histórica para o período. Também serão mostrados os fatores que levaram à irregularidade das chuvas e as previsões para os meses da pós-estação chuvosa.

Serviço:
Avaliação da Quadra Chuvosa de 2014 no Ceará
Data: 13 de junho de 2014
Horário: 9h
Local: Auditório da Funceme (Av. Rui Barbosa, 1246 – Aldeota)

Fonte: Ceará é Notícia




Sesc realiza ações em alusão ao Dia Mundial de Combate à violência contra a Pessoa Idosa



Em alusão ao “Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa”, celebrado no dia 15 de junho, o Sesc* realiza, na próxima sexta-feira (13), uma Roda de Conversa. O evento acontece de forma gratuita a partir das 15 horas, no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, no Crato.

Realizada através do Programa Assistência, a iniciativa tem por objetivo discutir os tipos de violência e reforçar a importância de prevenir, identificar e denunciar casos de violência contra a pessoa idosa. A discussão contará com a participação do juiz aposentado Manoel Soares Martins e do idoso Antônio Dionísio, de 111 anos, que falará sobre a fórmula da juventude. Para sensibilizar a sociedade civil sobre as mais diversas formas de violência cometidas contra o idoso, ainda como parte da alusão, acontece na segunda-feira (16) uma caminhada pelas principais ruas do centro da cidade. A concentração será às 8h, na Praça Siqueira Campos. No local, profissionais da área da saúde, enfermeiros, fisioterapeutas, advogados, psicólogos, educador físico e técnicos do Programa Assistência do Sesc darão orientações sobre o tema. A comunidade também irá conferir apresentações culturais, massagens relaxantes, teste de aferição de pressão arterial e glicemia.

SERVIÇO
“Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa”

Roda de Conversa
Local: Teatro Sesc Adalberto Vamozi – Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Data: 13/6
Horário: 15h
Caminhada
Local: Principais ruas do centro da cidade (concentração às 8h, na Praça Siqueira Campos)
Data: 16/6
Informações: (88) 3521.8880
:::Gratuito:::



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31