xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/06/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 junho 2014

André Figueiredo lidera aprovação do Plano Nacional de Educação


O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (3/6) a votação dos destaques ao Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10). O projeto será enviado à sanção presidencial. O PNE define 20 metas para os próximos dez anos em relação à educação no Brasil, determinando que, ao fim desses dez anos, sejam aplicados em educação 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

O deputado André Figueiredo destaca que a educação foi o ponto alto da pauta legislativa do Congresso Nacional nesta Legislatura. Depois da aprovação da Lei dos royaties para a educação e saúde em 2013, da qual foi relator, agora foi a aprovação do Plano Nacional de Educação, o PNE, que vai destinar 10% do PIB para a educação nos próximos 10 anos.

André foi autor do destaque que garantiu a inclusão no PNE, do Custo Aluno-Qualidade, CAQ, que vai garantir que a transferência de recursos do governo federal para a educação nos estados e municípios passe de R$ 9,4 bi para R$ 46,4 bilhões. E a maior parte dessa complementação da União irá para os Estados e Municípios do Norte e Nordeste do país.

“O CAQ introduzido no PNE é a melhor garantia de que teremos salas de aula com um número máximo de alunos por turma, que nenhum profissional da educação – de qualquer lugar do país – receba menos do que o piso nacional salarial, e que todos tenham uma referência nacional de política de carreira, com formação continuada. Além disso, todas as escolas deverão contar com bibliotecas, laboratórios de ciências, laboratórios de informática e quadra poliesportiva coberta”, prevê o deputado.


Para você refletir ! - Por Maria Otilia

Posto abaixo, uma fabula que fala da liderança. De um liderança pautada na confiança, na partilha de funções, no bom senso que um líder deve ter. Seja este líder gestor de escola, gestor político, gestor em uma igreja, etc. Já não há mais espaço, nem tempo para que sejamos líderes autoritários, centralizadores, detentores de poder. Precisamos como líderes , ser tempo, presença e exemplo para nossos liderados. Faça uma boa leitura desta fábula.

       Ensinando Cavalos a Beber Água
Conta a fábula que um fazendeiro comprou um bom cavalo por um bom preço. Deixou-o com seu filho com a incumbência de arar o terreno de sua propriedade para efetuar o plantio da primavera. O cavalo era o mais novo orgulho da família, belo, musculoso, com crina e pelo brilhante.
No primeiro dia, o garoto colocou os arreios no cavalo e o levou em direção do local onde deveria arar a terra. No caminho parou em um ribeirão onde todos costumavam levar os cavalos para beber água. Ele sabia que os animais deviam beber água antes de iniciar o trabalho duro, porém ao levar o cavalo no ribeirão, este se recusou a beber.
Chegando ao local, o garoto colocou todos os aparatos no cavalo para iniciar os trabalhos. Depois de muito custo, conseguiu com que o cavalo, em um dia inteiro, arasse apenas alguns metros de terra e por mais que tentasse, nunca de maneira reta como os outros cavalos faziam. Isso era simplesmente ridículo se comparasse aos outros pangarés que conseguiam arar cinqüenta vezes mais em um dia.
Chateado o garoto retorna para casa. No caminho de volta, para no mesmo ribeirão para que o cavalo pudesse beber água. Novamente o cavalo se recusa a beber água.
Chegando a casa, ele solta o cavalo no estábulo e desesperado, o cavalo vai em direção a tina de água e bebe ofegante até a última gota. O garoto não compreende.
Esta situação se estende por dias, até que um dia, tentando fazer o cavalo beber água no ribeirão, ele se depara com o espírito do ribeirão.
Neste encontro o espírito fala para que o garoto solte o cavalo no ribeirão ao invés de levá-lo para onde todos os outros trabalhadores levavam os cavalos. Com certo receio, o garoto soltou o cavalo e não demorou para que este disparasse ribeirão acima. Cheio de medo, achando que perderia o cavalo de seu pai, correu atrás. Depois de alguns metros reparou que o cavalo parou, foi em direção a margem, cheirou a água e … bebeu.
Novamente o espírito do ribeirão conversa como garoto e explica que o cavalo não bebia no local onde os outros cavalos bebiam, pois lá a água estava sempre barrenta pelo fato dos outros cavalos pisotearem a
margem. Este cavalo em específico queria água limpa e por isso só bebia quando chegava ao estábulo.
Querendo aprender mais sobre aquele cavalo, o garoto questionou o espírito porque ele não arava como os outros cavalos. Por mais que ele tentasse fazer com que arasse em linha reta, o cavalo sempre ia puxando para esquerda ou para direita. Foi ai que o espírito falou ao garoto: – Já tentou soltar as rédeas do cavalo enquanto ele ara? Seu cavalo foi grandioso, foi um campeão de corridas.
O garoto seguiu o conselho do espírito e soltou as rédias. O cavalo começou a arar o terreno em uma espiral e conseguiu terminar o serviço no mesmo dia. Serviço que outros pangarés demorariam dias para concluir. O único problema é que ao invés de arar em linha, arou em espiral, mas isso não afetava em nada o plantio.
Bem, resumindo a fábula é esta. Nas entrelinhas, descreve que um Líder deve entender e conhecer a capacidade de cada um de sua equipe, deixando-os livres para fazerem o que sabem fazer de melhor. Não se deve colocar “cabrestos” nas pessoas. Cada um é “programado” para fazer determinadas tarefas e cabe ao Líder reconhecer esta “programação” e tirar proveito disso em prol dos objetivos por ele traçados.
Autor desconhecido.

VÍDEO - COROAÇÃO DE N.S DE FÁTIMA - CRATO - PROGRAMA "FATOS em FOCO"



Programa FATOS EM FOCO - Veja nesta edição a coroação do monumento a N.S de Fátima, em Crato, acontecida no dia 05 de Junho de 2014 e entrevistas com Governador Cid Gomes e outras autoridades.

Repórter: Ed Alencar

Num patrocínio exclusivo de RVNET


O leão e o macaco - Por: Emerson Monteiro

Lá certo dia, o leão vendo o risco de deixar este mundo sem nunca haver experimentado da carne do macaco, resolveu conquistar o sagaz animal e satisfazer seus apetites. Chamou a raposa e, juntos, criaram espécie de plano que correspondia a uma audiência permanente com todos da floresta bem dentro da gruta que lhe servia de esconderijo.

Daí, começou o movimento, vindo bicho de tudo quanto era canto. Os convidados entravam na furna e passavam horas, depois saíam sem revelar o que acontecia entre eles e o Rei.

Naquilo, o macaco, observador por natureza, ficou de butuca em cima das árvores das imediações, desconfiando que alguma tramoia se desenvolvia na área, envolvendo tanta gente.

Tempo vai, tempo vem, e nada dele tomar gosto, acordar a curiosidade característica e também chegar para negociar com o chefe da floresta.

Nisso, o leão resolveu mudar a tática e ele mesmo veio até a frente da morada no propósito de estabelecer diálogo com o símio ainda pendurado no alto das árvores maiores, longe de suas garras.

- Sim, compadre macaco (que os bichos gostam de tratar uns aos outros desse jeito) – foi falando a fera monumental, enquanto sacudia a juba meio parecido que contrariado. – O senhor vive distante das atividades do meu reinado. Quer contar o que se passa nessa cabeça, meu irmão? – perguntou o soberano, querendo impor autoridade nas palavras.

- Ah, majestade, ando sobrecarregado de compromissos por causa das invasões dos humanos explorando e querendo tudo só pra si – explicou o macaco, já de olhos acesos diante da força do leão.

- Pois, então, amigo velho, entre e venha conversar nos problemas que atravessa, que decerto oferecerei a tranquilidade que procura para suas preocupações.

- É, majestade, mas analisei bem o seu jeito de atender aos súditos. Notei coisa esquisita, e quero salvar minha pele. No chão defronte da porta de sua gruta há muito mais rastros de animal entrando do que saindo – e dizendo isso, mais que ligeiro sumiu desembestado quebrando cipó no eito da floresta, e nunca que quis maiores aproximações com o leão e sua fome de carne de macaco.

O Presente! - Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Em fins de 2012, instalou-se aqui em Fortaleza uma filial de uma grande loja com sede em São Paulo, dessas que colocam suas filiais pelo país afora, até em Capim Grosso de Santo Onofre. Coincidindo com a inauguração dessa filial, recebi pelo correio um bonito pacote, cujo remetente foi a tal loja recém instalada. No interior do pacote um mouse sem fio. E nada mais a acrescentar. Pronto, eles faziam a festa e nós pobres e explorados consumidores recebíamos o presente! Procurando  uma justificativa, comentei com Magali que eu recebera aquele presente do tal magazine, por que na certa o comércio possuía dados que poderiam estar me colocando entre os "clientes em potencial". Coitadinho deles, se dependessem de gente como eu, suas lojas estariam todas quebradas...

Alguns dias depois, precisávamos passar um vídeo de alta definição e para tanto tivemos de comprar um tal de "blu-ray disc". Desculpem a expressão, mas é como chamam um novo tipo de videocassete. Após pesquisarmos em algumas lojas, entre as quais o tal magazine, disse a Magali que iríamos comprar nessa nova loja, pois além do preço ter sido menor alguns míseros centavos, tivemos por lá uma recepção um pouquinho mais acalorada. E além do mais, havia recebido dessa loja um presente, fator que mais pesou na decisão de compra.

Três dias depois, meu primeiro filho veio com sua família passar o Natal conosco. Logo ao chegar perguntou se eu havia gostado do presente que ele havia mandado para mim.
- Qual foi? Perguntei
- Um mouse sem fio que comprei pela internet e pedi que fosse remetido diretamente para o seu endereço.

Todos da minha família fizeram a festa com a minha "boa fé". Bem feito! Onde já se viu grandes capitalistas se preocuparem com a existência de pessoas tão desprovidas de importância como eu? Mas como a esperança é a última a morrer, quem sabe se eu não ganharei o edifício que essa loja alardeia em seus anúncios que vai ofertar aos seus fregueses?

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Estátua a N. S. de Fátima é coroada com êxito na cidade de Crato, no Ceará



A cidade de Crato-CE presenciou na tarde da última quinta-feira, dia 05 de junho, uma grande realização; Dizem que quando se sonha só, é apenas um sonho, mas quando se sonha de forma coletiva, a muitas mãos, este sonho pode vir a se tornar realidade. 

Há muitos anos, o Deputado Estadual Ely Aguiar investiu todo o seu empenho e quase toda a sua verba parlamentar num único propósito: Construir uma enorme estátua à N.S de Fatima na cidade de Crato, onde ele acredita que através de peregrinações, trará desenvolvimento à cidade, que segundo ele, possui sim uma vocação religiosa ainda não despertada.

UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

O monumento, de cerca de 50 metros de altura, é um dos maiores da América Latina, e foi idealizada pelo Deputado ainda em 2007, com a doação do terreno por parte da prefeitura do Crato na gestão do ex-prefeito Samuel Araripe, que acreditou e abraçou a idéia. Na época, apenas o próprio deputado e alguns poucos otimistas cratenses acreditavam que isso daria certo algum dia. Vários meses depois, a obra sofreu atrasos por falta de verbas e foi embargada duas vezes pela justiça sob a justificativa de que Crato não tinha perfil religioso e invocando o Estado Laico. O caso foi parar no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Os desembargadores entenderam que o projeto seria importante para o desenvolvimento da Região do Cariri e o Governo do Estado que é o realizador da obra, prosseguiu a sua construção até os dias de hoje.

Na tarde desta quinta-feira, dia 05 de Junho, após muitos anos em construção, aconteceu a coroação da estátua por um helicóptero, numa operação arriscada, com a presença de milhares de pessoas, onde ao final, tudo deu certo, e no evento estiveram presentes diversas autoridades do Governo do Estado.

A COROAÇÃO


Os curiosos começaram a chegar cedo ao local onde está situada a enorme estátua a N. S. de Fátima no bairro Barro Branco, e foram ocupando quase todas as áreas, sendo preservadas apenas aquelas em que os técnicos da Secretaria das Cidades e do DAE haviam isolado por questões de segurança. O horário da coroação estava marcado para as 16:00, mas devido a um atraso na vinda da caravana do governador Cid Gomes, que aconteceu depois das 17:30 é que os trabalhos realmente começaram. Havia muito vento no local e várias tentativas foram feitas sem sucesso, inclusive em 2 delas com a coroa batendo nas grades que circundam o monumento. Num dado instante, algumas pessoas da platéia começaram a rezar para que tudo desse certo, e alguns chegaram a afirmar que só teria êxito às 18:00, que é a tradicional hora da Ave Maria. O certo é que, sob fortes emoções, finalmente, após as 18:00, o monumento à Nossa Senhora de Fátima estava finalmente com sua merecida coroa, para o aplauso e alegria dos presentes.

O Governador Cid Gomes falou com exclusividade à TV Chapada do Araripe através do repórter Ed Alencar ( Ver vídeo na WebTV Chapada do Araripe ). Procuramos ouvir também a opinião de diversas autoridades que estiveram presentes no local, inclusive, ( como não poderia deixar de ser ), o Deputado Ely Aguiar, o atual Secretário das cidades Camilo Santana, Deputado Sineval Roque e o Vice-prefeito do Crato Raimundo Bezerra Filho. Falaram também à nossa reportagem o Dr. Francisco leitão Moura e o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos, que sinalizaram positivamente para o evento como de grande interesse para a cidade do Crato. É importante ressaltar que esta foi apenas a coroação do monumento, e que a inauguração oficial ocorrerá de fato, no dia 21 de Junho, que é o dia do Município, quando o Crato comemora 250 anos de existência. 

Como dissemos no início, sonho que se sonha sozinho, é apenas um sonho, mas uma idéia em que trabalham muitas mãos, muito provavelmente pode se tornar realidade. Esta é a vitória não apenas do Deputado Ely Aguiar, que durante todo este período foi inclusive ridicularizado por algumas pessoas. Este é um feito notável, em que se prova mais uma vez que por mais "loucos" que sejam alguns projetos, se você realmente acreditar neles, e tiver força de vontade, conseguirá obter o entusiasmo de outros e aquilo que era apenas uma mera idéia no papel pode vir a se tornar realidade. 

Crato está hoje de parabéns pela idéia de um único homem que apesar das adversidades, não desistiu do seu sonho, pois soube com muito tato, conquistar aliados. Parabéns ao Deputado Ely Aguiar, ao ex-prefeito Samuel Araripe, que doou o terreno, e ao Governo do Estado que realizou a obra.




Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

VEJA LOGO MAIS O VÍDEO DO PROGRAMA "FATOS EM FOCO" COM REPORTAGEM COMPLETA SOBRE A COROAÇÃO DA ESTÁTUA A N.S DE FÁTIMA EM CRATO, PELA WebTV CHAPADA DO ARARIPE.

Agradecimentos especiais pela reportagem:

Ed Alencar: Repórter
Raimundo Bezerra Filho e Daniella : Apoio Logístico
Ely Aguiar: Apoio Logístico

FOTOGRAFIA: Dihelson Mendonça


Mais de 5 mil pessoas presentes na coroação da imagem de Nossa Senhora de Fátima


Próximo dia 21 de junho, aniversário de 250 da cidade do Crato, acontecerá a inauguração da imagem com a presença do bispo Dom Fernando Panico, que não esteve na coroação por estar participando de uma reunião com os bispos do Regional Nordeste I, em Fortaleza- CE. Dom Fernando foi representado pelo padre Joaquim Ivo Alves dos Santos, pároco de Missão Velha e Ecônomo da Diocese.
Reportagem e fotos de Patrícia Silva (Assessora de Imprensa da Diocese de Crato)
Aconteceu às 16h, do dia 5 de junho, no bairro Barro Branco em Crato- CE, a cerimônia de coroação da maior imagem do mundo feita em honra a Nossa Senhora de Fátima. Na solenidade estiveram presentes o Pe. Joaquim Ivo dos Santos e o Pe. Paulo César Borges de Sousa, representando a Diocese de Crato, o governador do estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, o idealizador do projeto de criação da imagem, Deputado Estadual Ely Aguiar e mais de 5 mil fiéis vieram prestigiar este momento histórico do município.

O deputado Ely Aguiar e o governador Cid Gomes tendo ao centro o Pe. Ivo
O monumento é uma estátua em fibra de vidro com cerca de 53 metros de altura. De acordo com dados dos técnicos da obra, a base possui 7 metros, o monumento 38 metros e a coroa, que é feita de alumínio, mede 7,30 metros tudo isso em um peso que chega a mais de 200 quilos, ultrapassando o tamanho da imagem do Pe. Cícero no Horto, em Juazeiro do Norte, que possui 27 metros, e a de São Francisco, em Canindé, com 38 metros.  A imagem de Nossa Senhora de Fátima, coroada neste dia, é a segunda maior do mundo, perdendo apenas para a de Santa Rita de Cássia, do Rio Grande do Norte que mede 56 metros.
O Deputado Ely Aguiar, diz acreditar em uma grande mudança no desenvolvimento e incremento do turismo religioso na cidade de Crato, com a implantação desta imagem. “O Crato foi fundado dentro de uma missão religiosa, a Missão do Miranda, e esse momento acontece dentro de datas importantes como os 250 anos de nosso município e os 100 anos da Diocese de Crato. Nós estamos em uma região que cresce pela fé e pelo trabalho das pessoas, tenho certeza que esse projeto vem colaborar. Aqui o nosso povo respira religião”, afirmou ele.
Dentro das comemorações do ano jubilar que a Diocese de Crato está vivenciando, o Pe. Joaquim Ivo disse que todos os diocesanos se encontram em festa por este momento, que vem para fazer com que a fé do povo aumente cada vez mais, juntando este espaço de peregrinação ao que acontece em Juazeiro do Norte, com o Pe. Cícero Romão Batista, e também em Santana do Cariri com a jovem Benigna Cardoso.

Mais de 5 mil fiéis no Barro Branco, em Crato- CE, prestigiando o momento da coroação da 2ª maior estátua do mundo
A multidão de fiéis que estiveram no espaço onde aconteceu o evento se mostrava fervorosos com orações e cânticos marianos. O devoto de Nossa Senhora de Fátima, Wladimir Carvalho, 49, acredita que este local se tornará um centro de peregrinação e diz que sente este momento como um presente de Deus. “É uma imagem, mas representa muito, quem ora a nossa senhora facilmente vê a face do ressuscitado”, disse.
No espaço ainda será construída uma praça de acolhimento aos romeiros, e nela colocada uma replica das aparições de Nossa Senhora de Fátima como as que se encontram em Portugal, local das aparições.
Próximo dia 21 de junho, aniversário de 250 da cidade do Crato, acontecerá a inauguração da imagem com a presença do bispo Dom Fernando Panico, que não esteve na coroação por estar participando de uma reunião com os bispos do Regional Nordeste I, em Fortaleza- CE.
(Publicado originalmente no site da Diocese de Crato)

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30