xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 01/06/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 junho 2014

Quadros e galerias - Por: Emerson Monteiro


Os melhores quadros nunca chegam às galerias. As melhores inspirações nunca passam além do peito, isso porque não conseguem sair e dizer o próprio nome em forma de significado. E aqueles que as encontram, e as recebem em si mesmos, jamais resistiriam dizer de tanta beleza, contar de tanta poesia, porquanto a força incontida do viver impõe a isso condições inestimáveis.

Quantas e quantas vezes sendo assim, pelos séculos intermináveis, de se saber de coisas lindas, nos sonhos, nas manhãs agradáveis, e não saber, hoje, amanhã, nos outros dias, transmiti-las em termos artísticos. Olhar os céus, o mar, a serra, o Sol; sentir a energia do som, da brisa, e não conseguir falar de tais qualidades impossíveis de caber nos pensamentos, nas palavras, nos versos, nos lápis, nas telas, nos filmes, nas fotografias...


Os mais destacados artistas, todavia, insistem e se entregam ao ofício de colher as flores do tempo e oferecê-las em forma de criação, para transmitir de mão em mão, querendo eternizar o fugidio, multiplicar o momento, dizer de tanto mistério, e buscar adquirir o poder das coisas perfeitas, trazê-las em códigos, passá-las de si adiante.


Muitos até que um pouco disso conseguem, mas mesmo sendo desse jeito, poucos são aqueles que se apercebem de tanta beleza, do tanto de poesia que transmitem os maiores artistas, a fim de passar de mão em mão os painéis luminosos da Natureza, no quadro desta vida, querendo através do sonho e da arte eternizar o fugidio, domar o indizível, multiplicar o momento, vencendo a impossibilidade de passar além do peito as maiores inspirações, as fazendo sair quase sem conseguir, lançando além das vagas doces mensagens infinitas das vagas e brisas.

Isso porque os melhores quadros nunca chegam às galerias...

Aqueles que os encontram, silenciam no sentido da beleza tanta da poesia a lhes doer dentro do peito, falando de algo que não podem passar além de si, porque não conseguem transmitir, dominar o momento, dominar o fugidio.

E ficam desse modo, a contar só as notícias daqueles melhores momentos, quadros esses que nascem das folhas soltas dos dias, nas luzes eternas da existência, porém que jamais chegam às galerias.

Diz o credo taoísmo, religião chinesa de alguns milênios passados, sujeite-se ao efeito, e não busque descobrir a natureza da causa, modo de querer paz em face de tudo que neste mundo aconteça. Feridas pedem tratamento. As palavras adormecem nos livros, almas vivas, nas luzes do sentimento leve das coisas. Ontem, amanhã, cada dia...
   

Sindicato dos policiais civis decreta estado de greve



A categoria informou que vai paralisar as atividades a partir desta segunda-feira. De acordo com o diretor do SINPOL, Francisco Lucas, a pauta de reivindicações já foi repassada ao governo do estado e nada foi sinalizado. A assembleia foi realizada na sede do sindicato dos policiais civis na tarde deste sábado. A categoria reivindica melhores condições de trabalho, reajuste salarial e a retirada dos presos das delegacias.

Via Roberto Moreira - DN


A estátua de N.S de Fátima - Uma vitória de Ely Aguiar


A inauguração ocorrerá dia 21 de Junho e será transmitida para todo o Brasil pela TV Diário e Rede Vida


Está sendo erguido na cidade do Crato, no sul do Ceará, um dos maiores monumentos religiosos do mundo em homenagem a nossa Senhora de Fátima. Com 51 metros de altura, chega a ser maior que a Estátua da liberdade, em Nova York, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

A iniciativa é do deputado Ely Aguiar e o objetivo é incrementar, ainda mais o turismo religioso no Cariri. A obra, feita em uma área pobre, já está mudando o cenário da região e gerando empregos. Os trabalhos estão em fase de conclusão e a inauguração está prevista para o dia 21 de junho, aniversário do município do Crato.

A execução é do governo do estado com recursos próprios do deputado Ely Aguiar. Milhares de católicos devem ir a cidade do Crato para conhecer a segunda maior estátua religiosa do mundo encravada no Barro Branco.

A obra sofreu atraso porque foi embargada duas vezes. Foi alegado que o Crato não tinha perfil para explorar o turismo religioso. Isso em uma cidade onde nasceu Padre Cícero e tem um seminário que ordena padres.

Esta semana técnicos da Secretaria de Cidades e do Dae, que deverão isolar toda a área, vão fazer um estudo técnico para a colocação da coroa gigante, que tem 6 metros de altura. A data da coroação ainda não foi marcada e vai contar com a presença do governador Cid Gomes.

Título original: Ely Aguiar e sua santa no Cariri
Blog de Roberto Moreira


Crato - Governo do Estado assina órdem de serviço para estrada do distrito de Bela Vista



Aconteceu na noite de ontem ( 31) na Vila Padre Cicero, a assinatura da órdem de serviço da estrada do distrito de Bela Vista em Crato, com a participação de diversas autoridades, incluindo o Deputado Sineval Roque,o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos e o Dep. Camilo Santana

Foto: Perfil do Dep. Sineval Roque


No dia 31 de maio de 1997 morria Frei Damião


Frei Damião de Bozzano, nascido Pio Giannotti, OFMCap (Bozzano, 5 de novembro de 1898 — Recife, 31 de maio de 1997) foi um frade italiano radicado no Brasil. Era filho dos camponeses Félix Giannotti e Maria Giannotti.

Começou sua formação religiosa aos doze anos, quando foi estudar em um colégio de padres. Aos dezenove anos foi convocado para o exército italiano e participou da Primeira Guerra Mundial. Aos 27 anos diplomou-se em teologia pela Universidade Gregoriana em Roma e foi docente do Convento de Vila Basélica e do Convento de Massa. O frade capuchinho, ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1923, veio do norte da Itália para o Brasil no início da década de 1930, estabelecendo-se no Convento de São Felix da Ordem dos Capuchinhos, sendo venerado por fiéis, principalmente nordestinos, pois foi nessa região que ele viveu a maior parte de sua vida, fazendo peregrinações pelas cidades, dando comunhão, confessando, realizando casamentos e batismos. Por muitos nordestinos considerado como santo, encontra-se atualmente em processo de beatificação desde 31 de maio de 2003.1 Por dia, muitas cartas chegam ao Convento de São Félix, contando fatos de cura, milagre, que a ciência não consegue entender.

Sua primeira missa foi nos arredores da cidade de Gravatá, em Pernambuco, na capela de São Miguel, no Riacho do Mel. Anualmente, no mês de maio, realiza-se naquela cidade as Festividades de Frei Damião: uma grande caminhada sai da Igreja Matriz Nossa Senhora de Santa'Ana (no centro de Gravatá) e vai até a Capela do Riacho do Mel. Na cidade de Recife, mais precisamente no Convento de São Felix da Ordem dos Capuchinhos, onde se encontra seu corpo, acontece desde sua morte no final de maio Celebrações para Frei Damião.

Em 1975, recebeu a medalha cunhada em ouro de amigo da cidade de Sousa, no estado da Paraíba, quando permitiu que construí-se a primeira estatua em sua homenagem, tendo o mesmo colocado a pedra fundamental naquele ano e em novembro de 1976 oficiou missa de inauguração, obra do renomado escultor pernambucano Abelardo da Hora. A estatua esta construída no serrote denominado Alto da Benção de Deus, e se constitui hoje num facho abençoado de luz, deixando todos que contemplam mais próximos de Deus e de Nossa Senhora. E hoje é visitada por milhares de fieis. Em 27 de setembro de 1977, recebeu o título de Cidadão de Pernambuco e, em 4 de maio de 1995, o título de Cidadão do Recife. Frei Damião ocupou-se em disseminar “as santas missões” pelo interior do Nordeste. “As santas missões” eram um tipo de cruzadas missionárias, de alguns dias de duração, pelas cidades nordestinas. Nessas ocasiões, era armado um palanque ao ar-livre com vários alto-falantes onde o frade transmitia os seus sermões. Quando perguntado sobre os objetivos de suas “santas missões” aos sertanejos, o frei respondia que um dos objetivos era “livrá-los do Demônio, que queria afastá-los da Igreja e fazê-los abraçar outro credo [...]”.

É autor de um manual de conduta, conhecido como os "Dez mandamentos de Frei Damião", que determina como os católicos devem lidar com os protestantes. Evangélicos do Nordeste acusam-no de discriminar e incentivar perseguições a religiosos de outras denominações cristãs. Nunca abandonou suas caminhadas e romarias pelas localidades, no qual acompanhava com ele sempre, um terço e um crucifixo, as quais fazia com seu amigo Frei Fernando. Só parou poucos meses antes de falecer, devido ao agravamento de seu problema na coluna vertebral, fruto da má postura de toda a vida.

Frei Damião de Bozzano faleceu no Hospital Português no Recife, e seu corpo está enterrado na capela de Nossa Senhora das Graças, de quem era devoto, no Convento São Félix, no bairro do Pina, no Recife. Sua vida é retratada no livro do escritor Luís Cristóvão dos Santos, Frei Damião - O Missionário dos Sertões. Na ocasião de sua morte, em 31 de maio de 1997, o governo de Pernambuco e a prefeitura de Recife decretaram luto oficial de três dias. No interior de Pernambuco, na cidade de São Joaquim do Monte, todos os anos milhares de romeiros chegam para prestar suas homenagens ao Frade. O Encontro de Romeiros, ou Romaria de Frei Damião como é mais conhecida, acontece todos os anos entre o fim de agosto e início do mês de setembro. Programação religiosa e cultural modificam totalmente o aspecto da cidade. O ponto central da peregrinação é a estátua erguida em homenagem a Frei Damião localizada no Cruzeiro.

Em 2004, foi inaugurado o Memorial Frei Damião em sua homenagem, na cidade de Guarabira, Paraíba, uma das várias cidades em que o frade capuchinho percorreu em suas missões.

Fonte: Wikipedia


"Trilheiros" se mobilizam para retirada de lixo em áreas da Floresta Nacional do Araripe


Munidos de luvas e sacos plásticos, homens, mulheres e até crianças atuam espontaneamente como agentes do processo de reeducação dos que pretendem caminhar na mata. Os ganhos são para todos

Crato. É cada vez maior o número de trilheiros que optam caminhar pelas veredas da Chapada do Araripe, principalmente aquelas abertas e direcionadas ao público. A busca de conhecer a natureza da Floresta Nacional do Araripe (Flona), muitas vezes não tem sido uma tarefa muito agradável. É cada vez maior a quantidade de lixo depositada nessas áreas. Para isso, um grupo vem intensificando um trabalho de sensibilização, aproveitando também para recolher o lixo deixado pelo caminho. No último dia 1º de maio, foi realizada a 1ª Caminhada Ecológica - Operação Flona Limpa. A segunda edição será no próximo dia 8. Munidos de luvas e sacos plásticos, os homens, mulheres e até crianças poderão ser agentes de um novo processo de reeducação dos que pretendem caminhar na mata. Na primeira ação, participaram 14 pessoas voluntárias. A ideia é que nesta segunda caminhada um grupo maior esteja presente para ampliar a atividade, que será iniciada às 8 horas e deverá seguir até o meio-dia.

"A nossa ideia é sensibilizar as pessoas que frequentam as trilhas", diz o guia de turismo, Nilton Alves, que há oito anos atua como especialista em trilhas ecológicas na região. Uma delas, que chama a atenção pela grande quantidade de lixo deixado pelo caminho é a do Santo Sepulcro, com cerca de 2 quilômetros, no Horto do Padre Cícero. As placas de madeira com escritos dos preceitos ecológicos do Padre Cícero passam desapercebidas diante do rastro de garrafas de plástico, sacos e outros materiais nada biodegradáveis lançados no caminho. O local é frequentado principalmente por romeiros, que vão ao rezar e pagar promessas, além dos turistas e admiradores de uma bela paisagem natural, com panorâmica da região, numa das áreas mais altas da serra.

Necessidade

Para o coordenador da operação, o advogado George Macário de Brito, a ideia inicial veio da necessidade de colaborar para que esse problema seja minimizado. "Infelizmente, tem sido crescente a quantidade de lixo deixada em todas as áreas transitáveis, lamenta. A Flona é um marco na criação de florestas no Brasil, por ter sido a primeira instituída por decreto lei, em 1946, conforme lembra. Ainda conforme o advogado, o grupo foi movido pela falta de ação dos órgãos competentes em conter as pessoas que jogam lixo na floresta e estão deixando um saldo danoso para a natureza.

Para George, há uma necessidade das pessoas sensíveis ao problema darem a sua contribuição, por conta do descaso da grande maioria das pessoas que agridem o meio ambiente. "Caso isso não ocorra, isso poderá se agravar a cada dia", afirma. Ele destaca a importância da Chapada do Araripe como o "pulmão do Cariri" e ressalta a importância de manter a preservação. A operação inicial foi realizada em uma das trilhas mais conhecidas da região e consequentemente das mais visitadas, a do Picoto. Parte dela contou com a ação dos voluntários, além do Mirante do Serrano. George é enfático ao afirmar que o principal objetivo é proporcionar um eco da ação, como forma de conscientizar. Para isso, vem usando as redes sociais como instrumentos de divulgação e atrair voluntários para o processo além de mostrar o trabalho que vem sendo executado. São vídeos e páginas específicas, no canal Caminhos da Chapada. "É imprescindível mostrarmos a grande necessidade de cuidados com a floresta, as matas, as belezas naturais da região do Cariri", salienta.

Ele aposta na incorporação de mais voluntários à ideia, incluindo as pessoas dos municípios contemplados com a Chapada do Araripe, sejam dos estados do Ceará, Pernambuco ou Piauí. Segundo Nilton Alves, toda a ação é feita mediante comunicado aos órgãos ambientais. Um ofício é encaminhado ao ICMbio. Para os voluntários, há uma necessidade de maior fiscalização nas áreas, por parte dos órgãos ambientais. Conforme George, as trilhas precisam de boa conservação, para favorecer a população local, já que o turismo ecológico, que precisa ser muito mais explorada na região do Cariri.

Renda

As trilhas da Chapada do Araripe são fontes de renda, segundo o advogado, para muitos profissionais que atuam na área do turismo. Mas destaca que o espaço funciona como verdadeira sala de aula ao ar livre, para atividades de campo das escolas e universidades. "Nos tornamos faxineiros dessa grande universidade", ressalta. Para ampliação da causa voluntária, ele diz que nesse momento é importante a parceria de empresários da região, além da própria população. A meta é programar a ação mensalmente. A principal parceria é a Associação dos Guias de Turismo da Região do Cariri, além de contar como apoio do Geopark Araripe. Já o ICMbio está sendo responsável por levar o lixo coletado pelos voluntários na floresta para o destino certo, onde possa ser separado. A primeira coleta chama a atenção pela boa ação dos participantes, entre eles estudantes e profissionais liberais. Para George, essa é uma causa que não tem líder, mas se tornou do interesse de todos. (E.S)

Fonte: Jornal Diário do Nordeste
Fotos: George Macário de Brito


Crato tem a madrugada mais fria de 2014


A cidade de Crato, no Ceará registrou na madrugada de 01 de Junho, as mais baixas temperaturas desde o início do ano: às 04:10, os termômetros chegaram a 21 graus no bairro Vilalta, e as previsões indicam que o quadro tende a se manter, quando teremos possivelmente, meses de Junho e Julho dos mais frios dos últimos tempos.


PREVISÃO DO TEMPO

A previsão do tempo para hoje, 01 de Junho de 2014, indica dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.

Nascer do sol: 05h44 Pôr do sol:17h27
Temperaturas: Max 30º Min 21º
Ventosa SE a 16km/h
Umidade Relativa do Ar: 94% e mínima de 58%
Índice UV: Muito Alto 

Fontes: INPE e GOES 13



Temer defende plebiscito em 2015 para definição da reforma política


Para o vice-presidente Michel Temer, dificilmente haverá reforma política sem pressão popularArquivo/Agência Brasil

O vice-presidente da República, Michel Temer, defendeu hoje (31) a realização de um plebiscito, em 2015, para definir uma reforma política para o país. Temer participou de um encontro de alunos de direito da Universidade Estácio de Sá, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro.

“Teria que haver uma data específica para o plebiscito. Diferentemente do que se prega, não seria junto com as eleições. É tão importante que demandaria uma data especial, com a fixação de um horário eleitoral para a divulgação das ideias que seriam pregadas no plebiscito. No ano que vem, seria uma data especial, porque é o primeiro ano da legislatura e do governo. É o momento mais oportuno para fazer o plebiscito e depois a formatação daquilo que o povo decidisse, no Congresso Nacional”, disse. Para o vice-presidente, dificilmente será feita uma reforma política sem que haja uma pressão popular. Além de defender o plebiscito, Temer se mostrou favorável a algumas propostas para a possível reforma, como o voto majoritário para escolha de deputados federais e estaduais.

“Hoje se elege um deputado pelo voto proporcional. Se o coeficiente eleitoral em São Paulo é 318 mil, um partido que consegue 900 mil votos elege três deputados. Eu já tive experiência em que um deputado com 280 votos chegou à Câmara dos Deputados e um candidato com 128 mil votos não chegou”, disse. Na visão de Temer, o voto proporcional faz com que partidos políticos apostem em personalidades famosas que alcancem mais de 1 milhão de votos ao mesmo tempo em que buscam um grande número de candidatos para que, no somatório desses votos, o partido consiga eleger mais parlamentares. O vice-presidente acredita que o voto majoritário teria ainda duas consequências que, para ele, seriam benéficas: a redução do número de partidos políticos no país e o fim das coligações partidárias.

“Nós não podemos conviver com 32 partidos políticos no país. Se adotássemos o voto majoritário, que enfatiza a ideia do partido político, nós teríamos, consequentemente, ao longo do tempo, sem nenhuma regra impeditiva dos partidos políticos, a redução desses partidos. E as pessoas poderiam optar melhor. Quando um sujeito vai votar em alguém, ele sabe que está votando em uma ideologia administrativa, governamental. Seriam três, quatro, cinco, seis correntes de opinião. Não temos mais do que isso no nosso país. Não temos 32 correntes de opinião”, disse Temer.

Editor Juliana Andrade
Agência Brasil 


Campos chama Dilma de 'madrinha da inflação'


Em meio à necessidade de aportes bilionários para organizar as contas das empresas de energia, o problema que afeta o nível dos reservatórios e ativação de térmicas para suprir a demanda nacional, o provável candidato à Presidência, Eduardo Campos, atribuiu a atual crise do setor elétrico à presidente Dilma Rousseff. Nesta mesma semana, o pessebista já havia culpado Dilma diretamente pela alta do custo de vida, apelidando-a de "madrinha da inflação".

Num seminário para discutir diretrizes do programa de governo da chapa encabeçada pelo pessebista e que terá a ex-ministra Marina Silva como candidata a vice, Campos lembrou que o setor elétrico brasileiro é comandado desde 2003 por Dilma, à época ministra de Minas e Energia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Há 12 anos a presidente da República comanda o setor elétrico do País. Dá uma olhada no setor de energia como ele vai", disse Campos, que também afirmou que a crise tem feito com que os produtores do Centro-Oeste comprem geradores de eletricidade próprios para seguir operando.

O pré-candidato do PSB afirmou ainda que nos últimos três anos a matriz energética brasileira se tornou mais "suja" e que fontes renováveis começaram a "perder expressão". "Abandonamos o planejamento e o respeito a quem estudou (o tema), o respeito ao princípio fundamental da impessoalidade", argumentou, ressaltando que o Conselho Nacional de Política Energética foi enfraquecido no atual governo.

Em sua fala, Campos também disparou críticas contra a presidente pela condução da política econômica, sobretudo o baixo crescimento e a inflação. Sobre o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre, afirmou que as projeções indicam que o atual governo chegará ao fim com os índices de crescimento mais baixos da história republicana brasileira.

Estadão


Novos tratamentos contra cânceres agressivos têm resultados promissores


Vários novos tratamentos contra cânceres avançados de pulmão, sangue, tireoide e ovário resistentes a outras terapias deram resultados positivos, segundo testes clínicos divulgados neste sábado e que confirmam os avanços feitos na luta contra a doença.

A Imbruvica (Ibrutinib), dos laboratórios americanos Pharmacyclics e Johnson & Johnson, conseguiu prolongar a vida de pessoas afetadas por leucemia linfoide crônica, que não respondiam à quimioterapia combinada com um anticorpo, o tratamento padrão para este câncer do sangue, o mais comum em adultos. Este agente estimula a autodestruição de células cancerosas e bloqueia sua proliferação. A agência que regula medicamentos e alimentos nos Estados Unidos (FDA) o aprovou no fim de 2013 para tratar linfomas resistentes e, em fevereiro de 2014, para a leucemia.
É a primeira vez que um anticancerígeno ingerido por via oral permite um aumento claro da sobrevivência destes pacientes, reforçaram os pesquisadores, que apresentaram este estudo clínico na conferência anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO), o maior colóquio sobre o câncer, reunido este fim de semana em Chicago (Illinois, norte dos Estados Unidos).
"Com o Ibrutinib, cerca de 80% dos pacientes ainda estavam em remissão um ano depois, duas vezes mais do que se pode esperar de uma terapia padrão", comentou John Byrd, professor de medicina na Universidade de Ohio, que fez este estudo com 391 pacientes com idade média de 67 anos. "Estes dados favorecem o uso deste medicamento como primeiro tratamento para estes doentes", avaliou. Outros tratamentos permitiram atrasar em um ano e meio o avanço de tipos agressivos de câncer na tireoide.

O Lenvatinib, um agente desenvolvido pelos laboratórios SFJ Pharmaceuticals, dos Estados Unidos, e Eisai, do Japão, também levou à redução do tumor em cerca de dois terços dos doentes.
"Confiamos que, com estes resultados, o Lenvatinib se tornará a primeira opção para tratar este tipo de câncer de tireoide", resistente ao iodo radioativo, eficaz na grande maioria dos casos, disse Martin Schumberger, oncologista da universidade francesa Paris-Sud, que chefiou o teste clínico de fase 3 em 392 pacientes.

Um terceiro teste clínico, também apresentado na conferência da ASCO, esteve relacionado com o Ramucirumab (Cyramza), um antiangiogênico do laboratório americano Eli Lilly que bloqueia a formação de vasos sanguíneos nos tumores. Aprovado em fevereiro de 2014 pela FDA para o tratamento do câncer agressivo de esôfago, este medicamento permitiu prolongar a vida de pacientes com câncer muito avançado de pulmão, segundo teste clínico divulgado neste sábado.
Este resultado modesto foi considerado, de qualquer forma, significativo pelos oncologistas, por ser "o primeiro tratamento que, em dez anos, permite melhorar a evolução deste câncer com um tratamento alternativo à quimioterapia", explicou Maurice Pérol, diretor do serviço de oncologia do tórax no centro contra o câncer da cidade francesa de Lyon e principal autor deste estudo.
Finalmente, um teste clínico com dois agentes experimentais tomados de forma combinada, o Olaparib e o Cediranib, do laboratório britânico AstraZeneca, permitiu duplicar, a 17,7 meses, a sobrevivência de mulheres vítimas de um câncer agressivo de ovário em relação às pacientes não tratadas com Olaparib. Trata-se do primeiro inibidor da enzima PARP que permite o reparo do DNA das células cancerosas.

O Cediranib, por sua vez, bloqueia a formação de vasos sanguíneos no tumor e o crescimento de células cancerosas. Nenhuma destas duas moléculas ainda foi aprovada pela FDA. Dispõe-se atualmente de muitas famílias de moléculas que agem sobre distintos objetivos e que permitem bloquear a proliferação de células cancerosas. A quimioterapia tradicional, ao contrário, bloqueia unicamente a multiplicação destas células mas tem maiores efeitos colaterais. "Com o desenvolvimento alcançado pela medicina genômica estes últimos anos se tornou possível enfrentar cânceres resistentes aos tratamentos padrão", explicou o oncologista Gregory Masters, do Helen Graham Cancer Center de Newark (Delaware, leste dos Estados Unidos).

AFP


Lei Antifumo no País valerá a partir de dezembro


Será proibido fumar em ambientes fechados em todo o Brasil - inclusive em fumódromos - a partir de dezembro, segundo informou há pouco o Ministério da Saúde. A regulamentação da Lei Antifumo, que deve ser publicada na segunda-feira (2) e começará a valer em seis meses, proíbe também qualquer propaganda comercial de cigarros. O objetivo da medida, segundo o governo, é proteger a população do fumo passivo e contribuir para a diminuição do tabagismo entre os brasileiros.

Com a nova regra, fica proibido o uso de cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo e outros produtos do gênero em locais de uso coletivo - público ou privado. Estão vetados inclusive os narguilés. A proibição inclui hall e corredores de condomínios, restaurantes e clubes. Segundo o governo, fica vetado o uso em ambientes parcialmente fechados por uma parede, teto e até mesmo toldo.
"Está proibido o fumo naquela varanda do restaurante, no toldo da banca de jornal e na cobertura do ponto de ônibus", afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. A lei também proíbe a existência dos fumódromos, que são permitidos pelas regras atuais. "Se o ambiente estiver coberto por uma face, como o teto do ponto de ônibus, não poderá fumar." Em estádios de futebol, por exemplo, será permitido fumar em áreas descobertas. Segundo o governo, essa diferença se devido a critérios de dispersão da fumaça.

Ficará liberado fumar em casa e ao ar livre. Apenas em cinco situações - e com condições de isolamento - será permitido fumar em ambiente fechado: em cultos religiosos cujo fumo faça parte do ritual, em tabacarias sinalizadas, em estúdios de filmagem quando necessário à produção da obra, em lugares destinados a pequisa e desenvolvimento de produtos fumígenos, além de instituições de tratamento de saúde que tenham pacientes autorizados por médico a fumar. Questionado sobre o motivo que levou o governo a demorar três anos para regulamentar a Lei Antifumo, Chioro respondeu que o processo exigiu muito estudo e negociação. "Foi o tempo necessário para construir legislação adequada e consistente e com coerência suficiente", disse. O ministro negou que haja a intenção de banir o fumo no País. "A tendência é de diminuição e lutaremos sempre para isso."

Propaganda

As novas regras também determinam que os produtos devem ficar expostos apenas no interior dos estabelecimentos, com 20% do mostruário ocupado por mensagens de advertência aos males causados pelo fumo, além da proibição da venda a menores de 18 anos e tabela de preços. Fica proibida, ainda, qualquer tipo de propaganda desses produtos. As embalagens devem ter mensagens de advertência em toda a área posterior, além de uma das laterais. A partir de 2016, deverá ser incluído texto de advertência adicional sobre os impactos do fumo em 30% da parte da frente das embalagens.

Multa

A fiscalização será de responsabilidade das agências sanitárias dos estados e municípios e, segundo o governo, o alvo serão os estabelecimentos, e não os fumantes. Os comerciantes são os responsáveis por orientar os clientes a não fumarem nos locais proibidos e, se necessário, devem chamar a polícia se o fumante se recusar a apagar o cigarro. Os estabelecimentos podem receber advertência, multa e até mesmo serem interditados e terem canceladas a autorização para funcionamento. As multas vão de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão. Segundo o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária já programou a capacitação de 4 mil servidores da área de fiscalização até dezembro, quando as novas regras entram em vigor. O governo federal esclareceu que a regulamentação da lei federal tem papel de "dar mais consistência à legislação de Estados e municípios". "Estados e municípios podem fazer regulamentações complementares. Ele pode aprofundar, mas não pode fazer menos do que estabelece a lei federal", disse Chioro.

Meta

Com as medidas contra o fumo, o governo pretende diminuir a quantidade de fumantes no País. Até 2021, segundo o Ministério da Saúde, a meta é que menos de dez pessoas em cada cem façam uso do cigarro. Hoje, o índice é de 11,3 pessoas em cada cem. O tabagismo é responsável, segundo o ministério da Saúde, por 200 mil mortes por ano no brasil. "Ele é considerado o maior responsável por mortes relacionados a doenças crônicas no mundo e no Brasil", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Em 2013, foram registradas 1,4 milhão de diárias de internações por doenças relacionadas ao tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso representou, segundo o governo, um custo de R$ 1,4 bilhão para o SUS no ano.

Chioro defendeu que há três linhas de atuação que são essenciais para combater o tabagismo: a política de preço mínimo do cigarro, a proibição da propaganda e a proibição do fumo em local fechado. "A lei antifumo é um grande avanço. É fundamental para que Brasil possa continuar enfrentando tabagismo como grave problema de saúde publica", defendeu o ministro. O Ministério da Saúde esclareceu que as novas regras não incluem o cigarro eletrônico, dado que o produto é proibido no País.

O decreto será publicado no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (2), segundo o Ministério da Saúde, e entrará em vigor 180 dias depois. A divulgação ocorreu na manhã deste sábado (31), segundo o Ministério da Saúde, em homenagem ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado nesta data.


TCE-CE realiza nesta segunda sessão extraordinária para emissão do parecer prévio sobre as Contas de Governo do Estado - Exercício 2013


Será realizada nesta segunda-feira (2/6), às 14 horas, sessão extraordinária do Pleno do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE) para emissão do parecer prévio sobre as Contas do Estado Contas de Governo do Estado alusivas ao Exercício Financeiro de 2013. A apreciação do processo nº 03983/2014-5 trata da Prestação de Contas do penúltimo ano da gestão do governador Cid Gomes.

Durante a sessão plenária, o relator da matéria, conselheiro Edilberto Pontes, apresentará o diagnóstico do TCE-CE sobre os resultados da gestão estadual. Será uma síntese das análises da Corte de Contas sobre a execução orçamentária, financeira e patrimonial, dos gastos realizados com licitações, dispensas e inexibilidades, os programas de governo, bem como da obediência dos limites constitucionais — aplicação, de pelo menos, 12% em saúde e 25% em educação, por exemplo — e dos limites e metas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O relatório-voto do conselheiro Edilberto Pontes sobre as Contas do Governador – exercício 2013 – será submetido à apreciação dos demais conselheiros. Com base na proposta do relator, o Pleno decidirá por recomendar à Assembleia Legislativa a aprovação ou a rejeição das contas do governo. Cabe ao Legislativo o julgamento da matéria.

Tribunal de Contas do Estado do Ceará



A ferida de 1950, a revanche de 2014


Está lançada a ideia de que 2014 é a chance de o Brasil vingar a “injustiça” que foi 1950. Duas copas sediadas pelo país, seis décadas à espera de uma revanche. Não estamos querendo pouco. Não se trata apenas de conquistarmos o Hexa e ficarmos no podium do ranking mundial. Se então falamos de dois Brasis diferentes, uma diferença é bem emblemática: o silêncio de outrora e o barulho de hoje.

Quem esteve lá, num Maracanã recém-inaugurado, soube o que é sair de um estádio em silêncio obsequioso, como a deixar o triste funeral de um grande amigo. Nenhuma palavra nesse instante é apropriada, qualquer comentário pode soar como blasfêmia, nada repara o vaticínio da morte. Jovens tentam retrucar algum consolo, que logo é reprimido pelo olhar carregado de experiências de um mais velho, mais vivido. E milhares de pessoas pensando no goleiro Barbosa (o Rio de Janeiro comportava um pouco mais de dois milhões de habitantes). Nessa hora, o culpado é o goleiro. Barbosa foi até arguído, pela polícia secreta, se era comunista e estava fazendo o jogo da URSS, pois o mundo vivia sob os ditames ideológicos da Guerra Fria. O goleiro já se foi, mas sua alma aflita certamente espera por essa revanche para descansar em paz. É mais um peso nas costas da seleção. O Barbosa de 1950, com sua falha na defesa, fez um país se calar.

Mas, o Barbosa de 2014 faz o Brasil gritar. O Ministro do STF anuncia que vai pendurar as chuteiras, aposentar-se, depois de enquadrar políticos e empresários como ninguém até hoje ousou. Lula o indicou, e sua atuação no processo dos mensaleiros serviu para as hostes o tacharem de “traidor”, numa inversão incrível: quem afinal traiu a República? Na seleção do poder público, ele defendeu todas as bolas do adversário. Teve que espalmar cada bola jogada em ângulos difíceis de alcançar. Mesmo sendo um magistrado, não era o juiz da partida – esta é uma função que coube à Carta Magna. Joaquim Barbosa obteve a vitória do reconhecimento popular, após vencer uma vida de dificuldades e preconceitos. A cada defesa espetacular, o grito clamoroso de uma população já cansada de ver a impunidade sobre os “grandes”.

E agora, quando ele sai, depois de sofrer ameaças visíveis de morte, este Barbosa de 2014 provoca o mesmo silêncio respeitoso, que é diluído em grandes proporções. Um silêncio que na verdade faz muito barulho, que no fundo é o sentimento de um vácuo. E agora? Como ficaremos sem ele? É o que perguntamos pelas mídias sociais. Porque este é o lugar onde ainda se pode protestar, de alguma forma, com liberdade. Digo “ainda” porque não sabemos o que virá com a instalação dessa coisa chamada Marco civil da internet (o que deveria ser feito é um “marco civil no aperfeiçoamento dos servidores da web”, que nunca funcionam bem. Mas, a proposta da rede, da liberdade, o que há de errado com ela?).

O Barbosa de 1950 é do tempo do Nelson Rodrigues, tão citado hoje pela presidente da República. Mas, a ministra Marta Suplicy já havia também usado o mesmo discurso manipulando as palavras do dramaturgo, quando disse sobre o estupro: “se for inevitável, o melhor é gozar e relaxar”. Outra figura pública, Joana Havelange, chegou perto, quando disse que “o que havia para ser roubado (na Copa) já foi...” A presidente afirma, em tom provocador, que aqueles que agora protestam na hora do jogo “tomarão suas cervejinhas e torcerão”. Ou seja, diante de um estupro bilionário nas contas públicas, de uma sangria dos recursos que poderiam salvar a saúde e a educação pública para se montar a maior das copas, o que nos resta a fazer?

O Joaquim de 2014 deixa o campo vitorioso, com a missão cumprida. Sai como herói, pois não desejava sair como mártir. Serviços da inteligência devem ter orientado o ministro sobre planos de execução em andamento. Vitorioso sobre seu próprio currículo, uma vida de trabalho e dedicação, onde teve certamente que vencer os preconceitos mais básicos (assim como o outro Barbosa) que, sabemos, urde ainda no silêncio da hipocrisia e da desfaçatez. Ele é o Barbosa-Ômega, que redime e resgata o Barbosa-Alfa. Este deixou o Brasil em silêncio, mas aquele suscitou a indignação de brasileiros e os pôs gritando nas ruas por justiça, pela simples execução das leis, pela mera realização dos serviços públicos. Um ciclo se completa com sua saída.

E se o Brasil vencer a Copa...? O barulho vai ser grande, claro. Mas, tão logo passe o estardalhaço, depois do gozo e do relaxamento, teremos de ver que filho foi gerado com o estupro.

Maurício Martins ( Via Edmílson Martins ) - Colaborador do Blog do Crato


Ministério Público quer interdição da Cadeia do Crato


O Ministério Público do Estado do Ceará, através dos promotores de Justiça da comarca do Crato, Lucas Azevedo e José de Deus Martins, juntamente com a Defensoria Pública Estadual e a Ordem dos Advogados do Brasil, ajuizou, nesta quinta-feira (29), uma ação civil pública contra o Estado do Ceará requerendo a interdição provisória da Cadeia Pública. A medida deveu-se em razão das condições degradantes nas quais os presos daquela unidade estão sendo submetidos, em face dos notórios problemas estruturais e de gestão existentes no estabelecimento prisional.

A ação civil pública foi protocolizada e distribuída para a 2ª Vara Cível da Comarca do Crato, aguardando decisão judicial acerca do pedido de tutela antecipada de interdição provisória da cadeia pública local. O que chamou a atenção de forma negativa foi o fato do prédio da Cadeia Pública do Crato ter menos de dois anos de uso, mas já apresentar problemas estruturais. Dentre estes, merece destaque a falta de condição do esgotamento sanitário do estabelecimento, pois atualmente o esgoto da Cadeia corre “a céu aberto” e contorna a unidade da vivência masculina do estabelecimento prisional, sendo notório o mau cheiro que adentra no interior dos xadrezes da unidade, tornando insalubre a manutenção dos detentos naquela condição.

Além disso, foi mencionado na referida ação que o magistrado responsável pela fiscalização administrativa da Cadeia Pública aponta graves problemas na gestão da unidade prisional realizada pela Secretaria de Justiça do Estado do Ceará. Por isso, o juiz solicitou intervenção federal no Estado do Ceará em razão dos representantes da Secretaria de Justiça do Estado do Ceará  descumprirem decisões judiciais que determinaram o saneamento das falhas de gestão na unidade do Crato.

Entenda o caso:

Na última quarta-feira, dia 28/05/2014, foi realizada uma inspeção extraordinária determinada pelo magistrado responsável pela fiscalização administrativa da Cadeia Pública, inspeção essa que contou com a participação do promotor de Justiça responsável pela fiscalização da Cadeia Pública, de Defensores Públicos e de Advogados representantes da OAB-CE Subseção do Crato.

Na referida inspeção ficaram constatados problemas na unidade prisional que inviabilizam o seu funcionamento, problemas esses que já haviam sido constatados sem inspeções anteriores realizadas pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário, inclusive com a extração de fotos do local e gravação de vídeos sobre a situação degradante da Cadeia. Pontualmente, a unidade prisional apresenta os seguintes problemas:

Na área da Segurança: Ausência de cela própria para os presos civis, provisórios e primários em desrespeito ao artigo 84 e parágrafos da Lei de Execução Penal; Superlotação carcerária em virtude da ausência de um número de celas adequadas; Falta de iluminação pública no entorno da Cadeia Pública, bem como deficiência na iluminação interna do Estabelecimento. A Cadeia Pública está localizada em local onde não existe qualquer tipo de iluminação pública nas ruas que circundam o Estabelecimento, o que propicia tentativas de fuga e resgate de presos; Carência de agentes penitenciários; O número reduzido de Policiais Militares para realizar a segurança da unidade e inexistência de um policiamento adequado e ostensivo nas guaritas, as quais, quase na totalidade, estão em desuso desde a inauguração da unidade, o que já facilitou a fuga de presos. Somente para se ter uma ideia mínima, a Cadeia Local possui seis guaritas que deveriam servir como postos de vigilância para os PMs efetivamente impedirem fugas e evitar a entrada de objetos na Cadeia (drogas, bebida alcoólica, armas brancas e etc.), todavia, em razão do número reduzido de policiais militares na unidade, somente uma guarita está em funcionamento, o que facilita a entrada dos objetos listados.

Na Estrutura física: Estrutura comprometida de parte da unidade prisional, principalmente nas celas ou xadrezes, os quais estão, na ala masculina com as instalações sanitárias comprometidas e com funcionamento comprometido; Tela de proteção que separa a vivência da Diretoria está danificada; Instalações sanitárias, cozinha e rede de esgoto danificadas; Comprometimento da cerâmica que reveste parte das paredes e piso da unidade prisional, notadamente da cozinha, enfermaria e dispensa, inclusive dos corredores que dão acesso a esses lugares; Pouca ventilação na dispensa; As salas de aulas estão sendo utilizadas como celas por conta da superlotação do presídio; O esgoto da vivência masculina está “a céu aberto”, o que pode gerar potencial danos à saúde dos internos; As janelas dos banheiros das alas masculina e feminina do semiaberto não possuem grades, o que possibilita a fuga de presos durante o cumprimento da pena na Cadeia Pública, bem como facilita a entrada de drogas ilícitas, bebida alcoólica, armas brancas, aparelhos celulares e outros, no ambiente das alas destinadas ao cumprimento da pena em regime semiaberto.

Fonte: Ministério Público do Estado do Ceará.
Fonte: Adicional: Site Miséria



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30