xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 31/05/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

31 maio 2014

Copa do Mundo: Padrão...Brasil

 (Fonte: revista “VEJA”)
Aeroportos da Copa: testados e reprovados pela Polícia Federal
Relatórios reservados da Polícia Federal informam que na maior parte dos aeroportos brasileiros a segurança nos guichês de imigração e em áreas restritas está abaixo da crítica
A poucos dias do início da Copa do Mundo, os aeroportos brasileiros já começam a maltratar os turistas que vêm ver os jogos. Mesmo remendados para se adequarem às exigências da Fifa, o que se prevê são filas e a desinformação de sempre — tudo potencializado pela explosão da demanda. Estima-se que 600.000 turistas estrangeiros circulem por esses locais durante o Mundial. Mas, além dos gargalos mais conhecidos por quem costuma percorrer os tortuosos caminhos dos aeroportos brasileiros, há outro, menos visível, que vem afligindo autoridades em Brasília: a falta de segurança nas portas de entrada do país.
Oficialmente, a Polícia Federal garante que está tudo sob controle. Dois relatórios reservados da própria PF, porém, mostram a distância entre a realidade e a versão oficial. Um dos documentos descreve os resultados dos testes de segurança realizados em dezesseis aeroportos. Catorze foram reprovados em mais de 50% dos itens analisados. O segundo relatório trata apenas do Galeão, no Rio de Janeiro, e é bastante didático quanto à extensão do descalabro: não raro, traficantes armados perambulam por ali em áreas restritas, informa o texto.
VEJA teve acesso ao documento de dezembro de 2012 que traz à luz o atoleiro de notas vermelhas na área da segurança. Naquele ano, os aeroportos que pior se saíram na avaliação da PF foram precisamente os que terão maior movimento na Copa: Congonhas foi reprovado em 85% dos itens; Galeão, em 75%; Confins, em 70%; e Guarulhos, em 69%. Em um dos testes, agentes disfarçados conseguiram facilmente embarcar simulacros de artefatos explosivos em bagagens de voos internacionais. Entrar em áreas proibidas com credenciais irregulares tampouco foi um problema.

O exercício se repetiu no fim do ano passado, dessa vez em todos os aeroportos da Copa, e só serviu para enfatizar o que já havia sido constatado. “Nada mudou. É uma bagunça generalizada”, afirma um policial que integrou a equipe. Entre as constatações, descobriu-se uma zona de sombra que ameaça um ponto-¬chave da segurança: a fiscalização dos passaportes. Faltam agentes para realizar a tarefa e, segundo o relato de mais de uma dezena de policiais ouvidos em quatro grandes aeroportos, o sistema de computadores da imigração, por causa da manutenção precária, funciona com extrema lentidão — quando funciona. “Operamos a maior parte do tempo off-¬line, recolhendo apenas o formulário de entrada. Do contrário, as filas seriam intermináveis”, diz um delegado da PF. “É o que chamamos de abrir a porteira.” Sem o sistema, os agentes trabalham no escuro, ignorando se o turista que deixaram entrar é, por exemplo, um terrorista procurado.
Com os jatinhos particulares — e milhares deles estão prestes a pousar em terreno brasileiro — a situação se agrava ainda mais. Nesses casos, os viajantes nem sequer costumam passar pelos guichês da imigração. “É o piloto quem informa o número de passageiros pelo rádio e encaminha os passaportes. Se quiser, ele poderá omitir a presença de uma pessoa e ela entrará clandestinamente no país, na maior tranquilidade”, conta um experiente funcionário da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A fiscalização precária não se limita ao espaço aéreo — a peneira furada é a dura realidade também nos portos do país. A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) estima que 23 000 turistas desembarcarão no Rio de Janeiro, em Santos e em Salvador por estes dias. No Porto do Rio, a conferência da documentação dos cerca de 3 000 passageiros de cada embarcação caberá a dois ou, no máximo, três agentes. “Entramos no navio e registramos a pilha de passaportes que nos entregam. Não chegamos nem a ver as pessoas, quanto mais saber se todas foram contabilizadas”, relata um agente.
Segundo aeroporto mais movimentado do país, o Galeão mereceu um relatório à parte por causa de uma característica singular: ele está circundado de favelas tomadas por bandidos que agem não só nas suas imediações, mas também no seu interior. O vaivém dos traficantes não se dá nos saguões, mas em áreas menos visíveis, onde praticamente inexiste vigilância. O relatório mapeia oito pontos especialmente vulneráveis. Em alguns deles, os bandos se infiltram para surrupiar cabos, crime contumaz no local e uma das causas dos apagões que a toda hora deixam o Galeão às escuras.
Numa via que leva à área de apoio do aeroporto, a investigação flagrou uma solitária cancela desativada. “Há acesso irrestrito a qualquer veículo, tornand¬o-se um potencial alvo de atentados”, conclui o texto. Para reforçar o contingente durante a Copa com policiais de outras cidades, a PF está oferecendo o dobro do valor das diárias. Pode funcionar por ora, mas é solução temporária. Dado o apito final no Maracanã, a segurança nas portas de entrada do país voltará a ser como antes: padrão Brasil.
                                                                                                                                  

Crajubar tem agenda política intensa neste fim de semana



Na sua última visita a Crato, quando ainda era governador de Pernambuco, Eduardo Campos recebeu o título de "Cidadão Cratense" e de sócio do Instituto Cultural do Cariri. Na foto o presidenciável entre o então prefeito Samuel Araripe e o vice, Raimundo Bezerra Filho
Crato, Juazeiro e Barbalha, o popular “Triângulo Crajubar” da Região Metropolitana do Cariri,  que costuma ser passagem obrigatória de candidatos durante a campanha eleitoral vai viver um dia de disputa política antes mesmo do início oficial da corrida por votos. Neste fim de semana – dias 31 de maio e 1º de junho –  três forças que protagonizarão as eleições de 2014 estarão nessas cidades e, de quebra também  no município de Araripe. São eles: o ex-governador de Pernambuco e pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), o senador e aspirante a governador do Estado, Eunício Oliveira (PMDB), e vários representantes de correntes petistas, incluindo o deputado federal e pré-candidato ao Senado José Guimarães.
A pré-candidata ao governo cearense pelo PSB, Nicolle Barbosa, e a também interessada em vaga no Senado Geovana Cartaxo (Rede), ampliam a comitiva que movimentará os municípios do Cariri. O cenário da agenda é a tradicional festa do Pau da Bandeira, em Barbalha, uma das mais importantes celebrações religiosas do Ceará, que costuma reunir milhares de fieis e potenciais eleitores.
Um dos momentos de maior apelo político será a entrega do título de “Cidadão Juazeirense” a Eunício e Eduardo Campos. Rivais na disputa que começa no próximo mês – o peemedebista apoia a candidatura à reeleição de Dilma Rousseff (PT) – os dois dividirão a mesma homenagem, no sábado à noite. A aprovação dos títulos foi feita, às pressas, na noite de quinta-feira, pela Câmara Municipal, e o local do evento, que seria na sede do Legislativo, teve de ser alterado pela expectativa de “grande público”.
Neto do caririense Miguel Arraes (ex-governador de Pernambuco), Campos é o primeiro presidenciável a visitar a região em 2014. Há três anos, sua hoje candidata a vice Marina Silva esteve no Cariri, mas não visitou a estátua do Padre Cícero, por ser evangélica. Ela teve grande recepção em Crato, onde aplaudiu a Orquestra dos Vaqueiros de Serrita (PE). O fim de semana também será de Caravana do PT, para divulgar as resoluções e táticas eleitorais da sigla para 2014 – entre elas, a de manter a aliança com o Pros do governador Cid Gomes. Veja no quadro ao lado a agenda de hoje e domingo.
Agenda dos Candidatos
Eduardo Campos
Sábado
17h: apresentação cultural no Teatro Miguel Arraes, em Araripe; 18h30min: recebe título de Cidadão de Barbalha; 20h30min: recebe título de Cidadão Juazeirense, na Faculdade de Medicina de Juazeiro.
Domingo
8h: visita ao Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha; 9h: visita à estátua do Padre Cícero; 10h30min: inauguração da sede do PSB no Crato; 11h: coletiva de imprensa, no auditório da Associação Comercial de Crato; 12h: almoço com lideranças do partido, em Crato;

14h30min: festa do Pau da Bandeira, em Barbalha.

José Nobre Guimarães
Sábado: 9h, Encontro Regional do PT, em Crato.
Domingo: festa do Pau da Bandeira, em Barbalha
Eunício Oliveira
Sábado:
20h30min, recebe título de Cidadão Juazeirense, na Faculdade de Medicina de Juazeiro.
Domingo: festa do Pau da Bandeira, em Barbalha
                                                              

O rio do tempo - Por: Emerson Monteiro

Estudiosos de mitos e lendas consideram ser a mitologia uma religião coletiva dos povos. Isso traz à lembrança o deus Cronos, da civilização grega, aquele ente que pare e devora os próprios filhos. Cronos, deus que entre os gregos clássicos representa o Tempo, e este que, por sua vez, no candomblé, religião afro-brasileira, merece devoção das mais intensas no culto das divindades. Bom, o quadro deste modo iniciado esboça aquilo que pretendemos: Observar o tempo sob o ponto de vista de rio do tempo, qual diz o título do comentário.

Heráclito, pensador nascido na Grécia, afirmou que ninguém toma banho duas vezes no mesmo rio. Pois as águas de antes não são as mesmas, a paisagem mudou a cada instante; mudaram os pássaros, o vento, a luz, as cores, as moléculas da existência, porquanto tudo vive em eterna mutação celular. Assim, o rio do tempo, incansável, imperecível, constante na ação de viver, ritmar a vida, dentro e fora da gente.

No instante seguinte, tudo pode está noutro lugar. A leveza mil da mudança perpassa a existência universal de todas as manifestações, no tempo. Uma dualidade esta que envolve todas as outras dualidades, em pulsação permanente quais batidas de um só coração unido por vasos, artérias e veias da Natureza imensa.

Tais avaliações levam a reunir os conceitos de outras afirmações, as do dito Efeito Borboleta, por exemplo, onde fala que um simples bater de asas de uma borboleta na Nova Zelândia mantém ligação com acontecimentos diversos, noutros lugares, a ponto de iniciar reações e fenômenos próximos ou distantes. Espécies de gota d’água que sujeitam causar inundações dentro da ordem natural, pois mínimos detalhes compõem oceanos que se comunicam entre si.

Portanto, o que une a esfera de raio infinito do Universo circula através do filtro do momento, no tempo, o pulsar de cada coração e átomo. Enquanto isso, nós, seres ditos conscientes, é quem dá nexo ao poder magnânimo do tempo, à medida que plasmamos a existência por meio de pensamentos e sentimentos, o sentido único da História.

Em Minas Gerais, Lula cantou vitória e disse que chance de reeleger Dilma é de '99,9%'

(Site: Terra) 
O ex-presidente aproveitou para lançar a campanha "Dilminha Paz e Amor"

Mesmo antes do início oficial da campanha eleitoral, e a mais de quatro meses do pleito, o ex-presidente Lula já cantou vitória ao discursar nesta sexta-feira, em Belo Horizonte, e aproveitou para lançar a campanha Dilminha Paz e Amor, chamando para si a responsabilidade de atacar a oposição e assim preservar a presidente Dilma Rousseff. Lula e Dilma participaram do encontro estadual do PT que confirmou o ex-ministro Fernando Pimentel como candidato do partido ao governo de MG. Pimentel terá como principal adversário o também ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB).
O ex-presidente disse que “ nós agora estamos na disputa com a certeza de 99,9% de possibilidade de reeleger a nossa companheira Dilma presidenta," afirmou. Confiante, Lula elegeu a imprensa como maior rival na disputa eleitoral: porque o maior partido político de oposição nesse País é a imprensa, dona Dilma, é a imprensa," avaliou, dizendo que vai aproveitar a campanha eleitoral para se vingar das supostas surras que ele e Dilma levaram: "você (Dilma) pelo cargo que exerce não pode falar metade das coisas que eu estou falando para eles, mas como eu não recebo dinheiro público, não exerço cargo público, eu vou falar mesmo e quando eu ataco eles, eles falam que eu ataco, quando eles me atacam, falam que me criticam. Eu vou devolver em pílulas para eles, todo dia, o que eles fizeram comigo em quatro, oito anos.

Mais promessas: inacabada, transposição do rio São Francisco deve ter dois novos eixos


(“Folha de S.Paulo”, 31-05-2014)

Um dos principais críticos da transposição, o bispo da cidade de Barra (BA), dom Luiz Cappio, que chegou a fazer greve de fome em 2005 e 2007 contra os desvios no São Francisco, chama de "eleitoreira" a possibilidade de construção dos novos canais.
João Pedro Pitombo, de Salvador (BA)
Apesar de as obras da transposição ainda estarem em andamento, com orçamento quase dobrado e ao menos três anos de atraso, o governo já prepara a construção de dois novos canais que desviarão água do rio São Francisco. Os projetos dos eixos sul e oeste deverão ser contemplados na terceira etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a ser lançado em agosto deste ano. A principal novidade será a opção pela contratação do projeto via RDC (Regime Diferenciado de Contratação), com o objetivo de "evitar erros" cometidos nos eixos leste e norte, cuja obra foi dividida em vários lotes, todos contratados pela lei de licitação. O RDC permite que todas etapas de um mesmo empreendimento possam ser tocadas por uma única empresa. "O governo reconhece que a estratégia adotada inicialmente [com a lei de licitações] se mostrou pouco adequada", diz Elmo Vaz, presidente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).
As deficiências contratuais e de gestão na construção dos eixos atuais fizeram o preço da obra saltar de uma estimativa inicial de R$ 4,6 bilhões para os atuais R$ 8,2 bilhões. O prazo de entrega da obra da transposição foi adiado de 2012 para 2015. A decisão pelo RDC foi tomada no momento em que o governo tenta emplacar no Congresso mudanças na legislação para permitir o uso do modelo em todas as licitações e contratos federais, de Estados e de municípios. Com a previsão de ter 350 km de canais, o eixo sul da transposição vai atender a Bahia e Sergipe com a perenização dos rios Vaza-Barris e Itapicuru. Segundo a Codevasf, a água servirá para garantir o abastecimento em cidades como Senhor do Bonfim e Capim Grosso (BA), além de levar água para os perímetros irrigados existentes na região. O anteprojeto já foi licitado, e os estudos de viabilidade estão em curso.
O eixo oeste, com estudos em fase de licitação, vai abastecer o Piauí e deverá ser composto por mais de um canal. Além da água do rio São Francisco, existe a possibilidade de retirar água do aquíferos do vale do rio Gurgéia, no sul do Piauí. O objetivo principal é fazer a água chegar à barragem de Petrônio Portela, que fica numa das regiões mais secas e pobres do Estado nordestino.

Morreu Padre Crisares Sampaio Couto


Foi sepultado ontem, 6ª feira, dia 30, no interior da igreja-matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Acopiara, o padre Crisares Sampaio Couto (foto ao lado). Ele tinha 85 anos e pertenceu à Diocese de Crato até 1961, quando foi criada a nova diocese de Iguatu, desmembrada da de Crato. Padre Crisares Sampaio Couto foi o sexto vigário da cidade de Acopiara. Nasceu no município de Jardim (CE), no ano de 1929, estudou no Seminário São Jose de Crato. Ordenou-se em 1953, foi professor do Seminário e do Colégio Diocesano de Crato, Chanceler da Diocese de Crato, vigário cooperador de Icó e de Iguatu, vigário geral da Diocese de Iguatu. Padre Crisares vivia em Acopiara há mais de 50 anos.

Site da Diocese de Crato tem novo visual
Já está na WEB, em fase experimental, o novo design do site da Diocese de Crato. Os internautas que desejarem acessá-lo clicar em www.diocesedecrato.org
                                                                                                                                         

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30