xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/05/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 maio 2014

Há um Deus - Por: Emerson Monteiro

Ele, o fiel Pai criador, o mentor da Realidade. Há um Deus, sim, nas cores e no Céu, Luz dos corações apaixonados ou solitários, que vagam vida afora. Um. O Centro universal de Tudo. O Tempo e as formas que nele se diluem ao seguir dos instantes permanentes. O pintor das alvoradas e dos crepúsculos, artista da Perfeição absoluta. Presente nos todos lugares todos Infinito cósmico sem esquecer de habitar qualquer um deles. Eterno, que jamais teve princípio e jamais terá um fim. Senhor dos fenômenos da Ciência, mestre das multidões em festa. Onipotente, dominador das existências possíveis, imagináveis e inimagináveis. Dono da plena Sabedoria que transcende a consciências das criaturas humanas. Ele existe por ser o sustentáculo das horas e gestor das circunstâncias; o guardião da Justiça suprema, acima do Bem e do Mal, precursor dos Sonhos e guerreiro dos ideais da Igualdade dos seres da Natureza mãe. Existe e existirá em tudo quanto os olhos possam ver ou a escuridão esconde, nas profundezas dos mares ao mistério das esferas profundas das máximas direções e dos sentidos alertas. A emoção das emoções, Senhor dos sete mares, Astronauta das eras, no passado, no presente e no futuro das eternidades inevitáveis. Ali, aqui, todo lugar, trescala o sabor das madrugadas e dos sóis do meio-dia, imanência e transcendência dos sentimentos humanos, Amor no conceito pleno das mentalidades e superior a tudo quanto viaja pelas ondas na calma dos oceanos azuis e no Cosmo. Ele, o amigo da Verdade e orientador das bússolas e astrolábios. A razão e suas consequências inigualáveis; o pulsar dos corações e raiz dos pensamentos; autor das imaginações e administrador dos momentos que nunca sumirão do movimento dos barcos, nos portos da Esperança. A rudeza do Caos e o branco mais puro das almas que se salvarem. O início do desejo e suas tantas realizações. A brisa, o temporal e as manhãs de lucidez e tranquilidade das famílias. O furor das guerras e a Paz dos povos justos. Há um Deus que afugenta do limbo as mentalidades, e incentiva o estudo e o trabalho quais motivos de crescimento e prumo da bem superior Felicidade.

PREFEITURA DO CRATO - UM MAR DE LAMA E UMA VERGONHA PARA A CIDADE






"CRATO 250 ANOS DE UMA VERGONHA.... A SAAEC teve o mês de Maio inteiro sem chuvas para desobstruir os esgotos e nada fez, e essa situação se repete a cada chuva na cidade.O MELHOR ASSESSOR DO PREFEITO SÃO OS CRÍTICOS QUE MOSTRAM A REALIDADE DOS FATOS E A SOLUÇÃO A SER TOMADA...deveriam eles na verdade, mostrar ao prefeito os problemas e que não são poucos."

Com informações e Fotos de Wilson Bernardo


Os dez conselhos de Santo Antônio Maria Claret – por Armando Lopes Rafael


    Semana passada estive na belíssima Basílica Menor de Nossa Senhora de Lourdes, um templo em estilo neogótico, existente no centro de Belo Horizonte (MG), e, inegavelmente, uma das mais belas igrejas brasileiras. Essa igreja é administrada – desde o início da sua construção –, pelos padres claretianos, uma congregação religiosa fundada por Santo Antônio Maria de Claret.
   Acredito que o leitor nunca ouviu falar no nome deste grande santo: Antônio Maria Claret, nascido em 1807 em Sallent (Província de Barcelona – Espanha), Ele, fisicamente, era um homem de baixa estatura, temperamento ardoroso como são quase todos os catalães. Antônio Maria era oriundo de uma família bastante piedosa, que sobrevivia financeiramente na fabricação artesanal de tecidos. Por isso, ajudou o pai numa fábrica de tecidos até os 22 anos. Depois entrou para o seminário já que almejava um sacerdócio santo e como padre desejou consagrar-se nas difíceis missões da Espanha.
   Alguns anos depois de ordenado padre, Antônio Maria Claret foi promovido a Arcebispo da cidade de Santiago de Cuba. À época aquela ilha do Caribe era uma colônia espanhola,  mas sua população tinha a fama de possuir uma  situação moral  – já naquele recuado tempo – muito decadente. Santo Antônio Maria Claret dedicou-se à conversão da ilha cubana, e quando começou a obter a emenda dos costumes, desencadeou-se uma reação intensa contra ele. Sofreu tantas e tão fortes oposições, e até atentados contra sua vida, que a Rainha da Espanha acabou intervindo e o retirou daquelas terras. Dizem que ao deixar Cuba ele fez uma profecia de que a população daquela ilha, no século XX e início do século XXI, seria governada por uma dinastia cruel e corrupta, como castigo de Deus por terem rejeitado a verdadeira fé.
   Desde 1959 os irmãos Fidel e Raul Castro vêm governando Cuba, de forma tirana, sustentado-se no poder graças ao uso do chicote e das baionetas, contra a população paupérrima e indefesa.
    Mas voltemos a Santo Antônio Maria Claret. Na Basílica de Lourdes, em Belo Horizonte, ouvi falar nos dez conselhos deixados por aquele santo. Achei-os bem interessantes e, dito isso, repasso-os para conhecimento do caro leitor. A conferir.
1. Não deixes para ninguém o que tu mesmo podes fazer.
2. Não disponhas do dinheiro, antes de tê-lo em mãos.
3. Não compres coisa alguma, por mais barata que seja, se não a necessitares.
4. Evita o orgulho, porque é pior que a fome, a sede e o frio.
5. Nunca te arrependas de ter comido pouco.
6. Toma sempre as coisas pelo lado suave e seguro.
7. Se estiveres zangado, conta até dez antes de responder, e se estiveres ofendido, será melhor contar até 100.
8. Pensa bem antes de dar conselho e esteja pronto para servir.
9. Fale bem do teu amigo; e de teu inimigo não fales nem bem nem mal.
10. A resposta suave e humilde quebranta a ira, as palavras duras excitam o furor.

CRATO - DENÚNCIA - Alunos do Sítio Santa Rosa e Imediações não frequentam aulas devido a ônibus quebrado


O CASO JÁ ENTRA PARA A TERCEIRA SEMANA.


Segundo informações postadas na rede social Facebook por Tacinha Anastácio, irmã do vereador Bebeto Anastácio, as crianças estão perdendo aula, e consequentemente conteúdos. "As avaliações se aproximam, e o que acontecerá ?"

O Programa de transporte escolar é um direito dos alunos da Educação Básica e dever do poder público. A Constituição Federal garante o acesso e a permanência na escola (arts. 206, I e 208, VII). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996) determina no art. 11, inciso I, que os municípios devem assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.

Com informações de Tacinha Anastácio


Notícias & Comentários (Armando Lopes Rafael)

Índio quer apito

Acredite, é vero! Um magote de índios (urbanos?) protestava em frente ao Congresso Nacional por novas demarcações de terra (pense num grupo privilegiado de “sem terra”, tem área indígena demarcada maior do que grandes países da Europa!), foi aí que os índios se juntaram aos manifestantes de outro protesto: os do  “Não vai ter Copa”, de Brasília. Diante da bagunça provocada, a cavalaria da Polícia foi solicitada e um dos soldados foi recebido por um  índio com....uma flechada! O fato hilariante foi notícia no mundo todo...

Comentário dos leitores:
Nada há de novo debaixo do sol

Os portugueses, ao chegarem ao Brasil  para assistir à Copa do Mundo, ficarão surpresos, pois vão encontrar sua antiga colônia praticamente como quando aqui aportaram no Ano da Graça de 1500: índios, flechadas, confrontos e desordem. Alessandro Lucchesi – e-mail: timtim.lucchesi@hotmail.com

Rés-pública???

Se homem branco não governa bem, índio dá flechada. Virgílio Melhado Passoni – e-mail: mmpassoni@gmail.com

 

Festas políticas
Este sábado, 31 de maio, vai ser de movimentação política na conurbação Crajubar. Em Juazeiro do Norte, o candidato a Presidente da República, Eduardo Camos (PSB), foto ao lado,  recebe o título de Cidadão Juazeirense e faz encontro com seus correligionários da Região Metropolitana do Cariri. No mesmo dia, em Crato, o deputado José Nobre Guimarães lança sua candidatura a Senador da República pelo PT, em encontro regional do seu partido que acontece na Cidade de Frei Carlos.

Festa da coroação
Neste sábado, 31 de maio, ocorrerá no adro da Catedral de Nossa Senhora da Penha, a 114ª Coroação de Nossa Senhora, realizada em Crato. A tradição de coroar a imagem da Virgem Maria foi introduzida na Cidade de Frei Carlos, em 1900,  pelo então vigário Padre Quintino Rodrigues, depois primeiro bispo de Crato.
Falou e disse
É de Olga Gomes de Paiva, ex-Chefe da Divisão Técnica do Iphan-Ceará, esta declaração: "A Coroação de Nossa Senhora, na Catedral de Crato, é uma das mais belas celebrações católicas no Ceará! A participação das crianças, com suas famílias, é a constatação do repasse de importante tradição cultural que, sem nenhuma dúvida, representa o fortalecimento dos laços familiares, nos quais se destaca o respeito pela figura materna e o enaltecimento para nós, mães de família. O patrimônio imaterial do Cariri não poderia ser mais bem representado do que nessa solenidade de coroação da Virgem Maria na cidade de Crato!".

Festa grande
Talvez a maior de toda a história, a festa de Nossa Senhora da Penha – padroeira do Crato e da Diocese – neste 2014. No dia 1º de setembro próximo, às 16 horas, e dentro da comemoração pelo centenário de criação da Diocese de Crato, será realizada a coroação da imagem história da Virgem da Penha, a mesma estátua que sai nas procissões. Aquela que foi venerada na nossa Catedral entre 1745 e 1938. Para coroar a imagem virá do Vaticano o representante do Papa Francisco, no caso o cardeal Dom João Braz de Aviz, atual Prefeito da Congregação para os Instituto de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
Detalhes
Todos os bispos das dioceses do Ceará estarão presentes à solenidade da coroação. É que entre os dias 1 e 4 de setembro a Diocese de Crato será a sede do Encontro dos Bispos do Regional Nordeste 1 da CNBB, que congrega todas as dioceses cearenses. O encontro acontecerá no Hotel Pasárgada, localizado no bairro Belmonte. Também no dia 1º de setembro o representante do Papa, cardeal Braz Aviz, dará a benção a sessenta réplicas da imagem histórica de Nossa Senhora da Penha, que estão sendo confeccionadas em fibra de vidro e serão distribuídas entre as 55 paróquias que compõe a Diocese de Crato. Essas imagens terão lugar de destaque nas igrejas caririenses.
Novo juazeirense
O Pe. Neri Feitosa (foto ao lado), sacerdote do clero cratense e escritor de renome, ele é autor de mais de 100 obras (entre livros, fascículos e plaquetes), está pensando seriamente em fixar residência em Juazeiro do Norte, mais precisamente na Casa do Idoso, criada pelo Cel. Humberto Bezerra. Há mais de 30 anos, Pe. Neri Feitosa residia em Canindé.
Ao vivo e em carne e osso
Lembram daquele bispo franciscano que denunciou, há dez anos, os erros da obra de transposição das águas do Rio São Francisco? Pois é, Dom Flávio Cappio – que teve a coragem de confrontar o todo poderoso, presidente Lula – é quem vai pregar o retiro para o clero da Diocese de Crato, no início de julho próximo. A propósito, depois de 12 anos de demagogia, essa transposição ainda não foi concluída (quando será?) e se arrasta em passos de cágado. Dom Flávio Cappio é quem tinha razão.

Não vai ter Copa? Sou contra
Não. Não vestirei preto em dia nenhum jogo da Copa do Mundo como estão pedindo os mais exaltados pelas redes sociais.  Também não vou torcer contra o Brasil. Não concordo com essas manifestações que estão sendo promovidas – em muitas cidades – com o mote: “Não vai ter Copa”! O que adianta, agora, se revoltar contra a realização da Copa do Mundo? Isso só vai piorar a péssima imagem do Brasil no exterior. Não bastam as imagens e notícias divulgadas – lá fora – das mazelas, da violência e da corrupção desenfreada do nosso infelicitado Brasil?  Esses protestos contra a Copa deviam ter acontecido na época certa, quando Lula anunciou que o Brasil iria sediar o evento, mesmo sabendo que nosso país não tinha condições para enfrentar tamanho desafio. Ora, o que tinha de ser gasto já foi. O que foi desviado pelos políticos corruptos não retorna mais para ser aplicado na saúde, educação, estradas e  segurança pública...  Volto a repetir: quem quiser protestar deixe para fazê-lo nas urnas, nas próximas eleições que ocorrerão no próximo dia 5 de outubro. Esse sim é o único protesto que poderá surtir efeito. O resto é conversa prá boi dormir.
Coisas da República
Desde 2003, a Petrobrás – a maior empresa brasileira – vem enfrentando desperdícios bilionários os mais diversos, motivados pelo atendimento aos interesses pessoais e partidários do Partido dos Trabalhadores–PT, que resultou no aparelhamento da direção da empresa, bem como pelo relaxamento dos controles e pelo populismo incompetente.  Frutos disso são: o aumento das importações de combustíveis, estimadas em 2014 em US$ 18,8 bilhões - 4,5% mais que no ano passado. Bom lembrar que em 2006, o ex-presidente Lula anunciou bombasticamente que o Brasil se tornara autossuficiente na produção de petróleo.  Teve quem acreditasse. A verdade mostrou que nossa produção de petróleo fez foi diminuir. Mas não ficou só nisso os prejuízos da Petrobras. No caso do gás de cozinha registrou-se, uma perda de R$ 10,5 bilhões entre janeiro de 2011 e o primeiro trimestre deste ano.  Sem falar no desastre que foi a compra da refinaria de Pasadena (nos EUA) e o superfaturamento das despesas com a construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco.
Curtas
1 – Coisa difícil! Já estamos no final do  mês de maio. E nada de sair o prometido retorno da Zona Azul, a mesma que até o início de 2014 disciplinava o estacionamento de veículos no centro de Crato.É como diz o povo: “ô Crato sem sorte”!
2 – O pároco da  Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, do bairro Batateira, em Crato, padre Paulo Borges, conseguiu  apoio da população cratense e recuperou o teto (e até o altar) daquele templo que ficaram estragados por ocasião da última temporada de chuvas. Vai ter festa de inauguração dos melhoramentos, incluindo da pintura externa e interna da igrejinha.
3 -- Enquanto isso o padre Arileudo Machado (com muita coragem e ajuda da população) vem concluindo a reforma da capela de Santa Teresinha e de Nossa Senhora da Penha, localizada no Alto da Penha, nova Região Pastoral de Crato.

Professores do Crato realizaram Assembléia


Assembléia dos professores da Rede Municipal de ensino ocorrido nesta quarta-feira, 28, no prédio da Associação Comercial ( Palácio do Comércio ), na luta pela valorização profissional e melhores condições de trabalho







Imagens: perfil de Pedro Ivan Correia


BLOG DO CRATO - 200 mil acessos por mês e crescendo !




Faça como:










Entre em contato pelo E-mail: blogdocrato@hotmail.com

A SOLIDEZ DE QUEM JÁ ESTÁ NO MERCADO HÁ 9 ANOS

Chuva durante toda a madrugada em Crato - Previsão do tempo indica tempo nublado e CHUVA para hoje


Bom dia, Crato!


Hoje, quinta-feira, dia 29 de Maio de 2014. Estamos fazendo os últimos preparativos na TV Chapada do Araripe para o começo de uma série de novos programas há muito tempo anunciados aqui no Blog do Crato. Variedades, Entrevistas, e quadros que abordam o turismo e outros assuntos. Em breve! Não percam!

CHUVA NO CRATO



Pois é, notícia boa. Chuva durante toda a madrugada de hoje, que serve para consolidar ainda mais a quadra invernosa, que neste ano foi muito superior aos últimos 3 anos. Um "chuvisco" que começou por volta das 22:00, tempo totalmente fechado, foi se agigantando e mesmo após 05:00 ainda chovia na cidade.

A previsão do tempo para hoje indica dia nublado e chuvas a qualquer momento.
Outras informações:
Nascer do sol: 05h43 Pôr do sol: 17h27
Temperatura: Max 29º Min 22º
Ventos a E  a  9km/h
Umidade Relativa do Ar: 99% e mínima de 76%
Índice UV: Muito Alto

Fontes: INPE e GOES 13


Advogado Jorge Emicles lança novo livro



Apoio na divulgação:
www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a História do Crato para a posteridade


Eduardo Campos visita Cariri cearense


O pré-candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, visitará a região do Cariri cearense no próximo final de semana (dias 31/05 e 01/06), onde cumprirá agenda nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Araripe e Barbalha.

O ex-governador de Pernambuco inicia sua agenda na tarde de sábado (31/05) em Araripe -cidade natal de seu avô Miguel Arraes (ex-governador de Pernambuco) - onde encontrará familiares e assistirá, às 17h, a uma apresentação cultural do grupo musical Meninos de Flauta do Araripe, no Cine Teatro Miguel Arraes. Às 18h30, Eduardo receberá o Título de Cidadão de Barbalha e, posteriormente, às 20h30, o Título de Cidadão de Juazeiro do Norte. Ambas as solenidades serão realizadas em suas respectivas câmaras municipais. No domingo (01/06), Eduardo iniciará sua agenda com uma visita ao Hospital Filantrópico São Vicente de Paulo, em Barbalha. Logo em seguida, o presidente nacional do PSB visitará a Estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Posteriormente, às 10h30, ele vai inaugurar a sede do diretório municipal do PSB de Crato e, às 11h, concederá entrevista coletiva na Associação Comercial da cidade. Em seguida, participa de encontro com lideranças políticas da região. A agenda no Cariri se encerra com a participação de Eduardo na festa do Pau da Bandeira, de Santo Antônio, em Barbalha prevista para as 14h30.

As principais lideranças dos partidos aliados ao PSB nacionalmente (PPS, PPL, PHS e PRP - além da Rede Sustentabilidade) acompanharão toda a programação da visita de Eduardo Campos ao Cariri. Participarão ainda da visita a pré-candidata do PSB ao Governo do Estado, Nicolle Barbosa, a pré-candidata ao Senado e porta-voz da Rede Sustentabilidade no Ceará, Geovana Cartaxo, o presidente do PSB-CE, Sergio Novais, a deputada estadual Eliane Novais (PSB/CE), o secretário geral do PSB-CE, Jadson Sarto, além de vereadores e presidentes dasexecutivas municipais do PSB de toda a região.

Assessoria de imprensa do PSB-CE: Paulo Marcelo Freitas (85) 8814.8073 / 9998.3365
Assessoria de imprensa de Eduardo Campos: Carlos Percol (81) 9488 3191



Caravana do PT estará em Crato no próximo dia 31




Cid manda recado a Eunício: a esperança é a última que morre


O governador Cid Gomes mandou um recado para o pré-candidato do PMDB ao Governo do Ceará, Eunício Oliveira, na noite desta quarta-feira (28), na Câmara Municipal de Fortaleza, durante homenagem ao irmão Ciro Gomes.

Ao ser questionado se o Pros ainda aguardaria pelo PMDB, Cid Gomes disse ter um recado para Eunício Oliveira, “na ponta da língua”: “a esperança é a última que morre”.

Fonte: O Povo Online
Foto: Cnews


Quadrilhas do CE que aplicaram golpes bancários de mais de R$ 10 milhões são denunciadas pelo MPF




O Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo denunciou nesta quarta-feira (28) dois grupos de estelionatários por fraude bancária envolvendo envolvendo a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander. Um dos denunciados, liderava uma quadrilha conhecida como Mel de Canindé.

A fraude, realizada principalmente no Estado do Ceará, consistia na clonagem de cheques roubados e comercialização de contas correntes em nomes de "laranjas" para que depósitos e saques pudessem ser feitos. Além do Ceará, as duas quadrilhas atuaram em São Paulo, Alagoas, Piauí, Maranhão, Paraíba e Distrito Federal. A denúncia partiu da operação Cártula, deflagrada na ultima terça-feira (27) pela Polícia Federal e que deve resultar na prisão de dez pessoas, que se dividiam em dois grupos.

No dia 27 de março deste ano, a Polícia Federal deflagrou a operação no estado que resultou na prisão de 10 pessoas. Um dos líderes da quadrilha, era ex-soldado e já pertenceu a um bando que assassinava policiais. Atualmente, comandava o tráfico de drogas em uma comunidade da Capital. No total, 10 pessoas foram presas no Estado.De acordo com a denúncia, os grupos obtinham senhas de contas correntes da Caixa cujo saldo fosse superior a R$ 20 mil. Então, cheques roubados de outros bancos eram adulterados com dados dessas contas e depositados em outras em posse de "laranjas". Depois, os valores eram transferidos para contas em posse dos denunciados.
O MPF estima que prejuízo tenha chegado a R$ 10 milhões às vítimas.

Segundo o MPF-SP, um dos grupos era comandado pelo ex-policial militar do Ceará, Antônio Ferreira Araújo, conhecido por Junior. O acusado teria sido expulso da corporação após ser acusado de porte ilegal de armas, coubo qualificado, receptação e até homicídio. Junior é suspeito de manter ligações com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Ainda segundo o Ministério Público de São Paulo, José Damião de Souza Rodrigues e Márcio Jacome Lopes, comandavam o outro grupo da quadrilha. Damião estava preso após ser apontado como o suspeito de liderar uma quadrilha especializada em assassinar policiais do estado. Após ser solto, ele se juntou à quadrilha e coordenou as fraudes.

A procuradora Karen Louise Kahn, à frente da denúncia, pediu a prisão temporária dos envolvidos.
Além do crime de estelionato, os grupos são acusados de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e obtenção de vantagem ilícita.

Fonte: DN


Governo do Estado entrega mais de 2.500 títulos de terra para agricultores de Iguatu


O governador Cid Gomes estará nesta quinta-feira (29) em Iguatu, onde fará a entrega de 12.404 títulos de propriedades rurais, beneficiando os agricultores dos municípios de Iguatu, Milhã, Mombaça, Quiterianópolis, Jaguaruana e Quixeré. A cerimônia acontecerá na Praça da Matriz, às 10 horas, e contará com a presença do prefeito Aderilo Alcântara, além de outras autoridades.

Em Iguatu, serão entregues cerca de 2.500 títulos de terras, beneficiando mais de 2 mil agricultores. O prefeito Aderilo Alcântara ressalta a importância do benefício para o proprietário rural. "Essa é uma reivindicação que já vem desde muito tempo, e tanto eu como o ex-prefeito Agenor Neto, vínhamos constantemente acompanhando e cobrando junto ao governo do estado, essa questão da entrega desse importante documento aos nossos agricultores", disse Aderilo Alcântara.

O Programa de Regularização Fundiária do Ceará é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e pelo Incra. O título da terra assegura ao agricultor o acesso às políticas de crédito e assistência técnica do Estado e do Governo Federal.




Tribunal de Justiça do Ceará empossa novos desembargadores nesta quinta-feira



Os juízes José Tarcílio Souza da Silva e Tereze Neumann Duarte Chaves tomarão posse como desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (29/05), às 16h, no Palácio da Justiça. A sessão será conduzida pelo vice-presidente da Corte, filho natural de Acopiara, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, no exercício da Presidência.

O desembargador Mário Parente Teófilo Neto, integrante da 1ª Câmara Criminal, fará a saudação em nome do Tribunal. Em seguida, os dois magistrados discursarão em agradecimento. Eles foram escolhidos, no último dia 9, por meio de votação nominal, aberta e fundamentada, em obediência às prescrições constitucionais e legais.

José Tarcílio, titular da Vara da Justiça Militar da Capital, concorreu ao cargo pelo critério de merecimento. Ele ocupará vaga deixada com a aposentadoria do desembargador Francisco Auricélio Pontes, ocorrida em 16 de janeiro deste ano.

Tereze Neumann, titular da 1ª Vara de Recuperação de Empresas e Falência de Fortaleza, ascendeu ao cargo por aclamação, pelo critério de antiguidade. Ela assumirá a vaga que surgiu com a aposentadoria do desembargador Francisco José Martins Câmara, em 19 de fevereiro de 2014. A magistrada já atuava como desembargadora por convocação do Órgão Especial do TJCE.

TJCE


Yahoo! lançará seu próprio portal de vídeo para concorrer com YouTube


San Francisco, 29 mai (EFE).- O Yahoo! Divulgou nesta quarta-feira que lançará seu próprio portal de reprodução de vídeos on-line ainda este ano, uma operação que busca conquistar usuários e conteúdos do Youtube, plataforma indiscutivelmente líder da internet no segmento.

O Yahoo! está pronto para lança-lo no verão americano (entre julho e setembro), antecipou o site especializado "Ad Age", e oferecerá melhores contratos e tarifas por anúncio aos grandes criadores de conteúdos, vários dos quais se queixaram publicamente diversas vezes de como é difícil ganhar dinheiro no YouTube. Com este movimento o Yahoo! quer conquistar criadores consolidados no YouTube para seu novo site. O YouTube, maior portal de vídeo on-line do mundo, tem mais de cem milhões de usuários ativos mensais no mundo todo. A aposta por um portal próprio de vídeo que concorra com o YouTube faz parte da grande estratégia de relançamento do Yahoo! elaborada pela CEO, Marissa Mayer, que assumiu o cargo em julho de 2012.

Desde então o Yahoo! adquiriu o Tumblr, mudou de logotipo, modificou a home, atualizou o e- mail e redesenhou o Flickr e seu aplicativo de previsão de tempo. Desde então, a audiência do Yahoo! aumentou em 100 milhões de usuários (até 800 milhões de usuários) e em dispositivos móveis dobrou para os 400 milhões.

EFE


Municípios acusam falta de recursos para cumprir metas do Plano Nacional de Educação


Dirigentes municipais apontam a falta de recursos como dificuldade para cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado hoje (28) pela Câmara dos Deputados. Faltam professores, infraestrutura, materiais, e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), segundo os gestores, não é suficiente. Os municípios devem investir no mínimo 25% da arrecadação em educação. Por lei, pelo menos 60% do fundo devem ser usados para pagamento de salários dos professores em exercício.

Em Jaboatão dos Guararapes (PE), 80% do Fundeb é comprometido com a folha de pagamento. "Tivemos que tirar dinheiro de construção para colocar na educação básica", diz o secretário executivo de Educação de Jaboatão, Francisco Amorim. A preocupação é ter que incluir, por lei, todas as crianças de 4 e 5 anos. "Seremos cobrados, e não temos recursos", diz.

O PNE estabelece metas para a educação a serem cumpridas nos próximos dez anos. Entre as diretrizes estão a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar. O plano destina também 10% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas e bens produzidos no país) para a educação até o final dos dez anos - atualmente são investidos 5,3% do PIB.

Grande parte dos recursos vem dos municípios, 2,3% do PIB, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), que constam no Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2014, do movimento Todos pela Educação. Os estados gastam o equivalente a 2,2% do PIB, e a menor fatia, de 1% do PIB, cabe à União. A intenção é que, com o PNE, aumente o percentual da União.

A secretária de Educação municipal de Natal, Justina Iva de Araújo Silva, diz que no município, todo o Fundeb é comprometido com o pagamento da folha. "Não se pode discutir plano sem discutir financiamento. Sem que chegue mais recurso, não adianta fazer um plano bonito, que ele não será executado".

A questão foi reforçada pela presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, na abertura do 6º Fórum Nacional Extraordinário da entidade, que é feito em Florianópolis até a próxima sexta-feira (30). "As metas do PNE são claras, são factíveis. Precisamos de receitas novas e olhar a educação como prioridade de fato. Ela é de direito, mas não é de fato".

A educação contará com a destinação de 75% dos recursos dos royalties do petróleo, pela Lei dos Royalties sancionada no ano passado. No entanto, apenas esses recursos não serão suficientes para atingir a marca de investimento de 10% do PIB, que significam R$ 240 bilhões a mais. No final do ano passado, o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse não ter fonte segura que garanta esse recurso.

*A repórter viajou a convite da Undime.
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição: Stênio Ribeiro



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30