xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/05/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 maio 2014

As duas faces de uma só natureza - Por: Emerson Monteiro

A mulher e o homem são aspectos distintos, porém integrais, da natureza que os dois formam e se repetem ao infinito. Houvesse ausência de um, e deixaria vazio de não ter tamanho, a ponto da total interrupção dos acontecimentos biológicos que representam a longa história de todos nós.


No decorrer do tempo, contudo, devido aos motivos dos que buscam aprender das condições normais, invés de somar, excluem e criam divisões, a pretexto de reinar a fria competição, a concorrência desleal, da selvageria de um dos sexos, quando eles mesmos sozinhos se completam.


As características da mulher e do homem representam perfeição em termos de organização social, na elaboração da célula mãe da família e dos grupos. De sã consciência, ninguém levantará bandeira de superioridade entre esses dois aspectos essenciais do casal humano à procriação e educação das gerações, no sentido da construção ideal de uma sociedade justa.


As definições de cada um desses distintos elementos compõem a vida e pedem apenas que se respeitem no tanto certo de estabelecerem a felicidade ideal das pessoas. Exemplos haverá aos turbilhões de quem compreendeu tais características próprias da mulher e do homem, frutos da ciência universal. Isso põe a pensar no quanto ainda precisam conhecer dos segredos da paz, até rezar do jeito correto nas cartas das existências coletivas.


A riqueza dessas peculiaridades dos sexos rasga vistas dos que querem aprender o objetivo da lei da Criação, seus sabores e suas normas dignas da mais lúcida exatidão matemática.


Ao observar, pois, a ação amistosa entre os irmãos, o viajante das estrelas conclui que sem a mãe ou sem o pai nada existiria para merecer nome de filhos, e nenhuma história nasceria antes de tudo para se conhecer.


Eis, por isso, qual a solução das crises que sustentam a ilusão de serem opositores as duas manifestações dos que vierem morar algum tempo neste chão comum de dois.


Imediatismo - Por: Emerson Monteiro

Na Bíblia, há exemplo clássico de imediatismo. No livro de Gênesis, exausto e faminto, Esaú, neto de Abraão, aceitou de bom grado a proposta de Jacó, irmão seu, para trocar o direito de primogenitura por um simples prato de pão, caça guisada e lentilhas. Sem medir as consequências do gesto, se rendeu ao impulso do momento, refugando o futuro melhor que lhe aguardaria.

Tantas e tantas histórias existem dessas atitudes irreverentes que não custa notar o quanto rotineiro virou comportamentos de pessoas agirem por impulso, a considerar apenas irresponsabilidade, preguiça e má fé como coisas naturais para si e os demais. Esquecem, na prática, que a vida é longa e o pensamento, breve, palavras sábias do cancioneiro popular.

A política disso preenche inúmeras páginas, com homens e mulheres, nas suas funções profissionais consagrados médicos, advogados, sacerdotes, jornalistas, artistas, exímios e valorosos, largar tudo para demandar as tetas do erário público. Lá, longe de origens reais e vocacionadas, trafegam alienados peixes fora da água, zumbis de gabinetes e corredores, que se põem perdidos no campo das vaidades e do poder escorregadio, em detrimento da competência necessária ao exercício do comando.

Outras formas de imediatismo acontecem nas aventuras e conquistas das civilizações colonizadoras. Espanhóis a destruir os povos do Novo Mundo, astecas, maias e incas, à cata de sonhos materiais e botins da ganância. Portugueses, na febre das esmeraldas, em matanças e destruições dos primitivos da Vera Cruz. Invasões bárbaras da Europa. Ingleses e franceses na espoliação da Ásia e da África. Tudo somado aos crimes ambientais há décadas promovidos na ocupação dos recursos naturais de matas, rios e mares, em prejuízo da rica e dadivosa Natureza, e reações da existência na Terra.

Isso também vista a jornada coletiva que devolve o pensamento a estados melancólicos, diante dos equívocos cometidos: Então replicou Esaú: Eis que estou a ponto e morrer; logo para que me servirá o direito de primogenitura? Jacó deu a Esaú pão e o guisado e lentilhas; e ele comeu e bebeu; e, levantando-se, seguiu seu caminho. Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura, confirma o texto bíblico (Genesis 25, 32) lá no Antigo Testamento.

CRIMES VIRTUAIS EM CRATO - Grupo entra com ação na justiça contra administradores de grupos do Facebook


Programa FATOS em FOCO - CRATO - Grupo entra com ação na justiça contra crimes virtuais e administradores de grupos do Facebook que permitem que fakes pratiquem esses crimes dentro de seus espaços.

Num patrocínio de RVNET  O Melhor Provedor de Internet do Cariri

Jatobá é escolhido como Pau da Bandeira 2014 em Barbalha



Na manhã deste Domingo (11), o Capitã Rildo Telles e a comissão de carregadores do Pau da Bandeira, confirmaram um Jatobá, que servirá de mastro para a bandeira de Santo Antônio neste ano de 2014. O corte está marcador para a manhã da quinta-feira, dia 15 de maio no Sitio Flores, sendo que o carregamento será no dia 1º de maio, abrindo oficialmente a Festa de Santo Antônio 2014, e os festejos juninos no Nordeste Brasileiro.

Por: Alisson Santos com informações de Wescley Araújo


Justiça Federal e Infraero se reúnem com donos de terrenos próximo ao aeroporto de Juazeiro


Máquinas trabalham desde janeiro nas áreas a serem desapropriadas


A Justiça Federal e a Infraero estiveram reunidos nesta segunda-feira (12), com os proprietários de terrenos e casas nas proximidades do Aeroporto Regional do Cariri para dirimir dúvidas acerca dos preços dos imóveis que serão desapropriados para a ampliação do aeroporto. Segundo o juiz federal, Leonardo Coutinho, alguns moradores reclamaram do valor avaliado pela Caixa Econômica e terão oportunidade de pedir uma nova avaliação. O diretor jurídico da Infraero, Francisco José de Siqueira concordou com a medida, mas não soube informar quantos moradores irão recorrer.

Os R$ 15,8 milhões já estão depositados na Caixa Econômica de Juazeiro do Norte e o pagamento deve ser iniciado nos próximos dias.

Flavio Pinto News


Região do Cariri representa 26% do total de armas apreendida no Ceará no mês de abril


Armas de vários calibres foram apreendidas no Cariri


No mês de abril, a Polícia Militar apreendeu 574 armas em todo o Ceará. Desse total,161 armas, ou seja, 26% das apreensões ocorreram em 25 municípios da Região do Cariri. Os dados são da Assessoria de Análise Estatística e Criminal da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.
Durante os primeiros quatro meses do ano, a SSPDS registrou um total de 186 apreensões de armas de fogo, sendo a maioria através do porte ilegal de revólveres calibre 38.

No final de semana, período compreendido entre a sexta-feira, dia 09 até o domingo, dia 11, sete armas de fogo foram apreendidas nas cidades de Campos Sales, Assaré, Aurora e Juazeiro do Norte em operações realizadas pelos efetivos da Força Tática de Apoio, Ronda do Quarteirão e Comando Tático Rural.

Fonte: Flavio Pinto News


CRATO - O Velho Campo do Sport


Crato Antigo - Autor desconhecido

Localizado na rua Carolino Sucupira, atrás da reitoria da Universidade Regional do Cariri - URCA - ele foi palco de memoráveis partidas de futebol association antes do surgimento do estádio Mirandão. Aos sábados, o acesso a chamada 2ª divisão:  Arrastão, Teodorico, F. Higino, São José, Liceu ... aos domingos, o futebol principal, a 1ª divisão: Shell, Satélite, Sport, Palmeiras ... Havia o torneio início - uma festa. O Palmeiras de seu Osmar, como era conhecido, sempre ganhava o torneio início – uma festa. O Palmeiras de seu Osmar, como era conhecido, sempre ganhava esse início de campeonato. O clássico maior era sempre Shell, o time do bairro São Miguel e Satélite, a equipe do Banco do Brasil. A fila para adentrar ao estádio “dobrava” a Rua Carolino Sucupira e se “estendia” pela Rui Barbosa. Personagens marcantes daqueles bons tempos: Riachão e seus filhos Juá e Badu. Juá ponteiro esquerdo e Badu ponteiro direito. O Riachão residia com a família na velha casa tendo a sua frente imenso “pé” de Cajarana. Por sinal, devido à sombra proporcionada, era abrigo para a descontração de intervalo, quando agradável conversa, interessantes piadas, eram contadas pelos mais brincalhões.

Seu Assis era um dos porteiros. A entradapara assistir ao jogo era proporcionada por litros, garrafas de vidro vazia. Próxima ao muro da Carolino Sucupira estava lá a cabine da Radio Educadora e próxima ao muro que separava o estádio do Parque de Exposição a cabina da Rádio Araripe. Por sinal havia uma casa cuja coberta - que era de palha - atingia o muro citado. Muitos usavam a referida residência para “pular” para dentro do campo de jogo. Lembro um dia dos mais movimentados, quando da saída da torcida, provavelmente um jogo pelo intermunicipal e vitória do selecionado cratense, o portão do muro da parte superior do estádio cedeu não suportando tamanha movimentação humana. Velho campo do Sport, saudoso estádio Wilson Gonçalves. Hoje só boas e agradáveis lembranças. 

Ali, agora concluído, o ginásiode esportes da Universidade, uma realização do atual governo do estado, um presente damaior importância para a cidade do atual governador Cid Gomes, tendo merecidamente como nome oficial: Ginásio Poliesportivo ALDERICO DE PAULA DAMASCENO. Professor e desportista exemplar.

Por: Jorge Carvalho


Dep. Andre Figueiredo consegue 1 milhão e 100 mil reais para a reforma do sítio Fundão, em Crato



Há muitos meses praticamente parada, as obras do sítio fundão, que é a maior reserva ecológica do Crato agora terão um novo impulso. O Deputado André Figueiredo atendendo ao pedido de alguns cratenses, foi até Governador Cid Gomes e conseguiu "destravar" R$ 1.100.000,00 que serão destinados à reforma do Sítio Fundão.

A SITUAÇÃO DO SÍTIO FUNDÃO ( Matéria de Setembro de 2013 )

Com a retirada da cota de água do Rio, os animais vão subindo rio acima em busca de água e são presas fáceis para caçadores que agem fora das áreas desprovidas de fiscalização, além da pesca predatória. ( Ed Alencar )


CRIME AMBIENTAL - PRÁTICAS ILEGAIS NA RESERVA DO FUNDÃO

(POR ED.ALENCAR)

A história se repete todo ano! Não é só a questão da estiagem, que a vazão das nascentes Batateiras diminuíram, que as pessoas precisam de água. Todos precisam sim, mas a questão é o uso desordenamento, a falta de fiscalização, a falta de consciência, onde tudo leva ao desrespeito ao meio ambiente, no caso especifico, a “COTA” de 20% das fontes da Batateiras, destinadas para o próprio rio, denominada de águas ecológicas, determinado pelo Ministério Público da Comarca do Crato. Esta águas tomou (Do..) SUMIU” desde o mês de agosto de uma forma brutal, causando um grande prejuízo ao ecossistema do rio, em especial, na cadeia alimentar por toda extensão do rio que cobre o Parque Estadual do Sítio Fundão e fora dos limites.

Com a retirada da cota de água do Rio, que atinge o trecho acima citado, alguns poços que represaram um pouco d'água, muitos já secaram, e os animais vão subindo rio acima em busca do precioso líquido para a sobrevivência, e são presas fáceis para caçadores que agem fora das áreas desprovidas de fiscalização. O rio se torna um deserto; Já não se vê a presença do “MARTIN PESCADOR, DO SOCÓ, e percebe-se nas areias do rio, rastros do guaxinim, num sobe e desse no dia a dia, em busca de alimento. E para piorar, os vândalos sobem rio acima, pescando com redes improvisadas cometendo o crime da pesca predatória, onde os peixinhos que restam presos nos pequenos poços d'água, após serem capturados, são levados para suas casas onde fritam para o tira gosto da cachaça, e quando não, jogam para os gatos.

PROVIDÊNCIAS.

Recentemente o Promotor de Justiça do Meio Ambiente Dr. Pedro Luiz Camelo, concedeu entrevista a imprensa do Crato e Região, que juntamente a outros órgãos como COGERH = Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos sob o comando do Dr. YARLEI BRITO, que também já se manifestou junto ao IBDVAMA=Instituto Brasileiro de Direito a Vida dos Animais e Meio Ambiente, que realizou buscas ao longo do rio, onde foi encontrado muitas irregularidades como exemplo, desvio das águas com barramento de sacos de areia, no leito do rio.

RAMIFICAÇÃO DAS ÁGUAS DAS NASCENTES

Neste período de seca, a retenção e manejos das águas, estão sob o comando dos “LEVADEIROS”, homens que cuidam na distribuição das águas dos patrões que tem outorgas de cotas d’água, para abastecerem suas propriedades e que geralmente repassam para outros e assim acontece a ramificação onde as águas tomam outros rumos para fora da bacia do Rio Batateiras. Outras ações negativas, são alguns balneários que utilizam as águas das nascentes e após o uso, não devolvem para o leito do rio. Outro fato: Alguns levadeiros no controle das águas, são denunciados por venderem por um determinado tempo e preço dia de água para terceiros. Esses boatos, precisam ser investigados por autoridades do meio ambiente. Para o Promotor de Justiça do Meio Ambiente Dr. Pedro Luiz, ele chama atenção para o crescimento do consumo d água, pelos novos proprietários de terras na área das nascentes, com a sub divisão de propriedades. O CERTO É QUE O RIO BATATEIRAS VEM PEDINDO SOCORRO TODOS OS ANOS.






Por: Ed Alencar
Repórter e Colaborador do Blog do Crato
www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a História do Crato para a Posteridade


Luiz Carlos diz que vai disputar a reeleição da Câmara do Crato e que segue orientação do prefeito


Poderes independentes e Harmônicos entre si. Isto é o garante a constituição Federal Brasileira. No entanto, parece que no Crato, a Constituição é desrespeitada, uma vez que o próprio presidente da Câmara, Luis Carlos Saraiva, que é candidato à reeleição, em entrevista publicada no Blog Flávio Pinto, disse pretender manter a base de apoio ao prefeito, ou seja, seguir cegamente a escolha do prefeito. Segundo o advogado "Roberto Sousa", esta atitude já se encontra eivada de inconstitucionalidade. Mostra, com tal postura, que no Crato, há somente um rei, um dominador, que é o do poder executivo.

"Mesmo diante da ausência do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos, o município do Crato esteve representado no 12º Encontro Regional do PMDB, em Crateús, pelo presidente da Câmara Municipal do Crato, Luiz Carlos Saraiva. 

Ao contrário do prefeito, Luiz Carlos tem marcado presença nos últimos três encontros. O presidente do Poder Legislativo cratense confirmou vai querer disputar a reeleição na Câmara, cuja votação está prevista para o próximo dia 20. 

No entanto, Luiz Carlos disse admitir que está conversando com o prefeito Ronaldo e que pretende manter a base de apoio ao prefeito, ou seja, seguir "cegamente" a escolha do prefeito. Indagado sobre a anulação da sessão da câmara, que em outubro de 2013, havia desaprovada as contas da gestão 2009 do ex-prefeito Samuel Araripe, Luiz Carlos Saraiva disse ter sido "amplamente favorável a determinação judicial e que a  casa não deverá recorrer da decisão.

Luiz Carlos quer o apoio de Ronaldo para se reeleger. (Foto: Flávio Pinto)


Descaso - Pessoas precisam chegar às 4 da manhã para conseguir uma ficha de atendimento na saúde em Crato




"Ai a verdade da saúde pública no Crato , hoje precisei de novo e não consegui ficha, e é por que cheguei 4 hs da manhã kkkkkkkjkkkkkkk isso e um descaso com a população."

Eduardo Muzenza via Iara Aragão - Filhos e Amigos do Crato


FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


A Fonte Musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30