xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/04/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 abril 2014

TCM avisa: é hora de apresentar as contas de governo



Termina na próxima quinta-feira, 10/4, o prazo para que os presidentes de câmaras de vereadores encaminhem ao Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM/CE) as contas municipais do ano de 2013. A novidade é que, a partir de agora, isso deve ser feito por meio eletrônico e não mais em papel.

Apesar de o envio ao TCM ser um dever do poder legislativo, a chamada Conta de Governo deve ser prestada pelo prefeito. Essa obrigação do chefe do poder executivo municipal precisa ser cumprida anualmente até 31/01. A Constituição Estadual determina que, antes de serem remetidas ao TCM, elas fiquem durante sessenta dias à disposição dos contribuintes, para exame e apreciação, e que poderão questionar-lhe a legitimidade, nos termos da lei. Mas não só nesse período elas podem ser consultadas. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que fiquem durante todo o exercício, no respectivo Poder Legislativo e no órgão técnico da prefeitura responsável pela elaboração, para consulta e apreciação pelos cidadãos e instituições da sociedade.

As contas de governo devem conter demonstrativos, documentos e informações de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial que permitam avaliar, sob os aspectos técnicos e legais, a regularidade da macrogestão dos recursos públicos a cargo do chefe do poder executivo, em especial as funções de planejamento, organização, direção e controle de políticas públicas. Além disso, é nesse tipo de prestação de contas que são observados se os percentuais constitucionais foram aplicados corretamente em áreas como educação, saúde e gasto com pessoal.

Vale ressaltar que os Tribunais de Contas (TCs) não têm competência para julgar as contas de governo, cabendo-lhes somente apreciação e consequente emissão de parecer, recomendando ao poder legislativo municipal a aprovação ou desaprovação. O julgamento em si é feito pelo poder legislativo municipal. Contudo, a opinião prévia do TC somente deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da câmara municipal.

Em caso de julgamento desfavorável, dentre outras possíveis punições, o prefeito poderá perder o mandato e ficar inelegível por 8 a 10 anos, quando caracterizado crime de responsabilidade.

Fonte: Blogs Diário do Nordeste


FUNDADOR DO MUSEU DE ARTE DO CRATO LAMENTA A SITUAÇÃO ATUAL DO MUSEU



O Artista Bruno Pedrosa, hoje residente na Europa, entrou em contato comigo, onde nos enviou mensagem sobre a decadência e o descaso atual para com o Museu do Crato: "Realmente, quando em 1972 eu fundei com entusiasmo, empenho pessoal e financeiro, sem pedir remuneraçao NENHUMA por meu esforço, o MUSEU DE ARTE DO CRATO nunca pensei que um dia chegasse a esta vergonha que vejo hoje nas fotografias publicadas, e se pensasse, mesmo em sonho, que o fim seria este jamais teria feito o que fiz... Imaginem que neste governo atual eu ate prometi mais doações ao museu, caso tivessem a decência de cuidar dos que aí ja estão! Será que estas autoridades do Crato não têm um minimo de vergonha do crime cultural que estão cometendo nao? Que raça daninha de ignorantes !!!!"

Bruno Pedrosa - Artista
Via Dihelson Mendonça 
www.blogdocrato.com


SESC - Exposição com obras de Portinari chega ao Crato


O acervo, em formato de trabalho e jogo, estará disponível a partir desta quarta-feira (9)

Crato recebe a partir da quarta-feira (9) a exposição “Portinari Trabalho e Jogo”. O acervo, que faz parte do projeto ArteSesc, do Departamento Nacional, fica em exposição até o dia 30 de abril, na Unidade Crato do Sesc*. A abertura da exposição acontece a partir das 9h, com entrada gratuita. O acervo pode ser visto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 21h. As escolas podem agendar visitas através do número (88) 3523.4444 ou 3586.9163.

Com o objetivo de facilitar o acesso do público brasileiro aos acervos dos museus, o projeto ArteSesc reproduziu – fotograficamente – pinturas, gravuras e desenhos de Cândido Portinari em formato de trabalho e jogo. A mostra, destinada ao público infanto-juvenil, busca integrar os conceitos de trabalhar e brincar. Dentre as obras do artista, os visitantes poderão encontrar trabalhos como: Lavadeiras; Menino com carneiro; O sapateiro de Brodósqui; Grupo de meninas brincando e Menino com pião.

Fruto de uma parceria entre o Sesc e os museus Castro Maya e o Projeto Portinari, o acervo, que percorre o País, encerra programação no Ceará após passar por Ibiapina, Sobral, Crateús, São Gonçalo do Amarante, Aracati, Juazeiro do Norte, Fortaleza e Iguatu.

Cândido Portinari

Menino pobre de Brodósqui, cidade interior de São Paulo, Cândido Portinari retratou sua terra e sua gente, colocando cores e formas em cenários tão reais que se transformaram em obra de arte. A delicadeza do traço, a expressão marcante dos trabalhadores, as cenas rurais e as brincadeiras de criança são parte integrante de suas criações.

SERVIÇO

Exposição – “Portinari Trabalho e Jogo” no Crato
Abertura
Local: Galeria de Artes da Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Data: 9/4
Horário: 9h
Informações: (88) 3523.4444 ou 3586.9163

Visitação
Local: Galeria de Artes da Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Período: Até 30/4
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 21h
Informações: (88) 3523.4444 ou 3586.9163
:::Gratuito:::


Homenagem Especial ao Dr. Rommel -- por Pedro Esmeraldo

    Neste ultimo domingo, seis de abril, homenageamos na Chácara da família, o importante empresário cratense, Dr. Rommel Bezerra de Menezes Tavares.
    Dr. Rommel e um cidadão escol, figura contemplativa no seio da sociedade cratense. Maneja bem, com perseverança todos os negócios que lhe são atribuídos com formação organizada, o conjunto de todas as qualidades de serviço com perfeição harmônica. Nos negócios que lhe foram incumbidos, resolve com acerto e determinação.
    É um autentico agente comercial. Tornou-se figura notável com elevada dose de altruísmo. Quando necessário ajuda espiritualmente ao próximo com grande proporção de sensatez e sentimento de justiça.
    Ficamos abismados quando observamos o seu tratamento autentico com as pessoas amigas e parentes próximos. Soube contornar-se com altivez as tiradas de brincadeiras jocosas, elevando-se com dignidade o seu caráter de homem integro, abnegado ao seu trabalho e as regras geralmente observadas ao uso e costume da sociedade moderna.
    Temos o Dr. Rommel um verdadeiro cratense vibrador pelas causas justas, tira de letra suas angustias, sem deixar preocupação aos amigos. Quando lhe tratam com gestos maléficos, com desprezos e desequilíbrio moral, evita-os desviando desse caminho inóspito.
    Não procura desmerecer seus adversários, mostra a realidade com palavras significantes, mas porta-se com honradez absoluta e evita provocar os desafios do desequilíbrio moral. Por tanto, devemos assegurar o cidadão íntegro com homenagem especial dentro do padrão ético e a moral ilibada que sabe conduzir com o barco nas aguas tenebrosas, mas com o espirito de pessoas dignas que exercem com perfeição a sua profissão de cidadão honrado.
    Dr. Rommel mostra fibra, é corajoso, lutador impetuoso segue em frente os caminhos ínvios das florestas hostis. Evita cair no abismo do desespero, nas horas amargas dos percalços que surgem constantemente no correr da vida.
    Não usa viseira, porque sabe olhar para todos os lados que lhe convém. Encontra sempre um jeitinho para sair com equilíbrio a fim de evitar as artimanhas dos abutres que nos veem apoderar-se do patrimônio público cratense.
    Siga Dr. Rommel é um cidadão que segue o caminho digno. Faça força e eleve o seu espirito de homem de fé e sempre de espirito de moral alevantado, trabalhando com honestidade. Deus lhe abençoará quando seguir seu caminho atlético, merecido, mas será sempre um caminho autentico de pessoas dignas.


Crato, 09 de Abril de 2014.
 
           

Vereador Bebeto Anastácio vai fazer os vereadores provarem do próprio VENENO, propondo a Redução de Impostos do Município


CRATO - O AUMENTO DE IMPOSTOS FOI DE ATÉ 300 POR CENTO


Acima: Vereador Bebeto vai tentar propor a redução dos Impostos do Município

Ontem, ( Terça-Feira ) , dia 08 de Abril, aconteceu na Câmara Municipal do Crato um fato inusitado, que foi a votação de um projeto de anulação de outra sessão em que se havia desaprovado as contas do ex-gestor Samuel Araripe referentes ao ano de 2009.  O placar foi de 6 contra 12, já que o vereador Celso dos Frangos faltou à sessão. Votaram pela anulação: LUIS CARLOS SARAIVA, BEBETO ANASTÁCIO, JALES VELOSO, GURI, GUER E NANDO BEZERRA. Obviamente, o restante votou contra, logo, uma turma que sempre votou em perfeita ressonância com o Sr. Presidente, Luis Carlos Saraiva se "debandou" sem que se saiba do real interesse por trás dessa decisão. 

Seguindo a mesma linha de raciocínio, o vereador Bebeto Anastácio publicou em seu perfil hoje, no Facebook, uma idéia que certamente será a prova de fogo para testar o caráter e as verdadeiras intenções dos vereadores, se é para trabalhar para o povo, ou PARA QUEM. Segundo Bebeto:

"Estou entrando com um Projeto de Resolução anulando a votação dos aumentos dos impostos, faço isso baseado no Projeto que foi votado para a anulação da sessão que reprovou as contas de Samuel e pelo pedido de vistas de Thiago Esmeraldo. Naquela votação, eu pedi vistas para ao menos ler o Projeto e emitir meu voto e foi negado me tirando o Direito de representante do povo de Ler o que deveria votar. Por esse motivo não votei nem a favor, nem contra. Agora quero restabelecer o Direito que não é meu e sim do povo, anular aquela votação, consequentemente, ler o Projeto e votar."

Com informações do vereador Bebeto Anastácio


DESCASO - 1 Ano e 3 meses de gestão e o Museu do Crato continua ao DEUS DARÁ



"Saudades de quando o Museu do Crato era assim..."

Parece que a tendência do que estiver errado no Crato, é ficar errado para sempre. Há 1 ano e 3 meses que a nova gestão municipal entrou, e temos na cidade os MESMOS e ainda PIORES problemas desde a gestão anterior. É como se o relógio tivesse parado em 2012, quando houve a transferência de administração e de lá para cá, quase nada se fez pela cidade. 

Na verdade, a população do Crato ainda está a esperar que a nova gestão comece a funcionar, porque até agora, a cidade está literalmente sendo engolida pelos buracos, crateras, LIXO nos Bairros, descasos de toda espécie, com a merenda escolar, com a saúde... vejam por exemplo, a situação nos postos de saúde, remédios que faltam, irregularidades, e para completar, ainda aparece um pequeno grupo de BABÕES, pagos pelo governo, porque tem portaria para ganhar pra falar bem, vir às redes sociais defender este DESCASO. 

Crato, que outrora foi a "capital da Cultura" agora, mais do que em todas as gestões passadas, parece estar se tornando a capital do lixo, das denúncias de corrupção, que pipocam a todo tempo nos noticiários em rede nacional, onde até o prefeito é investigado em 3 instâncias por compra de votos, o maior escândalo político da História do Crato. Vejamos apenas um das centenas de casos que já foram amplamente denunciados e pelo jeito vai se arrastar por muito tempo: O "famoso" Museu do Crato, cuja reforma começou ainda na gestão passada e pelo jeito, não vai terminar tão cedo. Um retrato TRISTE de uma administração "FELOMENAL", que se ofereceu para o povo como um "Fenômeno", como diria o José Wilker, numa campanha embasbacante, e que pode ser oficialmente considerado o Retrato fiel da realidade do Crato dos nossos dias.

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com 




Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30