xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/03/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 março 2014

O outro Brasil que vem aí - Gilberto Freire*

Eu ouço as vozes
eu vejo as cores
eu sinto os passos
de outro Brasil que vem aí
mais tropical
mais fraternal
mais brasileiro.
O mapa desse Brasil vem das cores dos Estados
terá as cores das produções e dos trabalhos.
Os homens desse Brasil em vez de cores das três raças
terão as cores das profissões e das regiões.
As mulheres desse Brasil em vez das cores boreais
terão as cores variantemente tropicais.
Todo brasileiro poderá assim dizer: é assim que eu quero o Brasil, todo brasileiro e não apenas o bacharel ou o doutor
o preto, o pardo, o roxo e não apenas o branco e semibranco.
Qualquer brasileiro poderá governar esse Brasil
lenhador
lavrador
pescador
vaqueiro
marinheiro
funileiro
carpinteiro
contanto que seja digno do governo do Brasil
que tenha olhos para ver pelo Brasil,
ouvidos para ouvir pelo Brasil
ânimo para viver pelo Brasil
mãos de escultor que saibam lidar com o barro forte e novo dos brasis
mãos de engenheiro que lidem com ingresias e tratores
  [ europeus e norte-americanos a serviço do Brasil]
mãos sem anéis (que anéis não deixam o homem criar nem trabalhar)
mãos livres
mãos criadoras
mãos fraternas de todas as cores
mãos desiguais que trabalhem por um Brasil sem Azeredos,
sem Irineus,
mãos Maurícios de Lacerda.
Sem mãos de jogadores
nem de especuladores nem de mistificadores.
Mãos todas de trabalhadores,
pretas, brancas, pardas, roxas, morenas,
de artistas
de escritores
de operários
de lavradores
de pastores
de mães criando filhos
de pais ensinando meninos
de padres benzendo afilhados
de mestres guiando aprendizes
de irmãos ajudando irmãos mais moços
de lavadeiras lavando
de pedreiros edificando
de doutores curando
de cozinheiros cozinhando
de vaqueiros tirando leite das vacas chamadas comadres dos homens.
Mão brasileiras
brancas, morenas, pretas, pardas, roxas
tropicais
sindicais
fraternais.
Eu ouço as vozes
eu vejo as cores
eu sinto os passos
desse Brasil que vem aí.

* O outro Brasil que vem aí. Gilberto Freire, 1926.
Publicado no Livro Talvez Poesia, Rio de Janeiro, José Olympio
Transcrito de Casa Grande e Senzala: Edição comemorativa dos 80 anos, com apresentação de Fernando Henrique Cardoso, Global, São Paulo, 2013 

Juiz José Batista de Andrade envia Nota ao Blog do Crato sobre sua decisão no Processo do Mensalão Cratense


O Juiz da 1ª Vara Cível desta Comarca do Crato, José Batista de Andrade, nos enviou uma nota de esclarecimento para publicação, sobre a sua resolução no processo cautelar relativo ao chamado "Mensalinho do Crato", que passamos a publicar na íntegra:


NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Bel. JOSÉ BATISTA DE ANDRADE, Juiz de Direito Titular da 1ª Vara Cível desta Comarca do Crato, Estado do Ceará, no exercício de suas funções institucionais, tendo em vista as reiteradas manifestações veiculadas na imprensa local e regional, escrita, falada e televisada, tanto pelo Ministério Público como pela Assembleia Legislativa, sobre a decisão que proferiu nos autos do processo nº 31400-83.2014.8.06.0071, da ação cautela preparatória de ação civil pública, ajuizada pelo Ministério Público, determinando o retorno de 4 (quatro) vereadores que estavam afastados por decisão anterior deste juízo e a extinção do processo, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1º Este magistrado jamais convocou a imprensa para divulgar sua decisão. Ao contrário do que se pensa e se tem dito, no dia que a proferiu, já à noite, vários repórteres, dos mais diversos meios de comunicação, local e regional, aguardavam no Fórum desta cidade, desde cedo da tarde,à espera de informações sobre o destino a ser dado ao processo. Pelo contrário, ele até hesitou em falar; porém, entendendo que a população cratense também esperava por essas informações, resolveu receber a impressa e dizer o que havia decidido; claro, sem adentrar no mérito da questão.

2º Dizer que, ao contrário do que se tem dito, jamais negou acesso aos documentos sigilosos (informações bancárias dos investigados), que já haviam chegado à secretaria deste juízo, seja aos promovidos seja ao Ministério Público. Quem foi na secretaria teve acesso; quem não foi não viu porque não quis e também porque não se pode obrigá-lo a ver.

3º Que o juiz julga de acordo com seu convencimento. Mas a sua decisão é devidamente motivada. Essa motivação é obrigatória justamente para que a parte insatisfeita possa recorrer. Agora, é bom que se diga que esse recurso é feito exclusivamente nos autos do processo. Não há outro meio legal para recorrer; a não ser que se queira fazer sensacionalismo.

4° Este magistrado não vai replicar e nem deseja polemizar com quem quer que seja. Também não deseja responder críticas de ninguém. Mas, avisa: se porventura alguém extrapolar ao ponto de atingir a sua honra, não hesitará em buscar a via judicial para reparar o dano que venha a sofrer. É assim que pretende se manter até o desfecho final do processo, de forma serena, tranquila e com a sua consciência em paz. E acrescenta que não lhe faltará a humildade necessária para rever seus atos, se necessário for.

Crato, 21 de março de 2014.
José Batista de Andrade 
Juiz de Direito – Titular da 1ª Vara Cível do Crato.


Tenente reage, mata bandidos e está pagando caro por isso !


NE - A Bandidagem é que tem direitos...

Tenente de Pernambuco,''Wesley Sávio de Sá Alves'', 31, e o estudante universitário, Felipe da Silva dos Santos, 22, são indiciados por dupla execução. Fizeram (JUSTIÇA) com as próprias mãos, para defender filha de 9 anos de um assalto e estão pagando muito caro por isso.

A Polícia acredita na versão de que o crime foi em legítima defesa e, até o momento, ambos devem responder na Justiça em liberdade. O diretor da Divisão de Homicídios, Luiz Carlos Dantas, e o diretor adjunto, Ricardo Romagnoli, detalharam o caso durante uma coletiva realizada nesta quinta-feira (20). A DHPP entrou em contato com a Polícia de Pernambuco, que repassou os dados.  "Informações sobre o veículo ( que possuía placa de Recife) identificaram o proprietário do veículo, que é um policial de Pernambuco. O dono do veículo se encontrava em Pernambuco e havia emprestado o carro para um estudante de direito, que por sua vez, emprestou o Jetta ao tenente da PM, que é lotado em Salgueiro (PE)", ressaltou o diretor.

O tenente veio ao Ceará com o objetivo de visitar a filha de nove anos, que mora com a mãe na Capital. Wesley Sávio informou à Polícia foi à Praia com a filha e mais quatro pessoas. Segundo informações de Luiz Carlos Dantas, O grupo saiu do estabelecimento no automóvel Jetta por volta de 15 horas. O tenente se apresentou à Polícia e apresentou a nota fiscal do estabelecimento aos policiais.

O tenente de Pernambuco ressaltou que foi abordado pela dupla na Rua Bento Albuquerque e que o passageiro da moto encostou o cano do revólver no vidro do carro. Porém, o tenente efetuou três disparos de dentro do veículo sem baixar o vidro do Jetta. A motocicleta teria caído no carro e impediu que o tenente abrisse a porta esquerda. O assaltante ferido ainda teria revidado e efetuado alguns disparos. Então, três homens desceram do carro e trocaram tiros e  levaram a arma do assaltante quando constataram que ambos estavam mortos.

''Policial Militar diz que a principal preocupação era proteger a filha''

Indagado por não ter adotado o procedimento legal de ficar no local ou procurar a delegacia mais próxima, o tenente Wesley Sávio respondeu que ficou preocupado com a situação psicólogica de sua filha, que estava bastante nervosa. "Infelizmente estava a minha família, minha filha de nove anos, que é meu bem mais precioso e tive a reação imediata de protegê-la (...)  Eu não esperei, pois em 12 anos de Polícia é a primeira vez que passo por uma situação com minha filha do meu lado. Presenciar isso já está sendo um problema muito grande. E na hora ela só fazia gritar e chorar, mas posteriormente eu liguei para o meu comandante", explicou o PM.

O tenente de Pernambuco também citou o caso ocorrido na última segunda-feira (17), quando o delegado da Polícia Civil do estado do Piauí, Lucas Craveiro Alves, foi morto durante um assalto na  Avenida Washington Soares com Miguel Dias, no bairro Guararapes. "A gente sabe que o combate a criminalidade no Estado do Ceará e em Pernambuco é pesado. A gente sabe que aquelas pessoas saíram de casa com o intuíto de fazer assalto, como aconteceu com o delegado nesta semana, que tiraram a vida dele", finalizou.
Tenente de Pernambuco,''Wesley Sávio de Sá Alves'', 31, e o estudante universitário, Felipe da Silva dos Santos, 22, são indiciados por dupla execução. Fizeram (JUSTIÇA) com as próprias mãos, para defender filha de 9 anos de um assalto e estão pagando muito caro por isso.

A Polícia acredita na versão de que o crime foi em legítima defesa e, até o momento, ambos devem responder na Justiça em liberdade. O diretor da Divisão de Homicídios, Luiz Carlos Dantas, e o diretor adjunto, Ricardo Romagnoli, detalharam o caso durante uma coletiva realizada nesta quinta-feira (20). A DHPP entrou em contato com a Polícia de Pernambuco, que repassou os dados. "Informações sobre o veículo ( que possuía placa de Recife) identificaram o proprietário do veículo, que é um policial de Pernambuco. O dono do veículo se encontrava em Pernambuco e havia emprestado o carro para um estudante de direito, que por sua vez, emprestou o Jetta ao tenente da PM, que é lotado em Salgueiro (PE)", ressaltou o diretor.

O tenente veio ao Ceará com o objetivo de visitar a filha de nove anos, que mora com a mãe na Capital. Wesley Sávio informou à Polícia foi à Praia com a filha e mais quatro pessoas. Segundo informações de Luiz Carlos Dantas, O grupo saiu do estabelecimento no automóvel Jetta por volta de 15 horas. O tenente se apresentou à Polícia e apresentou a nota fiscal do estabelecimento aos policiais.

O tenente de Pernambuco ressaltou que foi abordado pela dupla na Rua Bento Albuquerque e que o passageiro da moto encostou o cano do revólver no vidro do carro. Porém, o tenente efetuou três disparos de dentro do veículo sem baixar o vidro do Jetta. A motocicleta teria caído no carro e impediu que o tenente abrisse a porta esquerda. O assaltante ferido ainda teria revidado e efetuado alguns disparos. Então, três homens desceram do carro e trocaram tiros e levaram a arma do assaltante quando constataram que ambos estavam mortos.

''Policial Militar diz que a principal preocupação era proteger a filha''

Indagado por não ter adotado o procedimento legal de ficar no local ou procurar a delegacia mais próxima, o tenente Wesley Sávio respondeu que ficou preocupado com a situação psicólogica de sua filha, que estava bastante nervosa. "Infelizmente estava a minha família, minha filha de nove anos, que é meu bem mais precioso e tive a reação imediata de protegê-la (...) Eu não esperei, pois em 12 anos de Polícia é a primeira vez que passo por uma situação com minha filha do meu lado. Presenciar isso já está sendo um problema muito grande. E na hora ela só fazia gritar e chorar, mas posteriormente eu liguei para o meu comandante", explicou o PM.

O tenente de Pernambuco também citou o caso ocorrido na última segunda-feira (17), quando o delegado da Polícia Civil do estado do Piauí, Lucas Craveiro Alves, foi morto durante um assalto na Avenida Washington Soares com Miguel Dias, no bairro Guararapes. "A gente sabe que o combate a criminalidade no Estado do Ceará e em Pernambuco é pesado. A gente sabe que aquelas pessoas saíram de casa com o intuíto de fazer assalto, como aconteceu com o delegado nesta semana, que tiraram a vida dele", finalizou.

Fonte: Revista do Ceará


Cid estuda saída do Governo para beneficiar Ciro


"Pela minha decisão pessoal ficaria até o fim do mandato". Esta frase é do governador Cid Gomes, sexta-feira à tarde, em entrevista concedida a um repórter do jornal Valor Econômico, a ser publicada na próxima terça-feira, surpreendeu a quem a ouviu, dentre outras razões, pelo fato de ele não tratar desse tema, ultimamente, diante de testemunhas, também por deixar mais clara a visão daqueles atentos a seus passos nesses últimos dias.

Recluso, reflexivo e também preocupado com a saúde, até a semana passada, Cid avalia todos os caminhos a percorrer ficando ou saindo do Governo. E hoje, a duas semanas do prazo limite para sua decisão, a disposição é de sair, até o dia 5 de abril, para, além de permitir que Ciro Gomes seja elegível e possa disputar a vaga de senador da República, fragilizar mais ainda a sua oposição ao deixá-la sem poder formular estratégias contra a chapa governista que ele pretende montá-la somente nos últimos instantes determinado pela legislação.

Comando do partido

Pessoalmente, Cid reafirma não ter disposição de postular qualquer cargo eletivo em outubro próximo. Além da elegibilidade de Ciro, sua renúncia ao mandato de governador, o deixaria mais à vontade para trabalhar a candidatura do seu preferido na disputa sucessória. Mas o atual vice, Domingos Filho, que o substituiria na vacância do cargo não passaria a ser, naturalmente, o candidato a governador? Não necessariamente. O comando do PROS, que é do Cid, é quem decidirá. E Domingos, como liderado, e pelos compromissos já assumidos de aceitação da escolha do candidato, comandaria a eleição e encerraria a primeira etapa de sua vida política como governador, nos últimos nove meses da atual gestão, estão certos disso alguns dos mais próximos ao Palácio da Abolição.

Mas, se Ciro falou mal da Câmara dos Deputados, onde lá esteve e pouco produziu, como se pensar em um novo mandato parlamentar? A resposta dos defensores da saída de Cid é a de que o Senado é diferente. São apenas 81 brasileiros representando os 26 estados e o Distrito Federal. O senador tem espaço para trabalhar, e lá, Ciro, cujo projeto nacional ainda o alimenta, poderia exercitar sua veia parlamentar, tanto como aliado ou quanto oposição. Na Câmara dos Deputados, são 531 parlamentares, sem espaço até para os muito poucos interessados em bem exercer o cargo.
Na preocupação de deixar em condições de elegibilidade o irmão primogênito, também está embutida a perspectiva de futuro político. Sem mandato - o de deputado estadual que Ivo venha a conquistar, é pequeno para o tamanho do espaço por eles conquistado -, os adversários e inimigos que fizeram, ao longo dos últimos anos, terão um campo limpo para o tripúdio. E os amigos ou aliados, que porventura ajudarem a eleger, sobretudo na esfera nacional, não dispensarão a mesma deferência de hoje, pois faltarão, aos irmãos ex-governadores, os meios próprios para a tal colaboração da governança, a representação parlamentar.

Administração

O governador reiterou, seguidas vezes, ter disposição de ficar no Governo para terminar suas obras e depois ir morar no exterior, trabalhando em um banco de fomento com atuação, também, no Brasil. Por não ter interesse em disputar um novo mandato, em 2014, é que ficaria no Governo, mas pode deixar o cargo sem o compromisso de ser candidato, disse um dos seus próximos assessores em recente almoço ofertado por um construtor a representante do Governo Federal, quando da inauguração do último conjunto do Programa Minha Casa, Minha Vida. Cid não estava na ocasião.

O governador tem, realmente, obras a acabar, importantes sim, pois se trata de escolas e equipamentos de saúde, nada além, senão em quantidade, das demais idênticas já inauguradas ao longo desses pouco mais de três anos do segundo período de Governo. Os grandes projetos, como o Acquario, o metrô, em sua etapa subterrânea ainda por ser iniciada, e o maior dos hospitais regionais, o da Região Metropolitana de Fortaleza, esses, por mais esforço a ser feito até dezembro vindouro, fim de mandato, muito longe ficarão de ser concluídas.

Então, argumentam alguns de dentro do Poder que, embora seja importante o próprio Cid cuidar dos projetos do seu sonho, mais importante ainda é cuidar do futuro político seu e dos liderados, no Estado e no campo nacional, ainda pelo fato de, com ou sem Dilma Rousseff, 2018 projetar uma nova ordem política para o Brasil, com favoráveis perspectiva para os políticos jovens, experientes e limpos em plena atuação, compartilhando com os demais agentes e a própria sociedade, sempre mais existentes quanto às reações dos nossos representantes políticos.

Edison Silva Editor de política - Diário do Nordeste


Especialistas alemães querem buscar avião malaio com minisubmarino



Um grupo de especialistas do Instituto Helmholtz de Oceanografia de Kiel, no norte da Alemanha, querem empreender a busca do avião malaio desaparecido com o minisubmarino não-tripulado "Abyss" e esperam realizar esta missão assim que os primeiros destroços do avião forem encontrados.

A informação foi antecipada pela revista "Der Spiegel" em sua edição da próxima semana, que conta também que "Abyss" é um dos três submarinos que existem no mundo em condições de realizar buscas a três mil metros de profundidade. Os cientistas de Kiel querem cooperar com o Woods-Hole Institut dos EUA, que possui os outros dois submarinos capazes de participar desta busca. "Já combinados com os colegas americanos que faremos a busca conjuntamente'', disse à revista o diretor do Instituto Helmholtz, Peter Herzing. Em 2011 o submarino alemão participou da operação que ajudou a encontrar outro avião que caiu no Atlântico.


Padre Dourado morre aos 84 anos


Morreu na madrugada deste domingo (23) o padre Joaquim Colaço Dourado, mais conhecido como padre Dourado, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, nas Dunas. Ele estava há cerca de 70 dias internado por problemas renais e teria contraído infecção hospitalar, de acordo com José Mozart Martins, paroquiano e amigo do padre.

O velório está sendo realizado na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, nas Dunas. A missa de 11 horas, que normalmente ocorre aos domingos, será celebrada durante o velório. A missa de corpo presente será realizada às 15h30min pelo arcebispo dom José Antônio e outros padres da comunidade. O enterro será no Parque da Paz, às 17 horas.

Padre Dourado tinha 84 anos e era natural de Beberibe, no Litoral Leste. Ele construiu a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes há 15 anos e era muito admirado pela comunidade católica.

O POVO Online



Vereadores fiscalizam a Merenda Escolar servida no Crato, e constatam irregularidades


Vereadores filmaram e fotografaram o que está sendo servido como merenda escolar em Crato e flagram descaso e irregularidades. O material colhido será enviado ao Ministério Público Federal, pois se trata de verba federal.


Ao longo do ano letivo, os vereadores Bebeto Anastácio, Jales Veloso e alguns setores da imprensa receberam inúmeras denúncias de falta de merenda escolar e ou péssima qualidade, quando tinha. Segundo o vereador Bebeto, a culpa não é das merendeiras, pois "elas fazem milagres com o que têm nas mãos, e muitas delas levam temperos de casa para tentar diminuir o sofrimento dos alunos". Nos últimos dias, os dois vereadores, cumprindo a sua função de fiscalizar e cobrar da administração municipal, foram a 10 escolas da Educação Infantil ao Fundamental do município SEM AVISAR, e segundo eles, foi constatado que as denúncias procedem. 

Em depoimentos, vários alunos e servidores informaram aos vereadores que em muitas ocasiões faltou merenda, e flagraram - comprovação em áudio e vídeo - a má qualidade da merenda servida durante as visitas. Segundo Bebeto: "O mais grave é que existe um cardápio para ser cumprido e a Secretaria de Educação não está cumprindo, tendo como justificativa a tal da licitação que não foi concluída. Só que, foram feitas compras emergenciais e nessas compras não compraram o que determina o cardápio. Neste cardápio obriga ter carne moída e frango, coisa que em algumas escolas segundo relatos nunca foram abastecidas, más, a responsável pela merenda escolar no Município, afirma ter recibos dos Diretores atestando que sim. Foi constatado também muita soja e pelo cardápio, a soja só deverá ser oferecida dentro do pão, que também falta nas escolas. Se a soja que encontramos for utilizada como deve ser, meus amigos, haja pão e padaria para fazer esse pão, como também, o pimentão e o tomate que é abastecido excessivamente, encontramos muitos, mas muitos mesmo, estragados e podres. E sendo realista como sempre, é muito pimentão e tomate para serem utilizados em nenhuma carne e frango".

Diante dos fatos comprovados, os vereadores farão um relatório e encaminharão ao Ministério Público Federal para que se investigue o caso, ou o "descaso" para com a merenda escolar do município do Crato.

Nota do Editor: No dia seguinte, chegou até a nossa redação, a informação de que nas escolas visitadas, logo após a saída dos vereadores, chegaram rapidamente, caminhões abarrotados de alimentos, suprindo as despensas das mesmas, mas as filmagens, gravações e depoimentos já haviam sido colhidos.

Com informações do vereador Bebeto Anastácio


CRATO, 250 ANOS DE HISTÓRIA...BÁRBARA PEREIRA DE ALENCAR. - Por: George Macário de Brito


Heroína do Brasil, inscrita no Livro de Aço dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria em Brasília. Primeira mulher presa por motivos políticos no Brasil, primeira presa política a ser torturada na prisão. Teve todos os seus Bens confiscados e dois filhos mortos, Tristão Gonçalves (na Confederação do Equador, em 1824) e Padre Carlos José, em 1817. Todos em luta por um sonho de Liberdade. Foi no Crato, o primeiro lugar no Brasil, que se falou em INDEPENDÊNCIA e REPÚBLICA num só ato. José Martiniano de Alencar, filho de Bárbara, "gritou", da Matriz de Nossa Senhora da Penha, em 03 de maio de 1817, 5 anos antes de D. Pedro I e 72 anos antes de Deodoro da Fonseca, pela Liberdade e pela República do Brasil. Pouca gente no Crato sabe disso! Mas, é a História do nosso Crato Amado, Idolatrado...

Por: George Macário de Brito


Coisas da República: A autofagia da “ré-pública” feita pelos próprios “republicanos”


As caixas-pretas da Petrobras
O cerco vai se fechando e aos poucos a caixa-preta da Petrobrás se abre. O Ministério Público Federal convidará para depor a presidente da empresa, Graça Foster, o ex-diretor da Área Internacional Nestor Cerveró e o ex-presidente José Sérgio Gabrielli. Nestor é o autor do parecer que, segundo a presidente Dilma Rousseff, não continha informações precisas (mesmo assim ela autorizou a compra). Paulo Roberto Costa é ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás e na casa dele foi apreendido o equivalente a R$ 1,164 milhão - R$ 700 mil mais US$ 200 mil. Além do escandaloso negócio em que foi torrado US$ 1,18 bilhão do erário, outras caixas-pretas precisam ser abertas, como a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, onde a PDVSA entraria com 40%, parceria entre Lula e Hugo Chávez firmada em 2005. A Venezuela não cumpriu o acordo e se estima que o Brasil já gastou ali US$ 20,4 bilhões. Outros projetos, como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, e as refinarias Premium, no Maranhão e no Ceará, estão indefinidos. A Petrobrás tem-se revelado um monumental ralo de dinheiro público e é a estatal mais aparelhada do governo. (Jair Gomes Coelho –– e-mail: jairgcoelho@gmail.com)
Pelo ralo
Estava claríssimo que havia algo errado na compra de 50% da refinaria de Pasadena. Mais uma vez o nosso dinheiro foi ralo abaixo. Dinheiro que faz muita falta na educação, na saúde e na segurança. Ninguém o repõe e fica tudo por isso mesmo. (Maria do Carmo Z. Leme Cardosoi –– e-mail: mdokrmo@hotmail.com)
Gestão ruinosa
Discutir sobre a competência da presidente é perda de tempo. Ela não conseguiu gerir uma lojinha de quinquilharias, não conseguiria, é claro, grande sucesso com a gestão da Petrobrás. Muito menos com a do Brasil, basta ver que caminhamos para o cadafalso com a gestão ruinosa da presidente. Contudo devemos olhar com mais cuidado para questões sérias envolvendo corrupção. Essa transação com a refinaria texana pode ter sido usada para evasão de divisas e desvio de dinheiro do povo brasileiro. A investigar. (Sílvio Rodrigues Alves –– e-mail: silvio.ralves46@gmail.com)
                                                                                                                                         

Prefeito fala da saúde no Crato, do depoimento no MP e sobre a inauguração do CEO


Na noite desta sexta feira 21/mar, o prefeito  do Crato Ronaldo Gomes de Matos,  entregou para a população do Crato, o Centro de Especialidades Odontológico, que leva o nome do saudoso  e profissional  na área, Dr. José Nilo de Sousa. Presente ao evento além de secretários municipais e outros convidados, representantes da família do homenageado tendo a palavra de agradecimento, o Dr. José Nilo Junior, em nome da família.

No discurso o prefeito Ronaldo, lembrou da sua infância brincando na bagaceira do engenho ao lado do amigo Eldin, filho do Dr. José Nilo, que lhe perguntava se ele chupava muita cana-de-açúcar,  e respondia que sim, Dr. José Nilo dizia: “chupe bastante que é bom para os dentes”. Recordação que o prefeito recomenda hoje aos dentistas que ensinem a receita do Dr. José Nilo, para um sorriso também saudável e que ele nunca sabia dizer não, e hoje está entre dois “CEOs”.

PREFEITO RONALDO FALOU DO SEU DEPOIMENTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO.

Ainda no seu discurso, disse para os presentes, que quando você planta, você colhe, se planta o mal colhe o mal, se planta o bem colhe o bem,  neste ano, nós vamos colher tudo o que plantamos em 2013, a população está completamente apreensiva, como é que vai se comportar o governo à partir de 2014, 2013 foi um ano difícil, complexo, mas foi um ano que nós vencemos, receitas recebi demais, de marqueteiros, de teólogos, estudiosos, de governador, em dizer sempre, faça uma equipe política, e não concordei com isso, nós fizemos uma equipe “técnica”, todos os nossos secretários são técnicos, são pessoas que sabem trabalhar se dedicar e as vezes dão um não à população, um não, um pouco grosseiro, áspero, mas lentamente a população está enxergando o estilo do nosso governo, o estilo da seriedade, muito em contrario do que estão querendo fazer com o nosso governo, na ultima reunião com os secretários, fui bem claro, levantem os ombros, levantem a cabeça, nós temos uma missão de modificar a história política do Crato, não vai ser ninguém que vai nos jogar lama, não vão ser pessoas sem escrúpulos que vão desgraçar a nossa história, a nossa história é real, tenho 26 anos de comercio e industria no município do Crato, tenho uma história para contar e essa história hoje está na vida pública dos meus atos, são pra todos, na semana passada, fui convidado a depor no ministério público, eu disse, promotor, porque o senhor demorou tanto para me convidar  a esclarecer tantas realidades, ele disse, eu só preciso ouvir quem lhe acusa, eu disse, e a gente não tem direito de defesa, ou o senhor vai ouvir os que acusam, o promotor disse, você tem razão, eu disse, o senhor não precisa marcar com muitos dias pra frente para poder me ouvir, mande um recado eu venho na mesma hora, eu não tenho nada pra esconder, aqueles governos que não colocaram o Crato pra frente, aqueles governos que foram responsáveis em dar um atraso administrativo, cultural, educacional, na saúde, esses governos sim, é que tem muita divida com a população do Crato, a cada dia não a cada 21 dias de cada mês, mas a cada dia nós queremos laçar todos os frutos que nós fomos colher em Brasília, em Fortaleza em 2013, esse  “CEO”, não posso dizer se será o 5º o 10º ou o 20º equipamento e não conto por ai, eu conto se a população vai ser abastecida, hoje vai ser construída 03 creches, um total de 06, mais 09 grandes escolas chegará  ainda este ano, as pessoas reclamam que subiu o “IPTU”, vamos precisar de no mínino 10,milhões de reais extra, para dar em contra partida para mais de 100, milhões que chegará do Governo Federal  este ano no Crato, aos comerciante, empresários ao menor contribuinte eu devo uma explicação simples, você quer esgoto, você quer, água, pavimento, contribua com sua parte que a prefeitura garante que vai fazer o dever de casa, não podemos dizer a vocês que façam de conta que paguem,  o governo faz de conta que constrói, não é bem assim, este ano de 2014 será um ano de realizações, será um ano de gloria, a quantidade de equipamentos do governo federal do governo estadual que chegará ao município do Crato será fantástico, contamos com a população principalmente a mais carente, aquela que mais precisa do serviço público é desta  temos de dar a resposta que vai ser positiva”.  

O prefeito Ronaldo lembrou a conquista da faculdade de medicina, já no “papo” disse ele, e que vai precisar de políticos influentes em Brasília e do povo para outra conquistar do Hospital Universitário, pois este é mais gigantesco ainda. Falou também que o deputado Guimarães lhe apresentou a presidente Dilma, que perguntou onde fica seu município, respondeu que era no melhor município do mundo,  naquele que nasceu, naquele que vive,naquele que quer trabalhar.
Em entrevista a nossa reportagem, foi perguntada se ele aceitava as criticas que a saúde no Crato não vai bem, e que foi prioridade na sua campanha. Respondeu o prefeito; ”Se eu disser que a saúde não vai bem, no governo passado 68% das reclamações eram na saúde, hoje são 36%, nos recebemos o Crato com 18 “PSFs” funcionando, hoje são 41, então, nós dobramos a quantidade de “PSFs”,  são mais médicos, mais consultas, mais exames e mais medicamentos,  é normal que essa super oferta que ainda não foi suprida, que a população necessita e o que a população precisar, nós vamos investir, vamos comprar mais remédios mais médicos mais dentistas, só no nosso governo, colocamos 14 dentista, já convocamos e vários deles já assumiram, saúde é um serviço lento, saúde é uma necessidade da população brasileira e o Crato não fica para traz, mais vamos investir e para melhorar o atendimento e vai começar nos próximos dias as reformas dos postos de saúde.

Por: Ed Alencar - Blog do Crato - www.blogdocrato.com
Na foto: Prefeitura Municipal do Crato, localizada no largo Júlio Saraiva



Para você Refletir ! - Por Maria Otilia

É inquietante para todos nós cratenses este momento político que o  nosso município vivencia, seja na esfera  do executivo ou legislativo. São denúncias, depoimentos, supostas  ameaças, insatisfações, insegurança. Até agora nada foi esclarecido para todos nós munícipes, do que realmente aconteceu, quais  fatos são verdadeiros ou não. Lembrando  que este é um ano de novas escolhas e todos estes acontecimentos nos deixam  meios incrédulos no que se refere a gestão política por representação. Afinal quando votamos em alguém, passamos uma procuração para que este nos represente em todas as esferas.E qual a nossa decepção, pois constatamos que na maioria das vezes esta procuração foi dada para pessoas  com menos credibilidade, competência técnica e política, moralidade, impessoalidade,transparência, idoneidade,etc.
Para todos os nossos representantes políticos  que receberam esta procuração para nos representar,e que não estão cumprindo com a sua função social , leiam esta fábula abaixo. Façam uma boa reflexão.

                                                  UMA FÁBULA SOBRE O PODER

Era uma vez um guerreiro famoso por sua invencibilidade na guerra. Era um homem cruel e, por isso, temido. Quando se aproximava de qualquer lugar, os moradores fugiam para as montanhas a fim de sobreviver por não haver outra alternativa. Certo dia, alguém o viu com seu exército se aproximar de um pequeno povoado onde viviam agricultores e pastores. Entre eles, um velho sábio. Quando os habitantes ouviram a terrível notícia, trataram de juntar o que podiam e fugir rapidamente para os morros vizinhos. Só aquele velho permaneceu ali por não ter forças para ir em tempo a lugar algum.

O guerreiro chegou à aldeia e foi logo instilando crueldade, incendiando casas, matando animais soltos e destruindo bens abandonados. Não tardou para chegar ao casebre do sábio.
Ao deparar-se com o idoso, o guerreiro estranhou sua presença. Sem nenhum respeito, foi logo anunciando que seus dias haviam chegado ao fim. Mas para que não o chamassem de injusto, concedeu a ele um último desejo antes de fazê-lo passar ao outro mundo.

O sábio pensou um pouco e, pacificamente, solicitou ao guerreiro que fosse junto dele até o bosque. Chegando lá, o velho pediu apenas que cortasse com sua espada o galho de uma árvore. O guerreiro surpreendeu-se com o que lhe parecia uma enorme besteira.

- "O senhor deve ter enlouquecido! – disse. “Eu jamais concedi um último desejo a ninguém. Quando lhe dou esta graça, veja só o que me pede!” 
E com um golpe certeiro de sua espada, o soberano cortou o galho.
- "Muito bem" disse o sábio.
E pegando-o do chão, deu-o ao guerreiro dizendo:
- "Agora, por favor, ligue-o novamente à árvore".
O guerreiro explodiu numa grande gargalhada, enquanto vociferava:
- “Velho louco! Qualquer indivíduo sabe que o que me pede não é possível. Uma vez cortado, como se fará voltar o galho à árvore?

O sábio, então, olhando fundo nos olhos do  tirano, disse-lhe:

- "Loucura? Eu lhe direi. É iludir-se de que o poder está em destruir, separar e matar. Não há senão fraqueza e covardia nisso. O poder real encontra-se em ‘ligar o que foi cortado’, ‘unir o que foi separado’ e ‘fazer reviver o que estava morto’".    

 ABRAHAM SHAPIRO


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30