xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/03/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 março 2014

VÍDEO - Programa FATOS em FOCO - Entrevista completa com os Promotores de Justiça do Ministério Público


VÍDEO pelo YOUTUBE - ( Para conexões lentas )

Ministério Público entra com ação de Improbidade Administrativa contra o prefeito e mais 12 acusados do Mensalão do Crato. Veja no vídeo abaixo:


Vídeo da entrevista coletiva completa concedida à imprensa pelos promotores de justiça Dr. Raimundo Parente e Dr. Lucas Azevedo na última quinta-feira, dia 20 de Março.

O.B.S - Este vídeo foi preparado especialmente para os internautas que possuem conexões lentas ( ( Abaixo de 5Mega ), a fim de evitar que o vídeo fique falhando. Se ainda assim, o vídeo falhar, tente acessar diretamente pelo link abaixo, no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=MYpjUE-Ug6c


Tauá sedia Encontro de Jornalistas e Blogueiros do Ceará


O município de Tauá, na região dos Inhamuns, sediará, no dia 29 de março, o XIII Encontro de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Ceará, promovido pela Aceji (Associação Cearense de Jornalistas do Interior) em parceria com a Prefeitura local. O evento, que estima reunir cerca de 400 comunicadores das diversas regiões do Ceará, terá lugar no Centro Pastoral da Igreja São José.

De acordo com os organizadores do encontro, a iniciativa, aberta aos profissionais de imprensa e estudantes de Comunicação Social, visa integrar os comunicadores na discussão da problemática local e regional, além das demandas da categoria. O tema “Marco Civil da Internet” estará no centro dos debates.

Para o Vice Presidente  da Aceji, jornalista Amaury Alencar, a escolha de Tauá para sede do XIII Encontro de Comunicadores está diretamente ligada às experiências exitosas vivenciadas pelo município, citando o fato de ser referência em inclusão digital no Estado, através do Programa Município Digital, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Ministério das Comunicações, que provoca uma verdadeira revolução na vida da população. “Outras experiências de sucesso da gestão pública municipal, também vão enriquecer o conhecimento dos comunicadores e servirão de referência para outros municípios”, reforça o gestor da Aceji.

Por sua vez, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, revela que será um momento importante para o município mostrar aos visitantes suas potencialidades e demandas da população, como forma de buscar as soluções e compartilhar conhecimentos. “Será um intercâmbio de grande valor para as comunidades cearenses e o nosso município estará de braços abertos para receber todos os participantes”, ressalta.

PALESTRAS

Como forma de motivar ainda mais os comunicadores do interior, Aceji e Prefeitura de Tauá convidaram palestrantes de renome no cenário do jornalismo cearense: Plínio Bortolotti, diretor Institucional do Grupo de Comunicação O Povo; Valéria Feitosa, editora do caderno Regional do Diário do Nordeste; Antônio Viana, jornal O Estado e Grupo Cidade de Comunicação; e Jussier Cunha, TV Jangadeiro.

Durante a cerimônia de abertura do encontro a Aceji concederá a Comenda Jornalista Dutra de Olivera, honraria máxima da entidade, à prefeita Patrícia Aguiar, ao vice-governador do Ceará, Domingos Filho, e aos jornalistas Antônio Viana, Tadeu Nascimento e Paulo Nóbrega, em reconhecimento ao apoio prestado ao desenvolvimento regional e à comunicação cearense.

Enviado por Ed Alencar - Repórter
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Policiais federais voltam a pedir melhores salários e condições de trabalho


Policiais federais voltaram a fazer manifestações, em todo o país, por melhores condições de trabalho e de salários e modernização dos inquéritos. No Rio de Janeiro, que tem a terceira maior unidade da Polícia Federal (PF), a manifestação foi no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio de Janeiro, Gilberto Costa, um problema grave, que deve ser comunicado à população, é a intensa terceirização do setor de imigração. “A maioria dos terceirizados não tem qualificação técnica para ver se um passaporte é falso e pode pôr em risco a segurança do voo”, disse Costa.

Para ele, a falta de perspectiva de carreira e os baixos salários estão afugentando policiais experientes da corporação. “Há colegas com mais de 30 anos de casa que estão se aposentando para trabalhar em empresas privadas, que pagam mais e valorizam a experiência deles. Outros que estão fazendo concurso público e indo para órgãos que pagam mais e com melhores condições de trabalho”, lamentou Costa. “O governo está brincando com a segurança pública”, disse ele, ao lembrar que, nas manifestações, nenhum serviço prestado pela PF foi prejudicado.

Além de faixas e cartazes, os policiais federais levaram ao Galeão o grande elefante branco inflável, símbolo de seus protestos, em referência aos inquéritos policiais, que a categoria alega serem burocráticos e obsoletos. Um dos cartazes dizia que quase 96% dos inquéritos policiais não têm conclusão efetiva. O Ministério da Justiça não se pronunciou sobre as manifestações e as demandas da categoria.

Agência Brasil 



Justiça do Ceará condena TAM e LAN por extravio de bagagens


As empresas TAM Linhas Aéreas S/A e LAN Airlines S/A foram condenadas a pagar R$ 40 mil de indenização moral à professora que teve a bagagem extraviada durante viagem para Argentina. A decisão é da juíza Maria de Fatima Pereira Jayne, titular da 20ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua.

De acordo com os autos (nº 0507573-07.2011.8.06.0001), a cliente adquiriu duas passagens para viajar com o marido, durante o Carnaval de 2011, para a cidade de Buenos Aires. Chegando ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, no dia 3 de março daquele ano, ela despachou a bagagem no balcão da TAM e seguiu viagem até São Paulo.

No dia seguinte, embarcou no avião da empresa LAN, que é parceira da TAM. Ao chegar a Buenos Aires, a cliente não localizou a mala e se dirigiu ao balcão de atendimento da LAN, onde informou o fato e documentou o extravio da bagagem. Na ocasião, foi orientada a seguir para o hotel, pois, quando localizassem, as malas seriam enviadas para o local. Porém, durante o período em que esteve na cidade estrangeira, de 4 a 9 de março de 2011, não recebeu os pertences, mesmo entrando em contato todos os dias com a empresa. Por conta disso, ajuizou ação contra as duas empresas, requerendo danos morais.

Na contestação, a TAM alegou que não existia Relatório de Irregularidade de Bagagem no banco de dados, e a vítima não havia contratado seguro em caso de perda dos pertences. Já a LAN argumentou que a indenização deveria ser de acordo com o peso da bagagem, segundo o Código Brasileiro de Aeronáutica.

Ao julgar o processo, a magistrada afirmou que o “extravio de bagagem ficou configurado nos autos, inclusive, confessado pelas rés [empresas], o que caracteriza ato ilícito e a consequente responsabilidade solidária destas em indenizar os danos morais sofridos pela autora da ação.

TJ-CE


BNB vai leiloar casas, terrenos, móveis, máquinas industriais e equipamentos eletrônicos


O Banco do Nordeste vai realizar neste sábado, a partir das 11 horas, leilão de bens móveis e imóveis no Estado do Ceará, totalizando 159 lotes. O pregão ocorrerá na sede da Montenegro Leilões. Considerando os lances mínimos estabelecidos, os lotes estão avaliados em cerca de R$ 1,3 milhão. Entre os bens leiloados, estão à disposição imóveis rurais, terrenos urbanos, casas, máquinas industriais, móveis e equipamentos eletrônicos. Poderão participar pessoas físicas ou jurídicas, portadoras de documento de identidade e CPF/CNPJ que atendam integralmente as condições do Edital.

SERVIÇO

* A íntegra do edital está disponível no portal www.bnb.gov.br, seção Licitações Publicadas / Editais Publicados.
* Montenegro Leilões – Rua Ademar Paula, n° 1.000, Esplanada do Castelão, Fortaleza-CE.
* Mais informações – (085) 3299-3216/ 3251 5399 (bens móveis) ou 3299-3484/3251 6349 (bens imóveis).

Fonte: O Povo


Arquivo Público receberá equipamentos para digitalização de documentos


O projeto “Digitalização dos Documentos Manuscritos da Chefatura de Polícia da Província do Ceará (1823-1889)”, do Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, foi um dos contemplados no Edital Prêmio Memorial Digital, da Petrobras e do Instituto Brasiliana – USP. 

O resultado, divulgado nesta terça-feira, 18/3, foi recebido com entusiasmo pelo diretor do Arquivo, historiador Márcio Porto, que elaborou o projeto em parceria com o também historiador Fabiano Almeida Matos e com a estagiária de História Patrícia Marciano. “Ficamos muito satisfeitos com a visibilidade deste trabalho, pois o Arquivo Público do Ceará concorreu com várias instituições arquivísticas de grande porte do País e ficou entre os premiados”, declarou Márcio Porto.
InterneteCom a seleção no Edital, o Arquivo Público receberá, em regime de comodato, equipamentos para montagem de um laboratório de digitalização de documentos e também o treinamento de um funcionário do APEC, em São Paulo, para a utilização dos equipamentos recebidos. Conforme Márcio Porto, a direção do Arquivo será consultada, previamente, pela organização do Edital, sobre necessidades específicas da instituição cearense. “Após essa etapa será definido o montante total de recursos a serem destinados ao Arquivo Público do Ceará, na forma de equipamentos, referentes ao prêmio do Edital”, ressalta.

Márcio Porto destaca que a aprovação do projeto no edital prevê que o conjunto documental selecionado deverá ser organizado, higienizado e digitalizado, conforme a Carta do Recife (documento que define princípios para uma política de digitalização de acervos públicos), para ao final do projeto ser hospedado em uma plataforma certificada pela Rede Memorial.
Com a digitalização, pesquisadores do estado e de outros lugares poderão fazer as consultas sem a necessidade de manuseio destes documentos. “É fundamental a preservação dessa massa documental que se refere ao período imperial, de grande importância e movimentação na história do Ceará”, acrescenta o diretor do Arquivo Público.

O Ministério da Cultura e a Rede Memorial lançaram o edital com a proposta de formar um espaço colaborativo de instituições comprometidas com a digitalização e o acesso público de seus acervos, a fim de contribuir para a construção de um metabuscador dos repositórios digitais brasileiros.

Assessoria de Imprensa da Secult


Ministério Público confirma o MENSALÃO DO CRATO e entra com ação de Improbidade Administrativa contra o Prefeito e outros 12 acusados


"Nós não temos o menor interesse em prejudicar o prefeito, mas também não temos o menor interesse em ajudá-lo" - Promotor Lucas Azevedo


Os promotores de justiça do Ministério Público, Dr. Raimundo Parente e Dr. Lucas Azevedo convocaram a imprensa na tarde desta quinta-feira, dia 20 de março, para comunicar dentre outras coisas, que segundo eles, estão convencidos de que de fato, o Mensalão do Crato existe, e o Ministério Público entrou com uma ação na justiça, de Improbidade Administrativa contra o prefeito Ronaldo Gomes de Matos, 9 vereadores que haviam sido denunciados, o Secretário de Governo Rafael Branco, e os dois empresários proprietários do Grupo GENTIL ( Da Farmácia Gentil ). Nas palavras do promotor Parente, "todos participaram, receberam dinheiro ou compraram votos...No entendimento do Ministério Público, há provas abundantes da compra de votos e o que se espera agora, é ter acesso aos dados bancários dos denunciados, para a chamada prova cabal ( a mais importante, a fim de fazer o cruzamento de informações e seguir o RASTRO DO DINHEIRO ), e para isso, os promotores entraram com um recurso chamado "embargo de declaração" há uma semana.  Caso o juiz seja desfavorável à medida, os promotores ingressarão com uma apelação no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Os promotores pediram o afastamento do prefeito e dos vereadores apenas ao final do julgamento, por enquanto, porque já se trata da ação principal, mas reiteraram que podem a qualquer momento, se julgarem necessário, entrar com um novo pedido de afastamento temporário de todos os acusados. Por sua vez, o promotor Lucas Azevedo disse que a tal "bomba" que o MP teria para lançar, acontecerá em outra ação, que no momento oportuno, será apresentada à imprensa. 

AS PROVAS

O promotor Lucas Azevedo declarou que o Ministério Público tem documentos que colheram durante a constituição do processo, tais como: "Documentos oriundos do próprio TCM que vinculam contratos da prefeitura com os empresários envolvidos no esquema do mensalinho, "que nós entendemos que eles estão envolvidos"; A relação entre a pessoa que foi fazer a denúncia na Câmara, das irregularidades das contas do prefeito Samuel e a administração pública. Pontualmente, "um indício que nós verificamos: A pessoa conhecida por TUTU, que foi a pessoa responsável por ir à câmara de vereadores informar que haveria irregularidades nas contas do ex-prefeito Samuel Araripe, depois de desaprovadas as contas, foi nomeado para exercer um cargo em comissão na prefeitura do Crato. Ato contínuo. Isso revela que existia algum tipo de acordo ou algo que vinculasse a pessoa que apresentou essa denúncia na câmara, com o atual administrador público. Então são esses indícios junto a outros que colhemos, que ficamos convencidos da existência do esquema". Segundo Lucas Azevedo, por enquanto, o ex-vereador Tutu ainda não se encontra na lista dos réus, mas pode ser incluído em uma outra demanda judicial. 

DENÚNCIAS CONTRA O EX-GESTOR

Segundo os promotores, também existem denúncias contra o ex-prefeito Samuel Araripe, que foram feitas após o ex-gestor denunciar o esquema do mensalão cratense em Outubro de 2013. Para o promotor Lucas Azevedo, são ações separadas e distintas. A denúncia de suposta extorsão que teria sido feita contra o ex-prefeito pelos acusados, corre em outra ação, e o MP também está averiguando se essas denúncias procedem ou não.

PRAZOS

Ok, existiu o mensalão e foi dado entrada na ação de Improbidade Administrativa contra os acusados, mas o que vem a seguir ? Esta é a grande pergunta que foi feita aos promotores que investigam o caso. A resposta que obtivemos é que a parte do Ministério Público está sendo feita; O MP está convencido de que o mensalão de fato existe, e que a decisão agora, segue para o Juiz da Primeira Vara do Crato, o que novamente cairá nas mãos de José Batista de Andrade ( o mesmo que arquivou o processo cautelar ), que se indeferir dessa vez, o MP levará ao Tribunal de Justiça. Segundo Lucas Azevedo, os promotores irão acompanhar de muito perto todo o procedimento, para que ele tenha um desfecho rápido e certo, e um detalhe adicional, é que o CNJ ( Conselho Nacional de Justiça ) tem uma meta hoje para os juízes, de que os crimes de corrupção e Improbidade Administrativa, possam ser tratados com prioridade e celeridade, então, o MP espera que o magistrado que irá receber a ação, tenha a sensibilidade de uma tramitação a mais CÉLERE possível ao processo que vai se iniciar agora. 

Questionado se pelo fato da ação voltar às mãos do mesmo juiz que arquivou o processo cautelar, correria risco de ter o mesmo fim, ou seja, de ser "barrado" ou "arquivado", o promotor Raimundo Parente disse que o Ministério Público irá produzir mais provas, o mais convincentes possíveis a juntar-se às muitas que já foram coletadas, porque os promotores têm plena consciência do que aconteceu. 

Além das investigações do Ministério Público, o prefeito também está sendo investigado pela PROCAP ( Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública ) na área CRIMINAL, e pela Procuradoria Regional Eleitoral ( PRE ). Os promotores acreditam que existam outras provas que podem surgir nessas outras investigações paralelas, para evidenciar o que se está buscando no processo atual. 

SOBRE A APARENTE TRANQUILIDADE DO PREFEITO RONALDO

Questionado sobre a aparente tranquilidade do prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Matos, que se mostra sempre sorridente e diz que não tem nada a temer, o promotor Lucas Azevedo responde: "Isso é normal, é natural que as pessoas que são investigadas falem isso. É um mecanismo natural de defesa. Nós não temos o menor interesse em prejudicar o prefeito, mas também não temos o menor interesse em ajudá-lo". A lei de improbidade administrativa prevê uma série de punições. O afastamento do cargo pode ser uma delas, mas isso só poderá se dar, quando o processo for julgado. 

REPÓRTER AMEAÇADO DE MORTE

Na manhã desta quinta-feira, o Repórter da Rádio Tempo, Adriano Duarte, que faz cobertura das matérias da câmara municipal e do mensalão do Crato, foi ameaçado de morte por telefone. Segundo Adriano, uma pessoa não identificada ligou para a atendente da estação, que lhe repassou o telefone, e disse ao repórter, que a Câmara Municipal de Juazeiro contém mais corrupção que a do Crato, e mandou o repórter ficar quieto, caso contrário, poderia ser assassinado. O caso foi relatado aos promotores Lucas Azevedo e Raimundo Parente logo após a coletiva de imprensa, que colheu imediatamente o depoimento do repórter, que ainda citou outros casos de intimidações à imprensa que publica e divulga matérias referentes à corrupção. 

SOBRE O DESFECHO DA NOVA AÇÃO

Segundo Dr. Parente, o Ministério Público está fazendo a sua parte, e para agilizar o processo, cabe agora à própria sociedade a cobrança e o acompanhamento de perto de todo o caso, a fim de não deixar que a ação tenha o mesmo fim que o processo cautelar. Cabe à população e à imprensa, a tarefa de cobrar da justiça, dos magistrados, e exigir que as decisões judiciais possam ser corretas e sair o mais breve possível.

Por: Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato e Portal de Noticias Chapada do Araripe


O CRATO HOJE - Comentários dos Leitores



Situação atual do Crato

"É muito triste ver o Crato na situação que se encontra . Faz vergonha ligar o radio pela manha, é só reclamação,.. São escolas sendo fechadas, postos de saúde, e os que se encontram abertos não tem material pra nada, nem pra um curativo como saiu hoje (21-03), na Rádio Princesa, varias denuncias, as estradas são uma negação. Pelo amor de Deus órgãos competentes, vamos trabalhar pela melhoria do Crato. Vocês tinham que fazer por merecer os votos de confiança da população, ao elegerem vocês, mas não, pelo o contrario, vocês só decepcionam . Aonde vai parar !"

Bárbara Piancó

Prefeito Denunciado por Improbidade Administrativa

"MAIS UMA VERGONHA PARA O CRATO. PREFEITO DENUNCIADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. ATÉ QUANDO O CRATO VAI SUPORTAR ISTO?"

Carlos Cruz Dantas

Restaurante Popular entregue às baratas...

"A situação do Restaurante Popular do Crato é lamentável. Cada dia fica mais caótica a problemática que veem se arrastando ao longo do tempo. São goteiras, pias e esgotos entupidos, paredes sujas, talheres em péssimo estado, mesas e cadeiras quebradas. E, como se não bastasse ainda tem uma fila quilométrica que faz com que muitos empregados do comercio deixem de ir alimentar-se naquele local, o qual foi construído para ajudar a este tipo de público, além dos idosos."

Ana Paula Monteiro Martins

Buraco na Av. Pres. Kennedy na Vilalta

"Alo, Secretaria de obras! - Mais uma vez venho solicitar que consertem aquele enorme buraco da Av. Pres. Kennedy, que já faz 1 ano que surgiu, é consertado indevidamente, e volta. O crato não aguenta mais serviços PALIATIVOS"

Dihelson Mendonça

Retirada de barro do Parque Expocrato

"RETIRADA DE BARRO DO PARQUE EXPOCRATO. TRAGÉDIA INICIADA, MUTIRÃO EM RISCO ALÔ SEMACE"

Francisco do Nascimento

Comentários colhidos dos leitores do Blog do Crato e do grupo "Filhos e Amigos do Crato" no Facebook - Na foto, cratera na ladeira da Av. Pres. Kennedy, na Vilalta.


VÍDEO - Programa FATOS em FOCO - Entrevista completa com os Promotores de Justiça do Ministério Público


Vídeo com a melhor qualidade - PARA CONEXÕES RÁPIDAS DE INTERNET

Ministério Público entra com ação de Improbidade Administrativa contra o prefeito e mais 12 acusados do Mensalão do Crato. Veja no vídeo abaixo:


Vídeo da entrevista coletiva completa concedida à imprensa pelos promotores de justiça Dr. Raimundo Parente e Dr. Lucas Azevedo na última quinta-feira, dia 20 de Março.

O.B.S - Para conexões LENTAS ( Abaixo de 5Megas ), a fim de evitar que o vídeo fique falhando, desative a função HD no player de vídeo acima, clicando no nome HD e deixando-o escuro. HD significa Alta Definição e somente conexões de internet de alta velocidade conseguem ver vídeos em HD. 

www.tvchapadadoararipe.com

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO RADIALISTA ADRIANO DUARTE - Por: J. Lopes


NE - O Radialista da Rádio Tempo foi ameaçado de morte por estar fazendo matérias investigativas sobre a Câmara Municipal do Crato. 

A liberdade de imprensa e expressão que o Brasil tem hoje é fruto da sociedade brasileira na construção de suas liberdades constitucionais e o Estado Democrático de Direito. Ter a liberdade de expressar suas ideias, exercer seu direito de falar é fruto também da luta dos radialistas e jornalistas brasileiros, quando muitos tombaram, principalmente,  na Ditadura Militar lutando pelo direito da sociedade poder  expressar seus anseios,  direitos, deveres,e mais ainda, denunciar políticos e situações  que vilipendiem os direitos da sociedade e das pessoas.

Portanto, como radialista  exercendo minhas atividades no Cariri fico extremamente preocupado em saber que um colega de profissão sofreu ameaças de morte por levar ao ar a informação aos seus ouvintes. Na manhã desta quinta-feira (20), uma pessoa que covardemente não se identificou ligou para Rádio Tempo FM aconselhando o Repórter do Jornal da Tempo, Adriano Duarte, não mais divulgar notícias da Câmara Municipal do Crato, bem como não mais comparecesse as sessões do legislativo cratense sob pena de vir  sofrer um tiro no peito.

Fico preocupado ainda quando esse ameaçador fazer veladas ameaças a um profissional de imprensa e tentar calar a boca da imprensa com ligações, intimidações e ameaças. Ao meu ver, o radialista Adriano Duarte deve ser defendido pelos comunicadores do Cariri contra as vontades e desejos escusos de um desequilibrado emocionalmente. Solicito que as autoridades do Cariri, inclusive policiais  protejam o radialista Adriano Duarte. Solicito dos colegas radialistas repúdio total as ameaças  feitas contra Adriano Duarte.

Jota Lopes – Diretor do site caririceara.com
Apoiado por: Ed Alencar - Repórter
Apoiado por Dihelson Mendonça - Repórter



Ausências... Presenças... - Por: Jorge Carvalho


Ao passar dos cinquenta, chegando os cabelos brancos, o cansaço físico do dia-a-dia, o raciocínio mental, aqui acolá, lentamente em funcionamento, lembro figuras que dia-a-dia, ano a ano, conheci, e com quem conversei, tive aproximação mais íntima.

O primeiro a citar por reconhecimento de gratidão, pelo carinho fraterno a mim dispensado, quando criança, é o saudoso Jorge Gonçalves, irmão da Socorro, esposa do meu tio Oduvaldo (Duval). Jorge faleceu moço (assassinado), no final do ano de 1966. Ainda, para nossa alegria, em nosso convívio, o poeta Olival Honor: simplicidade, conversa agradável, bate-papo salutar. Outros amigos, hoje ausentes fisicamente deste planeta são os inesquecíveis Enoque (Enoquim), com quem bebi e “papiei” muitas e muitas noites na nossa Exposição Centro Nordestina, faleceu muito jovem, Fabiano - popular China, Washington (irmão do Cesar), Washington (filho do senhor Paulo Barbosa), Alexsandra (ex-funcionária do Jornal do Cariri) - a primeira mulher assassinada no Cariri naquela série que manchou a região noinício dos anos 2000.

Tenho, porém, a ventura de ainda ver e ouvir os mestres Raimundo e Antônio Aniceto, transmitindo otimismo, vigor físico e mental, entusiasmo nos momentos em que batemos aqueledescontraído papo. Admiro também Dona Zeuda Sousa que ao longo da vida perdeu duas filhas, no entanto, o bom humor, a vontade de viver são constantes em sua vida. Os tiosmaternos Aderbal e Amarílio Carvalho e paterno Zé Nilo. 

Foram exemplos de vida e determinação enquanto conosco conviveram! Padre Adauto é outro amigo que relaciono nesse comentário saudosista e talvez emocional por lembrar quem já “partiu” e agradecer a Deus o convívio entre nós de pessoas próximas ao nosso viver. Francisco Correia Lima (Correinha) é uma das ausências sentidas. Vovó Sinhá, vovô Jorge Lucas, minha tia materna Dedé, minhas saudosas tias Nilza, Cesídia e Maria Cecília são ausências que me vem a lembrança para relembrar bons e felizes dias de minha vida.

Jorge Carvalho
Professor / Colaborador do Blog do Crato


“A Velha Grota” - Por: Jorge Carvalho


Menino ainda, no tranquilo Alto da Penha, “contemplava” com olhos atentos e curiosos o popular e folclórico espaço habitacional da Rua da Baixa – conhecidíssima “Grota”. Residências comuns, “feitas” talvez pelo próprio proprietário, de barro e madeira (conhecida casa de taipa), coberta de palha, frande, papelão ou telhas. Poucas de tijolo. 

Sempre mais ao cair da tarde, olhava aquele espaço bem do alto. Algumas boates, alguns bares funcionavam. Ao lado, no local do atual “Posto da Grota” um campo de futebol, imensa vala atravessava a atual Rua José Marrocos – hoje manilhas de cimento tentam resolver o antigo problema de saneamento básico daquele local. Recordo das figuras humanas populares que tive a virtude de conhecer: Seu Leandro: proprietário de mercearia, Seu Quinco: rezador, Paulão, Prancha: apreciadores de uma boa cachacinha. Princesa, Chica da Mãozinha, Baica, Invocado, Pedro de Penha, Maria Pretinha, Seu Pedro Modesto, saudoso amigo Salviano, Dorinha, Seu Cassimiro e Dona Severina: casal que residia de frente a pequena “rua que naturalmente foi formada ali – inclusive calçada com pedra tosca. 

Os fundos da residência do casal acima referido, davam com a enorme vala que faço referência no início do texto. Como na minha infância e pré-adolescência – motivado por meu saudoso Tio Oduvaldo – gostava de criar pombos, vinha de preferência à noite (o medo era grande) comprar casais a Dona Severina. Em 1973, meus pais passaram ali a residir, mais precisamente em frente ao atual posto de saúde, fato que acontece até os dias de hoje. Dessa maneira, fiquei “transitando” entre a velha grota, Rua José Marrocos, Rua Ratisbona, Rua Nelson Alencar, Avenida Duque de Caxias. Bons tempos.

Jorge Carvalho
Professor / Colaborador do Blog do Crato


“A VELHA NELSON...” - Por: Jorge Carvalho



Início dos anos 70, minha avó paterna convida-me para morar em sua companhia ede meu avô (esse portador de problemas de saúde). Sendo eu um dos netos mais velhos, ajudaria o mesmo em seus deslocamentos ao banheiro, ao quarto e a outros recintos da grande casa. Usava muletas e tendo sua saúde se agravado, cadeira de rodas. 

Na casa havia também, o consultório do meu saudoso tio José Nilo - Zé Nilo, como ficou conhecido. Na mesma Nelson Alencar residiam minhas bondosas e queridas tias Cesídia - professora de datilografia - e Maria Cecília, ambas muito religiosas e tementes a Deus (duas santas, ao lado da minha querida vovó Sinhá). Vizinho das mesmas o comerciante Luís Barreto de Morais, mais adiante o Senhor Manoel “mata rato” por trabalhar no antigo serviço nacional de peste. Algumas casas adiante o proprietário rural senhor Antônio Gonçalves Pinheiro, genitor de numerosa família. Na esquina com a rua Padre Sucupira a mercearia de seu Josias, antes pertencente a senhora dona Stela, que funcionou em frente ao cemitério e hoje, na esquina da Nelson Alencar com Padre Sucupira. Local em referência que foi residência do senhor José Mariano – Genitor dos amigos Maninho e Orlando. Já próximo ao cemitério Nossa Senhora da Piedade as oficinas mecânicas dos senhores Jaguaribe e Expedito mecânico. 

No “fundo” de tais oficinas havia um mini campo de futebol, usado nos finais de tarde e de trabalho por parte dos que ali trabalhavam: Zé Lino, Dudu, Zezinho, Manoel... Tó e Zé Nilton eram habilidosos mecânicos, hoje, o amigo Lula e companheiros conservam esse trabalho. O bar Flamengo era o ponto de encontro para a gelada cerveja ou a costumeira cachaça que servia de estímulo para o banho antes do jantar. Por sinal o bar Flamengo era de propriedade de seu Cícero, botafoguense. Pode! Na esquina frente ao antigo DAER, a oficina mecânica dos senhores Maru e Mundinho, irmãos, tendo o primeiro Jeep 51, de invejável conservação. 

Colégio Diocesano: início de noite: na entrada principal sentavam e “batiam” agradável “papo” os sacerdotes: Mons. Montenegro, Padre Gonçalo, Padre João Antônio, Mons. Raimundo Augusto. Lembro as missas por mim assistidas na celebração do padre David Moreira, no interior de referido colégio. Seus funcionários: Bolinha, Isauro, Manoel, Elias, Genésio,Chico ,Dona Expedita, Tomé... Dona Helenita Parente também ali residia. A garagem do colégio me traz à lembrança a figura de Pedro Maia com quem tive a virtude de fazer algumas viagens em seu automóvel e ouvir seu agradável bate papo com o meu pai. Ali residiaté 1988. Na saudosa casa residia por último,minha titia Nilza. Foram 18 anos de muita felicidade. Gratificante.

Jorge Carvalho
Professor / Colaborador do Blog do Crato
Imagem meramente ilustrativa - Bento





Programação RAPADURA CULTURARTE - Com Jorge Carvalho


RAPADURA CULTURARTE


250 anos de Instalação da Vila Real do Crato
21/06/1764 – 21/06/2014
Local: Praça 03 de Maio – Crato/CE
Data: 29/03/2014 – Hora: 08h
Primeiro Momento

RAPADURA CULTURARTE

250 anos de instalação da Vila Real do Crato
21/06/1764 – 21/06/2014
Local: __________________ – Crato/CE
Data: 20/06/2014 – Hora: ___h
Segundo Momento

Versos ao Crato – Vol. 1, 2 e 3
Poetas e Poetisas
Poetas e Poetisas da Academia dos Cordelistas do Crato
CD Flor da Terra – “Um Ato de Amor ao Crato” – 1 e 2
Seresta aos 250 Anos
70 perguntas relacionadas à cidade – feitas de janeiro a junho, no programa Rapadura Culturarte, na Rádio Educadora, toda quarta feira, das 14h às 15h.
Leitura de Cordeis no Programa Rapadura Culturarte na Rádio Educadora na quarta-feira.
- 15/01/2014 –História do Crato (em versos) – O Aldeamento – Eloi Teles 1º Vol., lido por Maria Geane Dias da Franca Feitosa.
- 19/02/2014 –História do Crato (em versos) – A Criação do Município: Autor: Eloi Teles – 2º Vol. – Leitura: Lucas Dirceu.
- 19/03/2014 –História do Crato(em versos) – Arevolução de 1817– Eloi Teles – 3º Vol. – Leitura: Jorge Carvalho.



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30