xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/03/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 março 2014

VÍDEO - Professores fazem manifestações nas Ruas do Crato - Pelo youtube, para conexões lentas.


www.tvchapadadoararipe.com

O Ministério Público não pode errar ! - Por: Dihelson Mendonça


Para nós da imprensa que acompanhamos todo tipo de notícia, boatos, comentários, vimos nas redes sociais, logo após a publicação da decisão do Juiz José Batista de Andrade, sobre a extinção da ação cautelar sobre o chamado "Mensalão do Crato", uma série de comentários claramente debochados sobre o Ministério Público, como se o Juiz finalmente havia jogado um balde de água fria nos promotores, e muitos vieram às redes sociais propagar até que o MP havia feito essas denúncias "SEM PROVAS" contra os acusados, perdido o prazo, querendo dessa forma tirar a credibilidade de uma das poucas instituições que tanto honram a nossa nação. Dizer que o MP não tem provas das acusações e perdeu prazos, é no mínimo querer debochar da justiça e do trabalho que considero sério desses dois promotores Dr. Lucas Azevedo e Dr. Raimundo Parente. 

A população precisa ficar ciente de questões mínimas que envolvem as denúncias do Mensalão do Crato, sendo uma delas, que existiu primeiramente uma ação cautelar, que podemos dizer, AUXILIAR, onde foi solicitado à justiça a quebra de sigilo bancário dos acusados, e o afastamento dos vereadores por 30 dias a fim de facilitar as investigações e a coleta de elementos que substanciassem uma futura ação principal. Transcorrido esse prazo, era muito natural que os vereadores voltassem às suas funções. Mas isto de modo algum significa que a coisa toda está dando em PIZZA como propagaram e propagam algumas pessoas no Facebook, ou não acreditam que isto vá a lugar algum, apenas baseando-se no que se tem publicado e feito até agora, ou na decisão do juiz que extinguiu a ação cautelar. 

"O dado concreto e objetivo" é que a ação principal pode sair a qualquer momento, inclusive hoje, quando está marcada uma entrevista coletiva com a imprensa no Ministério Público. É preciso que a sociedade dê um voto de credibilidade ao Ministério Público, aos seus corretos promotores, que têm procurado trabalhar com total isenção, sem privilegiar lado A ou lado B. Eles trabalham no sentido de passar a limpo toda essa história do mensalão, enquanto há outros órgãos que analisam outras coisas, como por exemplo a PROCAP, que é a Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública, além da Procuradoria Regional Eleitoral, que também está investigando o caso. Pelo que nos consta, agora já são 7 promotores investigando todo esse "embróglio". Ainda é cedo para se apontar culpados ou inocentes, mas certamente, que exatamente por isso, os defensores dos acusados não podem descaracterizar um primoroso trabalho de investigação séria que está sendo feito pela promotoria pública. 

A eles, todo o crédito, o respeito necessários. E que ao final, a justiça seja feita, punindo exemplarmente os culpados, e inocentando os que nada tiveram a ver com toda essa história. O que a população pode fazer, é ter paciência, pois o trabalho continua, e esperar que os promotores não desperdicem munição ( O que não fizeram ), pois em cada etapa que se esvai, as possibilidades de uma perfeita elucidação do processo podem diminuir, além de que, também resta à população que espera justiça, que o processo caia nas mãos de juízes e magistrados igualmente PROBOS como os promotores Dr. Raimundo Parente e Dr. Lucas Azevedo de Brito, para que decisões SÁBIAS possam advir disso tudo.

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


35 ambulâncias para o SAMU serão enviadas ao Cariri nesta quinta-feira


O governador Cid Gomes e o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, fazem nesta quinta-feira (20), às 9h30min, no Palácio da Abolição, a entrega de 35 ambulâncias a 23 municípios integrantes do Polo III do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará). Cariri
Serão entregues quatro Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis) e 31 Unidades de Suporte Básico, 25 delas com tração 4×4. O SAMU 192 – Ceará Polo III, com base operacional em Juazeiro do Norte, é formado por 49 municípios da Macrorregião de Saúde do Cariri e da região de Saúde de Tauá, garantindo cobertura à população de 1.516.626 habitantes. O serviço começou a operar durante a Operação Carnaval, em Juazeiro do Norte, com quatro ambulâncias e uma UTI móvel.

O SAMU 192 integra a Rede de Atenção às Urgências do Ceará. No funcionamento da rede, o Ministério da Saúde doa as ambulâncias e o governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, faz a manutenção, pagamento formação dos profissionais e a aquisição de material médico hospitalar. Os municípios são responsáveis pelas bases de apoio onde ficam as ambulâncias. Com as 35 ambulâncias que serão entregues, o Polo III do SAMU 192 vai operar com mais da metade da frota prevista, de 65 veículos, sendo nove UTIs móveis e 56 unidades básicas. A liberação das 30 ambulâncias restantes pelo Ministério da Saúde ocorrerá na proporção em que os municípios liberarem os imóveis que servem de base de apoio do serviço.

Já o SAMU 192 – Ceará Polo I dá cobertura a 79 municípios do Litoral Leste, Litoral Oeste, Maciço de Baturité, Sertão Central, Vale do Jaguaribe e Região Metropolitana de Fortaleza, com a renovação e ampliação da frota de ambulâncias em dezembro de 2013. A universalização da cobertura promovida pela Secretaria da Saúde do Estado se completará com a implantação do Polo III, com cobertura de 1.554.685 habitantes de 55 municípios da macrorregião de saúde de Sobral.
Como transporte sanitário, o SAMU qualifica o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência, quando acionado pelo telefone 192. O atendimento de urgência e emergência é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento.
O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

O SAMU 192 também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.

MUNICÍPIOS DO CARIRI ATENDIDOS
PELAS 35 NOVAS AMBULÂNCIAS

Fonte: Governo do Estado do Ceará
Samu(Foto: Jorge Cordeiro)


Crato - Notícias Administrativas - 20 de Março de 2014


Secretaria de Saúde do Crato trabalhando no combate à proliferação de mosquitos

Com as chuvas constantes no Município, a Secretaria de Saúde do Crato, por meio do setor de Controle das Endemias, vem intensificando o trabalho do carro fumacê. As ações do setor que combate às endemias são constantes e se intensificam na quadra invernosa. O coordenador das Endemias, Antonio Esmeraldo, explica que toda a cidade vem sendo atendida, no sentido de assistência, controle e combate à proliferação do Aedes Aegypti. “Como de costume, os agentes fazem limpeza de vias, capinação, telamento de caixas d’água e disponibilizam material educativo. Agora também o trabalho do carro fumacê”, ressalta.

Esmeraldo avisa que desde a segunda-feira, 17, o carro fumacê está percorrendo bairros no intuito de prevenir e combater não só o mosquito da dengue, mas também pernilongos. O fumacê já percorreu as localidades de Sertãozinho, Vale do Amanhecer, São Miguel, no Conjunto Santa Luzia e imediações do Fórum. Amanhã, quinta-feira, 20, o local atendido será o Distrito de Ponta da Serra e, na sexta-feira, 21 serão visitados o Sítio Quebra e o Distrito de Dom Quintino. O desenvolvimento do trabalho continuará e todas as localidades serão visitadas.  Outro aspecto importante, de acordo com as recomendações da coordenação das Endemias, é a contribuição da população, como por exemplo, de abrir as portas na hora da passagem do carro fumacê, inclusive portas dos quartos e movimentar objetos que possam servir de esconderijo do mosquito, para facilitar a exposição deles ao inseticida.

Governo cratense compartilha experiências em Encontro de Gestores de Bibliotecas do Cariri

Em virtude da comemoração do Dia do Bibliotecário, último dia 12, em todo o território nacional, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) promoveu um dia de debates, apresentações artísticas, terapias para celebrar a data, onde a Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) participou do Encontro de Gestores de Bibliotecas do Cariri: troca de experiências e troca de reflexões no campo de atuação. Na ocasião, representando a SECULT, a Coordenadora de Políticas Públicas do Livro e da Leitura, Anna Karine Lima. Ela destacou o compromisso da gestão do governo cratense, através da pasta de Cultura, de garantir que a Lei 4.084 de 30 de junho 1962, sobre a necessidade de haver um bacharel em biblioteconomia para cada biblioteca. 

Durante o encontro, também foram apresentadas as ações que vêm sendo desenvolvidas na gestão das bibliotecas da cidade do Crato, bem como o projeto de Contação de Histórias; o Alpendre Literário; a Biblioteca vai às ruas; oficinas de fomento à cultura; Jardim de Histórias; e de como a biblioteca se transforma para acompanhar o crescimento e as necessidades do século XXI, através da aquisição e de doações de livros novos; e da implementação do acervo em uma rede de sistemas de software livre, o BibLivre. A Secretaria de Cultura do Crato compreende os espaços da biblioteca como um centro cultural riquíssimo em saberes e possibilidades.


VÍDEO - FATOS em FOCO - Professores fazem manifestações nas ruas do Crato ( Em Alta Definição, para conexões rápidas )


ATENÇÃO - Se sua conexão de internet for lenta ( Abaixo de 5Megas ), desative a função HD ( Alta Definição ) do vídeo, caso contrário, o vídeo pode não carregar, ou ficar "parando..."

www.tvchapadadoararipe.com

Num Patrocínio de:






Professores do Crato lançam NOTA DE REPÚDIO contra a Secretaria de Educação do Município


NOTA DE REPÚDIO


Em razão do que foi dito em entrevista ao blog do Crato em 12/03/2014, nós professores classificados e não convocados para suprir carências de vagas no quadro efetivo de professores deste município, viemos hoje registrar nossa presença na paralisação dos servidores públicos municipais do Crato, para darmos alguns esclarecimentos a este respeito:

Primeiro, no concurso público de 2011 houve candidatos classificados e reprovados e como qualquer seleção pública divulga-se apenas a listagem de aprovados conforme média pré-estabelecida no edital.

Segundo, consta no edital que houve concurso para cargo de professor, utilizando prova de títulos como critério de desempate. Por este motivo todos os professores com média 5,0 que consta na lista estão aptos a assumirem as vagas, desde que haja necessidades de preenchimento das mesmas, conforme art. 2º, da lei nº 2.667/11, que aprovou e sancionou o concurso público da cidade do Crato no ano de 2011. 

Baseados em tais fatos questionamos: NÃO PODEMOS SER EFETIVADOS COM NOTA 5,0, MAS ESTAMOS APTOS A SERMOS CONTRATADOS TEMPORARIAMENTE? 

A contradição da Senhora Secretaria de educação do Crato, se dá quando ela contrata na sua gestão professores do Fundamental II das diversas áreas e principalmente professores do Fundamental I (PEDAGOGOS) com esta média, e o mais grave: Alguns deles não constam na lista. Finalizamos, registrando nosso sentimento de indignação sobre a fala discriminatória da atual Secretaria de educação, não estamos de forma arbitrária querendo ser efetivados, porém, é do nosso conhecimento a carência de vagas para professores na rede municipal de ensino, prova disso foram às centenas de contratados em 2013 e início de 2014. Agradecemos o apoio do Sindicato Municipal, fazemos um apelo com a seguinte reflexão: “A ideologia tem o poder de nos tornar míopes” (NIETZSCHE).

Crato- CE, 18 de março de 2014

SINDSMCRATO


Australia anuncia ter encontrado 2 objetos que pertencem ao Vôo MH370



Divulgado há poucos instantes que a Austrália encontrou pedaços do avião do voo MH370 da Malaysia Airlines que desapareceu durante o trajeto entre Kuala Lumpur e Pequim, em 8 de março, mudando de rota e sumindo dos radares. Os pedaços foram encontrados no Oceano Índico.

Fonte: CNN


Forrozão da Melhor Idade


Uma nova atração e entretenimento estão surgindo no Crato. Trata-se do “FORROZÃO DA MELHOR IDADE” que vem acontecendo todos os domingos a partir das 14 horas no Parque da EXPOCRATO. São pessoas de todas as idades dançando, cantando, distribuindo sorrisos, um momento de alegria e confraternização, num ambiente agradabilíssimo com segurança e comodidade. Com apenas duas edições realizadas o evento já atraiu pessoas dos distritos, zona rural e até de outras cidades. Alem de muita musica os participantes têm a disposição mungunzá, baião de dois, espetinhos e outras comidas típicas e uma cervejinha gelada. A partir desse domingo vai ter linha de topiques levando o publico até o local da festa que começa as duas horas da tarde.

Wilson Rodrigues

George Macário lança página no Facebook "Caminhos da Chapada do Araripe"





Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31