xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/03/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 março 2014

Do (deprimente) seriado “Coisas da República”: para cumprir promessa governo do PT constrói creches de...plástico

(Fonte: Revista Istoé)
Até o fim de 2013, apenas 1.103 creches da gestão Dilma haviam sido concluídas e outras 4,7 mil estão na fila da burocracia, com obras paralisadas. Para cumprir promessa de entregar seis mil creches até o fim do mandato, e apresentar as obras como concluídas durante o período eleitoral, o governo do PT  compra prédios de PVC, uma solução emergencial que pode representar risco às crianças
Josie Jeronimo (josie@istoe.com.br)
A história da educação pública brasileira está repleta de vexames patrocinados por gestores que buscavam saídas fáceis e rápidas para problemas sérios e crônicos. As famosas escolas de lata de São Paulo são um exemplo típico. Com o argumento da economia, há 16 anos o ex-prefeito paulistano Celso Pitta encheu a cidade de colégios feitos de latão. O que seria uma solução se transformou em escândalo investigado pelo Ministério Público e Tribunal de Contas. Marta Suplicy recebeu de Pitta a Prefeitura e não conseguiu acabar com todas as escolas de lata, tema que foi assombrar sua campanha nas eleições de 2008, como evidência de que as crianças pobres seguiam sem acesso decente à educação.
PERIGO
Segundo o Instituto dos Arquitetos do Brasil, construção leve e sem base
pode não resistir a fortes chuvas e enxurradas. Apesar de o PVC não ser um
propagador de chamas, em caso de incêndio sua fumaça é altamente tóxica

Mesmo com toda a turbulência passada, o PT parece não ter aprendido a lição. O governo volta a recorrer a um método heterodoxo, não testado o suficiente, para cumprir às pressas uma velha promessa eleitoral negligenciada. Nas eleições de 2010, Dilma Rousseff havia se comprometido a entregar seis mil creches aos seus eleitores até o fim do mandato. Como as creches não ficariam prontas até as eleições de 2014, o governo decidiu inventar, substituindo as tradicionais construções de alvenaria por modelos “padronizados”. Em alguns locais, as creches serão feitas com uma mistura de PVC e concreto, mas a maioria das unidades de ensino contratadas desde novembro de 2013 – três mil creches – será feita de placas de plástico incrementadas com uma camada de fibra de vidro.
A chamada técnica “sanduíche” será espalhada por todo o País, sem levar em consideração as diferenças climáticas, de relevo e outras intempéries que atingem um país de dimensões continentais. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apoiou-se apenas em uma norma de qualidade usada em construções de pré-moldados do programa Minha Casa, Minha Vida para autorizar a construção das creches de plástico. Nenhum ensaio de “destruição” foi feito para verificar a durabilidade das unidades de ensino, a resistência ao fogo e as suscetibilidades a condições climáticas comuns no País, como chuvas fortes e enxurradas.
Os problemas que as creches de plásticos poderão apresentar só serão definitivamente conhecidos quando as unidades de ensino estiverem totalmente prontas e em uso. Mas o projeto já desperta preocupações. O TCU e o Instituto dos Arquitetos do Brasil apontam deficiências. A falta de fundações estruturais nas creches pré-fabricadas pode expor as crianças a risco, dependendo da área em que a escola for instalada. Há risco de que o prédio leve e sem base não resista a fortes chuvas, por exemplo. Até mesmo a queda de uma árvore pode ser perigosa. Técnicos alertam que, apesar de o PVC não ser um propagador de chamas, em caso de incêndio sua fumaça é altamente tóxica. “É um equívoco lastimável para um País que quer entrar na roda do desenvolvimento. Criaram um padrão fora das normas para encaixar o programa. Passaram para as prefeituras um problema”, resumiu o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sérgio Magalhães. Uma das escolas em construção no município de Palmeiras, no Paraná, sofreu incêndio ao ser atingida por um raio. A creche não contava sequer com rede elétrica e teve grande parte de sua estrutura consumida pelo fogo.
Apesar de frágeis, as creches de plástico têm custo muito semelhante às de alvenaria. Uma unidade padrão construída pelo método convencional custa R$ 1 milhão e a do método misto usando PVC, R$ 900 mil. De acordo com o TCU, o governo não apresentou nenhuma justificativa econômica para a aquisição das creches pré-moldadas. O único critério para mudar o projeto das escolas de alvenaria para as de plástico foi o menor tempo de construção. O Instituto dos Arquitetos do Brasil afirma que foi feita uma escolha política da rapidez em detrimento da qualidade, do conforto e da segurança das crianças. “É um retrocesso. Esse tipo de construção de PVC só vale para casos emergenciais”, afirma Magalhães.
                                                                                                                                         

CRÔNICA DA CIDADE AMADA - José Nilton de Figueiredo



Este ano Crato completa 250 anos de criação. A turma continua batendo na tecla da emancipação. Só que não diz de qual jurisdição o Crato foi emancipado. Só que pros espíritos devotados de amor acendrado pelo Crato, a verdade da criação por determinação da coroa portuguesa, bate mais forte que a demente ideia da emancipação. E os caras não estão entendendo. Criar a Vila Real de Crato em 1764 – há 250 anos - significou reconhecer a célula mater de uma promissora região que hoje é o Cariri. 

Eu até compreendo essa falta de entendimento histórico. Como a coisa está muito confusa faz tempo por aqui, e agora mais do que nunca, muitos não estão valorizando um ato simbólico que nos bota pra cima - e eu entendo isto -, quando estamos pra baixo no nosso viés político. Mas, olha, o político é só um detalhe da organização social da cidade. No geral, o Crato é dez, é mil, é a cidade modelo do Ceará, é a cidade cabeça de comarca, é a princesa do Cariri. Liga pressas coisa não. Elas não têm nada a ver com eu ir tomar um caldo de mocotó lá na velha Vicença. 

Nada a ver com eu ir pra Nascente, curtir a Siqueira Campos, o calçadão (que delícia!), ir pra Serra. Nada a ver. Os carinhas da política – que é uma parte do todo – são só uns carinhas cujas atitudes não muito decentes estão fora de lugar no seio de uma cidade que habita cidadãos de princípios. Liga não, eles vão passar... Mas a Crato que você tanto ama, essa ficará no seu, no meu, no nosso coração, como a cidade amada, idolatrada, cujo destino seguirá sempre, porque quem te ver assim tão bela, jamais a esquecerá. Valeu? 

José Nilton de Figueiredo
Foto de Dihelson Mendonça



Atenção! - Violão raro do maior violonista do cariri foi roubado no Crato - Procura-se informações.



O violão do nosso querido amigo Fabrício da Rocha ( O maior violonista residente no Cariri ) foi roubado. Uma verdadeira tragédia, pois o grande músico forma com o seu instrumento uma parceria de uma vida. Pedimos a quem puder dar informações sobre o instrumento, entre em contato conosco.

"Ontem, entre 00:15 e 00:40, roubaram o violão do músico Fabrício da Rocha Um violão Gianinni Sevilha (Clássico), com Bag preto da marca "Rockbag". O violão estava no carro, que estava estacionado quase em frente a drogaria Cariri, em frente a Praça do Pimenta, na rua Cel António Luiz. 

Por favor, se tiveres alguma informação ou puder ajudar de alguma forma, agradecemos imensamente! Ligue para: (85) 9774 2907 ( Fabrício da Rocha ).









Crato-CE: Sócio da casa de Shows Texas morre em colisão de carro com poste na avenida Padre Cícero.




Um acidente de transito ocorrido por volta das 05h30min deste sábado (15), na Rodovia CE 292 (Trecho denominado de Avenida Padre Cícero), no Bairro Muriti em Crato matou o empresário Antonio Weiner Fernandes da Silva, 37 anos. O colega dele de viagem, o vocalista de banda, João Anderson de Oliveira Lopes, 33 anos, foi socorrido em estado grave pela GSU do Corpo de bombeiros para o Hospital Regional do cariri em Juazeiro.

Fonte: J. Lopes - Repórter Policial
Colaborador




MINISTÉRIO PÚBLICO E "JUSTIÇA" ( Juiz ) SÃO INSTITUIÇÕES DIFERENTES - George Macario explica.


Explicando basicamente...


Acima: Foto do prédio onde funciona o Ministério Público, em Crato

Uma das grandes confusões para muitos, é a diferença que existe entre o Ministério Público e a Justiça ( Juiz ). São duas instituições totalmente diferentes! O MP é o órgão que é Guardião da Lei. Se alguém comete um crime, é o Ministério Público que oferece a DENÚNCIA ao Juiz, com todos os indícios e provas deste Crime. O Juiz é quem preside este julgamento. De um lado MP do outro, a parte RÉ (os acusados). Ambas oferecem suas provas, que no final, o Juiz, de acordo com a Lei, com o seu convencimento, JULGUE o caso processado. Portanto, o MP é quem está do lado do POVO, dos interesses da Sociedade, da LEGALIDADE...Se você é do POVO, quer que o caso seja apurado, DOA EM QUEM DOER, CUSTE O QUE CUSTAR E HAJA O QUE HOUVER...apoie os Promotores, que estão cumprindo com suas obrigações, independentemente, de quem seja O ACUSADO.

Por: George Macário de Brito


VÍDEO NOVO - Promotor de Justiça Raimundo Parente fala sobre as próximas ações do Ministério Público no caso "mensalão" do Crato.


VÍDEO NOVO ! - ( Programa FATOS em FOCO ) - Promotor de Justiça Raimundo Parente fala sobre as próximas ações do Ministério Público no caso "mensalão" do Crato.

www.tvchapadadoararipe.com


Prefeito do Crato e Vereadores serão investigados por abuso de poder político pela Procuradoria Regional Eleitoral no caso "Mensalão" do Crato


Segundo o procurador regional eleitoral Rômulo Conrado, “o caso é de extrema gravidade, pois, além de caracterizar infração político-administrativa, que pode dar ensejo ao impeachment do prefeito"

O prefeito do município, Ronaldo Gomes de Matos, foi denunciado por supostamente ter pago R$ 50 mil a nove vereadores com o fim de desaprovar as contas de gestão de 2009

A Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará (PRE/CE) instaurou procedimento administrativo para apurar a prática de abuso de poder político no caso que vem sendo chamado de “Mensalinho do Crato”. O prefeito do município, Ronaldo Gomes de Matos, foi denunciado por supostamente ter pago R$ 50 mil a nove vereadores com o fim de desaprovar as contas de gestão de 2009 do ex-prefeito Samuel Araripe, que tiveram parecer favorável do Tribunal de Contas do Município (TCM). De acordo com a representação formulada ao Ministério Público Eleitoral, além de ter feito o pagamento da quantia aos parlamentares, Gomes de Matos ainda teria ameaçado demitir funcionários nomeados para beneficiá-los caso não fosse atendida a determinação do prefeito.

Para o procurador regional eleitoral Rômulo Conrado, “o caso é de extrema gravidade, pois, além de caracterizar infração político-administrativa, que pode dar ensejo ao impeachment do prefeito, compromete o pleito de 2014, tendo em vista que Samuel Araripe é assumidamente pré-candidato a deputado estadual”. A PRE investigará ainda se a desaprovação das contas do ex-prefeito teria como objetivo também beneficiar a pré-candidatura da atual primeira-dama do Crato, Gilvânia Matos, e o do secretário de Governo, Rafael Branco.

As investigações ficarão a cargo do procurador regional eleitoral Rômulo Conrado e do promotor de Justiça Igor Pinheiro, coordenador do Grupo Auxiliar da Procuradoria Regional Eleitoral (Gapel).

Com: CNEWS
http://cnews.com.br/cnews/noticias/62286/pre_investiga_envolvidos_no_caso_mensalao_do_crato
Foto ilustrativa: Site: imagens.usp.br




Valdemir Correia escreve aos leitores do Blog do Crato - O Leite Adulterado


A televisao apresentou hoje através da Globo News, uma noticia de estarrecer a todos os que viram os noticiarios durante toda tarde. Poderia ser até uma novidade, se esta noticia não tivesse ocupado todos os noticiarios do Brasil há cerca de uns 8 ou 10 meses atrás.

Trata-se da venda de leite adulterado, este leite que vem em caixinhas, desnatado, semi-desnatado
ou integral. Os consumidores que somos nós, vamos ao supermercado e podemos ver centenas de marcas de leite diferentes,  provenientes do todas as partes do brasil, sendo que as maiores ofertas sao de leite oriundos do sul, especialmente de Sao Paulo, e Rio Grande do Sul. Compramos o produto, na ilusão de que estamos levando o melhor para alimentar nossos filhos, e ao ligar a televisao deparamos com  o absurdo de constatar que estamos consumindo leite criminalmente adulterado, com toda espécie de drogas e porcaria que são adicionados ao produto, como.. ureia, soda caustica etc como disse anteriormente, este mesmo problema aconteceu no rio grande do sul, onde milhares de  caixas de leite foram apreendidas nos mercantis, dezenas de pessoas foram presas, mas nem bem o assunto é esquecido, acontece de novo.

No noticiario de hoje a tv cita varias marcas do produto, inclusive de famosas como a PARMALAT. Entao é o caso de se perguntar... onde estão as autoridades que não veem este problema. Por que não fecham estas indústrias desonestas, bandidas, falsárias, para cortar o problema pela raiz

De minha parte, desde o primeiro momento que tomei conhecimento do assunto, nao mais comprei leite oriundo do sul, e passei a comprar produtos aqui mesmo do ceara, como Betania, Maranguape etc. nao estou ganhando cachê destas empresas para citar o nome das mesmas, mas ao
menos sabemos a procedência do assunto que estamos comprando gostaria de pedir a todos os que
estao lendo este pequeno aviso, que tambem deem um boicote nestas marcas de leite, e pode ser que assim os produtores criem vergonha e produzam e vendam mercadoria de qualidade.

Um bom dia a todos
Valdemir Correia



Dilma reage a vaias no Tocantins: manifestantes 'nunca ralaram'

Presidente se irritou com protestos durante entrega de moradias do Minha Casa Minha Vida no Estado de Tocantins

"Araguaína - A presidente Dilma Rousseff se irritou nesta sexta-feira, 14, com um protesto em evento do Minha Casa Minha Vida, em Tocantins, e disse que os manifestantes "nasceram em berço esplêndido" e "nunca ralaram". O evento contava com um grupo de simpatizantes da presidente, que estava na parte da frente do palanque, e um ruidoso grupo de pessoas com cartazes contra a Copa do Mundo e reivindicando moradias. 
Durante o discurso da presidente, os manifestantes misturavam vaias, apitos e ainda cantavam o hino nacional. Dilma acabou se irritando com o protesto e fez uma exaltada defesa de sua política social, em especial, o Minha Casa Minha Vida, programa que entregou nesta sexta 1.788 casas para famílias carentes de Araguaína (TO). "Aqueles que não dão importância para as pessoas que não têm casa própria é porque nasceram em berço esplêndido e aqueles que não valorizam o cartão do Minha Casa Melhor é porque nunca ralaram de sol a sol para comprar uma geladeira, um fogão e uma cama", disse Dilma, sob aplausos de políticos do Estado e parte dos moradores e sob vaias dos manifestantes".
("Estadão", sábado 15-03-2014) 
4ª feira é a vez do Ceará
A presidente Dilma Rousseff (PT) visitará o Ceará no próximo dia 19 de março, Dia de São José, padroeiro do Estado. A data foi divulgada na noite de ontem pela assessoria de comunicação da Casa Civil do Governo do Estado. Em Fortaleza, a chefe do Executivo federal fará a entrega de 172 maquinários agrícolas. É isso mesmo: 172 máquinas agrícolas. Os equipamentos vão auxiliar cerca de 142 municípios cearenses.
Vai a Sobral, ao Cariri não
Já no período da tarde, a presidente irá para a cidade de Sobral, a 238km de Fortaleza, para assinar ordens de serviços para a liberação de verbas do Programa Água para Todos e São José III. Os projetos visam à universalização do abastecimento d'água no Ceará.
Ao contrário do previsto no início do ano, Dilma não fiscalizará as obras da Transposição do Rio São Francisco, que estão paralisadas em Mauriti. O trecho onde os trabalhadores estão em greve, desde a última segunda-feira (10), fica no distrito de Umburanas. Esta é a terceira paralisação desde que a operação foi iniciada, em 2007. A entrega de toda a obra, que possui investimentos de R$ 8 bilhões, estava prevista para o final de 2015.
(“Diário do Nordeste”, 15-03-2014)

Cidadão Reivindica - FALTA DE RESPEITO AO CIDADÃO CRATENSE, DO BAIRRO CONJUNTO NOVO CRATO




No dia 13 de Março, a Saaec esteve no bairro Conjunto Novo Crato nas proximidades da Av Joaquim Pinheiro Monteiro, onde realizou um dos seus serviços de manutenção esquecendo de religar o sistema de abastecimento de água da rua, onde acabou prejudicando moradores da Rua Daniel Lima Bezerra e o pior, foi comunicado a referida companhia sobre o problema e não tomaram nenhuma providência em relação ao ocorrido. Falta de respeito ao consumidor por parte da Presidente da SAAEC.

Por: Rondynelle Carvalho



Coisas da República: Dirceu, na Papuda, tem até podólogo à disposição

A rotina do ex-ministro e seus comparsas na prisão é bem diferente daquela dos demais detentos.
DENTRO DA PAPUDA - Condenado a sete anos e onze meses de prisão por crime de corrupção, o ex-ministro José Dirceu passa a maior parte do tempo na biblioteca do presídio
Rodrigo Rangel
Ninguém em sã consciência pode imaginar que um criminoso condenado, privado temporariamente da liberdade, cumprindo pena em uma cadeia povoada por milhares de outros tipos de bandidos, leve uma boa vida. No máximo, a vida pode ser um pouco menos amarga. O homem que aparece na página anterior foi um dos mais influentes parlamentares do Congresso, o ministro mais poderoso do governo Lula e um dia alimentou o sonho de substituir o chefe no Palácio do Planalto. Na foto, José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-pre¬sidente do PT, ex-chefe da Casa Civil e condenado por liderar um dos maiores esquemas de corrupção da história política do Brasil, é apenas o preso número 95 413 em uma cena que agora faz parte da rotina dele e de outros mensaleiros. Num país em que a impunidade de gente poderosa sempre foi uma tradição, a imagem tem um magnífico valor simbólico. Reforça que é possível colocar e manter corruptos influentes na cadeia. Reforça que os ladrões de dinheiro público não estão acima da lei. Reforça que as instituições democráticas funcionam apesar da pressão e da tentativa recorrente de sabotá-las. A imagem, porém, também serve para advertir que, apesar de tudo isso, a vigilância tem de ser permanente.
É a primeira vez que o ex-ministro é mostrado dentro da penitenciária, num ambiente que foi cuidadosamente preparado para recebê-lo. Para fugir da rotina lúgubre do cárcere, José Dirceu, visivelmente mais magro, com os cabelos aparados e usando roupa branca, como determina o regulamento do presídio, passa a maior parte do dia no interior de uma biblioteca onde poucos detentos têm autorização para entrar. Lá, ele gasta o tempo em animadas conversas, especialmente com seus companheiros do mensalão, e lê em ritmo frenético para transformar os livros em redações, o que lhe pode garantir dias a menos na cadeia. O ex-ministro só interrompe as sessões de leitura para receber visitas, muitas delas fora do horário regulamentar e sem registro oficial algum, e para fazer suas refeições, especialmente preparadas para ele e os comparsas. Os 10 326 presos da Papuda recebem marmitas produzidas em escala industrial por uma empresa prestadora de serviços. Já os mensaleiros têm direito a um cardápio próprio. O Brasil, como se sabe, também é a terra dos privilégios. 
 Enquanto isso... O desfecho
Depois de 69 sessões plenárias, o STF analisa os últimos recursos dos condenados. Com os votos decisivos dos ministros novatos Luís Roberto Barroso e Teori Zavascki, a nova composição da Corte absolve dois mensaleiros do crime de lavagem de dinheiro, a exemplo do que havia feito com outros oito no crime de formação de quadrilha. Por seis votos a quatro, o plenário anula as condenações de João Paulo e do ex-assessor João Cláudio Genu pelo crime de lavagem e mantém a do sócio da extinta corretora Bônus-Banval Breno Fischberg. Com isso, o ex-deputado corrupto se livra do regime fechado e deve deixar a prisão até o final do ano.
(Fonte: revista VEJA)
                             

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31