xmlns:fb="http://www.facebook.com/2008/fbml" xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/03/2014 | Blog do Crato - O Crato na Internet
.

VÍDEO - Prédio do CRAS do Alto da Penha completamente deteriorado - FATOS EM FOCO O Programa FATOS em FOCO apresenta reportagem sobre o estado em que se encontra o prédio do CRAS do bairro Alto da Penha, em Crato, que teve que ser realocado para uma residência no Bairro Pinto Madeira provisoriamente. No programa, além das imagens estarrecedoras, entrevistas com o vereador Bebeto Anastácio e a secretária da Ação Social, Elizângela Rodrigues.



Comunidade Cratense - Clique em Curtir e Adicione a sua Foto !

11 março 2014

VÍDEO - Prévia - Dr. Raimundo Parente fala sobre o chamado "Mensalão do Crato" em poucas palavras



CASO "Mensalão do Crato" - Promotor Raimundo Parente fala sobre o chamado "Mensalão do Crato" e o que virá - Veja logo mais a entrevista na Íntegra no BLOG DO CRATO e WebTV Chapada do Araripe

www.facebook.com/blogcrato


Recife recebe R$ 100 mil para intensificar ações de controle ao sarampo


Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (11) no Diário Oficial da União autoriza repasse financeiro no valor de R$ 100 mil para que Recife, em Pernambuco, intensifique as ações de vigilância e controle do sarampo. De acordo com o texto, a pasta considerou o aumento de casos da doença na cidade entre os meses de março de 2013 e janeiro de 2014, além do risco de disseminação do sarampo, e liberou a verba com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão.
Dados do ministério indicam que, desde o ano 2000 até o início de 2013, o estado de Pernambuco não registrava a ocorrência de casos autóctones (contraído no estado) de sarampo. Foi levantado apenas um caso importado da França em 2012. O recurso será repassado, em parcela única, do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde de Recife. A portaria entra em vigor hoje.

Agência Brasil


Raimundão vai decretar Estado de Emergência em Juazeiro do Norte



Ao retornar de Fortaleza na noite de segunda-feira (10), o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo anunciou que vai decretar Estado de Emergência no município, por 60 dias. O objetivo e recuperar ruas e avenidas da cidade que foram danificadas pelas últimas chuvas. O decreto deve estar pronto entre hoje e amanhã (12).

Raimundão diz que pretende realizar uma força-tarefa de trabalhadores recuperando os principais pontos da cidade, já que a população tem reclamado muito da situação em que ficaram vários bairros. A prioridade será licitar empresas que forneçam manilhas e telhas, material que não consta no estoque da prefeitura. Nesse sentido, Raimundão já solicitou ao secretário de Obras, Akiro Menezes, que sejam mapeadas todas as ruas da cidade que necessitam de recuperação.

Moisés Rolim - Jornalista e radialista da rádio Progresso de Juazeiro do Norte.
Foto ilustrativa: Blogviniciusdesantana




PF faz operação contra grupo que fraudava fundos de pensão municipal


A Polícia Federal (PF) faz nesta terça-feira (11) uma operação para desarticular uma organização criminosa que fraudou mais de 100 fundos de pensão de servidores municipais em todo o Brasil. Segundo a PF, os prejuízos dessas aplicações, em longo prazo, poderiam comprometer o recebimento de aposentadorias pelos servidores que contribuíram com os fundos. A PF informou que foram cumpridos sete mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão em São Paulo e São José do Rio Preto. Cerca de 60 policiais participam da Operação Fundo Falso.

De acordo com a PF, as investigações começaram em 2012, após auditorias do Ministério da Previdência constatarem fraudes nas aplicações das contribuições dos servidores. Os fraudadores constituíram uma empresa de consultoria financeira que deveria indicar as melhores opções de investimento aos fundos de pensão. Mas, o grupo destinava os recursos dos fundos a aplicações temerárias em troca de comissões ilícitas pagas por operadores do mercado financeiro.

Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de organização criminosa, gestão fraudulenta, fraude em licitação, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, cujas penas variam de um a 12 anos de prisão.Às 11h, a PF divulga detalhes da ação em uma coletiva à imprensa, na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo, na Rua Hugo D’Antola, 95, no bairro da Lapa.

Agência Brasil


Interpol diz não ter indícios de terrorismo em caso de avião desaparecido



A Interpol informou hoje (11) que o desaparecimento do avião da Malaysia Airlines no fim de semana não está ligado a atos terroristas. A hipótese surgiu depois da revelação de que dois passageiros usaram passaportes europeus falsos.

“Quanto mais informação temos, mais somos levados a concluir que não foi um incidente terrorista”, disse o secretário-geral da Interpol, Ronald K. Noble. Segundo Noble, os dois passageiros com passaportes roubados (um austríaco e outro italiano) são iranianos que viajaram de Doha para Kuala Lumpur com seus passaportes iranianos e só apresentaram os europeus quando embarcaram na Malásia. De acordo com os nomes nos passaportes iranianos, os passageiros são Pouri Nour Mohammad, 19 anos, e Delavar Seyed Mohammad Reza, 30 anos.

As autoridades duplicaram o raio de busca em torno do ponto onde o avião desapareceu do radar, sobre o Mar do Sul da China no último sábado (8). O Boeing 777-200 da Malaysia Airlines, cujo voo MH370 fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim, desapareceu sem que tenha sido enviado qualquer pedido de ajuda, de acordo com as autoridades.

*Com informações da Agência Lusa



Produção industrial ganha ritmo, mas não recupera perdas de 2013


A indústria brasileira começou 2014 com ritmo novo, mas o desempenho não anula as perdas acumuladas no fim de 2013, avaliou o gerente da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), André Macedo. Em novembro e dezembro, a produção acumulou perda de -4,3%; em janeiro, a alta alcançou 2,9%. Com esse resultado, a média móvel trimestral amenizou a perda:  evoluiu de -1,2% para -0,5%.

“É claro que você tem um início de ano com uma melhora de ritmo da produção industrial, que está num patamar melhor. Foi um crescimento importante, numa magnitude elevada, mas não recupera o saldo perdido no fim do ano. E é importante observar que foi um crescimento disseminado”, explica André Macedo.

Apesar do crescimento, a produção industrial também continua 4% abaixo do pico registrado em maio de 2011. Para André, a indústria ainda tem pela frente parte dos mesmos desafios que marcaram o ano de 2013: “A demanda das famílias vem tendo uma evolução em ritmo menor, seja porque os níveis de inadimplência estão em patamares altos, [seja pelo] pelo comprometimento da renda das famílias, [que redundam em] crédito mais restritivo e ganho de renda mais lento”.

Questão nova a ser contornada é a crise na Argentina, que pode afetar exportações, na visão de Macedo. Ponto positivo, porém, é a redução dos estoques, que – embora continuem “em patamares mais elevados do que o desejável” – já são menores que no ano passado.
Em termos de desempenho, os bens de capital continuam a apresentar ritmo melhor que o restante da economia, com 13 meses seguidos de alta em relação ao mesmo mês do anterior. Em doze meses, a categoria acumula crescimento de 12,1%, enquanto a indústria geral cresceu 0,5%.

Agência Brasil


Ato de bravura - Por: Emerson Monteiro

Era um pouco antes da meia-noite de 04 de agosto de 1930, quando o apito da maria-fumaça ecoou na Estação Ferroviária, dando partida na composição da Rede Viação Cearense que levaria o efetivo do 23.º Batalhão de Caçadores, sediado em Fortaleza, com destino a Lavras da Mangabeira, inteiro do Estado. A missão ainda não revelada do contingente viria ser de vigiar o acesso à Paraíba, onde, na cidade de Princesa, ocorreram confrontos ameaçadores.

Sob as ordens do tenente-coronel Pedro Ângelo Correia, o 23.º BC se deslocaria até Souza, levando, porém, inoculados germes da conspiração entre os oficiais, que logo engajariam na revolução.

Contudo, o comandante da tropa seria o maior entreve aos rebeldes, dado seu zelo e o rigor no cumprimento do dever, firme de vontade e enérgico nas atitudes.

Às 17h15 de 06 de agosto, o batalhão chegou a Lavras. No dia 12 do mesmo mês, às 6h30, voltou aos trilhos com rumo ignorado pela soldadesca, às 13h adentrando a cidade de Souza.

Naquele dia se fechava o cerco paraibano pelas tropas do Exército, no sentido de evitar o levante armado que fermentava no Estado após a morte de João Pessoa, alimentado com armas e munições que cruzavam diversos pontos da fronteira.

Iniciavam-se, no entanto, as defecções entre os diversos níveis da guarnição. Pensasse que não, e o movimento tenderia crescer, originário de outras fontes externas, no próprio oficialato.

Na madrugada de 04 de outubro, se ouviu um disparo de fuzil efetuado pelo primeiro-sargento Manuel Francisco de Lira, fiel ao comandante. Desde então ações desencontradas mobilizaram o Posto de Comando. De início, os insurretos quiseram anular na força física Pedro Ângelo e evitar maiores consequências. Após o tiro as coisas se precipitariam.

O comandante veio à porta do posto, local da imediata afluência dos soldados e oficiais, e quis saber a causa do barulho inesperado.

- O batalhão está sublevado sob o meu comando, e o senhor se considere preso de ordem do general Juarez Távora – foi o que lhe resposdeu o tenente Ary Correia.

Indignado e reafirmando a condição superior, Pedro Ângelo fez fogo à queima-roupa, gerando celeuma intensa, tanto dentro, quanto fora do prédio.

Algumas horas mais e o claro da manhã que se aproximava evidenciou outras escaramuças, nas quais sairia ferido com gravidade o major João César de Castro, ocorrência testemunhada pelo único sobrevivente da hora, o soldado Clóvis, seu ordenança. O comandante Pedro Ângelo Correia resistiria com denodo aos rebelados.

Segundo descreve Otacílio Anselmo e Silva, integrante daquele batalhão, no artigo O Ceará na Revolução de 30, publicado na revista Itaytera n.º 1, de 1955, do Instituto Cultural do Cariri, Crato CE:

O soldado Clóvis ouviu o derradeiro brado do herói: - Não morrerei acuado como um cão. Vou morrer no campo da honra.

Vimo-lo reaparecer no meio da área e penetrar no banheiro ao lado oposto de onde saíra, após executar um disparo. Uma bomba arremessada sobre o teto afugentou-o dali. Ao sair, foi colhido por uma descarga no centro da pequena área, junto ao portão de ferro. Tombou fulminado, em decúbito ventral. Tinha à mão direita uma pistola Parabelum, sua arma regulamentar; no bolso traseiro da calça estava o seu inseparável Smith & Wesson com o cano voltado para cima; e a seu lado, não muito longe, o mosquetão que lhe saltara das mãos. Seriam sete horas da manhã.

Ao ser notificada por emissário do 23 de que Pedro Ângelo se achava prisioneiro e com saúde após a rendição do batalhão que comandava em Souza, sua esposa, ciente da coragem e obediência do companheiro, disse aos filhos do casal:

- Botemos luto; vosso pai morreu... – de acordo com o texto citado acima.














ZONA AZUL DO CRATO AINDA EM ESTUDOS


Nossa reportagem conversou nesta segunda feira (10), com o procurador do município Dr. George Borges, que rapidamente falou dos trabalhos que vem sendo implantados para o retorno do “ZONA AZUL”, cuja  pendência de alguns estudos, está a cargo do DEMUTRAN, onde procuramos o diretor José Alfredo Alencar Lacerda, que falou  também a nossa reportagem,  explicando  esses  detalhes, que vem retardando o  retorno dos serviços, e o que está sendo feito para agilizar os trabalhos. 

Disse o diretor, que o DEMUTRAN, está fazendo todos os levantamentos de todas as vagas existentes,  como também,  outras áreas que estavam desativadas  vão ser ativadas, assim com esses levantamentos,  irão fazer o termo de referência para o engenheiro poder assinar todo o projeto, e só assim, vamos poder encaminhar a licitação para poder ser licitado a terceirização do zona azul.

Perguntado sobre o prazo final dos trabalhos para iniciar a abertura das licitações, respondeu que no máximo até o dia 25 desse mês, espera poder lançar o edital de licitação. Questionado quantas vagas a cidade dispõe hoje, José Alencar calcula umas 520 vagas.


EM SUMA; Calcula-se ai, o quanto o município vem deixando de arrecadar por dia, com essas vagas em rodízio. Bom para quem está aproveitando essa demora. 

Por: Ed Alencar - Repórter
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe
Foto: DN





Edições Anteriores:

Julho ( 2014 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31