xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/03/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 março 2014

VEJA LOGO MAIS, o Vídeo Completo da Entrevista Coletiva dos Promotores Dr. Lucas Azevedo e Dr. Raimundo Parente sobre o Mensalão do Crato






Alguns Pontos essenciais:

- Ao contrário do que alguns pensam, ninguém foi absolvido até agora. Pelo contrário, todos permanecem sob investigação do Ministério Público, inclusive o prefeito do Crato, que vai depor na próxima quinta-feira. O promotor Parente declarou que na próxima semana deve entrar com o processo principal, aí é onde entra a Improbidade Administrativa.

- Os promotores disseram que foram tomados de surpresa com a coletiva de imprensa concedida pelo Juiz Dr. José Batista de Andrade, que determinou o retorno dos vereadores..

- Os promotores esperavam que no mínimo fosse garantida a quebra de sigilo bancário dos acusados, e poderia até NA PIOR DAS HIPÓTESES os vereadores retornarem.

- O promotores respeitam a decisão do Juiz, mas não concordam de forma alguma e irão tentar derrubar essa decisão na Justiça.

- Os promotores se mostraram indignados com tal decisão, pois disseram que isto pode trazer prejuízos para a investigação

- Os promotores disseram que o Ministério Público não perdeu o prazo, e que é um órgão sério.

- Se o ministério Público vai pedir novamente o afastamento dos vereadores é uma questão a se estudar.

- Os promotores disseram que o prazo deveria ter sido contado após o cumprimento das diligências e não após a decisão.

- Os promotores vão questionar o Juiz José Batista de Andrade, se irão ter acesso aos dados bancários ou não.

- Serão chamados a depor nesta quinta-feira no Ministério Público, o Prefeito Ronaldo Gomes de Mattos, o Secretário de Governo Rafael Branco, e os dois irmãos da Farmácia GENTIL.

- Os promotores garantiram que não trabalham visando atacar nem lado A nem lado B, mas buscando a verdade e a justiça.

- O promotor Raimundo Parente disse que está para vir uma verdadeira "bomba" em breve, mas não revelou detalhes, mas que na próxima semana já espera entrar com a AÇÃO PRINCIPAL de Improbidade Administrativa em relação a este caso.

Veja logo mais, a entrevista completa
www.blogdocrato.com

Costumes - Por: Emerson Monteiro

As dificuldades de transporte sempre acompanharam o ser homem nas fases da História. Exemplo disso, quando não havia os meios atuais de estradas e seus idolatrados veículos automotivos, deslocar os doentes no sertão exigia esforços inestimáveis.

A solução encontrada tantas vezes era estender uma rede em uma madeira bruta e distribuir o peso nos ombros de valentes carregadores, perfazendo a pé longas distâncias na busca do socorro médico, sendo também essa a modalidade usada para remeter os falecidos ao pouso derradeiro.

Nos caminhos, quem encontrava um carreto sombrio daquele tipo logo queria, de curiosidade, saber o que conduziam seus portadores:

- É vivo ou é morto? - perguntavam de costume onde fossem passando com a maca, o que acanhava os vivos que tivessem de utilizar o tipo de ambulância do passado, pondo-os numa situação vexatória.

Sobre tais situações indesejáveis, o Padre Neri Feitosa, em seu livro Usos e Costumes de 50 Anos Atrás, conta que o Seu Pedro de Brito, varão residente no Quebra, sítio do Distrito de Ponta da Serra, em Crato, quando adoeceu e teve que ser trazido às pressas para se tratar na sede do município, se viu nessa condição de enfrentar tal embaraço, estendido numa rede levada  no ombro à busca da cura.

Em princípio, reagiu de não querer acordo. Preferia se acomodar nos matos a defrontar os agoureiros do percurso. E o doente, por nada deste mundo, queria ir na rede, com receio da pergunta costumeira - afirma o sacerdote em seu livro. No entanto, dada a persistência continuada dos familiares em cuidar da saúde do ente querido, o sertanejo aceitou fazer a viagem.

Justificados zelos, porém dito e feito, pouco demorou lhe acontecer o que temia. Envolto nos lençóis da jornada a caminho da cidade, conduzido nos ombros de dois caboclos fortes, na estrada, certo instante escutou, contrariado, a temida pergunta de algum observador:

- É vivo ou é morto?

Sem esperar a resposta dos carregadores, o enfermo afastou as bordas da tipoia improvisada, botou a cabeça para fora e, de pescoço esticado, ainda resmungando (- Eu não disse, eu não disse!), de logo revidou:

- É vivo, seu filho da puta! - e pediu que tocassem o barco.

CRATO EM DIA DE CHUVA... 10 de Março de 2014


Seminario-Sao-Jose

Acima: Seminário São José - Um dos cartões postais do Crato - Dia de chuva - Perceba as núvens em torno da Chapada do Araripe

Crato-Chuva15


Centro da cidade: Pode-se ver aqui, o Posto de Manoel Almino, próximo à ponte do hotel Tabajara

Crato-Chuva14


Mais acima, vemos uma panorâmica do Bairro Parque Grangeiro, visto à partir da Vilalta

Crato-chuva13


Acima: Ali para os lados do Grangeiro e Luanda

Crato-Chuva11


Acima: Foto do Parque Grangeiro, Grangeiro e Luanda

Fotos: Dihelson Mendonça
Todos os direitos reservados
Proibida a Reprodução sem autorização. Para conseguir sua autorização, entre em contato via e-mail  blogdocrato@hotmail.com


Caixa Econômica do Crato - Um verdadeiro absurdo !




Gente eu acho um absurdo o que a Caixa Econômica está fazendo.Veja você mesmo e tire sua conclusão. Com certeza a caixa tem que ter outro prédio !

Waldimar Brito


Um sonho estranho com a Câmara Municipal do Crato...



Sonhos, devaneios estranhos que desde o início da civilização atiçam a curiosidade do ser humano, e ao longo dos séculos, diversos filósofos, cientistas, eclesiastas e pesquisadores tentaram decifrar o seu significado, nem sempre acertando em suas conclusões.

Ontem, estava eu recostado a um sofá assistindo ao canal Discovery, quando adormecendo, tive um estranho sonho: 

"Sonhei que numa dessas sessões da Câmara Municipal do Crato, os vereadores que haviam sido afastados, voltavam exultantes, e com um ar de vitória. Eu filmava a sessão para um dos programas em vídeo. Com a entrada dos vereadores, estes haviam trazido pessoas amigas para bater palmas para eles, e encarregado alguns de lhes entregar flores e render-lhes homenagens, dando-lhes os parabéns pelo seu retorno. Discursos inflamados se seguiram, exaltando a "honestidade", os dando os parabéns à justiça Brasileira que havia sido feita em trazer os vereadores de volta, e todos os festejos de um clima previamente preparado e exaustivamente ensaiado para aplaudir e dar forças aos edis Cratenses. 

Tudo ia bem, até que percorrendo o vão livre principal, entra um sujeito trazendo uma maleta; Na verdae, tratava-se de um oficial de justiça, que diante de todos, e com a permissão do Sr. Presidente, começou a entregar notificações a diversos vereadores, e a mais do que aqueles que haviam sido inicialmente convocados, de afastamento. Na verdade, era o início da tão propagada ação definitiva e principal de que o Ministério Público esteve preparando por esses dias acerca dos fatos. Neste momento, no sonho, olhei para o rosto de alguns vereadores, e o tom de tristeza que se seguiu, flores em cima das bancadas, e aquele sorriso largo já não era mais sorriso, mas havia se convertido em suor e lágrimas." 

Decerto que sonhos são nada mais que sonhos: Devaneios produzidos pela mente humana, mas os FATOS são, como sabemos, o Ministéro Público estará dando entrada na ação principal em relação aos acontecimentos do Crato, e PODE SER que muita água ainda vai rolar por debaixo da ponte, até que toda esta história seja definitivamente passada a limpo. Sem mencionar ainda que a PROCAP também continua no encalço, nas investigações, conforme relatados pelos promotores nas últimas entrevistas, e novos dados continuam a ser apresentados, novas denúncias, como a que será apresentada pelo vereador Bebeto Anastácio, que envolve a Saúde do Crato.

Alguns há que cantam vitória antes do tempo, mas por medida de prudência, é melhor aguardar mais, e ver o que o Ministério Público trará com a chamada "Ação Principal" e o que ela tem para os Cratenses e principalmente para os políticos cratenses.

Por: Dihelson Mendonça


Nem só de TIROS e CORRUPÇÃO vive o Crato !


Separei aqui duas fotos para ilustrar que embora as denúncias de corrupção não parem de chegar de todos os lados ( E nem republicamos, apenas vemos passar no Facebook ), o Crato ainda tem jeito...Falando em "O crato tem jeito...é só mudar" o padrão de pensamento da nossa cidade. Temos muitas coisas boas a serem compartilhadas ainda

DUAS FOTOS


Crato - Sé Catedral

Acima: Nem só de tiros vive a famosa Praça da Sé, em Crato - Foto tirada pelo fotógrafo Dihelson Mendonça, poucas horas antes do assassinato de um mototaxista, à sangue-frio, onde seu sangue vazou pelos ladrilhos do belo cartão postal da nossa cidade.

Cascata

Acima: A foto da Cascata, feita pelo fotógrafo Wilson Bernardo, um dos grandes mestres da fotografia da nossa região do Cariri.

Todos os Direitos Reservados
Proibida a reprodução das fotos sem autorização. Para conseguir autorização, entre em contato via e-mail  blogdocrato@hotmail.com 


Campanha Trânsito Seguro pela Rua Dr. Irineu Pinheiro


Cresce um movimento no Facebook, encabeçado pelo George Macário de Brito, que pede o sentido mão única na Rua Dr. Irineu Pinheiro no sentido Centro - Zacarias Gonçalves


PERIGO DE ACIDENTE!

SUGESTÃO AO DEMUTRAN DO CRATO, NO SENTIDO DE EVITAR ACIDENTES E MAIS VÍTIMAS FATAIS...

Para que transforme EM CONTRA-MÃO o trecho da Rua Dr. Irineu Pinheiro, da altura do SACOLÃO DAS FRUTAS ao BAR DA GRACINHA, para quem desce a referida artéria, no sentido de chegar à Pracinha do Pimenta...

MOTIVOS:

PRIMEIRO: Alto fluxo de veículos, trafegando em dois sentidos, no início da Rua Irineu Pinheiro, em frente ao CENTAURO e ao Bar da Gracinha, principalmente, por tratar-se de uma esquina estreita e movimentada com frequência;
SEGUNDO: O Perigo nos finais de semana e feriados aumenta pelo número de veículos (carros e motos) trafegando, com o risco de condutores sob efeito de álcool;
TERCEIRO: Colaborar para melhorar as condições de segurança no Trânsito é papel de todo cidadão.

RESUMINDO:

Caso a sugestão seja aceita pelo órgão, para quem vem descendo a Rua Dr. Irineu Pinheiro, na altura do SACOLÃO DAS FRUTAS, terá que dobrar à ESQUERDA, para o Posto do Pimenta, não seguindo mais adiante, no sentido de chegar ao "gargalo" em que se transformou a esquina do Bar da Grancinha, que sempre está permanentemente ocupado com muitos veículos estacionados, de uma lado e de outro da rua.

NOTA:
Tendo em vista o número de sugestões de amigos, no sentido de que a Rua Dr. Irineu Pinheiro tivesse MÃO ÚNICA, no sentido CENTRO - ZACARIAS GONÇALVES, resolvemos acatar e, todos juntos, lançarmos a CAMPANHA com esta finalidade.

Obrigado a todos!
Por: George Macário de Brito




CULTURA EM PAUTA - Por: Cacá Araújo


As companhias teatrais caririenses ainda vivem numa situação de quase que abandono total, exceto aquelas que conseguem financiamento via edital do estado ou da união. Não tenho conhecimento que existam, implantadas e funcionando, políticas públicas voltadas ao desenvolvimento teatral em nossa região, de modo que incentive a formação, a produção e a difusão de espetáculos. 

Urge que se cumpra a tarefa de efetivação do Sistema Municipal de Cultura (Conselho, Plano e Fundo) e que se democratize o setor cultural com a implementação dos fóruns de linguagens e política de financiamento por editais. No mesmo compasso, há a necessidade de fomentar a pesquisa, a formação, circulação e intercâmbio através de programas próprios articulados com outros níveis administrativos e a iniciativa privada, bem como a criação e o fortalecimento de eventos estruturantes, a exemplo da Guerrilha do Ato Dramático Caririense. Parcerias formais com SESC, CCBNB e universidades poderão também contribuir nesse intento. 

A realização de uma Conferência Municipal de Cultura, convocada em caráter extraordinário, antecedida de fóruns de linguagens ou pré-conferências setoriais preparatórios com ampla participação da comunidade, destinada a efetivamente orientar a urgente e inadiável implementação do Sistema Municipal de Cultura, cujas deliberações sejam respeitadas pelos gestores, especialmente os da área. Claro. No Cariri é onde reside a alma do Ceará. Os principais elementos culturais formadores da identidade cearense, nordestina e nacional estão presentes em nossa região, vivos e pulsantes. Inquietos e indômitos. Aqui se plantou e ainda brota a ancestralidade ibérica, ameríndia e africana, caldeada através dos séculos, fundida pela força da história.  Entretanto, no quesito valorização é que está a maior deficiência. Necessitamos da implementação de políticas públicas que possam reconhecer e difundir nossas potencialidades. Existe um legado a ser reafirmado e a contemporaneidade a ser respeitada. Nesse contexto, temos os diversos setores da produção cultural que se inserem na economia e que precisam de financiamento planejado. 

Cacá Araújo 
Professor, Ator, Dramaturgo
Diretor da Cia. Brasileira de Teatro Brincante


Crato - Chuva todas as noites nos últimos dias...


Bom dia, crato!


Há pelo menos uma semana, chove em Crato todas as noites, configurando-se a quadra invernosa de 2014. As chuvas começam por volta de 2:00 e varam a madrugada, sendo de média intensidade, sem trovoadas. Durante o dia, o sol tem prevalecido, embora em alguns dias tenham sido totalmente nublados. As temperaturas caíram mesmo durante o dia, e à noite chegam a 24 graus por volta das 03:00. O Cariri, como sempre acontece nesta época, fica verdejante, com fortes cores, que agradam tanto aos sertanejos como aos citadinos. É época de fartura e lembranças de outros tempos felizes, como somente a chuva pode proporcionar.

PREVISÃO DO TEMPO - Segunda, 10 de Março de 2014


Fonte: INPE e Goes 13


Padre Rocildo lembra o aniversário de Madre Esmeraldo



Hoje transcorreria mais um natalício de MADRE ESMERALDO, grande religiosa a serviço de Deus e do povo mais simples. Nasceu em Crato aos 10 de março de 1927, ingressou na Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus em 30 de janeiro de 1949, onde foi professora, diretora de colégio e ecônoma. Também foi assistente da Juventude Estudantil Católica (JEC), fundou grupo de idosos e pastoral da criança no bairro do Seminário. Dirigiu com grande amor a Escolinha do Liceu Diocesano por muitos anos. Nosso carinho, gratidão e orações!

Rocildo Alves Lima Filho


Registro - Falece o Sr. Jose Ursulino


Faleceu no dia 06 de Março, o Sr. José Ursulino

Alguns comentários de amigos:

Davi F. Araripe Cariri Homem de bem
7 de março às 08:12

Fernanda Pinheiro QUE PERDA! Abraços a família, sobretudo D. Neusa.
7 de março às 08:22

Pedro Felício Cavalcanti Neto Condolências à todos os familiares!
7 de março às 08:27

Ossian Araripe Filho Araripe Grande amigo,pessoa do bem.Fiquei muito triste,pois era amigo de verdade.Um abraco em toda familia,principalmente em Josa e D.Neusa.Josa ,voce e uma otima filha,foi minha atendente durante muito tempo,conte comigo amiga.
7 de março às 08:31

George Macário de Brito Nosso amigo de longa data! Que Deus providencie todas as forças necessárias pra a Família enfrentar este momento de perda, de dor! Forte abraço a todos!
7 de março às 10:49

Reginaldo Bezerra Soares TENHO CERTEZA QUE DEUS RECEBEU ELE NO PARAÍSO E QUE DEUS CONFORTARÁ SUA FAMÍLIA: DE "DEUS" SAÍMOS E PARA "DEUS" VOLTAMOS...ZÉ SULINO(COMO ERA CHAMADO) É UM EXEMPLO DE UM "GRANDE HOMEM".
7 de março às 11:20

Tereza Portela LAMENTAR e oferecer a minha solidariedade a tda. a familía.
7 de março às 14:19

Sayonara Cidade - Que Deus o receba na sua misericórdia grande amigo
7 de março às 16:09

Joelma Nunes Deus o receba de braços aberto.
7 de março às 16:28

Fernanda Lobo Meus sentimentos aos familiares.
7 de março às 17:12

Antonio Leal Sobrinho Lembro quando ainda menino assistia ao sr. Ursulino com a cadernetinha de cobranca da feira ali na beira do canal. Era uma pessoa do bem. Condolências a toda familia
7 de março às 17:26

Arnaldho de Sá nooossa que pena!
7 de março às 18:06

Ivany Lima Deus console todos da família, mais com certeza ele está em um bom lugar, homem honesto, e de bom exemplo.
7 de março às 18:50

Mônica Araripe Nossos sentimentos!! Grande homem!! Abraços
7 de março às 19:34

Tereza Portela LAMENTO ERA UM PATRIMÔNIO MORAL DO NOSSO CRATO.
7 de março às 20:36

J Tavares Moreira Meu Ilustre amigo, José Ursulino, partiu e sem dúvida, fazerá muita falta. Homem decente, ético, integro e de bons costumes. Que Deus, na sua infinita bondade, lhe conceda um lugar entre os bons.
7 de março às 22:49

Cesar Coelho - Meus sentimentos a todos familiares e principalmente a Josa pessoa que tive o prazer de conhecer na Secretaria de Saúde. Que Deus lhes dê conforto.


Projeto que muda regras do Bolsa Família volta à discussão na CAS


Motivo de controvérsia entre governo e oposição, a proposta de modificação dos critérios de permanência no Programa Bolsa Família (PLS 458/2013) será novamente submetida à análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na reunião de quarta-feira (12). O relatório da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) recomenda a aprovação do projeto, mas o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), apresentou voto contrário em separado.

O projeto, do senador Aécio Neves (PSDB-MG), estabelece em lei as regras para o desligamento de beneficiários do Bolsa Família, hoje inseridas em decreto presidencial, e propõe que as condições de permanência no programa sejam avaliadas a cada dois anos. Caso se altere a situação de elegibilidade familiar, o benefício continuaria a ser pago por mais seis meses. Aécio justifica sua proposta em face da volatilidade do mercado de trabalho e da consequente instabilidade na renda do trabalhador, o que – argumenta o senador – “faz com que, em alguns casos, ele deixe de se beneficiar do Bolsa Família pelo fato de a renda familiar ter sido incrementada e, em poucos meses, tenha de recorrer novamente ao programa”.

Em seu relatório, Lúcia Vânia adverte que, ao mesmo tempo em que é necessário ter cuidado na seleção dos beneficiários do Bolsa Família, a evolução da legislação de assistência social leva ao atendimento de padrões mínimos de proteção.

“Deve-se cuidar para que o desligamento imediato do programa não propicie o retorno das famílias à situação de pobreza. Afinal, na atual realidade brasileira, se o beneficiário consegue emprego e altera a renda familiar, isso não significa que passa a ter a tão sonhada estabilidade financeira”, afirma a relatora em seu parecer.

Fonte: Agência Senado


Icasa e Guarani de Juazeiro empatam por 1 a 1



Em mais um clássico na rodada do Campeonato Cearense, Icasa e Guarani de Juazeiro empataram em 1 a 1 no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte. A partida, realizada na tarde deste domingo (9), foi válida pela 4ª rodada da segunda fase da competição. Com o resultado, o Verdão do Cariri assumiu a 5º posição, com 4 pontos. O Leão do Mercado é o lanterna, com apenas 3 pontos conquistados, em quatro rodadas da Segunda Fase do hexagonal final do Estadual.

Gazeta Esportiva





Fortaleza e Ceará empatam em 1 a 1 no primeiro Clássico-Rei de 2014


Cercado de expectativa e tabus, o primeiro Clássico-Rei de 2014 terminou empatado. Na Arena Castelão, o Ceará saiu na frente, mas o Fortaleza tratou de igualar o placar ainda na primeira etapa: 1 a 1. Com o empate, Fortaleza e Ceará permanecem com os seus tabus intactos. O Leão chega ao 20º jogo invicto na temporada, enquanto o Vovô já soma 8 partidas sem saber o que perder para o seu principal rival. O Tricolor do Pici permanece na liderança isolada da 2ª fase do Estadual, com 10 pontos. Já o Ceará, na 4ª colocação, chegou aos 5 pontos com o empate na tarde deste domingo (9).

Portal Verdes Mares


Flamengo vence Botafogo e é campeão da Taça Guanabara



O público era pequeno (9.348 pagantes), o que já é praxe no Carioca 2014. O troféu não estava presente. Não houve volta olímpica. Mesmo assim, o jogo valeu taça, mais uma, Guanabara, para a galeria do Flamengo. 

Com seus titulares, o Rubro-Negro mostrou sua força e venceu o Botafogo, todo reserva, por 2 a 0, na noite deste domingo, no Maracanã, com gols de Gabriel e Léo. Com duas rodadas de antecedência, o time flamenguista, com 34 pontos, não pode mais ser alcançado e é campeão do primeiro turno, eliminando o rival Alvinegro.

Além de rechear sua galeria de troféus, o Flamengo conquista importante vantagem. Jogará sempre por dois empates na fase final do Carioca, que só começará no dia 26 de março, com as semifinais. Foi a 20ª vez que o Rubro-Negro venceu a Taça Guanabara, sendo o maior vencedor.

Gazeta Esportiva



Senado gasta R$ 6,2 milhões com plano de saúde



Bancado exclusivamente pelo contribuinte, o plano de saúde do Senado paga despesas que incluem implantação de próteses dentárias com ouro e até sessões de fonoaudiologia para melhorar a oratória e driblar a timidez. Alguns senadores chegam a gastar até R$ 70 mil por tratamento dentário.

Documentos obtidos pelo jornal O Estado de S.Paulo mostram que, nos últimos cinco anos, a Casa autorizou tratamentos milionários, principalmente odontológicos, sem fazer perícia física dos pacientes nem definir limites de cobertura. Os gastos atingiram média de R$ 6,2 milhões anuais entre 2008 e 2012 - 62% referentes a reembolso de notas fiscais e recibos. A reportagem obteve as despesas efetuadas em 2013, que ainda não foram consolidadas pelo Senado. A estimativa é que a média de gasto tenha se mantido inalterada. O plano de saúde do Senado é vitalício. Ele banca despesas de senadores, ex-senadores e dependentes como filhos, enteados e cônjuges. Para usufruí-lo, o parlamentar não precisa fazer nenhuma contribuição - basta que tenha exercido o cargo por 180 dias ininterruptos. Após a morte do titular, o cônjuge continua usando a carteirinha.
O plano do Senado estabelece um limite anual de R$ 25,9 mil para gastos odontológicos, mas a Casa tem pago valores acima. O caminho para ignorar as normas é invadir a cota não utilizada de outros anos.

Em ação civil pública em tramitação na Justiça Federal, o Ministério Público, ao analisar os gastos efetuados até 2010, considerou que os "desembolsos envolvem valores exorbitantes, que fogem a qualquer padrão". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Mesmo proibida, campanha eleitoral já ocorre na internet


Apesar de ser permitida somente a partir de 6 de julho, a campanha eleitoral já corre livremente na internet e inunda as redes sociais com comunidades pró e contra os três principais pré-candidatos ao Palácio do Planalto.

Além de sites específicos, Facebook e Twitter abrigam dezenas de páginas, comunidades e perfis extraoficiais dedicados às candidaturas da presidente Dilma Rousseff (PT), do senador Aécio Neves (PSDB) e do governador Eduardo Campos (PSB). Autor de decisão que determinou a retirada do ar de uma página que fazia campanha para Campos, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral Admar Gonzaga reconhece que essa é uma situação “difícil de controlar” e que exigirá uma nova postura da Justiça Eleitoral. No dia 28 passado, Gonzaga atendeu a um pedido do Ministério Público e mandou o Facebook excluir a página “Eduardo Campos Presidente”, que contava até então com pouco mais de 2.000 seguidores.

O problema é que no mesmo Facebook há pelo menos outras 20 páginas que promovem a candidatura do governador de Pernambuco. E também há páginas contrárias, como a “Eduardo Campos presidente não”, com mais de 3.000 seguidores até sexta. O mesmo ocorre em relação a Dilma e Aécio, protagonistas de dezenas de páginas favoráveis e contrárias. Uma das páginas anti-Dilma, a “Dilma Rousseff não!”, já reuniu mais de 60 mil seguidores. Aécio é alvo de pelo menos cinco páginas denominadas “Aécio ‘never’”, com cerca de 2.000 seguidores.

Via Folha de S. Paulo




Avião desaparecido da Malásia pode ter se desintegrado no ar, diz fonte


Autoridades que investigam o desaparecimento do avião da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo suspeitam de um desintegração em pleno voo, disse uma fonte sênior neste domingo, enquanto o Vietnã informou ter encontrado possíveis destroços da aeronave. A agência internacional de polícia Interpol confirmou que ao menos dois passaportes registrados nos arquivos como perdidos ou roubados foram usados por passageiros no voo.

Uma porta-voz da Interpol disse que uma verificação de todos os documentos utilizados para embarcar no avião havia revelado mais "passaportes suspeitos" que estavam sendo mais investigados. Ela não soube detalhar quantos ou de que país ou países eram estes documentos.
Cerca de 48 horas após o último contato com o voo MH370, o seu destino ainda é cercado de mistério. O chefe da Força Aérea da Malásia disse que o avião com destino a Pequim pode ter se desviado de sua rota programada antes de desaparecer dos radares. "O fato de não termos encontrado quaisquer destroços até agora parece indicar que a aeronave provavelmente pode ter se desintegrado a cerca de 35.000 pés", uma fonte envolvida nas investigações na Malásia, à Reuters.
Se o avião tivesse mergulhado intacto dessa altura, rompendo-se apenas no impacto com a água, as equipes de busca deveriam encontrar uma quantidade bastante concentrada de destroços, disse a fonte, em condição de anonimato, porque não foi autorizada a falar publicamente sobre a investigação. A fonte falou pouco antes das autoridades vietnamitas dizerem que um avião militar tinha avistado um objeto, que suspeitava que fosse parte do avião desaparecido. Questionado sobre a possibilidade de ter havido uma explosão, como uma bomba, a fonte disse que não havia ainda nenhuma evidência de que tenha acontecido um ataque e que a aeronave poderia ter se partido devido a problemas mecânicos.

Dezenas de embarcações militares e civis têm cruzando as águas no trajeto da aeronave, mas não encontraram nenhum traço confirmado do avião perdido, embora vestígios de óleo no mar tenham sido registrados no sul do Vietnã e leste da Malásia. Mais tarde neste domingo, a Autoridade de Aviação Civil do Vietnã disse em seu site que um avião da Marinha vietnamita avistou um objeto no mar que suspeita ser parte do avião, mas que estava muito escuro para ter certeza. Aviões de investigação devem para voltar para avaliar os destroços durante o dia.


INVESTIGAÇÃO ABRANGENTE

"O resultado até agora é que não há sinal do avião", disse o chefe da aviação civil da Malásia, Azharuddin Abdul Rahman. "Sobre a possibilidade de sequestro, nós não estamos descartando qualquer possibilidade", disse a repórteres. As autoridades malaias disseram que estão ampliando a busca para cobrir vastas áreas de mar ao redor da Malásia e fora do Vietnã, e estavam investigando pelo menos dois passageiros que estavam usando documentos de identidade falsos. A lista de passageiros divulgada pela companhia aérea incluiu os nomes de dois europeus -- o austríaco Christian Kozel e o italiano Luigi Maraldi-- que, de acordo com as suas chancelarias, não estavam no avião. Ambos, aparentemente, tiveram seus passaportes roubados na Tailândia nos últimos dois anos.

A BBC informou que os homens falsamente usando seus passaportes tinham comprado bilhetes juntos e deveriam voar para a Europa a partir de Pequim, o que significa que não tiveram que solicitar um visto chinês ou passar por verificações adicionais. A Interpol mantém um vasto banco de dados de documentos de viagem perdidos e roubados mais de 40 milhões, e desde há muito reclama que os países membros deveriam utilizá-los mais para impedir que as pessoas atravessem as fronteiras com documentos falsos. A organização policial mundial confirmou que haviam adicionado os passaportes de Maraldi de Kozel ao banco de dados após os roubo em 2012 e 2013, respectivamente. Mas disse que nenhum país tinha consultado o banco de dados para verificar qualquer um deles, desde o momento em que foram roubados.

"Embora seja muito cedo para especular sobre qualquer conexão entre esses passaportes roubados e o avião desaparecido, é claramente uma grande preocupação que qualquer passageiro consiga embarcar em um vôo internacional usando passaporte roubado listado nos bancos de dados da Interpol", disse o secretário-geral da Interpol, Ronald Noble, em um comunicado. Em um sinal de que os controles de aeroporto da Malásia podem ter sido violados, o primeiro-ministro Najib Razak disse que os procedimentos de segurança estavam sendo revistos.

SUSPEITOS

O ministro dos Transportes da Malásia, Hishamuddin Hussein, disse que as autoridades também estavam checando as identidades dos outros dois passageiros. Ele disse que também estava buscando ajuda do Federal Bureau of Investigation (FBI), dos Estados Unidos. No entanto, um ataque é apenas uma das possibilidades investigadas. "Nós estamos olhando para todas as possibilidades", disse ele. "Nosso foco agora é encontrar o avião." O avião, um Boeing 777-200ER com 11 anos, movido por motor Rolls-Royce Trent, decolou na tarde de sábado do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, com 227 passageiros e 12 tripulação a bordo. Teve seu último contato com controladores de tráfego aéreo a 120 milhas náuticas a largo da costa leste da cidade de Kota Bharu Malásia. O site de rastreamento de vôo flightaware.com mostrou que ele voou para o nordeste após a decolagem, subiu a 35.000 pés (10.670 metros) e ainda estava subindo quando desapareceu dos registros de rastreamento. Não houve relatos de mau tempo.

(Por Siva Govindasamy e Nguyen Phuong Linh)
KUALA LUMPUR/PHU QUOC ISLAND, Vietnã, 9 Mar (Reuters) - Via Yahoo Notícias


A primeira expedição - Por: Emerson Monteiro


Sob determinação do oitavo governador geral do Brasil, Diogo Botelho, no ano de 1603, chegou às terras cearenses o capitão-mor Pero Coelho de Sousa com objetivo de dar início à colonização da Capitania do Siará Grande.

Natural do arquipélago dos Açores, domínio de Portugal, e cunhado de Frutuoso Barbosa, donatário da Capitania da Paraíba, Pero Coelho entrou pelo rio Jaguaribe, realizando as primeiras incursões da nova terra. E ainda naquele ano, acompanhado de 65 soldados, aos quais reunira por volta de 200 índios guerreiros, permaneceu seis meses junto à embocadura do rio Ceará, onde consolidou uma povoação. No início do ano seguinte, chegou a Camocim e, em seguida, se deslocou até a serra da Ibiapaba, em cujo sopé travou combates vitoriosos com nativos e exploradores franceses, entre eles fazendo prisioneiros. Daí, marchou rumo ao Maranhão, meta que não conseguiu totalizar dada a resistência de parte das tropas que levava, insatisfeita devido aos maus tratos do percurso.

Por isso, retornou ao ponto original, na barra do rio Ceará, aí edificando o forte de São Tiago, em região que denominou de Nova Lusitânia. Ciente de permanecer mais tempo no ponto escolhido, se dirigiu à Paraíba no sentido de buscar a esposa, dona Maria Tomásia, e seus cinco filhos, viagem marítima que lhe custaria ano e meio de trânsito, apenas retornando no ano de 1606. Ao chegar de volta, porém, defrontou animosidade nos habitantes da vila que construíra, avessos às dificuldades no reabastecimento das instalações por parte do governo, motivo esse que os levou a sublevar, forçando imediata desistência da fortificação. A título de sobrevivência, Pero Coelho rumou à foz do rio Jaguaribe, erguendo na sua margem esquerda o forte de São Lourenço, pois ficava bem mais próximo do Rio Grande do Norte.

Além do desgaste de tantos empreendimentos, naquele instante outro obstáculo coube a Pero Coelho, fruto da primeira grande seca conhecida nas intempéries cearenses. Coagido pela falta de mantimentos, abandonado por efetivos orientados pelo seu imediato, o capitão Simão Nunes, e exausto, em desespero de causa diante do flagelo, só lhe restou deslocar a família e a guarnição que ainda levava consigo na demanda do forte dos Reis Magos, já no território riograndense, jornada de longos dias de exposição ao sol e às escaldantes areias praianas, léguas sem fim. Esse capítulo demonstra os extremos da inglória aventura de Pero Coelho, revezando nas costas os filhos crianças, secundado por dona Maria Tomásia, entre soldados tristes e claudicantes.

No segundo dia, cairiam as primeiras vítimas atingidas de fome, sede e esgotamento físico. O choro dos meninos lancetava de dor o coração dos pais aflitos. Sacudido pela morte de dois filhos menores, Pero Coelho emudeceu e se entregou ao desânimo mais profundo. Então a companheira chamou a si toda responsabilidade do comando da caravana e levou adiante os percalços da jornada. Logo depois, o primogênito, de 18 anos, também pereceria, antes mesmo de serem recolhidos nas dunas fronteiras a Natal pelo padre Manoel Correia Soares, vigário do Rio Grande, que lhes viera em socorro.

A propósito dessa bandeira trágica (segundo Euzébio de Souza, em História Militar do Ceará), escreveu o Visconde de Porto Seguro (Varnhagen): Honremos a memória do infeliz capitão-mor Pero Coelho de Sousa, que tanto trabalhou, sendo inocente vítima de seus próprios esforços e da maldade alheia.



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31