xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/03/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 março 2014

Crato noutros tempos - Por: Divani Esmeraldo Cabral



Esta foto foi feita na noite da Sexta Feira Santa ( do alto da Catedral de Nossa Senhora da Penha, sem flash -abertura da câmera em POSE), quando a solenidade da crucificação da Imagem de Jesus Cristo era feita na Praça da Sé Catedral. Após a retirada de Cristo da Cruz, ficava sempre esse quadro inesquecível e muito simbólico : a Cruz com o Sudário ( os panos que envolviam Jesus ). Lá no alto, divisamos o Bairro Vermelho , nos deixando ver a Igrejinha de São Francisco com sua linda torre. E por fim, a LUA, com o seu brilho, ajudando a iluminar esse quadro belíssimo! Até a LUA veio participar do sacrifício de Jesus Cristo ! Aliás, toda a natureza se ressentiu com os acontecimentos daquela NOITE DA SALVAÇÃO ! A natureza é assim... muitas vezes ultrapassa os sentimentos dos homens ! 

Meus amigos, vamos nos preparar durante esta Quaresma que se inicia e viver o Sacrifício de Jesus - o nosso Salvador, que nos abriu as portas do céu !

Divani Maria Esmeraldo Cabral


São lembranças de um carnaval...


Final dos anos 60, início da década seguinte, anos 80. A Rádio Araripe, através da iniciativa do saudoso Eloi, nos primeiros dias do mês de janeiro, colocava no ar, sempre após as 16 horas, o “Expresso Carnavalesco H20” - posteriormente com mudanças na sintonia da emissora associada “Expresso Carnavalesco 603”. “Forçava” assim Eloi, os foliões, os brincantes de uma maneira geral e a própria população a realização espontânea de mais um carnaval. 

Víamos nos bairros os ensaios das escolas de samba. A cidade despertava, acordava, se preparava para mais um período momino. O clima de autoestima, de ser realmente cratense, de alegria “invadia” toda a cidade. A crônica carnavalesca era organizada e dava apoio total ao momento festivo. Turistas dos mais diversos estados do país aqui chegavam. Hotéis, pousadas, residências familiares e de amigos superlotavam de alegres visitantes. “A alma” da cidade se enchia de entusiasmo. O seu coração (Praças da Sé e Siqueira Campos) pulsava mais forte. Zé Maia era seu símbolo maior, Maestro Azul preparava a bandinha e seu agradável repertório. Alegria total. 

Ruas Dr. João Pessoa, Miguel Lima Verde e Praças acima citadas eram espaços pequenos para tanta gente. No domingo e na terça os desfiles oficiais das nossas escolas de samba. No palanque, o prefeito da cidade, secretários municipais, o rei momo. Eloi, pela Araripe, Heron, pela Educadora aprontavam seus equipamentos de transmissão. Nosso povo era feliz e sabia. 20 horas, mais ou menos, terminava o carnaval de rua. Íamos, em seguida, para as dependências do Crato Tênis Club. Chegávamos ao bar do querido Juarez: uma, duas, três cachaças... Adentrávamos o Clube do Pimenta, descontração total. A indiferença e o descompromisso dos três últimos administradores municipais, inviabilizaram a felicidade de nosso povo simples e bom, nossos trabalhadores, que tinham no carnaval da cidade um dos seus poucos momentos de lazer e descontração.

Viturino, Zé Claudino, Gil, Antônio Gomes, Zé Fernandes, Zuza, Neném de Bráz, Toreiro, Neusa, Glorinha, Maria Alice, Miguel, Manezim, Zé dos Prazer, Pinto, Operários do Samba, Idealistas, Turma do Gil, Unidos de São Sebastião, Espaia Brasa, Zé Maia... Parabéns bairro do gesso: berço do nosso autêntico carnaval e do nosso futebol association. Viva Chico curto.

São lembranças de um carnaval que passou...

Jorge Carvalho - Professor
Colaborador do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe
Foto ilustrativa: Pachelly Jamacaru






Museu Histórico do Crato deverá ser reinaugurado ainda este ano


Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), há cerca de três meses, o prédio do Museu Histórico do Crato, um dos mais representativos da história arquitetônica da cidade, deverá ser uma das novidades para a festa de comemoração dos 250 anos do Município, com a requalificação do espaço e a sua reabertura, após mais de seis anos fechado. A previsão é que este ano seja reinaugurado, com a liberação pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) de R$ 426 mil, recurso aprovado por meio de projeto encaminhado pela Secretaria de Cultura da cidade. O investimento foi assegurado pelo presidente do Ibram, Ângelo Osvaldo, durante reunião na última terça-feira, com a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade. Ele chegou a afirmar que a verba é uma das primeiras a serem liberadas, dos editais aprovados, tendo em vista o valor histórico do local, para a cidade e o Estado, e o aniversário de emancipação, em 21 de junho. "Por conta disso, ficou muito sensibilizado" afirma a secretária.

A acessibilidade e a adequação do prédio à história em todos os seus aspectos, devolvendo elementos originais que foram sendo descaracterizado ao longo de décadas, estão inseridas no projeto aprovado. O local, nos últimos meses, chegou a receber a visita de vários especialistas e estudantes do curso de Design da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

A museóloga e historiadora, Cristina Holanda, coordenadora do Sistema Estadual de Museus do Ceará e diretora do Museu do Ceará, foi uma das avaliadoras das condições do espaço. Para a secretária, esses foram os cuidados iniciais para a elaboração do projeto, diante do estado avançado de sucateamento encontrado no local, no início da gestão atual. "Nossas atenções foram focadas no sentido de trazer uma visita técnica para avaliação da situação e levantamento das necessidades e encaminhamentos", disse a secretária. Durante o ano passado, Dane afirma que foi realizado um laudo técnico, além de levantamento e catalogação das telas do Museu de Artes Vicente Leite, que funcionava no primeiro andar do prédio, por meio de uma parceria entre a direção do museu, com apoio dos alunos do curso de Design da UFCA. Foi um período de organização das obras. Ela afirma que todas estão guardadas em excelente estado de conservação. Brevemente, esse material estará disponível em revista digital on line.

Para este ano, além da recuperação do espaço, será iniciado o restauro das esculturas e a catalogação e recuperação das obras do Museu Histórico. No projeto, o item segurança é um dos pontos fundamentais para evitar roubos, com a instalação de câmeras e expositores fechados. Ano passado, houve o furto de alguns equipamentos do local, a exemplo de armas antigas, como espadas, mas o material foi recuperado. Por conta do tombamento, a secretária afirma que a reforma e requalificação do museu deve seguir as normas técnicas estabelecidas. Um elevador e a instalação das rampas estão previstas no projeto de acessibilidade. Uma nova escadaria está sendo estudada. Algumas correções também serão feitas, a exemplo da instalação elétrica, realizada em espaços inapropriados. O telhado do local necessita ser trocado, além da recolocação do piso de madeira, retirado na última reforma, sem a devida reposição.

Ano passado, foram realizadas atividades no museu, que fica numa área estratégica, no Centro, e chegou a ser a cadeia pública da cidade. Os recursos para a reforma foram aprovados em 2013. Segundo Dane de Jade, uma das ações aconteceu com o artista plástico Bruno Pedroza, um dos fundadores do Museu de Artes Vicente Leite, além de trabalhos com estudantes universitários. Dane esclarece que há muitas especulações sobre o equipamento, com os anos de fechamento, inclusive sobre o desaparecimento de algumas obras. No museu há objetos que pertenceram, por exemplo, a heroína, Bárbara de Alencar, e a outras personalidades da cidade. Na área das artes plásticas, há trabalhos da artista plástica Sinhá D'Amora, além do próprio Bruno Pedroza. Mas, a secretária afirma que, após análise do material, se constatou que peças de roupas como de Zé Maia, antigo carnavalesco da cidade, e alguns objetos que pertenceram a Tandor, como uma fotografia, a sua carteira de identidade, além de um pequeno vidro com uma poção caseira, que ele chamava de 'mijo de moça', e um cinto, estão guardados.

As roupas do carnavalesco Zé Maia foram recentemente expostas no baile da saudade, no Crato Tênis Clube, e também integrarão uma exposição no Sesc, sobre o Carnaval. "No que diz respeito aos danos e desaparecimentos de peças do acervo, o que podemos dizer é que isso pode ter ocorrido em função da total ausência de política de conservação, restauro e salvaguarda dessas obras", avalia. (ES)

Fonte: Diário do Nordeste
Foto ilustrativa: Pachelly Jamacaru


Casas de juízes acolherão dependentes químicos no Crato


O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, autorizou o uso do Condomínio Judicial da Comarca do Crato  para implantação de unidade de acolhimento a dependentes de drogas.

Com a medida, as cinco residências que estavam inativas serão reformadas e mantidas pela Prefeitura Municipal sem ônus para a Justiça estadual. A solicitação do uso do condomínio, localizado no bairro Granjeiro, no Crato, foi feita pelo prefeito municipal, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos. Caberá ao município a responsabilidade pelas despesas com os imóveis, entre as quais água, energia elétrica, telefone, limpeza e conservação.

O ente público será responsável também por eventuais danos e prejuízos causados a terceiros, e não poderá transferir ou ceder os imóveis. A iniciativa levou em consideração parecer técnico do Departamento de Engenharia do Tribunal, emitido no último dia 25.

O termo de cessão de uso, válido por cinco anos, foi assinado nesta sexta-feira (28/02).

Fonte: PMC


DataFolha: Maioria do eleitorado de Dilma é pobre, mora no Nordeste e possui pouca escolaridade


Ao lado esquerdo, uma cena do filme "Lula, o filho do Nordeste" que teve nesta região o maior número de expectadores

A maioria do eleitorado da presidente Dilma Rousseff (PT) tem entre 25 e 34 anos, possui pouca escolaridade, renda familiar de até R$ 1.448 e mora no Nordeste. As conclusões são da pesquisa Datafollha, publicada neste domingo (2) pelo jornal Folha de S.Paulo.
Segundo a pesquisa, 51% das pessoas que declaram votar em Dilma têm renda familiar de até R$ 1.448. No quesito formação escolar, 44% deles têm apenas ensino fundamental, 44% concluíram o ensino médio e apenas 12% terminaram o ensino superior.
Por outro lado, de acordo com a pesquisa, 30% dos eleitores da ex-ministra Marina Silva (PSB) têm ensino superior e está concentrado em cidades com mais de 500 mil habitantes do Sudeste. A maior parte são mulheres, jovens de até 24 anos e renda acima de R$ 3.620 (cinco salários mínimos).
A pesquisa revelou também que 57% dos eleitores do senador Aécio Neves (PSDB) são homens (57%) e moram no Sudeste (57%), têm renda superior a três salários mínimos (R$ 2.172) e têm ensino superior completo. O eleitor do governador do Pernambuco (PSB), Eduardo Campos, tem até 24 anos e renda de três a cinco salários mínimos. 
Fonte: Último Segundo - iG

"Não durmo antes de ler o BLOG DO CRATO" - Agradecimento aos nossos leitores - Por: DIhelson Mendonça




Crato em dia de chuva - Ladeira da R. Getúlio Vargas

Esta é uma frase que muita gente está repetindo aqui na cidade, que antes de dormir, às vezes já deitado, olha através do telefone celular ou Tablet...dá uma passadinha pelo Blog para ver se há novidades no Crato. 

Nós, e quando falo NÓS me refiro às várias pessoas que compõem este site, como o repórter Ed Alencar, o Armando Rafael, o cronista Emerson Monteiro, Eu e os inúmeros colaboradores, somos abordados nas ruas por pessoas que desejam parabenizar o nosso trabalho como o ( segundo eles ) ÚNICO veículo de informação independente que o Crato dispõe HOJE para falar sobre todos os aspectos do município, sejam bons ou ruins. Na verdade, à medida que veio o amadurecimento desta idéia chamada "Blog do Crato", cada vez nos distanciamos mais daqueles que ocupam o paço municipal, e nos tornamos mais aliados do povo do Crato, por entender que a cidade precisa de pelo menos UM instrumento que não se baseie ( a exemplo do que se vê em muitos casos ), em sensacionalismo, em publicidade, ou que mesmo que venha a firmar algum eventual contrato de divulgação institucional ( o que convenhamos, nunca tivemos nem temos ), jamais deixaríamos também de expor o outro lado da moeda. 

Por isso mesmo é que aqui temos algumas notícias e o contraditório delas quase de imediato, um exemplo geral, ao mesmo tempo em que publicamos uma entrevista com um funcionário da SAAEC que denuncia maus-tratos a funcionários ( o que é grave ), também convidamos a presidenta da empresa a dar entrevista nas mesmas condições realizadas ( O que ela se recusou ) e também divulgamos o recente avanço que a SAAEC fez em abrir um poço profundo em Ponta da Serra, o que muito irá contribuir para a qualidade de vida das pessoas daquele lugar. Ao mesmo tempo em que divulgamos as notícias que nos chegam sobre o chamado "Mensalão do Crato", também divulgamos notícias da Assessoria de Imprensa da Prefeitura ao CUSTO ZERO ( coisa que nenhum site, jornal ou rádio da região faz ), por entendermos que este é um veículo que precisa da participação de todas as opiniões. Ao mesmo tempo em que fazemos críticas aos órgãos como o Demutran e a Guarda Municipal, também oferecemos pleno espaço para que estes possam se defender e expor as suas razões.

Assim, compreendemos que a notícia REAL, não aquela PUBLICIDADE INSTITUCIONAL que algumas assessorias tentam empurrar goela abaixo do povo, empurrando promessas como se fossem verdades universais, o fato real, este é que tem espaço e prioridade aqui.

De 2 anos para cá, também resolvemos eliminar tudo que poderia parecer supérfluo, com dezenas de notícias de cidades vizinhas, Estaduais e Internacionais, para tentar focar somente no Crato, e só aí, passarmos ao Estado e só aí ao País, nesta linha de prioridades, porque entendemos que o Blog do Crato, ainda que num dia, só possa apresentar 2 matérias, ou mesmo 8, que estas sejam assuntos que digam respeito ao Crato, de interesse da população, que possam movimentar a nossa sociedade, que possam instigar o debate, a movimentação de idéias, e ao mesmo tempo, refletir o pensamento das pessoas. Portanto, ao mesmo tempo em que o povo passa a influir no seu próprio destino pelo pensamento, também é influenciado por este, e nós, enquanto imprensa, fazemos o papel de canalizar e catalisar estas idéias em direção ao próprio povo. E o que se vê, é que o povo quer apenas a verdade. A verdade nua e crua, doa em quem doer. E é esta a nossa finalidade. Por outro lado, jamais abandonamos nossa razão primordial que é também de mostrar o Crato para o mundo, de divulgar o lado bom que esta grande cidade possui, de sempre trazer fotos dos mais recônditos rincões do nosso município, pensando naqueles que por uma razão ou outra se encontram longe da nossa urbe. 

Gostaria de finalizar, expressando o nosso ( De todos nós ) total apreço, o nosso abraço, e a nossa satisfação pela alegria de cada Cratense que acompanha diariamente as notícias que são publicadas no Blog do Crato, e que de vez em quando, ou todo dia, não vão para a cama sem dar uma "brechada" no que se passa aqui pelo Blog, ou o que está escrito nele. Como costumamos definir, o Blog do Crato é o coração e o pensamento de uma cidade.

Muito obrigado a todos vocês!
Em nome de Dihelson Mendonça e de toda a equipe que compõe o BLOG DO CRATO

www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a História do Crato para a posteridade


VERGONHA! O BRASIL E O MUNDO ACOMPANHARAM O MAU EXEMPLO DO STF CONTRA A CORRUPÇÃO - Por: Ed Alencar


As incoerências de ser supremo entre a verdade, a moralidade, a ética, versos a politicagem opressora  pela impunidade a corrupção. 

Foi como seis borrachas colocadas nas mãos de quem tinha o poder de mudar o jogo para apagar  a moralidade, a ética, sem  importar com a opinião pública entre o bem e o mal, para o futuro de uma nação que carrega  nas costas, esse fardo da corrupção desenfreada. Aí pergunta-se: Valeu mais  a fidelidade apadrinhada? Pergunta baseada  nas críticas do Ministro Joaquim Barbosa que  disse ter sido uma decisão política e  de argumentos pífios para jogar por terra, extirpar do mundo jurídico uma decisão plenária sólida de 2012, onde se faz referencias aos dois últimos ministros indicados pela presidente Dilma e que não participaram dessa fundamentação de 2012, Luiz Roberto e Teori Zanvascki, com o apoio de mais quatro que deu maioria de seis que votaram contra o crime de formação de quadrilha contra cinco a favor.

O sexto voto sabia de todo o significado negativo que traria, assim como as consequências exemplares para o  amanhã desse país e para o mundo, que acompanha o desfecho das punições do mensalão do PT. Dizer que não houve formação de quadrilha é subestimar a inteligência do mais rude cidadão brasileiro.  Os três mosqueteiros  considerados  mais corruptos e poderosos do país, Zé Dirceu, Genoíno e Delúbio, realmente estão rindo à toa da cara de cada trabalhador que doou seu suor para suas falcatruas, agora mais uma vez vão erguer sues punhos de vitória e deboche.

Disse o ministro Joaquim  Barbosa, que na tentativa de livrar os condenados dos crimes, inventou-se um recurso regimental e agora um regime fantasioso e discriminatório para o crime de quadrilha. Completou Barbosa, dizendo que se sente autorizado a alertar a nação brasileira, que esse é apenas um primeiro passo e circunstância que tem todo tempo a seu favor, para continuar a "SANHA REFORMADORA". 

O Deputado Beto Albuquerque (RS) - líder na câmara do (PSB), disse que é preciso mudar o sistema de indicação de ministros para o Supremo Tribunal Federal,  e que a decisão do Supremo cheirou mal, ou foi uma decisão política ontem, ou tomou agora, o fato é que, essa nova interpretação no julgamento do supremo, dá uma sensação de decepção e impunidade.

EM SUMA: O brasileiro hoje se sente desprotegido e sem esperança que esse Brasil seja então passado a limpo. Foi um balde de água fria jogado nas pretensões dos eleitores. Mas existe uma saída, se tudo indicar que o problema da indicação de um ministro que decepciona o povo  vem do presidente da república, “MUDEMOS ENTÃO O PODER NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES”. Ee que serve um Supremo assim!

Por: Ed Alencar - Repórter
Membro do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe


No show do Elton John em Fortaleza - Por: Valdemir Correia


Caros leitores do Blog do Crato,

Tive a ideia de escrever este pequeno texto, usando a célebre comparação do jornalista Nelson Rodrigues, onde o mesmo faz uma comparação entre os dois polos da vida, ou seja, a vida real, e a vida realmente como ela é.

Quarta feira, dia 26, saímos de Crato para vir à Fortaleza assistir ao show de Elton John. Saímos as 12.30 e chegamos às 6 horas, onde, depois de nos acomodar, saímos direto para o castelão, onde chegamos quase às 9 horas, devido o trânsito não ajudar. Era um congestionamento gigantesco, a arena estava muto animada, com a expectativa do inicio do show. Enquanto isto, entra uma família de 5 pessoas, composta de uma senhora de aproximadamente 40 anos, muito elegante, com muitas joias, em uma cadeira de rodas, uma jovem que parecia muito como sendo sua  secretaria, uma senhora mais idosa, tambem muito elegante, e dois garotos de 10 a 12 anos aproximadamente.

Como não tinha mais 5 cadeiras juntas, e a família ficou sem opção, os proprios vizinhos trataram de dar um jeito, mudando de lugar, juntando as cadeiras, sendo que a família se acomodou. Em minha frente ficou a senhora na cadeira de rodas. Começa o show. A principio foi tudo alegria. A familia toda vibrando enquanto os garotos filmavam o espetaculo. De  repente a mulher da cadeira de rodas, começa a chorar, a principio foi um choro baixo, mas a proporção que a musica foi tomando toda a platéiea, o choro foi aumentando. Os vizinhos como nos, ficamos sem saber o que estava acontecendo, o choro foi aumentando ao ponto de os próprios seguranças do show tomarem as providências, ou seja, convidaram a familia a sair, o que alias ja estava sendo feito.

Para ter uma ideia do ocorrido, ou seja aquela mulher tao bonita, jovem, elegante,e  mesmo numa cadeira de rodas, ainda cheia de vida, ter uma crise daquele tamanho... aí vem a duvida, seriam lembranças, recordaçoes? Somente ela saberá. Aí fica aquela velha frase: Cada um sabe o que esta passando. Muitas vezes a pessoa demonstra que é feliz, e no entanto, dentro do peito, tem uma mágoa ou sentimento, que somente ela e mais ninguem jamais saberá. Assim é... a vida como ela é. 

Valdemir Correia de Sousa



Notícias e comentários deste Fim-de-Semana ( Armando Lopes Rafael )


Busto de monsenhor Rocha


Dentro das comemorações pelo centenário de nascimento do saudoso monsenhor Pedro Rocha de Oliveira, alguns amigos deste sacerdote mandaram esculpir um busto dele,  o qual  será colocado no pátio interno do Seminário São José de Crato. Monsenhor Rocha viveu apenas 57 anos, 34 dos quais exercendo um profícuo ministério sacerdotal. Tão logo foi ordenado sacerdote passou a lecionar no Seminário São José, o que fez por seis anos, findos os quais assumiu o cargo de reitor daquela  instituição diocesana, lá  permanecendo por mais 15 anos. Mas as atividades de monsenhor Rocha não se limitavam só a isso. Ele foi, por 24 anos, Provedor do Hospital São Francisco de Assis, sendo que, nos últimos 12 anos de sua vida, residiu no próprio hospital. Sobre monsenhor Pedro Rocha de Oliveira assim escreveu monsenhor Montenegro, no livro O Apóstolo da Caridade: “Monsenhor Rocha era um homem simples, modesto, Sacerdote modelo. Um Santo. Simples como Deus o fez, e a vida não conseguiu jamais desfazer. Era um mesmo para todos. E, no entanto, cada um o sentia como se fosse diferente para cada um. O segredo daquele imenso afeto que todos lhe dedicaram, o segredo do prestígio incomparável que adquiriu, em toda a sua vida, estava em ter vivido não para si, mas para os outros, em Deus e por Deus, no próximo, como um Santo Sacerdote, filho dessa Igreja que ele amava apaixonadamente, até o seu último alento".
                                                                                           
Um carnaval diferente

Os quatro dias de carnaval, na cidade de Crato, não serão só de bebedeiras, consumo de drogas e poluição sonora das marchinhas carnavalescas nos "paredões de som". A Comunidade Missão Resgate está oferecendo uma opção diferente, livre dos excessos de álcool e voltado para a reflexão nas coisas do espírito e promoção dos valores que edificam a vida e a família. De sábado a terça de carnaval – 1 a 4 de março de 2014 – na quadra do Colégio Pequeno Príncipe, haverá a pregação da palavra de Deus, num local que irradia fé e fraternidade.  Quem quiser participar – seja católico ou não, crente ou descrente – será bem vindo. Durante todo o dia, naquele local, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento e reflexões. À noite, com a celebração de uma Missa, as atividades do dia serão encerradas.
Mudaram os tempos

O bairro Lagoa Seca (foto ao lado) serve muito bem de parâmetro para medir a mudança de mentalidade ocorrida na Terra do Padre Cícero. Uma pergunta que vem sendo feita: será que Juazeiro do Norte ainda é  a cidade mais católica do Cariri? Há controvérsias. Aos fatos: a Lagoa Seca – onde está concentrada a população com a maior parcela do PIB caririense – não dispõe, sequer, de uma capela católica de porte médio. A única existente, no imenso e rico bairro, é uma minúscula e modernóide capelinnha – dedicada a Nossa Senhora de Lourdes – construída na década 90… pela Prefeitura de Juazeiro. Lá, eventualmente, são celebradas missas. Uma revolução cultural silenciosa vem transferindo o rebanho católico da Lagoa Seca para as igrejas evangélicas pentecostais (qualquer garagem serve para uma nova "igreja"), sem falar na proliferação dos centros espíritas, abundantes naquele rico bairro.
O tempo passa, o tempo voa

O governador Cid Gomes deverá concluir, no próximo mês, seu 2º mandato como governador do Ceará. Prevê-se sua renúncia em abril para ser sair candidato nas próximas eleições. Renunciando ou não, foram 8 anos da “Era Cid Gomes”. E há 8 anos ele iniciou o Centro de Convenções do Cariri, na cidade de Crato, uma obra inconclusa que nunca foi inaugurada. Como dizia aquela propaganda do finado Banco Bandeirantes: O tempo passa… o tempo voa… E o futuro Centro de Convenções do Cariri nunca funcionou numa boa. Enquanto isso, obras maiores construídas e inauguradas em Juazeiro do Norte e Barbalha funcionam há anos...

Cariri pujante

Conformados com a inércia, incompetência  e omissão de suas Prefeituras, o povo do Cariri  passou a se orgulhar das conquistas da iniciativa privada. É o caso do Polo Calçadista do Cariri, formado atualmente  162 indústrias distribuídas nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, que  tem como característica a produção de sandálias micro porosas e de placas de E.V.A. Segundo estimativas do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região do Cariri (Sindindústria), outras 150  unidades informais de fabricação de calçados funcionam na Região Metropolitana do Cariri. A produção calçadista do Cariri supera a do Polo Calçadista de Fortaleza, que abriga apenas 81 empresas deste setor. A produção caririense  é estimada em cerca de 9 milhões de pares/ano.


 Tristeza, por favor, vá embora"... alguém lembra dessa música de carnaval dos anos 60?
O Brasil não é um país sério”, esta frase – atribuída ao ex-presidente da França, Charles de Gaulle – nunca foi tão atual como na semana que passou. A capa da revista “Veja”, edição que chegou às bancas neste sábado de carnaval ilustrou, muito bem, mais essa falta de seriedade da república brasileira. O Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu por 6 votos a 5 os mensaleiros da acusação de “formação de quadrilha”. Data vênia, com imenso respeito aos ministros do STF indicados pelo PT, foi formada uma quadrilha, sim, sem nenhuma dúvida. Mas se vossas excelências dizem o contrário...

“É minha alma que chora"...

Isso na prática significa que, brevemente, todos os que foram presos pelos desvios de recursos públicos estarão soltos.  O “Mensalão” foi o maior esquema de corrupção política da história do Brasil. E, depois de vários anos de espera, resultou na condenação de 25 pessoas a 270 anos de prisão e ao pagamento de 22 milhões de reais em multas. Que os abestados fizeram filas para depositar dinheiro e ajudar os acusados a pagar. Enfim, ó alívio, (e como "me ufano do meu País"), pela primeira vez na história do Brasil, políticos, banqueiros e empresários se viam às voltas com as barras da Justiça: a lei valia para todos. O mundo inteiro elogiou a justiça brasileira. Pois sim, infelizmente, no final, tudo terminou em pizza. Fica mais esta (cruel) lição para todos nós.Charles de Gaulle estava coberto de razão!


As frases sem nexo da presidente Dilma


Teria sido um surto? A imprensa do mundo inteiro comentou o fato. Em Bruxelas, a presidente Dilma  mostrou  o que os europeus podem esperar do Brasil em relação a um acordo comercial: frases sem nexo e um mundo fantasioso. Eis as 5 frases sem sentido pronunciadas no discurso de Dilma Rousseff: 1)   “A Zona Franca de Manaus, ela está numa região. Ela é o centro dela porque ela é a capital da Amazônia.”; 2) “Ela (Zona Franca) evita o desmatamento, que é altamente lucrativo derrubar árvores plantadas pela natureza é altamente lucrativo.”; 3) “Os homens não são virtuosos, ou seja, nós não podemos exigir da humanidade a virtude, porque ela não é virtuosa, mas alguns homens e mulheres são, e por isso é que as instituições têm que ser virtuosas.”; 4) “Queria destacar a importância da ligação entre o Brasil e a Europa por cabos de fibra óptica submarinos. A ligação com a Europa significa uma diversificação das conexões que o Brasil tem com o resto do mundo.”; 5) “Nós consideramos como estratégica essa relação, até por isso fizemos essa parceria estratégica.”      
                                

Poucas e boas

Me engana que eu gosto –– O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou com estardalhaço: o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), em 2013, foi 2,3%. Perguntar não ofende: Se não tivessem mudado a forma de cálculo para determinar o crescimento (como fizeram em 2012, num jogo contábil), quanto realmente teria sido o crescimento do Brasil? Penso que não teria passado de 1% e isso graças ao agronegócio, um setor que não recebe o apoio devido do Governo Federal...
Baderna em alta – É assim todo ano, desde 2002! O MST–Movimento dos Sem Terra, com reforço de outras organizações que recebem ajuda financeira do governo federal, vem promovendo – em todo o Brasil –  invasões denominadas de  “abril vermelho”. São  invasões de terras, edifícios públicos e postos de pedágio. O governo federal sempre faz vista grossa a essas badernas. O MST já está anunciado que no próximo mês haverá novas invasões.
Cadê o Pré-Sal? – E as reservas do Pré-Sal, usadas como outra bandeira eleitoral (mais uma!) para enganar os incautos?  O “dado concreto” é que os bilhões de barris de petróleo, alardeados pelo governo Lula, continuam encobertos nas espessas camadas de sal, abaixo do leito do mar brasileiro. O anúncio de que o Brasil passaria a ser exportador de petróleo,  após o Pré-Sal, feito há mais de 10 anos continua, por enquanto, como  mera conjectura. Continuamos importando gasolina. Pior: pagamos aqui a   gasolina mais cara do mundo. Apesar de a dita cuja ser comercializada com mistura de 20% de etanol e, mesmo assim,  ser vendida pelo preço da uma gasolina pura...


FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


A Fonte Musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

Quem muito abarca, pouco aperta - Por: Emerson Monteiro


A diversão do homem coletivo, na Terra de hoje, a que ele muito mais aprecia com sobejas demonstrações diárias, é a violência, madrasta das atualidades em matéria de propaganda para um momento convulso. Fechar os olhos alguns instantes, e abrir em seguida, outro foco das desavenças sujeita populações aos hábitos perversos da guerra, com certeza prova da incompetência e dos transtornos econômicos sociais, no seio bendito das famílias, nos sonhos virados pesadelos de gerações inteiras, feridas profundas no corpo da grande humanidade.


Nesse quadro dantesco das ilusões de poder, os nanicos humanoides procuram, a todo custo, justificar sob o título de progresso as poucas décadas de existência no chão que passam as gerações, produtoras dos equívocos da história.


Tais ações, contudo, refletem pensamento generalizado de acomodação individual. Quer-se chegar adiante o conceito de serem pouco prováveis largas transformações de mentalidade, ainda que alguns creiam na força viva da educação. Na contrapartida, no entanto, as escolas políticas refletem isto, sim, do domínio das corporações sobre o cidadão médio, essas envolvidas diretamente com indústrias nefastas de armas, venenos, vícios, prostituição, pornografia, egoísmo em cima de novos egoísmos, realidade aberta a quem quiser reconhecer de consciência objetiva.

Diante do panorama, os que desejam anotar só os momentos bons, suaves, da mãe natureza, sujeitam topar ditadores infernizando a natureza a vender jóias falsas às coletividades e ameaçar a Paz, quais santos de latão.

No instinto brutal de dominar os outros, esquece o ser humano de dominar a si mesmo, o animal que tardiamente persiste trabalhar com as garras e as presas, invés de praticar a solidariedade e minorar os resultados de equívocos de milênios.

Bom, reconheço meu esforço em desenvolver temas amenos, falar das flores, dos pássaros, do ar puro, das matas virgens, dos oceanos azuis, das belezas do tempo eterno, do gosto de frutas doces, da leveza das crianças, da chuva, do vento, das estrelas, da Lua e do Sol. Porém importa coerência nas atitudes pessoais, no sentido, no mínimo, de revertermos, no íntimo de todos, o futuro do presente em luzes de novos amanheceres, nascidos de dentro do valioso coração.

Por: Emerson Monteiro



Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30