xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/02/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 fevereiro 2014

VÍDEO - O CRATO na TV - Dr. Erlanio Rodrigues fala sobre o Mensalão Cratense


O renomado advogado cratense, Dr. Erlanio Rodrigues é o nosso convidado no programa "O CRATO NA TV" e faz críticas ao presidente da câmara, que já deveria ter dado possse aos suplentes, mas segundo ele, está "empurrando a questão com a barriga". Erlanio também diz que a situação política do Crato é inusitada, pois o poder legislativo se confunde com o poder executivo. Veja o vídeo completo, a roda de conversa, da qual participou o funcionário público Macêdo ( Lili ) como entrevistador.
www.tvchapadadoararipe.com

VEREADORES DO CRATO PERMANECERAM CALADOS DIANTE DOS PROMOTORES DE JUSTIÇA


NE - Calados estavam, calados ficaram !


Na audiência que aconteceu na manhã desta quinta feira 20/fev,  com os vereadores convocados para depor no Ministério Público do Crato, onde contou com a presença do Coordenador Estadual da Procap Dr. Mauricio Carneiro, que em entrevista exclusiva ao repórter Wilson Rodrigues da Rádio Educadora, falou dos trabalhos desta manhã.

Disse Dr. Mauricio: "As pessoas que vieram prestar depoimento na condição de investigados, se utilizaram do direito constitucional de permanecer calados, e temos que respeitar, porque é uma garantia constitucional, era uma previsão nossa, já estávamos esperando que isso acontecesse, mas as investigações vão continuar, e iremos buscar outros elementos com convicção, que possam extrair  alguma conclusão de todo esse problema que aconteceu aqui, e que foi levado ao conhecimento ao Ministério Público. Concluiu. 

O repórter Wilson Rodrigues, perguntou ao promotor, já que permaneceram calados não foi proveitoso os depoimentos. Respondeu Dr. Mauricio: "Quando se cuida de investigação dessa natureza, já espera que quem menos fala é quem menos oferece elementos de convicção, seja as pessoas “investigadas” isso é natural, mas nos compete ir em busca de outros elementos de convicção, pois é exatamente isso que está sendo feito, para que possamos chegar a uma conclusão, ao máximo de provas que for possível para se concluir que os fatos são verídicos ou não, e tomarmos as medidas adequadas dependendo da situação que vier a ser delineada, ao final de tudo esse trabalho. 

Pergunta:  Com os depoimentos de hoje e de sexta feira, podemos dizer que estamos na reta final da coleta de informações?  Resposta: "Eu falei que as investigações tem dois viés,  o de natureza cível para efeito de uma futura e eventual  ação civil por ato de improbidade administrativa no âmbito da representação local do ministério público e outra investigação criminal, não posso falar da parte cível que esta sendo encaminhado aqui pela promotoria, no âmbito criminal estamos no começo ainda, existe muita coisa a ser buscada, já solicitamos compartilhamento de dados que já foram coletados aqui no âmbito do procedimento da promotoria, e outros elementos de convicção serão buscados, não há nenhuma previsão quando especificamente  dizer que essas coletas de dados vão ser concluídas, porque de repente um dado ou informação que nos chega, traz uma outra informação que teremos que checar e até que cheguemos a elementos para  extrair uma conclusão final, demanda de algum tempo e esse tempo não tenho como informar". Concluiu Dr. Mauricio.

VEREADORES QUE DEPUSERAM NA MANHÃ DESTA QUINTA FEIRA:

Marquinho do povão, Celso dos Frangos, Pedro Alagoano, Luciano Saraiva, Darcio Luiz,  Galego da Batateira, Nágela Rolim, Nando Saraiva, Henrique Leite e o ex-vereador Tutu.

Para esta sexta feira 21/fev.  O ex-prefeito Samuel Araripe, David Araripe, vereador Guer, e o senhor Paulo da AABEC 

Por: Ed Alencar - Repórter
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe
Foto meramente ilustrativa: Câmara de Vereadores - Dihelson Mendonça

O CARIRI E AS ELEIÇÕES - Por: Jorge Carvalho


É inevitável, e necessário, que a Região Metropolitana do Cariri hoje referência em todo o Nordeste em diversos aspectos, participe diretamente das eleições 2014. 

Nós, como filhos e filhas do sul cearense, vislumbramos avanços significativos em nosso espaço geográfico com a chegada de mais um canal de televisão (Verdes Mares Cariri), o nosso HospitalRegional, a urgente e prometida reforma do aeroporto regional, Centro de Convenções, em Crato e Ceasa em Barbalha. Sempre estivemos presentes, tanto em termos de ocupar o Palácio Oficial, (elegendo governador), vice-governador, ocupando secretarias estaduais, ocupando cadeiras na Assembleia Legislativa. Também foi orgulho a nossa presença na capital federal com representantes, tanto na câmara baixa, como no Senado. 

Faz-se necessário serem olhados com seriedade, por nosso futuro governante, representantes na Assembleia e Câmara Federal, além do Senado, questões como asfaltamento e/ou recapeamento de estradas que interligam nossas cidades, como também as que fazem a ligaçãozonarural/zona urbana dos nossos municípios, facilitando a vinda e retomo dos que necessitam se deslocar em ambos os sentidos, ora à negócios, ora frequentando os cursos das nossas duas universidades. Por falar em estradas caririenses, lembramos o metrô de superfície (o popular trem) ligando Crato a Juazeiro e o retorno da segunda à primeira. 

Torcemos para que o próximo governador estenda esse meio de transporte até a região centro sul do Estado, mais precisamente até a cidade de Iguatu. A chegada de mais indústrias ao Cariri, apoio estadual ao micro e médio produtor rural, o fortalecimento do nosso comércio, as conquistas que o nosso futebol possa alcançar, {tanto na primeira divisão como na segunda divisão estadual e série B do Brasileiro), a expansão dos cursos das nossas duas universidades, a valorização humana e profissional dos nossos jovens, a questão habitacional, a saúde vista como prioridade, investimento no ensino público, solução para a questão do aterro sanitário caririense; entre outros temas, são assuntos que deverão ser do interesse dos futuros governantes estaduais, tanto em termos do Executivo, como do Legislativo, isso nos possibilitará maior inclusão social e, com certeza, melhor qualidade de vida para todos nós caririenses.

Professor Jorge Carvalho
Colaborador do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


CRATO - Mudança no sistema de arrecadação do município causa indignação pela precariedade dos serviços


O governo municipal resolveu mudar o sistema de arrecadação, e com a implantação do novo, a população tem enfrentado transtornos na hora em que precisa de alvarás, notas fiscais, ISS e outros. Recebemos uma reclamação de um cidadão na manhã desta quarta-feira ( 19 ) de que devido a isso o atendimento é lentíssimo, com senhas, e em alguns casos, conforme comprovados pelo Olímpio Arraes, à tarde estavam atendendo 2 a cada meia hora. O repórter Ed Alencar também foi até o local à tarde, constatando que houve mesmo esta mudança, mas obtendo de um funcionário a "promessa" de que logo logo, tudo estaria funcionando corretamente, até os funcionários começarem a APRENDER a usar o novo sistema, o que precisa de treinamento. Mas o mesmo garantiu que hoje ( quinta-feira ) já estaria tudo normalizado ( incrível como um sistema implantado em 2007 e que estava sendo usado até recentemente sem problemas teve que ser mudado, mas o mais incrível é esperar de literalmente de um dia para o outro ( Desta quarta para quinta ), tudo esteja normalizado. Hoje iremos lá comprovar este MILAGRE.

Enquanto isso, o e-mail da reclamação que recebemos:

"O problema é que antes de fazer a mudança não houve um treinamento dos funcionários e nem o sistema está ainda funcionando como deveria. Como um município fica sem conseguir emitir alvarás, notas fiscais, ISS, entre outros? Já viu né? O caos está instalado. Não pode haver festas, construções, serviços. 

O problema maior é a maneira como tratam os usuários que são contribuintes que querem pagar seus impostos e não conseguem. Apenas um rapaz (Rafael) que trabalha para a empresa do novo sistema, é que sabe como proceder e tem uma enorme má vontade em atender as pessoas e também em explicar aos próprios funcionários como fazer o sistema funcionar.

Os funcionários do setor estão perdidos, não sabem o que fazer e acabam levando a culpa por tudo. Os contribuintes por sua vez, como não têm a quem reclamar, acabam “descontando” sua indignação na primeira pessoa que estiver na frente. A pessoa responsável pelo setor é de Iguatu e só vem apenas uma vez na semana. Não há a quem reclamar ou recorrer para resolver o problema. 

Há reclamações também de que os usuários vão ao setor, cadastram a empresa novamente e mesmo assim quando vão emitir as notas acusa que não estão cadastrados. As pessoas tem que se dirigir novamente ao setor, pegar outra senha, esperar horas pra ser atendido pra resolver um problema que não era mais pra existir, até porque não se pode resolver por telefone, tendo em vista que a mais de 2 meses o telefone de lá não funciona. Espero ter conseguido mostrar minha indignação e revolta pela maneira que estão tratando, com total descaso, um serviço extremamente importante para a economia do nosso Município."

Nota do Editor: Obrigado pela informação. Estaremos entrando em contato com o setor responsável e pedindo maiores esclarecimentos.

www.blogdocrato.com



Bom dia, Crato ! - Previsão do Tempo para hoje, 20 de Fevereiro de 2014


Bom dia, Crato!

Sempre tem chovido um pouco aqui na "terrinha". Quase todas as noites pode-se ouvir o barulho da chuva, inclusive na madrugada de ontem, o canal do Rio Grangeiro chegou a encher, segundo testemunhas. O inverno promete! E agora, vamos à previsão do tempo para hoje, 20 de Fevereiro de 2014



PREVISÃO DO TEMPO:

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Nascer do sol:05h42Pôr do sol:18
Temperaturas: Max 35º e Min 23º
Umidade Relativa do Ar: 80%
Ventos a E a 14km/h
Índice UV: Extremo

Fontes: INPE e GOES 13


CRATO - Musical “Gonzagão - A Lenda” encanta população





Com uma platéia estimada em quase quatro mil pessoas, o município do Crato recebeu na última terça-feira, 18/02, no Largo da RFFSA, o musical “Gonzagão - A Lenda”, com direção de João Falcão. Um espetáculo comovente e ao mesmo tempo divertido, onde o público sentiu a força da obra de Luiz Gonzaga. O projeto é uma realização do Governo Federal e do Ministério da Cultura, e na cidade do Crato contou com o apoio do Governo Municipal e da Secretaria de Cultura (SECULT).

Para a gestora da pasta da Cultura, Dane de Jade, o espetáculo superou todas as expectativas, tanto de público como de emoção, onde a população cratense vivenciou uma verdadeira apoteose da história do Rei do Baião. “O município do Crato devia essa homenagem a Luiz Gonzaga, uma ação cultural que reuniu famílias e uma diversidade de público incrível”, frisou. Ao final do musical, membros da equipe responsável pelo espetáculo ressaltaram que esta foi a maior platéia para a qual já se apresentaram, e agradeceram a alegria que a população cratense os recebeu. Ainda na agenda para o ano de 2014, a montagem abrirá o Festival Ibero-Americano de Teatro de Bogotá, o maior da América Latina.

Considerado um dos melhores musicais brasileiros, eleito pela Folha de SP e pelo Estado de SP um dos cinco melhores do ano, o espetáculo está em cartaz há mais de um ano e foi vencedor do Prêmio Shell de Teatro 2012 de Melhor Música; do 7º Prêmio APTR de Melhor Produção; Prêmio Qualidade de Melhor Espetáculo; e do Prêmio FITA 2013 nas categorias Melhor Espetáculo (Júri Popular), Melhor Direção e Melhor Figurino.

Fonte: PMC
Fotos: Wilson Bernardo



CÂMARA DO CRATO, PALCO DE PALAVRAS JOGADAS AO VENTO


EU ELEITOR!

Na sessão de terça feira 18/fev, eu estava lá no recinto da câmara, sentado,  junto ao público que assistia o desenrolar da sessão, numa expectativa de ver pelo menos um “tantinho” de mudanças.

Os “EDIS” foram ocupando o plenário para suas explanações, até chegar a hora e a vez do eloquente vereador  Paulo de Tarso, líder do governo na câmara, que insistentemente queria falar, queria espaço, era importante o que tinha de dizer, mesmo sem estar inscrito, mais foi  aberta uma exceção pelo presidente Luis Carlos. 

O vereador começou bem em todos os pontos. Falou dos mais de 800 votos que o povo lhe deu para lá estar. Falou bonito ao se referir  da imagem negativa que vive hoje o nosso legislativo cratense, e que precisava ser resgatado. Falou bonito, ao propor união e o não as picuinhas políticas. Enfim, foi um momento contagiante na platéia de muito sim, em balanço de cabeças, foi louvável sua demonstração de buscar harmonia entre os colegas, de um significado, "pra frente Crato" para o bem de tudo e todos. Fiquei orgulhoso como eleitor, acreditei ser aquele momento, um ponto de partida para a renovação de conceitos e consensos éticos "Políticos" (muito raro) para o que se propuseram  para estarem  lá, realmente em nome do povo para o povo. Mas me desculpe nobre vereador, como um eleitor, tenho que lhe dizer, quanta frustração naquela sessão!

Eis que chega a hora de votar os projetos e requerimentos, e entra em discussão isso, em discussão aquilo, o presidente anuncia em votação o requerimento que convocava a secretária da saúde para esclarecimentos pela falta de remédios e outros assuntos. Grita o presidente: “Em votação, quem for a favor fique sentado, quem for contra que se levante”. E quem se levanta contra um secretario do executivo  para vir ao plenário da câmara? Entre outros, lá estava o homem do discurso bonito, que transmitiu renovação e esperança de uma nova câmara.

Afinal, como explicar a população que esta diante dessa crise na falta de médicos nos postos de saúde, da falta do remédio e outros assuntos a serem  discutidos e transmitidos para o povo, ter por alguns vereadores, voto contra na mais corriqueira e habitual convocação? Afinal, quem estava na câmara querendo "blindar" a vindo de um secretário, eram vereadores do legislativo, ou secretários do executivo protegendo os colegas? Desculpe a franqueza deste eleitor nobre vereador, por quem tenho apreço, mais o senhor depois do seu discurso não frustrou só a mim como eleitor. Mas lembrei-me depois, que durante seu discurso, vossa  excelência  havia dito que ficou honrado de ter sido convidado para ser líder do governo, e que seria fiel até o fim. O danado é que essa fidelidade em primeiríssimo lugar, acho eu, que caberia muito mais, aos donos dos 800 votos que o senhor falou no seu discurso lembra?  Esta crítica caro vereador é apenas de eleitor, jamais pessoal, mas sim para um homem público, com um intuito de lhe sensibilizar e não mais frustrar, de ser um critica construtiva para realmente mudar. Também a todos aqueles  que  lhe seguiram e disseram  “NÃO”, não ouviram seu discurso, e se ouviram ignoraram também, e não olharam para o lado, e viram “CINCO CADEIRA VAZIAS”  que não serviram de exemplo, pelos “não” contra o povo. 

Por: Ed Alencar - Repórter
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


A Presidente da SAAEC Janaína Fernandes está convidada a dar entrevista à WebTV Chapada do Araripe também. Agora...porque ela não aceita o convite ? Tem algo a dever ????



Na entrevista que fiz com os funcionários da SAAEC que vieram até o nosso estúdio fazer a sua denúncia de maus-tratos e terrorismo na empresa, ao final ( Quem assistiu completa ), deixo bem claro que a Presidenta da SAAEC também está convidada a vir ao mesmo local contestar as declarações dos funcionários. O nosso espaço está aberto. Tem gente aí querendo que eu publique a entrevista que ela concedeu ao Vicelmo como vídeo da nossa WebTV. Isso é um absurdo! 

Na WebTV Chapada do Araripe, assim como em qualquer outra estação, só se publica o material que é produzido pela mesma. Se não fosse assim, nós republicaríamos o "Fantástico" da Globo, os programas da Verdes Mares.... Cada empresa tem seus programas. Se a presidente quiser nos conceder ela mesma, uma entrevista, o espaço está aberto. Ela, se quiser, entre em contato, se o orgulho permitir, ou se ela não tiver medo das minhas perguntas ( falo isto porque ela já nos enviou aquele documento arrogante da semana passada, mostrando como é o seu tratamento, e temos diversos relatos de companheiros da imprensa que foram maltratados também, como o repórter Ed Alencar ). Mas o espaço nosso está aberto. Só uma coisa: Devido ao tamanho exíguo do nosso espaço, ela não poderá trazer um grupo de pessoas, pois não temos como acomodar. Aqui, para entrevistas, é no máximo o entrevistado e mais uma pessoa. O resto, infelizmente, como em todos os casos, tem que esperar na rua. ( Mas estamos pensando em ampliar nossas instalações para poder acomodar mais pessoas futuramente ). Inclusive, ANTES de publicar a entrevista do Dr. Cesário procuramos a Janaína Fernandes por 2 MESES, é bom que se diga, e ela se escondendo de nós, quando finalmente eu a encontrei no restaurante "tudo de bom", e ela disse que sobre as denúncias, eu poderia publicar, que ela não tem nada a declarar! 

QUEM NÃO TEM MEDO DA VERDADE, NÃO SE ESCONDE !

Dihelson Mendonça 
www.blogdocrato.com
www.tvchapadadoararipe.com


De que adianta anunciar onde NINGUÉM VÊ ? - Anuncie no BLOG DO CRATO - 200 Mil Visitas por mês Comprovadas por Institutos de Medidas


Existem muitos sites picaretas na internet. Gente que diz ter muitos acessos, mas não tem como comprovar com os clientes. Mas há como os anunciantes saberem comprovadamente se.os sites de internet tem idoneidade. Existem ferramentas que medem a quantidade des acessos diários. DESCONFIE DE TODO SITE QUE NÃO TEM O PROGRAM "Hi-STATS" INSTALADO. Anuncie somente com quem divulga as estatísticas de acesso medidas dia a dia, mês a mês e ano a ano. Segundo os serviços do Hi-Stats, o Blog do Crato atinge médias de 200 mil acessos por mês. Nossos clientes anunciantes podem receber mês a mês o comprovante de visitas, o que garante que diferentemente dos picaretas, nós não escondemos os dados de acesso. Anuncie apenas com quem divulga as estatísticas do Hi-Stats em Boletins timbrados e autenticados pelo Hi-Stats.

Ao anunciar a sua empresa na internet, é muito importante procurar quem tem credibilidade e seriedade naquilo que faz. A internet é hoje um lugar cheio de vigaristas que criam sites de brinquedo quase sem visitação e tentam enganar o público anunciando altos índices de visitas. Para evitar essas fraudes, é que em todo o mundo, os sites sérios e aqueles que se preocupam com a sua credibilidade e Idoneidade utilizam ferramentas como o HISTATS. O Histats é um sistema completo que mede o acesso verdadeiro de cada pessoa que acessa os sites. Com o Histats é possível saber em tempo real quantas pessoas estão acessando naquele momento e qual a quantidade de acessos por dia, por mês, por ano, e inclusive saber quais notícias tem mais Ibope.

Portanto, se um site OMITE as informações do Histats, não acredite nos anúncios sobre acessos. 

Há muitos anos, o Blog do Crato adotou o Histats como meio oficial de estatísticas, por ser o de maior confiabilidade. Aqui, nossos clientes não são enganados com promessas de acessos falsos. Aqui, nós divulgamos periodicamente as estatísticas, e cada anunciante pode receber mês a mês um boletim com o volume de acessos para acompanhar se o seu investimento está sendo válido. 

Desconfie de todo site que não publica os dados verdadeiros e em tempo real do HISTATS. As estatísticas diárias do Blog do Crato podem ser vistas na lateral direita do Blog todo o tempo:


Acima: O Histats do Blog do Crato registrado no dia seguinte às eleições municipais. Veja que naquele dia e até aquele horário ( 18:00, já tínhamos 10.202 acessos de páginas e 173 pessoas acessando ao mesmo tempo - 173 computadores conectados ao Blog do Crato ). Os leitores do Blog podem acompanhar em tempo real, quantas pessoas estão visitando o Blog, e as estatísticas do dia.



Acima: Um outro exemplo: Estatísticas do mês de Outubro de 2012 - Tivemos 212.373 Acessos a páginas do Blog.

BLOG DO CRATO - MOSTRANDO AS ESTATÍSTICAS, PORQUE NÃO TEM NADA A ESCONDER

Anuncie na Maior Vitrine da Internet do Interior do Ceará

www.blogdocrato.com -  A maior vitrine da Internet do Interior Cearense.

200 Mil Acessos mensais comprovados pelo HiStats. A maior visibilidade da sua empresa na Internet. Entre em contato pelo e-mail:  blogdocrato@hotmail.com e agende uma visita


A SOLIDEZ DE QUEM JÁ ESTÁ HÁ 9 ANOS NO MERCADO !

Atraso nas obras do aeroporto causa prejuízos para Juazeiro


Juazeiro do Norte. A demora na liberação dos depósitos judiciais referentes ao pagamento das desapropriações de terrenos próximos ao Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes poderá gerar enormes prejuízos ao projeto de expansão do terminal aeroportuário, segundo apontam técnicos ligados ao setor de turismo deste município. Nos cerca de 486 mil metros quadrados de área desapropriada deverão ser realizadas obras que garantirão maior comodidade a passageiros do aeroporto e assegurarão maiores condições de pouso e decolagem de aeronaves de maior porte.

O pagamento dos depósitos deveria ter sido realizado no mês de dezembro do ano passado, tão logo foram fechados os acordos envolvendo os proprietários dos terrenos, a Prefeitura de Juazeiro do Norte e a Infraero, responsável pela liberação dos recursos da ordem de R$ 15,8 milhões.
Com os investimentos, os serviços referentes ao projeto de expansão do aeroporto deveriam ter sido iniciados a partir do mês de janeiro deste ano. Pelo projeto, as obras de ampliação e modernização garantem ao terminal aeroportuário a elevação da atual capacidade anual de usuários. Hoje, a capacidade de uso do terminal é de até 150 mil passageiros.

Quando as obras estiverem concluídas será possível atender a um público estimado em até 800 mil pessoas. Com a incorporação das áreas desapropriadas, o espaço total do aeroporto passará a ser de 1.774.740 m². O atraso na liberação dos depósitos referentes às ações judiciais para desapropriação dos terrenos se dá devido a solicitação realizada pela Infraero à Justiça, onde a empresa requereu prazo de 90 dias para iniciar a realização dos depósitos. O pedido foi atendido pelo juiz Federal José Eduardo de Mello Vilar Filho, titula da 16ª Vara Federal de Juazeiro do Norte, no dia 17 de dezembro do ano passado.

Emperrando

Questões que acabam emperrando a expansão do sítio aeroportuário vêm se acumulando nos últimos anos. No ano passado a Infraero anunciou que realizaria a entrega dos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs), em 22 de julho, data em que se comemora o aniversário de Juazeiro do Norte.

A Infraero, no entanto, não conseguiu cumprir com o prometido e anunciou nova data para entrega dos módulos, início do mês de novembro, não conseguindo também concluir a realização dos serviços que resultariam na construção de novas áreas de embarque e desembarque e, ainda, na melhoria da infraestrutura de atendimento aos usuários, sobretudo, os passageiros do aeroporto.
“Nós não conseguimos compreender o que há de tão misterioso que acaba impedindo que as ações em prol da expansão do aeroporto de Juazeiro do Norte aconteçam”, diz o coordenador de turismo do município, Roberto Celestino. Segundo ele, desde o ano de 2010, recursos são alocados no sentido de propiciar o crescimento do sítio aeroportuário e, no entanto, acabam não sendo utilizados por esbarrarem em situações de ordem burocrática. 

“Em 2010, a bancada federal cearense no Congresso Nacional conseguiu alocar cerca de R$ 30 milhões para que obras pudessem ser realizadas visando o crescimento do aeroporto. No entanto, o recurso não pode ser utilizado porque naquela ocasião o gerenciamento do terminal era realizado pelo Estado e não pela Infraero”, comenta Roberto Celestino, informando, ainda, que no ano seguinte deputados e senadores cearenses rubricaram nova emenda no orçamento da União, desta vez na ordem de R$ 10 milhões, que acabou não sendo utilizada pelo mesmo problema do ano anterior. “Agora há esse retardo em relação aos depósitos judiciais referentes às desapropriações. Não entendemos o motivo da Infraero ter solicitado à Justiça mais três meses para realizar os pagamentos”, comenta.

Conforme o coordenador de turismo de Juazeiro do Norte, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes foi o que mais transportou passageiros por metro quadrado de terminal no ano passado. Foram cerca de 397. 990 passageiros em área de 900 metros quadrados, totalizando uma margem de atendimento a 431 passageiros por metro quadrado Os números, segundo afirma, são maiores que os apresentados por aeroportos de grande porte como o Pinto Martins, em Fortaleza; Congonhas, em São Paulo, e o de Recife, em Pernambuco. “Em dados estatísticos, o aeroporto Pinto Martins e o de Recife operaram cerca de 1/3 do número de passageiros que foram atendidos em Juazeiro do Norte.

O coordenador informou, ainda, que em relação ao transporte de cargas nacionais, o aeroporto Orlando Bezerra de Menezes transportou quase um quarto de toda a produção desenvolvida no ano passado pelo aeroporto de Viracopos, em Campinas. “A produção é muito grande. Se não houver, com a máxima brevidade possível, a liberação destes depósitos para que a expansão do sítio aeroportuário aconteçam, há sérios riscos de enfrentarmos um lamentável processo de regressão”, avalia.

Comitiva

Ontem, uma comitiva encabeçada pelo prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, esteve reunida com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, com a finalidade de agilizar os depósitos judiciais para o pagamento dos proprietários das áreas desapropriadas. Também foram expostos detalhes técnicos em relação as obras de acessibilidade ao aeroporto, num total de 8 km, que acontecem na Avenida Virgilio Távora. A reunião foi agenda pelo deputado federal Arnon Bezerra, que também participou do encontro, ao lado do coordenador de turismo do município, Roberto Celestino.

Até o fechamento desta edição, no entanto, não houve informações sobre o resultado da reunião. A reportagem tentou ouvir o superintendente do aeroporto, Roberto Germano de Souza Araújo, que segundo sua secretária Estela Ruth, estava indisponível para contato. Também foram realizadas ligações para o número celular do superintendente. Todas as ligações, no entanto, acabavam direcionadas à caixa postal.

Roberto Crispim
Colaborador do DN


Cid Gomes assina ordens de serviço para novas obras de abastecimento d’água



O Governador Cid Gomes assina nesta quinta-feira (20), às 09 horas, no Palácio da Abolição ordens  de serviço para autorizar o início das obras de 55 sistemas de abastecimento d’água, que serão executadas através do Programa Água para Todos. O Programa é uma parceria entre o Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e o Ministério da Integração Nacional. A solenidade contará com as presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

As obras contarão com investimento de cerca de R$ 9,6 milhões e atenderão comunidades dos municípios de Baixio, Cariús, Iguatu, Lavras da Magabeira, Saboeiro, Catarina, Cedro, Quixelô, Acopiara, Caririaçu, Crato, Mautiti, Barbalha, Missão Velha, Assaré, Juazeiro do Norte e Campos Sales .”Essas obras serão iniciadas logo após a assinatura das ordens de serviço. Nossa orientação para as empresas é que as obras comecem o mais breve possível, e esperamos entregar esta etapa até o final do primeiro semestre”, afirmou o secretário Nelson Martins. Serão beneficiadas 2.748 famílias.

O Programa Água para Todos prevê a construção total de 1350 sistemas de abastecimento. Na ocasião,também será autorizada a licitação para obras de 53 sistemas de abastecimento d’água nos municípios de Acopiara, Assaré, Baixio, Barbalha, Campos Sales, Catarina, Cedro, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Icó, Iguatu, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Magabeira, Mauriti, Nova Olinda, Orós, Porteiras, Quixelô, Saboeiro, Santana do Cariri, Tarrafas, Umari e Várzea Alegre. O investimento será de R$ 12.225.936,85, beneficiando 2.857 famílias.

“Estamos nos empenhando para concluir as licitações e assinar as ordens de serviço até o dia 19 de março”, concluiu.

O governador Cid Gomes destacou que até o final de 2014 a meta é universalizar o abastecimento d’água em todo o Ceará eque o Governo vai buscar os parceiros necessários para viabilizar esse projeto. “Temos dois importantes parceiros para esta política, o Governo Federal e o Banco Mundial, que financia o Projeto São José III”.

São José III

Também será autorizado o início das obras de 24 sistemas de abastecimento d’água em outros 14 municípios: Aiuaba, Assaré, Potengi, Campos Sales, Tauá, Catarina, Aracati, Cascavel, Guaiuba, Maranguape, Graça, Ipu, Reriutaba e Santa Quitéria. Serão beneficiadas 3.434 famílias, representando o investimento de R$ 12,8 milhões.

PAIS

Durante a solenidade também será assinado contrato com a empresa vencedora da licitação para fornecer o material de irrigação para a implantação de 363 projetos de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) em 19 municípios cearenses. Serão atendidas 1.890 famílias, que terão a oportunidade de desenvolver uma agricultura sustentável e sem o uso de agrotóxicos. O projeto vai Alcântaras, Barroquinha, Catunda, Chaval, Cariré, Granja, Hidrolândia, Ipueiras, Massapê, Martinópole, Piris Ferreira, Meruoca, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Reriutaba, Santa Quitéria, Uruoca e Viçosa do Ceará. O investimento total será de R$ 3,4 milhões, sendo R$ 1,4 milhão da Fundação Banco do Brasil e R$ 1,4 milhão do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP). Outros R$ 600 mil serão aplicados de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Serviço:
Dia 20/02 – Solenidade de Assinatura de Ordem de Serviço do PSJ III e Programa Água para Todos
Às 9h, no Auditório do Palácio da Abolição
Rua Silva Paulet, nº 400 – Meireles – Fortaleza/CE
Assessoria de Comunicação da SDA


DEPUTADO ROQUE RECEBE EQUIPE DO DAE E BANCO MUNDIAL NA CIDADE DO CRATO



O deputado estadual Sineval Roque (PROS) recebeu nos últimos dias 17 e 18 uma equipe de engenheiros do Departamento de Arquitetura e Engenharia do estado do Ceará (DAE), incluindo o Superintendente da pasta, Dr. Quintino Vieira, juntamente com uma equipe do Banco Mundial também composta por engenheiros. A comitiva visitou diversas obras na cidade do Crato, inclusive a obra da Encosta do Seminário, obra do Governo do Estado do Ceará em parceria com o Banco Mundial. 

A obra da Encosta do Seminário, contempla uma reforma na encosta que se localiza no bairro Seminário, o saneamento no bairro, e agora, a pedido do deputado estadual Sineval Roque contemplará um campo esportivo. “Pedi ao governador Cid Gomes para que ele autorizasse a desapropriação de uma área no bairro para que eu alocasse emenda de minha autoria para a construção desse campo, entretanto, o governador além de autorizar a desapropriação, autorizou ainda que fosse feito um aditivo na obra da encosta para a construção desse campo que contará com arquibancada, vestiário, dentre outros equipamentos essenciais para um campo de futebol.” Afirmou Roque.

“Essa obra é muito importante para a região do Cariri, em especial para a cidade do Crato, pois era um sonho que se torna realidade agora, com o governador Cid Gomes. O deputado Roque solicitou esse campo ao nosso governador, e mais uma vez ele atendeu a um pedido dele, estamos agora trabalhando para que tudo caminhe bem para que possamos inaugurar essas importantes obras ainda esse ano.” Concluiu o Dr. Quintino Vieira. 

Gabinete deputado estadual Sineval Roque (PROS)


Onde nós chegamos - Os problemas da polícia - Por: Moisés Rolim


Onde nós chegamos..

O País nos tira o direito de defesa com o estatuto do desarmamento, depois faz um código penal que é um fracasso, aumentando assustadoramente o crime em todo o País. Os Estados, sem alternativas, passaram a gastar milhões em novas contratações de policias para aumentar o efetivo, ficando sem investimento para dar bons salários para os que já estão na guerra. Policiais desmotivados, “enxugando gelo”. O “prende e solta” virou rotina nas delegacias, viaturas da PM passaram a ser simples “táxi de bandido”. Com tanta impunidade e a sociedade sendo violentada 24 horas por dia, qual resultado esperaríamos? Justiça com as próprias mãos - e isso é muito preocupante! Parece que estamos retrocedendo, como no período em que se fazia justiça em praça pública.

Vocês querem uma solução? Escolham neste ano eleitoral os candidatos que tenham como proposta a mudança do código penal, tornando as leis mais rígidas, principalmente no que diz respeito aos crimes mais graves. Os legisladores, vinculados a um pensamento assistencialista e vitimizador, têm colocado os bandidos em um lugar de injustiçados pela sociedade, quando, na realidade, uma coisa não equivale à outra. Todos nós sabemos que nas comunidades de baixa renda, existem muito mais trabalhadores do que bandidos.

Acabando com a impunidade a paz volta a ser estabelecida nas cidades. Acorda Brasil, não é amarrando “’ ladrões de galinhas” em postes que vamos resolver esses problemas!

Por: Moisés Rolim


A CORRUPÇÃO E O PAPEL DE CADA UM DE NÓS - Por: DIhelson Mendonça



No Crato, como não é diferente do resto do Brasil, se você é da imprensa e denuncia a corrupção, ainda que comprovada ou investigada pela justiça, você é que estará errado, será atacado por alguns, recebe palavrões, e é chamado até de bandido, quando os verdadeiros bandidos circulam por aí livremente. 

Mas precisamos separar o joio do trigo e ver quem é que culpa o jornal pela notícia, quem é que está descontente quando a verdade começa a aflorar à superfície, se não são exatamente as pessoas que estão MAMANDO NO PODER E ESTÃO COM MEDO DE PERDER AS SUAS TETAS. Estes, sempre estarão inconformados mesmo. Mas o grande público, este quer justiça. O povo Brasileiro já não se permite mais viver num eterno "Mensalão" nacional, onde os corruptos ficam na impunidade e apenas os peixes pequenos é que são punidos. 

As velhas Ratazanas do Legislativo também já não poderão mais ter seus cargos, suas mamatas, fazer seus conchavos, ficar passeando em Brasília pelos corredores do congresso. Porque esta síndrome é nacional. Ela não se restringe a uma cidade, a um vilarejo, a um estado, a verdade, meus amigos, é que a corrupção tem dominado o nosso país. E para que possamos passar a limpo tudo que tem acontecido, é preciso que sejamos firmes e destemidos, e juntamente com a Justiça Brasileira, combater a impunidade. 

Por isso é inevitável o "chororô" e a lamentação de alguns. Os tempos são outros, e embora os cães continuem a ladrar e ainda vão ladrar muito, a caravana vai passar, porque as pessoas de bem, que constróem este país com o seu trabalho e o suor do seu rosto, acreditam num tempo muito melhor. Um tempo onde os corruptos irão parar no lugar destinado a eles: A cadeia!

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


ATENÇÃO ! - MENSALÃO CRATENSE - PROCAP NO CRATO PARA COLHER DEPOIMENTOS DE VEREADORES



A PROCAP ( Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública ) estará no Crato nesta quinta e sexta-feira. Serão feitas oitivas, na quinta-feira serão ouvidas 10 pessoas e na sexta-feira 5 pessoas. Segundo promotor, o material coletado será usado para dar subsídios para a entrada do pedido de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA ( Em entrevista à Rádio Educadora do Cariri ).

www.blogdocrato.com





Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30