xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/02/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 fevereiro 2014

SEGUNDA CHAMADA - Funcionários denunciam "Terrorismo" e "Espionagem" dentro da SAAEC - Chamada 2



Ontem, dia 16 de Fevereiro, um grupo de funcionários da SAAEC veio até nosso estúdio para denunciar maus tratos, intimidações e o que eles chamam de terrorismo acontecendo dentro da empresa de fornecimento de água do Crato, a SAAEC. Veja logo mais a entrevista completa com o seu representante, o Sr. Antonio Paes, delegado sindical que faz relatos minuciosos à respeito de práticas ilegais, e inclusive do que ele caracterizou como espionagem e assédio moral. O caso vai para o Ministério Público.

Veja o Trailler acima - Segunda Chamada e mais tarde a entrevista de 1 hora de duração.

www.tvchapadadoararipe.com




Funcionário denuncia perseguições dentro da SAAEC - Chamada ( VEJA LOGO MAIS ENTREVISTA de 1 hora de duração )


PRIMEIRA CHAMADA


Ontem, dia 16 de Fevereiro, um grupo de funcionários da SAAEC veio até nosso estúdio para denunciar maus tratos, intimidações e o que eles chamam de terrorismo acontecendo dentro da empresa de fornecimento de água do Crato, a SAAEC. Veja logo mais a entrevista completa com o seu representante, o Sr. Antonio Paes, delegado sindical que faz relatos minuciosos à respeito de práticas ilegais, e inclusive do que ele caracterizou como espionagem e assédio moral. O caso vai para o Ministério Público.

Veja o Trailler do vídeo acima

www.tvchapadadoararipe.com


Notícias & Comentários - (por Armando Lopes Rafael)


Resgate oportuno

Carlos Rafael Dias (em foto ao lado, feita por Dihelson Mendonça), professor do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (Urca), defenderá – no próximo dia 18 de março – na Universidade Federal de Campina Grande, a sua monografia de Mestrado. O trabalho tem por título “Da Flor da Terra aos guerreiros cariris: representações e identidades do Cariri cearense (1855–1980)”. A dissertação de Carlos Rafael se propõe a analisar as identidades e representações da região do Cariri cearense, elaboradas a partir da produção historiográfica e literária realizada no período de 1855 a 1980. Nela ganha realce episódios históricos, instituições educacionais, as tradições populares, o meio-ambiente,dentre outros. Tudo referendado na produção dos intelectuais fundadores do Instituto Cultural do Cariri - ICC, entidade criada na cidade do Crato, em 1953, e que se destacou como um centro produtor de imagens e significados para a região sul do Ceará.


Homenagens a Violeta Arraes...

Na cidade de Crato, as homenagens à memória da ex-secretária de Cultura do Ceará e ex-reitora da Urca (foto à direita) não pararam com a denominação da recém-inaugurada Escola Profissionalizante Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, construída pelo Governo do Ceará, na Avenida Teodorico Teles. O atual presidente do Instituto Cultural do Cariri, escritor José Emerson Monteiro Lacerda, acaba de concluir o projeto para a implantação da Biblioteca Violeta Arraes, que será localizada no Presídio desta cidade, oportunizando melhorar as condições de lazer e dignidade para os detentos que lá cumprem penas. Um novo bairro está surgindo na cidade de Crato, ao lado do Mirandão, na direção de Juazeiro do Norte. O novo bairro terá o nome de Violeta Arraes

E ao Cego Aderaldo!

O cineasta Rosemberg Cariry, depois de produzir o documentário "Cego Aderaldo: O Cantador e o Mito", resolveu escrever também um livro resgatando a obra e história desse poeta nascido em Crato. Rosemberg Cariry defende que a fama do cego Aderaldo encontra eco em todo o Norte e Nordeste, mas pode ser ampliar no Sudeste do país, se for divulgada pelos jornais, rádios e televisão, falando sobre as cantorias em ambientes intelectuais e nas muitas viagens que Aderaldo realizou, em companhia do jornalista, poeta e cantador Rogaciano Leite. Aguardemos o lançamento do livro de Rosemberg.



Segredos e revelações da história do Cariri

Em homilia proferida no último dia 10, na Abadia Nossa Senhora da Vitória, em Juazeiro do Norte, o bispo de Crato – Dom Fernando Panico – revelou uma história que poucos conhecem. Mas que ficou registrada nos anais dos beneditinos de Olinda. A conferir.
 Padre Cícero tentou fundar um mosteiro de monges beneditinos em Juazeiro do Norte. Atendendo a um convite do Pe. Cícero, em 1889, uma comitiva saiu do Mosteiro de Olinda em direção ao Cariri cearense e tinha à frente o Superior maior, na época o Abade Dom Gerardo Van Caloen. Na Serra do Estevão, em Quixadá, Dom Gerardo caiu do cavalo e interpretou a queda como um sinal de que Deus queria a fundação do novo mosteiro no município de Quixadá.
 Foi assim fundado o primeiro mosteiro beneditino do Ceará (foto acima, à direita). Esse mosteiro não foi adiante, pela dificuldade de água e pela peste que dizimou a comunidade durante uma das grandes secas que assolou o Nordeste. O prédio do antigo mosteiro de Quixadá hoje funciona como pousada . Foi lá, em 17 de julho de 1967, que dormiu sua última noite, o Marechal Castello Branco, ex-presidente da República, morto num acidente de avião na manhã do dia seguinte.

Armando Rafael

                                                                                                                                         

Crato amanhece debaixo de chuva novamente - 42mm - Fotos do Crato hoje ( Laíza Agaphy )


Até as 07:00 de hoje, já havia chovido 42mm segundo medido pela pluviometria. A nossa amiga e colaboradora Laíza Agaphy publicou algumas fotos logo após a chuva de hoje.






Fotos: Laíza Agaphy


Parabéns, Roberto Pires !


Hoje é o aniversário do Roberto Pires ( Roberto Jacu ), um cara fenomenal que sabe de tudo que acontece na cidade do Crato ( Antes mesmo que aconteça, rsrs ). Roberto é um desses raros amigos leais que são capazes de entrar numa briga para defender os seus verdadeiros amigos, não aceita que falem mal, e não deixa desaforo por menos. Sabe a pura lição da vida, de ser educado e gentil para com todos aqueles que merecem. E aprendeu também que uma das grandes riquezas do ser humano é o seu estado de espírito, por isso, vive sempre bem-humorado, adora fazer as pessoas se divertirem, e tem um talento inato para contar piadas. Quando ele chega em qualquer roda de amigos, tudo fica mais animado. É impossível não rir com suas "presepadas", sua imensa criatividade, sua inteligência fenomenal, e sua memória fotográfica, onde basta ver uma coisa uma única vez, ou ouvir de alguém, que ele memoriza. Talento que deveria ser melhor utilizado para um Colunista Social, coisa que ele até começou. Além disso, tem um "faro" para os grandes eventos, as coisas que serão importantes e especialmente, a fotografia. E cantando, é afinadíssimo, diga-se de passagem...

Nesta dia 17 de Fevereiro, parabenizo meu dileto amigo Roberto Jacu. Muitas felicidades, muitos anos de vida, e vou cumprir uma promessa que fiz a ele há muito tempo, que é fazer o seu programa em vídeo para a WebTV Chapada do Araripe, chamado "NA BOCA DO JACU". Em breve!

Dihelson Mendonça


SAAEC - A NOVELA DAS 8 NA VIDA REAL


QUEM ESTÁ FALANDO A VERDADE ?


A Presidenta da SAAEC, Sra. Janaína Fernandes foi à Rádio Educadora do Cariri nesta manhã ( 18 ), onde fez um verdadeiro drama em relação à entrevista divulgada por nós nesta madrugada, rebateu acusações, levou pessoas, alegou o que sempre faz, que vem de uma família humilde, porém honrada, se colocou no lugar de vítima, quis trocar os papéis com seus acusadores, e fazendo o seu costumeiro "chororô" para tentar comover e convencer as pessoas. A grande pergunta à população do Crato, diante de tantos funcionários que relatam esses casos de perseguições na empresa é: "Será que a novela das 8 na vida real também cola ?" Quem está mesmo falando a verdade nesta estória toda ? Os funcionários, que estão voluntariamente procurando a imprensa porque se sentem perseguidos dentro da SAAEC, O Dr. Cesário Cavalcante que já moveu várias ações contra a SAAEC, ou a atual presidenta que já enfrenta inúmeros processos ? 

Com a palavra, os funcionários da empresa, e que esta novela tenha um bom desfecho.

Dihelson Mendonça


O Crato nesta manhã - Chuva, locais alagados, semáforos desligados - Waldimar Brito


O nosso amigo Waldimar Brito Corretor descreve uma situação que tem se repetido aqui na cidade do Crato em dias de chuva: A falta de uma estrutura administrativa que possa contornar eventuais problemas que podem ocorrer. Assim ele descreve o dia de hoje ( 17/02/2014 )

"O Crato está uma verdadeira bagunça agora pela manhã, chovendo, locais alagados, semáforos desligados, o trânsito com grande engarrafamento, aí eu pergunto, cadê os guardas do Demutran?estão com medo de chuva ? É brincadeira !"

CÂMARA NÃO TEM SESSÃO - Presidente não convoca os suplentes

Mais um dia sem sessão da Câmara Municipal do Crato por falta de quórum, segundo informado em seu perfil no Facebook pelo advogado Davi Cariri. O presidente da câmara se recusa a chamar os suplentes, o que está acarretando este problema. Quem perde, mais uma vez é a cidade do Crato. A câmara é a casa do povo. Ela não deve e não pode parar! Há muito o que ser discutido. Essa tentativa de empurrar com a barriga até que se cumpram os 30 dias de suspensão dos vereadores acusados de corrupção pelo Ministério Público não vai funcionar. Quer apostar ?

BOM DIA!

Dihelson Mendonça




Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30