xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/02/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 fevereiro 2014

Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória é elevada à dignidade de Abadia


   Neste 10 de fevereiro, dia consagrado a Santa Escolástica – irmã gêmea de São Bento, e fundadora do primeiro mosteiro feminino do mundo ocidental – a Diocese de Crato recebeu com grande júbilo a comunicação, feita pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, órgão do Vaticano, elevando o Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória, localizado na cidade de Juazeiro do Norte, à dignidade de Abadia.
    O pedido de elevação do Mosteiro das Irmãs Beneditinas de Juazeiro do Norte à categoria da Abadia partiu das próprias monjas e contou com o decisivo apoio de Dom Fernando Panico, bispo diocesano de Crato. Este, enviou o pedido, através de carta, ao Papa Francisco, com data de 24 de junho de 2013. Hoje, 10 de fevereiro, o bispo diocesano tomou conhecimento do decreto assinado, em 11 de dezembro último, pelo Cardeal dom João Braz Aviz – Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada – elevando o mosteiro juazeirense à categoria de Abadia.

Qual a diferença entre um mosteiro e uma abadia?
Mosteiro é uma simples casa de monges/monjas, ou seja, uma residência de pessoas consagradas, que depende de outra casa superior da ordem a que pertencem os religiosos ali abrigados.
Já a Abadia – além implicar na existência de um grupo de monges ou monjas superior a 12/15 religiosos – é um mosteiro governado por um abade ou abadessa, os quais se constituem em líderes dessas comunidades e as dirigem com a dignidade de pai (ou madre) espiritual.


A história da Abadia de Nossa Senhora da Vitória

O Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória foi fundado em 21 de novembro de 1982, na cidade histórica de São Cristóvão, Estado de Sergipe, vinculado a Abadia de Nossa Senhora do Monte, de Olinda-Pernambuco.  Em 13 de maio de 2003, por decisão das monjas beneditinas (Ordem de São Bento), e atendendo ao pedido feito por Dom Fernando Panico, as religiosas transferiram a sede do mosteiro para Juazeiro do Norte.  Naquela cidade, com a ajuda de católicos da Holanda, França, Alemanha e da população caririense, de modo especial dos juazeirenses, foi construído novo e majestoso prédio para o mosteiro, hoje elevado à categoria de Abadia, a primeira do Estado do Ceará. (Ver fotos acima)
A solenidade litúrgica da elevação do mosteiro à abadia, a ser presidida por Dom Fernando Panico, ocorrerá dentro das comemorações do Centenário de criação da nossa Diocese, provavelmente no Jubileu das Pessoas Consagradas, que será promovido pela Diocese de Crato.

(Armando Lopes Rafael)
   

Time do Crato é rebaixado à segunda divisão. Perdeu para o Fortaleza no Mirandão.


NE - Torcedores culpam a falta de apoio


Na tarde deste domingo (9), no Estádio Mirandão, o Fortaleza venceu o Crato, por 2 a 1. Os gols do Leão foram marcados por Waldison e Marcelinho Paraíba, já o tento do Crato foi convertido por Serginho. Com o resultado satisfatório, o Tricolor do Pici se classificou para a 2ª fase do campeonato sendo líder invicto. Além de garantir vaga na Copa do Brasil 2015. 

Ao contrário do que se imaginava, quem começou pressionando foi o time do Crato, porém, todas as investidas do Azulão da Princesa não levaram verdadeiro perigo à meta tricolor. Aos 18 minutos, o Crato perdeu a grande oportunidade de abrir o placar. Na cobrança de falta pela direita de Serginho na segunda trave, Romário não acreditou e perdeu a chance de cabecear para o fundo das redes, sem nenhuma marcação. No lance seguinte, o Crato novamente chegou com perigo em um chute venenoso de Valclício na entrada da grande área, mas Ricardo fez boa defesa. O time mandante continuou pressionando e graças a Ricardo não abriu o placar, em cobrança de falta rápida na intermediária, Valclício apareceu como elemento surpresa sozinho e tentou chutar, mas o camisa 1 tricolor saiu providencialmente e salvou o Leão. 

Aos 27 minutos, o Fortaleza conseguiu chegar pela 1ª vez com perigo à meta de Waldo. No cruzamento de Amaral na 2ª trave, Fernandinho invadiu a área em velocidade e chutou, mas a bola foi para fora. No lance seguinte, aos 30 minutos, o Leão, com a sua superioridade técnica, abriu o placar. Walfrido enfiou para Waldison, que livre de marcação, driblou o goleiro e fez. Fortaleza 1 a 0. Após o gol, o Leão acordou na partida e passou a ter mais presença no campo de ataque, em compensação, o Crato perdeu sua força e começou a valorizar a marcação. Com isso as duas equipes não conseguiram mais chegar com perigo na etapa inicial. 

Segundo tempo


O Leão já começou pressionando, aos 30 segundos de jogo, Fernandinho fez bela jogada pela esquerda, cruzou rasteiro para a área e Waldison chutou para o gol, mas o árbitro marcou impedimento, e o que seria o 2º gol do Tricolor e do atacante, não valeu. O Fortaleza voltou muito melhor para a etapa final da partida, e não deixava o Crato atacar.  Nos primeiros 15 minutos de jogo, o Tricolor teve boas chances com Waldison, Marcelinho Paraíba e Robert, porém, a bola sempre parou na defesa ou nas mãos do goleiro. Já o Azulão só chegou com perigo à meta do Leão uma vez com um chute de longe em que a bola passou por cima do gol de Ricardo. 

Com a pressão e superioridade tricolor, Marcelinho Paraíba ampliou o placar, aos 20 minutos. Robert recebeu de Radar na intermediária, carregou até a entrada da grande área e tocou para MP10, que ajeitou e chutou para o fundo das redes. Fortaleza 2 a 0. O Tricolor continuou com força total, sem deixar espaços para o Crato atacar, e tentando ampliar o placar. Aos 39 minutos, Robert perdeu a chance de deixar sua marca. O atacante ganhou da marcação em velocidade, carregou a bola até a grande área e chutou, mas Waldo fez a defesa. O Azulão conseguiu diminuir aos 42 minutos. Em falta na entrada da grande área, Serginho cobrou no ângulo. Fortaleza 2 a 1.

Após o gol, o Fortaleza tentou ampliar com Robert e Romarinho, porém, sem êxito. Com a vitória o Leão está matematicamente classificado para a 2ª fase do Estadual, em 1º lugar da tabela e garantiu vaga na Copa do Brasil 2015. Agora o Tricolor pega o Ferroviário, na próxima quarta-feira, às 20h20 no Estádio Presidente Vargas. 

Fonte: Yahoo - Esporte Interativo


A Fábula do Prefeito Infeliz - Macedo & Alana



Uma velha lenda peruana nos fala de uma cidade onde todos eram felizes. Todos faziam o que desejavam, e se entendiam bem – menos o prefeito. Este vivia infeliz porque não conseguia governar nada. A prisão estava vazia, o tribunal nunca era usado, e o tabelião não dava nenhum lucro, porque a palavra valia mais que o papel.

“Falta autoridade aqui”, pensava o prefeito. E tentava, de todas as maneiras, fazer com que as pessoas obedecessem às leis absurdas criadas pelo governo central. Ninguém dava bola. Até que o prefeito teve uma ideia. Mandou vir operários de longe, que fecharam o centro da praça principal da cidadezinha com um tapume, e começaram a construir algo. Durante uma semana, ouviu-se martelos batendo, serras cortando madeira, vozes de comando dos capatazes. No final desta semana, o prefeito convidou a todos da cidade para a inauguração. Na cidade onde todos eram felizes – menos o prefeito, porque não tinha como usar sua autoridade – a multidão compareceu em massa para ver o que ia ser inaugurado na praça. Com toda solenidade, os tapumes foram retirados, e apareceu… uma forca. Novinha em folha, com a corda balançando ao vento, e as ferragens do alçapão bem lubrificadas. A partir daquele momento, todo mundo que passava pela praça via a forca. As pessoas foram ficando tristes, sem ter certeza de que estavam agindo certo. Começaram a se perguntar o que aquela forca estava fazendo ali – e, com medo, passaram a ir na justiça resolver qualquer coisa que antes era resolvida de comum acordo. Passaram a ir ao tabelião, registrar documentos que antes eram substituídos pela palavra. E passaram a escutar o prefeito em tudo, com medo de ferir a lei.

A lenda termina dizendo que a forca nunca foi usada. Mas bastou sua presença para mudar tudo.

La FONTAINE


O lobo e o cordeiro (La Fontaine) - Por: Emerson Monteiro

Naquela manhã, os dois vieram bebe nas águas limpas de riacho cristalino que descia as encostas verdes da mata. Acima, na correnteza, um lobo faminto. Mais embaixo, o cordeiro solitário. Diante daquele encontro inesperado, enxergando água e alimento na mesma ocasião, o lobo resolve estabelecer conversação no mínimo ameaçadora para um cordeiro desgarrado de seu rebanho:

- Sim, senhor, amigo cordeiro. Veja só, eu bebendo água baldeada porque, além de gastar desse riacho, vossa excelência ainda enfia as patas desajeitadas pelas bordas e enlameia de barro a água que sobrará aos outros animais.

Desconfiado e antevendo risco próximo, o que lhe deixou bastante apreensivo, contudo coberto de razão, o cordeiro trata de argumentar:

- Como assim, seu lobo? Pois é daí que o riacho corre, e não daqui, pode ver. O senhor está do lado de cima, companheiro. E nem molhar os pés na água que bebe eu molhei.

- Se não foi hoje, foi ontem. Na semana passada. Quero é ter justificativa dos meus atos e pronto – refutou o lobo indócil.

Claro que o lobo sabia das reais circunstâncias, porém precisava impor qualquer motivo de brutalidade na cata do apreciado almoço daquele dia. Nisso, apelou a outras invenções:

- Soube, no entanto, que, ano passado, o senhor, seu cordeiro, andou falando mal de mim pelas quebradas da floresta. Vários bichos trouxeram a desagradável notícia.

- Aconteceu não, seu lobo. Nascei foi este ano, sou novo de vida. Deve ter sido algum outro, não eu – nervoso o cordeiro respondeu.

- Ah, então foi isso... Acho que seu pai, um irmão seu, pessoa da família que enlameou minha história. Que quem disse só fala a verdade.

 De jeito arrogante, o lobo partiria em cima do cordeiro, e o resto da fábula todos conhecem, retratando o predomínio truculento do forte sobre o fraco, ação injusta dos tempos difíceis, quando inexistiam os direitos universais nas matas virgens, lá onde prevalecia a razão da força invés da força da razão.

(Foto: Jackson Bola Bantim).

Cariri cearense revela nova espécie de borboleta


Inseto estava nas matas do município de Brejo Santo (CE), por onde passam obras de transposição do Rio São Francisco

Foto: Carlos Eduardo Nobre/Divulgação

Uma nova espécie de borboleta foi descoberta por biólogos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE), que acompanham a obra de transposição do Rio São Francisco desde 2008, atendendo exigência do Ibama. Batizada com o nome Pheles caatingensis, em referência ao bioma onde foi encontrada, ela estava nas matas do município de Brejo Santo (CE), por onde os canais do projeto de integração também passam. Um artigo com a descrição do inseto já foi enviado para publicação na revista científica Zootaxa (Nova Zelândia) pelo biólogo Carlos Eduardo Nobre, responsável pelo achado.
"Essa espécie só ocorre em matas ciliares (margens de rios)", explica Carlos Eduardo. "A presença dela é um indicativo de que o meio ambiente está preservado." Além do município de Brejo Santo, a nova borboleta também foi identificada em Cabrobó, Sertão pernambucano. "Nessa região, a natureza está um pouco mais degradada e o grupo de indivíduos avistado foi menor", comenta o biólogo, acrescentando que o ambiente úmido e sombreado que a espécie precisa para viver é uma raridade na caatinga. Por esse motivo, encontrá-la em locais distintos foi motivo de alívio. "Significa que a borboleta está bem menos vulnerável."

(“Jornal do Commércio”, Recife, 10-02-2014)


Crato - Com a pesada chuva deste sábado, árvore cai e bloqueou a Av. Primetral



Realmente a chuva ocorrida na madrugada deste sábado, dia 9 de fevereiro foi muito grande. Arrancou árvores, entupiu boeiros, deixou ruas alagadas, apesar do volume dentro do canal do Rio Grangeiro ter sido relativamente pequeno em relação a outras chuvas que já existiram em outros anos. Aqui, uma foto exclusivas do nosso colaborador e apresentador do programa "O CRATO NA TV", o Prof. Macedo. A árvore da foto caiu nas proximidades da clínica Dr. Gesteira, na Av. Perimetral leste.

Texto: Dihelson Mendonça
Foto: Prof. Macedo




Crato amanhece novamente debaixo de chuva - Que bom!



Foto: Dihelson Mendonça
Proibida a Reprodução sem autorização expressa do autor

www.blogdocrato.com


Crato - Moradores do SÍTIO ROSTO sofrem com o mesmo problema há muitos anos !






ETERNO PROBLEMA PARA OS MORADORES DO SÍTIO ROSTO, PRÓXIMO A CASCATA NO BAIRRO LAMEIRO DE E ADJACÊNCIAS EM CRATO-CE. TODA VEZ QUE CHOVE FORTE, O RIACHO ENCHE E IMPEDE A PASSAGEM DOS MORADORES DA CITADA ÁREA

Informou: Pedro Ivan Correia Neto

www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a História do Crato para a posteridade



VÍDEO - Cabos telefônicos soltos no centro do Crato há 3 dias oferecem perigo à população. PLANTÃO CHAPADA DO ARARIPE.

Filmada ontem, sábado, dia 08 de Fevereiro de 2014
Veja o vídeo abaixo:
www.tvchapadadoararipe.com

Para poupar a presidente Dilma do desgaste da Copa do Mundo, Lula volta à cena política


(Jornal “Estado de S.Paulo”, 10-02-2014)

O fato de Luiz Inácio Lula da Silva voltar a usar sua tradicional barba é apenas um item do plano estratégico já traçado entre os petistas neste período de pré-campanha: o ex-presidente tomará a linha de frente dos embates públicos com os adversários até o fim da Copa do Mundo, em meados de julho. A ideia é criar a imagem de que sua sucessora e pré-candidata à reeleição, Dilma Rousseff, está concentrada na administração do País e na realização do evento esportivo.
No último sábado, em Ribeirão Preto, durante um evento do pré-candidato petista em São Paulo, Alexandre Padilha, Lula já foi para cima do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Além de críticas sobre a atuação do magistrado no julgamento do mensalão, os petistas veem Barbosa como possível adversário na sucessão de outubro. Por ser juiz, ele poderá se desincompatibilizar do cargo e se filiar a um partido até abril - o prazo de outros candidatos é outubro do ano anterior, pelo menos 12 meses antes do 1.º turno. "Se quer fazer política, entre para um partido. Mostre a cara", disse o ex-presidente Lula.
Nos primeiros meses, por questões de agenda, as ações vão se concentrar em São Paulo. Até maio, Lula deverá cumprir compromissos pessoais nos Estados Unidos, na América Latina e na África. A partir de então o ex-presidente vai se dedicar em tempo integral à pré-campanha. As prioridades serão os cinco maiores colégios eleitorais do País - São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia.

Notícias do sábado (Armando Lopes Rafael)

Vem aí o maior edifício de Crato

A iniciativa privada garante o progresso de Crato! A cidade vai ganhar o seu maior edifício: trata-se do Kariris Blue Tower. Terá 19 andares, ficará localizado na Rua André Cartaxo, quase esquina com a Rua Zacarias Gonçalves, próximo de pontos importantes da Cidade de Frei Carlos. O Edifício Kariris Blue Tower abrigará 205 salas, 9 lojas, salão de eventos na cobertura, dentre outras sofisticações como aquário ornamental no hall dos elevadores, tudo com a garantia de qualidade do Grupo David Negrão.

Prosseguem as comemorações do Ano do Centenário da Diocese de Crato

Em reunião realizada na última 5ª feira com sua equipe de sacerdotes, o bispo de Crato – Dom Fernando Panico – aprovou os próximos eventos que darão sequência às comemorações do Centenário de Criação da Diocese de Crato. A conferir.
- Jubileu dos Coroinhas e Vocacionados que será feito no dia 18 de maio, em Crato;
– Jubileu da Juventude, a ser realizado no dia 1º de junho na cidade de Santana do Cariri;
– Jubileu da Renovação Carismática Católica, acertado para o dia 08 de junho – Dia de Pentecostes – na cidade de Crato;
– Jubileu do Clero, ficou marcado para os dias 30 de junho a 04 de agosto no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, com encerramento na Catedral de Nossa Senhora da Penha;
– Jubileu da Família, a ser realizado em Crato, no dia 1º de agosto próximo;
– Jubileu dos Consagrados, dia 24 de agosto, na cidade de Crato;
–Jubileu dos Romeiros, na cidade de Juazeiro do Norte, no dia 14 de setembro;
– Jubileu das Comunidades Eclesiais de Base, a ser feito no Sítio Caldeirão do Beato José Lourenço dia 29 de setembro próximo.

Outros eventos do Centenário

As comemorações da Diocese de Crato dentro do Jubileu do Centenário de sua criação terão ainda várias solenidades, dentre as quais destacamos estas duas:
– realização de um Seminário Histórico-Pastoral, na última semana do mês de julho;
– Solene coroação da imagem histórica de Nossa Senhora da Penha, no dia 1ª de setembro, a ser feita pelo enviado do Papa Francisco – Cardeal João Braz Aviz, atual Prefeito da Congregação para a Vida Consagrada – que virá de Roma para esta solenidade. Após a solenidade, a imagem de Nossa Senhora da Penha ganhará um nicho especial que será construído na Catedral de Crato e poderá ser venerada todos os dias pela população católica da Diocese.
 Oportunamente voltaremos a divulgar novos eventos já programados e acertados.

Sociedade imbecilizada

A média brasileira de homicídios cresceu cerca de 40%. E aumenta a participação de menores em assassinatos.  Em Brasília, de cada 3 assassinatos, 1 é de autoria de menores de idade. Não dá mais para suportar a incompetência das autoridades brasileiras para enfrentar essa tragédia. Pior: o Governo do PT -- na contramão das demais nações do mundo --  continua sendo  contra a penalização de menores,  que sequer podem ser presos (a lei do Brasil diz que é para dizer “apreendido”). Tanto no Governo, como no Congresso, não se vê nenhuma iniciativa para enfrentar o mais grave problema brasileiro. Até quando a população vai esperar um estadista que controle essa violência que está destruindo a imagem da sociedade brasileira?


Deu zebra

O destaque da semana foi a médica cubana Ramona Matos Rodriguez que abandonou o programa “Mais Médicos”, (criação do governo de Dona Dilma) e desertou da ilha-prisão.  Ramona quer agora que o governo brasileiro lhe pague pelo menos 36.000 reais. O dinheiro, segundo ela, refere-se à diferença entre o salário que recebia e o ofertado aos demais participantes do programa “Mais Médicos”. Enquanto Ramona tem remuneração mensal de 400 dólares – menos de 1.000 reais - os demais participantes do programa federal que não são cubanos  recebem 10.000 reais mensais.  A vinda desses 13 mil médicos-escravos de Cuba ainda vai ser motivo de muito desgaste para o Brasil, nação que é (pelo menos até agora) uma democracia. Na prática, o dinheiro que é desviado para Cuba (tirado dos médicos cubanos que trabalham aqui) vem servindo apenas para sustentar a ditadura da família Castro, a mais antiga e sanguinária ditadura do continente americano... Só os fuzilados no “paredón”, por divergirem do regime comunista,  foram mais de 30 mil pessoas.

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30