xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/01/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 janeiro 2014

JUIZ TAMBÉM DETERMINA QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO DE OUTROS VEREADORES E DA EMPRESA CERÂMICA GOMES DE MATOS LTDA



O juiz José Flávio Bezerra Morais além de ordenar a quebra do sigilo bancário do prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, o fez também do secretário de Governo Rafael Aureliano Gonçalves Branco; e dos vereadores Luciano Saraiva Faustino; Dárcio Luiz de Souza; Henrique Antônio Brito Leite; e Nágila Maria Rolim Gonçalves, no período compreendido entre os meses de julho a dezembro de 2013. A medida também se estende à empresa Cerâmica Gomes de Matos Ltda - ME, em que o prefeito figura como sócio.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará


JUIZ DETERMINA QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO DO PREFEITO DO CRATO, RONALDO GOMES DE MATTOS E AFASTA 5 VEREADORES.



O juiz José Flávio Bezerra Morais determinou a quebra do sigilo bancário e o afastamento de cinco vereadores do Município do Crato, distante 505 Km da Capital. Além disso, ordenou a quebra do sigilo bancário do prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, do secretário de Governo Rafael Aureliano Gonçalves Branco, e de outros quatro parlamentares. Todos são acusados de improbidade administrativa.

O magistrado, que responde pela 1ª Vara Cível do Crato, proferiu a decisão nessa terça-feira (28/01), por meio de liminar. Segundo os autos, em outubro de 2013, o prefeito teria dado a cada um dos nove vereadores a quantia de R$ 50 mil para que eles desaprovassem as contas do ex-prefeito Samuel Araripe referente ao exercício de 2009. Além disso, os cinco vereadores teriam retirado os nomes de documento para instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretendia apurar a irregularidade.

Por conta disso, o Ministério Público Estadual (MP/CE) ajuizou ação contra os parlamentares e gestores. Alegou haver fundados indícios e provas da prática de improbidade administrativa. Requereu o afastamento e a quebra do sigilo bancário dos envolvidos, sob a justificativa de que eles poderiam obstar a apuração dos fatos, pressionando ou cooptando prova testemunhal.

Ao analisar o caso, o juiz determinou a quebra do sigilo bancário e o afastamento dos vereadores: José Pedro da Silva; Celso Oliveira Rodrigues; Antônio Marcos Januário de Sousa; Pedro Eugênio Maia Moreira; e Francisco Hebert Pereira Bezerra, pelo prazo de 30 dias, prorrogáveis conforme a conveniência do Juízo.

O magistrado afirmou ser “inegável que os referidos vereadores apresentaram atitude concreta impeditiva da apuração dos fatos, inclusive influenciando indiretamente na própria apuração processual, não obstante, repita-se, a independência de instâncias, denotando a real possibilidade de virem a obstar também a apuração dos fatos no âmbito do inquérito civil presidido pelo MP, e mesmo da eventual futura ação de improbidade a ser ajuizada”.

Também ordenou a quebra do sigilo bancário do prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos; do secretário de Governo Rafael Aureliano Gonçalves Branco; e dos vereadores Luciano Saraiva Faustino; Dárcio Luiz de Souza; Henrique Antônio Brito Leite; e Nágila Maria Rolim Gonçalves, no período compreendido entre os meses de julho a dezembro de 2013. A medida também se estende à empresa Cerâmica Gomes de Matos Ltda - ME, em que o prefeito figura como sócio.

O juiz destacou, no entanto, que não afastou os dois gestores e os quatros vereadores por não ser, “no meu entender, necessária à instrução processual no momento presente, em razão da prova levantada nos autos. Tal posicionamento não significa que ocorrendo a necessidade não seja revista a decisão adotada ante qualquer ameaça à instrução do processo. Assim, ressalto que esta decisão não impedirá que, acaso constatada a atuação perniciosa dos agentes públicos supra mencionados, no curso da instrução probatória, este Juízo decrete, por decisão fundamentada, o afastamento do exercício do cargo, na forma do artigo 20, parágrafo único da Lei nº 8.429/92”.

Os acusados têm o prazo de cinco dias para apresentarem contestação, sob pena de confissão e revelia.

Fonte: TJCE
Via www.blogdocrato.com 


Justiça afasta cinco vereadores da Câmara do Crato



Acima: Pedro Alagoano

O juiz da 2ª Vara Civil do Crato, Flávio Bezerra de Morais, afastou nessa terça-feira (28), cinco dos nove vereadores do município denunciados pelo, também vereador, Helder França (Guer). A denúncia, feita ao Ministério Público do Estado (MP-CE), aponta os parlamentares como participantes de um esquema de cobrança de propina para aprovação de doações de terrenos. O pedido foi feito pelo promotor do MP, Lucas Azevedo.

O depoimento bombástico foi divulgado pelo jornalista Donizete Arruda na Coluna Rebate do Jornal do Cariri desta semana. Segundo Donizete, Guer teria denunciado o grupo, denominado G10, ao qual fazia parte, por extorsão ao ex-prefeito Samuel Araripe para aprovação de suas contas de governo.

Segundo o juiz, que reponde, também, pela 1º Vara Civil, a notícia teria motivado a agilidade da decisão. O outro motivo para o afastamento foi o fato dos vereadores terem retirado os nomes do pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pedia apuração para as denúncias de compra de votos na votação das contas do ex-prefeito.

Os vereadores Pedro Alagoano, Nando Bezerra, Galego da Batateira, Marquim do Povão e Celso dos Frangos, já receberam a notificação e têm 5 dias para formular defesa. Os parlamentares devem ficar afastados das funções parlamentares por 30 dias. 

29 de Janeiro de 2014 às 02:05
Madson Vagner via BLOG DO CRATO 
Na foto, o vereador Pedro Alagoano, um dos afastados.


Acima: Celso dos Frangos


Acima: Marquim do Povão


Acima: Galego da Batateira


Acima: nando Bezerra

FOTOS: Dihelson Mendonça ( Menos a do Nando Bezerra ) 
www.blogdocrato.com


O CRATO NA TV - Segundo ensaio - 29-01-2014 - O fim-de-tarde na Praça Siqueira Campos




O CRATO NA TV - Segundo ensaio - 29-01-2014 - Encontro de amigos na Praça Siqueira Campos, o centro político da cidade, local de muita alegria, fofocas e as novidades do Crato - Neste programa, o professor Marcos Carvalho, Tio Bibi, Macedo e outros procuram mostrar como é o fim de tarde no centro da cidade. Este é mais um ensaio da série de programas sobre o Crato. Ainda estamos fazendo vários experimentos de formato, com câmeras diferentes e vendo a melhor forma possível de realizá-lo. 

www.blogdocrato.com
www.tvchapadadoararipe.com



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30