xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/01/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 janeiro 2014

10 estados brasileiros participam do 18º Nordestão de Liturgia na Diocese do Crato


 Teve início dia 14 de janeiro e vai até o dia 25 de janeiro, 18ª  edição do Nordestão de Liturgia: Curso de atualização Litúrgica para o Nordeste do Brasil, cujo objetivo é aprimorar a formação litúrgica  para sacerdotes, diáconos, religiosos e agentes de  pastoral litúrgica, inculturando a liturgia no  “chão nordestino”.
O evento está sendo realizado no Centro de Expansão D. Vicente Matos (foto acima), na cidade do Crato-CE, e conta com 180 participantes dos seguintes Estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo, sendo 15 padres, 05 diáconos, 06 seminaristas, 22 religiosas, 02 consagrados de Novas Comunidades e agentes de pastoral litúrgicas. Também contamos com uma presença ecumênica, na pessoa do reverendo João Bosco da Igreja Anglicana.
O referido curso funciona em duas modalidades: Curso de Extensão e Especialização em Liturgia, e tem o apoio da Comissão Litúrgica da CNBB.  Está dividido em três etapas: uma introdutória, outra onde se estudam os sete sacramentos e na última se reflete sobre os sacramentais e outras dimensões da pastoral litúrgica. 

A coordenação do curso é composta pelo Bispo diocesano D. Fernando Panico (membro da comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB), Pe. Marcelino Sivinski, Pe. Joaquim Ivo e Pe. Jonilson Torres.
A tarde de abertura foi marcada por um clima de alegre acolhimento aos participantes. Estavam presentes dois bispos da Comissão Nacional de Liturgia: D. Fernando Panico (bispo da diocese do Crato-CE) e D. Edmar Peron (bispo Auxiliar da Arquidiocese de S. Paulo) além da presença do Assessor de Liturgia do RE NE I, Pe. Ivan de Souza.

D. Fernando proferiu a conferencia inaugural sobre os 50 anos da Constituição Sacrossanctum Concílium, esclarecendo em que consiste uma participação plena, consciente, ativa e frutuosa. Ressaltou a necessidade de, no terceiro milênio, cultivar uma liturgia mais mistagógica, onde o encontro com o Senhor deve ser uma experiência concreta nas diversas realidades culturais. Por fim, insistiu que é preciso conservar a tradição com “T maiúsculo”, aquela que recebemos do Senhor e dos Apóstolos, e atualizar o que a liturgia recebeu em determinadas épocas culturais que não se adequam ao nosso tempo.
O primeiro dia culminou com a Celebração da Santa Eucaristia de Acolhida, presidida por D. Edmar Peron, concelebrada por padres, diáconos e todos os cursistas.
               
(Fonte: Equipe de Comunicação do evento )

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30