xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/01/2014 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 janeiro 2014

Ex-prefeito de Aurora, Carlos Macedo, tem direitos políticos suspensos e deve pagar multa


(Redação O POVO Online, com informações do Tribunal de Justiça do Ceará)

A Justiça suspendeu por três anos os direitos políticos do ex-prefeito de Aurora (a  461 km de Fortaleza), Francisco Carlos Macedo Tavares. O ex-gestor também foi condenado a pagar multa de 12 vezes o valor da remuneração recebida em 2008, quando ainda era prefeito. De acordo com o processo, quando foi prefeito de Aurora, em 2008, Carlos Macedo não encaminhou as contas do município à Câmara dos Vereadores no prazo estipulado pela Constituição Estadual (até o dia 30 do mês subsequente). Ele também teria sonegado informações sobre convênios celebrados.
Por esse motivo, em 20 de abril de 2009, o Município ingressou na Justiça contra o ex-prefeito, requerendo a condenação por ato de improbidade administrativa. O Município alegou que o atraso na entrega das contas comprometeu a fiscalização por parte do Legislativo municipal, além de ferir o princípio da publicidade. Na contestação, Francisco Macedo sustentou que cabia ao Ministério Público e não ao Município ingressar com a ação. Também alegou ausência de provas que caracterizassem ato de improbidade. Afirmou que os convênios realizados pelo município foram entregues para o comitê de transição da nova administração no final de 2008.
No último dia 19 de dezembro, no entanto, o juiz suspendeu os direitos políticos do ex-prefeito e condenou a pagar multa. Também proibiu o ex-gestor de contratar com o poder público e de receber benefícios, incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de cinco anos. Ainda cabe recurso da decisão.
   

Philipp von Leutzelburg - Por: Emerson Monteiro

Saberia da presença desse botânico alemão em solo caririense, pelos idos da década de 30 do século anterior, através do cientista Melquíades Pinto Paiva, autor, dentre tantos outros, do livro Os naturalistas e o Ceará, onde vim acrescentar conhecimentos a propósito do mesmo tema.

Von Leutzelburg viera a primeira vez ao Brasil em janeiro de 1910, no sentido de estudar a flora nacional, quando, no Rio de Janeiro, providenciou coleta de material botânico mandado a Munique, na Alemanha. À época, trabalhou no Museu Nacional durante alguns meses e, logo adiante, ensinou Botânica e Fisiologia na Escola Agrícola de São Bento das Lages, na Bahia.

Em 1911, através da influência do engenheiro Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa, que conhecera em viagem marítima, seria nomeado botânico da Inspectoria de Obras Contra as Seccas; e daí seguiu viajando pelo território brasileiro até o ano de 1921.

Retornou ao seu país por pouco tempo, regressando ao Brasil. Em 1917, pertencia aos quadros do Serviço de Inspeção de Fronteiras, órgão dirigido pelo general Cândido Mariano da Silva Rondon, percorrendo diversos estados da federação.

Nos anos de 1933 – 1937, já de volta à sua repartição de origem, ficou a maior parte do tempo no Crato (Ceará) e em São Gonçalo (Paraíba), desenvolvendo importantes pesquisas na serra do Araripe e arredores, bem como no Instituto José Augusto Trindade, escreve Melquíades Pinto Paiva no livro citado acima.

Em 16 de setembro de 1936, Leutzelburg contrairia núpcias com Marianne Naessl, na cidade do Rio de Janeiro. Em 1938, voltaria à Alemanha, segundo afirmara, vistas necessidades na saúde da esposa. Iria trabalhar em instituição (Ahnenerbe) que lhe daria meios de escrever uma história das pesquisas que desenvolvera no Brasil, enquanto redigiria propaganda nazista em português, para programas de rádio destinados aos ouvintes brasileiros.

Depois de terminada a Segunda Grande Guerra, foi morar na Alta Baviera, amargurado face à derrota alemã e à perda dos originais da obra em que investira toda a vida, os estudos que viera realizar em terras brasileiras. Philipp Von Leutzelburg morreria no ostracismo em 01 de julho de 1948, seis anos antes da companheira, que faleceria em 28 de setembro de 1954.

(Foto: Jackson Bola Bantim).

Atenção proprietários de Paredões e demais sons abusivos, PREPAREM O BOLSO !


A população do Crato vem pedido ação disciplinar em especial, contra os proprietários de paredões ou carros de som, que desfilam pelas ruas do Crato, ou estacionados em bares ou residências, mostrando seu potencial sonoro num total desrespeito às leis, e aos ouvidos alheios, além dos seus repertórios de mau gosto que as pessoas tem que ouvir "na marra".  

A nossa reportagem foi ouvir o Secretária do Meio do Município, Steferson Ramalho, sobre as ações em curso contra os abusos da poluição sonora na cidade do Crato, dos paredões, casas de shows, bares, motos com escapamentos abertos e outros, que vem tirando o sossego da população de maneira abusiva e em desrespeito as Leis. Disse o Secretário: "Estes abusos tem se tornado uma perturbação para a sociedade, que tem seus direitos ao sossego, direito a paz, e a Sec. do Meio Ambiente está em ação na fiscalização, autuando e notificando as pessoas que vem praticando essas arbitrariedades".

O secretário Steferson, acrescentou que está elaborando um mapa, onde vai detectar locais de maior incidência desses abusos, já em destaque os índices apontam o bairro do lameiro, especialmente nos finais de semana. Confirma também as parcerias com as policias; CPMA- Ronda do Quarteirão e o apoio do Demutram, onde as blitzs vem acontecendo com frequência pela cidade, alem de um trabalho de conscientização em bares contra os carros de som estacionados. EM SUMA: Chegou a nossa vez, parabéns pelas ações e caneta neles!

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato
Foto ilustrativa



Secretário Rafael Branco responde pelo prefeito Ronaldo, porque não houve o prometido Réveillon do Crato


Diante de tantas indagações por parte da população cratense que ouviu pelo rádio a promessa do prefeito Ronaldo de que faria no Crato um réveillon popular com verba doada pelo governador Cid Gomes, quando da sua última estada no município do Crato, no dia 17 de dezembro de 2013, para a  inauguração  da  escola profissionalizante, fomos  em busca da resposta nesta segunda feira 12/jan, tendo o Sec. de governo Rafael Branco como porta-voz e maiores detalhes, explicou à nossa reportagem os motivos da não realização do réveillon.  Disse o Secretário: "Conseguimos o recurso para o reveillon, fizemos o projeto à casa civil, e a casa civil ao comunicar o escritório que trabalha para o município do Crato a “EXPOAN” dizendo ter um recurso no valor de 30 mil reais, a EXPOAN cadastrou esse recurso como para o Natal do Belo Amor, assim o convênio foi publicado com este estado, aí ficamos impossibilitados de usar essa verba para o réveillon do Crato.

Perguntado se a verba poderia ser usada no "Natal do Belo Amor" mesmo depois do projeto de iluminação já ter sido executado pelas ruas e praças da cidade,  o Sec. Rafael Branco disse que sim, pois o convênio foi assinado e publicado no Diário Oficial, no dia 20 de  dezembro de 2013, bem no inicio das festividades.

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato


Ex-monitores da Zona Azul do Crato estão sendo ouvidos no Ministério Público


Na tarde desta segunda feira (12), vinte e cinco ex-monitores da zona azul do Crato, estavam sendo ouvidos pelos promotores de justiça;  Dr. Lucas Azevedo e Dr. Raimundo Parente, onde os ex-servidores que tinham contratos temporários na prefeitura e perderam seus empregos, buscam agora na justiça, seus direitos constitucionais empregatícios, entre os mais graves, a falta de recolhimento ao INSS, que foi descontado em folha de pagamento, que não constam em alguns extratos levados ao Ministério Publico.  

A nossa reportagem ouviu alguns ex- servidores, que não quiseram  se identificar, com medo de represálias, onde reclamam das condições  precárias do trabalho que viveram, sem ponto de apoio, se humilhando nas lojas para uso do banheiro, no sol quente, horas extras eram pagas em folga, até pessoas  sem  cadastro do INSS.

Procuramos a procuradoria do município, para explicar fatos tão graves como o não recolhimento dos encargos ao INSS segundo as denúncias, e tamanha foi à surpresa do procurador Dr. George Borges, que de imediato acionou o departamento responsável, sendo informado e confirmado, que nada consta dessa irregularidade junto ao INSS, por parte da prefeitura do Crato, que todos os recolhimentos foram feitos  através da “GFIP- Guia Fiscal de Impostos  Previdenciário”. Esses recolhimentos dos servidores de contratos temporários, foram feitos até novembro de 2013, restando apenas o mês de dezembro, que tem prazo para ser depositado até o dia 20 de janeiro de 2014, e ficará no aguardo de qualquer solicitação de esclarecimento da justiça.

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato


Dom Fernando envia carta de agradecimento ao Papa Francisco

Crato (CE), 13 de janeiro de 2014.

Ao Santo Padre
Papa Francisco

Santo Padre:

   Com filial e fraterno afeto venho apresentar-vos meu mais profundo agradecimento pela mensagem enviada por Vossa Santidade, que foi lida na abertura do 13º Encontro Nacional Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base–CEBs, realizado nesta Diocese de Crato entre os dias 07 e 11 de janeiro de 2014.
     Vossa mensagem calou fundo e trouxe alegria aos 5.046 participantes do evento, constituídos de 4.036 delegados oriundos dos 27 estados da federação brasileira e das 18 regionais da CNBB. Estiveram presentes:  72 bispos, 232 padres, 146 religiosos, além de representantes de 75 lideranças indígenas brasileiras; de 20 de outras Igrejas cristãs, 35 de outras religiões, 36 participantes vindos da América Latina, África, Ásia e Europa. Foi a primeira vez que um Papa enviou uma mensagem a um Encontro Nacional das Comunidades Eclesiais de Base e este fato mereceu destaque da imprensa brasileira e estrangeira. Deus seja louvado por tudo isso!
     Obrigado por toda vossa  atenção, Santo Padre. A Igreja Particular de Crato continua acompanhando com muito amor e oração o Vosso Ministério Petrino e pede ao Bom Pastor que vos conceda saúde, paz e felicidades no vosso serviço à Igreja e a toda a humanidade. Deus vos guarde.
              Como Vossa Santidade sempre nos ensina, também eu peço a vossa bênção e vossa oração.
Com profunda estima e comunhão fraterna,
Dom Fernando Panico, MSC
Bispo Diocesano de Crato

Depois do 13º Interecleisial, Diocese de Crato sedia Encontro Latino-americano e Caribenho das Comunidades

(Fonte: Site da CNBB)

Após a realização do 13º Intereclesial, articuladores das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) continuam na cidade de Juazeiro do Norte, diocese de Crato (CE), para participar do Encontro de Articulação Latino-americana e Caribenha das Comunidades (foto ao lado).
O evento, que está inserido nas comemorações do Centenário de Criação da Diocese de Crato, teve início ontem, 13, e prosseguirá até sexta-feira, 17. Estão presentes representantes do Brasil, Honduras, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Peru, Paraguai, Colômbia, Haiti, República Dominicana, Argentina e Nicarágua, bem como das Filipinas e Áustria. Segundo a religiosa mexicana, irmã Socorro Martinez, membro da equipe de Articulação Continental, o objetivo da reunião é “fazer uma leitura da realidade social e eclesial para vislumbrar as temáticas, problemáticas e estratégias na caminhada das CEBs”.
Ao visitar o grupo, o bispo da diocese de Crato, dom Fernando Panico, ressaltou que a realização do Intereclesial está se expandindo para toda a América Latina. “Nos enche de alegria e esperança. Que este trabalho dê seus frutos hoje, amanhã e depois”, disse.

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30