xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/12/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 dezembro 2013

Dia 20 de Dezembro - Aniversário do grande HUBERTO CABRAL - A Enciclopédia Viva do Crato



Tenho o prazer de comunicar a todos os Cratenses que hoje, dia 20 de Dezembro, é o aniversário de nascimento de Huberto Cabral, o grande memorialista do Crato. A verdadeira enciclopédia viva que registrou a maioria dos acontecimentos da nossa cidade nos últimos 70 anos. Vida longa e próspera, amigo Cabral !  Parabéns por sua linda jornada de integridade, de conhecimentos, e de amor ao Crato. Acho que a cidade lhe deve muito mais do que tens recebido. Merece muito mais homenagens por parte de toda a população e por parte da Administração do Crato, que já deveria ter instituído o SELO HUBERTO CABRAL, ou a MEDALHA HUBERTO CABRAL, ou coisa parecida, além de num dia como hoje, deveria ser acordado pela Banda de Música Municipal e por fogos de artifício na Praça da Sé, afinal, gratidão e levar a Banda Municipal a tocar custa tão pouco ao município por quem tanto faz pelo Crato... Mas nós que lhe conhecemos de verdade, o temos no coração.

Tenho o prazer de dizer que és meu amigo, pois me trata como um igual, sem desprezo, sem doutrinar, sem criticar e sem ensinar. O seu ensino da profissão é o seu exemplo de vida, que segue, quem o quiser. O seu amor pelo Crato está acima de tudo, e um dia, esta cidade há de lhe dar o devido valor que merece, quando tivermos no poder pessoas mais inteligentes e conhecedoras do que as que já tivemos nos últimos 30 anos no Crato.

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


Crato amanhece debaixo de Chuva novamente - PREVISÃO DO TEMPO PARA HOJE, 20 de Dezembro de 2013


Bom dia, Crato!


A cidade de Crato amanheceu mais uma vez debaixo de uma chuva persistente, a exemplo do que tem acontecido há alguns dias. Isto pode ser considerado uma excelente notícia, pois prenuncia uma quadra invernosa boa, segundo os mais experientes. A chuva geralmente tem começado à noite, e tem varado as madrugadas, vindo a parar somente em torno das 09:00 do dia seguinte, passando o resto dia nublado. As temperaturas do período, antes altas, caíram drasticamente, tendo sido registrado hoje na Vilalta, 23 graus às 04:00, e 12 graus no alto da Chapada do Araripe. A Previsão do Tempo é de mais chuvas nos dias seguintes, e para esta sexta-feira é de Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Outros dados interessantes:

Sexta-Feira, 20/12 Nascer do sol: 05h19 Pôr do sol:17h52
Temperaturas: Max 32º Min 21º
Umidade Relativa do Ar - 93%48%
Ventos a ENE a  11km/h
Índice UV: Alto 

BLOG DO CRATO
Fontes adicionais: INPE e GOES13
www.blogdocrato.com 

FOTOS DOS INTERNAUTAS

Algumas pessoas postaram fotos das chuvas recentes na cidade do Crato em seus perfis nas redes sociais.


Acima: Chapada do Araripe em dia de chuva - Foto de Wilson Bernardo


Acima: Foto de Luis Carlos Saraiva


Serrano Atlético Cearense após a noite de chuva de ontem - Foto: Wilson Bernardo


Acima: As pessoas nem ligam mais. Melhor se molhar e tomar banho de chuva


Chuva no Grangeiro - Foto de Heládio Teles Duarte

Bom dia!

Dihelson Mendonça

Rio de Contas - Por: Emerson Monteiro

Idos de 1977, primeiros meses, inverno baiano no Sertão. Depois de assistir o I Festival de Mar Grande, na Ilha de Itaparica, seguimos pela BR101 com destino a Vitória da Conquista e logo antes de entramos no perímetro urbano dobramos à direita, numa estrada de terra, na direção de Brumado, Chapada da Diamantina, na Bahia. Iríamos fazer meu primeiro curta-metragem, São Gonçalo da Canabrava, custeado por Boanarges Castro, colega de banco e músico, a propósito de festa anual que acontecia em povoado próximo à Serra da Mangabeira, no oeste do Estado. Ele e alguns amigos daquela região mantinham a tradição de todo ano comparecer à festa, alguns deles músicos, e que tocavam na procissão do Santo. Eu segui nessa jornada no sentido de registrar o evento daquele ano.

A família de Boanerges residia em Livramento de Nossa Senhora, cidade perto de São Gonçalo, lugar também de serra, ameno e tradicional, que existia em volta da igreja e da praça principal. Ali permanecemos três ou quatro dias, incluída a data das filmagens. Usava o super-8, bitola adotada pelos novos cineastas, na ocasião.

Enquanto isso, subiríamos ainda mais a Chapada, indo conhecer Rio de Contas, uma povoação típica do Ciclo do Ouro no Brasil, cidadezinha de casas interligadas, no estilo colonial. Invés da estrada principal, seguimos através do leito de um riacho de águas cristalinas, que corria nas encostas desde a povoação. Quão belas paisagens apreciamos na caminhada, algo em torno de oito a dez quilômetros.

Lá em cima, desfrutamos do bucolismo do lugar parecido haver parado no tempo. Visão de sonhos, dos poucos momentos passados algo permaneceu semelhante às melhores lembranças desta vida.

Desceríamos pela estrada principal, onde transitavam animais e raros automóveis, porém facilmente percorrida a pé, livre dos obstáculos da subida, porém longe da pureza da estrada d´água que usáramos na ida.

Dia seguinte e utilizamos por transporte um carro de boi que nos levou a São Gonçalo da Canabrava, data desse padroeiro, quando concretizamos nosso projeto de alguns minutos de gravações, do qual nem cópia hoje tenho. Há muito não recebo notícias desse meu amigo, que ficou com a película original.


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30