xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/12/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 dezembro 2013

Você precisa da melhor VITRINE - Anuncie no Blog do Crato - Porque O CRATO LÊ O BLOG DO CRATO TODOS OS DIAS



O SESC deseja Boas Festas




Governador Cid Gomes prometeu salvar engenho do Parque Estadual do Fundão em Crato



O Governador Cid. Gomes, na sua vinda ao Crato para inaugurar  a Escola Profissionalizante que recebeu o nome da ex-reitora da URCA, Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau ( In memory) prometeu salvar o velho engenho de pau do sítio fundão, hoje “Parque Estadual”, que desde 2009 estamos pedindo socorro para aquela história secular. 

Não só o governador prometeu, como passou a responsabilidade para o seu chefe de gabinete Danilo Serpa, para ver  junta a SECULT- Secretaria de Cultura do Estado, onde está  o “entrave” na solução da restauração do engenho. Na oportunidade foi feita uma corrente de pedidos para as autoridades que acompanhavam o Governador Cid Gomes, entre eles, o deputado Ely Aguiar que mostrou firmeza em se empenhar junto ao governador e ao secretário da SECULT, assim como se prontificou  também  o  atual Secretário das  Cidades, Carlos Ferrentini, o deputado Camilo Santana, extensivo ao deputado Sineval Roque, através do seu assessor Sangiorgy,  apoio ainda não confirmado.  

Enfim, uma corrente para salvar a história do tempo do Brasil colônia, que nós cratenses temos orgulho de ter, essa única relíquia no nosso município.

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato


Dep. Ely Aguiar entra na luta para salvar o velho engenho de pau - Por: Ed Alencar




O deputado Ely Aguiar, quando na sua estada no Crato terça feira (17), acompanhando o governador Cid Gomes  e sua comitiva para a inauguração da Escola Profissionalizante Violeta Arraes, em entrevista para o Blog do Crato, declarou  seu compromisso até mesmo como um dever de filho do Crato, de lutar junto ao governador, como também junto ao secretario da SECULT – Secretaria de Cultura do Estado,  para solucionar os entraves que há anos vem se arrastando para salvar o velho engenho de pau, uma história secular  que  a nossa cidade tem,  uma relíquia que não pode morrer, como história viva de um antigo Brasil  colonial.


Ely relembra seus tempos de menino, dos banhos que ia tomar no sítio fundão, do ecologista Jefferson da Franca Alencar, conhecido como: “Seu Jefresso”, e ressalta a grande importância daquela área que é um pulmão verde, além desse valor histórico que precisa ser preservado, concluiu  Ely. 

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato


O Deputado Sineval Roque é o nosso entrevistado desta semana no programa FATOS em FOCO


DESTAQUE DA SEMANA - O Deputado responde aos grandes questionamentos sobre o Governo do Estado e as parcerias com as cidades caririenses

Ao longo da semana iremos apresentar uma série de tópicos relacionados ao crato e à região do Cariri, feitos numa grande entrevista com o Deputado Sineval Roque nesta semana. Confira já a primeira parte, lançada hoje por ocasião da inauguração da Escola Profissionalizante:



www.blogdocrato.com
Colaboração de Fábio Lemos - Radialista e Repórter


O Crato na Mídia NACIONAL - Escândalo do Mensalinho dos vereadores foi parar no site da GLOBO


Saiu no G1 - O site da GLOBO

Nem só do escândalo do Bispo vive o Crato!  - Aqui está o link completo: 

http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/12/tj-ce-autoriza-investigar-prefeito-do-crato-acusado-de-manter-mensalinho.html


Fonte: G1 - GLOBO

Em Evidência - Mazinho recebe comenda Desembargador Hermes Parahyba pelos servilos prestados


O Pai do Dr. Cícero França recebeu a comenda Desembargador Hermes Parahyba pelos serviços prestados. Nas suas palavras: "Quero agradecer a todos em especial à diretoria do fórum Hermes Parahyba nas pessoas do Dr. Romulo e Dr. Angelo que proporcionaram a nossa família um momento único , ver nosso pai mazinho feliz quando recebeu a comenda Desembargador Hermes Parahyba pelos serviços prestados. Hoje papai com 83 anos teve mais uma alegria na sua vida."

Dihelson Mendonça


Governador Cid Gomes libera construção de Campo de Futebol para a cidade do Crato a pedido do Deputado Sineval Roque





Na noite do último dia de 17, o governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, foi levado pelo deputado estadual Sineval Roque para conhecer o famoso “Campo do Sport”, localizado no bairro Seminário, na cidade do Crato.

A intenção do deputado Roque é construir um campo society para práticas esportivas, ou seja, o melhoramento do campo, já que hoje em dia, o campo é de terra, não possui arquibancada, não possui demarcações e nem grades de proteção. O governador Cid se comprometeu em desapropriar o campo, e já possui o projeto, com valores e também, autorizou a liberação de aditivos para a construção do campo.

“Eu já havia solicitado ao nosso governador a alguns meses a construção desse campo, e ele prontamente autorizou ao DAE a fazer o projeto, e assim foi. Corri atrás do projeto, dos valores, e todos foram passados ao governador. Aproveitei as inaugurações na região, e após a inauguração da 100ª Escola Estadual de Educação Profissional, que é o no Crato, chamei o governador para visitar-nos o campo, e foi in loco que ele autorizou a obra e a liberação de aditivos para que ela seja realizada. Quero aproveitar e agradecer ao governador Cid e ao Superintendente do DAE, Dr. Quintino Vieira.” Enfatizou Roque.

Imagem: Ilustrativa 

Gabinete deputado estadual Sineval Roque (PROS-CE)


Rodas de Mestres são destaque nesta quinta-feira, no VIII Encontro Mestres do Mundo


O VIII Encontro Mestres do Mundo, promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Cultura do Município do Crato, continua nesta quinta-feira, 19/12, com destaque para o início da programação das Rodas dos Mestres. A partir das 9h da manhã, no Centro de Expansão do Crato, os mestres da cultura tradicional popular se reúnem em rodas, de acordo com diferentes modalidades: corpo, mãos, sons, oralidade, sagrado e sabores.

Com o tema “Chão Sagrado do Belo Amor”, o VIII Encontro Mestres do Mundo  reúne os Tesouros Vivos da Cultura, reconhecidos pelo Governo do Estado do Ceará, além de  convidados da região do Cariri e de outros estados. Nesta quinta-feira, a programação continua às 14h, também no Centro de Expansão, com o segundo dia do seminário - a interface de debates do evento. O tema nesta quinta-feira é "As tradições como fonte geradora de renda". Os debatedores são os mestres Simone Castro, mestre Dina, vaqueira de Canindé, e mestre Sebastião Chicute, da cidade de Capistrano. A mediação é de Cláudia Rejane.

Já a programação no Largo da RFFSA, no Centro do Crato, tem início às 18h, com o lançamento dos cordéis "Espedito Seleiro - Tesouro da Cultura do Ceará", de Otávio Menezes, especialista em patrimônio cultural material e imaterial, e "Em Defesa do Forró", do jornalista Paulo Ernesto.

Às 19h30, também no Largo da RFFS, se apresentam o Reisado de Caretas, de Potengi; o Grupo de Cultura Popular do Ceará; o Coco de Trairi, de Mestre Moisés, e, como convidado, Nelson da Rabeca, de Alagoas. Já no palco montado na Praça da Sé, também a partir das 18h, se apresentam  Bacamarteiros da Paz  (Juazeiro do Norte/ Barbalha), Maneiro Pau do Mestre Bigode  (Juazeiro do Norte), Maneiro Pau do Mestre Cirilo (Juazeiro do Norte), Reisado do Mestre Antônio Carreiro (Juazeiro do Norte), Reisado do Mestre Tico Barbosa (Juazeiro do Norte) e a Banda Cabaçal Padre Cícero, também de Juazeiro.

Encontro no Chão Sagrado

“Chão Sagrado do Belo Amor”, tema do VIII Encontro Mestres do Mundo, é uma referência ao território como conceito integrador de lugares e afetos. Uma citação bem pertinente ao Crato e ao Cariri como um todo, espaço de revoluções e lendas, berço de grandes nomes da história brasileira e de grandes ideias. Tudo tendo como pano de fundo a Floresta Nacional do Araripe e a história de Nossa Senhora do Belo Amor.

“No Crato, o ancestral e o contemporâneo se entrelaçam, o que torna o ambiente propício para o entendimento da importância do conhecimento tradicional como estrutura fundante de uma nova sociabilidade”, destaca o coordenador do VIII Encontro Mestres do Mundo, o ator, produtor e pesquisador Fernando Piancó, integrante da equipe da Secult.

“São três dias de intensa troca de saberes e fazeres e de diferentes visões e representações do mundo. A identidade e a diversidade cultural serão celebradas e exaltadas. Um território de encontros e acolhimento. O Chão Sagrado do Belo Amor!”, ressalta Glícia Gadelha, coordenadora de Ação Cultural da Secult e também integrante da equipe organizadora.

Já a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, destaca a satisfação do Cariri em tornar a sediar o Encontro Mestres do Mundo. “Pela segunda vez o Encontro Mestres do Mundo acontece no Cariri, o que é importante, pela dimensão desse encontro, que já é esperado todos os anos pelos mestres. O Crato abraça o encontro com muita alegria. A região do Cariri tem o maior número de manifestações da tradição popular, tem a vocação para as tradições orais, tem as bandas cabaçais, os reisados, lapinhas, coco, maneiro-pau, entre várias manifestações”, enumera.

“É um privilégio, pra gente, trabalhar com os grupos de tradição, pra que a gente possa cada vez mais instituir ações de política cultural para esse fortalecimento. Como a Lei Municipal dos Mestres da Cultura, que estamos trabalhando para tornar realidade, e como as escolas livres de repasse da tradição popular, que vamos implantar, os Terreiros Vivos dos Mestres”, acrescenta Dane de Jade, citando que o primeiro deles será o Centro de Formação e Apoio do Reisado e da Tradição Popular, com destaque para Mestre Aldenir.

Novos mestres

Selecionados em 2013, foram diplomados na solenidade de abertura do VIII Encontro Mestres do Mundo os novos Mestres da Cultura, reconhecidos pelo Governo do Estado. São eles: José de Abreu Brasil (Palhaço Pimenta), mestre da arte circense, morador de Fortaleza; Josefa Pereira de Araújo, rendeira, moradora de Potengi. Também foram diplomados em reconhecimento o reisado Nossa Senhora de Fátima (responsável: Maria de Fátima Monteiro Cosmo), de Juazeiro do Norte, e a Comunidade da Prainha do Canto Verde (representante: José Alberto de Lima Ribeiro), de Beberibe-CE. O reisado Boi Coração (responsável: Luciano Correia dos Santos), da cidade de Ocara, também foi selecionado e receberá a homenagem ao longo do Encontro Mestres do Mundo.

Esses novos mestres e grupos reconhecidos se unem ao conjunto dos 58 Mestres da Cultura/Tesouros Vivos contemplados pelo Governo do Estado. Todos foram convidados a participar do VIII Encontro Mestres do Mundo, reeditando a grande festa de cores e saberes, tradições e reinvenções, desta vez tendo por cenário a múltipla e intensa região do Cariri.

PRESS-RELEASE - SECULT - VIII Encontro Mestres do Mundo
Governo do Estado do Ceará


Cidadão reclama da situação calamitosa do Bairro Mirandão, em Crato




Julio Carvalho E Silva - Essa cidade tá um caos. Nesse fim-de-semana, andei pelo bairro do Mirandão e fiquei me perguntando como é que se deixa chegar a um estado daqueles a avenida principal que liga a Perimetral às casas do bairro? Lastimável a buraquera, falta de capinação, falte de iluminação, tudo!

Júlio Carvalho e Silva
Foto meramente ilustrativa



Vereador Fernando Brasil nos envia mensagem de Boas festas


"Fernando Brasil e família, deseja a você, Dihelson, um natal de muita prosperidade e um ano novo de muita paz e saúde , e que DEUS ilumine você e toda sua família em 2014 . Um grande abraço do amigo Fernando Brasil. Você e um dos maiores jornalistas da historia da nossa cidade. Um homem de alta responsabilidade, sério e muito competente. Parabens pelo seu trabalho, meu grande amigo Dihelson. 

Fernando Brasil ( Jose Nilton Brasil )."



Quero enviar também uma mensagem para o vereador Fernando Brasil

Prezado Jose Nilton Brasil, ( Vereador Fernando Brasil )

Recebi com muito carinho através do nosso grupo "FILHOS E AMIGOS DO CRATO", a sua mensagem a mim endereçada, de "Boas festas, de Feliz Natal", tendo tido o trabalho de ir até lá escrever aquela mensagem, e desde já, também quero lhe desejar tudo de bom para toda a sua família, muita Paz, Saúde e um Ano Novo de realizações pessoais e profissionais. 

Gostaria de esclarecer perante os nossos leitores, que nossas discussões e divergências se resumem ao campo das idéias, PELO MENOS AS MINHAS PARA COM VOCÊ, não sei, com relação os outros. Temos tido nossas diferenças ultimamente, mas sempre, nada nos impediu de conversar como duas pessoas civilizadas, inclusive anteontem, na inauguração da escola profissionalizante, e agradeço da mesma forma a sua compreensão em relação às minhas críticas, pois é preciso sempre separar o que é uma CRÍTICA do que é uma OFENSA. Eu não faço ofensas ao Fernando Brasil, eu faço críticas, como todo cidadão no Estado Democrático tem o direito de fazer, e a autoridade tem todo o direito de se explicar e de se defender. Não sou a favor de ofensas que venham sem uma explicação, sem identificação, sem que as duas pessoas possam debater. 

Agora mesmo, no meu perfil pessoa do Facebook, estou lhe fazendo uns questionamentos sobre uma melhor transparência naquela prestação de contas das suas diárias, pois ali como foi feita na Rádio Educadora, no meu ponto de vista, devido ao tempo restrito, foi muito rápido para que entendêssemos como é que aqueles papéis apresentados estavam preenchidos mesmo. Mas eu sei que o nobre vereador não se negará depois a nos fornecer cópias desses documentos para que possamos analisar com mais calma e somar para ver se os números batem. Sei do empenho que o vereador tem tido em sempre preservar a sua transparência perante a opinião pública cratense. 

Por isso mesmo é que escrevo este texto para lhe explicar isto, que uma coisa são as questões políticas, as questões da função enquanto vereador, a quem eu sempre fiz algumas críticas e questionamentos, e outra coisa é saber separar o político da pessoa, que pelo que sei, ao longo desses anos, nunca me destratou COMO PESSOA também, nunca tentou atingir minha honra pessoal, pelo contrário, tem elogiado às vezes, e da mesma forma, tem feito às vezes, críticas, o que considero natural, pois quem não quiser ser criticado, nunca entre na vida pública ou não enverede pelo ramo do jornalismo. 

Tendo explicado isto, é que agradeço por ter sido esclarecido aquele problema que se espalhou nessa semana lá na câmara municipal, quando colegas nossos ( radialistas ) me telefonaram dizendo que o vereador estaria me atacando a nível profissional ( não pessoal ), mas tudo já foi devidamente esclarecido, e é como dissemos lá na Rádio Educadora, bola pra frente! - No campo da atuação como parlamentar, peço que leia o meu perfil no Facebook e verá uma série de questionamentos referentes à prestação de contas das diárias pois sobraram dúvidas em mim e no Fábio Lemos, ficamos comentando depois da sua saída, mas nada que não possa ser devidamente esclarecido com uma melhor prestação de contas sobre como são feitas estas diárias. Proponho inclusive uma entrevista aqui no nosso estúdio de TV, a fim de que esse tempo possa ser melhor aproveitado e irrestrito. Poderia ser até neste Sábado ou Domingo.  

No mais, quero desejar a você e a toda a sua família um Feliz Natal e um Ano Novo de PAZ e de FELICIDADE.

Um abraço,

Dihelson Mendonça 
www.blogdocrato.com


População reclama dos trabalhos na Rua da Vala



Não é a primeira vez que reclamamos aqui dos problemas da famosa Rua da Vala, que há 50 anos que não são resolvidos. Há mais de 1 mês um verdadeiro "Trambolho" está lá na esquina da rua com a Duque de Caxias e ninguém resolve. O nosso amigo Lucieldo Moreira registrou este local em uma de suas fotos, e passamos a mostrar e ao mesmo tempo pedir às autoridades competentes que tomem alguma atitude no sentido de sanar este problema.

Por: Dihelson Mendonça
Com foto de Lucieldo Moreira




Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30