xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/12/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 dezembro 2013

FIQUE POR DENTRO ! -Por Maria Otilia

No ano de 2007 o Governo Federal lança o programa Brasil Profissionalizado com o objetivo de fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica, através do repasse de recursos para que os estados investissem na criação, modernização e expansão das redes públicas de ensino médio integrada à educação profissional, como forma de integrar o conhecimento do ensino médio à prática.
 Nesse contexto, o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Educação, comprometido com a
tarefa primordial de elevar os resultados da escola pública, com atenção especial para o ensino médio, última etapa da educação básica, assume em 2008 o desafio de promover a articulação do currículo do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho.
Assim, orientada pela legislação educacional federal e estadual, foi criada a rede estadual de Escolas de Educação Profissional – EEEP, que passa a integrar a política estadual para as juventudes, com o objetivo de diversificar a oferta do Ensino Médio, visando sua articulação com a educação profissional e com a continuidade dos estudos, através das 97 EEEP, atualmente em funcionamento, localizadas em 74 municípios.
Essa proposta visa qualificar o projeto pedagógico das Escolas Estaduais de Educação Profissional – EEEP, com o objetivo de preparar o jovem para enfrentar os problemas da vida cotidiana, através de uma formação global que dê conta das demandas e das transformações contínuas que passam a sociedade, a economia e o mundo do trabalho.As Escolas Estaduais de Educação Profissional - EEEP tem como missão integrar a formação escolar de nível médio com uma habilitação profissional técnica através de educação acadêmica de excelência, formação para o mundo do trabalho e práticas e vivências em protagonismo juvenil.Iniciado em 2008, o projeto das Escolas Estaduais de Educação Profissional ofertou 4 cursos profissionais de nível técnico: Informática; Enfermagem; Guia de Turismo e Segurança do Trabalho, atendendo 20 municípios e 4.230 jovens.
Em 2009, implantou-se 9 cursos: Edificações; Comércio; Finanças; Produção de Moda; Estética; Massoterapia; Meio Ambiente; Aquicultura; Agroindústria, abrangendo mais 19 municípios com 12.015 jovens atendidos.Em 2010, mais 5 novos cursos: Administração; Secretariado; Contabilidade; Hospedagem e Modelagem do Vestuário em mais 8 escolas implantadas em 3 novos municípios, totalizando assim, 19.335 jovens beneficiados.
As Escolas funcionam em tempo integral. Os estudantes fazem três refeições diárias, estudam as disciplinas do currículo (base comum nacional) e se especializam em algum curso profissional, com o apoio  de laboratórios e biblioteca especializados, além de 1 micro-ônibus para atividades pedagógicas.
É no 3º ano que a prática profissional dos jovens efetivamente ocorre nas empresas e instituições, com o ingresso destes no estágio supervisionado curricular obrigatório, sem ônus para as empresas e instituições que concedem estágio a custo zero, ou seja, todo o investimento é do Governo do Estado: bolsa-estágio, garantia de auxílio-transporte, contratação de seguro contra acidentes pessoais e de equipamentos de proteção individual de modo a criar condições de estágio extremamente favoráveis aos jovens que podem, com o investimento de aproximadamente ½ salário mínimo de bolsa-estágio, investirem no seu crescimento pessoal e profissional  ao tempo em que estas garantias sinalizam para as empresas o comprometimento do Governo do Estado com a política de educação profissional.
As 98 escolas inauguradas ofertam 51 cursos técnicos nos diferentes eixos da educação profissional como Técnico em Carpintaria, Manutenção Automotiva, Administração, Eventos, Química e Enfermagem. O programa atende uma matrícula de  38.499 jovens cearenses em 2013.
Até o final do ano de 2014, a meta é chegar a um total de 140 (cento e quarenta) escolas, contemplando mais municípios cearenses e atendendo a um maior número de estudantes.
Texto extraído do site da Seduc.

 Neste dia 17 de dezembro, ás 19:00hs, com a presença  do Governador Cid Gomes, da Secretária de Educação professora Isolda Cela  e do Secretário  Executivo Idilvan Alencar, será inaugurada a EEEP Violeta Arraes, unidade escolar de número 100. 
A Coordenadora da CREDE 18, professora Edna Belém convida toda a comunidade cratense, de todos os setores para abrilhantarem este grande evento. É de grande importância para o nosso município, a instalação de uma escola deste porte. Como diz o Secretário Executivo Idilvan Alencar, é uma parcela de pagamento da dívida que temos para com nossos jovens.

                                                    " Venha fazer parte dessa história.! Inauguração da Escola Profissionalizante número 100. É no Crato, é do Crato, é nossa "!!!!








Rádio Educadora do Cariri lança programa FALANDO COM O PREFEITO


ATENÇÃO: Mais tarde assista ao programa em vídeo, aqui no Blog do Crato. Nós filmamos na íntegra e disponibilizaremos para as pessoas que perderam a edição de hoje.


Estréia neste sábado na Rádio Educadora do Cariri, o programa "FALANDO COM O PREFEITO", um espaço que se destina a informar sobre o que está acontecendo em nossa cidade. A oportunidade que a população tem para perguntar, questionar, e saber respostas diretas do prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos. Informações da prefeitura, das secretarias, agenda da semana, e espaço para debater temas que dizem respeito ao município. Todos os sábados às 10:00, ao vivo, na Rádio Educadora do Cariri. 

SOBRE A PARTICIPAÇÃO POPULAR - As pessoas vão poder telefonar e fazer as suas perguntas durante o programa "Falando com o Prefeito", mas inicialmente, não vai haver ligação direta ( colocar a pessoa no ar ), para evitar que algumas tentem atacar o convidado com injúrias. Não serão permitidos anônimos. As perguntas deverão ser de pessoas identificadas, que tenham nome completo e endereço. Os endereços não serão revelados pela Rádio, para preservar também a pessoa que perguntou. Procura-se fazer a coisa da forma mais democrática e isenta possível.

O prefeito vai ficar à vontade para responder às perguntas da população. Em futuros programas, ele poderá incluisive levar alguns Secretários de Governo de áreas técnicas que possam ajudar a esclarecer algumas perguntas, caso ele não possa responder imediatamente aos questionamentos. O produtor, Geraldo Correia Braga e eu, estamos tentando fornecer meios para que a população possa enviar as perguntas que deseje fazer. Por enquanto, quem quiser, pode publicar aqui no próprio Facebook a sua pergunta, ou pode enviar para o nosso e-mail  blogdocrato@hotmail.com ou ainda telefonar para a Rádio Educadora e fazer a sua participação no programa ( à partir das 10:00 ). Haverá uma pessoa para anotar as perguntas e repassar ao apresentador Fábio Lemos. Para a próxima semana, serão gravadas nas ruas do Crato, perguntas da população com um gravador, e levadas ao programa.

O programa foi retransmitido ao vivo pelo Blog do Crato 
www.blogdocrato.com


“Cara de Pau”: PT faz ato em defesa dos “mensaleiros” presos

5º Congresso do Partido dos Trabalhadores (PT), em evento realizado no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília (DF), na noite desta quinta-feira (12) (Luciano Freire/Futura Press/Folhapress)
 
Gabriel Castro, de Brasília

O ato do PT em defesa dos mensaleiros condenados, em Brasília, seguiu o roteiro esperado: muitos ataques à imprensa e ao Judiciário e nenhuma autocrítica. A manifestação, cansativa, não empolgou muitos militantes. O evento ocorreu no quinto congresso do partido, realizado em um luxuoso centro de convenções em Brasília, e estava marcado para as 10h desta sexta-feira. Às 11h, o presidente do partido, Rui Falcão, demonstrava impaciência: perguntou a um delegado dos organizadores por que o evento não havia começado. A resposta: "Vamos esperar encher um pouco mais". O ato começou cerca de meia hora depois, com a maior parte das cadeiras vazias.
O filho de José Dirceu, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR), era esperado mas não apareceu. Coube a Joana Saragoça, também filha do petista, a defesa do ex-ministro. O vereador goianiense Carlos Soares falou em nome de Delúbio Soares. José Guimarães, líder do PT na Câmara, representou seu irmão, José Genoino. O deputado João Paulo Cunha (SP), que deve ser preso em breve, também compareceu. Todos repetiram a mesma cantilena: atacaram o Judiciário e a imprensa.
Nenhum nome de peso marcou presença no ato: a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estiveram apenas na abertura do congresso, nesta quinta-feira. Dilma, aliás, pediu que o ato de desagravo aos mensaleiros não acontecesse na sua presença
(site VEJA)
   

Abertura do X Berro Cariri e VIII Exponativas - Reportagem Fotográfica






Fotos: Raimundo Bezerra Filho ( No Facebook ).


Secretária de Cultura Dane de Jade fala do projeto Mestres do Mundo, que virá para o Crato e do Natal do Belo Amor


Image3

Falando à nossa reportagem, a Secretária de Cultura do Município do Crato, Dane de Jade, se mostra entusiasmada com a vinda do projeto “MESTRES DO MUNDO” na sua oitava edição, encampado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará, onde já vem acontecendo em Limoeiro do Norte, e neste ano, está vindo para o Crato, destacando a importância de termos aqui, mestres do mundo inteiro. 

Nos dias 18, 19 e 20, teremos três dias de intensa programação na nossa cidade, com apresentações na RFFSA, praças,  no centro de expansão, com uma roda de mestres, também um seminário com academias e mestres, e haverá um cortejo com todos os grupos populares.

NATAL DO BELO AMOR

Dane fala do natal do Belo Amor, um natal fraterno, um natal das amizades; Essa é a intenção do natal do Belo Amor, aproximar as pessoas, e convida a população para  participar da festa onde já pode ser visitada a casa do natal, em destaque a casa do Papai Noel, alem de um conjunto de belezas históricas natalinas em exposição na antiga choppana, na Praça da Sé, até o dia o6 de janeiro de 2014.

A TEIMOSIA DE DANE DE JADE, DEPOIS DE FREI CARLOS MARIA DE FERRARA, DE VOLTA AO BAIRRO DO SEMINÁRIO.

Disse Dane: “Ainda neste mês, dia 16 de dezembro de 2013,  um presépio gigante estará sendo inaugurado no bairro do seminário em frente à igreja, abrindo com a participação do coral da “SCAC”. No dia 20/12, faremos a iluminação do Seminário São José, com a participação do Coral de idosos da ação social. No dia 22 e 23 de dezembro,  vamos apresentar o grande auto natalino, que é o nascimento do Belo Amor, contando toda a história da chegada de nossa senhora do Belo Amor aqui no município do Crato, trazida pelo Frei Victor, com a vinda do Frei Carlos Maria de ferrara, onde ele leva a santa para o alto do seminário, porque a cidade teria que iniciar-se, na parte alta, e misteriosamente, a santa aparecia na parte baixa da cidade, onde finalmente foi fundada a cidade do Crato. Hoje a população do seminário cresceu é praticamente é uma cidade dentro do município”, concluiu. 

Em suma: Dane de Jade assim, reviverá simbolicamente a história e a teimosia vivida por Frei Carlos  Maria de Ferrara, conduzindo a Santa do Belo Amor  de volta ao  alto do seminário, com um grande espetáculo cênico e de riqueza cultural para a população do Crato.
  
Por: Ed Alencar - Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


O Tio Amarílio - Por: Jorge Carvalho


As lembranças que sempre “aparecem” no dia-a-dia, no cotidiano do nosso ciclo vital humano do estimado Tio Amarílio Carvalho são desde a minha infância, pré-adolescência e agora na minha bem madura vida terrestre. Quando criança, recordo que a minha mamãe - sua irmã - levava-me sempre as segundas-feiras ao centro da cidade para a feira semanal. Um dos locais visitados era a Tipografia do Cariri, quando sempre recebia de suas mãos a revista PLACAR, notadamente, por eu já declinar meu gosto pelo futebol. 

Guardo como relíquia os números 01 e 02 da referida revista, ambos recebidos de suas mãos. Participei muitas e muitas vezes do sorteio realizado na Rádio Educadora para acesso aos cinemas da cidade. Evento esse, por ele realizado. Os textos que sempre envio para publicação em jornais e revistas da região, entre eles FOLHA DE JUAZEIRO, era ele que sempre fazia a revisão. Em 2012, quando dos dez anos do Rapadura Culturarte, o Tio Amarílio subiu a meu convite ao Palco da Praça Siqueira Campos para receber a homenagem aos 70 anos do GRUTAC - Grupo Teatral de Amadores Cratenses - por ele fundado, entre outros. 

Recentemente, levei até a residência do Tio Almério, onde o Tio Amarílio recuperava-se de recente cirurgia as revistas: IC REVISTA e REGIÃO para encadernação por ele providenciada. Visitei-o em uma quarta-feira em um dos leitos do Hospital São Francisco, onde tinha se submetido a uma segunda cirurgia delicada e tinha esperança de retornar ao lar do irmão Almério para o repouso diário e recuperação física... Homem integro, responsável, idoneidade inabalável e cidadão exemplar para o registro da posteridade.

Jorge Carvalho
Professor



Gato recebe por sete meses benefício do Bolsa Família


Billy, um gato com 4 anos de idade, foi cadastrado no Bolsa-Família como Billy da Silva Rosa, e recebeu durante sete meses o benefício do governo, R$ 20 por mês. A descoberta ocorreu quando o agente de saúde Almiro dos Reis Pereira foi até a casa do bichano convocá-lo para a pesagem no posto de saúde, conforme exige o programa no caso de crianças: "Mas o Billy é meu gato", disse a dona da casa ao agente.

Ela não sabia que o marido, Eurico Siqueira da Rosa, coordenador do programa no município de Antônio João (MS), recebia o benefício do gato e de mais dois filhos que o casal não tem. Os filhos fantasmas faziam jus a R$ 62 cada, desde o início de 2008, quando Eurico assumiu o cargo.

O golpe foi identificado em setembro e o benefício foi suspenso. Eurico ainda tentou retirar Billy do cadastro e pôr o sobrinho Brendo Flores da Silva no lugar. Mas já era tarde. No início desta semana o "pai" do gato Billy acabou exonerado a bem do serviço público e está sendo denunciado à Justiça. O promotor Douglas Oldegardo Cavalheiro disse que o servidor terá de devolver o que recebeu ilegalmente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

AE - Agencia Estado


Inauguração da Escola Profissionalizante Violeta Arraes no Bairro São Miguel



Na próxima terça (17/12), teremos a inauguração da escola profissionalizante Violeta Arraes no bairro São Miguel, quando teremos a presença de 100 (cem) professores, 100 (cem) alunos... interessante, também, 100 (sem) a presença de alguns vereadores da Câmara Municipal (aqueles!!).

Um abraço,

Jorge Carvalho
Professor




Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30