xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/12/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 dezembro 2013

O Processo de Idiotização das Artes - Por: Dihelson Mendonça


O grande problema é que os medíocres estão dominando o mundo, enganando as pessoas e se enganando, achando que sabem de alguma coisa, quando na verdade, são principiantes e leitores de orelhas de livros. E a mediocridade, a massa de manobra, por não ter o devido grau de conhecimento e acesso à grande Arte, e ao processo educacional correto, endeusa a horda de imbecis que sobe ao banquinho que Carl Marx esculpiu para a plebe rude, aliás, porque mediocridade atrai mediocridade. 

Veja por exemplo em fotografia; Qualquer idiota hoje, entra numa loja, compra uma câmara fotográfica, aprende a apertar um botão e sai da loja se achando um "fotógrafo" inato, sem entender ao menos os princípios básicos e técnicos que regem a arte, sequer a regra dos terços, sequer as técnicas de enquadramento. Na música, idem ou ainda pior! E assim, estamos chegando a um ponto sem retorno no processo de degeneração e de idiotização da sociedade, em que a arte tem um papel preponderante. 

Ao povo, embalado pela pseudo-arte criada por pseudo-intelectuais leitores de jornais, bancados por instituições corruptas e pessoas igualmente medíocres sem qualquer grau de instrução artística, especialistas apenas em Pão e Circo, e de outro lado, a massa, entre o caos e a ignorância, sem saber mais separar a Arte verdadeira da FRAUDE. Como já disse o grande Fernando Pessoa: "O fim da arte inferior é agradar, o fim da arte média é elevar, o fim da arte superior é libertar." Estamos vivendo a fase da Pesudo-Arte, formada por Pseudo-Intelectuais e Pseudo-Seres humanos.

Dihelson Mendonça


Para Você Refletir - Por Maria Otilia

                                                             
A lâmpada Queimada

Era véspera de Natal. Em todas as casas havia intensa alegria. Nas ruas, era grande o movimento. Pessoas transitavam com pacotes, entrando e saindo de lojas cheias de compradores e vendedores ansiosos.


O homem e a mulher se aproximaram de um restaurante. A mulher trazia nos olhos o brilho dos que sabem compartilhar alegrias e se sentem felizes com pequenas coisas. Sorria. O homem se apresentava carrancudo.

O rosto marcado por rugas de preocupação. No coração, um tanto de revolta. Sentaram-se à mesa e, enquanto ela olhava o cardápio, procurando algo simples e gostoso para o lanche, ele começou a reclamar. Reclamou que as coisas não estavam dando certo. Ele tinha investido em um determinado produto em sua loja, contando que as vendas fossem excelentes, mas não foram.
O produto não era tão atraente assim. Ou talvez fosse o preço. Enfim, o comerciante reclamava e reclamava. De repente, ele parou de falar. Observou que sua esposa parecia não estar ouvindo o que ele dizia. Em verdade, ela estava mesmo era em outra esfera. Olhava fixamente para uma árvore de natal que enfeitava o balcão do pequeno restaurante. Sim, ela não estava interessada na sua conversa.

Ele também olhou na mesma direção e, de forma mecânica, comentou: a árvore está bem enfeitada, mas tem uma lâmpada queimada no meio das luzes. É verdade, respondeu a mulher. Há uma lâmpada queimada. E você conseguiu vê-la porque está pessimista, meu amor. Não conseguiu perceber a beleza das dezenas de outras luzes coloridas que acendem e apagam, lançando reflexos no ambiente. Assim também acontece com a nossa vida.

Você está reclamando da venda do produto que não deu certo e se mostra triste. Mas está esquecido das dezenas de bênçãos que brilharam durante todo o ano para nós. Você está fixando seu olhar na única lâmpada que não iluminou nada. Não há dúvida de que acharemos, no balanço das nossas vidas, diversas ocorrências que nos infelicitam. Podemos chegar a sentir como se o mundo ruísse sob os nossos pés.

Porém, a maior tristeza que pode se abater sobre a criatura, multiplicando dificuldades para o espírito, é o mau aproveitamento das oportunidades que Deus lhe concede, para evoluir e brilhar. Meditemos sobre isso e descubramos as centenas de lâmpadas que brilham em nossos caminhos. Ao lado das dores e problemas que nos atingem as vidas, numerosas são as bênçãos que nos oferece a divindade.

Apliquemo-nos no dom de ver e ouvir o que é bom, belo e positivo. Contemplemos a noite que se estende sobre a terra e sem nos determos no seu manto escuro, descubramos no brilho das estrelas as milhares de lâmpadas que Deus posicionou no espaço para encher de luz os nossos olhos.


A Universidade Particular e as Elites do Crato - Prof. Jorge Carvalho



Estive na última quarta-feira, 04 de dezembro, no SESC Crato, quando o Sr. Luís Gastão fez longo comentário sobre as 15 edições da Mostra SESC. Declarando lançada a l6ª edição para 2014. Quando do uso da palavra, pelos presentes ao auditório, um dos que a usaram - o professor Cacá Araújo - entregou um documento relacionado à Guerrilha ... para o próximo ano. Segundo comentários posteriores permanece o mês de novembro para a realização de referido evento teatral. Conclusão: a polêmica continua. Lamento o silêncio do Sr. Raimundo Filho - vice-prefeito - e da Sra. Dane de Jade - Secretária de Cultura do Município - presentes no auditório. Pessoas (entre outras) diretamente ligadas a toda essa problemática acontecida recentemente em nosso município.
Nesta quinta-feira, no Jornal da Radio Educadora,o repórter Wilson Rodrigues entrevistou o Senhor deputado José Guimarães com relação a cursos de medicina que talvez venham para a nossa cidade. Esqueceu o nobre repórter de lembrar à população que não é uma Faculdade que vem para o Crato, e sim, cursos de medicina e que alguma Faculdade PARTICULAR, repito PARTICULAR assume tais cursos. O preço médio por aluno(mensalidade) deve ser em torno de R$ 3.000,00 a R$ 4.000,00. Sem contar com o material didático (livros, apostilas...).

Pergunto: Qual o pobre deste município que vai estudar em referida faculdade? É de interesse somente da elite, da burguesia cratense referida faculdade. O que a população necessita é de uma boa saúde, boa educação pública nas escolas municipais, transporte coletivo de qualidade, saneamento básico, ruas bem pavimentadas, um hospital pediátrico público para o atendimento às crianças carentes do município, lazer e qualidade de vida na periferia e em todo o município, ausentes há mais de 30, 40 anos ...

“E QUE O GOVERNO É PARA ELITE E NÃO PARA O POVÃO”
(Musica Mudanças)

“PELAS RUAS DA CIDADE SE CONHECE O PREFEITO”
(Para-choque de caminhão)

“A BURGUESIA QUER FICAR RICA”
(Cazuza)

Jorge Carvalho


Nossas Câmaras Municipais - "Não importam as decepções, e sim, as armações" - ED ALENCAR


Se por ai afora é assim, aqui no cariri não pode ser ?  Em conversa com um amigo vereador do Crato, diante desse momento de sufoco em que vive a nossa câmara, disse ele: “agora a imprensa vai se mudar para juazeiro”!  Respondo: “ Pode ser... mas a gente volta na segunda-feira viu!”

Dá para fugir disso? Não importar a decepção, o que importa é a armação? O que aconteceu em Juazeiro do Norte, na cassação do Antonio de Lunga,  supõe-se uma grande armação nos seus “mínimos detalhes”, os  conchavos salvam o cara por um voto; Seguiram fielmente o roteiro traçado, incluindo a coincidência da vereadora faltar ? Não pensem que foi uma engenhosidade bem pensada para subestimar a nossa inteligência, foi não... Ninguém é tão burro assim,  para digerir essa pizza. 

Armaram a “arapuca“ para desarmar entre si, para ver o tamanho do “SHOW”. Ela caiu, quando os que votaram a favor da cassação expuseram seus votos.  Dos secretos, caíram SETE na arapuca para não atingir os 2/3. Mas não tem jeito, um novo pedido de cassação vai acontecer e cairá para 1/3. Assim os treze vencerão.

Estes descasos dos políticos em desobediência as leis, estes absolutismos na classe política, parecem uma "roleta russa", “CORRUPÇÃO OU MORTE”. “ É o grito que ecoa as margens de suas "bancadas" pelo Brasil afora. "Avante corrupteiros, ou melhor, companheiros, no máximo semiaberta”".

Busquei  nos textos de “Suzana  J. de Oliveira: "O homem nasce bom sem vícios, porem, a sociedade civilizada o corrompe”. (Jean Jacques Rousseau)
“São parasitas os que exploram  a sociedade para beneficio próprio, os que vivem às custas do Estado sem nada produzir, os que vegetam” (Kant)
“Cada um dos que vão chegando, se adubam dos outros; com eles se cruzam e recruzam novas espécies lhe surgem do coito sutil”. (RUI BARBOSA.)   

E O POVO FEITO CACHIMBO!  ( Ed. Laskeishon)

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30