xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/12/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 dezembro 2013

Catedral de Crato será palco de duas novas ordenações diaconais



 
No próximo sábado, dia 7 de dezembro, às 17:00h, na Catedral de Nossa Senhora da Penha, acontecerá a solenidade de ordenação diaconal de dois missionários da Comunidade Católica Aliança de Misericórdia. Por imposição das mãos do Bispo de Crato, Dom Fernando Panico, serão ordenados diáconos os seminaristas Marco Antônio Paulino Ribeiro e Rogério Romão Bueno. Oriundos dos estados de Minas Gerais e São Paulo, estes dois novos missionários fizeram seus estudos no Seminário São José de Crato.

A Comunidade Aliança de Misericórdia foi fundada no estado de São Paulo, mas hoje atua em seis estados brasileiros. No Ceará ela possui duas casas, uma em Barbalha, a Casa de Acolhida São João Batista – destinada a recuperação de pessoas dependentes de drogas e álcool – localizada no Sítio Riacho do Meio. A outra casa fica na cidade de Crato, denominada Fraternidade Padre Cícero, que funciona na Rua Dom Pedro II nº 230. A Comunidade Aliança de Misericórdia instalou-se na Diocese de Crato, graças ao apoio recebido de Dom Fernando Panico.


Iniciada a construção da Fazenda da Esperança-Cariri



   Foi lançada na manhã de ontem, dia 03, a pedra fundamental das futuras instalações da Fazenda da Esperança–Unidade Cariri. A construção da Fazenda Esperança–Cariri é fruto de convênio entre a Diocese de Crato–Governo do Ceará e Prefeitura Municipal de Mauriti. Estiveram presentes à solenidade, o Bispo Diocesano de Crato, Dom Fernando Panico, o prefeito de Mauriti, Evanildo Simão, além do Pe. Antônio Luiz e Pe. Fernandes, párocos das duas paróquias existentes em Mauriti.
   A Fazenda Esperança será construída no distrito do Coité, zona rural de Mauriti, a 9 Km da Sede do município, e levará cerca de 180 dias para que sejam erguidos os primeiros 3 pavilhões e a capela. Por conta de investimentos do Governo Municipal de Mauriti a Fazenda já conta com a estrada que dá acesso ao local, poço profundo, rede elétrica, bem como a terraplanagem de todo o terreno. Além disso, a Prefeitura de Mauriti ainda entrará com uma contrapartida de R$ 68 mil reais para a construção da primeira fase das obras da Fazenda Esperança.
O que é a Fazenda Esperança
   Trata-se de uma comunidade terapêutica, destinada ao tratamento de jovens e adultos que se tornaram dependentes químicos, mas que desejam ficar livres do vício das drogas e do álcool. São três os pilares que fundamentam a metodologia da Fazenda da Esperança: a Espiritualidade – estudo e vivência diária da Palavra de Deus; o Trabalho – para a manutenção das pessoas em processo de recuperação e a Vida em Família.
   A Fazenda da Esperança prepara ainda a inserção das pessoas recuperadas na sociedade, por meio do fortalecimento dos valores de convivência, trabalho e espiritualidade. A instituição não possui fins lucrativos, não faz uso de tratamentos medicamentosos para desintoxicação, e dentro da metodologia utilizada obtém índices de recuperação superiores a 85%.
   Este projeto, que tem mais de 25 anos de existência, foi criado pelo religioso franciscano alemão, Frei Hans Stapel e pelo leigo Nelson Giovanelli Rosendo, tendo a primeira casa de recuperação sido construída em Guaratinguetá–SP. A Fazenda Esperança já atendeu mais de 20.000 jovens (no Brasil e em outros países). No Brasil possui 64 fazendas, distribuídas em 23 estados da federação.
   

VÍDEO - ALERTA ! - Cidadã Cratense fala sobre CPI da Câmara, o perigo das doações "Misteriosas", e os absurdos da Câmara de Vereadores.

.


www.tvchapadadoararipe.com


VÍDEO - Homenagem a Amarílio Carvalho realizada na calçada do Banco do Brasil, ontem, Segunda-feira


Veja reportagem completa logo mais no FATOS em FOCO desta semana, todas as homenagens ao dramaturgo Amarílio Carvalho, as notícias sobre a CPI da Câmara de vereadores, e outras notícias da cidade do Crato. TV CHAPADA DO ARARIPE INTERNET.

www.blogdocrato.com
www.tvchapadadoararipe.com


Bispos do Ceará comemoram 15 anos da Pastoral da Sobriedade


A cidade de Crato (CE) será sede do I Congresso da Pastoral da Sobriedade do Regional Nordeste 1 (Ceará), que acontecerá de 6 a 8 de dezembro, no Centro de Formação Dom Vicente Matos.
Participarão do evento o bispo da diocese de Lins (SP) e responsável pela Pastoral da Sobriedade, dom Irineu Danelon; o bispo da diocese de Crato, dom Fernando Panico, representantes da coordenação nacional da Pastoral da Sobriedade e coordenadores do Ceará, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Paraíba. De acordo com o coordenador da Pastoral no Regional, Rogério Melo, “as pregações e palestras irão contar a trajetória de lutas individuais que impulsionaram e impulsionam a Pastoral da Sobriedade”
Durante o encontro serão comemorados os 15 anos de atividades da Pastoral da Sobriedade no Brasil e oito anos no Regional Nordeste 1. “São oito anos de intensa caminhada e luta contra a dependência química. Portanto, há muito o que se comemorar, pois nesses anos muitas vidas foram transformadas”, afirma Melo.  “Pessoas, antes reféns de inúmeros vícios, foram tocadas por uma palavra restauradora que os fez mudar completamente de vida e reverter uma situação que, para muitos, não tem solução. Tudo isso só foi possível porque cada um, cada dependente decidiu mudar e encontrou na Pastoral da Sobriedade e em seus agentes um apoio para superar tais vícios. Superação que não é fácil, mas também não é impossível”, acrescenta.

Informações: (88) 8812-6264 e (88) 86879628.
(Fonte: site da CNBB)

Um dilúvio de amor - Por: Emerson Monteiro

É isto de que o mundo de hoje mais precisa, amor, muito Amor, nos corações vivos de todos que aqui habitam. Agir na disposição positiva de fazer o bem acima de tudo, por tudo amar, servir com amizade, carinho e dedicação. Minorar a dor imensa de tantos que ora padecem fome, ausência da Saúde, amargam dores atrozes da ingratidão. Nisso, fazer do ato de viver o motivo de partilhar essa força eterna de amizade, progredir nas iniciativas diárias, porém lembrar de quem ainda não tem a inteligência e a vontade que temos de trabalhar a firmeza das realizações e de somar, invés de competir, concorrer na frieza dos que perseguem só posses materiais, esquecidos de que tudo passará e seguiremos o íntimo da certeza de seres imortais. Laborar de pleno acordo com os melhores sentimentos da Fraternidade, desfrutar da Beleza imensa da Natureza, pródiga nos mínimos detalhes da perfeição, a oferecer oportunidades e energia de que se possa necessitar no caminho da evolução. Isso também de movimentar as forças da imensidão que moram em nós a favor de todos, sem discriminação, sem excluir nem os que não gostem de nós. Praticar os ensinos dos mestres da Humanidade que espalham verdades perenes e, na razão, ampliam a capacidade já infinita das boas emoções. Pensar, falar, agir no sentido da plena luz que clareia os passos da mesma família de que participamos no decorrer das vidas, propagando a virtude dos gestos maiores das bênçãos de que fomos produzidos nas mãos do Autor da Criação. Quando isto acontecer de modo abrangente, que chegar a todas as praias das consciências ensolaradas, haverá o sonho na realidade diante de nossos olhos, dos olhos dos nossos vizinhos, amigos e inimigos. E a nossa família sideral de seres criados na grandeza inesgotável da Verdade Absoluta e frutos do Amor de um Pai que nos quer e nos alimenta de Esperança e Paz, bem nessa hora haverá apenas o desejo que salvará as nossas Almas no caminho da Eternidade Maior.

Crato - Notícias Administrativas - 03 de Dezembro de 2013


Secretaria de educação homenageia Vinicius de Morais com sarau literário

A Secretaria Municipal de Educação do Crato através da Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico realizou na última sexta-feira, 29, no auditório da Rádio Educadora a premiação do projeto Sarau Literário e Cultural “Contando e Cantando Vinícius’’, com apresentação dos alunos da Unidade de Ensino Fundamental II. O projeto faz alusão às comemorações do centenário de vida do poeta Vinicius de Moraes, que nasceu em 19 de outubro de 1913 e morreu em 09 de julho de 1980. A realização do Sarau "Contando e Cantando Vinícius'', é uma parceria entre os professores de Língua Portuguesa e Artes da rede municipal de ensino, que trabalharam com os alunos do 6º ao 9° ano, a vida e obra do poeta e compositor, resgatando para as novas gerações a importância de sua obra para a cultura nacional.

O evento contou com a presença da secretaria de educação Meyre Muniz, que ressaltou o compromisso dos organizadores do projeto com a qualidade do ensino do município. “Através da arte comungamos com uma educação de qualidade”, afirma. O evento contou ainda com a presença do secretário pedagógico Cacá Queiroz, que adiantou que no próximo ano o projeto abordará o tema “Contando e Cantando a Minha Terra”, em comemoração aos 250 anos do Crato.

A plateia composta por professores, alunos e familiares desfrutou  de belíssimas atrações que premiou com o primeiro lugar a escola Rosa Ferreira, com contação de histórias, no canto solo ficou a escola Raimundo Nonato, no coral a escola Aldegundes, no teatro e na exposição de cartazes a escola Melvin Jones, na categoria artes visuais a escola Vicente Antonio Borges e a escola Gonzaga Mota na categoria dança.

Interdistrital de Futebol já tem as equipes finalistas

O Campeonato Interdistrital de Futebol realizado pela Secretaria de Esportes do Crato  definiu as  3 equipes finalistas no último final de semana. Já são quatro meses de bola rolando nos gramados de futebol da zona rural. Os jogos para definições das finalistas começaram no sábado, 30, com o jogo Baixio do Muqúem 2  x 2  Bebida Nova, e nos pênaltis o Bebida Nova ficou com a vaga ao vencer por 3 a 1. No domingo, em Ponta da Serra o jogo Serrano 0 x 0 Barcelona terminou com a vitória do Serrano nos pênaltis por 6 a 5. No mesmo dia em Dom Quintino o Dom Quintino venceu o São Francisco por 2 a 1. Desta forma, ficam classificadas para o triangular final as equipes de   Bebida Nova, Serrano e Dom Quintino. Na próxima quarta-feira, 4,  será divulgada a programação da final do certame.

Prefeitura do Crato continua serviços de recuperação de calçadas e tapa buracos na Avenida José Alves de Figueiredo

A Prefeitura do Crato através da Secretaria de Obras  continua realizando os serviços de recuperação das calçadas, correção de paredes,  muretas, boca de lobo e recolocação de postes que foram destruídos. Além disso, são feitos os serviços de tapa buracos em toda a extensão da Avenida José Alves de Figueiredo. O serviço faz parte da contrapartida do município na obra de melhoria feita no  Canal do Rio Granjeiro pelo Governo do Estado. São mais de 5,5 mil metros de obras, com o valor total de R$  481 mil reais investidos  pelo município.

Servidores públicos recebem certificado do Curso de LIBRAS do município do Crato

A  Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), realizou no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Crato, solenidade de entrega dos certificados aos servidores públicos municipais concludentes do Curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Na ocasião, também foi realizado o lançamento e a posse da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB - subseção Crato. O Curso de LIBRAS foi uma iniciativa do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos, juntamente com a primeira dama do município, Gilvânia  Gomes de Mattos, e a gestora da SMTDS, Elisângela Rodrigues, os quais buscaram junto ao gabinete da primeira-dama do Estado, Maria Célia Habib Moura Leitão, a implantação do projeto de atendimento especializado em pessoa com surdez. Através do Projeto Ceará Acessível, Maria Célia prontamente atendeu ao pleito do município do Crato.

Vale ressaltar que a iniciativa surgiu a partir da percepção e da necessidade de proporcionar um tratamento digno às pessoas com deficiência auditiva por meio de um atendimento condizente com a deficiência. Em seu pronunciamento, Elisângela Rodrigues frisou que um dos objetivos da atual gestão é avançar na questão da acessibilidade em todos os sentidos. “No Estado do Ceará, o nosso município é o pioneiro desse curso, e com ele temos que ajudar aquelas pessoas que precisam da acessibilidade na hora de utilizar o serviço das repartições púbicas”, afirmou. Também estavam presentes na solenidade, a secretária adjunta da SMTDS, Ana Lúcia Gomes; representando os alunos do Curso de Libras, a advogada Raquel Gomes; a vice-presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a assistente social Maria Cleide Barbosa; os advogados Ricardo Aguiar e Jefferson Santana;  o presidente e vice-presidente da OAB- Subseção Crato, Aderson Feitosa e Carlos Felipe Torres de Brito, respectivamente.

Prefeito Ronaldo assina Termo de Adesão ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Preocupado com a problemática da acessibilidade no município do Crato, o prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos assinou no Palácio da Abolição, o Termo de Adesão ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite. O plano consiste em cumprir com as prerrogativas da Convenção da ONU, no que se refere aos Direitos das Pessoas com Deficiência, possibilitando a quebra de barreiras entre deficiências e oportunidades, concretizando projetos, anseios e sonhos. Muitos brasileiros e cratenses, com ou sem deficiência experimentarão a autonomia, oportunidades, inclusão e a convivência.

Na ocasião, o gestor do Executivo cratense, acompanhado pela primeira dama do município, Gilvânia Gomes de Mattos, entregou ao Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, a solicitação de uma Central de Libras e uma Oficina de Órtese e Prótese para o município do Crato. 

                                                                     *  *  *

NOTA: As notícias administrativas aqui veiculadas são de autoria da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato. O Blog do Crato não possui qualquer vínculo para a divulgação permanente destas notícias e se reserva o direito de divulgar ou não.


Fortaleza fez homenagem ao Imperador Dom Pedro II

(Matéria publicada no "Diário do Nordeste", 03-12-2013)

O centenário da estátua que homenageia Dom Pedro II em Fortaleza, na Praça Caio Prado, em frente à Catedral da Sé, foi celebrado, ontem, com a presença de três membros da Família Imperial Orléans e Bragança, Dom Antônio, Dom Fernando e Dona Graça, que hoje moram no Rio de Janeiro. Foi realizada uma ode ao imperador, saudação à vida do monarca.

Membros da Família Real vieram do Rio de Janeiro para Fortaleza a fim de celebrar o centenário do monumento, inaugurado em 1913 FOTO: KIKO SILVA

A escultura foi inaugurada em 7 de setembro de 1913, mas oficializada no dia do aniversário do imperador, em 2 de dezembro daquele ano. "Esse é o único monumento com subscrição popular, ou seja, a população custeou a construção da estátua", relata Stelio Ferreira Marinho, vice-representante do Instituto Cultural Dona Isabel I, a Redentora.
De acordo com Stelio Ferreira, pessoas de diferentes classes sociais contribuíram para a elaboração da escultura, destinando recursos para erguer o monumento na época. O vice-representante acrescenta que a estátua foi feita na França e posteriormente veio para o Ceará.
Para a comemoração, foram convidados representantes da Família Real brasileira. Dom Fernando de Orléans e Bragança, príncipe do Brasil, afirma ter ficado lisonjeado com a homenagem. "É uma honra para toda a família e também uma emoção muito grande", relata.
Dona Graça de Orléans e Bragança, princesa brasileira, é neta de cearenses. "Meus avós maternos eram do Ceará, minha avó era de Sobral e meu avô de Viçosa", expõe. Ela conta que o imperador sempre tentou ajudar as pessoas. "Quando teve a seca no Nordeste, Dom Pedro II dizia que, se fosse preciso, venderia a última pedra da coroa para tirar os brasileiros desta situação".
Responsabilidade
A Praça Caio Prado, também conhecida como "Praça da Sé", onde se encontra a estátua homenageada, é da responsabilidade da Secretaria Regional do Centro, que fez algumas intervenções no local, substituição do mobiliário, melhoria na iluminação e sinalização de trânsito.
Entretanto, a conservação do monumento é do encargo da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). A secretária executiva da Pasta, Paola Braga, afirma que já foi iniciada a recuperação da escultura. "O trabalho de restauração da estátua foi iniciado entre uma parceria público e privado", relata a gestora, que esteve na celebração.

Como se destrói uma nação

Petrobrás saca R$ 28 bilhões de fundo em três meses para pagar contas
("Folha de S.Paulo", 03-12-2013)


Com um dos maiores caixas do país, a Petrobras teve de resgatar, em três meses, R$ 27,8 bilhões de um fundo de curto prazo para cumprir investimentos e obrigações com fornecedores e bancos. O patrimônio desse fundo (chamado FIC Olimpo), que tinha, no auge, em 27 de agosto, R$ 45,7 bilhões, foi reduzido em 67%, para R$ 15 bilhões, na quinta-feira passada, dado mais recente segundo a agência Bloomberg.

Esses saques, segundo analistas, demonstram a crescente deterioração das contas da empresa e sinalizavam que a estatal não teria outra saída além de reajustar a gasolina ou captar recursos no mercado de capitais. Criado em agosto do ano passado, o Olimpo procurou manter um patrimônio médio de R$ 30 bilhões ao longo do ano, patamar considerado confortável para a empresa. No fim de setembro, o fundo tinha R$ 32 bilhões -93,6% do total de aplicações da empresa, de acordo com o balanço do terceiro trimestre.

Os saques foram ocorrendo enquanto a companhia estatal aguardava o momento do reajuste, anunciado no fim da semana passada. O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou ontem que a previsão inicial era que o aumento ocorresse no meio do ano, mas "não foi possível" devido às "manifestações" de junho e julho. Em agosto, os saques somaram R$ 1,7 bilhão, seguidos por R$ 8,8 bilhões, em setembro, R$ 9,6 bilhões, em outubro, e R$ 7,7 bilhões, em novembro (até o dia 28).
O Olimpo é um fundo com taxa de administração baixíssima, de 0,00425% ao ano (os grandes aplicadores pagam, normalmente, 0,5%). Ele investe em outros 12 fundos das mais variadas instituições financeiras: BTG Pactual, Itaú Unibanco, Santander, Caixa Econômica Federal, Banco Alfa, JPMorgan, GAP, Votorantim, Schroder, BNP Paribas, Banco do Brasil e Bradesco.

Em comum são todos fundos de alta liquidez (facilidade de resgate) que aplicam em títulos públicos, a maioria ligados ao CDI. No ano até o dia 27 de novembro, o rendimento bruto foi de 6,16% -abaixo dos 7,15% do CDI e dos 7,29% da taxa Selic no período, segundo a Economática.

Procurada, a Petrobras preferiu não comentar.

A Câmara de vereadores busca a PAZ - Será que o tema CPI já cansou ? - Crato precisa continuar !


O POVO CANSOU DO MESMO ASSUNTO ?


Reproduzo aqui uma conversa que mantive com o Roberto Sousa e o vereador Amadeu de Freitas sobre como não deixar a Câmara de Vereadores do Crato continuar neste estado letárgico, por causa de CPI, já que o Ministério Público já está investigando as denúncias. Será que esse tema "CPI" não está esgotado demais até para a população ? O pensamento do Presidente Luis Carlos Saraiva é de que ele busca a PAZ, que está trabalhando no sentido de não deixar a Câmara e o Crato pararem por causa das denúncias e da falta de uma resolução.

=========================================

Dihelson Mendonça - Hoje na Câmara ouvi diversas frases que me deixaram ao mesmo tempo pensativo e concordando, dentre elas:

"O Crato quer PAZ. A Câmara precisa voltar a trabalhar pelo Crato e deixar de picuinhas"

"Esse assunto de CPI já cansou até para a população. O Ministério Público já está investigando e a coisa já está em estado avançado, portanto, uma CPI na Câmara poderia ser redundância" ( Pensamento mais ou menos alinhado com o do Pres. Luis Carlos Saraiva )

"Bola pra frente!" A política passa e as amizades permanecem"

Roberto Sousa - Dihelson Mendonça, posso até concordar, porém, sei qual é o objetivo de quem não quer a CPI. Querem, somente, ter tranquilidade para continuar a tocar o projeto de poder. Poder só para os amigos? Correligionários? Vê-se que nunca se fez tantas doações de terrenos as pessoas que ajudaram e participaram diretamente da campanha vencedora. Todo cuidado é pouco, com esse tipo de gente que quer sempre, pacificar as coisas, pois tem metas e, se possível, faz qualquer coisa para consecução do objetivo. A Casa do Povo deve investigar a denúncia, pois pelo menos um, feriu o decoro parlamentar. Ou vereador mentiu, ou o prefeito (compra de votos de vereadores para tornar o ex gestor inelegível). Veja como eles são, já estão até falando em retirar o mandato do vereador Bebeto, por ser um legítimo representante do povo, não virou um edil carimbador dos projetos do Poder Executivo. Parece, que hoje no Crato, estamos vivendo um regime fora da democracia, pois se fizer oposição ao governo de agora, você não presta, não tem valor.

Amadeu de Freitas - Defendi que a Câmara precisa resolver essa questão que lhe paralisou. Por isso propus um acordo para criar logo essa CPI. A CPI vai trabalhar e os demais trabalhos da Câmara continuam com vista a propiciar outros debates que contribuam para o desenvolvimento do município.

Roberto Sousa - Amadeu de Freitas, você tem toda razão. Se não se resolver o problema da investigação sobre a possível compra de voto de vereadores informada por Dárcio, ao meu juízo, a Casa ficará paralisada, e a população indignada, pois o que esperamos dos nossos homens públicos, e a retidão de suas ações.

Amadeu de Freitas - Essa é minha compreensão, Roberto Sousa.

Roberto Sousa - Você é uma pessoa que demonstra coerência ao longo de sua vida pública.

Roberto Sousa - Amadeu de Freitas O papel do Poder Legislativo é fiscalizar os atos da administração. Porem, na democracia, jamais poderá ter um legislativo fraco, macularia a teoria da tripartição dos Poderes.

Amadeu de Freitas - Sim, Roberto Sousa, tenho feito um mandato voltado para o cumprimento dessa função primordial do legislativo que é a fiscalização. O que proponho é uma saída para o impasse que temos na questão da criação da CPI.

Dihelson Mendonça - Eu entendo o que o Amadeu de Freitas propõe, é uma forma de não paralisar ainda mais a Câmara. Eu entendo que ele não é contra a CPI, mas busca um meio de evitar o que está acontecendo. O clima naquela casa tá ruim, é uma monotonia, só existe um assunto. Gravei 2 horas ontem em vídeo, e das 2 horas, talvez 1:40 seja somente sobre um assunto esgotadíssimo. Talvez mesmo, já que o MP já está investigando, a Câmara deve continuaros seus trabalhos como quer o Luis Carlos Saraiva, porque independente da Câmara, os culpados serão punidos, e a câmara vai entrar em recesso, e aí, como é que fica ? O Crato está parado há muitos meses. Ontem tivemos o desprazer de ver o vereador Guer lendo os requerimentos meio irritado, quase jogando de lado porque estavam com alguns problemas. A câmara PRECISA funcionar, até porque os salários são altos para tão pouca produção!

Fonte: Grupo "Filhos e Amigos do Crato" no Facebook
www.filhoseamigosdocrato.com
Participe do grupo!


Crato - Previsão do Tempo para hoje, dia 03 de Dezembro de 2013


Bom dia, Crato!


Hoje, terça-feira, dia 03 de dezembro de 2013, é o dia em que o vereador Bebeto Anastácio prometeu divulgar as gravações do ex-prefeito Samuel Araripe na íntegra na Câmara Municipal do Crato, através do vereador Jales Veloso ( E eu nem sabia que o Jales tinha isso, senão já teria pedido a exclusividade, eheh ), e parece que a temperatura vai esquentar logo mais na câmara, caso seja mesmo divulgado essa gravação, em razão de muitos vereadores já terem feito essa cobrança há tempos.

Mas falando em altas temperaturas, calor é o que não falta no Crato recentemente. Muito calor. Quase insuportável. Basta dizer que deixar o carro no sol do meio-dia, é constatar que as borrachas do painel vão ficando retorcidas, derretidas. E o Crato não tem mais estacionamento. Ontem ( segunda-feira ), por exemplo, eu passei 40 minutos rodando pelo centro da cidade, tentando encontrar uma vaga com Zona Azul ou sem Zona Azul. Fui parar lá na ........ ( omitido, senão alguém vai tomar a minha vaga amanhã ). Mas por aí vocês deduzem a dificuldade.

Quero enviar aqui um abraço ao vereador Pedro Alagoano, pela retratação, pelo entendimento de que a Imprensa independente funciona diferente dos contratados, e nosso objetivo não é ferir ninguém, mas mostrar uma visão diferenciada sobre a cidade, sem inventar fatos, procurando respeitar as pessoas e sermos respeitados. E parabéns ao repórter Ed Alencar, por haver também encontrado a conciliação entre as partes. Não é melhor viver na Paz e no Respeito ? 

Bom dia !

PREVISÃO DO TEMPO PARA HOJE

Terça-Feira, 03/12 - Nascer do sol: 05h12 Pôr do sol: 17h43
Max 34º Min 23º
Ventos a ENE  a 10km/h
Umidade Relativa do Ar: 84% e mínima de 37%
Índice UV: Extremo 

Fontes: INPE e GOES13


Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

Ouvir para CRER - A gravação das denúncias do ex-prefeito Samuel Araripe será exibida na Câmara nesta Terça-feira - Por: Ed Alencar


Nota do Editor: Segundo o ex-prefeito Samuel Araripe, a gravação total só seria entregue ao Ministério Público, mas na sessão ocorrida nesta Segunda-feira, o vereador Bebeto Anastácio prometeu que exibirá a fita através do vereador Jales Veloso ( E ele tem essa gravação ? ) - Bom! Vamos ver no que isso vai dar.


Depois de tantas  discussões sobre a abertura ou não da “CPI” para investigar as denuncias do ex- prefeito Samuel Araripe, finalmente a "condenada" da fita será apresentada na íntegra para todos os vereadores, que bateram o pé como condição para  a abertura da comissão de inquérito. O publico presente, também vai ter a oportunidade de saber dos mistérios...

Por: Ed Alencar
Foto meramente ilustrativa, pois a gravação é digital, e não em fita cassete.



CRATO - O Shopping Residence espera por você







Shopping Residence - O Shopping do Crato
Organização Valdemir Correia de Sousa
www.blogdocrato.com


Nota de agradecimento aos amigos defensores da Liberdade de Expressão - Ed Alencar


Acima: O vereador Pedro Alagoano e o jornalista Ed Alencar fazem as pazes

Quero aqui agradecer a todos os amigos da imprensa, defensores da liberdade de expressão, agradecer às pessoas que repudiaram a cobrança indevida dessa liberdade de notícia e a mim foram solidários. Agradecer também ao presidente da Câmara Municipal do Crato Luis Carlos Saraiva, e ao amigo vereador  Pedro Alagoano,  que demonstraram através de um abraço, pedidos de desculpas, pela infortuna cobrança telefônica à minha isenção jornalística, desculpas aceitas, e que esse respeito seja extensivo a todos os colegas profissionais que fazem uma imprensa livre, sem mordaça. Até brinquei com o Pedro Alagoano: “Você errou na sua cobrança por não olhar que eu não consto na folha da câmara”. 

Obrigado a todos pelas mensagens de apoio,  em especial ao companheiro Dihelson Mendonça, pelo reconhecimento do meu trabalho independente, que faço para bem informar ao povo, pois nada mudou e nem mudará. Sou um soldado da notícia e tudo passa; As coisas acontecem... o bom é a PAZ. 

Abraços,
Ed. Alencar


Prefácio para o novo livro de João Pierre -- por Armando Lopes Rafael (*)


A velha Praça da Sé, dos anos 70

   Poucos os cratenses, aqui nascidos, possuem um amor tão entranhado pelo Crato, igual ao do professor João Teófilo Pierre! Justo ele, que veio à luz em Sobral, aonde os habitantes daquela grande cidade miram com um olhar superior e majestático para esta que, com ufania, chamamos aqui de Mui Nobre e Heráldica Vila Real do Crato. João Pierre é o mais cratense dos sobralenses...
    “Notas de um Secretário” é o quarto livro da lavra do professor João Teófilo Pierre. Nesta obra, o autor estreia como memorialista. E, modestamente, já na apresentação do livro, alerta aos leitores: “Enfatizo que o movente subjacente neste livro é preservar a memória dos dados, fatos e pessoas que constituíram o universo da rede municipal de ensino cratense”.
   Vai mais além o autor.
   Além da preservação de reminiscências administrativas, ele incursiona pela sociologia, tendo por campo as relações sociais da sociedade cratense, na década 70 do século XX, fato, aliás, que tornou mais agradável a leitura deste livro.
   Além do mais, todo o texto é um demonstrativo dos conhecimentos de que é dotado o autor. João Teófilo Pierre estudou em educandários católicos, e estes têm o efeito de marcar – nos que passam por seus bancos escolares – os valores espirituais e do humanismo, os quais proporcionam uma visão integral da pessoa.  Nos diversos capítulos desta obra, encontramos termos e expressões em latim, frutos da formação que o autor recebeu no Seminário Diocesano São José de Crato e na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
      Muitas, muitíssimas pessoas da nova geração desconhecem o estado de espírito, o comportamento e as interações da sociedade cratense com o ambiente físico e social, nos anos 70. Vivíamos no Brasil – naqueles anos em que o autor dirigiu o Departamento de Educação, Cultura e Saúde de Crato – sob o regime autoritário, advindo do Movimento Militar de 1964. Àquela época, nas universidades públicas – cuja esmagadora maioria funcionava nas capitais dos Estados – começava a ser gestada uma tímida reação pelo retorno às liberdades políticas e ao Estado de Direito no Brasil. Diga-se, de passagem, que essa reação era quase completamente desconhecida da imensa maioria da população cratense e, quiçá, da população brasileira. As preocupações das várias camadas da população restringiam-se à luta cotidiana pela sobrevivência
        Lendo os capítulos que compõem as cinco partes destas Notas de um Secretário, saltam à vista as diferenças no modus vivendi – costumes, hábitos, ética, valores, ideais, etc. – da sociedade cratense dos anos 70, quando comparada à dos dias atuais. Não podemos obscurecer, também, que os governantes daquela época eram na maioria probos. Não ocorriam denúncias de corrupção e malversação do dinheiro público, tão abundantes hoje na mídia escrita e televisiva dos dias atuais. Basta lembrar que um dos prefeitos de Crato daquele tempo, o professor Pedro Felício Cavalcanti, divulgava, todo início da noite, pelas emissoras de rádio da cidade - logo após a Oração do Ângelus – o balancete diário da Prefeitura com todas as receitas e despesas registradas no dia.

    Nos anos 70, ocorria – na administração pública de Crato – o análogo ao que Monteiro Lobato definiu como “O agir pela presença”. O escritor paulista, ao usar essa expressão, fazia-o para comparar o comportamento político e ético do Imperador Dom Pedro II, deposto pelos golpistas republicanos, comparando-o aos novos costumes dos presidentes de plantão da recém-instaurada República dos Estados Unidos do Brasil (Para quem não sabe, era esse o nome oficial da nossa Pátria, pós-golpe de Estado que implantou o regime republicano entre nós).
      Aliás, é interessante conhecer um pequeno trecho daquele artigo, intitulado “A luz do baile”, que alcançou ampla repercussão na elite pensante do Brasil do início do século XX:

     “O fato de existir na cúspide da sociedade um símbolo vivo e ativo da Honestidade, do Equilíbrio, da Moderação, da Honra e do Dever, bastava para inocular no país em formação o vírus das melhores virtudes cívicas. O juiz era honesto, senão por injunções da própria consciência, pela presença da Honestidade no trono. O político visava ao bem público, se não por determinismo de virtudes pessoais, pela influencia catalítica da virtude imperial. As minorias respiravam, a oposição possibilizava-se: o chefe permanente das oposições estava no trono. A justiça era um fato: havia no trono um juiz supremo e incorruptível. O peculatário, o defraudador , o político negocista, o juiz venal, o soldado covarde, o funcionário relapso, o mau cidadão enfim, e mau por força de pendores congeniais, passava, muitas vezes, a vida inteira sem incidir num só deslize. A natureza propelia-o ao crime, ao abuso, à extorsão, à violência, à iniquidade mas sofreava as rédeas aos maus instintos, à simples presença da Equidade e da Justiça no trono. Ignorávamos isso na Monarquia. Foi preciso que viesse a República, e que alijasse do trono a força catalítica, para patentear-se bem claro o curioso fenômeno”.
   Mutatis mutandis, Crato dos tempos dos prefeitos probos, a exemplo de Pedro Felício Cavalcanti, poderia ser comparado com o Brasil dos tempos da administração do magnânimo Dom Pedro II.
    Donde se conclui que, ao convidar o professor João Teófilo Pierre para um estratégico cargo da sua administração, o velho Pedro Felício, tinha pesado e avaliado as virtudes e qualidades do escolhido, certamente respaldado na sabedoria dos Evangelhos, quando diz: “Pelo fruto se conhece a árvore.” (Mt. 12: 33- 34).
     Foi preciso, também, que viessem os dias caóticos de hoje e alijassem administradores públicos honestos do passado, para constatarmos que a corrupção no Brasil encontra-se, por assim dizer, quase institucionalizada, oficializada, dada a amplitude que alcançou. Está patente que o caos administrativo e financeiro, por que passam atualmente os municípios brasileiros decorre inicialmente da crise moral, passando em seguida pelas demais crises, com destaque para a econômica.
     Felicito o professor João Teófilo Pierre, pela feliz iniciativa de escrever estas Notas de um Secretário. Mais do que remontar ao ambiente de Crato dos anos 70 do século XX – quando a sociedade lutava pelo progresso da cidade, quando havia vida familiar, quando a convivência humana era mais fraterna no trabalho, nas escolas, nas manifestações culturais, nas instituições e nos movimentos e organizações locais – este livro mostra que os valores morais são imprescindíveis à sadia convivência de uma comunidade.
   Nos dias caóticos de hoje – quando predomina uma sociedade de consumo hedonista, materialista e individualista – este livro do professor João Téofilo Pierre vem nos mostrar que, mesmo numa prefeitura com poucos recursos, quando um grupo prioriza a honestidade, incentiva a criatividade e preconiza a solidariedade e o respeito entre seus membros, pode-se conseguir um marco de realizações que refletem em benefícios para toda a comunidade. Foi o que aconteceu na administração de João Teófilo Pierre, nos três anos em que exerceu a titularidade do Departamento de Educação, Cultura e Saúde de Crato. Muitas de suas realizações (Museu de Arte Vicente Leite, Faculdade de Direito, promoções culturais como o Festival da Música Regional e Salão de Outubro, dentre outros) ainda estão aí, a provar que – naquele tempo – Crato sonhava alto.

(*) Armando Lopes Rafael -- Historiador. Sócio do Instituto Cultural do Cariri, membro da Academia de Letras e Artes Mater Salvatoris de Salvador (BA) e Chanceler da Diocese de Crato.

FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


O Blog do Crato tem o prazer de anunciar a mais nova empresa parceira: FONTE MUSICAL. A fonte musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados:


Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais



Um verdadeiro supermercado da música


Atendimento especializado


Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...


Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio


Toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo:


Escolha confortavelmente seu instrumento musical no conforto da melhor loja do gênero no Cariri


Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri
200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

Pastoral da Sobriedade realizará congresso pastoral em Crato


Com a presença do bispo da Diocese de Lins (SP), Dom Irineu Danelon, presidente nacional da Pastoral da Sobriedade, acontecerá na cidade de Crato – entre os dias 6 e 8 de dezembro – o 1º Congresso da Pastoral da Sobriedade no Estado do Ceará. O evento ocorrerá no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, no bairro Granjeiro, contando também com a participação do bispo de Crato, Dom Fernanco Panico (foto ao lado).

A Pastoral da Sobriedade é um organismo da Igreja Católica e se constitui numa ação concreta para a prevenção e recuperação de pessoas com dependência química.
Dom Irineu Danelon será o celebrante da missa da próxima 5ª feira –dia 5 – na Catedral de Crato, que acontecerá naquela data excepcionalmente às 17:00 horas.



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31