xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/11/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 novembro 2013

Primeiras chuvas - Por: Emerson Monteiro

Fins de novembro de 2013, 25, 26 do mês, e caíram as primeiras chuvas deste final de ano nas terras do Cariri. É certo que só algumas pancadas rápidas de água a descer nas madrugadas, porém a molhar suave a torridez do chão e propiciar a babugem que aguardavam os rebanhos sequiosos, minorando a secura das matas, molhando praças e ruas, atenuando as apreensões de incêndio nas encostas da Serra e nos carrascos do vale acinzentado. Assim, perante o cicio intenso das cigarras, vieram essas nuvens molhadas de esperança, sinais do inverno sertanejo e suas chuvas de verão.

Notícias variáveis de que o clima do mundo anda meio mudado deixam margem a sintomas inesperados de alteração nos fenômenos da mãe natureza. Contudo há de parecer que tempos anteriores também mudavam e ninguém via preocupações, porquanto mudança compõe os acontecimentos naturais a qualquer época. Vez por outra, perto ou distante, eclodem ações espontâneas que exigem alguma atenção das pessoas, porém diante de leis infinitas, quase tão misteriosas quanto o futuro.

Falo por mim que chuvas lembram a força viva da esperança no coração dos sertanejos, neste pedaço de Brasil onde o esperar virou profissão de fé, razão principal de viver com arte os sonhos, nas veredas da imaginação. As festas das colheitas, as alegrias das moagens, os ventos frios das madrugadas de nossos invernos... Quanta felicidade junta em tantos amores, no coração da saudade nas pessoas simples, sementes guardadas sob o piso fofo das vazantes adormecidas no decorrer das estações secas e quentes. Nisso grita dentro da gente vontade poderosa de fazer acontecer chuva que renova todo ano, num lugar de esperanças mil.

Quando tantos alimentam as luzes dos riachos e açudes cheios, sobrevoará emoção sempiterna de preservar a paisagem amiga das nascenças e dos amores. Salvar, pois, o gosto de amar as raízes férteis das possibilidades de inverno bom nesse próximo ano, a tranquilidade de nossas almas amigas da esperança.

Foto: Jackson Bola Bantim.

Amarílio Carvalho - Por: Valdemir Correia



Oito dias longe do Crato, acompanho diariamente atraves deste blog, todas as noticias que ali circulam, com uma impressao muito boa, a ainda como complemento e pano de fundo, uma excelente seleçao musical. O Cratense que está fora como eu, querendo matar as saudades da terrinha, nao tem problema, é so ligar o blog,

Noticias boas, ruins, graves ou amenas, saem diariamente com todo seu conteúdo. Agora mesmo estamos atravessando uma fase  de noticias que geralmente acontecem em grandes centros políticos, como está acontecendo agora no Brasil como o julgamento do mensalao. E nao é que na pequena Crato, segundo noticias veiculadas pela imprensa, surgiu um mensalinho..veja como evoluímos. 

De repente, uma multidão ocupou a câmara municipal, fazendo diversas reivindicaçoes, como.. fora isto fora aquilo etc coisa e tal, como diz o conhecido jornalista Macario Batista do jornal "O Estado", e assim a cidade aos poucos vai  saindo da hibernação, e sendo destaque na imprensa nacional. Uma noticia, porem hoje me deixou muito triste, que foi a  partida do grande cratense que foi  Amarilio Carvalho, homem integro, conhecido de todos nós, que durante muitos anos foi funcionário  da tipografia cariri, do saudoso Raimundo Pires, e de Dona Conceição. 

Gostava muito de musica, de livros, escrevia artigos para diversos jornais, e era acima de tudo, um ardoroso defensor das boas causas. Lembro-me no dia em que ele me procurou com uma idéia magnifica. Chegou ao meu escritório, e sugeriu que fosse instalado um cinema aí no prédio do antigo cine moderno, hoje um teatro, mas que tem muito tempo ocioso. Pediu-me e sugeriu que estudasse o assunto, falasse com o secretario de cultura ( do governo anterior), e que se tivesse condições podia-se estudar o assunto. Falamos tambem com Bola Bantim, que tambem topou a ideia, mas esbarramos na negativa do secretario, por motivos que o mesmo citou. E a ideia não prosperou. Vejam bem os leitores deste blog que homem notável, pois com a idade avançada, já vergado pela velhice, ainda pensava em coisas boas para nossa cidade. Ele partiu, deixando um grande acervo intelectual e moral, e quem sabe se com sua morte, a idéia evolua e sua idéia se tornando realidade, surgindo aí o Cine Amarilio Carvalho. Novos governos, novas ideias. Vamos torcer para que de certo.

Valdemir Correia
26 11 13
Fortaleza - CE


Vice-Prefeito concede entrevista à Rádio Educadora sobre a questão da Mostra Sesc e a Guerrilha do Ato Dramático



Reportagem: Ed Alencar


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30