xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/11/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 novembro 2013

Procurador do Município do Crato justifica demisssões de servidores temporários


NE - Demissões atingirão cerca de 400 pessoas no Crato

O procurador do município do Crato Dr. George Borges, explica que em virtude da lei de responsabilidade fiscal, as demissões dos servidores públicos temporários do município, deveu-se a uma adequação do quadro pessoal para não extrapolar os limites dos 43% dos gastos com o  funcionalismo e também visando a ação civil pública ajuizado pelo Ministério Público em relação a estes contratos porque tinha servidores aprovados em concurso, também cobrado pelo sindicato dos servidores. Dr. George acrescenta que, foi feito um levantamento em conjunto com secretarias, administração, gabinete e finanças, e diante dos estudos chegou-se a conclusão da necessidade da antecipação das demissões por 30 dias, que se vencia em 15 de dezembro e passou para 15 de novembro. O parecer foi levado ao prefeito Ronaldo, e ciente das necessidades acatou a decisão. As demissões decorrentes, atingirão cerca de quatrocentos servidores temporários, de todos os setores da administração. 

Perguntado sobre as perdas de 30 dias dessa antecipação para o servidor, respondeu Dr. George: “ O contrato temporário não tem vinculo permanente, é um contrato que chamamos de excepcional, ele não gera prejuízo, só se fosse um servidor efetivo, o temporário poderá ser exonerado até com um mês, existe a unilateralidade de rescindir esse contrato”. Concluiu.

Para o governo do município, essa adequação no final do ano, vai trazer melhores condições de novas contratações em janeiro de 2014, para as funções que não tenha sido abrangido. Quanto aos serviços essenciais, não vão parar, apenas com uma redução do quadro de pessoal já estruturado.   

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe




Prof. Jurandy Temóteo. Um guerreiro em prol do Crato


Na sessão de terça feira 12 de outubro de 2013, da Câmara Municipal do Crato, o Prof. Jurandy Temóteo, esteve presente e no uso da palavra, falou da campanha de um abaixo assinado, para o fortalecimento e conquista da vinda para o Crato, do Hospital  Universitário e da Faculdade de Medicina, projeto que tramita na esfera do Governo Federal e essa luta do professor Jurandir, precisa de mais apoio da sociedade Cratense.

O Crato tem grandes possibilidades de conquistar estas benfeitorias, uma vez que o governo federal expediu edital, determinando que as cidades que já possuem estes equipamentos, não poderão concorrer, como exemplo, Juazeiro do Norte e Barbalha. Lembra o professor, que antes do encontro que ocorreu no Hotel Encosta da Serra, com as presenças  do Prefeito do Crato Ronaldo, do dep. José Guimarães, vereadores, Lions, Rotary, Maçonaria, ONGs, Empresários e demais segmentos da sociedade, já tinha acontecido  uma movimentação em Brasília, junto ao Ministério da Educação e da presidência da Republica.

Disse o prof. Jurandy:  "O que eu pedi na câmara, foi  de uma certa maneira, que envolvesse toda a comunidade cratense, da sede, dos bairros, dos distritos e todas as correntes políticas e de todas tendências em prol dessa luta, que se use as emissoras de rádio, publicações, promover encontros, para que a coisa fosse do Crato como um todo".

Ao comentarmos com o professor, que além da necessidade do engajamento de todos os cratenses, temos que ficar atentos, vigilantes, pois não faz muito tempo, que a Universidade Federal que vinha para a nossa cidade, anoiteceu e não amanheceu, e para surpresa de todos, disse o professor, que o deputado José Guimarães fez a seguinte revelação:  "A sede da Reitoria da Universidade Federal do Cariri que vinha para o Crato, eu fui uma das pessoas decisivas que consegui levar para Juazeiro do Norte, porque fiz isso, por que o prefeito de lá era do PT, da minha corrente política, hoje não ocorre isso, e o Crato me deu mais de três mil votos" Concluiu Guimarães.

Realmente foi uma surpresa e ter ele a coragem de falar dessa traição na época ao povo do Crato motivado por interesses políticos. Agora Guimarães tentará se redimir com nossa gente, prometendo fazer todos os esforços para trazer  em dobro a que ele levou.  


AGUAS PASSADAS, QUE VENHA O HOSPITAL, A UNIVERSIDADE, E OUTRA COISAS MAIS, ATÉ GUIMARÃES FICAR EM PAZ COM SUA CONSCIÊNCIA JUNTO AO POVO DO CRATO.

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato


Construir os castelos pelo ar - Por:Emerson Monteiro

Seja quente ou frio, porque morno eu vomito – Paulo de Tarso.

As horas vivas desse mundo onde tantos passam, ou escorregam, ou fogem, na maior sem cerimônia, eles que, por vezes, ainda têm a petulância de reclamar que o tempo está assim ou doutro jeito, essas horas que simbolizam a oportunidade rara, nua e crua, de marcar presença do ser em chão de barro, de escrever a história ou desocupar o beco às novas gerações. Há, por isso, um passo a ser dado no sequenciar das horas. O que faremos do que nos deixam fazer, nas palavras de Jean-Paul Sartre. Criar a nossa própria essência perante a existência, uma vez possuirmos tal condição de recriar a consciência no território neutro, breve e estreito das multidões.

Contudo independe das escolhas políticas ou religiosas laborar o ideal particular em meio aos limites impostos...

A viagem reclama frieza suficiente de usufruir da liberdade intensa que pulsa em nossas veias, naves essas que partirão todo momento na busca do mistério. Diversas ocasiões, e o trilho rasgará o infinito das eras a nossos pés, mares monumentais das possibilidades que indicam visões do paraíso logo ali adiante... Nunca antes visto, o minuto seguinte depositará fortunas de sonhos em forma de flores que abrem cavernas a toda manhã no peito de aço das criaturas humanas.

Indivíduos pagam o preço de merecer a responsabilidade definitiva de conter em si a eternidade, a loteria dos mágicos em fúria. Sempre além das cortinas sobrarão os ventos e vagarão as caravelas do depois. Nós, navegantes aprendizes, zarparemos de cada porto, autores das luzes que iluminarão a história.

Bom, querer contar através de pequenos detalhes a cena interior resulta no direito libertário de colar as peças desse jogo da fala. Convidar outras memórias a trabalhar o destino em painéis mentais que identificarão o futuro das aventuras pessoais no seio das coletividades. Qual a sua participação no exercício de trabalhar a certeza?

(Foto: Jackson Bola Bantim).

Você lembrou? Hoje é o feriado da "Proclamação" da República

Maioria dos habitantes do estado do Espírito Santo (os conhecidos  "capixabas”) não sabe o significado do feriado da Proclamação da República
E assim ocorre nas demais unidades da federação. Aliás, como anda o patriotismo da população brasileira?


TRISTE:  numa das últimas manifestações   dos “black blocs”, feita em São Paulo, esses vândalos   violaram o símbolo maior da Pátria,  a bandeira do Brasil, pichando-a  com símbolos da Anarquia. Quais são os objetivos desses grupos? Parece que não é só inibir manifestações legítimas e sadias do povo brasileiro. Existem objetivos ocultos. Foto: UOL

Aline Dias
Redação Folha Vitória


Provavelmente você sabe que sexta-feira, dia 15 de novembro, é feriado. Mas você tem o costume de falar sobre a história do Brasil? O “Folha Vitória” foi às ruas e conversou com algumas pessoas para ver se elas têm conhecimento sobre esta data. A conclusão foi a seguinte: a maior parte das pessoas sabe que 15 de novembro foi a Proclamação da República, mas nenhum dos entrevistados sabia o que isso significa. O “Folha Vitória” entrou em contato, inclusive, com um professor de história que não quis se identificar e não conseguia lembrar se dia 15 é Dia da Bandeira ou Dia da Proclamação da República.
Algumas pessoas alegaram ter estudado sobre isso na escola, mas já ter esquecido. Outras confundem Proclamação da República com a Abolição da Escravatura, inclusive na data. A Proclamação da República foi feita em 1889, enquanto a abolição, que deu liberdade aos escravos negros, veio um ano antes, 1888. 

Veja as respostas dos entrevistados:

Gilmar Dias Rocha, vendedor
Folha Vitória (FV): você sabe o que é o feriado de sexta-feira?
Gilmar: Proclamação da República.
FV: Você sabe o que significa isso?
Gilmar: Rapaz, não sei não!
FV: Você sabe quando que foi?
Gilmar: Dia 15. O ano? Não sei não! Fugi da aula de história!

Julia Santos, aposentada
FV: Você sabe porque sexta-feira é feriado?
Julia: É 15 de novembro.
FV: Mas é dia de que?
Julia: É dia da Proclamação da República.
FV: E você sabe o que significa isso?
Julia: Na época que eu estudei o nome já está dizendo. Foi proclamada a república, que a república foi... liberta! É isso?

Ana Paula, manicure
FV: Você sabe por que sexta-feira é feriado?
Ana Paula: Não.
FV: Mas você sabe que é feriado.
AP: Sei.
FV: E o que você vai fazer no feriado?
AP: Trabalhar o dia todo!

 Jaime Silva, aposentado
FV: Você sabe o que é o feriado de sexta-feira?
Jaime: Parece que é Proclamação da República.
FV: Você lembra o que significa?
Jaime: Eu estudei tem muitos anos. Acho que não estou lembrando mais não. Mas que é Proclamação da República eu sei que é.
FV: E quem proclamou a república?
Jaime: Foi Dom Pedro II.
FV: E o que significa a palavra proclamação?
Jaime: Liberdade. Libertação. Passou a ser um Brasil mais independente. Eu acho que é isso.

Julia Gomes, auxiliar de serviços gerais
FV: Você sabe porque é feriado sexta-feira?
Julia: Não sei. Não faço a mínima ideia.
FV: Você não lembra o que é 15 de novembro?
Julia: Não lembro. Desiste de mim na reportagem que eu não sei!

PS--
Sobre o feriado de 15 de novembro, a grande maioria dos brasileiros, é verdade,    ainda não sabe seu significado. É bom que se diga que este feriado foi instituído há apenas  62 anos, a partir da aprovação da lei nº.662, de 6 de abril de 1949. Mesmo proposta pelo presidente da República  da época, Marechal do Exército Eurico Gaspar Dutra, essa lei continua sendo ainda uma  ilustre desconhecida para a maior parte dos 200 milhões de brasileiros.
Já para o professor Antônio Barbosa, do Departamento de História da Universidade de Brasília--UnB, existem dois pontos principais para este desconhecimento, ou  esquecimento, por parte  das pessoas. O primeiro é a existência de um índice muito elevado de analfabetos funcionais e o segundo é própria fragilidade do sistema educacional brasileiro, o qual – por culpa da própria República –, vem piorando nos últimos anos. Vox populi, vox Dei...
    

CHARLES CHAPLIN e OS CONCURSOS e FESTIVAIS


O grande ator Charles Chaplin, certa vez passeava pelas ruas de Paris quando viu que numa delas estavam realizando um concurso para ver quem imitava melhor o Carlitos, o seu personagem, que estava no auge, nos cinemas. Várias pessoas já estavam fazendo diversas imitações. Sem hesitar, resolveu participar do concurso, porém, sem revelar a identidade. Tirou o quinto lugar!

Lembrando-me aí da nossa querida amiga, artista, cantora Tatiana Vanderlei, premiada na Itália e cuja apresentação foi rejeitada na Mostra SESC da sua própria terra, que concursos, mostras, Festivais, nem sempre são justos, como aliás, toda a atividade humana.

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com




Quase um Escândalo: Cantora lírica Cratense, premiada em primeiro lugar na Itália tem trabalho recusado para a Mostra SESC Cariri 2013


Nota do Editor: Ninguém é profeta em sua terra!


Acima: Tatiana Vanderlei canta na abertura do G8, na Europa - Encontro com os governantes dos países mais ricos do mundo

A cantora lírica Cratense residente na Europa há 10 anos, Tatiana Vanderlei, recebeu uma das mais importantes premiações da Europa há poucos meses. Na terra do canto lírico, onde a concorrência é muitíssimo acirrada, ela venceu o famoso concurso de lírico de Pienza 2013, sendo destaque nas TVs mundiais e recebendo a premiação das mãos da esposa do próprio LUCIANO PAVAROTTI. Contudo, o seu enorme talento não foi suficiente para os organizadores da Mostra SESC Cariri 2013, quando fez sua inscrição e teve o seu nome REJEITADO para se apresentar no evento.

Tatiana Vanderlei entrou em contato com o Blog do Crato e comunicou todo o seu constrangimento. Ela possui a documentação da inscrição e apenas lamenta que mesmo com um currículo dos mais cobiçados do mundo, e sendo uma artista natural do Crato, seja rejeitada num evento que em tese, deveria privilegiar os artistas que são do próprio Cariri.

Depois de todo esse "embroglio", à nossa querida amiga, conterrânea e artista Tatiana Vanderlei, devemos lembrar apenas o que já disse um grande mestre há mais de 2000 anos, que "Ninguém é profeta em sua terra e entre sua própria gente". Quem sabe, aos olhos "muito inteligentes" dos curadores da Mostra SESC, podem ter visto talentos superiores e mais "dignos" para participar do evento, ou seria talvez um jogo de cartas previamente marcadas.

Fica aqui a nossa solidariedade à Tatiana e protestos a este ESCABROSO ato cometido contra esta, que é possivelmente a maior celebridade e representante do Cariri na Europa.

TATIANA VANDERLEI


Acima: Tatiana Vanderlei recebe prêmio das mãos da esposa de Lucciano Pavarotti

Com a família do Crato, onde viveu a infância e a adolescência, a cantora lírica Tatiana Vanderlei se formou em direito na URCA. Desde jovem demonstrou muito talento para o canto lírico, tendo participado do Coral da SCAC. Estudou no Paraná e foi aperfeiçoar a vocação na Itália, onde mora há 10 anos. Tatiana acaba de se consagrar vencedora de um concurso de canto lírico muito importante; Sendo soprano, ela foi o primeiro lugar  do quarto concurso lírico de Pienze. Na descrição feita pela imprensa italiana, Tatiana Vanderlei é dona de uma voz esplêndida.

Matéria publicada em 2009 no Blog do Crato - Cantando na Abertura do G8 em L'Aquila

Ela cantou o Te Deum de Verdi com a Orchestra Sinfonica Abruzzese (Maestro Marcello Bufalini) na abertura oficial do G8 em L’Aquila – Encontro com os governantes dos paises mais ricos do mundo. Cantou ainda em vários recitais no Brasil e no esterior, entre eles em Milão no Teatro Silvestrianum e ao Teatro Filodrammatici de Milao em homenagem ao compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Participa de recitais e montagens de Operas no Brasil e na Itália. Frequentou muitos cursos de aperfeiçoamento para cantores líricos no Brasil, Italia e Alemanha e fez numerosos concertos em Sao Paolo, Rio de Janeiro, Curitiba, Juiz de Fora, Fortaleza, Maceió, Sicilia, Capri, Bologna, Chianciano, Bordighera, San Remo (Teatro Ariston), Sapri, Ravenna, L’aquila, Roma, Venezia, Foggia, Avallon e Auxerres (França) e outras cidades.

Estamos falando de Tatiana Vanderlei de Figueiredo, cantora Lírica Brasileira, residente na Itália.
Com toda essa magnífica trajetória artística, não esquece as suas raízes, quando entrou em contato com o Blog do Crato através do telefone, para expressar a sua imensa satisfação em encontrar aqui o genuíno espaço da nossa cidade, berço das expressões artísticas e culturais, da gente que trabalha para divulgar nesse espaço público, o Crato, terra de tantos ícones ilustres.

Em conversa com esse repórter, Tatiana nos conta do seu primeiro encontro com a sua paixão: O canto Lírico:

Tatiana: A Dra. Violeta Arraes uma vez me ouviu cantando quando eu trabalhava na URCA, e me disse: Porque voce nao começa a estudar seriamente? Ouvindo isso nao pensei duas vezes. Terminei minha Graduaçao em Direito, e fui morar em Curitiba pra estudar Canto Lirico. Depois ganhei uma bolsa de estudos para vir estudar na Italia. Estou aqui ja da 6 anos, ja visitei varios Paises e amo estar aqui…

Blog do Crato: Aonde você reside atualmente?

Tatiana: Atualmente moro na cidade de L’Aquila, a cidade que foi destruida pelo terremoto, uma experiencia que nao quero viver novamente, jamais!!! Era tudo tao lindo… abro a janela da cozinha e tem uma montanha maravilhosa que fica coberta de neve por 6 meses… da sala vejo o “Gran Sasso d’Italia”, sem falar nas construçoes maravilhosas que nao existem mais.

Blog do Crato: Qual a Rotina de uma cantora Lírica Brasileira na Itália ?

Tatiana: Ando de bicicleta, nado, leio muito, vou a concertos, sou a Vice-Presidente de uma Associaçao Cultural, e tantas outras coisas que por hora (pelo terremoto) nao posso prosseguir, como um curso de tango… Faço concertos, viajo muito, fiz um curso de cozinha italiana, nao estou jamais parada… Estou terminando minha segunda especializaçao…

RECITAL NO CRATO EM HOMENAGEM À VIOLETA ARRAES

Tatiana Figueiredo está no Crato, onde se apresentará hoje, no Teatro Rachel de Queiroz, juntamente com o Pianista Vitor Duarte, em um recital em homenagem à saudosa memória da Ex Reitora da Universidade Regional do Cariri Violeta Arraes Gervasieau às 19:30h. Além disso, irá acontecer paralelamente ao evento uma exposição contando toda a trajetória de Dona Violeta nos dias 22,23,24 além de mini-cursos de canto coral e apresentação dos Corais da SCAC além da continuação da Exposição.

Fã da Rádio Chapada do Araripe

Tatiana se diz uma ardorosa fã da Rádio Chapada do Araripe, que transmite música Brasileira, Jazz, Música Clássica e Música dos compositores regionais. Nós que administramos o Blog do Crato, Rádio Chapada do Araripe e Jornal Chapada do Araripe, desejamos a Tatiana Figueiredo votos de muita felicidade nessa carreira difícil, que é ser um bom artista, do mais fino gosto, ainda que fora do Brasil. 

Programa de Concerto:

Programa Recital em Homenagem à Violeta Arraes
Concerto Didático – Evolução da Opera
Música Barroca
Haendel – Piangerò – Giulio Cesare
Clássico
Mozart – Der Holle Rache – Il Flauta Mágica
Romântico Italiano
Bellini – Eccomi in lieta vesta – Montecchi e Capuletti
Romântico francês
Offenbach – Les oiseaux dans la charmille – Os Contos D’Hofmann
Romântico Brasileiro
Gomes – Mia piccirella – Salvador Rosa
Moderno Italiano
Puccini – Chi il bel sogno – La Rondine
Contemporâneo
Glitter and be gay – Bernstein – Candide

CONCLUSÃO:

É, meus amigos! Parece mesmo que tá difícil entrar para essa Mostra SESC, que como disse o vereador Marquim do Povão, continua trazendo gente de fora e deixando os de casa a ver navios. Creio que se uma artista do porte de Tatiana Vanderlei que tem renome mundial foi rejeitada para a Mostra, melhor que nós artistas tupiniquins aqui, como Eu, como Pachelly e Abidoral para entrar ali, só se for como faxineiros.

Por: Dihelson Mendonça
Com informações adicionais da TV Verdes Mares Cariri e Jornalista Huberto Cabral



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31