xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/11/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 novembro 2013

UMA MOSTRA QUE CONTINUA IMPORTADA ? - Parabéns ao Marquim do Povão!



Devo fazer justiça ao vereador Marquim Do Povão, que fez um discurso que bateu fundo na minha alma de artista. Ele falou quase como se fosse um deles, conseguiu em poucas palavras, reproduzir um sentimento que estava "entalado" em nossa garganta há muitos anos sobre essa mostra SESC, que embora positiva, traga talentos de fora, pouco acrescenta à cultura local. 

Marquim do Povão, na sua simplicidade, disse uma frase que MATOU qualquer argumentação contrária, mais ou menos assim: "A Mostra SESC é muito boa, parabéns a ela, mas ela só privilegia os artistas de fora. Ela traz artistas de outras terras para ganhar cachês aqui no Cariri ( E investem pesado! ), agora, quantas vezes vocês já viram a Mostra SESC levar nossos artistas para se apresentarem em outras terras e lhes pagar os mesmos cachês milionários e lhes dar notoriedade ?" ( Foi um verdadeiro soco com luvas de pelica. Parabéns, Marquim do Povão por dizer a pura verdade! - A coisa só traz, traz...os daqui não tem vez nem em casa, que dirá levá-los para fazer sucesso em intercâmbios culturais...

Por: Dihelson Mendonça 

Em breve, o vídeo no Programa desta semana FATOS em FOCO, com várias entrevistas com os vereadores. O programa está ainda em fase de produção, estou colhendo opiniões da população para saber o que as pessoas estão achando desse escândalo do Mensalão do Crato.


Raposa tomando conta do Galinheiro ? - Baseado em texto de Tacinha Anastácio


A nossa amiga Tacinha Anastácio publicou um texto interessante no grupo Filhos e Amigos do Crato, no Facebook, que repasso para vocês:


ESSA FOTO NÃO QUER DIZER QUE SÃO CULPADOS, SOMENTE QUE É COINCIDÊNCIA, PORQUE SÃO PESSOAS QUE APRESENTAM O MESMO PERFIL, RECEBEM BENEFÍCIOS, E ESTÃO ATRELADOS AO PODER PÚBLICO SOB PENA DE PERDER O QUE GANHARAM... CPI???????????

Dizem que vai sair os três nomes que irão compor a comissão. Ao se referir a essa Comissão, Jales Velloso na última reunião disse ser de bom tom, que não figurasse nessa relação nenhum dos que foram citados na gravação, não porque são culpados, mas porque aconteceu essa reunião, foi divulgada através de gravação e ficaria estranho colocar algum dos nove para investigar a eles mesmos. Como também o prefeito foi citado como suspeito , segundo Dárcio Luis, qualquer vereador ligado a ele, já que esses devem favores, TAMBÉM poriam em risco a investigação. Então, e aí? Será que o presidente vai colocar para investigar exatamente as pessoas de quem a administração atual tem MEDO? Se não os colocar, o que a população vai pensar da lisura da escolha do presidente que até agora, não tem nada que desabone sua atitude, já que é um grande advogado e um excelente representante do povo? Eita, é muita responsabilidade!

Por: Tacinha Anastácio


Quem falou que a MOSTRA SESC saiu do Crato estava mentindo! - A Mostra SESC fica no Crato SIM SENHOR !



Comunicado !

O Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc) esclarece que a programação da 15ª Mostra Sesc Cariri de Culturas permanece no município do Crato – berço do evento - e em mais 27 cidades da região do Cariri. Está concentrada na Unidade Crato do Sesc, uma vasta programação em todas as linguagens artísticas. Ao todo, serão 68 apresentações no município, entre os dias 8 e 13 de novembro. A programação já está disponível para consulta no site oficial da Mostra (www.mostracariri.com.br).

Informamos que não foi possível realizar a programação nos espaços públicos do Crato, já que durante a produção do evento não houve resposta do poder público do município, com relação à solicitação do Sesc para viabilizar as apresentações nos respectivos espaços.

Além disso, a edição 2013 da Mostra Sesc Cariri de Culturas tem entre os objetivos diversificar e ampliar ainda mais a programação cultural nos diversos espaços da região. Portanto, a abertura do evento acontecerá no município de Assaré, prestando uma homenagem ao grande poeta caririense e expandindo a programação do Circuito Patativa do Assaré.

Fonte: http://mostracariri.sesc-ce.com.br/


Fábrica de asfalto para o Crato na mira do prefeito Ronaldo



Acima: Asfaltamento em Crato na gestão do prefeito Samuel Araripe - Foto: Wilson Bernardo

A cidade do Crato se prepara para se tornar um grande canteiro de obras em 2014 em todo seu território, já iniciado pelas periferias da cidade e seus distritos. Um grande projeto de calçamento vem acontecendo por ruas e vielas, em destaque pelos bairros da cidade e também em vários distritos. O bairro do seminário, já iniciou as obras da encosta do seminário. A “buraqueira” vai ser grande para os trabalhos de saneamento básico. 

Falando ao Blog do Crato através do repórter Ed Alencar, o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos afirma que já foram conquistados 400 milhões de reais em projetos para o Crato. Disse o prefeito: “Para o saneamento de água e esgoto, foram 212 milhões de reais, dos quais 81 milhões já estão aprovados, só perdemos para Fortaleza, proporcionalmente foi a cidade do Crato, que mais recebeu recursos. O projeto "minha casa, minha vida" do Governo Federal, de 2.000 mil casas, já foi assinado com a Caixa Econômica, com a participação de três construtoras e já iniciada a terraplanagem no Barro Branco, e  o poço para o abastecimento de água, já foi cavado. Ainda falando em moradia, o Ministro das Cidades, autorizou mais 2.000 mil, perfazendo um total de 4.000 casas para o Crato. E fazendo justiça, é bom lembrar, que muitos destes projetos tiveram inicio na gestão passada do ex-prefeito Samuel, onde as dificuldades "atravancaram" as conquistas, pelas inquisições ou tribunal da politicagem.  

FABRICA DE ASFALTO.

Disse o prefeito Ronaldo: "Já viajei três vezes para São Paulo, procurando ver como se comporta uma fabrica de asfalto, ou se melhor seria uma parceria com uma empresa, porque temos que baratear o custo do asfalto para o nosso município, aqui na região, a média custa 31 reais, o m² com 5cm de espessura e tem lugares que chega até a 18 reais, a prefeitura fabricando seu próprio asfalto, chegará  entre 13 ou 14 reais média". 

Então, acho que a prefeitura do Crato, deve comprar todos os seus equipamentos, ou fazermos uma parceria para ter nossas máquinas para aplicação, e uma fábrica particular de alguma empresa, produzindo o asfalto. Acrescentou Ronaldo: "Todas as ruas do Crato, serão escavadas para troca de tubulações de água e redes de esgotos, onde tem asfalto será cortado, onde tem calçamentos e forem ficando prontas, receberão  asfalto". Concluiu.

Isso sem contar com as estradas, consertos dos buracos que se formam no dia-a-dia nas ruas e avenidas asfaltadas, principalmente para ligações no abastecimento de água.  O Crato também, poderá vender seu excedente de produção, ou produzir mesmo sobre encomenda para vender a outras cidades vizinhas, sem contar com a geração  de mais empregos. Dá para se imaginar, que pela quantidade de obras, haja asfalto!! 

Que venha o progresso!

www.blogdocrato.com
Reportagem: Ed Alencar
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Ministério Público pede prisão imediata de 20 réus do mensalão


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nesta terça-feira, 12, ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão imediata de 20 dos 25 condenados por envolvimento no mensalão, incluindo figuras centrais do escândalo de corrupção como o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o empresário Marcos Valério, apontado como operador do esquema.

Ao menos cinco ministros já afirmaram, reservadamente, serem favoráveis a essa possibilidade. Com mais um voto nesse sentido, no julgamento que será retomado nesta quarta-feira, 13, o tribunal poderia determinar a prisão imediata de 20 dos condenados e a execução das penas alternativas, como o pagamento de cestas básicas, para outros três outros condenados. Somente dois deles - Breno Fischberg e João Cláudio Genu - aguardariam o julgamento dos infringentes, previsto para o primeiro trimestre de 2014. Os dois foram condenados por apenas um crime, mas a condenação pode ser revertida no próximo ano, quando forem julgados os recursos.
Caso não sigam o parecer de Janot, os ministros devem concluir até esta quinta-feira, 14, o julgamento dos segundos recursos declaratórios de parte dos réus do mensalão. Nesse grupo estão os deputados Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP). Os dois e outros oito condenados apontam contradições, omissões e ambiguidades no julgamento dos primeiros recursos.

A tendência do tribunal é rejeitar os recursos e considerá-los uma tentativa da defesa de protelar o fim do processo. Por isso, o tribunal deve decretar a execução imediata das penas desse grupo que não tem direito aos chamados embargos infringentes.

Nessa lista de prováveis condenados nos próximos dias com execução de pena imediata estão também o ex-presidente do PTB Roberto Jefferson, os ex-deputados Bispo Rodrigues, José Borba e Pedro Corrêa, o ex-vice-presidente do Banco Rural Vinicius Samarane. Mesmo se houver prisão de deputados, a Câmara deve aguardar um novo posicionamento do STF, definindo a quem compete cassar o mandato do parlamentar condenado. Com isso, os dois deputados se juntariam a Natan Donadon na bancada de parlamentares presidiários.

Prisão imediata

Nesta terça, após a manifestação de Janot pedindo a prisão não só dos dez réus que ingressaram com os embargos de declaração mas também dos que optaram pelos infringentes, dois integrantes da Corte lembram que uma súmula permite a execução das penas, mesmo com embargos infringentes pendentes de julgamento. "Em caso de embargos infringentes parciais, é definitiva a parte da decisão embargada em que não houve divergência na votação", estabelece a súmula do tribunal.

Outro ministro indica dois precedentes em que o STF permitiu a execução da pena, independentemente da existência de embargos infringentes. No pedido feito ao STF na tarde desta terça, o procurador-geral da República argumentou serem imutáveis as penas impostas aos réus que não têm direito a novo julgamento. E para os réus que pediram novo julgamento, via infringentes, parte das penas também não pode mais ser alterada.

"É entendimento sedimentado no âmbito desse STF que não há necessidade de aguardar o julgamento de todos os recursos que as defesas interponham para a determinação de imediato cumprimento das penas, notadamente quando já apreciados (e rejeitados) os primeiros embargos de declaração ajuizados contra a decisão condenatória do plenário", afirmou Janot no parecer.
No caso de Dirceu, por exemplo, a pena imposta pelo crime de corrupção ativa não pode mais ser alterada. O placar do julgamento neste ponto específico foi de 8 votos a 2 pela condenação. Como não houve quatro votos divergentes, Dirceu não poderia pedir novo julgamento para esta acusação.
No entanto, por 6 votos a 4, o tribunal condenou Dirceu por formação de quadrilha. Em razão desse placar, a defesa de Dirceu pediu ao tribunal, por meio dos embargos infringentes, novo julgamento para esta acusação, o que deve ocorrer somente no início de 2014.

Assim, conforme o pedido de Rodrigo Janot e a defesa antecipada por parte dos ministros, Dirceu poderia começar a cumprir a pena pelo crime de corrupção, aguardando preso o novo julgamento pelo crime de quadrilha. Mas tendo sido condenado naquele crime a 7 anos e 11 meses, Dirceu iniciaria seu cumprimento de pena em regime semiaberto.

Outros nove réus estão na mesma condição, incluindo Genoino, Valério, Delúbio Soares, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), a ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello, o publicitário Cristiano Paz, ex-sócio de Valério. Os réus Emerson Palmieri, Enivaldo Quadrado e José Borba cumpriram já suas penas alternativas.

Estadão Conteúdo


Mistérios da Meia-noite...



"O vereador Amadeu de Freitas se disse surpreso quando seu rosto foi estampado no "Jornal do Cariri" por denúncias caluniosas e com tanta repercussão, tão próximo da eleição que houve para o diretório do PT, mas quando aconteceu uma denúncia contra o vereador Luciano Saraiva há algum tempo, mal se noticiou o fato." 

Por: Tacinha Anastácio

Lá vamos nós: Mas o que era mesmo que havia contra o Luciano Saraiva ? Alguém se lembra ?




Encontro discute mistérios que envolvem as relações afetivas em Crato



O Instituto Tiago Andrade realiza mais um evento, desta feita o "Café Mundial do Amor" - Educação, que tem por tema: Docência e afetividade: Como fazer ?

O objetivo é levar as pessoas a uma reflexão profunda acerca da afetividade. Toda a população cratense está convidada a participar deste grande momento de crescimento pessoal.

Uma divulgação do Blog do Crato
www.blogdocrato.com


Pesquisador diz ter criado a cura para a ressaca


Ingerir bebidas alcoólicas em grandes quantidades é sempre certeza de um dia seguinte nada agradável, com muita ressaca. Esses dias, porém, estão contados: David Nutt, pesquisador norte-americano, encontrou, segundo ele próprio em entrevista ao Huffington Post, um antídoto para a bebedeira que pode acabar com a ressaca em poucos minutos.

Tudo começou com a produção de combinação sintéticas que atacam diretamente o sistema de Gaba, parte do cérebro afetada pelo alcool e responsável pela sensação de relaxamento provocada pela bebida. Os combinados criados por Nutt provocam o mesmo efeito do alcool, mas em menores quantidades. O pesquisador afirma que se pode criar um componente com esse efeito, pode também criar um antídoto.

Nutt tomou um de seus componentes e se sentiu do mesmo modo que fica quando está bêbado: relaxado e sonolento. Logo na sequência, tomou o antídoto criado a partir dessa fórmula e, em poucos minutos, passou a se sentir completamente bem - a ponto, inclusive, de conseguir dar uma palestra.

Agora, de acordo com Nutt, ele precisa apenas de incentivo financeiro para desenvolver o antídoto, que, segundo ele, é a cura para a ressaca em poucos minutos. Ex-funcionário do governo norte-americano, o pesquisador foi demitido de seu cargo por defender que maconha, ecstasy e LSD eram menos nocivos do que o alcool.

Fonte: Yahoo Notícias


Crato - Previsão do Tempo - Dia 13 de Novembro de 2013


Bom dia, Crato!

Nem se preocupem em colocar seus livros para secar ao sol: Também não chove hoje...


Sol extremo com algumas núvens e não chove. Esta é uma previsão terrível para nós que vivemos nesta terra causticada pelo calor infernal dos últimos dias. Sair ao sol das 13:00 é se arriscar a contrair um câncer de pele no Crato! Absurdo esse calor e a sensação térmica. E para hoje não será diferente. Olhaí os parâmetros dos serviços de meteorologia...

Quarta-Feira, 13/11 
Nascer do sol: 05h09 Pôr do sol: 17h35
Temperatura: Max 35º Min 22º
Ventos a NE  a 13km/h
Umidade Relativa do Ar: 85% e mínima de 45%
Índice UV: Extremo 

Fontes: INPE e GOES13


Distrito de Dom Quintino vai ganhar quadra Poliesportiva


A informação é do deputado estadual Sineval Roque (Pros). Segundo o parlamentar, a construção de uma quadra esportiva no Sítio Cachoeira dos Gonçalves, localizado no distrito de Ponta da Serra, no Crato, vai proporcionar melhor qualidade de vida aos jovens de Ponta da Serra.  

“Nós apresentamos a demanda ao líder da bancada federal cearense no Congresso Nacional, deputado Balhmann, e prontamente a nossa reivindicação foi atendida”, afirma Roque. O Ministério dos Esportes já emitiu a nota de empenho no valor de R$292.500,00 para a construção do equipamento.  A partir de agora, o município deverá apresentar o projeto executivo da obra, licitar e executar os serviços de construção da quadra poliesportiva. 

Assessoria de Imprensa do Dep. Sineval Roque



Presidente da Câmara Luis Carlos Saraiva viajou à Fortaleza em "missão de paz" - Por: Ed Alencar


NE - Ninguém procura mais sobre a morte da galinha preta nem da perna do Saci-Pererê ?

Depois da troca de gentilezas (farpas, melhor dizendo) entre o presidente da câmara municipal do Crato Luis Carlos Saraiva, com o deputado Fernando Hugo de Fortaleza, com intuito de “apaziguar” os ânimos do mar revolto, com ondas "rudes e toscas" vindas  da capital  cearense na direção do Crato, o presidente da câmara vestiu-se de um bom capitão de mar, desembarcou em Fortaleza, ainda em águas turvas, na companhia do vereador Thiago Esmeraldo, (seu imediato), para ensinar o caminho do Crato ao Dep. Fernando Hugo e conhecer o nosso Cratinho de açúcar, a nossa gente e nossa hospitalidade. 

Na oportunidade, aproveitar para conhecer  pessoalmente e tirar suas convicções do caráter de cada vereador da nossa cidade. Nesse encontro em maré mansa com o deputado Fernando Hugo na capital cearense, não discutiram mais o sexo dos anjos, da morte da galinha preta, nem procurarem mais, a perna do saci pererê. 

Em entrevista à nossa reportagem, o presidente Luis Carlos, disse que na companhia do vereador Thiago Esmeraldo e do dep. Camilo Santana, foram muito bem recebidos pelo Dep. Fernando Hugo que os tratou com muito respeito em seu gabinete, fez uma explanação do que estava acontecendo no Crato, e na oportunidade lhe fez o convite para vir ao Crato no dia 29 de novembro de 2013, participar de uma audiência pública, onde o Dep. Fernando Hugo se comprometeu fazer de tudo para estar nesta audiência. 

Perguntado ao presidente Luis Carlos, se no seu encontro com o deputado, ele não mencionou se pediria desculpas ao prefeito Ronaldo, disse Luis Carlos, que não, e que não tratou de assuntos do executivo, falou com ele como vereador em determinados assuntos e que estava na busca  de um consenso para trabalharem e prol da união do Crato, esquecer as diferenças e somar. O deputado ao dirigir a palavra à comitiva cratense, agradeceu a visita classificando-a, como positiva, e que também não esperava a reação do presidente da câmara, assim como dos vereadores, e que iria se programar para vir ao Crato.

Perguntei ao Luis Carlos se durante a conversa, Fernando Hugo disse a ele se conhecia o caminho do Crato. Respondeu Luis Carlos: “Ele me disse que sim, já tinha vindo ao Crato onde teve um encontro com o ex-prefeito Samuel Araripe, quando lhe apoiou como deputado e que vem de novo. Acrescentou Luis Carlos: “A reunião foi produtiva, me recebeu muito bem e as  “arestas” foram tiradas entre os legisladores e vão lutar pelo município do Crato”. Concluiu.

EM SUMA;  O deputado sabe do caminho do Crato,  poderá até vir, mais só depois do resultado da “CPI” da câmara, quando ele disse que era uma piada de péssimo humor, para enganar a população e que era como colocar “A raposa para tomar conta do galinheiro”. O homem tem (6) seis mandatos de deputado, vai que ele acerta!!   Aí, Ed-lascar...

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato


Roberto Pessoa chama coligação dos Ferreira Gomes de “rola bosta”.


O presidente de honra do Partido da República no Ceará, Roberto Pessoa, confirma: seu partido está formatando uma frente ampla de oposições contando com a participação do PSDB, PSB, PRB e com a ala do PT da ex-prefeita Luizianne Lins de olho em 2014.

Roberto Pessoa diz ainda que essa frente espera conversar com o senador Eunício Oliveira (PMDB) para saber se ele vai mesmo disputar ou não o Governo.

O ex-prefeito de Maracanaú aproveitou para lamentar a postura do governador Cid Gomes (PROS), que adotou postura de ingrato com relação ao ex-governador Tasso Jereissati. Cid não gostou de ver Tasso nas inserções tucanas na tevê cobrando respeito ao Ceará, no que desafiou uma comparação de sua gestão com os 12 anos da administração tassista.

“Que é Ferreira Gomes sem Tasso? Tasso foi quem fez eles!” – acentua Roberto Pessoa. Sobre a declaração de Ciro Gomes definindo como “coligação do ódio” a formação de uma frente ampla de oposições, reagiu: “A coligação dele é a coligação rola-bosta!”.

video


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31