xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/11/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 novembro 2013

O deserto e o coração - Por: Emerson Monteiro

Deserto das mentalidades vazias dos catadores de miragem espalhados ao vento, na velha sequidão onde, um dia, houve mar de água doce. A voz do que clama no deserto, João Batista, querendo endireitai as veredas do Senhor... Isso lá num tempo de vastidões ressequidas e hoje carros atoleimados que vagam pelas avenidas rudes das selvas de pedra. Tecnologias em alta, criaturas em baixa, animais envilecidos num desaparecimento vertiginoso diante da profundeza de uma fome atroz de amor. Zumbis apavorados em grupos de vaidades sem nexo, parados nos sinais da solidão. Astronautas do egoísmo, arrependidos na saudade, viagem no sem jeito da fama e das posses inúteis.

Enquanto isso, o pensamento ainda impera solto nas consciências perdidas, espectros bloqueando a chegada dos sentimentos bons que ainda salvarão as máquinas dominadoras dos continentes e das oportunidades de libertação. Arrependei-vos da cegueira e vens ao batismo de João, vós escondidos detrás das muralhas falsas do poder do chão, quais ratos medrosos em noites de fúria, pigmeus que devoram a própria carne em busca de sobreviver algumas copas do mundo mais, durante a farra da ilusão passageira, miragens, miragens, cenouras à frente de burros trôpegos, no trilheiro de açúcar e sal, desnorteados vendedores de fumaça e poeira.

Lembranças persistem, no entanto, nos avisos da voz do que, belo dia, clamou no deserto, e dele cortaram a cabeça: ... Porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. Filhos do coração, nascidos acesos, vivos na alma dos que têm fé na certeza, na Verdade, frutos do solo fértil de corações fortalecidos.

O deserto de nós donde viverá eterna vida, haja que plantar e regar a semente do Bem pela prática do que é bom de essência. Então, firmar os pés na revelação de Si, justa medida dos que se orientam nas estrelas e no Sol, exemplos da Luz no coração.

(Foto: Jackson Bola Bantim).

Notícias de Crato


Logomarca do Centenário da Diocese


Descrição Oficial da Logomarca

Criada pelo jovem Padre Wesley Barbosa Barros, eis a descrição oficial da logomarca acima:

A logomarca é feita a partir de pinceladas verdes e amarelas em sentido circular, dão idéia de movimento e representam o esforço de cada um que desenhou a história centenária da diocese. Três círculos dourados, símbolos da Trindade, protegem e expandem a logomarca cortada na horizontal e na vertical em forma de cruz fazendo alusão ao mistério pascal, centro da fé cristã. É a Trindade que, tendo assumido, em Cristo, o jeito humano de ser, dá proteção e expansão a esta história de salvação da qual fazemos parte com nosso empenho e nossa busca pelo Reino.

O corte horizontal da cruz faz referência à silhueta da Chapada do Araripe, e sua vegetação verde apresentada na parte inferior do corte, enquanto que o sertão, realidade típica de outra parte da diocese está representado no corte vertical da cruz que nasce de um mandacaru. As pinceladas amarelas na parte superior lembram “o sol nascente que nos veio visitar” (Lc1,78) e fazem referência ao fato histórico de que, na língua dos índios cariris a palavra “Araripe” significa: lugar onde nasce o sol.

As figuras, da torre da catedral de N. Sra. da Penha, que brota do lado esquerdo da cruz, posta como sinal de unidade na caridade; e do padre Cícero sobre o monte, como sinal de convergência do sentimento religioso nordestino aludem à realidade eclesial própria da Diocese de Crato. Postas sobre o sol lembram que é o Cristo luz do mundo, que ilumina a história desta Igreja, Romeira e Missionária, cujas pegadas sobre o chão verde da esperança avançam sempre em direção ao centro da Cruz, em direção à salvação.


60 anos da visita da imagem peregrina a Crato



Na próxima 4ª feira, dia 13 de novembro, completar-se-ão os 60 anos da histórica visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, à cidade de Crato, fato acontecido em 1953. Segundo o historiador Irineu Pinheiro essa foi a maior manifestação religiosa acontecida até hoje nesta Mui Nobre e Heráldica Cidade de Frei Carlos. Para comemorar esses 60 anos, haverá procissão, na tarde de 4ª feira próxima, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima saindo da Catedral até a igrejinha do Pimenta. A imagem de Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Sé de Crato é uma belíssima escultura de madeira, medindo cerca de um metro de altura, esculpida em Portugal, em 1953, por Guilherme Thedin, o mesmo escultor da imagem-peregrina. Para a confecção dessa imagem – ofertada à catedral pelo Sr. João Bacurau – seguiu de Crato para Portugal um toro de cedro.


Outra perda (mais uma) da cidade de Crato

Passado o quiproquó que envolveu a 15ª Mostra Sesc Cariri de Culturas/Prefeitura de Crato, é hora de ser feita uma análise serena do episódio, mesmo reconhecendo que “não adianta chorar sobre o leite derramado”. E, embora sabendo que agora “Inês é morta”, a população de Crato não se conformou com o fato desta cidade ter pedido o tradicional status de servir como o local para a abertura do grandioso evento, cedendo o privilégio (pasmem!) para a pequenina Assaré.  No entanto, alguns pontos continuam obscuros. Por exemplo: sendo a Mostra Sesc Cariri de Culturas um evento totalmente cultural, por que nas tratativas entre a Prefeitura e o Sesc quem negociou em nome da municipalidade foi o chefe de Gabinete do prefeito, Cristiano Meira Leitão, e não a Secretária de Cultura de Crato, Dane de Jade?
Em entrevista à Rádio Educadora do Cariri, o presidente do sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, foi comedido ao afirmar: “durante a elaboração da produção da 15ª Mostra Sesc Cariri de Culturas, não houve resposta da Prefeitura de Crato com relação à solicitação do Sesc para viabilizar as apresentações nos respectivos espaços públicos de Crato para encenação dos eventos culturais”. O Chefe de Gabinete do Prefeito (sempre ele) também foi à mesma emissora de rádio desmentir Gastão. Mas, àquela altura, o estrago já estava feito e, concretamente, quem perdeu no quiproquó foi a cidade de Crato e sua população.
Sejamos realistas: o Sistema Fecomércio não precisa de apoio de Prefeituras para realizar sua Mostra Sesc Cariri de Culturas. As prefeituras sim, precisam do apoio da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará) para dar visibilidade aos seus municípios. A Fecomércio é uma instituição forte que congrega as entidades Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC). Que fique, pelo menos, a lição para os anos futuros...
Viriam mais perdas por aí?
Consta que estariam surgindo dificuldades para escolha dos terrenos onde seriam construídas as casas do programa “Minha casa, minha vida”, no município de Crato. A ser verdade tais informações, prestadas por um proprietário de uma construtora que está erguendo unidades habitacionais deste programa no Ceará, a Prefeitura de Crato insiste em construir residências nas proximidades da Vila São Bento, em terrenos que ainda iriam ser desapropriados, onde o acesso não é dos melhores e a infraestrutura deixa a desejar. Se os proprietários dos imóveis desapropriados entrarem na Justiça, o julgamento dessas ações judiciais levarão anos para serem julgadas. A ser verdade tudo isso, mais uma vez o Crato corre o risco de ficar de fora do Programa “Minha casa, minha vida”. E já tem prefeituras oferecendo terrenos para ganhar essas casas populares construídas pelo Governo Federal...

Texto: Armando Lopes Rafael

Mulheres reivindicam mais moradias no Crato


(Matéria publicada no “Diário do Nordeste” deste sábado)

Famílias sem-teto fazem manifestação nas ruas do Centro e pedem agilidade em doação de áreas
Crato. Cerca de 60 mulheres foram às ruas do Centro desta cidade na manhã de ontem reivindicar a entrega de um terreno que, segundo afirmam, teria sido doado pelo prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos no início de sua gestão. A área estaria localizada na região do Alto da Penha e seria utilizada na construção de habitações populares para famílias que ainda não possuem casa própria.


Com palavras de ordem e faixas, os manifestantes também foram acompanhados por carro de som que causou tumulto na área central da cidade. Eles são parte do grupo que ocupa a Câmara de Vereadores FOTO: ROBERTO CRISPIM

O grupo é o mesmo que há cerca de 12 dias ocupa a Câmara de Vereadores do município. Ontem pela manhã, segundo a coordenadora do movimento, Gorethe Correia Lima, as mulheres resolveram sair às ruas e conclamar a sociedade local a apoiar o pleito e tentar sensibilizar a administração do município em relação às demandas.

"Ninguém está pedindo esmola. O que nós queremos é garantir a dignidade de homens e mulheres que trabalham todo o santo dia e não possuem, sequer, condição para pagar aluguel no início de cada mês", explica a líder do movimento.

Além das casas, o grupo também reivindica, conforme a manifestante, o "fim da corrupção no município". Portando cartazes onde se lia a frase "Fora Corruptos", as mulheres gritavam palavras de ordem relembrando aos populares que observavam a manifestação das calçadas denúncia apresentada pelo ex-prefeito Samuel Araripe em torno da existência de um "mensalinho" pago pelo atual prefeito da cidade para que vereadores desaprovassem as contas de gestão relativas ao exercício financeiro de 2009, de responsabilidade do ex-prefeito.

A dona de casa Tatiana Ribeiro da Silva, que mora no bairro Mutirão, disse que o problema já se arrasta por muitos anos e que, cansada de esperar, a população decidiu "tomar as rédeas" da situação. "O movimento só acaba quando o prefeito Ronaldo, que prometeu o terreno, cumprir com o prometido. No Mutirão, Alto da Penha e Pantanal está todo mundo precisando de casa pra morar. Ele prometeu, que doe logo esse terreno", cobrou.

A líder do movimento, Gorethe Correia, também informou ter descoberto que o local que havia sido prometido pela atual gestão municipal para construção das unidades habitacionais havia sido repassado, na semana passada, a uma rede de farmácias que pretende expandir suas instalações no município.

O chefe de gabinete da prefeitura municipal, Cristiano Leite, negou que tenha havido, por parte do prefeito Ronaldo Mattos, indicação prévia de área a ser doada para construção de moradias. Segundo ele, o gestor recebeu as demandas apresentadas pelos manifestantes e está trabalhando o atendimento das pautas. "Desde o momento em que o governo municipal recebeu a pauta de reivindicações elaborada pelos manifestantes que ocupam a Câmara de Vereadores, foi elaborado um plano de ação na tentativa de atendimento as demandas. No entanto, nessa questão específica à doação de terrenos para construção de casas populares, há situações que exigem maior período de tempo", afirma.

Cristiano Leite confirmou que o município realizou doação de um terreno a uma rede de farmácias que estaria sendo ampliada na cidade. Disse, no entanto, não se tratar do mesmo local exigido pelos manifestantes. "Pelo contrário, o terreno que será utilizado pela rede de farmácias fica em outro local, nas imediações do Conjunto dos Artesãos, para ser mais exato. Não tem nada a ver com o que estão exigindo", garantiu.

Em Crato, o déficit habitacional atinge cerca de seis mil famílias, segundo dados da própria gestão. O município, segundo o secretário, tem buscado junto ao governo federal a construção de 4 mil moradias, através do Programa Minha Casa Minha Vida. Deste total, no entanto, apenas 2.400 unidades já estão aprovadas. "Nós estamos aguardando a liberação de aporte financeiro pelo Estado para que as obras de construção destas primeiras unidades possam ser iniciadas", informou a coordenadora do programa Minha Casa Minha Vida no município, Luciana Vieira Marques.

Ela explicou que houve diferença em relação ao valor avaliado para construção das unidades em relação a outros municípios. "Os valores são diferentes, por exemplo, com os de Juazeiro do Norte. Por causa dessa diferença é que foi solicitado o apoio do governo estadual", disse.

ROBERTO CRISPIM 
COLABORADOR
   


Cariri se desenvolve com a XV Mostra Sesc Cariri de Culturas



O Serviço Social do Comércio (Sesc) realiza de 8 a 13 de novembro a XV Mostra Sesc Cariri de Culturas, trazendo diversas atrações artísticas de todo o Brasil para o Sul do Ceará, região conhecida como “Cariri”, que contempla 28 municípios. Em 2013, serão 170 apresentações nas áreas de Artes Cênicas (teatro, circo e dança), Audiovisual, Artes Visuais, Culturas Populares, Literatura e Música, além de oficinas, seminários e debates.

Se em 2012, o Sesc recebeu 684 inscrições de todo o país, este ano o número cresceu significativamente. Ao todo, foram 1.104 projetos oriundos das cinco regiões brasileiras, representando 23 estados e um aumento de quase 40% no número de inscritos. O Nordeste liderou o número das inscrições, somando um total de 437 projetos. Este ano, foram selecionadas 98 obras artísticas, destas, 15 são do Ceará, afora os 134 grupos convidados de tradições populares.

Além disso, a Mostra reverbera noutras áreas, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região. Desde 1999, quando a Mostra Sesc Cariri de Culturas foi realizada pela primeira vez, os índices que mostram o crescimento econômico da região do Cariri não param de crescer. Em 2011, a Mostra movimentou bastante a rede hoteleira da região, com 80% da capacidade preenchida. Dois anos depois, a previsão para este ano é de que 100% da rede hoteleira caririense, que contempla 28 municípios, esteja ocupada.

Se no ano passado a Mostra teve um público de mais de 400 mil pessoas, segundo estimativa da organização do evento, este ano há uma estimativa de 500 mil pessoas participando das atividades. Em pesquisa realizada pelo Sesc, no último ano, com cerca de 800 pessoas (entre artistas, empresários, moradores e turistas), dados significativos foram obtidos. 45% dos entrevistados afirmou que permaneceu na região por mais de uma semana. Destes, 61% estimava gastos superiores a R$ 200. 64% dos avaliados ficaram hospedados em hotéis ou pousadas da região.

Além do rendimento econômico, o ganho cultural e formativo para a comunidade, ainda de acordo com a pesquisa, também obteve resultados significativos. Se em 2005, 72% dos entrevistados moradores da região afirmou que só tinha acesso a espetáculos durante a Mostra, em 2012 esse número caiu para 17%. Isso mostra que a comunidade vem se apropriando das manifestações culturais e experienciando-as também nos outros períodos do ano. A XV Mostra Sesc Cariri de Culturas é a prova concreta de que é possível transformar uma região com investimentos em cultura.

Serviço

Mostra Sesc Cariri de Culturas - Período: 8 a 13/11 - Informações: (88) 3512-3355
www.mostracariri.com.br  Facebook: /mostracariri Twitter: @sesc_ce


Movimento "Ocupa Câmara" lança nota e publica ata da reunião dos Sem-Teto com a Administração do Crato



Em acordo feito na tarde de ontem ( 08 ) a prefeitura se compromete com Terreno para o movimento dos "sem teto", água da comunidade das Guaribas e o concurso. 

Quanto a questão da corrupção da câmara de vereadores o processo de investigação já se encontra no Ministério Publico e em breve virá resultado, o afastamento como queriamos não é possivel enquanto não houver a investigação, continuaremos na luta, firmes e fortes. Agradecemos a todos aqueles que nos apoiaram , nos deram forças, mesmo que de longe, que não deixaram a mesquinhes falar mais alto , nem picuinhas. A vitória é de todos aqueles apaixonados por essa cidade e que querem sim mudança, querem sim o crescimento, que deixaram o discurso e foram para ação!

E para vc que nos criticou, não acreditou, nos acusou nosso obrigado em dobro, pois graças a vc que tivemos mais força e garra para lutar!!

Por: Movimento Ocupa Câmara



Comissão dos "sem teto" entra em entendimento com o prefeito do Crato - Por: Ed Alencar


No final da tarde desta sexta feira (08), como era esperado, o Prefeito do Crato Ronaldo Gomes de Matos, recebeu no seu gabinete, uma comissão do movimento “Ocupa câmara”, onde os representantes da associação dos sem-tetos recebeu do prefeito a promessa assinada da doação do terreno, se os representantes dos sem-tetos, conseguir junto ao Governo do Estado, recursos para construção das casas.

CDL-CRATO PROMOVEU ENCONTRO PARA DISCUTIR A POLÊMICA DA MOSTRA SESC CRATO.

Aconteceu na noite desta sexta feira (08) na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas CDL/ Crato, um encontro com autoridades, representantes do comercio local, e outros segmentos da sociedade, para melhores esclarecimentos sobre a polêmica da perda parcial da mostra SESC no Crato.

No encontro, a presença do prefeito Ronaldo Gomes de Matos, que em entrevista disse que: "jamais a prefeitura do Crato se ocultou, ou evitou dialogar e ofereceu todos os seus equipamentos, assim como toda a sua infra-estrutura, para que o movimento SESC, continuasse no município do Crato. Acho que o SESC na pessoa do Sr. Luiz Gastão, se antecipou e falou mal da nossa administração, do prefeito, mas acho que ele deveria pensar melhor em suas palavras. Acho também, que está sendo misturado política com o lado administrativo e a cultura, é preciso valorizar os artistas da terra, e não adianta meter assuntos políticos neste momento, a mostra SESC sempre se apresentou de forma bonita e queria eu, que sempre continuasse em nosso município".

O chefe de gabinete do prefeito Cristiano Meira Leitão, na sua explanação para o público, fez duras criticas ao desmentir o Sr. Luiz Gastão, em dizer, ter ele, Cristiano, prejudicado ou negou  qualquer apoio ao SESC. Em entrevista, falou à nossa reportagem, que já é pagina virada, principalmente mais aliviado após sua explanação e compreensão por parte de todos os presentes. Finalizou dizendo que espera tudo ser reconquistado e a mostra venha a coexistir com a guerrilha, e tudo seja normalizado no próximo ano e somando.

DANE DE JADE, secretária da cultura do município, disse à nossa reportagem que acha justa essa homenagem ao Patativa do Assaré, mas teve um susto ao saber da decisão da mudança do Serviço Social do Comercio, em retirar a programação do nosso convívio, logo no primeiro ano como secretária da sua cidade, uma criação de 1998, onde viu a mostra debutar e gostaria de ver essa mostra colocada em diversos lugares da cidade, muito embora não tenha saído na totalidade, mas já era uma proposta do SESC desde sua criação, expandir para o cariri inteiro. Acrescentou Dane: “Quanto ao fato dela estar em outro espaço, eu não tenho nada contra, eu lamento é a saída de boa parte da  programação do Crato, pelo charme e o nascedouro da mostra, e pela cidade da cultura, então essa lacuna vamos ter que preencher à partir dos movimentos que surgem como a guerrilha do ato dramático, o movimento do MIMC- Movimento Independente da Música Cariri, e assim eu vejo a possibilidade de todos os projetos se coabitarem e isso vindo a transformar a cidade mais desenvolvida e criativa”.  

Para o presidente da CDL-Crato, Francisco Lopes Parente, disse ter visto o problema mais por uma questão política, pois na verdade a guerrilha não atrapalha, ela vem para somar, "já pensou um evento pequeno com outro grande paralelo aqui, vai trazer mais gente, oportunidade para todos, vai valorizar o artista da terra e aprender com o que vem de fora, mas o de fora vai aprender também com o daqui. Disse Parente: "A questão é política, não vamos jogar gasolina na fogueira, vamos chamar as partes e conversar, para unidos no próximo ano, a mostra volte para o Crato com mais força.

PRÓXIMAS ENTREVISTAS.
O PREFEITO RONALDO GOMES DE MATOS DIZ SER A FAVOR DA “CPI” NA CÂMARA, APURAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO.
CACÁ ARAUJO DESABAFA E DIZ: ” ESTA HAVENDO UMA MANIFESTAÇÃO DE INSENSATEZ, ARROGANCIA E DE PREPOTENCIA, FOI UMA TENTATIVA DE HOMICÍDIO CULTURAL POR PATE DO GASTÃO”.

O PRESIDENTE DA CÂMARA LUIZ CARLOS, FALA DAS REIVINDICAÇÕES PENDENTES QUESTIONADAS PELOS MANIFESTANTES DO “OCUPA CÂMARA”.

Por: Ed Alencar
Repórter e Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30