xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/11/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 novembro 2013

Para você Refletir ! - Por Maria Otilia


A Mostra SESC Cariri  nestes últimos anos vem crescendo  e junto com este grande evento,  constatamos  um grande ganho para o nosso município. Recebemos muitos visitantes que aquecem nosso município, principalmente no ramo do comércio. Infelizmente a nossa cidade intitulada “ cidade da cultura” vem perdendo o foco. Foco na política, por está vivendo um momento político cheio de picuinhas, denúncias,  acusações, descrédito da população em relação a função  social e política da nossa câmera de vereadores ,etc. Foco na educação quando  perdemos  a implantação  de universidades, e  por último a nossa decepção da não realização da Mostra SESC dentro do nosso munícipio, como sede deste grande evento.
Não entendemos o porquê de tanta discussão  em relação   de quem é o direito de usar este ou aquele teatro, praça, auditório, quadras, etc.. Afinal somos sabedores de que tudo   é  adquirido como bem público é de uso  de todos. Independente de vínculo partidário, gosto cultural, classe  social, credo e muito mais. Não podemos e não devemos ser dono de   um patrimônio público, seja ele material ou imaterial porque temos um cargo público seja de chefia ou assessor. Infelizmente aqui em nosso município, depois que cada candidato vence a eleição e assume um cargo, esquece que foi eleito para representar o povo. E  que não pode legislar e executar o serviço público para uma  pequena  parte  da população que o elegeu. E se acha no direito de decidir o que é bom para a comunidade,  baseado no seu gosto pessoal, opinião própria  ou no que acha certo ou errado.

 Acorda Crato! Não podemos e nem devemos voltar a sermos provincianos. Se  queremos crescer, ultrapassar nosso muros, precisamos sim, valorizar a nossa cultura local  mas  também deixar que nossa comunidade se delicie com outros gostos culturais  e estilos musicais. Afinal somos povo e vivemos no mesmo planeta. Este bairrismo local está nos deixando cegos em todos os sentidos. Seria ilário ou por que não dizer  “ pura hipocrisia” quem afirma não querer  assistir um  bom show  de Zeca Baleiro, Elba Ramalho, Zé Ramalho,  etc,etc..
Acorda Crato, porque  as mesmas  pessoas que dizem que a Mostra SESC  é  elitista, exclusiva, aprovam a privatização  da EXPOCRATO. E estão lá, diariamente comprando ingressos caros ou nos seus  camarotes para assistirem a todos os shows. Não dando a mínima valorização para a cultura local dos reisados, maneiros paus, músicos cratenses e outros.

Como educadora fico muito triste com esta atitude mesquinha  de quem poderia abraçar estes eventos culturais que envolvem nossas crianças e adolescentes, construindo novas aprendizagens, reaprendendo com novos grupos culturais, fortalecendo a cultura local. E porque não dizer  um momento de união do nosso cariri. Inclusive sem ser necessária a competição de  diversas mostras culturais ao mesmo tempo.  Pelo contrário seria a junção da nossa cultura local com  culturas de outras regiões. Afinal a cultura é universal, pode e deve ser concebida como patrimônio público de todos os habitantes deste planeta. 

Ressaltamos ainda que as instituições sérias como  SESC, SENAC, SEST SENAT, funcionam com a contribuição importante de comerciários ,  funcionários da indústria e do transporte.  E que em nosso município e na região do cariri, fazem a diferença na qualidade da prestação de bons serviços a comunidade.

Foto extraída do site do SESC.

Não publicamos comentários de anônimos!


Olá, amigos,

Várias pessoas, nessa onda toda de denuncismo que banha a cidade do Crato nos enviam comentários, denúncias que atingem secretários de governo desta e de outras gestões, e pessoas reconhecidas da sociedade. Quero dizer que o Blog do Crato não publica artigos anônimos, textos com assinaturas falsas, etc. Aqui, somente se o denunciante se identificar totalmente, para ter alguma credibilidade. Quem é verdadeiro, não precisa se esconder atrás de um perfil falso, de um covarde, como algumas pessoas que atiram pedras nos outros e correm para se esconder. Aqui, ajoelhou, tem que rezar! Prezamos antes de tudo, pela Verdade! Quer fazer uma denúncia ? Estamos atentos, agora, primeiro, se identifique completamente. E lembrando que a responsabilidade por qualquer denúncia, e aliás, qualquer texto, é do autor da denúncia. O Blog do Crato é apenas uma vitrine, um mural, um jornal virtual, um veículo de imprensa onde pessoas capacitadas podem escrever seus artigos.

Dihelson Mendonça


Água retorna a Ponta da Serra



Finalmente, a água já chega ao Mameleiro de Baixo, depois que a equipe da SAAEC consegue desentupir o cano de acesso a essa parte, que há dias estava sendo sacrificada. Ainda hoje falaremos sobre plano da SAAEC para amenizar o problema da distribuição de água na Sede de Ponta da Serra.

Por: Antonio Correia Lima


Guerrilha do Ato Dramático


Intercâmbio responsável e democrático


"Somos defensores de um intercâmbio que propicie a verdadeira integração e vivência entre as mais diversificadas e distintas experimentações e realizações cênicas, respeitando as opções estéticas e abolindo o preconceito, o privilégio do “amiguismo”, o mercenarismo, a subserviência, a perseguição política, o colonialismo. 

Acesso aos equipamentos culturais públicos

Os teatros municipais e outros equipamentos culturais pertencentes ao povo devem cumprir a missão de atender prioritariamente as demandas locais, com programação partilhada entre grupos e companhias, com o devido aparato técnico, para ensaios, temporadas e programas de difusão artística e afirmação cultural, a exemplo da Guerrilha do Ato Dramático Caririense."

Por: Cacá Araújo


Crato sediará encontro regional de liturgia

A Diocese de Crato continua sediando importantes eventos católicos,  de âmbitos nacionais e regionais, apoiados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil–CNBB. Prosseguem, até o 10 de dezembro, as inscrições para o Nordestão de Liturgia que ocorrerá na diocese de Crato de 14 a 24 de janeiro de 2014. O evento tem o apoio da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, sendo destinado a agentes de pastoral litúrgica, leigos, religiosos, padres, diáconos e seminaristas.

O Nordestão será realizado em formato de curso de especialização e extensão em liturgia, com o objetivo de oferecer aos participantes conteúdo teológico-litúrgico com base nas práticas celebrativas à luz do Concílio Vaticano II. As aulas serão aplicadas em três módulos: extensão, especialização e complementação. Os participantes podem escolher, na inscrição, as etapas que desejam cursar.

De acordo com a organização do curso, serão privilegiados os estudos da mistagogia a partir do rito celebrado e a participação na construção do conhecimento em mutirão. O bispo de Crato e referencial para a Liturgia do Nordeste I, Dom Fernando Panico, coordena o Nordestão com uma equipe formada por padres e assessores.

(Fonte: CNBB)

Vendedores de vento:eles se merecem -- por Maria Tereza Murray



O ex-presidente Lula não perde sua pose nem seu jeito ao proclamar quase diariamente desde que subiu a rampa do Planalto: foi ele que descobriu o Brasil. Com as notícias do pedido de concordata da OGX, não há como não se comparar o empresário Eike Batista com Lula. O empresário das arábias, aquele que seria logo o homem mais rico do mundo e que ergueu um império que não vale mais nada, foi incensado, muito elogiado por Lula e, pior de tudo, financiado pelo BNDES sob o comando do presidente-maravilha.
Os dois são tão semelhantes que não é à toa que se deram tão bem. Lula não conseguiu concluir uma obra de monta: a transposição do Rio São Francisco é um dos exemplos de sua ineficiência. A Petrobrás está em situação difícil por causa de sua política e nunca fomos autossuficientes em petróleo, como alardeou. A violência e a insegurança se alastraram no seu governo. O País está em difícil situação econômica por causa de sua herdeira, que foi inventada e avalizada por ele. Eike Batista não conseguiu levar suas inúmeras empresas X a lugar nenhum. Eram muitas e completamente diversas. Seu império foi feito de nuvens.
Voltando para a terra firme: Eike Batista quebrou e o Brasil caminha para situação semelhante. Os dois se merecem e se parecem. Eike só chegou a ser um empresário de futuro porque mora num país que acredita no que Lula diz. Muito claro porque se deram tão bem: os dois são vendedores de vento.

Maria Tereza Murray -
e-mail: terezamurray@hotmail.com

Diocese de Crato ganhará três novos padres no próximo dia 23




Em solenidade que acontecerá no próximo dia 23, às 17:00 h. na Catedral de Nossa Senhora da Penha, Dom Fernando Panico estará ordenando três novos sacerdotes para a Diocese de Crato. Os futuros padres são os atuais diáconos Francisco Erivano Clemente, José Máximo Ramalho Farias e Paulo Sérgio da Silva. A data da ordenação dos novos padres coincidirá com a solenidade de encerramento, na Diocese de Crato, do Ano da Fé – promulgado pelo Papa-emérito Bento XVI. 

(Fonte: Diocese de Crato) 

Dom Fernando Panico participa de sagração episcopal no interior de São Paulo


  

Dom Fernando Panico (na foto ao lado com o Papa Francisco)  viajou na madrugada desta 4ª feira, dia 6, para a cidade de Sertãozinho, no interior do Estado de São Paulo. O bispo de Crato recebeu convite para concelebrar a Ordenação Episcopal do Monsenhor Ilson de Jesus Montanari, em solenidade que ocorrerá na quinta-feira, dia 7, às 20h, na cidade de Sertãozinho (SP).
Monsenhor Ilson foi nomeado recentemente pelo Papa Francisco, para o cargo de Secretário da Sagrada Congregação para os Bispos, que tem entre as principais funções supervisionar a escolha de novos bispos e organizar a criação de dioceses. O cargo de secretário da Congregação é o segundo na hierarquia da comissão, abaixo apenas do prefeito, o cardeal canadense Marc Ouellet.

Ligação de Dom Ilson com a cidade de Crato

    Dom Ilson de Jesus Montanari nasceu em Sertãozinho em 18 de julho de 1959. Quando ainda era padre, antes de entrar para o serviço diplomático da Santa Sé, Dom Ilson possuía conhecimento com as freiras da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, que possuem uma comunidade naquela cidade paulista. A Casa-Mãe desta congregação, como se sabe,  fica na cidade de Crato, uma vez que esta ordem religiosa foi aqui fundada, pelo primeiro bispo da nossa Diocese, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva. Dom Ilson foi nomeado, em outubro, pelo Papa Francisco como arcebispo titular de Capocilla, acumulando as elevadas funções de secretário da Sagrada Congregação para os Bispos, com sede no Vaticano. 

(Fonte: Diocese de Crato)
   

FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


A Fonte Musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30