xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/11/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 novembro 2013

Para você refletir - Por Maria Otilia

Nestes últimos dias, o  nosso município diariamente está na mídia. Não pelo fato de grandes acontecimentos que tragam melhorias para a população.Infelizmente por inúmeras denúncias de mal uso dos recursos públicos. Até agora são questionamentos, disse me disse, acusações de ambas as partes. Sendo urgentemente necessário que se faça as devidas apurações dos fatos.É muito triste e até vergonhoso o que vem acontecendo dentro da Câmara de Vereadores. Este espaço público  que deveria representar muito bem os interesses da comunidade cratense. Posto abaixo uma fábula que fala da falsidade. Que todos os nossos nobres vereadores leiam e façam uma reflexão: Será que estamos agindo como a aranha e o gafanhoto ?

                                                    A Aranha e o Gafanhoto. 

"A confiança no colega sincero é o melhor alimento para o colega hipócrita."

De todos os maus colegas que temos que enfrentar no trabalho, o pior é o colega falso. Aquele que parece que quer ajudar, mas trama algo e nós só vamos descobrir isto tarde demais.

Uma pequena fábula sobre a falsidade.

Um gafanhoto desconfiava das intenções de seu colega, um camaleão. E o preocupado gafanhoto, sem saber o que fazer, foi se aconselhar com a aranha  E aí, o gafanhoto se pôs a contar as suas preocupações para a aranha. Disse que achava que o camaleão era um falso de carteirinha, pois mudava de cor conforme a ocasião. Além disso, disse o gafanhoto, o camleão ficava na sempre moita com com aquela cara de sonso, imóvel, sem produzir nada de útil, só esperando um momento de descuido para esticar a sua língua pegajosa e abocanhar os descuidados.

 A aranha, surpresa, arregalou os oito olhos e disse para o gafanhoto que nunca havia pensado na situação por aquele ângulo. Mas agora, pensando melhor, ela concordava que era mesmo necessário tomar muito cuidado com o camaleão. E acrescentou que só havia uma maneira de lidar com um colega falso, os bons precisam se unir para neutralizar o mal. Interessado, o gafanhoto deu um passo para frente, e a sua pata grudou na teia da aranha. Imediatamente, a aranha avançou e começou a embrulhar o gafanhoto para o almoço. Surpreso, o gafanhoto perguntou: pera aí aranha, nós não somos colegas e parceiros? E a aranha respondeu: Não me leve a mal, meu caro gafanhoto, mas aqui o que vale é a lei da selva. Boa intenção é uma coisa, mas prioridade pessoal é outra.

E ali, de sua moita, observando a cena, o camaleão filosofou: a confiança do colega sincero é o melhor alimento do colega hipócrita.

Max Gheriger

Crato realiza Festival de Dança internacional


CRATO ... FESTIVAL INTERNACIONAL DA EDISCA NO CRATO







Fotos: Wilson Bernardo


A greve na URCA - Universidade Regional do Cariri



Nota do Editor: Em breve estaremos fazendo um programa especial FATOS em FOCO em vídeo sobre a situação na Urca.

REIVINDICAÇÕES

Maior investimento na estrutura física, concurso para professores efetivos (segundo o Sindicato, a Uece tem carência de 295 professores, a Urca de 322 e a UVA de 70) e regulamentação do plano de carreira são algumas das reivindicações do grupo. “Nós vamos protocolar essas pautas junto à Reitoria e o Governo, para oficializar a nossa greve e as nossas reivindicações, que são muitas”, disse Elda Maciel.

Durante a assembleia dos docentes, outras propostas foram incluídas na pauta de reivindicações. Questões como reformas para acessibilidade de portadores de deficiências e segurança interna nos campis serão anexadas às demais.

Foto: Leandro Medeiros


O Povo que paga as contas, tratado como se fosse Bandido


Parece que se tornou moda no Brasil, o modelo de injustiça social, da inversão de valores, onde aqueles que são honestos e trabalhadores, muitas vezes são tratados como se fossem bandidos, e os verdadeiros bandidos, ou "suspeitos de banditismo", muitas vezes, ocupam cargos pomposos na república Brasileira, desfilam pelo país com suas Hilux do ano, sustentatos por um povo sofrido, que rala muito para pagar as suas contas no fim do mês. 

Caso no mínimo esdrúxulo aconteceu na cidade do Crato nos últimos dias, quando parte da população  em uma manifestação ordeira, pacífica, está ocupando as dependências da Câmara Municipal, que em tese, pelo menos em tese, deveria ser considerada a "Casa do Povo";  
Casa do Povo ? Mas que casa do povo é essa em que o povo não tem vez ? Uma casa em que o presidente, eleito com o voto popular, o Sr. Luis Carlos Saraiva, entrou com um pedido de reintegração de posse, e foi usada a mesma tática empregada muitas vezes pela polícia repressora para esmagar rebeliões em presídios e fazer o cerco a assaltantes, que é cortando os suprimentos dos manifestantes, cortando a água, cortando a luz, cortando o acesso do povo com o objetivo de minar o movimento ? Isso é o que pode ser chamado de atitude profundamente antidemocrática. 

Sr. Luis Carlos Saraiva, meu dileto amigo, você foi eleito para passar uma chuva, e de primeiro mandato. Não tome essas decisões contra o povo sofrido dos bairros da nossa cidade. A casa é para ser mesmo do povo. Que se mande ligar os aparelhos de ar-condicionado naquele calor infernal, que se use todas as dependências, afinal de contas, as mãos desse povo que sofre, são as mesmas mãos que depositaram nas urnas os votos que o elegeu; É o mesmo povo que paga seu salário da câmara e o dos outros vereadores. A alegação de que desligando a energia elétrica, a água e o ar-condicionado seriam para economizar para o município, não cola! É no mínimo indecente para com a população essa justificativa, é zombar do povo, quando sabemos que o município fez há poucos dias licitações de Coffee Break de 5 milhões de reais e que teve que ser cancelada, porque era antes de tudo, Imoral! 

É preciso que a casa do povo seja realmente do povo, que suas pautas sejam respeitadas, analisadas e cumpridas. O povo não quer esmolas! O povo quer dignidade. O povo quer se ver livre da corrupção, dos desmandos, dos descasos, dessa desigualdade de salários milionários mantidos por uma classe sofrida, e que deseja acima de tudo, que seja feita Justiça. Uma coisa que muitos dos que exercem cargos legislativos nesse grande país descoberto por Cabral, não sabem nem do que se trata. E quem sofre com tudo isso, é o povo! É sempre o povo, que é o lado mais fraco da corda!

Por: Dihelson Mendonça


Por onde anda o vereador Dárcio Luiz ? - Por: Ed Alencar


Depois das denúncias gravadas e apresentadas à imprensa pelo ex-prefeito Samuel Araripe, o vereador Dárcio Luiz, não tem comparecido às últimas sessões da Câmara  Municipal do Crato, motivando assim, muitas interrogações;”Cadê tu Dárcio Luiz”? As últimas informações que nos chegam, é de que ele foi visto na cidade, em um restaurante, na companhia de alguns vereadores, após o termino da sessão de terça feira 29 de out. onde o "bicho pegou".

Toda a imprensa da região e da capital do estado do Ceará, tem procurado o vereador, para ouvir sua versão dos fatos, porem, esta procura tem sido em vão, principalmente após ter procurado a assessoria de comunicação da prefeitura do Crato, e com exclusividade, concedeu entrevista ao companheiro de imprensa, Tarso Araujo, para um programa de rádio, e daí pra cá, na nossa linguagem regional, "escafedeu-se!"  Outra informação, não oficial, é que ele teria tirado  uma licença médica por stress, não confirmado pela câmara, pois o vereador, teria que apresentar a licença para apreciação da presidência da casa e ser votada  pelos vereadores, de acordo com os fins. 

Informações mais recentes dizem que ele teria viajado para o Estado de Tocantins, para visitar familiares. O fato, é que a imprensa, continua à espera de uma coletiva, para ouvir melhor suas justificativas, analisando  sua  primeira nota de esclarecimento para a população cratense, e os desmentidos das acusações feitas ao prefeito Ronaldo e aos  colegas vereadores, que  constrangidos esperam  maiores explicações e provas. Porém, uma curiosidade tem chamado atenção, faltou negar  também, a existência dos 28 empregos que tanto lhe afligia nas declarações gravadas, e que ficou de fora das perguntas. Portanto, merecemos sua atenção, pois os demais companheiros de imprensa  também são mensageiros do povo, pois quem não deve, não teme!

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



Lula e Eike Batista nasceram um para o outro - Por Auguisto Nunes.


Os dois são vendedores de nuvens. Nenhuma farsa dura para sempre, avisou em 23 de abril o post abaixo reproduzido, inspirado nas semelhanças que transformaram Eike Batista e Lula numa dupla muito afinada. Nesta quarta-feira, o império imaginário de Eike sucumbiu ao peso de uma dívida sem garantias que soma U$ 5,1 bilhões. “Pedido de recuperação judicial”, como o formulado pela petroleira OGX, é o codinome do velho e manjado calote quando aplicado por gente fina. A tapeação chegou ao fim. O candidato a empresário mais rico do mundo faliu. O ex-presidente continua empinando seus malabares. Mas está condenado a descobrir, não importa quando, que a freguesia dos camelôs de palanque sumiu. Lula é Eike amanhã.

Lula é o Eike Batista da política. Eike é o Lula do empresariado. Um inventou o Brasil Maravilha. Só existe na papelada que registrou em cartório. Outro ergueu o Império do X. No  caso, X é igual a nada.

O pernambucano falastrão que inaugurava uma proeza por dia se elogia de meia em meia hora por ter feito o que não fez. O mineiro gabola que ganhava uma tonelada de dólares por minuto se cumprimentava o tempo todo pelo que disse que faria e não fez.

O presidente incomparável prometeu para 2010 a transposição das águas do São Francisco. O rio segue no mesmo leito. O empreendedor sem similares adora gerúndios e só conjuga verbos no futuro. Estava fazendo um buquê de portos. Iria fazer coisas de que até Deus duvida. Não concluiu nem a reforma do Hotel Glória.

Lula se apresenta como o maior dos governantes desde Tomé de Souza sem ter concluído uma única obra visível. Eike entrou e saiu do ranking dos bilionários da revista Forbes sem que alguém conseguisse enxergar a cor do dinheiro.

Lula berrou em 2007 que a Petrobras tornara autossuficiente em petróleo o país que, graças às jazidas do pré-sal, logo estaria dando as cartas na OPEP. A estatal agora coleciona prejuízos e o Brasil importa combustível. Eike vivia enchendo milhões de barris na demasia de jazidas que continuam enterradas no fundo do Atlântico. Não vendeu um único litro.

Político de nascença, Lula agora enriquece como camelô de empreiteiros. Filho de um empresário muito competente, Eike adiou a falência graças a empréstimos fabulosos do BNDES (com juros de mãe e prestações a perder de vista), parcerias com estatais (sempre prontas para financiar aliados do PT com o dinheiro dos pagadores de impostos) e adjutórios obscenos do governo federal.

Lula só poderia chegar ao coração do poder num lugar onde tanta gente confia em eikes batistas. Eike só poderia ter posado de gênio dos negócios num país que acredita em lulas.

É natural que tenham viajado tantas vezes no mesmo jatinho. É natural que se tenham entendido tão bem. Nasceram um para o outro. Os dois são vendedores de nuvens.

Ainda sobre a santidade de Benigna (2) – por Armando Lopes Rafael

Multidão foi à igreja-matriz de Santana do Cariri, venerar memória de Benigna

Sem se dar conta, Benigna fez parte daqueles “pequeninos”, aos quais o Pai fez conhecer os segredos dos Reinos do céu. Ela vivia em paz com os membros da sua comunidade. A santidade não nos isola do convívio social, ao contrário: deve ser demonstrada no dia a dia e nos relacionamentos cotidianos (1 Pd 1, 15-17). Benigna Sentia-se feliz todas as vezes que tinha oportunidade de ir à igreja. Vivia de forma séria, compenetrada e responsável.
Benigna viveu apenas 13 anos e 9 dias e findou sua existência terrena, ferida mortalmente, vítima de uma tentativa de violência sexual, à qual resistiu bravamente, para preservar sua castidade. Foi uma vida breve, permeada pela amizade com Jesus, vivida em meio à pobreza, orfandade, trabalhos domésticos, gestos simples e solidários. Uma verdadeira santidade leiga, na qual realizou fielmente o projeto e a Palavra do Deus Pai.
Pode-se concluir que a fé vivenciada por Benigna foi uma fé comum, simples, sem êxtases ou visões. Sem ocorrência de milagres extraordinários. Ela não realizou prodígios. Viveu o anonimato do cotidiano com uma fé calcada no modo como expressava seu profundo e singelo amor a Deus: no respeito aos semelhantes; como “defensora da natureza, não deixando que seus colegas maltratassem as plantinhas, nem tirassem suas folhas e galhos” (cfe. Raimundo Sandro Cidrão), na oração da manhã e da noite, nas missas a que assistia na igreja-matriz, esta localizada a mais de dois quilômetros da sua residência.
Benigna era obediente e tinha sincero respeito às duas senhoras que a criavam. No cumprimento dos afazeres cotidianos, a menina levava uma vida igual às demais mocinhas da zona rural daqueles tempos. Fazia as tarefas de casa – apesar da sua pouca idade, lavava os utensílios domésticos, ajudava na cozinha e varria a casa – e era, ainda, a encarregada do abastecimento de água da família que a criava. Para tanto, percorria, com um pote de barro na cabeça, todos os dias, a distância entre a sua residência e a cacimba de onde retirava a água para o consumo diário.
Tal modo de vida, simples e edificante, não passou despercebido ao Pároco de Santana do Cariri, Padre Cristiano Coelho Rodrigues. O respeitável sacerdote, em certa ocasião, presenteou Benigna com um livro da História Sagrada. Este exemplar foi lido muitas vezes pela menina. Esta, após a sua prematura morte, seria chamada pelo Padre Cristiano Coelho de “Heroína da Castidade” e de “Nossa Santinha”. O exemplar dessa História Sagrada ainda existe e faz parte do pequeno acervo de objetos materiais deixados por Benigna, que são guardados numa pequenina capela, construída pela comunidade no Sítio Oiti, a duzentos metros do local onde a menina foi martirizada.
É razoável supor que Benigna não separava a oração das ações. Da oração vinha-lhe a inspiração do amor e nas ações vivia esse amor. Sua espiritualidade era vivida na normalidade, em meio às dificuldades do lugar e dentro do espaço social onde viveu. Era uma menina de coração puro, que via apenas o que era bonito. E, sobretudo, pela tradição deixada, Benigna era uma menina caridosa para com todos os de sua comunidade.
   Na simplicidade da sua existência, Deus a preparava para sua santificação, com os eventos simples do meio onde vivia. Deus a chamou, assim, talvez, a assumir o exemplo de uma mocinha pura e sem maldade. Como se quisesse fazer dela um modelo para as gerações futuras, as quais, em grande parte – nos dias atuais – estão imersas no indiferentismo religioso, no hedonismo, na imoralidade, na impudicícia, nas drogas e em tantos outros males presentes na sociedade hodierna.
   

EXTRA ! - Ministério Público dá a prefeito Ronaldo 3 dias para exonerar servidores comissionados e cargos de confiança



EXTRA ! - Ministério Público recomenda a prefeito Ronaldo 3 dias para exonerar todos os servidores comissionados e cargos de confiança de todas as secretarias do Município, em virtude dos mesmos serem condenados pelo TCM com nota de Improbidade Administrativa e/ou contas desaprovadas.

O Ministério Público, através do promotor de justiça Lucas Azevedo de Brito recomenda ainda que a inobservância da recomendação acarretará a adoção de todas as medidas judiciais e extrajudiciais. Interessante observar que o documento do MP é datado do dia 31 de outubro ( Quinta-feira ). Portanto, 3 dias...Segunda-feira isso já terá que ser cumprido. Quantos serão EXONERADOS ?

Veja mais detalhes sobre este muitos outros assuntos na edição de hoje do FATOS em FOCO, pela WebTV Chapada do Araripe 

www.blogdocrato.com


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31