xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/10/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 outubro 2013

Agora é oficial: São Fidelis de Sigmaringa é o co-padroeiro da cidade de Crato



Durante a missa das 5 horas da tarde,  desta 5ª feira –dia 31 de outubro – comemorativa aos 150 de nascimento de Dom Quintino, 1º Bispo de Crato, Dom Fernando Panico vai divulgar um Decreto Diocesano, reconhecendo oficialmente São Fidelis de Sigmaringa (na foto ao lado)  como co-padroeirao da Catedral e da cidade de Crato.

Por que São Fidelis Sigmaringa?

   Em janeiro de 1745, conforme pesquisa do historiador Antônio Bezerra, foi colocada numa das paredes da, então, capelinha de Nossa Senhora da Penha uma pedra com uma inscrição em latim. Tratava-se do registro da consagração e dedicação do pequeno e humilde templo, início da atual catedral de Crato. A inscrição foi feita por frei Carlos Maria de Ferrara, e nela constava que a capelinha fora consagrada a Deus Uno e Trino e, de modo especial, a Nossa Senhora da Penha e a São Fidelis de Sigmaringa, este último considerado de fato o co-padroeiro de Crato. A partir de hoje ele é oficialmente o Co-padroeiro desta cidade. Abaixo, o texto constante da inscrição rupestre, infelizmente desaparecida:

Uni Deo et Trino
Deiparae Virgini
Vulgo – a Penha
S Fideli mission.º S.P.N. Fran, ci Capuccinor.m
Protomartyri de Propaganda Fide
Sacellum hoc
Zelo, humilitate labore
D. D.
Sup. Ejusdem Sancti.i Consocy F.F.
Kalendis January

Quem é São Fidelis?

São Fidélis, chamado no batismo Marco Rey, nasceu em Sigmaringa, na Alemanha, em 1577. Estudou Direito em Friburgo e exerceu advocacia com tal amor à justiça que foi chamado o “advogado dos pobres”. Era um cristão reto e piedoso, tornando-se advogado justo e cheio de caridade. Assumiu sempre gratuitamente a defesa dos necessitados. Aos 35 anos, para evitar os perigos morais que comportava a sua carreira, deixou as leis e decidiu seguir outra vocação. 

Disse alguém que ele teria deixado sua profissão de advogado pelo medo que tinha de vir a cair em alguma daquelas injustiças que parecem inevitáveis nesta profissão. Fez-se capuchinho em Friburgo onde tinha frequentado os estudos de Direito. Impôs-se a si mesmo viver em obediência, pobreza, humildade, com espírito de penitência, de austeridade e de sacrificada renúncia. Foi ordenado presbítero em 1612, tornando-se grande pregador da Palavra de Deus

Eleito Guardião do Convento de Weltkirchen, na Suíça, entregou-se fervorosa- mente ao apostolado num momento particularmente difícil da vida da Igreja. No cantão suíço dos Grijões, verificou-se, naquela altura, a dolorosa separação que dividiu católicos e calvinistas, tendo degenerado em sangrenta guerra política entre os Valões e o Imperador da Áustria. São Fidélis alimentou sempre no seu coração o desejo de derramar o seu sangue pelo Senhor e foi ouvido por Deus. Enviado para a Suíça pela Congregação da Propaganda da Fé com o fim de orientar uma missão entre os hereges sucedeu que as numerosas conversões ali verificadas lhe atraíram a ira e o ódio das autoridades que acabaram por interrompê-lo com disparos de espingarda numa das suas pregações em Seewis. 

A seguir, foi agredido fora da igreja em que pregara e depois ferido de morte. Seu corpo acabou por ser barbaramente esquartejado. Era o dia 24 de abril de 1622. Tinha 45 anos. Sua morte impressionou até os seus mais acirrados inimigos e teve como fruto imediato à pacificação entre eles. Os acontecimentos que se seguiram imediatamente mostraram bem que o sacrifício de São Fidélis não tinha sido em vão. É o protomártir da Sagrada Congregação da Propaganda da Fé. Foi canonizado por Bento XIV aos 29 de junho de 1746.

Ao lado esquerdo, foto da relíquia de São Fidelis de Sigmaringa que a partir de hoje pode ser venerada na Catedral de Crato


(Fonte: Diocese de Crato)

Dom Newton Holanda Gurgel chega aos 90 anos

 Na foto acima, Dom Newton segurando o microfone

Na próxima sexta-feira, 1º de novembro, o bispo-emérito de Crato, Dom Newton Holanda Gurgel completará 90 anos de idade. Para comemorar a efeméride, Dom Newton optou pela celebração de uma missa festiva, na Igreja-Matriz de Acopiara, sua cidade natal. Diversos bispos do Ceará confirmaram presença na solenidade religiosa, que contará também entre celebrantes com a participação de Dom Fernando Panico, atual bispo diocesano de Crato.

   Quem é Dom Newton

Nascido em 1º de novembro de 1923, na cidade de Acopiara, Ceará, Dom Newton Holanda Gurgel entrou no Seminário são José de Crato no ano de 1937. Cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza e Teologia no Seminário Arquidiocesano de João Pessoa – Paraíba. Foi ordenado padre em 17 de dezembro de 1949, pelas mãos de D. Francisco de Assis Pires, 2º bispo de Crato, na cidade de Milagres, Ceará.

Foi pároco de Campos Sales, professor e reitor do Seminário Diocesano São José. Em 28 de abril de 1979 foi nomeado Bispo-auxiliar de Crato, tendo sido sagrado em Roma no dia 27 de maio do mesmo ano pelo Beato-Papa João Paulo II.  Após o afastamento de D. Vicente, em 1992, por motivo de saúde, D. Newton assumiu a Diocese como Administrador Diocesano e, em 1993, foi nomeado, como quarto bispo diocesano de Crato, cargo que assumiu no dia 09 de janeiro de 1994.

Ao completar 75 anos apresentou a  sua renúncia, a qual foi aceita em 2 de maio de 2001, passando a ser Administrador Apostólico enquanto aguardava a posse do seu substituto, Dom Fernando Panico, o que aconteceu no dia 29 de junho de 2001.  Nos dias atuais, dotado de muita lucidez e dinamismo, além de ser estimado por todos, Dom Newton celebra todas as tardes na capela anexa a sua residência, localizada na Rua José Pinheiro Esmeraldo, Bairro Santa Luzia, em Crato. Naquele bairro continua sua missão pastoral, confessando e orientando a todos os que procuram na sua residência.

(Fonte:Diocese de Crato)


Um silêncio de solidão - Por: Emerson Monteiro

Em poucos instantes ainda salvaram as vestes do silêncio, na solidão dos corações descompassados, moléculas grandes e amargos os sabores. Turmas se revezaram à porta do outro dia, a querer, de qualquer modo, chegar aos extremos do Infinito. Brincaram com fogos diversos; repassaram muitas vezes o roteiro das estações; e mergulharam admirados nas poças brilhantes, além de invadirem a cena, chamados às tontas pelo maestro do circo de horrores e navios abandonados nas praias.

Nisto não há impossível, desde que o poder do sentimento ocupe a cabine de voo e desenvolva as habilidades para tornar real o pesadelo, e reconhecer o estado frágil das pretensas alegrias. Caminhar entre os bichos indiferentes ao dilúvio, qual um deles, nas lúcidas visões do panorama. Acordes avassalam horizontes, nas frestas da maré inevitável.

Palavras bonitas e melodias que falam do equilíbrio perfeito da natureza, invés de competir no desastre, querem repassar notas em forma de contas matemáticas dos prejuízos; o interesse na sobrevivência, alimentado com as bondades do mundo. A troca da paz pela fumaça dos canhões, portanto, perde o viço e novas alternativas tendem a sumir, nos propósitos das criaturas de olhos banidos pela poluição radioativa despejada indiferente no oceano comum da Humanidade.

Ardentes esperanças, nessa aventura tecnológica, reavivam números e o sentido das vontades trouxe ao desespero. Pareceu invadir o território da agonia, nas ocorrências do mar revolto. Energia atômica para fins pacíficos de preços elevados em saúde, veneno que só restringe o espaço de locomoção e vida. E lembrar que humanos vêm brincando disso há quase um século, esquecidos e ensimesmados com o desejo ambicioso do progresso material.

Daí a solidão de falar desses pardais irreverentes circulando em volta dos monumentos, nos lugares ocupados da antiga floresta, insetos vagando na lama de ossos, crianças acordadas às pressas das suas lembranças inúteis. Espécie de impacto deixa todos abobalhados, surpresos com a fragilidade e o pouco caso que dedicaram à tão delicada existência.

(Foto: Jackson Bola Bantim).

Ed Alencar comenta o caso do vereador Dárcio Luiz


"TENTAR CORRIGIR O “INCORRIGÍVEL” É “ENGENDRAR”, “ENROLAR”. ASSIM, CAMINHA PARA O FORNO, UMA BELA “ PIZZA RECHEADA” PARA NÓS CRATENSES! SE A JUSTIÇA PERMITIR!!

Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato


Comunicado - Missa de 7º dia de Tia Nilza ( professora ) será hoje às 18h na Sé Catedral


A missa de 7º dia de Tia Nilza (D. Maria Nilza Alves de Sousa) será hoje às 18h na Sé Catedral, em Crato.

Por: Francisco Roserlândio Amâncio de Souza


Crato - Notícias Administrativas


Campanha Crato Rosa termina nesta quinta-feira

A campanha Crato Rosa - um toque pela vida, está disponibilizando desde o início do mês de outubro atividades assistenciais que visam chamar atenção sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.

A Secretaria Municipal de Saúde do Crato juntamente com a Coordenação do Programa Saúde da Mulher, convida as mulheres cratenses a procurarem a unidade de saúde mais próxima de sua residência pra realizarem os exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama, lembrando que a campanha termina amanhã, quinta-feira, dia 31.

Durante todo o mês algumas unidades de saúde estão disponibilizando também atendimento noturno, bem como diversas ações de informações, educação, e cuidados preventivos. A Coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde do Crato, Nelyse Araújo, alerta as mulheres sobre a importância a realização desses exames, pois quanto mais cedo detectados o câncer de mama e o de colo do útero, mais fáceis de serem tratados e maiores as chances de cura.

Os exames clínicos das mamas e de prevenção de câncer ginecológico continuam sendo oferecidos para atender a mulher cratense durante o dia nas Unidades Básicas de Saúde da Família e realização de exames durante à noite (a partir das 18 horas), no Centro de Especialidades - CEMEAR. (Posto da Grota). A Secretaria de Saúde do Crato, através de todas as suas unidades de saúde vem realizando um trabalho com profissionais especializados e experientes para atender a todas as mulheres.
Compareçam ao Posto de Saúde, ainda dá tempo de realizar seu exame de mama e colo do útero e preservar sua saúde. 

Crato terá Capacitação Regional para Conselheiros Tutelares 

O município do Crato, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), sediará nos dias 31/10 e 01/11, no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), a partir das 8h, Capacitação Regional para Conselheiros Tutelares. Na ocasião, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento do Estado (STDS) aplicará um treinamento sobre como trabalhar o sistema operacional dos Conselhos Tutelares, e a atualização dos cadastros. Todos os municípios da região do Cariri irão participar.

Fonte: PMC


Manifestantes ocupam Câmara Municipal do Crato e fazem vigília durante esta madrugada






Fotos: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a História do Crato para a posteridade


Manifestantes ocupam Câmara Municipal de vassoura na mão, lavam chão e cantam hino durante a sessão desta Terça-feira, 29


A sessão desta terça feira ( 29), na Câmara Municipal do Crato, foi bastante tumultuada com focos de temas desviados, que deveriam ser discutidos com maior ênfase, como a suposta compra de votos de vereadores. Foi um  misto da música, “Varre..varre vassourinha”, do  ex-presidente  Jânio  Quadros, que simbolizava varrer a corrupção no Brasil,  com o saldão das vassouras da câmara de Juazeiro,  pelas mulheres que  ocuparam hoje o plenário da casa, e que simbolicamente lavaram o chão para tirar a sujeira que  hoje macula o legislativo cratense.

O presidente da câmara Luiz Carlos, perdeu o controle dos trabalhos, vindo a cancelar a sessão pelo tumulto da platéia, sendo cobrado pelos vereadores, Paulo de Tarso e Fernando Brasil, que pediu ao presidente, que pusesse moral na casa e reabrisse a sessão, no momento em que a imprensa o assediava, pedindo explicação. A sessão de hoje, aprovou a criação da “CPI”, para investigar as denúncias que envolvem vereadores, agora só resta à formação da comissão que sairá ainda está semana.

O vereador Marquim do povão, vez duras criticas  sobre o pronunciamento do deputado Fernando Hugo, quando chamou o prefeito do Crato de chefe de quadrilha,  o vereador, devolveu ao parlamentar, que era  ele chefe de quadrilha.

Nesta terça feira, nossa reportagem tinha uma missão de entrevistar os cinco nomes citados na gravação de Darcio Luiz. Ouvimos primeiro o vereador Guri que disse; “ Não recebi  nada de Ronaldo ,nem de Samuel.  Quanto ao Henrique Leite, disse que Darcio havia citado o nome deles, porque eram do grupo de Samuel, mas negou ter recebido alguma coisa de Ronaldo. Para o vereador  Celso dos Frangos, falou também  que não recebeu  dinheiro para votar contra Samuel. Perguntado se ele esteve na reunião do dia sete na casa do prefeito Ronaldo,  disse que não estava  por dentro dessa reunião e que não podia dar nenhuma informação para não  comprometer alguém e  ele também.  Não compareceu a sessão o Luciano Saraiva também citado, assim como o autor das denúncias, Darcio Luiz.

Já o vereador GUER, no uso da palavra, pediu segurança de vida para ele e sua família, pois movimentos estranhos, vem acontecendo em frente a sua residência,  depois das denúncias, e se algo acontecer, está relacionado aos fatos. Perguntado se no dia da gravação na casa do Darcio, ele estava presente, disse que sim, e que telefonou antes para ele, quando ainda ele se encontrava na casa do  prefeito Ronaldo, participando da reunião, e que ele sabia que eles queriam falar com ele. Perguntei se Darcio estava embriagado, Guer disse que não, que era desculpa dele.Outra pergunta foi feita, quanto ao Darcio Luiz, vindo agora desmentir o que disse na gravação. Respondeu Guer: Agora ele vai se explicar na justiça.

O vereador Bebeto, defendeu o deputado Fernando Hugo, diante das acusações do vereador Marquim do povão, dizendo que o deputado não havia generalizado que todos os vereadores da câmara do Crato, eram  ladrões, e sim, referiu-se  apenas, aos nove citados por Darcio Luiz na gravação.

O vereador Amadeu de Freitas, que durante suas  à partes, chamava a tenção de todos,que não era necessárias  tantas discussões em cima de uma coisa, que já está tramitando na justiça. Tão  logo terminou a sessão,  Amadeu recolheu  algumas assinaturas e  se deslocou até ao Ministério Público, onde deu entrada na segunda vara da Promotoria de Justiça do Crato, um pedido de investigação das denúncias feitas aos vereadores da câmara do Crato.

Um fato curioso aconteceu durante a sessão, foi quando adentrou no plenário, o Capitão   Luciano da Polícia Militar da 5ª Cia. do Crato, acompanhado de vários policiais, que  ao se aproximarem da mesa da presidência,deu sinal para o presidente Luiz Carlos que desejava falar com ele. O mesmo levantou se e seguiram juntos para uma sala reservada e em conversa demorada, a imprensa ficou apreensiva com pensamentos extras, se seria uma missão de ordem judicial para suspender a sessão, ou prender alguém. A duvida foi desfeita, quando na volta da conversa, perguntei ao capitão se tinha alguma missão na câmara, respondendo que apenas estava a disposição para resguardar a integridade física dos presentes e do patrimônio público.  

Assim, desfeito as duvidas e da sessão em andamento, com a presença da televisão e demais meios de comunicação, a mesma chegou ao final, onde só faltou o Luciano Huck da Globo para dizer: “ Loucura..loucura..loucura. E segundo informações, o programa  de televisão “C.Q.C”, virá ao Crato, tirar sarro aqui também.  

Um fato está me chamando atenção! O público que ocupa hoje a câmara municipal do Crato, são de pessoas simples,  pergunto? Onde está  outros seguimentos da nossa sociedade, como, estudantes, professores, caras pintadas, esta unificação em prol da moralidade do nosso legislativo, está a desejar. 

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30