xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/10/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 outubro 2013

POLÍTICA - Mercadores de votos do Cariri. Quem dá mais ? - Por: Ed Alencar


Depois da faculdade dos mensaleiros, e o pós-doutorado dos “Enroleichons” embargos infringentes, de uns tempos para cá, as práticas dos ilícitos políticos aumentaram vertiginosamente no campo da corrupção, e a justiça se debruça por sobre montanhas de processos, sem poder dar  de conta. Os escândalos nos legislativos da Região Metropolitana do Cariri ultrapassam fronteiras com manchetes vergonhosas nos meios de comunicação. Na cidade do Crato, tem político assistindo de braços cruzados o que vem acontecendo com os edis, vizinhos de Juazeiro do Norte, sem mirar-se nos exemplos.

Dissemos aqui no Blog do Crato, do auê, na cidade do Crato, com a chegada do  ex-prefeito Samuel Araripe, na segunda feira (07). O agito dos vereadores foi público e notório e que havia um prenúncio  de escândalos no ar, e não deu outra!! Agora é a vez do Crato nas manchetes de jornais. Os conchavos de ontem foram rompidos, falsidades e traições, estão à vista e se tornaram açude de lama na nossa política, já que sertão não tem mar. Mas isso é só o começo. As eleições vem ai, os estrategistas começam a minar os campos  uns dos outros para 2014. O legislativo cratense, caminha para interferência judicial também. Não é de hoje que a câmara vem sendo alvo de severas criticas por parte da população, que muito mais “resmunga”, que age, onde dizem que já chamaram os vereadores de imundície, outros dizem que a câmara virou uma extensão do executivo, alem de sala do cafezinho ”, são paus mandados, babões, que está entregue às baratas, que o povo está desprotegido e  só a justiça salvará. São tantos adjetivos vexatórios que mancha a imagem do legislativo cratense, e ai, a pergunta... Fizeram por merecer? Outras críticas à casa do povo, foi adotada uma platéia exclusiva para os debates e votação de projetos  de interesse do executivo, os chamados “infringentes”, (ou também popularmente na linguagem nordestina “OS IMPINGENTOS”, torcedores do executivo”, contra os vereadores da oposição, ou bobos da corte, platéia especial paga pelo povo, para ocupação e prestação de serviços extras não qualificados para essas funções dentro da câmara. 

Quais foram os mais apelativos refrões usados na campanha para vereador no Crato?  Resposta: “VAMOS MUDAR, VAMOS RENOVAR, ME  AJUDE  PARA EU  LHE AJUDAR, e outros. Convencidos da conquista do voto, finalizavam com frases; “CONTE COMIGO”  acompanha de tapinhas nas costas. Só que hoje, estão contando sozinhos.. , 10 mil desalário, e quem der mais, salve as exceções !!!  Pergunte a Samuel.

Os episódios recentes mostram o despreparo de muitos vereadores sem nenhum ideal político, que entraram na campanha com o óbvio oculto para o eleitor; Eu quero é me dar bem!  Aí ficaram explícitos seus objetivos, com o desmascaramento que virá doravante do "quem é quem" ?  O povo poderá nem saber quem é quem, pois amanhã tudo poderá se resolver entre si, pois nessa  guerra, quem ataca, tem o contra ataque, aí se ninguém entregar ninguém, os palhaços somos nós como sempre, no meio dos interesses e conchavos pelo poder, pois muitos vereadores renegaram ou excluíram o mandato pelo povo, para o povo, ao adentrarem na casa do povo, para legislarem em causa própria desde o primeiro dia, com raras exceções, até que provem ao contrário. Percebe-se que alguns vereadores não vêm mais o horizonte para uma reeleição. Como se tudo que vier daqui pra frente, é lucro.   

A VERDADE VERDADEIRA, É QUE NENHUM POLÍTICO É SANTINHO!  ATIRE A PRIMEIRA PEDRA  QUEM SE ACHAR.  ISTO  AQUI  É  “B  R  A  S  I  L”.

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe
www.blogdocrato.com


Bandidos fazem verdadeiro faroeste na Rede Bancária do Ceará e do Cariri, em especial


A população cearense não se sente segura na hora de usar os serviços bancários no estado. O sistema de segurança da rede é cada vez mais falha e preocupante. Os números de assaltos nas agencias seguidos de explosões de caixas eletrônicos, de janeiro a setembro de 2013, já superam os registrados por todo ano de 2011. 

As chamadas saidinhas de bancos é a modalidade de crime preferida pelos meliantes que consiste no assalto ou furto realizado logo após a vitima sacar uma quantia dentro da agencia ou em caixas eletrônicos. Esse tipo de ação tem causado mortes, feridos, traumas e sensação de insegurança. A proibição do uso de celulares no interior das agencias foi uma das primeiras medidas adotadas porem, não tem surtido efeitos desejados, a exemplo de outras legislações afins. No Cariri as agencias bancárias funcionam precariamente do ponto de vista de segurança, segundo relatório da visita feita recentemente por representantes do Sindicato dos Bancários do Ceará a oito cidades da região, ou seja, Jardim, Nova Olinda, Santana do Cariri, Assaré, Antonia do Norte, Campos Sales, Araripe, Potengi e Saboeiro. Nesses municípios, segundo o documento, existem agencias que nem sequer possuem portas giratórias e sem nenhum disciplinamento no acesso de usuários ao interior delas.

O deputado Antonia Carlos (PT) vem realizando debate nas regiões cearenses no sentido de ver aprovado seu projeto que trata do estatuto da segurança bancária no Ceará. O Crato foi sede da audiência publica regional na ultima sexta feira dia 4 e na ocasião o parlamentar disse que sua proposta incorpora as demais leis já vigentes sobre o assunto e define claramente as responsabilidades entre banqueiros e o estado na questão da segurança aos usuários. Pelo seu projeto os donos de bancos ficam obrigados a instalar câmeras com imagens coloridas de boa resolução, dentro e fora das agencias, com abrangência de no mínimo cem metros, portas giratórias eficientes, vigilância 24 horas, biombos, manter a proibição e rígida fiscalização do uso do celular e de capacetes e outras medidas importantes. 

Cabe ao estado a fortalecer a vigilância pessoal das unidades, oferecendo melhores condições de trabalho, notadamente quando esses fazem a movimentação de numerários numa ação de risco e portando armamentos obsoletos em veículos ultrapassados e em horários inadequados, concluiu Antonio Carlos. Para o diretor jurídico do Sindicato dos Bancários no Crajubar, Antonio Ambrosio de Oliveira, os bancos não cumprem com a responsabilidade dentro da relação jurídica com seus clientes a partir do momento em que o usuário é acometido por um assalto dentro da agencia ou até as saidinhas bancárias. 

Na câmara de vereadores do Crato foi aprovado projeto do vereador Bebeto Anastácio que versa sobre a instalação de biombos nas agencias bancárias locais, mas foi vetado pelo prefeito do município, Ronaldo Gomes de Matos baseado na legislação  da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) que diz só quem pode legislar sobre o assunto é o governo federal por se tratar de sistema nacional financeiro. O vereador autor do projeto considera absurdo o argumento dizendo que a FEBRABAN não representa a sociedade e sim os banqueiros e luta para derrubar o veto do prefeito no legislativo.

Wilson Rodrigues
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe
Foto Ilustrativa: Arquivo - Meio Norte





Crato se prepara para receber dois grandes empreendimentos Federais


O Crato entrou na disputa para ganhar dois grandes empreendimentos: um hospital universitário e uma faculdade de medicina, destinados pelo governo federal através do programa “Mais Medico” que pretende construir no Brasil 818 unidades num investimento de 7 bilhões e 400 milhões de reais.  

O município cratense concorre com Iguatu, Juazeiro do Norte, Itapipoca e Crateús. O prefeito Ronaldo Gomes de Matos prometeu articular toda a força política do município em parceria com as instituições educacionais, a sociedade civil organizada, o governo do estado e outras lideranças a nível federal no sentido de vencer o desafio e garantiu a doação do terreno com toda a infra estrutura necessária. O prefeito disse que o hospital universitário vem para complementar os cursos de medicina no Cariri sem ser mais preciso os médicos formados serem obrigados a saírem daqui para fazer residência em outros centros. Quanto a faculdade de medicina, na opinião do prefeito, a reivindicação para o município é mais do que justa por se tratar de um local estratégico, considerando que, na região, já existem duas instituições com a mesma especialidade, todas instaladas em Juazeiro do Norte e Barbalha. Para o chefe do executivo cratense o hospital universitário e a faculdade de medicina são apenas o inicio da luta pelo resgate dos valores perdidos que o Crato sofreu nos últimos anos, saindo do 3º município do interior do Nordeste para ser a 7ª economia do Ceará, finalizou Ronaldo Gomes de Matos.

O ponta pé inicial da luta pela conquista dos dois equipamentos foi dado na ultima sexta feira numa reunião no Hotel Encosta da Serra com a presença de empresários, clubes de serviços, médicos, lojistas, lideres políticos e do deputado federal, José Nobre Guimarães que se comprometeu defender o município cratense na conquista dos dois empreendimentos. O parlamentar disse que os dois investimentos são os itens que faltam no processo desenvolvimentista que o Cariri vive no momento e o Crato pode se transformar num pólo universitário. Para que isso aconteça prometeu empenhar os mesmos esforços que fez para que a reitoria da Universidade Federal do Cariri fosse para Juazeiro do Norte no momento em que já havia a decisão para a instituição ser no Crato e que fez isto por questão democrática pelo fato de, na época, o prefeito juazeirense ser de seu partido, concluiu Guimarães. O medico oftalmologista e diretor do hospital do coração de Barbalha, João Correia Saraiva disse que o Crato vive um momento histórico, prestes a realizar o sonho de há muitas décadas e prometeu envidar esforços para ajudar o município conquistar esses dois equipamentos que vêm engrandecer enormemente o Crajubar e toda a Região Metropolitana do Cariri.

Para a reitora da Universidade Regional do Cariri, Antonia Otonite Cortez, uma faculdade sempre trás grandes benefícios para a cidade sede e os municípios circunvizinhos. Segundo ela, para a população entender a importância da faculdade de medicina e um hospital universitário, basta pensar o que seria o Crato sem a URCA. Conforme Otonite, trazer as duas instituições é a melhor forma de promover o desenvolvimento intelectual, cultural, econômico, social e formação de pessoas e é com esse pensamento que a URCA oferece seu apoio irrestrito aos citados pleitos por entender, principalmente, que a vocação do município é para a cultura letrada, ciências e as artes, finalizou a reitora.

Por: Wilson Rodrigues
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Crato - Conselho da Mulher cobra mais medidas protetivas


Crato. Levantamento realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDMC) aponta diminuição no número de casos registrados por vitimas da violência doméstica e familiar junto a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) deste município. No entanto, a entidade avalia que as reduções só aconteceram devido à falta de interesse das vítimas em realizar os registros, tendo em vista a ausência de adoção das medidas protetivas por parte do Judiciário.

A violência doméstica está entre as principais causas de atentado aos direitos da população feminina no Ceará e demais Estados brasileiros FOTO: KID JÚNIOR

No ano passado, conforme números repassados pelo Conselho, 992 mulheres registraram boletins de ocorrências em Crato após terem sido vítimas de algum tipo de violência. Neste ano, somente no período janeiro a setembro, 437 ocorrências já foram registradas. "Embora pareça que há um decréscimo em relação aos números, é preciso dizer que, na maioria dos casos, a mulher deixa de buscar proteção, através dos registros na delegacia, por causa da demora na adoção das medidas protetivas que a Lei Maria da Penha estabelece, no âmbito do Judiciário", avalia a presidente do CMDMC, Francisca Alves da Silva. Só neste ano foram solicitadas 139 medidas protetivas. Conforme Francisca Alves, nenhum pedido, no entanto, foi acatado. "Com a indefinição em torno do juízo competente para julgar os processos, as medidas protetivas ficaram sem ser cumpridas e isso criou um sentimento de impunidade junto as mulheres que foram vitimas de agressão", disse a presidente da entidade.

No Crato, no período do levantamento, houve quatro tentativas de homicídios contra mulheres. Dois homicídios foram registrados. Também foram denunciadas 125 lesões corporais, 157 ameaças de morte e 17 estupros. No início do mês, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou que o Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Juazeiro do Norte receba os processos oriundos da 2ª Vara de Crato e Barbalha. A decisão foi adotada após o pleno do órgão avaliar argumentação do Juiz da 2º Vara do Crato, suscitando conflito de competência, junto à 1ª Câmara Criminal do TJCE, devido negativa do Juizado de Juazeiro em receber ações relacionadas à Lei Maria da Penha.

Em resposta, o Juizado de Juazeiro alegou ser inconstitucional o artigo 6º da lei estadual nº 14.258/08, que aumentou a abrangência do Juizado em relação a delitos previstos na Lei Maria da Penha. Entre as medidas aguardadas pelas vítimas, está o afastamento do agressor do lar ou local de convivência com a vítima; proibição do agressor se aproximar da vítima; proibição do agressor se contatar com a vítima, seus familiares e testemunhas por qualquer meio; obrigação do agressor em realizar o pagamento de pensão alimentícia provisional ou alimentos provisórios e, ainda, proteção do patrimônio, através de medidas como bloqueio de contas, indisposição de bens e restituição de bens indevidamente subtraídos pelo agressor.

Mais informações

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense, (88) 3521.6321
Tribunal de Justiça do Estado do Ceará
Telefone: (88) 3207.7060

Roberto Crispim
Colaborador do Jornal Diário do Nordeste


Zé Geraldo e Xangai no Cariri - 30 de Novembro ( Tá longe ainda )


Dá tempo se programar, e vale a pena! Zé Geraldo e Xangai no Cariri. Dia 30 de novembro.



Crescimento populacional atrai mais investimentos para o Cariri


Segundo dados do IBGE mais de 37 mil pessoas chegaram em Juazeiro do Norte nos últimos 10 anos.

Considerada a terceira maior economia do Ceará, a região do Cariri vem crescendo acima da média do Estado. Além do comércio e a cultura religiosa, a instalação de novos equipamentos com a chegada de novas empresas e os investimentos públicos também alavancaram o mercado imobiliário da região. A criação da Região Metropolitana do Cariri fez com que Juazeiro do Norte virasse um centro na recepção de pessoas de cidades menores que buscam por uma melhor qualidade de vida.

Segundo pesquisas do setor, a intenção de compra de imóveis no Cariri é maior do que a própria capital Fortaleza. Enquanto 30% da população da capital planeja adquirir imóveis nos próximos 24meses, na região de Juazeiro do Norte essa intenção é de 32%. Além disso, ocorreu também uma valorização nos preços do mercado imobiliário, hoje o metro quadrado varia entre R$ 1.200,00 a R$ 6 mil, o que significa que o setor vem tão aquecido como na Capital.

E confirmando essa força econômica do Cariri é que a Conviver Urbanismo segue apostando na região. Nesta semana lançou a terceira etapa de vendas do Life II com 419 unidades. A primeira e segunda etapas, com mais de 370 lotes, foram vendidas em menos de uma semana e a expectativa para esta terceira etapa não deverá ser diferente. O empreendimento que contém um VGV de 5 milhões é um bairro planejado voltado para a classe média que possui asfalto, rede elétrica, água encanada, drenagem superficial e subterrânea, praça e playground.

“Por ser o centro regional de mais de 10 cidades próximas, Juazeiro do Norte teve um aumento considerável no crescimento da população. Segundo o IBGE, os últimos 10 anos, mais de 37 mil pessoas chegaram à cidade, o que significa um aumento no déficit populacional. Estes dados aliados com o poder econômico da região são situações perfeitas para trazer empreendimentos que dê qualidade de vida para as pessoas. Por isso que escolhemos os bairros planejados, porque traz conforto, segurança e lazer”, afirma o presidente e fundador da Conviver Urbanismo, Luiz Aragão.

Com 80 empreendimentos lançados nas mais diversas cidades do interior do Ceará e Piauí, este é o segundo empreendimento da Conviver em Juazeiro do Norte. Crato e Barbalha também são alvos de investimentos da empresa.

Lançamento 3ª Etapa
Conviver Life II
Local: Stand de Vendas
Endereço: Av. Virgilio Távora – Ao lado do Life I
Data: 04 – 06 de Outubro
Hora: 08h
Telefone para contato: (88) 3572-0637

Karina Moraes | Comunicação e Eventos
B2Media – Estratégia de Comunicação e Eventos


SOFTERIA - Um local feito para pessoas que gostam de Qualidade e Delícias ( Em Crato )


SOFTERIA - NO SHOPPING RESIDENCE, Loja 8B


Agora em Crato, no Shopping Residence, a SOFTERIA. Um local feito especialmente para as pessoas que gostam de qualidade e delícias. Lá, você poderá provar Sorvete expresso, petit gateau, torta de limão, cheesecake, Milk Shakes, Sundaes e muitas outras coisas maravilhosas.


Dê uma passadinha por lá e confira, um local aprazível, feito com carinho pra você que gosta do que é bom.




Softeria, o seu espaço de sabores e delícias

Rua Santos Dumont 138 – loja 8B – Shopping Residence - Crato

Um juazeirense no comando nacional do maior evento mundial público dedicado ao espaço.


Começou na última sexta-feira (4) e terminou hoje dia 10 de outubro a World Space Week (Semana Mundial do Espaço), o maior evento internacional público dedicado ao espaço, com comemorações em mais de 70 países.

Oficialmente estabelecida pelas Nações Unidas através da Resolução 54/68 da Assembleia Geral de 06 de dezembro de 1999 como uma celebração internacional de contribuição da ciência e da tecnologia espacial para a melhoria das condições de vida das populações, a Semana Mundial do Espaço é coordenada mundialmente pelo Comitê da ONU para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (UNCOPUOS) e o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA),  com o apoio da instituição World Space Week Association (WSWA) que lidera uma equipe global de Coordenadores Nacionais que organizam atividades dentro de seus próprios países. O evento internacional bateu todos os recordes! Mais de 1.050 atividades de difusão científica, em mais de 70 países, foram registrados no calendário da WSW em 2013.

No Brasil 95 eventos foram realizados em 16 estados da federação. Um feito inigualável em termos de divulgação e popularização das ciências relacionadas ao espaço.   As ações em todo o país foram coordenadas diretamente da cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, pelo  pesquisador e divulgador da Astronomia Valmir Martins de Morais, que administra a Estação Astronômica PieGise - entidade voltada para divulgação e pesquisa da Astronomia. Valmir, que gerencia voluntariamente as atividades da World Space Week no país desde 2011, explica que além de proporcionar o despertar dos jovens para o conhecimento das ciências espaciais, a Semana Mundial do Espaço visa promover a cooperação internacional relativa à educação e divulgação dessas ciências entre as organizações.

O tema oficial da edição 2013 da WSW é "Explorando Marte, Descobrindo a Terra".  "Mostramos durante a Semana Mundial do Espaço o que estamos aprendendo sobre o  planeta  Marte, e como esse conhecimento é uma lição para nós mesmos!!", disse o pesquisador de Juazeiro do Norte.  "Marte nos oferece a oportunidade de definir a partir do zero, o mundo que queremos viver.    Como poderão ser utilizados os limitados recursos para construir uma nova civilização em outro planeta, sem esgotar estes mesmos recursos? Como poderemos criar um ambiente que suporte a vida humana, sem destruir os elementos críticos necessários para sustentar outros processos planetários?  São aprendizagens de outros mundos, que também se aplicam ao planeta que atualmente é o nosso lar... a Terra!", continuou Valmir.

A SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO  EM JUAZEIRO DO NORTE E NO BRASIL

O Brasil viveu um momento histórico na Semana Mundial do Espaço. Até a noite de quinta-feira (dia 10) noventa e cinco eventos foram programados e inscritos no website da World Space Week para ocorrer  em todo o País de 04 a 10 de outubro.  Hangouts, sessões públicas de observação do céu com telescópios,  atividades escolares extras e intraclasse, feira de ciência, palestras, exibições de filmes e documentários, oficinas, sessões especiais em Planetários, lançamentos de Foguetes de garrafa PET - a diversificação dos movimentos  comemorativos agitaram dezesseis estados brasileiros.

Em meio às realizações, Juazeiro do Norte e mais cinco cidades cearenses contribuíram significativamente para alavancar a participação brasileira no evento internacional. Vinte e duas atividades foram realizados nas cidade de Juazeiro do Norte, Barbalha, Quixadá, Hidrolândia, Aquiraz, Caucaia e Fortaleza durante a Semana Mundial do espaço. Dessas, nove somente na terra do Padre Cícero.

Os eventos realizados no Ceará:

Aquiraz     Diversas atividades Astronõmicas
Aquiraz      Mostra de foguetes         
Barbalha    Exposição Paisagens Cósmicas                 
Caucaia     O Homem nunca pisou na Lua?
Fortaleza     Cine Astronomia     
Fortaleza     Compartilhando o Banner feito para a Semana Mundial do Espaço 
Fortaleza     De olho no céu  
Fortaleza     Divulgação da Semana Mundial do Espaço 2013 
Fortaleza     Oficina de Foguetes
Fortaleza     Lançamento de foguete
Fortaleza     Visita ao Planetário       
Hidrolândia     Afinal, para que serve a astronomia?
Hidrolândia     Observação do Céu na praça da matriz 
Juazeiro do Norte     Observação na Praça do Giradouro      
Juazeiro do Norte     Erupção Solar     
Juazeiro do Norte     Explorando o céu noturno.     
Juazeiro do Norte     Exposição de Paisagem Espacial 
Juazeiro do Norte     O Universo pelo universo da criança     
Juazeiro do Norte     Semana Mundial do Espaço 
Juazeiro do Norte     Semana Mundial do Espaço na Terra do Padre Cícero     
Juazeiro do Norte     Exposição de paisagem espacial     
Juazeiro do Norte     Exposição Paisagens Cósmicas    
Quixadá  Semana Mundial do Espaço 2013 no Sertão Central do Ceará 

Confira em detalhes as ações realizadas durante a World Space Week no Ceará e em todo o País acessando o link: http://www.worldspaceweek.org/wsw/index.php?option=com_content&view=article&catid=7%3Abasics&id=97%3Aevents&Itemid=135&whichCountry=Brazil

Para saber mais sobre a Semana Mundial do Espaço:

Página da World Space Week na ONU:  http://www.un.org/en/events/spaceweek/
Página da Semana Mundial do Espaço no Brasil - https://www.facebook.com/WSWBrasil

Assessoria de comunicação da Worl Space Week Brasil
Valmir Morais


Crato - Notícias Administrativas - Sexta-feira, 11/10/2013


Secretaria de Esportes promove Corrida e pedestrianismo cidade do Crato

A Prefeitura Municipal de Crato, através da Secretaria de Esporte realizará no próximo dia 20 de outubro, a XVI Corrida de  Pedestrianismo Cidade do Crato, evento alusivo ao dia da Cidade comemorado em 17 de outubro. A prova terá percurso de 10 quilômetros com largada e chegada na Praça da Sé. A saída está prevista para as 8 horas. A secretaria aguarda a inscrição de 150 atletas. O Secretário Robério Alves, destaca que o evento  tem total apoio da prefeitura municipal do Crato e faz  parte da política de apoio ao esporte amador e profissional, sendo também um importante instrumento para o fomento e incentivo à prática de corrida de rua em nosso município. Para o secretário Robério Alves, o atual momento marca o crescimento dos adeptos ao atletismo, que possibilitou em agosto último na criação da Associação Desportiva e Cultural do Crato  (ADCC).

O secretário de esportes destaca a parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Controle Urbano, Saúde e Segurança Pública e das entidades como ADCC e Sementes da Pista, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e TG/10-004 para a realização da corrida. Os alimentos arrecadados serão encaminhados para o Projeto de Reabilitação Vida Livre – PREVIL, que cuida de jovens dependentes de drogas. As inscrições podem ser feitas no através do site: www.crato.ce.gov.br, no e-mail: esporte@crato.ce.gov.br , na sede da Secretaria de Esporte, localizada na avenida Hermes Paraíba (Estádio O Mirandão), na Secretaria de Cultura, localizada no  Largo da Reffsa, na sede da ADCC e do projeto Sementes da Pista.

Secretaria de educação adquire novos veículos para transporte de merenda escolar

A prefeitura do Crato, através da Secretaria de Educação adquiriu na última  quarta-feira, 9, um caminhão Baú e um caminhão Caçamba que serão destinado ao transporte da  merenda escolar. O veículo foi adquirido com recursos próprios do município e garantirá a segurança e a qualidade dos alimentos destinados aos alunos das 59 unidades escolares e 27 creches. O gerente de transporte do Município, João Paulo de Oliveira fez a entrega oficial das chaves dos veículos à secretária de educação Meyre Muniz. A secretária ressaltou a importância do investimento, que segundo ela, irá oferecer rapidez na entrega da merenda, assegurando assim mais qualidade dos produtos.

"Esta aquisição vai garantir que a merenda chegue em boa qualidade nas unidades escolares, fazendo com que a entrega chegue em tempo hábil e com melhores condições de armazenamento", disse Josana Barbosa, da coordenadoria de alimentação e nutrição da secretaria de educação. A entrega do caminhão foi feita no prédio da Prefeitura e contou com a presença do chefe de gabinete Cristiano Meira e com o procurador do município George Borges.

Campanha Crato Rosa reúne cerca de cinco mil pessoas em caminhada

Cerca de 5 mil pessoas participaram na última quarta-feira, 9, da caminhada do Crato Rosa, evento realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, Coordenação de Saúde da Mulher e Mobilização Social. A caminhada saiu da Praça da Sé e percorreu as principais ruas do Centro da Cidade tendo seu término na Praça Siqueira Campos onde estavam instaladas várias tendas com serviços assistenciais de saúde, informação e diversão para a criançada. Participaram da caminhada, os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família NASF, do Programa Saúde nas Escolas PSE, escolas municipais,  estaduais e particulares, dentre outras instituições e entidades. Segundo Aline Franca, secretária de Saúde do Crato, a caminhada foi mais um chamamento para a campanha que visa prevenir o câncer de mama e de colo do útero, bem como de cuidar ainda mais da saúde das mulheres cratenses. O titulo da Campanha Crato Rosa - Um toque pela vida  foi idealizado pela primeira dama do município Gilvânia Gomes de Mattos em alusão ao Outubro Rosa Movimento popular internacionalmente conhecido que é comemorado em todo o mundo e simboliza a luta mundial contra o câncer de mama.

CAIC promove tarde de muita diversão para as crianças

Nesta sexta-feira, 11, a partir das 15 horas, o Centro de Atenção Integral à Criança  (CAIC)  realizará uma tarde de muita diversão para as crianças. O evento pretende reunir cerca de três mil crianças que fazem parte do bairro Giselia Pinheiro (Batateiras) onde fica localizado o Centro. Segundo Orlenne Moura, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família do CAIC, a tarde será especial. “Estaremos preparados para receber essas crianças com muito carinho e atenção com entrega de presentes, pula-pula, brincadeiras, palhaços e muita diversão”,  explica. A secretária de Saúde Aline Franca ressalta a importância de promover ações de cidadania destinadas às crianças cratenses e convida toda a comunidade a participar.

Crato cria Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente 

Durante a sessão do dia 07, da Câmara Municipal do Crato os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 3009003/2013, de autoria do Executivo, que cria o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. De acordo com a matéria, o Fundo Municipal tem a finalidade de criar condições financeiras ao desenvolvimento de serviços, programas e ações públicas de promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente. Este terá sua aplicação gerida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em sua justificativa, o prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos destacou a necessidade de instituir o fundo, pois o Estatuto da Criança e do Adolescente reconhece as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos, e visando oferecer suporte às ações, programas e projetos que buscam efetivar a proteção integral desses direitos.

Projeto de criação do Parque Tecnológico do Cariri é aprovado na Câmara do Crato

Foi aprovado na sessão ordinária da última segunda-feira,07, da Câmara Municipal do Crato, o projeto de lei nº 2609002/2013, de autoria do Executivo, que cria o Parque Tecnológico do Cariri (CARIRI-TEC), visando criar condições favoráveis ao desenvolvimento sustentável da Região do Cariri. De acordo com o projeto, o Parque Tecnológico do Cariri (CARIRI-TEC) permitirá a implantação de uma mentalidade moderna na região, na área da interação Universidade-Empresa, compatível com o desenvolvimento adequado para o novo milênio e que hoje está sendo referência para todas as regiões do mundo.

Fonte: PMC


Crato - Previsão do tempo para hoje, sexta-feira, 11 de outubro de 2013


Bom dia, Crato!


Hoje, finalmente é sexta-feira, dia de começar a relaxar para o fim-de-semana que vem por aí. Lembrando que amanhã, sábado ( 12 ) é dia da criança, e faremos uma boa homenagem a esta data, aliás, as crianças estão precisando cada vez mais de carinho, de atenção e sobretudo de EDUCAÇÃO. Qual é a educação que se tem dado às nossas crianças ? Ontem mesmo, vi um crico de horrores passar aqui ao lado do estúdio, na Vilalta, num daqueles trenzinhos da alegria, no fim de tarde, cheios de crianças, e os proprietários botavam pra tocar Funk de Rua. Ora, FUNK DE RUA ??? Mas que perversidade para com a nova geração. Qual é a arte, a cultura, a educação que pode vir de uma desgraça dessas ? Será que esses caras são maníacos ? Querem deturpar a cabeças das crianças ouvindo porcaria ? Porque não colocar pelo menos músicas infantis ? É melhor a gente falar sobre isso depois, em uma crônica, antes que eu tenha agora um infarto e não consiga preparar a edição de hoje do Blog do Crato, mas é realmente revoltante, amigos.

PAPAI PAGOU, PASSOU...

Lembra desse velho ditado dos tempos escolares ? Lembrei-me disso ao ficar a par da denúncia do ex-prefeito Samuel Araripe, que em entrevista à Rádio Educadora do Cariri no último dia 9, disse que alguns vereadores do Crato pediram dinheiro ( EITA que PAIZÃO !!! ), para aprovarem as suas contas de 2009. Se for verdade, é mesmo revoltante. Circula na famosa Praça Siqueira Campos que: "Já teria vereador por aí com o fiofó na mão". Boatos e bom humor à parte, a cidade está em povorosa.

Uma informação Adicional  - O ex-prefeito Samuel Araripe me disse em entrevista que a sua denúncia maior e a revelação dos nomes se dará diretamente à justiça. Na verdade, seria muita ingenuidade pensar que alguém que tem uma carreira política e que pretende continuar, fizesse tal denúncia a milhares de pessoas através de uma estação de rádio e não tivesse as provas em mãos. 

O ex-prefeito me disse: "Dihelson, se o pessoal perguntar quando eu irei revelar os nomes, por gentileza diga que eu disse que EM BREVE irei revelar não só quais são os nomes, mas também quanto pediram, onde, e como". A ironia do destino é que alguns pensaram que o ex-prefeito Samuel Araripe estaria na mão dos vereadores para aprovação de suas contas, e acabou que alguns agora podem ter o mandato inteiro nas mãos do ex-prefeito. E não se pode mais voltar atrás. Agora, tem que ir em frente, dar entrada na justiça, revelar os nomes, toda a tramitação legal. Ninguém sabe como mais este escândalo irá terminar. Corre na cidade o boato de que o ex-prefeito é um forte pretendente a candidato a Deputado Estadual, e isso pode estar despertando a inveja de muita gente. 

PREVISÃO DO TEMPO

Sol com algumas nuvens. Não chove. 
Nascer do sol:05h17Pôr do sol:17h31
Temperaturas: Max 35º e Min 22º
Ventos a SE  a 23km/h
Umidade Relativa do Ar: 87% e mínima de 54%
Índice UV: Extremo

Fontes: INPE e GOES13


O Constituinte Raimundo Bezerra: 25 anos da Constituição Federal


Em 05 de outubro de 2013 comemoramos 25 anos da Constituição Federal. O Crato se orgulha do seu Constituinte Raimundo Bezerra.

Raimundo Bezerra, ao escrever sobre o histórico momento em seu livro “Tempo Constituinte: Um sonho na voz da história” (1988) expressou o sentimento de dever cumprido para com a Pátria:
“Senti desde o primeiro instante a responsabilidade da minha missão e a oportunidade inadiável de me qualificar mais, para cumpri-la melhor. Procurei na fase inicial, dentre os vários setores, a área de saúde, objeto maior de minha vivência profissional anterior. Completei este trabalho com meio ambiente e previdência, ainda nas subcomissões e comissões temáticas.
(...)

Tenho a sensação de dever cumprido e compreensão bem mais ampliada da responsabilidade de tornar realidade prática o que, com tanto trabalho, tanta vontade de acertar e de fazer o melhor para o País, elaboramos. (...)”

Finaliza Raimundo Bezerra expondo que repassa seus ensinamentos, sua obra, aos eleitores, à família, aos amigos, e como uma prestação de contas de uma elevada missão que, acreditou, cumprir com dignidade.

Enviado por Ed Alencar




Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31