xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/10/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 outubro 2013

Certezas - Por: Emerson Monteiro

Tempo isso já lhe ensinaram nas escolas, é pura prioridade.

Antes, gostava de livros. Hoje, gosto de ler. Às vezes, chegam às minhas mãos livros que lembram pessoas. Esses demoram pouco comigo, não me pertencem.

A tal distância infinita entre as pessoas se parece com o texto de Deus e do avião, de longe fica pequeno; de perto, bem maior. Quanto de pouca comunicação há entre pessoas; vazios e impossibilidades; nuvens e oceanos...

De comum, a linguagem adotada, invés de reunir, chega a distanciar, pelas próprias limitações do processo da comunicação, cavando esconderijos profundos e trincheiras enlameadas em que chafurdam criaturas amarguradas e tristes; ou flores frágeis de doces perfumes.

O ser que somos nem sempre mostra aquela cara que a gente imaginava... Somos, nalgumas ocasiões, meras sombras de nós mesmos; espectros ambulantes perdidos nas estradas da existência.

Isso de identificação soma quando a gente se sente sozinho. Saímos a bater nas portas das vidas aqui de perto, a procura que nos abrirá os olhos da mente a as fibras de um coração a vislumbrar paisagens novas.

O tal vazio das horas difíceis significaria isso, a impressão de que um deus dormiu, e a gente esperaria que ele acordasse, quando jamais a  Verdade esconderá a face diante das horas, no íntimo, o tempo todo.

Instinto da religiosidade nada mais é do que despertar de si em Si, alimento das águas claras de lagos limpos.

Sei, não. Mas parece que perdemos o contato com o outro lado da gente mesma, meros joguetes de sorte criada pela sonhada na civilização da história. Conquanto busquemos acertar, perdemos, horas algumas, o alvo objetivo de querer chegar; e deslizamos numa pista de espumas e energias, sons e imagens, à velocidade dos tempos.

Saber da presença das vidas além da muralha dessa caverna traz gosto de seguir arranhando as pedras e nutrindo esperanças, motivos suficientes a persistir, ainda enquanto o calor e a secura indiquem solidão, pois moram luzes lá nos inícios de novas alvoradas.

(Foto: Jackson Bola Bantim).

Notícias de Crato & adjacências (por Armando Rafael)

Governo do Ceará vai construir a Vila da Música em Crato

Alunos da Solibel - 2013

Com empréstimo conseguido  junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, da ordem de R$ 3 milhões, o Governo do Estado do Ceará vai construir no bairro Belmonte, na cidade de Crato, a Vila da Música.  A obra faz parte da ampliação da Sociedade Lírica do Belmonte–Solibel, instituição criada pelo monsenhor Ágio Moreira. A Vila da Música  prevê uma nova sede para a Solibel, com área de mais de 3 mil metros quadrados, que contará com novo auditório, estúdio, salas de aula, ginásio e laboratório de informática. As obras de construção da Vila da Música serão iniciadas em janeiro de 2014, com término previsto para o mês de junho daquele ano.

Monsenhor Ágio escreve livro sobre o Padre Cícero


Aos 95 anos de idade, afastado das aulas de música há algum tempo, monsenhor Ágio Augusto Moreira (foto ao lado) dedica-se agora a escrever livros. Depois de lançar, dias atrás, a obra “Quem pedala não envelhece”, monsenhor Ágio concluiu outro livro, voltado para a origem da devoção a Nossa Senhora das Dores. E já iniciou a redação de outro opúsculo:  “A espiritualidade do Padre Cícero”. Otimista, monsenhor Ágio declara: “Assim que Dom Fernando conseguir no Vaticano a  reabilitação canônica do Padre Cícero, vou publicar meu novo livro, que poderá ajudar no pedido de  beatificação do sacerdote das romarias”. A expectativa de monsenhor Ágio é concluir a redação de “A espiritualidade do Padre Cícero”, em meados de 2014.

Avenida inacabada

Em 1997, o então prefeito de Crato, Dr. Raimundo Bezerra, iniciou a abertura de uma avenida destinada a ligar os bairros Granjeiro e Lameiro. A terraplanagem foi feita apenas em alguns metros, no trecho inicial, partindo da Escola Rotary, no Lameiro (foto à direita, feita em janeiro de 2013). Decorridos 16 anos, aquela avenida nunca foi concluída. Se a obra tivesse sido feita, teria impactado no crescimento daquela vasta área urbana da cidade. Aliás, nos últimos 15 anos não foi feita uma única grande obra em Crato com recursos da Prefeitura. O orçamento do município, ao que tudo indica, só dá para pagar a folha de funcionários.

Enquanto isso, governadores do Ceará fizeram o trabalho dos prefeitos

Na ausência de investimentos por parte da Prefeitura Municipal, coube aos dois últimos governadores do Estado do Ceará as grandes obras feitas para impactar melhorias no aspecto urbano de Crato. Senão vejamos: deve-se ao ex-governador Lúcio Alcântara: a construção da Avenida Maildes de Siqueira, o complexo do Centro Cultural do Araripe, o Cineteatro Moderno, a cobertura da Quadra Bicentenário, o prédio do CEO-Centro de Especialização de Odontologia, a reforma dos mercados públicos de Crato, as providências iniciais para reativação do “Trem do Cariri” entre Crato e Juazeiro do Norte (projeto rebatizado para “metrô de superfície”), re-asfaltamento das estradas do Lameiro e Granjeiro, dentre outras obras.

Cid Gomes também fez muito pelo Crato


Por outro lado, foram iniciativas do governador Cid Gomes, as seguintes obras que melhoraram, em muito, o visual da cidade de Crato: revitalização das praças centrais da cidade (Praça da Sé, Siqueira Campos, Juarez Távora e Alexandre Arraes), pavimentação – com pedras Inter travadas –, das ruas João Pessoa, Miguel Limaverde e Dom Quintino, com alargamento das calçadas e instalação de jardineiras, a construção da sede do Geoparque Araripe, (foto à esquerda)  construção do Ginásio de Esportes da URCA, do Centro de Convenções do Cariri (ainda inacabado), do asfaltamento da Avenida Fábio Esmeraldo, que dá acesso ao Campus-Crato da Universidade Federal do Cariri, dentre outras.

Postulador da Beatificação de Benigna de volta a Crato


Na próxima quarta-feira, dia 09, monsenhor Vitaliano Mattioli estará retornando a Crato, após uma curta estadia em Roma. No Vaticano, monsenhor Mattioli entregou, à Congregação para a Causa dos Santos, o processo diocesano de beatificação da Serva de Deus Benigna Cardoso da Silva. A Congregação para a Causa dos Santos é órgão encarregado de preparar, após longa e minuciosa análise, as aprovações para que o Papa possa propor novos santos para a Igreja Católica.

Dedicação da Catedral de Crato

No próximo dia 20 de outubro, às 09:00 h., ocorrerá na Igreja da Sé a abertura do Ano do Centenário de criação da Diocese de Crato. Os festejos serão iniciados com a solenidade de dedicação litúrgica da Matriz de Nossa Senhora da Penha, elevada à condição de Catedral da Diocese de Crato, bem como da inauguração da nova mesa de celebração – confeccionada em pedra-granito – daquela igreja. A solenidade será presidida pelo bispo diocesano, Dom Fernando Panico. Bom lembrar que ao ser criada a Diocese de Crato, a matriz de Nossa Senhora da Penha ficou sendo "catedral provisória". Daí aquele templo nunca ter sido dedicado como catedral. Dom Quintino, o primeiro bispo, chegou a comprar um terreno para a nova catedral. Era o local onde hoje fica o Centro Cultural do Araripe (antiga estação do trem). Em 1926 o terreno foi usurpado pelas autoridades republicanas. Décadas depois, o 3º bispo, Dom Vicente Matos, tentou -- na Justiça -- reaver o terreno. Nunca recebeu o imóvel de volta. Em 2010, novo terreno da Diocese também seria usurpado. Agora na cidade de Juazeiro do Norte...

Lira Neto vem a Crato


O escritor Lira Neto (foto ao lado), autor de vários best-sellers, (dentre os quais Padre Cícero (Companhia das Letras, 2009), Maysa (Globo, 2007), O Inimigo do Rei (Globo, 2006) e Castello (Contexto, 2004), ficou tão indignado contra o “estrondo publicitário” -- que vem sendo feito com calúnias contra o bispo de Crato -- que decidiu: dentro de dez dias chega ao Cariri. Motivo da viagem: ouvir a defesa de Dom Fernando Panico para publicar matéria esclarecedora  na revista “Piauí”, editada em São Paulo, pelo Estadão. Lira Neto decidiu adiar a vinda ao Cariri, para que, a partir do próximo dia 18, possa ouvir pessoalmente o bispo (naquela data Dom Fernando chega da Itália), além escutar padres, fiéis e pessoas do povo.

Haja incoerência

Pois é, enquanto Roberto Macedo – presidente da Federação das Indústrias do Ceará-FIEC – mandou fechar o núcleo do SESI em Crato, este mesmo cidadão anunciou, esta semana, aos quatros ventos, que vai instalar uma unidade do SESI em Limoeiro do Norte. Segundo Roberto Macedo, nos próximos meses, poderá surgir um distrito industrial em Limoeiro do Norte. É o caso de se perguntar: e por que as muitas indústrias já instaladas e em funcionamento em Crato não foram suficientes para manter o SESI nesta perseguida Cidade de Frei Carlos?


Crato perde a construção de um mosteiro beneditino

Calma gente! Essa perda não ocorreu nos diais atuais. Ela aconteceu em 1889, ano fatídico do golpe militar que derrubou a Monarquia; que expulsou Dom Pedro II (ainda hoje considerado “O maior dos brasileiros”) e a Família Imperial; que “proclamou” esta desmoralizada república. Além de queda, coice! Aos fatos, pois. Em 1889, o Abade do Mosteiro de São Bento – de Olinda, Pernambuco – dom Geraldo Van Caleon, viajava de cavalo, acompanhado do padre Maurício Prichzi, com destino a Crato. O objetivo da viagem era fundar um convento beneditino nesta cidade. Os religiosos já tinham atingido a Vila da Cachoeira (hoje cidade de Solonópole) quando o Abade sofreu uma queda. Para recuperar-se do acidente, o religioso foi levado a Quixadá. Naquela cidade, o abade foi hospedado pelo vigário Antônio Lúcio Ferreira. Este, convenceu dom Geraldo Van Caleon a construir o mosteiro na Serra do Estevão, em Quixadá, e não em Crato. Não deu outra. Crato – ó destino cruel! – perdeu o que hoje é a imponente construção do Mosteiro da Santa Cruz.

Palavras atuais sobre o Brasil... escritas há 100 anos

"O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Não há princípio que não seja desmentido nem instituição que não seja escarnecida. Já não se crê na honestidade dos homens públicos. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. Os serviços públicos abandonados a uma rotina dormente. O desprezo pelas ideias aumenta a cada dia. A ignorância pesa sobre o povo como um nevoeiro. A intriga política alastra-se por sobre a sonolência enfastiada do país. Não é uma existência; é uma expiação."– Eça de Queirós, sobre o Brasil, há cem anos.

Tá feia a coisa

Neste mês de  setembro que há pouco  terminou, as notícias não foram nada boas  para o (des)governo da gerentona: a balança comercial registrou o maior déficit desde 1998; a projeção da inflação foi elevada para 6%;a eficiência do governo caiu da 111.ª para a 124.ª posição; o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foi reduzido de 2,7% para 2,5%; o índice de analfabetismo no Brasil aumentou, depois de alguns anos em que vinha sendo reduzido e  aumentou também o déficit primário nas contas do setor público.

 (in)eficiência

Brasil: 39 ministérios, 32 partidos (+ 27 em estudo), 13 mil sindicatos...As filas para conseguir empregos sem ninguém...as filas para o "Bolsa-Família"  dando volta nos quarteirões. Vida de gado: povo marcado e povo feliz...

No mais

Jogada de mestre! O governador de Pernambuco, Eduardo Campos e Marina Silva estão de parabéns pelo brilhante lance político. Renovam-se as esperanças num novo Brasil, esgotado e estagnado por esse modelo “bolivariano” implantado pela dupla Lula-Dilma. Aguarda-se, agora, outra jogada de mestre, desta vez a ser feita  pela dupla Aécio Neves–José Serra, o que poderá resultar na esperança de crescimento econômico para o Brasil; ética na política e a  volta do orgulho de ser brasileiro...
 

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30