xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 01/10/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 outubro 2013

SOFTERIA - Um local feito para pessoas que gostam de Qualidade e Delícias ( Em Crato )


SOFTERIA - NO SHOPPING RESIDENCE, Loja 8B


Agora em Crato, no Shopping Residence, a SOFTERIA. Um local feito especialmente para as pessoas que gostam de qualidade e delícias. Lá, você poderá provar Sorvete expresso, petit gateau, torta de limão, cheesecake, Milk Shakes, Sundaes e muitas outras coisas maravilhosas.


Dê uma passadinha por lá e confira, um local aprazível, feito com carinho pra você que gosta do que é bom.




Softeria, o seu espaço de sabores e delícias

Rua Santos Dumont 138 – loja 8B – Shopping Residence - Crato

URCA e Geopark realizam I Jornada de Museologia do Cariri, dia 7 de outubro


Será realizada no próximo dia 7 de outubro, no auditório do Geopark Araripe, em Crato, a I Jornada de Museologia do Cariri. Durante o evento, haverá com o lançamento do livro Gestão de Museus: Um desafio Contemporâneo: Diagnóstico Museológico e Planejamento, da Professora doutora da Universidade de Goiás (UFG), Maria Manuelina Duarte Cândido.

O evento será realizado pela Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Geopark Araripe. A abertura acontece às 8 horas e prosseguirá até às 17h30. A programação contará com a oficina sobre ‘Museologia e Museus: os desafios da gestão museológica’, com a professora Maria Manuelina Duarte Cândido, no auditório do Geopark. Às 14 horas, acontece a mesa redonda sobre ‘Patrimônio Museológico da Região do Cariri: Desafios e Possibilidades’, com coordenação do Professor Alexandre Gomes, tendo como debatedora a docente Manuelina Duarte.

O evento contará com a participação da Professora Adriana Botelho, da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Ela abordará e Implementação do Curso de Museologia na UFCA; do Diretor do Museu Histórico do Crato e Coordenador de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura do Crato, Ricky Seabra. Ele destaca os Desafios da Gestão Municipal de Cultura do Crato, na área museológica. O Professor Alexandre Gomes, da Rede Cearense de Museus Comunitários (RCMC) e URCA, abordará o tema Patrimônio, Memória e Diversidade Cultural: os desafios dos museus comunitários no Ceará.

Uma Conferência sobre ‘O diagnóstico Museológico entre o Planejamento e Gestão de Museus’, será ministrada às 14 horas, pela Prof. Dra. Manuelina Duarte. Às 17 horas, será realizado o lançamento do livro ‘Gestão de Museus, um Desafio Contemporâneo: Diagnóstico Museológico e Planejamento’, de Manuelina Duarte.

Informações:
I Jornada de Museologia do Cariri
Data: 07 de outubro de 2013(segunda-feira)
Horário:8h às 17h30 min
Local: Auditório do Geopark Araripe
Rua Carolina Sucupira, S/N.
Pimenta - Crato – Ceará

Informações:
Universidade Regional do Cariri (URCA)
Na toto: Tânia Bacelar



CRATO - Notícias Administrativas - 02/10/2013


Crianças do Programa AABB Comunidade recebem atendimento médico

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Educação vem realizando desde o dia 23 de setembro, em parceria com a Secretaria de Saúde, uma ação social beneficiando com consultas médicas meninos e meninas cadastrados no programa AABB Comunidade.  Além de consultas de aptidão física as 300 crianças participantes do programa recebem encaminhamento para exames laboratoriais e solicitação de remédios junto à Secretaria de Saúde.  Para a Coordenadora do projeto, Aline Rodrigues, a parceria é um grande passo para garantir a saúde das crianças. “A participação da secretaria de saúde é importante para complementar os trabalhos de ação social do projeto, dando ênfase no bem-estar das crianças a partir da prevenção”, afirma.

AABB Comunidade

O Projeto AABB Comunidade, realizado na sede da AABB de Crato, é uma proposta de complementação escolar para crianças e adolescentes da rede pública de ensino, com idades entre 6 e 18 anos incompletos. O trabalho educacional engloba temas como educação ambiental, saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania. Pretende-se, com isso, que crianças e jovens desenvolvam sua capacidade de socialização, em especial na escola e na família, bem como elevem seus níveis de consciência quanto aos seus direitos de cidadãos.

Prefeito Ronaldo convida Padre Reginaldo Manzotti para a comemoração dos 250 anos do Crato 

O prefeito do Crato Ronaldo Gomes de Mattos fez no último domingo, 29, o convite oficial para que o Padre Reginaldo Manzotti participe das comemorações oficiais alusivas aos 250 anos do Crato no próximo ano. A ideia do prefeito Ronaldo é que o Padre Reginaldo Manzotti faça uma agenda durante a Semana do Município quando serão comemorados em 2014  os 250 anos da cidade com extensa programação. Padre Reginaldo Manzotti disse estar alegre em receber o convite e que espera concretizar sua vinda ao Crato para uma celebração e um show no na oque vem. O prefeito está nomeando uma comissão para preparar os 250 anos da cidade do Crato.

Governo Municipal realiza mais uma edição do projeto “Trocaria no Gesso”

Visando potencializar as formas de organização e solidariedade comunitárias, através da troca de revistas, livros, roupas, móveis, objetos de artes, serviços, e até mesmo a troca de experiências e afetos, a Prefeitura Municipal do Crato, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude, realizou, na tarde do último domingo, 29,  na comunidade do Gesso, mais uma edição do projeto “Trocaria”. A ação contou ainda com a participação de 15 monitores universitários que auxiliaram no processo de troca dos objetos. Segundo o coordenador da ação, o articulador cultural Alexandre Lucas, esta edição superou as expectativas em relação ao processo de troca, que aumentou. Ele ressaltou também que existe uma maior participação por parte da comunidade do Gesso na realização do projeto. Atualmente, a Trocaria na comunidade do Gesso é uma realização conjunta dos parceiros do Programa Nacional de Interferência Ambiental (PIA),  Coletivo Camaradas,  Companhia Brasileira de Teatro Brincante, Projeto Nova Vida,  PAIDÉIA - Laboratório de Pesquisa Transdisciplinar sobre Metodologias Integrativas para a Educação e Gestão Social da UFCA, Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude e a Prefeitura do Crato, através das  secretarias municipais de Esporte, Meio Ambiente e Controle Urbano, Saúde, Assistência Social, Serviços Públicos e a comunidade.

Alunos da rede de ensino visitam museu em aula de campo

Alunos do 5º e 6 º anos da  Escola Municipal Pedro Nunes de Souza participaram de uma aula de campo, na cidade de Nova Olinda para conhecerem a Casa Grande e na Cidade de Santana do Cariri, quando visitaram o Museu Paleontológico.  A visita se deu no último sábado, 28. A ação foi uma parceria entre a Secretaria de educação do Crato e  a instituição de ensino e teve como objetivo proporcionar conhecimento aos jovens da rede de ensino do Crato. Segundo a professora Arturivania Gomes da Silva, atividades assim colaboram muito com o aprendizado. “Além de proporcionar lazer a esses alunos, eles tiveram um conhecimento interdisciplinar, pois nesse passeio eles puderam adquirir conhecimento sobre assuntos ligados as disciplinas estudadas em sala de aula. Essa sem dúvida foi uma experiência valiosa na vida de cada um deles”. O Profº Felipe acrescenta que os alunos estavam vendo na prática o que eles já haviam trabalhado teoricamente. “Isso é o que é aprendizagem significativa”, afirmou.

A Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri que recebeu a visita dos meninas e meninas da rede municipal de ensino tem como missão a formação educacional de crianças e jovens protagonistas em gestão cultural por meio de seus programas de  memória, comunicação, artes e turismo. Os programas de formação da Fundação Casa Grande desenvolvem atividades de complementação escolar através dos laboratórios de Conteúdo e Produção.

Localizado em Santana do Cariri, o material fossilífero acervado no Museu de Paleontologia da URCA registra milhões de anos de valiosas informações sobre a formação da Terra e a evolução da vida em nosso planeta. A Bacia Sedimentar do Araripe é detentora de uma das maiores jazidas fossíliferas do período cretáceo do Brasil e do mundo. A qualidade de preservação de seus fósseis devido às condições singulares durante a evolução desta bacia produziu um vasto e rico afloramento fossilífero a céu aberto nos arredores da Chapada do Araripe.

Fonte: PMC


Cariri realiza Seminário das Unidades de Conservação do Araripe


A Região do Araripe, com dezesseis Unidades de Conservação nos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, apresenta as características previstas para constituição de um Mosaico de Áreas Protegidas, onde a gestão deve ser integrada e participativa, de forma a compatibilizar a biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável no contexto regional. Organizado pela APA Chapada do Araripe-ICMBio, pelo Parque Estadual do Sítio Fundão-CONPAM e pelo Projeto Soldadinho do Araripe-Aquasis, o seminário deverá apontar as ações prioritárias a serem desenvolvidas em conjunto pelas Unidades de Conservação e propor um Conselho Consultivo para garantir a participação e controle social na gestão das Unidades de Conservação da região do Araripe. O evento será realizado nos próximos dias dois e três de outubro no Pasárgada Parque Hotel, de 08:30h às 16:30h em Crato/CE e contará com a presença do Presidente do Conselho de Políticas Ambientais do estado do Ceará – CONPAM, Sr. Bruno Vale Sarmento de Menezes e representantes de Unidades de Conservação e de instituições públicas e privadas dos estados
do Ceará, Pernambuco e Piauí.

Rose Mary Feitosa
Enviado por Ed Alencar


Açudes do Ceará têm mais de 7 bilhões de metros cúbicos de água


A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) está completando 20 anos de instalação. O seu presidente, Francisco Renys Aguiar Frota apontou o Banco Mundial como autor da sugestão da criação do órgão com o objetivo de atuar nas ações de regularização do uso das águas brutas, gestão, locação racional do conteúdo armazenado nos reservatórios, integração de bacias, retomada dos açudes com seus canais e adutoras. Para Renys, a Cogerh hoje é a maior referencia no País nesse sistema que garante a eficiência de produção de 2.500 quilômetros de trechos de rios perenizados dentro de um estado localizado em pleno semi árido nordestino com fortes características de escassez de água. Conforme explicou são 144 açudes monitorados pelo órgão em todo o estado com capacidade de armazenar 18 bilhões de metros cúbicos de água. Atualmente o sistema dispõe de sete bilhões e 200 milhões de metros cúbicos, graças a eficiência da Cogerh no manuseio. Apesar dos dois anos consecutivos de estiagem os principais açudes cearenses ainda têm água suficiente para garantir o abastecimento em mais um ano de seca como, por exemplo, o Castanhão com 3 bilhões e 200 milhões, Orós 1 bilhão e 200 milhões, Banabuiu 0,65 bilhão e no restante dos reservatórios com 2 bilhões de metros cúbicos de água o que afasta qualquer possibilidade de colapso no sistema nos próximos 365 dias, disse Renys.”A Cogerh é auto-suficiente. Trabalha com recursos próprios de 60 milhões de reais em orçamento neste ano de 2013 “, finalizou o presidente.

Para o secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Ramon Rodrigues, a Cogerh é resultado de uma luta pela implementação da política de recursos hídricos do estado que começou com a elaboração de um plano estadual concebido em 1990 no final do governo Tasso Jereissati, vindo a ser consolidada no governo Ciro Gomes com investimento inicial de 20 milhões de dólares. Conta que, em 1991 foi feita uma pesquisa internacional para analisar os modelos de manuseio de água bruta existentes em diversos Países como França, Espanha, Israel e Estados Unidos e o Ceará findou optando pelo seu próprio modelo. Mas a política estadual de recursos hídricos nada seria sem um órgão que pudesse planejar e gerenciar a oferta de água de forma integrada, descentralizada e participativa, disse Ramon, daí nasceu a idéia em 1993 de se criar uma Companhia com a capacidade de trabalhar a gestão dentro de todo o planejamento da política hídrica do estado com ações participativas da sociedade civil organizada, vindo a ser o primeiro órgão de gestão de águas brutas do País servindo de modelo para diversos estados da federação como, São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, interessados em saber como funciona o sistema.

Para avaliar os 20 anos de instalação da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) seus diretores, os 50 representantes do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Salgado e da sociedade civil organizada estiveram em um seminário realizado no auditório do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), em Crato, na Avenida José Alves de Figueiredo. Na ocasião foi mostrado um vídeo com relatos dos resultados das ações feitas pelo órgão nessas duas décadas de instalação.

Por: Wilson Rodrigues
Foto: Açude Orós - fonte: Jornal Correio de Russas


SAÚDE - Câncer de pênis está entre as principais neoplasias do sexo masculino


O câncer de penis mata anualmente no Brasil 380 homens e já está entre os mais freqüentes no meio da população masculina do Nordeste. No Brasil mais de mil homens por ano são obrigados a retirarem o órgão, media de aproximadamente três amputações por dia. A doença faz parte de 2 % de todas as neoplasias do sexo masculino, sendo que, nos nove estados da região e também em outros da região Norte, passa a ser 5 vezes maior do que o restante do País e em algumas localidades, essa percentagem já atinge 12 % dos casos, principalmente no Pará, Alagoas e Maranhão, predominantemente na faixa etária a partir dos 40 anos de idade, embora também possa atingir aos mais jovens. A amputação do penis depende do estagio da lesão tumoral que, se for pequena, ela pode ser removida e curada a doença sem a necessidade da retirada do órgão. Mas quando o tumor já tenha penetrado no tecido o único jeito é a penectomia parcial ou total do penis. As informações são do medico urologista cratense, Marcelo Pierre de Brito. Conforme disse, é frente o comparecimento de homens em seu consultório com câncer peniano e que de janeiro a agosto de 2013 já fez cinco cirurgias de retirada total ou parcial do órgão.

Numericamente falando o câncer de penis já ultrapassa as neoplasias de próstata e bexiga. Os tratamentos freqüentes não afetam a fertilidade do paciente, somente em casos de amputação do membro, o que torna o homem impotente. O urologista disse que no Ceará a incidência de câncer peniano é muito alta com registros de penectomia em todas as regiões do estado. Conta que no Cariri os casos da doença têm aumentado significativamente com registros de amputações em muitos municípios da região, concluiu Marcelo Pierre. O hospital São Vicente de Paula, em Barbalha, é referencia no Cariri no tratamento de câncer peniano. Conforme dados estatísticos fornecidos pela instituição, até julho deste ano de 2013 foram realizadas 17 penectomias em homens de diferentes idades, sendo o mais jovem com 30 anos e o mais velho com 68 anos de idade. Outros procedimentos semelhantes são feitos nos demais hospitais e clinicas particulares e que estão fora das estatísticas da região o que leva a crer que o numero de casos é bem maior do que se imagina.

A fimose é responsável por 90 % dos casos de câncer de penis. Trata-se do estreitamento do prepúcio que impede a exposição da glande e finda causando o acumulo de uma massa branca resultante da descamação celular. A falta de higiene após as relações sexuais vem em segundo lugar dos casos da doença que começa com o surgimento de secreções ou esmegma provocando a formação de lesões, ulceras e caroços. O papiloma vírus é outro fator de risco a partir do o aparecimento de verrugas ( crista de galo ) que se não forem tratadas corretamente se transformarão em câncer. A Sociedade Brasileira de Urologia vai está realizando no mês de outubro um mutirão nacional com caravanas interioranas nas cidades onde existem menos urologistas desenvolvendo uma campanha educativa mostrando a importância da higiene peniana e fazendo gratuitamente cirurgias em homens que quiserem retirar a fimose, já que o procedimento é opcional.

Por: Wilson Rodrigues
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


O que aconteceu com Cuba? O que era a “Pérola do Caribe” até se transformar, hoje, na “ilha prisão, da miséria e da violação dos direitos humanos


Entre 1825 e 1897, entre 60 e 75% de toda a renda bruta que a Espanha recebeu do exterior vieram de Cuba. Antes do final do Século XVIII Cuba aboliu as touradas por considerá-las "impopulares, sanguinárias e abusivas com os animais". O primeiro bonde que circulou na América Latina foi em Havana em 1900.


Também em 1900, antes de qualquer outro país na América Latina foi em Havana que chegou o primeiro automóvel. A primeira cidade do mundo a ter telefonia com ligação direta (sem necessidade de telefonista) foi em Havana, em 1906.Em 1907, estreou em Havana o primeiro aparelho de Raios-X em toda a América Latina.
Em 19 maio de 1913 quem primeiro realizou um vôo em toda a América Latina foram os cubanos Agustin Parla e Rosillo Domingo, entre Cuba e Key West, que durou uma hora e quarenta minutos.O primeiro latino-americano a ganhar um campeonato mundial de xadrez foi o cubano José Raúl Capablanca, que, por sua vez, foi o primeiro campeão mundial de xadrez nascido em um país subdesenvolvido. Ele venceu todos os campeonatos mundiais de 1921-1927.

Em 1922, Cuba foi o segundo país no mundo a abrir uma estação de rádio e o primeiro país do mundo a transmitir um concerto de música e apresentar uma notícia pelo rádio.A primeira locutora de rádio do mundo foi uma cubana: Esther Perea de la Torre. Em 1928, Cuba tinha e 61 estações de rádio, 43 deles em Havana, ocupando o quarto lugar no mundo, perdendo apenas para os EUA, Canadá e União Soviética. Cuba foi o primeiro no mundo em número de estações por população e área territorial.

Em 1937, Cuba decretou pela primeira vez na América Latina, a jornada de trabalho de 8 horas, osalário mínimo e a autonomia universitária. Em 1940, Cuba foi o primeiro país da América Latina a ter um presidente da raça negra, eleita por sufrágio universal, por maioria absoluta, quando a maioria da população era branca. Ela se adiantou em 68 anos aos Estados Unidos.

Em 1940, Cuba adotou a mais avançada Constituição de todas as Constituições do mundo. Na América Latina foi o primeiro país a conceder o direito de voto às mulheres, igualdade de direitos entre os sexos e raças, bem como o direito das mulheres trabalharem.O movimento feminista na América Latina apareceu pela primeira vez no final dos anos trinta em Cuba. Ela se antecipou à Espanha em 36 anos, que só vai conceder às mulheres espanholas o direito de voto, o posse de seus filhos, bem como poder tirar passaporte ou ter o direito de abrir uma conta bancária sem autorização do marido, o que só ocorreu em 1976.

Em 1942, um cubano se torna o primeiro diretor musical latino-americana de uma produção cinematográfica mundial e também o primeiro a receber indicação para o Oscar norte-americano. Seu nome: Ernesto Lecuona. O segundo país do mundo a emitir uma transmissão pela TV foi Cuba em 1950. As maiores estrelas de toda a América, que não tinham chance em seus países, foram para Havana para atuarem nos seus canais de televisão.

O primeiro hotel a ter ar condicionado em todo o mundo foi construído em Havana: o Hotel Riviera em 1951.O primeiro prédio construído em concreto armado em todo o mundo ficava em Havana: O Focsa, em 1952. Em 1954, Cuba tem uma cabeça de gado por pessoa. O país ocupava a terceira posição na América Latina (depois de Argentina e Uruguai) no consumo de carne per capita. Em 1955, Cuba é o segundo país na América Latina com a menor taxa de mortalidade infantil (33,4 por mil nascimentos).

Em 1956, a ONU reconheceu Cuba como o segundo país na América Latina com as menores taxas de analfabetismo (apenas 23,6%). As taxas do Haiti era de 90%; e Espanha, El Salvador, Bolívia, Venezuela, Brasil, Peru, Guatemala e República Dominicana 50%. Em 1957, a ONU reconheceu Cuba como o melhor país da América Latina em número de médicos per capita (1 por 957 habitantes);, com o maior percentual de casas com energia elétrica, depois Uruguai; e com o maior número de calorias (2870) ingeridas per capita.

Em 1958, Cuba é o  segundo país do mundo a emitir uma transmissão de televisão a cores.Em 1958, Cuba é o país da América Latina com maior número de automóveis (160.000, um para cada 38 habitantes). Era quem mais possuía eletrodomésticos. O país com o maior número de quilômetros de ferrovias por km2 e o segundo no número total de aparelhos de rádio.Ao longo dos anos cinquenta, Cuba detinha o segundo e terceiro lugar em internações per capita na América Latina, à frente da Itália e mais que o dobro da Espanha.Em 1958, apesar da sua pequena extensão e possuindo apenas 6,5 milhões de habitantes, Cuba era 29ª economia do mundo. Em 1959, Havana era a cidade do mundo com o maior número de salas de cinema: (358) batendo Nova York e Paris, que ficaram em segundo lugar e terceiro, respectivamente.

E depois o que aconteceu?

Veio a Revolução... comunista! e hoje... Resta o desespero de uma população faminta, sem liberdade nem mesmo de abandonar o país, sem dignidade, onde a atividade que mais emprega é a prostituição.

(Texto que vem sendo divulgado nas redes sociais)

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30