xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/09/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 setembro 2013

Centro Pastoral Dom Fernando Panico, do Alto da Penha, promove proteção da criança carente

Dom Fernando, Pe. Arileudo, e crianças carentes do Alto da Penha

Criada no último mês de maio, pelo bispo diocesano – Dom Fernando Panico – a Região  Pastoral do Alto da Penha, em Crato, engloba  as comunidades do Alto da Penha, Bairro Mutirão, além dos  Sítios:  São Vicente, São José e  Chico Gomes, todos sob a coordenação do  Pe. Arileudo da Silva Machado, responsável pela nova Região Pastoral. 

Atualmente cerca de 80 crianças carentes do Alto da Penha e adjacências estão sendo  assistidas no Centro Pastoral Dom Fernando Panico. Lá elas estudam e recebem alimentação e participam de atividades recreativas e culturais. Pe. Arileudo Machado está  convidando as pessoas de boa vontade de Crato para conhecer as atividades do Centro Pastoral Dom Fernando Panico, localizado ao lado da Capela de Nossa Senhora de Fátima e Santa Teresinha, no Alto da Penha.


(Armando Lopes Rafael)
   

Comunidade católica Boa Nova vem atuando na cidade de Crato

Muro da Comunidade Católica Boa Nova

A Comunidade Boa Nova, uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter cristão e filantrópico, vem atuando na cidade de Crato há mais de dois anos. Ela está instalada em Crato graças à acolhida e empenho do bispo diocesano, Dom Fernando Panico, que proporcionou  mais esse benefício à população do Cariri. Em Crato, a  Comunidade Boa Nova vem se dedicando à recuperação de pessoas dependentes do álcool e de drogas.  Cerca de 20 pessoas encontram-se naquela instituição buscando a cura e libertação dos seus vícios.

 Instalações da Boa Nova

A Casa de Missão da Boa Nova em Crato está localizada no Sítio Boa Vista, localizado na  Rodovia  Crato– Santa Fé, Casa 110, situada à margem da estrada. Como ponto de referência, a Comunidade Boa Nova fica próximo ao Colégio Técnico Agrícola (na antiga Toca de Assis). Telefones: (88) 3521-4656 (88) 9989-2117 (88) 9988-0559 (88) 9961-1381.

Comunidade Boa Nova-Crato

Segundo o dirigente da Associação Boa Nova em Crato, muitas pessoas vêm ajudando a equipe que se dedica integralmente à recuperação de dependentes químicos e do álcool. Disse ele: “Somos chamados pelo Senhor para um serviço de cura e libertação conforme a palavra que designa o nome da comunidade e revela para nós a missão que Deus  deseja que realizemos”.

(Armando Lopes Rafael)

Notícias da Diocese de Crato

Sé Catedral de Crato ganhará nova mesa de celebração no próximo dia 20 de outubro

   Está prevista para o próximo dia 20 de outubro a solenidade de abertura das comemorações alusivas ao centenário de criação da Diocese de Crato. Naquela data haverá também a inauguração da nova mesa de celebração da igreja-mãe da Diocese. Existe uma orientação litúrgica de que o altar de uma igreja-catedral deva ser fixo e de preferência construído em pedra. Foi por isso que o Cura da Catedral, Padre Francisco Edimilson Neves Ferreira, mandou confeccionar um novo altar de granito, com grande valor artístico, que será. entregue à população católica de Crato no próximo dia 20 de outubro.

Novo altar da Sé de Crato guardará relíquias de santos



Outra recomendação da Igreja Católica é que as mesas de celebração guardem – em seu interior – algumas reliquias de santos. As relíquias podem ser diretas (partes do corpo de um santo guardadas para veneração dos fiéis) ou indiretas (quando se trata de um objeto pessoal usado em vida pelo santo).

As relíquias são guardadas em pequenos relicários de metal, chamados “teca”. Esta semana, Dom Fernando Panico fez entrega ao Padre Edimilson Neves de três relíquias (que pertenciam ao 2º bispo de Crato, Dom Francisco, foto abaixo) e que agora serão guardadas na Catedral de Nossa Senhora da Penha. Uma delas é um fragmento de osso retirado do corpo de São João Bosco (foto acima, à esquerda). A outra contém alguns fios de cabelo de Santa Paula Frassinetti. Já a terceira relíquia é um pequeno fragmento da cruz em que Jesus foi foi crucificado (foto acima, à direita).
Anteriormente, o Padre Edmilson já havia recebido uma relíquia do Beato João Paulo II, representada por um pouco de sangue coagulado daquele Papa, que é conservado numa teca,vinda de Roma para ser guardada na igreja-catedral.


 Dom Francisco de Assis Pires, 2º Bispo de Crato (1932-1959)

 No âmbito da Diocese de Crato o processo da beatificação de Benigna chega ao seu final


    No último dia 16 de setembro ocorreu em Santana do Cariri a última reunião das comissões diocesanas encarregadas do processo de beatificação da Serva de Deus, Benigna Cardoso da Silva (foto ao lado). Os membros que compõe as comissões histórica e teológica passaram todo o dia analisando e ultimando a documentação que seguirá para análise na Sagrada Congregação para a Causa dos Santos, órgão do Vaticano.

   Estiveram presentes ao esse encontro de trabalho, os monsenhores Vitaliano Mattioli (Postulador Diocesano) e João Bosco Cartaxo Esmeraldo (Juiz Delegado), os padres José Vicente Pinto de Alencar (Promotor de Justiça) e Acúrcio de Oliveira Barros (Tradutor), além da Sra. Teresinha Fernandes Costa (Atuária Notária). Pela Comissão Histórica estiveram presentes: Raimundo Sandro Cidrão, Ypsilon Rodrigues Félix e Armando Lopes Rafael.

 O processo de beatificação da menina-mártir Benigna Cardoso da Silva foi aberto oficialmente em 16 março de 2013, no auditório Mons. Rubens Gondim Lóssio, da Catedral de Crato, tão logo a Diocese recebeu a aprovação do Vaticano  para o início dos estudos e  recolhimento de declarações das testemunhas que conheceram Benigna, além  de depoimentos que relataram milagres e graças alcançadas por intercessão da menina-mártir. Essa etapa se constituiu na fase diocesana do processo. No próximo sábado, dia 21 de setembro, ocorrerá a sessão de encerramento dos trabalhos, no auditório da Catedral de Crato, com a presença do bispo diocesano, dom Fernando Panico, ocasião que a documentação do processo (que tem cerca de 250 páginas) selada e só será aberta em Roma, para onde deverá ser conduzida pelo postulador da fase diocesana, monsenhor Mattioli.

  Existem duas situações diferentes para a Igreja Católica considerar alguém santo: ou porque essa pessoa foi mártir – este é o caso da menina Benigna – ou porque ela viveu as virtudes cristãs em grau heroico. No caso de a pessoa ter sido mártir é dispensada a comprovação de milagres. Já para as pessoas que viveram as virtudes cristãs de forma heroica, exige-se o reconhecimento de um milagre durante o processo de beatificação e outro milagre no processo da canonização. Caberá agora a Sagrada Congregação para a Causa dos Santos, órgão Vaticano com sede em Roma, aprovar novos avanços no processo da beatificação de Benigna Cardoso da Silva.

(Armando Lopes Rafael)

Alta madrugada - Por: Emerson Monteiro

Há poucos meses dali, Wagner Dantas, um dos meus cunhados, fora vítima do acidente aéreo que, em 1982, comovera o mundo inteiro, com a perda de mais de 100 vidas, na Serra da Aratanha, já próximo a Fortaleza, voo que procedente de São Paulo. Sua esposa, Lydia, a primeira das minhas três irmãs, ficaria com quatro os órfãos de pai, Juliana, Marcelo, Raquel e Renata. Esse imprevisto marcou nossa família de modo intenso. Vivíamos a fase de adaptação. Minha mãe e eu passáramos algumas semanas juntos deles, quando busquei auxiliar no que pudesse para a reestruturação dos negócios, enquanto minha mãe assistia os familiares dentro de zelo e superação também pessoal, pois as dores da perda lhe tocariam profundamente a saúde.

Na sequência dos acontecimentos, meio de noite já madrugada, tão logo voltara de Fortaleza, em Crato, minha mãe escutaria, vezes insistentes, a campainha do telefone, até resolver ir e atender.

Do outro lado da linha era voz masculina arrastada, falando sob esforço inaudito, querendo falar algo, porém lutando na articulação das frases, dada rouquidão quase instransponível. Ainda assim face as limitações do interlocutor, minha mãe conseguiria escutar algumas palavras que me diria pouco depois, as quais transcrevo resumindo a mensagem que recebera:

- Dona Lourdinha, cuide dos meus filhos... Cuide da minha família...

Sob impacto do que ouvira, tudo de reação que esboçou foi recomendar a quem falava que deixasse de brincar com assunto de tamanha seriedade, contudo assustada e pensativa.

Isso me chega à memória, passado tanto tempo, no entanto face considerar oportuno o registro, pois existem pesquisas atuais de captações de sinais de outros planos de vida onde inteligências buscam se comunicar através do uso dos instrumentos eletrônicos tão em voga nesta civilização. A prática desses estudos recebe o nome de Psicotrônica, ramo relativo à Parapsicologia, ciência ora em desenvolvimento.

Roque anuncia ligação das instalações elétricas da escola profissionalizante do Crato


A Companhia Energética do Ceará comunicou nesta segunda-feira (16/09/13) ao deputado estadual Sineval Roque (PSB) que o atendimento de instalação elétrica na Escola Profissionalizante do Crato foi realizado neste último domingo (15/09/13). 

A informação é do engenheiro Osvaldo Férrer, do departamento de Projetos Institucionais da Coelce. Roque vem cobrado da Companhia a ligação dessa rede desde que a Escola Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau ficou pronta, fez alguns pronunciamentos no Plenário da Assembleia Legislativa.

A escola que já estava pronta desde o mês de Agosto, que até agora não foi inaugurada por causa da não ligação da energia elétrica por parte da COELCE. 
“Acompanhamos a instalação da Escola Profissionalizante no Crato desde o início. Participamos diretamente do processo de desapropriação do terreno onde foi construído o equipamento e quando fomos informados que faltava apenas a instalação da parte elétrica da obra, solicitamos a execução imediata do serviço à Coelce”, explica o deputado Roque. 

Gabinete deputado estadual Sineval Roque


Câmara Municipal do Crato se prepara para votar contas do ex-prefeito Samuel Araripe - Por: Ed Alencar


As contas tem o parecer favorável por parte do TCM

Entre outros assuntos discutido na sessão da Câmara desta segunda feira 16/09, foi mencionado a chegada das contas do ex-prefeito Samuel Araripe, exercício de 2009, para ser aprovadas pela casa, que entrará no rito, conforme manda a lei, disse o presidente da Câmara Luiz Carlos, em entrevista exclusiva à nossa reportagem.

Luiz Carlos: "Eu tenho que seguir o rito que a lei manda, vou encaminhar para as comissões de constituição e justiça e de orçamento, por um prazo de quinze dias, darei um prazo ao gestor que está com as contas sub judice, no caso Dr.Samuel Araripe, também de quinze dias para ele se manifestar e apresentar o que for necessário, já encaminhei um oficio ao Ministério Público para acompanhar esse procedimento dentro da Câmara Municipal do Crato, então, tudo isso feito e respeitado, iremos colocar as contas em votação".

Ainda no plenário, o vereador Guer, salientou que as contas chegadas para votação, vem aprovadas pelo TCM com parecer favorável do Ministério Público do tribunal de contas dos Municípios, confirmado pelo presidente Luiz Carlos que está digitalizando os cinco volumes para distribuição junto aos vereadores uma cópia.

Reportagem: Ed Alencar
Repórter e membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Começa hoje o Cariri Cangaço 2013 em Juazeiro do Norte


Começa hoje o Cariri Cangaço 2013. O Memorial Padre Cícero em Juazeiro do Norte recebe a noite de abertura do Cariri Cangaço as 19h de hoje com a Conferência "Padre Cícero e o Tempo Contemporâneo" com a antropóloga, pesquisadora e escritora, professora da UFJR e UERJ, Luitgarde Cavalcanti Oliveira Barros. A entrada é franca e não é necessário a inscrição prévia.

O Cariri Cangaço é um evento de cunho turístico-cultural e histórico-científico que em seu quarto ano rompe as barreiras do Ceará e se estabelece em mais três estados da federação, com as Avant Premier acontecidas na Paraíba, em Junho e em Alagoas e Sergipe, em Julho. 

O evento acontece na Região do Cariri, sul do estado do Ceará, tendo como cidades anfitriãs: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras. Para conhecer a programação completa, visite o link abaixo:


CARIRI CANGAÇO
DIA 17 - Nesta Terça-Feira às 19h
Memorial Padre Cícero
Juazeiro do Norte


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30