xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/09/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 setembro 2013

Rádio Educadora volta ao ar na Internet


Em parceria com o Blog do Crato, a Rádio Educadora do Cariri volta ao ar definitivamente hoje, dia 13 de Setembro. O endereço continua o mesmo. Estamos com uma página provisória e em breve, o sinal estará sendo retransmitido também pelo site oficial da Rádio. Por enquanto, visite:





AQUELE ABRAÇO - Madre Feitosa completa 92 anos bem vividos - Os nossos Parabéns!


A Madre Carmelina Feitosa completou no último dia 12 de setembro, 92 anos de idade. Queremos nos juntar ao imenso coro de felicitações pela passagem do aniversário de natalício deste verdadeiro pilar da educação Cratense, que continua em seu trabalho diuturno junto ao Colégio Pequeno Príncipe, como diretora, e do qual é fundadora, juntamente com o saudoso bispo D. Vicente Araújo Matos. Na foto, do amigo Roberto Jamacaru, a Madre (centro), Fanca (à esquerda), demais amigas e colegas de trabalho. Receba os nossos mais calorosos PARABÉNS, Madre Feitosa! Em nome de todos que compõe o Blog do Crato.

www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando a História do Crato para a posteridade.
Foto: Roberto jamacaru


Marginais do poder - Por Celso de Mello

Celso de Mello terá de decidir se os condenados que qualificou de ‘marginais do poder’ merecem escapar da punição.


Em 1° de outubro de 2012, o ministro Celso de Mello justificou a condenação dos integrantes do esquema do mensalão com argumentos que transformaram seu voto numa peça jurídica histórica. No trecho gravado em vídeo, por exemplo, o decano do Supremo Tribunal Federal disse o seguinte:

Esses vergonhosos atos de corrupção governamental que afetam o cidadão comum - privando-o, como já se disse aqui, de serviços essenciais, colocando-os à margem da vida -, esses atos significam tentativa imoral e ilícita de manipular criminosamente, à margem do sistema constitucional, o processo democrático. Esses atos de corrupção parlamentar significam, portanto, tentativa imoral e penalmente ilícita de manipular criminosamente, à margem do sistema constitucional, o processo democrático, comprometendo-lhe a integridade, conspurcando-lhe a pureza e suprimindo-lhe os índices essenciais de legitimidade, que representam atributos necessários para justificar a prática honesta, a prática honesta e o exercício regular do poder aos olhos dos cidadãos desta nação. Esse quadro de anomalia, senhor Presidente, esse quadro de anomalia revela as gravíssimas consequências que derivam dessa aliança profana entre corruptos e corruptores, desse gesto infiel e indigno de agentes corruptores, tanto públicos quanto privados, e de parlamentares corruptos em comportamentos criminosos devidamente comprovados que só fazem desqualificar e desautorizar, perante as leis criminais do país, a atuação desses marginais do poder.

Na próxima sessão do STF, caberá a Celso de Mello desempatar a votação sobre os embargos infringentes. O mais antigo dos ministros terá de decidir se os condenados que qualificou de “marginais do poder” merecem escapar da punição.

DESCASO - Mais um Crime ambiental no Sítio Fundão


PRÁTICAS ILEGAIS

Com a retirada da cota de água do Rio, os animais vão subindo rio acima em busca de água e são presas fáceis para caçadores que agem fora das áreas desprovidas de fiscalização, além da pesca predatória. ( Ed Alencar )


CRIME AMBIENTAL - PRÁTICAS ILEGAIS NA RESERVA DO FUNDÃO

(POR ED.ALENCAR)

A história se repete todo ano! Não é só a questão da estiagem, que a vazão das nascentes Batateiras diminuíram, que as pessoas precisam de água. Todos precisam sim, mas a questão é o uso desordenamento, a falta de fiscalização, a falta de consciência, onde tudo leva ao desrespeito ao meio ambiente, no caso especifico, a “COTA” de 20% das fontes da Batateiras, destinadas para o próprio rio, denominada de águas ecológicas, determinado pelo Ministério Público da Comarca do Crato. Esta águas tomou (Do..) SUMIU” desde o mês de agosto de uma forma brutal, causando um grande prejuízo ao ecossistema do rio, em especial, na cadeia alimentar por toda extensão do rio que cobre o Parque Estadual do Sítio Fundão e fora dos limites.

Com a retirada da cota de água do Rio, que atinge o trecho acima citado, alguns poços que represaram um pouco d'água, muitos já secaram, e os animais vão subindo rio acima em busca do precioso líquido para a sobrevivência, e são presas fáceis para caçadores que agem fora das áreas desprovidas de fiscalização. O rio se torna um deserto; Já não se vê a presença do “MARTIN PESCADOR, DO SOCÓ, e percebe-se nas areias do rio, rastros do guaxinim, num sobe e desse no dia a dia, em busca de alimento. E para piorar, os vândalos sobem rio acima, pescando com redes improvisadas cometendo o crime da pesca predatória, onde os peixinhos que restam presos nos pequenos poços d'água, após serem capturados, são levados para suas casas onde fritam para o tira gosto da cachaça, e quando não, jogam para os gatos.

PROVIDÊNCIAS.

Recentemente o Promotor de Justiça do Meio Ambiente Dr. Pedro Luiz Camelo, concedeu entrevista a imprensa do Crato e Região, que juntamente a outros órgãos como COGERH = Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos sob o comando do Dr. YARLEI BRITO, que também já se manifestou junto ao IBDVAMA=Instituto Brasileiro de Direito a Vida dos Animais e Meio Ambiente, que realizou buscas ao longo do rio, onde foi encontrado muitas irregularidades como exemplo, desvio das águas com barramento de sacos de areia, no leito do rio.

RAMIFICAÇÃO DAS ÁGUAS DAS NASCENTES

Neste período de seca, a retenção e manejos das águas, estão sob o comando dos “LEVADEIROS”, homens que cuidam na distribuição das águas dos patrões que tem outorgas de cotas d’água, para abastecerem suas propriedades e que geralmente repassam para outros e assim acontece a ramificação onde as águas tomam outros rumos para fora da bacia do Rio Batateiras. Outras ações negativas, são alguns balneários que utilizam as águas das nascentes e após o uso, não devolvem para o leito do rio. Outro fato: Alguns levadeiros no controle das águas, são denunciados por venderem por um determinado tempo e preço dia de água para terceiros. Esses boatos, precisam ser investigados por autoridades do meio ambiente. Para o Promotor de Justiça do Meio Ambiente Dr. Pedro Luiz, ele chama atenção para o crescimento do consumo d água, pelos novos proprietários de terras na área das nascentes, com a sub divisão de propriedades. O CERTO É QUE O RIO BATATEIRAS VEM PEDINDO SOCORRO TODOS OS ANOS.






Por: Ed Alencar
Repórter e Colaborador do Blog do Crato
www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a História do Crato para a Posteridade


CRATO - Notícias Administrativas


Distrito industrial do Crato vai receber 22 empresas do setor calçadista

Apresentado o projeto de instalação das empresas do setor calçadista no Distrito Industrial do Crato, na área situada próximo à Vila São Bento, durante reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com a presença do Secretário da pasta, Venâncio Saraiva, o gerente do Banco do Nordeste, agência Crato, Albery Viana, e empresários. A previsão é que sejam instaladas no local 22 empresas do setor. O Secretário disse, durante a reunião, que o projeto de desenvolvimento turístico do será implantado, em parceria com as demais prefeituras da região, promovendo o turismo religioso e o ecoturismo. Ele destacou o emprenho do Prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, para que as empresas se instalem na cidade e com isso promovam a geração de emprego, renda e conseqüente desenvolvimento da cidade. Um mapa detalhado da área do distrito foi apresentado aos empresários, além de ser feita uma abordagem sobre os documentos necessários para que possam se instalar no local, além de disponibilizar os técnicos da Secretaria para orientá-los.

O gerente do BNB, Albery Viana, disse que o banco tem projetos destinados a esse tipo de empreendimento, no intuito de disponibilizar recursos para implantação de novas empresas. O distrito será instalado nas proximidades da Vila São Bento e conta com 140 hectares, onde a prefeitura já está tomando todas as providências para a desapropriação dos terrenos, além de fornecer infraestrutura, saneamento, iluminação, pavimentação e asfaltamento, com ligação entre as cidade de Crato e Juazeiro do Norte. Em breve será agendada pela secretaria uma visita dos empresários ao local.

Informações: 
Centro Administrativo do Crato – Rua 07 de Setembro, 150
Bairro: São Miguel – Crato
Telefone: 3586. 8003
E-mail: sdecrato@gmail.com

Crato realiza receptivo aos romeiros da ‘Mãe das Dores’ 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato, está realizando receptivo aos romeiros que visitam à cidade, durante a romaria de Nossa Senhora das Dores, que acontece até o próximo dia 15, em Juazeiro do Norte. É a festa que abre o ciclo de romarias, a segunda maior do ano. Em Juazeiro, uma equipe está atuando no intuito de apresentar aos visitantes informações sobre a cidade e os seus principais atrativos turísticos, além de destacar a história do Crato, onde nasceu o Padre Cícero, fundador de Juazeiro do Norte. É intensa a visitação de romeiros, principalmente na igreja da Sé Catedral. Na Praça da Sé foi montada uma tenda com a presença de profissionais da saúde e turismóloga, no intuito de atender aos romeiros, que todos os dias chegam ao Crato para conhecer mais da história do Padre Cícero, a pia batismal onde foi batizado, e o local onde celebrou a sua primeira missa, na Sé Catedral. Além disso, eles são acompanhados por uma equipe, que fornece os dados históricos dos principais momentos de vivência do sacerdote na cidade. Dentro do projeto, que trata também da organização dos ônibus, próximo ao DER, com orientação dos agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), há uma parceria com os alunos do curso técnico de turismo, do SENAC, para atuarem junto aos romeiros que visitam o Crato. Segundo o assessor de Desenvolvimento Institucional, Ernesto Rocha, o trabalho é uma continuidade de um projeto empreendido pela Secretaria, com acompanhamento da turismóloga, Sâmara Almeida. Durante o receptivo em Crato é desenvolvido um perfil do romeiro que visita a cidade, por meio de questionário. Na romaria das Candeias, em fevereiro, foram identificados na pesquisa 1.622 visitantes, com registros de 370 ônibus, com fiéis de 19 cidades e nove estados.

Meio Ambiente do Crato fará diagnóstico de cadeias extrativistas atuantes no Município

Um diagnóstico sobre a produção extrativista será realizado no Crato. Ontem, o secretário de Meio Ambiente da cidade, Stephenson Ramalho, participou de uma reunião, onde foram expostos os custos de produção da Macaúba, extraída de várias comunidades do Crato, e também responsável pela renda de dezenas de famílias em várias comunidades. O Projeto de Promoção do Arranjo Produtivo da Sociobiodiversidade Para Povos e Comunidades Tradicionais na Mesorregião do Sul Cearense, envolve diversas cadeias produtivas, incluindo a da Macaúba, do Pequi, Fava Danta, Carnaúba, Babaçu, dentre outros produtos. As atividades estão sendo coordenadas por meio da Fundação para o Desenvolvimento do Araripe. A reunião, que também contou com a presença de técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Coordenação de Biocombustível. A finalidade é inserir esses produtos na política nacional de preços mínimos, possibilitando o ordenamento da produção e comercialização, com preços compatíveis aos do mercado, por meio de subsídio da Conab. Também participou da reunião, a coordenadora do Núcleo de Gastronomia, da Secretaria de Cultura do Crato, Soraya Piancó. Na ocasião, ela apresentou aos técnicos alternativas de aproveitamento da polpa da Macaúba, como a produção da geléia e do povilho, alimentos bastante nutritivos. Conforme Soraya, alternativas gastronômicas podem ser aproveitadas com o uso do fruto, na produção de bolos, sorvetes e sucos, dentre outros produtos.

Governo do Crato reorganiza ponto de apoio em saúde na localidade Chapada do Calange

O Governo do Crato está reorganizando um ponto de apoio em saúde na localidade Chapada do Calange. Segundo a Coordenadora da Atenção Primária do município do Crato, Duciele Pinheiro, o local, que faz parte do Posto de Saúde da Família (PSF) Muriti 3, estava sem atendimento desde julho de 2012 e agora nessa gestão está sendo realizada uma reabertura e em breve uma reestruturação. Segundo a coordenadora, já foram realizadas quatro visitas a essa localidade, no intuito de avaliar o que se precisa, além de ouvir os anseios da comunidade. A partir daí, será iniciado o processo de resolução. “O que a Secretaria de Saúde do Crato almeja é fazer com que esse ponto de apoio esteja em pleno funcionamento para atender a comunidade da Chapada do Calange da melhor forma possível”, diz Duciele. Ainda de acordo com a enfermeira, o Governo do Crato além de estar reorganizando o Ponto de apoio em saúde na Chapada dos Calange, pretende abrir outro na comunidade do Barro Branco. A secretária de Saúde do Crato reconhece a necessidade de atendimento da comunidade, e diz que as reivindicações serão atendidas. Durante a última terça-feira foram realizados atendimentos médicos no local.

IV Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente 

A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico, realiza nesta sexta-feira, 13, a IV Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá no auditório do Colégio Objetivo a partir das 8h. O evento tem como objetivo divulgar os projetos criados e desenvolvidos nas escolas e através de votação e escolher os delegados que representarão o município de Crato na etapa regional.

Programa “Atleta na Escola” reúne jovens no Mirandão 

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria de Esporte e CREDE 18, realiza nos dia 14 e 15 de setembro, no Estádio Mirandão, a Fase Municipal do Programa de Formação Esportiva Escolar – Atleta na Escola. O evento acontecerá das 7h30 às 11h30, e reunirá cerca de 600 alunos/atletas oriundos da rede municipal e estadual na faixa etária de 12 a 17 anos.

Estudantes da rede municipal de ensino participam da OBMEP 2013 

Alunos das escolas municipais do Crato estarão participando no próximo, sábado, 14, da aplicação da 2ª fase para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2013 (OBMEP). Serão selecionados 274 alunos de 28 escolas do ensino fundamenta II, da rede municipal de ensino. Aproximadamente 590 mil estudantes do ensino fundamental e 360 mil do nível médio serão testados em questões de lógica, geometria e álgebra. Ao todo, mais de 42 mil escolas de todo o país serão representadas pelos jovens competidores, que farão as provas em mais de nove mil Centros de Aplicação, distribuídos em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. As provas da 1ª fase, com 20 questões objetivas, foram aplicadas em 4 de julho e corrigidas pelos próprios professores de matemática das escolas inscritas. Já a avaliação da 2ª etapa será feita por comitês escolhidos pela coordenação da OBMEP. As provas são compostas de seis questões discursivas, nas quais os alunos devem explicar e exibir os cálculos e o raciocínio empregado. O resultado será divulgado no dia 29 de novembro, no site http://www.obmep.org.br/. Conforme o regulamento, as provas da segunda fase serão discursivas e os estudantes terão três horas para resolver os problemas. Os testes serão aplicados nas escolas inscritas na Olimpíada, a partir das 14h30. A OBMEP é dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e aos estudantes do ensino médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com o desempenho.

Governo do Crato realizará posse do Conselho Municipal de Juventude 

A Prefeitura Municipal do Crato realiza no próximo dia 16, às 18h, na sede do Governo, posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) do município do Crato, para o biênio 2013/2014. O conselho é uma conquista das lutas juvenis da cidade e já havia sido aclamado na Conferência de Juventude, realizada no mês de agosto deste ano. Assumindo seu compromisso com as políticas públicas de juventude, a gestão criou por lei o CMJ, órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo e fiscalizador. A composição dos integrantes se dará da seguinte forma: 20 membros, com seus respectivos suplentes, sendo a distribuição de vagas de forma paritária, dez vagas do poder público, e dez vagas da sociedade civil.

Para a coordenadora de Políticas Públicas para Juventude, Erika Souza, é chegada hora de estreitar os laços e alinhar os discursos com a juventude. “A nossa cidade é predominantemente jovem, pois cerca de 30% da nossa população compõe a faixa etária de 15 a 29 anos. Espaços como o conselho de participação popular contribui efetivamente para consolidação das políticas destinadas a esse público”, afirma. Foi lançado edital de convocação das organizações juvenis, para manifestação de interesse em ocupar as vagas, sendo estas preenchidas pelas mais diversas representações: Mobilização Esportiva; Religiosa; Cultural; Social; Política; Estudantil; Juventude do Campo e Gênero. Os membros indicados serão jovens com faixa etária de 15 a 29 anos.

SECULT realiza projeto de Contação de Histórias

A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura, convida a todos para participar do projeto “Contação de Histórias”, que será realizado no dia 13/09, a partir das 15h, na Biblioteca Municipal do Crato. As narrativas terão como tema a “Sustentabilidade Ambiental”, seguido de uma divertida oficina lúdica com a reutilização de garrafas pet.

Comunicado SAAEC

A SAEEC informa que em virtude da quebra de uma tubulação da adutora na tarde dessa quinta-feira, 12,responsável pelo abastecimento de água do bairro Seminário e localidades adjacentes, sofreu danos e está sendo providenciado os devidos reparos.

Fonte: PMC


Estádio Mirandão liberado para jogos oficiais


O estádio Mirandão foi liberado para receber jogos do Crato esporte Clube na Copa Fares Lopes, competição realizada pela Federação Cearense de Futebol (FCF). O anúncio foi feito no final da tarde de ontem, 12, pela FCF e no próximo domingo o Crato estréia em casa pela Copa Fares Lopes contra o Guarani de Juazeiro. O prefeito Ronaldo Gomes de Mattos deu total apoio às ações para liberação do estádio  cumprindo todas as exigências do Ministério Público  deixando o estádio Mirandão regularizado para jogos oficiais. No próximo domingo, 15, o jogo Crato X Guarani começa às 16 horas.

Fonte: PMC
Foto: Portal Chapada do Araripe - www.chapadadoararipe.com



Unicef: Redução da mortalidade infantil do Ceará é destaque também no exterior


Em Nova York, no final da manhã desta quinta-feira (12), especialistas do Unicef e da Organização Mundial de Saúde, em entrevista coletiva à imprensa, apresentaram o Brasil como exemplo de sucesso na redução da mortalidade na infância. Dois municípios cearenses foram destacados em vídeos: Eusébio, com queda da Taxa de Mortalidade Infantil de 15,58 de 2009 para 9,1 por mil nascidos vivos em 2012, e Sobral, de 18,93 para 14,55, segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/ MS). A entrevista foi na sede do Unicef em NY, com a participação da vice-diretora do Unicef, Geeta Rao Gupta, do chefe da área de saúde, Mickey Chopra, da chefe de estatísticas e monitoramento, Tessa Wardlaw, e da diretora do Departamento de Saúde Materna, Neonatal, da Criança e do Adolescente da OMS. As duas instituições internacionais apresentaram indicadores mundiais e regionais da mortalidade na infância, que indica a probabilidade de um recém-nascido não completar 5 anos, e as mortes neo natais desde 1990. No Brasil, os indicadores serão revelados em coletiva à imprensa nesta sexta-feira (13), às 11 horas, na sede do Unicef, em Brasília.

A redução da mortalidade na infância do Ceará já vem sendo um avanço divulgado e comemorado, com meta do governo do Estado de diminuir ainda mais. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE), anunciou no dia 2 de agosto deste ano que o Ceará foi o segundo Estado do Brasil que mais reduziu a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) entre os anos de 1980 a 2010. Em 30 anos, deixaram de morrer no Estado 91,8 crianças menores de um ano para cada mil nascidas vivas, número menor apenas que o da Paraíba, que em 2010 evitou 94,2 mortes em relação a 1980. O Ceará tinha a terceira pior taxa de mortalidade infantil do Nordeste em 1980, de 111,5 por mil nascidos vivos, Alagoas com  o índice de 111,6 e a própria Paraíba com 117,1. Em 2010, o Ceará ficou com a segunda melhor taxa da região, de 19,7 por mil nascidos vivos.

No Brasil, segundo o IBGE divulgou em agosto, no ano de 2010 a taxa de mortalidade na infância foi de 19,4 por mil nascidos vivos  e de 26,0 no Nordeste. Em 1980 as taxas eram de 84,0 e 120,2, respectivamente. No Ceará, a mortalidade na infância no período diminuiu de 133,7 para 22,6 por mil nascidos vivos. No Estado, a redução representou um decréscimo do número de óbitos das crianças menores de 5 anos da ordem de aproximadamente 111 óbitos para cada mil nascidas.
  
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará


Ceará possui um dos piores sistemas de abate do Nordeste


Devido a precariedade na rede de abatedouros no Ceará, os abates clandestinos acontecem todos os dias em 100 % dos municípios cearenses. A fiscalização tem flagrado nesses locais animais abatidos sem as mínimas condições de higiene, sem recomendação veterinária e inocuidade dos produtos de origem animal, com a presença de cães e gatos, alem de outros procedimentos fora dos padrões recomendados por lei. A Agencia de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), órgão ligado a Secretaria de Desenvolvimento Agrário ( SDA ) está preocupada com a situação e admite que o diagnostico é bastante parecido nas cinco regiões do estado. 

Faltam estruturação, conhecimento técnicos, sistema de manejo, limpeza, higiene e fiscalização para que os serviços cheguem até a população de acordo com as normas sanitárias. Neste sentido, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, estão acontecendo seminários em todo o interior, sob a recomendação do Ministério Publico, com a finalidade de orientar os secretários municipais de agricultura e aos prefeitos que adotem, o mais rápido possível, o Sistema de Inspeção Municipal (Sim), ou seja, cada município ter seu próprio inspetor e veterinário e realize  sua própria fiscalização, uma vez que, o numero de animais abatidos por semana por cada município gira em torno de quatro a seis cabeças. A informação foi passada pelo diretor de sanidade animal do Ceará, Amorim Sobreira Neto.

Amorim esteve no Cariri advertindo aos abatedores sobre os procedimentos corretos e explicou que um abate mal feito poderá levar mais de 200 doenças para o consumidor e que esses riscos só poderão ser amenizados com a normalização de um sistema que possa garantir serviços de qualidade. Como um abatedouro hoje não se constrói por menos de hum milhão de reais, explicou Amorim, o governo do estado trabalha com a idéia de seguir a sugestão do Ministério da Pecuária e Abastecimento de se construir abatedouros regionais de forma consorciada, o que facilitaria a fiscalização e a manutenção. Garantiu que o governo está disposto a implantar o projeto no estado e depende tão somente dos prefeitos na escolha dos locais idéias para a construção do equipamento em condições de não ser subutilizado e nem super utilizado e que possa  atender aos respectivos municípios consorciados. Para o diretor de sanidade animal do Ceará, a normalização da rede de abatedouros do Ceará é primordial a partir do momento em que o estado acaba de conquistar o status de zona livre da febre aftosa com vacinação e luta pela certificação da zona livre sem vacinação, igualando-se a Santa Catarina, o único estado brasileiro a conquistar tal posição.

Dentro da mesma proposta de normalização dos abates e da luta para livrar os rebanhos cearenses da febre aftosa sem vacinação, está também a luta para descobrir se ainda existe no estado a chamada “peste suína” e vai ser feito um estudo através da coleta de sangue nos suínos a partir de um cadastro estadual desses animais, disse Amorim Sobreira. Para tanto, ele está chamando os suinocultores e criadores de porcos de todo o Cariri para se cadastrarem, gratuitamente, na unidade da ADAGRI, localizada em Crato no Bairro São Miguel. O objetivo é comprovar a inexistência da doença e assim o estado ser declarado livre pelos organismos internacionais. Mais informações sobre o programa de cadastramento devem ser obtidas pelo telefone 3523 7832.

Por: Wilson Rodrigues
Repórter
Membro oficial do Blog do Crato.


URCA Realiza Colação de Grau nesta Sexta-Feira, com mais de 400 concludentes


São mais de 400 concludentes, dos 16 cursos da instituição, com 19 habilitações


A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza, nesta sexta-feira (13), às 19 horas, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, em Crato, colação de grau de mais de 400 formandos da instituição, do semestre 2013.1. A solenidade será presidida pela Reitora da Universidade, professora Otonite Cortez. São alunos concludentes de 16 cursos da URCA e 19 habilitações. A URCA a cada ano, leva ao mercado mais de mil novos profissionais, formados nos campi da Universidade e unidades descentralizadas de Campos Sales, Iguatu e Missão Velha.

A Reitora da Urca destaca o crescimento da Universidade e sua importância no cenário de desenvolvimento regional, além dos novos investimentos que vêm sendo aplicados, previstos também para os próximos anos, de R$ 15 milhões, do Tesouro do Estado. Esse é o maior montante voltado para projetos da Instituição já repassados pelo Governo, para a execução de diversos projetos, incluindo maior infraestrutura, com novas construções previstas para iniciar e serem inauguradas. Exemplo disso é o campus da Universidade, na cidade de Barbalha, para o Centro de Artes Violeta Arraes Gervaiseau, maior estruturação do Curso de Direito, modernização dos laboratórios, entre outros projetos prioritários voltados para os cursos.Também está em fase de finalização do Ginásio Poliesportivo da Instituição e Residência Universitária, com mais de cem vagas para homens e mulheres.

Informações:

Universidade Regional do Cariri (URCA)
Foto ilustrativa da colação de grau anterior
www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a História do Crato para a Posteridade



Extrativistas reivindicam melhor preço de produção


Itens de alimentos e componentes químicos podem ser incluídos na Política de Garantia de Preços Mínimos

Jardim. Produtores do setor extrativista da macaúba e da fava danta estiveram reunidos durante o dia de ontem, nas cidades de Crato e Jardim, no Cariri, para tratar da inclusão desses produtos na Política de Garantia de Preços Mínimos. Cultivo de árvores de macaúba é uma das atividades a serem incentivadas no Cariri. O fruto é destinado para a indústria de biocombustíveis FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS. O debate e levantamento da realidade atual da cadeia produtiva envolveu técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Coordenação Geral de Biocombustível. Pela manhã, os produtores extrativistas da macaúba estiveram reunidos no Salão Paroquial da Sé Catedral. Eles relataram suas experiências de campo, e os preços que são praticados com a venda o produto, além dos custos atuais de produção. A coleta dos dados para a avaliação foi realizada pelo analista de custos de Conab, Bevenildo Fernandes. "É importante que todas as informações relacionadas à produtividade seja repassada, para que possa ser direcionada uma política ao segmento dos produtores", disse.

Interesse

A mesma realidade é adotada para os produtores da fava danta, produto comercializado principalmente para laboratórios químicos, utilizado atualmente na composição de colírios para pressão ocular e também no tratamento de doenças cardiovasculares. A macaúba, como rico alimento, em que pode ser aproveitada a polpa. Segundo o técnicos do MDA, há um interesse também relacionado ao uso da amêndoa na fabricação de óleo, e que no futuro também possa ser utilizado com biocombustível. Em Jardim, o debate sobre a fava danta aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Esse trabalho faz parte das ações do projeto da Produção do Arranjo da Cadeia Produtiva da Sociobiodiversidade da Chapada do Araripe, incluindo produtos como macaúba, babaçu, carnaúba, pequi e fava danta, que vem sendo desenvolvido na região do Cariri, por meio da Fundação para o Desenvolvimento do Araripe (FAraripe). Mais de mil famílias da região sobrevivem do setor extrativista.

Segundo o coordenador das atividades pela Fundação Araripe, Cristiano Cardoso, o projeto envolve comunidades dos municípios de Barbalha, Jardim, Santana do Cariri, Missão Velha, Crato, Nova Olinda, dentre outras cidades onde há a produção extrativista. Com duração de um ano, o projeto tem sido responsável pela integração das comunidades em seminários, oficinas e encontros, para a realização de mapeamento e levantamento da produção nas áreas.

Segundo Cristiano Cardoso, o objetivo do encontro com os produtores é debater o preço atual da produção das espécies e tentar incluir no programa nacional da sociobiodiversidade. No caso da macaúba e da fava danta, há uma discussão mais ampla no sentido de inserir esses produtos na política de garantia de preço mínimo, possibilitando melhores condições de comercialização para os extrativistas. Isso permite, conforme Cristiano, uma subvenção direta ao extrativista, além de incentivar o uso sustentável da espécie.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora Oficial do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Brasil, Peru e Bolívia fazem parceria para a construção de uma ferrovia interoceânica


O presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmou que em breve começam as obras para a construção de uma ferrovia interoceânica em parceria com o Brasil e o Peru. Sem saída para o mar, o Brasil é a alternativa para a Bolívia ter acesso ao Oceano Atlântico e o Peru ao Pacífico fazendo também a conexão com a Argentina.

Ao mencionar a ferrovia, Morales disse que o “trem rápido” sairá de Puerto Suárez (Bolívia), passando por Ilo (Peru) por quase 1,2 mil quilômetros lineares até chegar ao território brasileiro. O objetivo, segundo ele, é intensificar as exportações e importações. A ferrovia, de acordo com Morales, passará pelas regiões de Bulo Bulo, Montero e Puerto Suárez, na Bolívia, depois pelo Brasil, e Yacuiba, na Argentina, além de Ilo, no Peru. As negociações para obras são articuladas há dois anos pelas autoridades peruanas e bolivianas.

Ao mesmo tempo, a Bolívia recorre a instâncias internacionais para obter o acesso ao mar, reivindicado após a guerra com o Chile há 134 anos. Os bolivianos querem ter acesso a uma faixa de 5 quilômetros do litoral.

Agência Brasil


Bancários do Ceará decidem entrar em greve a partir do próximo dia 19


Os bancários do Cará decidiram: a partir da próxima quinta-feira, entrarão em greve por tempo indeterminado. Este foi o resultado unânime da assembleia da categoria realizada nessa quinta-feira, na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará. Mais de 200 bancários estiveram presentes para apreciar a proposta da Fenaban e deliberar sobre a greve. A proposta dos bancos prevê reajuste de 6,1% sobre todas as verbas e foi rejeitada por unanimidade. Na quarta-feira dia 18/9, haverá uma nova assembleia de caráter organizativo, na sede do Sindicato.

A aprovação da greve segue orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, que avaliou como uma “provocação” a proposta apresentada pela Fenaban no último dia 5/9. Além de não atender a nenhuma reivindicação da categoria, os bancos ainda afirmaram que aquele era a última proposta, esgotando as possibilidades de negociação e empurrando os trabalhadores para a greve.

O reajuste proposto pela Fenaban é de apenas 6,1% sobre todas as verbas salariais, o que representa nenhum aumento real. As reivindicações sobre emprego, saúde, condições de trabalho, metas abusivas, assédio moral, segurança bancária e igualdade de oportunidades também foram ignoradas pelos bancos.

Fonte: O Povo Online


Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

SOFTERIA - Um local feito para pessoas que gostam de Qualidade e Delícias ( Em Crato )


SOFTERIA - NO SHOPPING RESIDENCE, Loja 8B


Agora em Crato, no Shopping Residence, a SOFTERIA. Um local feito especialmente para as pessoas que gostam de qualidade e delícias. Lá, você poderá provar Sorvete expresso, petit gateau, torta de limão, cheesecake, Milk Shakes, Sundaes e muitas outras coisas maravilhosas.


Dê uma passadinha por lá e confira, um local aprazível, feito com carinho pra você que gosta do que é bom.




Softeria, o seu espaço de sabores e delícias

Rua Santos Dumont 138 – loja 8B – Shopping Residence - Crato

Barbalha receberá espetáculos da 15ª Mostra Sesc Cariri de Cultura


Representantes do município de Barbalha participaram na manhã desta terça-feira (10),  de um encontro preparatório para a Mostra Sesc Cariri de Cultura. O presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, promoveu encontro com os prefeitos das cidades da região que receberão o evento para apresentar a diversidade da programação. Luiz Gastão destacou que a Mostra Sesc Cariri de Culturas tem como objetivo contribuir com a preservação da riqueza cultural do Cariri e convidou os municípios a participarem do Seminário Arte e Pensamento que será realizado no período da Mostra, ressaltando a importância dos municípios enviarem professores, educadores, jovens para debater e refletir sobre as causas e as grandes questões sociais que estão em pauta e que influenciaram as mobilizações acontecidas em todo o país, demonstrando a ânsia das pessoas por mudanças e por oportunidades.

O município de Barbalha vai receber apresentações da mostra que chega aos 15 anos de existência em 2013 e se consolida como um dos maiores eventos de difusão das manifestações artísticas e culturais no Brasil. O evento acontece de 8 a 13 de novembro deste ano, nas 28 cidades do Cariri, e conta com apresentações de espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.

Participaram do encontro: o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, os vice-presidentes, Francisco Alberto Bezerra e Duda Alencar, a Diretora Regional do Sesc, Regina Leitão, além dos diretores da Programação Social, Gorett Nogueira e Sávio Costa, diretor Administrativo-Financeiro, ambos do Sesc. Também marcaram presença as lideranças e representantes dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Antonina do Norte, Jati, Araripe, Brejo Santo, Caririaçu, Campos Sales, Mauriti, Potengi e Assaré.

Por: Rádio Cetama


Caririaçu constrói área para cooper


A prática do cooper como principal atividade física no combate à obesidade e ao sedentarismo tem gerado inúmeros adeptos neste município. É comum perceber um número considerável de populares realizando a atividade durante as primeiras horas do dia, bem como ao entardecer, pelas principais avenidas da cidade. Para garantir maior segurança durante realização do exercício, os adeptos dessa modalidade esportiva irão receber, em breve, um novo equipamento. Está sendo construída às margens da CE-060, rodovia que liga os municípios de Caririaçu e Juazeiro do Norte, a primeira área específica para prática do cooper em Caririaçu. A obra possui área de 3 mil m² e está orçada em pouco mais de R$ 1 mi. A ideia de construção do local partiu do Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, e conta com recursos do governo federal, devendo ser concluída nos próximos 90 dias, conforme previsão oficial.
Além da área de passeio, também será construído um acostamento (espécie de guard rail), para que acidentes e atropelamentos sejam evitados. No projeto, também estão previstas as construções de muretas de proteção, com contenção para águas da encosta; corrimão, canteiro, jardim e postes de iluminação.

A extensão do passeio não ultrapassa os dois quilômetros. No entanto, segundo os próprios praticantes da atividade, esta é uma obra que já vem sendo esperada há algum tempo. “Quem gosta de caminhar sabe que a segurança é fundamental. Andar pelas avenidas e ruas da cidade nem sempre gera esse sentimento. Eu acho que, com a construção do passeio haverá, pelo menos, maior segurança e comodidade”, avalia o auxiliar administrativo João Fernandes, praticante assíduo das caminhadas. Ele conta que prefere o finalzinho do dia para realização da atividade física. “O sol está menos intenso. Facilita o exercício”, avalia. Com experiência de quem percorre as ruas e as avenidas da cidade, Fernandes garante nunca ter presenciado um acidente mais grave. No entanto, sustos não faltaram.

“Todo o dia a gente leva um susto. Quando não são as motos, os motoristas de carros fazem questão de passar bem pertinho da gente. Por isso que a obra é importante”, define. A dona de casa Maria Lourdes dos Santos, também aprova a construção do novo equipamento. “Vai facilitar para quem gosta da caminhada. Um local seguro é sempre bem-vindo”, comemora a moradora.
Maria de Lourdes caminha cerca de meia hora todas as manhãs. Saí de casa religiosamente as 6h30. No período da tarde, já com o pôr-do-sol, caminha mais uma hora. “Não custa nada. O único gasto que eu tenho é na compra do tênis”, diz, sorridente. A estudante Ana Clara Lins também pratica caminhadas com certa frequência.

“Não faço todo dia porque estudo. Mas, sempre que sobra tempo eu gosto de caminhar”, explica. Ela também acha importante o surgimento de locais específicos para realização da atividade. “Com certeza. Eu só lamento que não existam mais lugares para população poder utilizar”.
Para o secretário de Infraestrutura do município, Francisco José Pereira Cavalcanti, a construção do passeio deve gerar a criação de novas áreas para a prática desportiva na cidade.
Novos pontos

“Essa cobrança, inclusive, já existia. Como tem crescido muito o número de pessoas que praticam caminhadas, claro que a obra do Estado contribui para o município. Porém, nos obriga a criar outros pontos para realização de atividades físicas”, observa o secretário.
Segundo ele, o município já iniciou levantamento dos locais onde novas áreas poderão ser construídas. “Um dos locais é o Parque Recreio Paraíso, que possuí área de dois hectares e que já vem recebendo ampliações em sua infraestrutura interna”, informou o secretário, sem saber, no entanto, dizer quando as obras poderão ser iniciadas para tal finalidade.

Mais informações
Secretaria de Infraestrutura de Caririaçu – Centro Administrativo
Rua Carlos Morais, 272
Centro, Cariri
(88) 3547.1122/ 3547.1216

Fonte: Diário do Nordeste


Tirem suas conclusões - Vídeo mostra como certos funcionários dos correios tratam SEDEX e outras encomendas


O Vídeo é sucesso no Facebook e mostra funcionários jogando caixas de encomendas em uma agência dos correios.


Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?v=654026561289168


Guerrilha do Ato Dramático Caririense com quase 30 espetáculos


Aconteceu no último dia 10 de setembro, mais uma reunião da 5ª Guerrilha do Ato Dramático Caririense, destinada a elencar os espetáculos e companhias integrantes da programação. Teatro Ponto das Artes. Neste ano, serão quase 30 espetáculos, reunindo cerca de 20 companhias e grupos de teatro, celebrando a força e a diversidade estética das produções brasileiras criadas e realizadas no Cariri cearense. Brevemente será divulgada a programação, prevista para o período de 26 de outubro a 15 de novembro de 2013, em Crato-CE. 

Fonte: Cacá Araújo
Guerrilha do Ato Dramático Caririense


Trabalhadores dos Correios bloqueiam parte da Avenida Paulista


São Paulo – Cerca de 250 trabalhadores dos Correios fazem uma manifestação no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo cobrando reposição salarial. Os empregados, que deflagraram greve hoje, pretendem fazer uma passeata até a agência central de São Paulo, no Vale do Anhangabaú. Neste momento, eles bloqueiam uma faixa da Avenida Paulista.

O diretor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios e Similares de São Paulo, Região da Grande São Paulo e Zona Postal de Sorocaba, Fabrício Máximo, estima que a adesão à paralisação é de cerca de 60%. O dado se refere a região sul da cidade. “A greve é por reposição salarial. A proposta da empresa não repõe nem a inflação. A nossa proposta é de reposição da inflação, além aumento real. Queremos discutir também nosso piso salarial, que é o mais baixo das estatais, R$ 1.044,00. Não dá nem dois salários mínimos”, disse.

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares, entidade que agrega 29 dos 35 sindicatos do setor, reivindica 7,13% de aumento, mais 15% de aumento real e R$ 200 de aumento linear para todos os 123 mil servidores. Além disso, pede 20% de aumento pelas perdas salariais ocorridas desde o Plano Real. Os Correios alegam não ter condições de atender às reivindicações. Segundo a empresa, a aceitação das demandas causaria impacto de R$ 31,4 bilhões sobre a folha de pagamento, o equivalente a “quase o dobro da previsão de receita” para este ano, “ou o equivalente a 50 folhas mensais de pagamento da ECT”.

Agência Brasil


Ciro toma posse, cita dívidas e diz que vai resolver: ‘tenho costas largas’


Secretário da Saúde do Ceará diz que HGF tem dívida de R$ 32 milhões. Ciro diz que recebeu ligação do ministro Padilha para reaproximação.

O ex-ministro Ciro Gomes tomou posse do cargo de Secretário de Saúde do Ceará na manhã desta quinta-feira (12), em Fortaleza. Estiveram presentes na cerimônia o Secretário de Gestão Estratégica do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro; o vice-governador do Ceará, Domingo Filho; e o secretário exonerado, Arruda Bastos. “Eu vou aprender tudinho”, disse Ciro em seu discurso de posse. “E o que o Arruda não conseguiu fazer eu farei porque tenho as costas largas”, disse o secretário. Na manhã desta quinta-feira (12), o secretário Ciro Gomes informou que as duas primeiras prioridades da sua gestão serão acabar com o “piscinão” do HGF e pagar as dívidas da secretaria. Ele citou duas, uma de R$ 16 milhões com o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISHG) e outra do mesmo valor do HGF.

“Nós vamos tentar correr de forma objetiva contra todos os passivos (dívidas) na urgência que o meu jeito de trabalhar me impõe. Limpar essas coisas, botar as coisas em ordem ou encerrar os assuntos. Porque determinado desgastes também precisam de um minuto de resposta e fim de papo”

‘Piscinão’

O primeiro compromisso assumido por Ciro Gomes, ainda no dia do anúncio do nome dele no secretariado, foi acabar com o “piscinão” em 90 dias. Nesta quinta-feira (12), ele voltou a falar da “ordem do governador”. De acordo com o secretário, um quarto do problema no HGF se deve a pacientes terminais que podem voltar para a casa com o acompanhamento de uma equipe de saúde.
“Os outros três quartos são leitos de retaguarda, tenho notícias de leitos ociosos no Hospital Batista, Hospital da Polícia. Ainda estou estudando e vou cumprir a ordem do governador”, completou.
Sobre o problema não ter sido resolvido na gestão passada, ele disse que o ex-secretário Arruda Bastos não tinha o poder para isso. “O que o Arruda não pode fazer eu vou fazer porque eu tenho as costas largas e não devo nada a ninguém”, disse.
Relação com Padilha

“O ministro Padilha me ligou ontem e, tão logo eu dê uma ‘arrumada na casa’ em 10 dias, vou a ele conversar e vou levar um numero. O Ceará é o oitavo estado brasileiro em população, é o estado que mais investe e é o vice-lanterna em per capita de saúde.” Ciro Gomes critica com frequência a equipe de ministros da presidente de Dilma Rousseff. A ligação do ministro é uma tentativa de reaproximação com o PSB – partido de Ciro e Cid Gomes – no Ceará.

“Nós nunca brigamos. Eu sem cargo publico, falo por mim. E a minha opinião é a mesma , não muda. A expressão dela agora vai ter que mudar porque agora eu sou obrigado a produzir resultados, atendendo a diretriz do governador. Não posso deixar que minha opinião política livre atrapalhe o meu trabalho aqui. Nunca foi o caso do ministro Padilha, nós sempre tivemos uma excelente relação. Eu me zango com algumas coisas, falo com franqueza. Mas nunca nos agredimos, nos atacamos. Ele ontem foi extremamente gentil comigo e com o Ceará, se colocou à disposição. Achou muito boa a minha nomeação, que achou que ia reforçar o SUS”, disse Ciro.

Mais Médicos

“Vai ser a última vez que falo sobre isso. Foi um programa bem intencionado, mas foi mal empacotado e mal anunciado”, resumiu.

Vaias aos cubanos

Em 26 de agosto, médicos estrangeiros, a maioria cubanos, foram vaiados em Fortaleza quando assistiram ao primeiro dia de aula do curso obrigatório pelo Mais Médicos. O caso repercutiu nacionalmente. “Eu já pedi desculpa ao povo brasileiro porque aquilo não representa nem remotamente a hospitalidade e carinho que o cearense dedica a qualquer que seja. Quanto mais aquele que larga família no outro país e vem para se enfurnar no nosso interior, nos bairros pobres para tratar do nosso povo”, disse Ciro sobre o caso.

Do G1 CE


Centro de Zoonose do Crato antecipa campanha contra a raiva


Veja no link abaixo:


http://g1.globo.com/videos/ceara/cetv-1dicao/t/juazeiro-do-norte/v/centro-de-zoonose-do-crato-antecipa-campanha-contra-a-raiva/2819551/


Luz no fim do túnel - Crato e o Distrito Industrial


Crato tomará seu devido lugar com surgimento do Distrito Industrial no bairro São Bento; Shopping Center no bairro Muriti próximo ao Centro de Convenções através de empresários pernambucanos que manifestaram interesse em um complexo Hoteleiro no Crato. Instalação para Concessionárias de veículos de pequeno, médio e grande porte, empresas como Ceará Caminhões, J.A. Distribuidora, Transvale e Conterrânea Scanea que já foram contactados. 

Concessionárias da Ford e da Peugeot já confirmaram. Empresas que atuam em setor de segurança, transporte e Educação, duas instituições particulares de ensino superior e por fim, um polo calçadista. (Diário do Nordeste-12/09/2013-Caderno Regional).  Na verdade, por merecimento, será um salto Olímpico dessa Cidade Princesa do Cariri.

Por: Carlos Cruz Dantas


Os frutos do “socialismo do século 21” na América do Sul


Truculência chavista

O presidente Nicolás Maduro anunciou que a Venezuela não se submeterá mais à Corte Interamericana de Direitos Humanos. Desse modo, os venezuelanos perseguidos pelo regime, que não conseguem denunciar seus algozes nos viciados tribunais locais, não terão mais a quem recorrer na região, pois o país ficará fora da jurisdição do tribunal.
Maduro cumpre assim a ameaça feita há um ano pelo falecido caudilho Hugo Chávez, cuja campanha sistemática contra essa e outras instâncias de defesa dos direitos humanos no âmbito da Organização dos Estados Americanos (OEA) é mais uma prova contundente do caráter autoritário do chavismo.

Perde ímpeto o comércio exterior latino-americano

As exportações da América Latina e do Caribe deverão crescer apenas 1,5% neste ano (+3% em volume e -1,5% em preços), enquanto as importações aumentarão 4,5%, prevê a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), órgão das Nações Unidas.

“Embargos infringentes”, ou “Mensaleiros” poderão ter novo julgamento para serem inocentados" – por Heleo Pohlmann Braga (*)


Pronto, a grande pizza está para ser servida! Um ladrãozinho de galinhas, julgado por um juiz em início de carreira, é capaz de ser punido com prisão em regime fechado e lá ser esquecido, como é tão comum. Agora, um político brasileiro que pode pagar advogados caríssimos com certeza poderá recorrer do recurso, do recurso, do recurso... até ser inocentado, seu crime ter prescrito ou passar de regime fechado para um mais leve. Isto é Brasil-sil-sil... Como previu Delúbio Soares, tudo isso vai virar "piada de salão". Aos brasileiros honestos, cumpridores de suas obrigações, só resta uma saída: o aeroporto internacional.
Heleo Pohlmann Braga – heleo.braga@hotmail.com – Ribeirão Preto

(“Estado de S.Paulo”)
   

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30