xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/09/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 setembro 2013

Para você Refletir - Por Maria Otilia


Muito se tem falado, neste  últimos anos da  falta de credibilidade dos concursos  públicos, principalmente aqueles realizados pelas prefeituras. Lembramos que em época de eleições, alguns candidatos parecem credíveis, para assumirem os cargos.Sejam estes cargos no legislativo ou executivo. E para todos nós, um  indivíduo credível é alguém em quem se pode confiar. Alguém em quem, de fato, se pode acreditar.Mas para a nossa decepção, uma grande maioria dos nossos representantes, após eleitos esquecem todo o seu projeto de campanha, inclusive utiliza o espaço público como "cabide de empregos ". Deixando assim de honrar  a legislação que normatiza  de que a única porta de entrada para o serviço público  deve  ser através do concurso .

Nestes últimos  meses, muitas manifestações de repúdio contra prefeitos e vereadores, é no que se refere  ao descaso com os concursados.Comentam-se dentro das  prefeituras  da não existência de cargos, por outro lado emitem   inúmeras portarias de cargos comissionados ou contratos temporários. E o que se torna "imoral" é o concursado ser convocado para trabalhar por tempo determinado, quando este foi aprovado no concurso realizado pela própria prefeitura.. Daí nossa pergunta: Existe o cargo( vaga) para contrato de caráter temporário.E não existe  a criação deste mesmo cargo para que o servidor concursado seja efetivado ? Quem sai ganhando com isso ? Quem tem interesse em terceirizar o serviço público , principalmente na área da educação e saúde ? Por que a legislação vigente não é levada á sério ?  Diante de tudo isso, acreditamos que muitos dos que buscam  ter o poder  a todo custo, prometendo e enganando a população, pode ser comparado à fábula que postamos abaixo. Faça uma boa leitura.

                                       Fábula: O BURRO ENGANADO


Nem o leão, nem o elefante, nem o hipopótamo, nem mesmo a gralha e a serpente mentiam tanto quanto o sr. Burro. Estamos em pleno verão no sudeste da África e nenhum animal da selva sabia dizer como aquele asno branco tinha ido parar naquelas planícies. “Me lembro que um dia em que saí à procura de comida, notei um negócio branco se mexendo no meio da mata e pensei que meu almoço estava garantido”, fala o leão. “Farejei, cheguei perto e dei de cara com um burro que nem se tocou com a minha presença“. O rei da selva lembrou que resolveu rosnar para marcar presença e o animal nem deu atenção.

“Quando cheguei perto para devorá-lo dei um sonoro rugido”, explicou Sua Majestade. “Pera aí, seu leão. Se me devorares, vais morrer, também, pois estou com uma doença muito perigosa e transmissível. Seria até um bem morrer em suas garras do que ficar sofrendo dores horríveis”. E a narrativa do leão vai em frente. “Perdi logo o apetite. Ao contrário, fiquei com pena do danado do burro e o levei para minha toca para cuidar dele nos instantes finais de sua vida“. Ao contrário do que pensava e esperava, o leão observava, a cada dia, que o burrico engordava e só gemia de dor quando ele aparecia. Resolveu então montar um esquema para descobrir se o burro era doente ou era malandro. Comentou com a raposa, bem perto do malandro, que iria viajar. Despediu-se dos animais da floresta e lá se foi, esconder.

O burro até chorou de saudade do seu benfeitor: “Buá, buá, buá, o que será de mim sem o rei das selvas? Posso até virar janta de dona onça...“ Mas quando o burrico se viu livre - pensava ele - de qualquer fiscalização mais direta daquele leão todo amarelo, pôs a mangas de fora. “Alô, alô, bicharada da selva. Venham todos até aqui“. Reunião formada, Sr. Asno começou logo a falar: "Bem, todos sabem que o leão foi viajar; só que me nomeou seu novo representante por aqui. Logo, quero bom tratamento. Bastante capim fresco, frutas, legumes e tudo do melhor. Quem não obedecer será denunciado. Agora vamos ao trabalho.“

A indignação foi total. Obedecer ou não obedecer. Eis a questão. Pelo sim, pelo não, a bicharada resolveu colaborar; afinal, o rei poderia voltar mal-humorado e devorar alguns deles. Quem sabia da armação, entretanto, era a raposa que nada fazia e ria dos outros animais, pois sabia que o leão estava ali perto, numa toca, vendo toda essa malandragem do burro. “Agora chegou a minha vez. Vou dar àquele ingrato a lição que ele merece", pensava o leão, que deu um rugido que abalou toda a floresta, inclusive o burro, que tinha engordado uns 20 quilos. E logo, deu voz de comando aos seus serviçais: “Xô, Xô, todo mundo fora, o rei está de volta!”. Nem bem se viu sozinho se jogou no chão e começou a gemer. “Ai, ai, ai, por onde andará meu benfeitor e amigo, sua majestade, o rei da selva?“, e com isto espichou um olho para o leão faminto que acabava de entrar. 

“Que bom, que bom, nunca imaginei tal homenagem de meus súditos! Engordaram um burro malandro que agora vai para meu papo.” E, sem explicações, o velho leão se refestelou de um burro mentiroso que se esquecera do velho ditado: “É melhor ser burro por uma vida inteira do que rei por alguns momentos“.

Autor desconhecido

O Mérito do Semáforo da Vilalta é do Povo, senhores vereadores - As pessoas é que foram para as ruas de manifestar


Acima: Foto do vereador Expedito Anselmo

O vereador Expedito Anselmo, na sessão de hoje ( 09 ) da Câmara Municipal do Crato, reclamou com indignação, da postura do Deputado Sineval Roque, que segundo ele, deixou "os vereadores de fora" quando da aquisição recente do semáforo para a Avenida Thomaz Ostherne de Alencar, em Crato.

Na verdade, penso que o mérito MAIOR não é do Deputado e NEM dos vereadores, e sim, do povo da Vilalta, que criou o movimento primeiramente na internet e depois foram para as ruas fazer barricadas. Se não fosse o grupo, a que foram convidados e participaram vereadores e o deputado em questão, nada disse teria acontecido, porque há mais de 10 anos NÓS que moramos aqui na Vilalta sofremos com o problema, entrou e saiu vereador e isso nunca foi feito, mas bastou o povo se organizar e tentar fechar a avenida, que o ato "SENSIBILIZOU" as "autoridades". O poder é do povo, e em seu nome é exercido! senhores vereadores caronistas!

Vale lembrar o velho ditado que sirva para as próximas lutas: "O POVO UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO"

Por: Dihelson Mendonça 
Com foto de Lucieldo Moreira 


O Movimento FICAEXPOCRATO e a modernização do Crato ( Parabéns ao Prefeito Ronaldo pela decisão de manter o parque )


Há um ditado que diz que nunca se escolhe errado, quando se escolhe ficar do lado do povo. O povo há muito tempo quer a permanência do parque no local atual.


Nos últimos dias recebemos a notícia de que o prefeito Ronaldo agora defende a permanência do parque de Exposições no local atual. O prefeito merece os parabéns, pois era isso que nós do movimento FICAEXPOCRATO queríamos desde o início. Passemos agora à segunda fase, que é tratar da modernização da cidade. Não queremos somente o parque desaparelhado, velho e sucateado como está agora. NÃO! nunca foi essa a nossa intenção - Queremos a sua modernização, derrubar aqueles muros para que sirva à população o ano inteiro; Que seja feito um planejamento, um projeto que contemple novas avenidas para o Crato, para desafogar o trânsito caótico do centro, e criando novos bairros; Avenidas ligando o Barro Branco ao Parque Grangeiro, quantos terrenos não seriam valorizados ? Quantos bairros novos não seriam criados ? Quantos veículos deixariam de transitar pelo conturbado centro ? Com um bom projeto de urbanização que contemple o parque transformando-o na grande área verde do Crato, e a criação de novas avenidas, inclusive de entorno, o prefeito Ronaldo poderia entrar para a história como aquele que dá o passo decisivo na transformação da paisagem urbana do Crato para uma cidade da modernidade, sem renegar seu passado nem suas características de preservação ambiental. O Crato precisa desta visão, ao mesmo tempo, de se modernizar, mas também de preservar o lado BOM que nós já temos. Chega de levarem as melhores coisas do Crato! 

O prefeito Ronaldo com esta decisão, se coloca ao lado do povo, escolheu o lado correto, pela vontade da maioria da população, que há muito se sabe que deseja ver o parque no seu local atual, porém modernizado e apto a receber os visitantes. Queremos um Crato desenvolvido, mas isto não significa trocar 6 por meia-dúzia. As melhores cidades do mundo convivem harmoniosamente com o antigo e com o novo. Que nossa querida cidade continue no rumo do desenvolvimento sustentável, e parabenizo o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos pela sábia decisão em ficar do lado do povo do Crato. 

Dihelson Mendonça 
www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a História do Crato para a posteridade



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30