xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/09/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 setembro 2013

Crato - Programação do desfile cívico de 7 de Setembro



O tema deste ano será “Crato Rumo aos 250 anos”, com uma grande programação que se estende nos próximos dois dias

Atendendo às reivindicações da comunidade escolar das redes municipal, estadual e particular de ensino, a Secretaria de Educação do Município do Crato realizará o desfile cívico da Independência do Brasil, nos dias 06 e 07 de Setembro. Com o tema “Crato Rumo aos 250 anos”, alunos da Rede Municipal de Ensino vão desfilar pelas principais ruas do município diversas manifestações sobre a importância da educação, saúde, esporte e meio ambiente. No dia 06 de setembro (sexta-feira), às 16 horas, acontecerá o Desfile das Escolas de Ensino Fundamental II da Rede Municipal (SEDE) e Escola Privada.  O desfile terá concentração no Largo da RFFSA, seguindo pelas ruas Bárbara de Alencar, Dr. João Pessoa, Miguel Lima Verde, dispersando na Praça da Sé. 

Para o desfile Oficial do dia 07 de Setembro, a concentração acontecerá na Praça da Sé, às 7 horas, com a presença do Prefeito municipal, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, das autoridades e representações das escolas municipais, estaduais, federal e particulares. Na ocasião, serão hasteadas as bandeiras do Crato, do Ceará e do Brasil. O início do desfile está previsto para às 8 horas e contará com a participação do Tiro de Guerra e Atiradores da Reserva, Polícia Militar do Ceará, Ronda do Quarteirão, Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal, Grupo de Escoteiros, Maçonaria, Escolas do Ensino Médio da Rede Pública, particular e IFCE – Campus Crato (Colégio Agrícola).

 PROGRAMAÇÃO

 Dia 06 de setembro (sexta-feira)

 8 horas - Desfile das Escolas dos Distritos: Ponta da Serra, Dom Quintino, Santa Fé e Monte Alverne;

16 horas - Desfile das Escolas de Ensino Fundamental II da Rede Municipal (SEDE) e Escola Privada de acordo com a sequência:

AABB COMUNIDADE, ESCOLA 18 DE MAIO, ESCOLA CIRANDA DO SABER, ESCOLA DOM VICENTE, ESCOLA ANTONIO ANTUÉRPIO, COLÉGIO MUNICIPAL, ESCOLA MELVIN JONES

ESCOLA SÃO FRANCISCO, ESCOLA ALDEGUNDES GOMES DE MATTOS, ESCOLA ÁLVARO MADEIRA, ESCOLA LICEU DIOCESANO, ESCOLA GONZAGA DA FONSECA MOTA, ESCOLA JOSÉ DO VALE.

CONCENTRAÇÃO: LARGO DA RFFSA - PERCURSO: BÁRBARA DE ALENCAR- DR. JOÃO PESSOA – MIGUEL LIMAVERDE - PRAÇA DA SÉ (DISPERSÃO).

Dia 07 de Setembro (DESFILE OFICIAL)

7 horas – Praça da Sé: Concentração das autoridades e representações das escolas municipais, estaduais, federal e particulares;

7h30 – Momento Cívico Militar;

Hasteamento das bandeiras do Crato, do Ceará e do Brasil;

Fala do Prefeito Municipal, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos; Cortejo das autoridades em direção ao palanque oficial.

8 horas – Início do desfile

O desfile oficial contará com a participação Tiro de Guerra e Atiradores da Reserva, Polícia Militar do Ceará, Ronda do Quarteirão, Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal, Grupo de Escoteiros, Maçonaria, Escolas do Ensino Médio da Rede Pública, particular e IFCE – Campus Crato (Colégio Agrícola)

Para esse desfile fica estabelecido o seguinte roteiro:

CONCENTRAÇÃO: LARGO DA RFFSA – BÁRBARA DE ALENCAR – SENADOR POMPEU – MONS. ESMERALDO (PARALELO A IGREJA SÃO VICENTE) – DR. JOÃO PESSOAL – MIGUEL LIMAVERDE – PRAÇA DA SÉ (DISPERSÃO).

Fonte: PMC
Foto ilustrativa: Dihelson Mendonça

Vereadores de Juazeiro do Norte pedem instalação da ‘CPI do sabão’


Presidente da Câmara Municipal não compareceu à sessão. Tesoureiro Ronas Motos (PMDB) também esteve ausente.


Os vereadores da Câmara de Juazeiro do Norte pediram nesta terça-feira (3) a instalação de uma CPI para apurar a denúncia de compra exagerada de materiais de limpeza e higiene pelo presidente da Câmara Municipal, Antônio de Lunga (PSC). O presidente da casa, Antônio de Lunga e  o tesoureiro Ronas Motos (PMDB) não compareceram à sessão, o que revoltou vereadores e cidadãos que esperavam ouvir explicações. Segundo o vice-presidente da Câmara de Juazeiro do Norte (PMDB), Darlan Lobo, a CPI é importante para investigar os atos do legislativo. “Já era para ter aberto, seria importante a investigação. O problema é que está tendo uma resistência do grupo do presidente Antônio de Lunga que é forte e está segurando a investigação. Inclusive ele quis entregar o cargo, mas eles seguraram”, afirmou Darlan Lobo

O vereador do PT, Cláudio Luz, espera que os gestores investiguem o caso. “Faltando a sessão, eles deixam de prestar contas como gestores que são da Câmara Municipal e de Juazeiro do Norte. O que todos nós queremos é que seja apresentado o resultado da investigação e a punição dos culpados”, disse. A população da cidade também acompanha o caso. Durante a sessão desta terça-feira, cerca de 50 pessoas compareceram a câmara. Estudantes levaram cartazes e exigiam explicações por parte da casa. “Nós esperamos que o Ministério Público juntamente com outros órgãos tomem providências para que a população tenha o seu direito de pessoas honestas na câmara municipal”, disse o professor de educação física, Wanderlô Coimbra.

Investigação policial

A Polícia Civil de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, diz haver indícios de fraude na “farra do sabão”, como ficou conhecido o caso da compra exagerada de produtos de limpeza para a Câmara Municipal da cidade. O caso é apurado pela polícia e pelo Ministério Público Estadual do Ceará. A suspeita do delegado Tenório de Brito, é de que a compra foi feita para beneficiar as empresas vencedoras da licitação.

A lista de materiais adquiridos pela presidência da câmara inclui 2,5 toneladas de sabão, 2.500 caixas de fósforo, 312 mil unidades de óleo de peroba, 33.600 unidades de lã de aço, 215 mil copos de café, 1.428 unidades de água sanitária, 4 mil vassouras e 5 mil sacos para recolher lixo. O material seria usado para fazer a limpeza do prédio da Câmara de Juazeiro do Norte.

Do G1 CE


Justiça decreta indisponibilidade de bens do secretário Camilo Santana e do Dep. Teo Menezes


Notícia distribuída pela assessoria do Ministério Público dá conta da decisão tomada ontem pelo juiz Cláudio Augusto Marques de Sales, da Comarca de Pacajus, tornando indisponível bens do deputado estadual Teo Menezes e do secretário das Cidades, Camilo Santana, até o limite de R$ 493.924,69, correspondente ao suposto prejuízo causado com o desvio de recursos para a construção de banheiros em residências daquele Município.

Leia nota do Ministério Público sob o título ” Caso dos banheiros: Justiça determina indisponibilidade de bens”:

O Juiz Claudio Augusto Marques de Sales, da 1ª Vara da Comarca de Pacajus, expediu ontem, dia 18, uma decisão liminar, determinando a indisponibilidade dos bens de 17 pessoas, duas empresas e uma entidade acusadas de participação no chamado “escândalo dos banheiros”. A decisão ocorre após a Ação Civil Pública (ACP) de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público do Estado do Ceará. A ACP data do dia 26 de setembro e foi assinada pelos promotores de Justiça Ythalo Frota Loureiro e Maria Deolinda R. Maia Noronha da Costa.
Os acusados são: Teodorico José de Menezes Neto, Teodorico José Barreto Menezes, Camilo Santana, Jurandir Vieira Santiago, Joaquim Cartaxo Filho, Fabio Castelo Branco Ponte de Araújo, George de Castro Júnior, Sérgio Barbosa de Sousa, João Paulo Custódio Pitombeira, Luíza de Marillac Ximendes Cabral, Francisco Irapuan Sales Lima, Antônio Carlos Gomes, Thiago Bezerra Menezes, Antonísia Barreto de Menezes, José Hugo Viana Mesquita, Francisco José Libânio de Menezes, Aline Barreto Menezes Coutinho, Sociedade de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Pacajus, Manhattan Empreendimentos Imobiliários Ltda. e Dimetal Construções e Serviços Ltda.

Na decisão, o juiz determina, dentre outras coisas: a indisponibilidade dos bens até o limite de R$ 493.924,69; o bloqueio dos ativos financeiros e o sequestro de valores depositados nas contas correntes, poupanças e aplicações financeiras de titularidade das pessoas físicas e jurídicas requeridas; a certificação dos cartórios de registros de imóveis de Pacajus, Fortaleza, Chorozinho, Horizonte e Pindoretama, com a finalidade de gravar com cláusula de indisponibilidade os imóveis registrados em nome dos requeridos na ação; a suspensão do registro da empresa Dimetal e da Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância no Ofício do Registro de Pessoas Naturais, vedando-lhes a celebração de convênios e contratos de qualquer natureza.

“As faltas imputadas aos requeridos consistem no orquestramento de uma refinada organização, envolvendo servidores e gestores públicos no desvio de verbas públicas através de simulacros de convênios com interesse social. (…) As medidas de indisponibilidade e sequestro de bens visam assegurar o resultado útil do processo, possibilitando no âmbito de ações por responsabilidade civil por ato de improbidade administrativa eventual ressarcimento ao erário, bem como execução de multa civil”, afirma o juiz na decisão.

Fonte: Diário do Nordeste


Aquele Abraço! - Dia 05 de Setembro de 2013


O Blog do Crato é muito querido e lido não só pelos cratenses que residem na sede do município, mas por centenas ou milhares de pessoas que residem em outros estados da federação e até em outros países, buscando as notícias importantes do Crato, do Cariri e do Brasil. As pessoas que participam da construção deste grande site coletivo, como eu, Dihelson Mendonça, como os escritores Armando Rafael, Emerson Monteiro e muitos outros, somos constantemente contactados pela população para comunicar fatos importantes, cumprimentar, ou mesmo fazer solicitações de publicações. Agradecemos por todo o carinho, a confiança, e o reconhecimento que a população tem depositado em nós durante estes 8 anos de existência. E uma das formas que podemos expressar a nossa gratidão é enviando um abraço para as pessoas que frequentemente nos abordam nas ruas do Crato, e se solidarizam ao nosso trabalho. Sempre que possível, faço questão de trazer este quadro de que gosto muito, quando podemos mandar "Aquele Abraço" a algumas delas. Muito obrigado pelo apoio ao nosso trabalho.



Acima: Um grande abraço para o amigo Dr. Pedro Luis Camelo, Promotor de Justiça de Crato, que por sinal, adora fotografia também. Conversamos bastante ontem sobre este e outros assuntos, inclusive sobre a Poluição Sonora na nossa cidade, que será a partir de agora, bastante combatida pelo Ministério Público. Parabéns, Dr. Pedro, pelo seu empenho firme em defesa das questões ambientais, dentre outras. O Crato só tem a lhe agradecer. Em tempo: Estou preparando aquele material fotográfico. Receba o nosso caloroso abraço! 


Acima: Um grande amigo nos apresenta dois novos amigos. Quem não reconhece este homem alto, do lado esquerdo da foto? Trata-se do nosso querido Rivaildon Sobreira ( Soluções em Publicidade, Propaganda e Promoções ). Este é um cara que eu costumo dizer que sempre que o encontro na rua, saio com muito mais conhecimento do que antes. É um dos maiores entusiastas do Blog do Crato e é impossível que nos encontremos para que não consiga transmitir uma enorme energia, força de vontade e um senso positivo da vida, ou seja, o Rivaildon Sobreira nos dá o exemplo de grande ser humano, que não permite ninguém ficar triste em sua presença. Ontem, fui agraciado com a sua presença, que me apresentou esses dois novos amigos, o Aldo, que é um especialista em Eletrônica, e a sua linda filha, Maryellen ( escrevi certo ? ). Um grande abraço.


E aí estão as meninas, dentre elas, Maryellen e Aryellen ( Aguardo o contato via e-mail blogdocrato@hotmail.com para por o nome da outra, que faltou escrever ). Parabéns, meninas, vocês se saíram muito bem na foto!


E aqui, um registro importante: O Professor Álamo Saraiva, um grande ícone da URCA, ao lado da amiga Beatriz e da Professora Margarida Angélica, que aliás, partilha comigo do imenso amor pela música, e estamos sempre nos "reconhecendo". Margarida é uma dessas pessoas que assim como o Rivaildon Sobreira, também transmite uma imensa sensação de paz interior, aliás, todas essas pessoas aí, que considero iluminadas e que com a sua luz forte, faz passá-la aos que os rodeiam. Eu costumo dizer que nada acontece por acaso. Não foi por um mero acaso que estava eu à calçada da Praça da Sé fotografando, quando fui tocado no ombro pelo Rivaildon, que por sua vez me levou até o Aldo, que por sua vez à Maryellen, e saímos percorrendo a R. Dr. João Pessoa cumprimentando as pessoas, com o Rivaildon me levando ao Álamo, à Beatriz e à minha querida amiga Margarida. A caminhada findou com o Rivaildon tirando fotos minhas e da minha namorada em plena Praça Siqueira Campos ( Aliás, ele é um bom fotógrafo ). Se tivéssemos passado mais tempo, teríamos fotografado dezenas ou quem sabe, centenas de pessoas, pois costumamos dizer ao reconhecer um novo amigo que "No cratinho de Açúcar, todo mundo é irmão". Ainda é uma cidade em que as pessoas se conhecem pelo primeiro nome, se respeitam e se admiram. E isto não é lindo ? É sim! - "Um estranho é apenas um amigo que ainda não conhecíamos" como já dizem os Irlandeses.

Abraços a todos,
Por: Dihelson Mendonça

www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a História do Crato para a posteridade.

VÍDEO - Fala do vereador Fernando Brasil e Marquinho do Povão na sessão do dia 02 de Setembro - CMC


O pessoal na Câmara, considerou estas falas como "babismo". o que você acha ?


Apresentamos hoje mais alguns trechos da fala do vereador Fernando Brasil e Marquinho do Povão, que caíram em defêsa do prefeito do Crato tentando explicar o cancelamento das comemorações alusivas ao Dia do Município. A platéia não gostou os os vaiou. Confira no vídeo. "Seria cômico se não fosse trágico".

www.tvchapadadoararipe.com



Em reunião de corretores, prefeito Ronaldo informa que a Expocrato não sairá mais do local atual


A informação foi postada no Facebook pelo corretor Lucieldo Moreira, que esteve em reunião com o prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos. Segundo a publicação, "Reunião de Corretores de Imoveis do Crato com o prefeito Ronaldo, onde o mesmo apresentou em primeira mão o projeto que contempla a abertura de varias Avenidas em nossa cidade e também informou que o Parque de Exposição não sairá mais dali."

Fonte: Perfil de Lucieldo Moreira no Facebook


Maior escavação controlada do Nordeste finaliza etapa de trabalho no Parque dos Pterossauros


Finalizada no Parque dos Pterossauros, em Santana do Cariri, a escavação controlada responsável por importantes achados fósseis, que vem sendo realizada desde 2001 na área da Bacia Sedimentar do Araripe. As escavações no local, a 2 km de Santana do Cariri, duraram cerca de 15 dias e contaram com a participação de 20 pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Museu Nacional. 

O trabalho faz parte do projeto de pesquisa ‘Estudos Sistemáticos e Paleoecológicos da Fauna de Vertebrados das Formações Crato e Romualdo (grupo Santana) da Bacia do Araripe’, da maior escavação controlada já realizada no Nordeste. O projeto vem sendo coordenado por meio da URCA. Segundo o coordenador da pesquisa, Professor Álamo Feitosa, o trabalho veio mais uma ver dar uma importante contribuição para o fortalecimento das pesquisas no âmbito da paleontologia. Na área dos trabalhos foram encontrados diversos achados fósseis de peixes, comum na formação Romualdo.

 O Parque dos Pterossauros denomina um dos nove geossítios do Geopark Araripe. Todas as peças encontradas passarão a compor o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, onde se encontra um dos maiores acervos de fósseis do período Cretáceo do mundo, principalmente conhecido por conter holótipos de pterossauros, os répteis voadores. No início da pesquisa, em 2011, foi encontrada na escavação na zona rural de Araripe, a asa de um pterossauro, o ‘Tropeognathus mesembrinus’, considerado um dos maiores do mundo.

O professor Álamo Feitosa ainda afirma que as pesquisas continuam e no próximo ano será realizada mais uma escavação. O trabalho de três anos já é considerado, para o paleontólogo, um grande sucesso e destaca a região como importante área de pesquisa da paleontologia no Brasil.

Fonte: URCA


MERCADINHO MATOS - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO

O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços e variedade de produtos





E você ainda conta com Banco Popular para pagar as suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893

STF deve encerrar hoje julgamento dos recursos do mensalão



O Supremo Tribunal Federal (STF) deve terminar hoje (5) o julgamento dos embargos de declaração dos 25 condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Serão julgados os dois últimos recursos que estão pendentes: do ex-assessor do PP João Claudio Genu e do advogado Rogério Tolentino, ligado ao publicitário Marcos Valério. Terminada esta fase, os ministros vão analisar se cabem os embargos infringentes, recursos que podem levar a um novo julgamento.

O julgamento de Genu, condenado a cinco anos de prisão por lavagem de dinheiro, foi interrompido duas vezes por pedidos de vista de ministros que preferiram verificar a redução da pena. O plenário analisa se o ex-assessor do PP teve atuação menor em relação aos réus Pedro Corrêa (ex-deputado federal) e Pedro Henry (deputado federal), ambos ligados ao partido. De acordo com a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República, Genu e os demais acusados ligados ao PP receberam R$ 2,9 milhões das empresas de Marcos Valério, considerado o operador financeiro do esquema. O último réu que terá recurso analisado será Rogério Tolentino, advogado ligado a Valério. Tolentino foi condenado a seis anos e dois meses de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção.

Após o fim da análise dos embargos de declaração, o Supremo vai analisar a possibilidade de novo julgamento por meio do recurso conhecido como embargo infringente. Embora esse tipo de recurso esteja previsto no Regimento Interno do STF, uma lei editada em 1990 sobre o funcionamento de tribunais superiores não faz menção ao uso da ferramenta na área penal. Para alguns ministros, isso significa que os embargos infringentes foram revogados.

O embargo infringente permite novo julgamento quando há pelo menos quatro votos pela absolvição. A situação atende a pelo menos 11 réus: João Paulo Cunha, João Cláudio Genu e Breno Fischberg (no crime de lavagem de dinheiro); José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério, Kátia Rabello, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz e José Salgado (no de formação de quadrilha).

Agência Brasil


Deputado Roque cobra informações sobre ações de combate à seca no Cariri


Deputado Sineval na mídia agora quase todo dia ? Por um bom motivo!

O deputado estadual Sineval Roque (PSB) cobrou informações ao secretário estadual de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, e ao superintendente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Rennys Frota, sobre a escassez de água nos municípios do Cariri. O parlamentar citou como exemplo a cidade de Antonina do Norte. “Em Antonina há uma adutora, porém não funciona porque a Coelce não ligou a energia”, explicou Roque. Assim como em Antonina do Norte, são muitos os municípios cearenses que estão sofrendo com a seca. 

O assunto foi tema de reunião da Comissão Especial de Combate à Seca da Assembléia Legislativa nesta quarta-feira (04/09). Durante a reunião, Rennys Frota informou que a instituição está com relatório pronto sobre a situação de abastecimento das sedes dos municípios. “Temos 19 cidades que demandam situação de emergência, 13 com grau médio, duas com criticidade baixa e oito com situação de abastecimento controlada”, afirmou. Segundo ele, o Governo do Estado não trabalha com a hipótese de colapso em qualquer município cearense. “Todos os processos serão realizados antes que aconteça o colapso nas cidades”, acrescentou. 

O secretário estadual de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, enfatizou que foi criado um comitê que envolve diversos órgãos para tratar da estiagem. Ele acrescentou que um conjunto de ações emergências está sendo tomado por parte do Governo do Estado. “São mais de 950 carros-pipas rodando, 3.600 mil poços já foram perfurados; 130 mil cisternas já foram construídas e até 2014 serão 300 mil. Temos o Garantia Safra, Bolsa Estiagem, Quintais Produtivos. São ações diretas a favor de nossa população”, enfatiza.

Os deputados Roberto Mesquita (PV), Manoel Duca (PRB), Antônio Granja (PSB), Nenê Coelho (PSD), José Sarto (PSB), Leonardo Pinheiro (PSD), Fernanda Pessoa (PR), Lula Morais (PCdoB), Júlio Cesar Filho (PTN) e Dedé Teixeira (PT) estiveram presentes ao encontro e manifestaram as suas preocupações com relação ao problema. Também participaram da reunião representantes da Defesa Civil do Estado, Ematerce, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Conabe e Superintendência de Obras Hídricas do Estado do Ceará (Sohidra).

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Sineval Roque


Obra de reforma de posto de saúde no Crato está parada e população reclama


Veja a matéria completa, produzida pela TV Verdes Mares Cariri no link abaixo:


http://g1.globo.com/videos/ceara/cetv-1dicao/t/juazeiro-do-norte/v/obra-de-reforma-de-posto-de-saude-no-crato-esta-parada-e-populacao-reclama/2799447/


Ceará é reconhecido como Zona Livre de Aftosa com vacinação


Reunidos em Fortaleza, produtores rurais, agricultores familiares, lideranças políticas e autoridades do Estado acompanharam o anúncio oficial do Ceará como zona livre de febre aftosa com vacinação. O reconhecimento veio após intensivas campanhas de vacinação, que resultaram em altos índices de vacinação conforme requerido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). A solenidade aconteceu nesta terça-feira (03), durante a abertura do XVII PEC Nordeste, no Centro de Eventos do Ceará (CEC). “Esse é um momento que vai ficar na história dos pecuaristas do Ceará. O mérito é deles. Lutamos muito para que esse dia chegasse”, comemorou o governador Cid Gomes.

Em 2012, o Ceará bateu todos os recordes e vacinou 93,99% do rebanho. Na primeira etapa deste ano, um novo recorde foi quebrado e 94,62% dos animais foram imunizados. Outros fatores também foram essenciais para essa conquista. O Governo do Estado investiu na reestruturação da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). Foram criados 20 novos escritórios (passando de 20 para 40) e seis escritórios regionais da Adagri, órgão responsável pela sanidade animal e vegetal no Estado. De acordo com o senador Eunício Oliveira, a agropecuária é um setor crucial no desenvolvimento do Ceará e do Nordeste. “Tem sido um trabalho incessante do governo do Estado no setor agropecuário, tanto agricultura familiar quanto agronegócio”. O Ceará, segundo o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Antônio Andrade, é o estado mais organizado em relação ao semiárido. A presidenta Dilma Rousseff tem demonstrado muito dedicação ao Nordeste e suas adversidades. E o Ceará, além do próprio dever de casa, pode auxiliar outros estados no país”, afirmou.

O Governo também autorizou a contratação de 40 veterinários, 21 agrônomos e 79 agentes agropecuários. Um convênio com o MAPA possibilitou a compra de novos veículos e equipamentos para as unidades na capital e no interior. O maior desafio agora, concluiu o Governador, é avançar no modo de produção rural. “Estamos empregando métodos que podem dobrar a produção de leite no Estado nos próximos 5 anos. 7% do nosso PIB advém do meio rural, seja agricultura ou pecuária. Por isso nossa dedicação tem que ser intensa”.

Mesmo com a nova certificação os produtores continuam obrigados a vacinar os animais duas vezes por ano. Mas O status de zona livre com vacinação abre as portas do mercado para os produtos locais e possibilita um incentivo a industrialização do Estado. Mas segundo o secretário Nelson Martins, “mesmo com a nova certificação os produtores continuam obrigados a vacinar os animais duas vezes por ano, para que o Brasil caminhe para o reconhecimento internacional”.

Além do Ceará, o reconhecimento nacional chega a mais sete estados: Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, além do Estado do Pará, na Região Norte do País.

Estiveram presentes na solenidade o secretário da Pesca, Ricardo Campos; o presidente da Adagri, Francisco Augusto de Souza Júnior; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio de Saboya; o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o deputado federal Raimundo Gomes de Matos e demais autoridades.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Casa Civil
Via Portal de Notícias Chapada do Araripe


Supertempestade mostra poder explosivo de Saturno



São Paulo – Uma tempestade que aconteceu no final de 2010 em Saturno impressionou os pesquisadores pela intensidade e longa duração. Agora, uma nova pesquisa revelou um poder explosivo do planeta com essa supertempestade ao arremessar na alta atmosfera uma enorme quantidade de gelo sugada das profundezas do gigante gasoso.

Esse tipo de tempestade costuma aparecer no hemisfério norte de Saturno a cada 30 anos terrestres, em média. Os primeiros sinais da mais recente tempestade apareceu pela primeira vez em dados de rádio da Cassini em 5 de dezembro de 2010.

Depois disso, a tempestade pode ser vista em imagens de astrônomos amadores e da sonda Cassini. Logo o fenômeno cresceu para proporções de supertempestade. A partir de dados coletados pela Cassini, os cientistas detectaram pela primeira vez gelo formado a partir de água no planeta.
Essa água é originária das profundezas da atmosfera de Saturno, segundo a Nasa (agência espacial americana). A equipe, liderada por Lawrence Sromovsky, da Universidade de Wisconsin, descobriu que as partículas que formam as nuvens no topo da tempestade são compostas de gelo de água, gelo de amônia e possivelmente por hidrosuslfeto de amônia.

O cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, Kevin Baines, um dos autores do estudo, afirmou em nota que a descoberta mostra que Saturno pode desenterrar materiais a mais de 160 quilômetros de profundidade. A supertempestade foi tão forte que sugou e lançou para o alto bilhões de toneladas de cristais de gelo e amônia.

Segundo Sromovsky, é como se essa enorme tempestade jogasse as partículas para cima, como um vulcão que ejeta um material trazido das profundezas. Apesar de parecer um planeta tranquilo, pode ser mais “explosivo” que Júpiter, conhecido por tempestades monstruosas.
As informações sobre o estudo foram divulgadas nesta terça-feira (3) pela Nasa. Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica “Icarus”.

Info

Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

Assessor de ministério é preso por desvio de quase R$ 50 milhões


A Polícia Federal prendeu hoje (3) um assessor do Ministério do Trabalho e Emprego e sete membros de uma organização não governamental (ONG) acusados de participar de um esquema de desvio de dinheiro público. Eles foram presos temporariamente, e permanecerão detidos por cinco dias.

Segundo a PF, foram comprovadas irregularidades no repasse de R$ 47,5 milhões para uma ONG de assistência ao trabalhador, que não teve o nome divulgado. A ONG recebia os recursos do ministério, por meio de um convênio, para criar centros públicos de emprego e qualificação de trabalhadores. No entanto, com o dinheiro recebido, a ONG contratava – por meio de cotações irregulares – empresas de propriedade do próprio responsável pela ONG. As empresas não executavam os serviços contratados.

“O assessor fazia liberação do convênio. Verificamos uma relação muito próxima desse assessor com o gestor da ONG. Uma relação beirando a promiscuidade. Uma relação que não cabe: do gestor do dinheiro público com o tomador do dinheiro”, destacou o delegado responsável pela investigação, Alberto Ferreira Neto. O assessor foi preso hoje em um hotel na capital paulista. Ontem, ele havia se reunido com os integrantes da ONG.

A Polícia Federal fez busca e apreensão em 37 locais; entre eles, dois gabinetes do Ministério do Trabalho, em Brasília. A operação, denominada Pronto-Emprego, que teve início em janeiro, além de constatar o desvio de dinheiro, identificou lavagem de dinheiro.

“As empresas selecionadas irregularmente contratavam, por exemplo, empresas de publicidade, que devolviam o dinheiro, no mesmo dia, ao gestor da ONG, a título de prestação de serviços de consultoria”, explicou o delegado. Dessa forma, o dinheiro chegava ao gestor da ONG de forma limpa. Em seguida, o dinheiro era usado na compra de produtos no exterior, para venda no Brasil
Os presos responderão por quatro crimes: corrupção, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e peculato, cuja soma das penas pode chegar a 37 anos. A Polícia Federal informou que cerca de 150 policiais federais e auditores do Tribunal de Contas da União trabalharam nas investigações. O Ministério do Trabalho foi procurado e não se manifestou até o fechamento da matéria.

Agência Brasil

Confiança do empresariado do comércio cai 4,2% em agosto



O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) caiu 4,2% em agosto em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), essa é a maior queda dos últimos 12 meses. A queda foi motivada principalmente pela falta de confiança do empresário no momento presente. O subíndice que mede as condições atuais do empresariado caiu 11,6% na comparação com agosto de 2012. A confiança no momento atual da economia caiu 21,5%, enquanto as avaliações do setor e do próprio negócio pioraram 8,5% e 6,5%, respectivamente.

O subíndice que mede o otimismo em relação ao futuro também recuou em relação a agosto de 2012, embora de forma mais moderada (-2,5%). A queda do subíndice foi provocada principalmente pela expectativa mais negativa em relação à economia (-5,4%). Também recuaram as confianças em relação ao setor (-1,9%) e à própria empresa (-0,4%).

O subíndice que mede os investimentos foi o que menos recuou (-0,2%). Na opinião dos empresários, o nível atual das empresas está 2,9% pior do que em agosto de 2012. A situação dos estoques também está menos favorável (-0,3%). Por outro lado, a expectativa em relação à contratação de funcionários é 2,2% maior.

Agência Brasil


SOFTERIA - Um local feito para pessoas que gostam de Qualidade e Delícias ( Em Crato )


SOFTERIA - NO SHOPPING RESIDENCE, Loja 8B


Agora em Crato, no Shopping Residence, a SOFTERIA. Um local feito especialmente para as pessoas que gostam de qualidade e delícias. Lá, você poderá provar Sorvete expresso, petit gateau, torta de limão, cheesecake, Milk Shakes, Sundaes e muitas outras coisas maravilhosas.


Dê uma passadinha por lá e confira, um local aprazível, feito com carinho pra você que gosta do que é bom.




Softeria, o seu espaço de sabores e delícias

Rua Santos Dumont 138 – loja 8B – Shopping Residence - Crato

Secretaria de Saúde de Juazeiro apresenta números de cirurgias, tratamentos e ações das pasta durante audiência pública com o MPF


O Ministério Público Federal (MPF) realizou em Juazeiro do Norte, na sede do Instituto Federal do Ceará (IFCE), uma audiência pública para discutir os problemas de saúde enfrentados por moradores do município. O debate foi aberto a participação da população. Participaram da Audiência Pública, representantes do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde do Estado e do Município de Juazeiro. Entre os temas específicos que foram abordados durante as discussões estavam o papel da União, Estado da Ceará e do Município de Juazeiro do Norte na proteção da implementação da saúde. Marcleide Nascimento representou a Secretaria de Saúde de Juazeiro, estiveram presentes ainda a Gerente da Micro Regional Nizete Sampaio, o Vereador Tarso Magno, a Diretora Administrativa do Hospital Regional Demostenha, o Dr. Germano promotor de Justiça, o defensor Público Rafael Leal,  e o s procuradores da Republica Celso Costa Lima Verde Leal, Rafael Ribeiro Rayol e Lívia Maria de Sousa entre outras pessoas da saúde.

Houve debate ainda sobre a importância da fiscalização da atuação dos Conselhos de Saúde e da sociedade no fortalecimento do Sistema Único de Saúde; funcionamento e atendimento em unidades hospitalares; serviços de urgência, de emergência e de atendimento móvel e cirurgias de alta complexidade; e atenção básica e saúde da família. O Vereador Tarso Magno foi o representante do legislativo no evento

A Coordenadora do Departamento de atendimento de Alta Complexidade do município Marcleide do Nascimento afirmou que o município está trabalhado para soluções imediatas,e que o Prefeito Raimundo Macedo trabalha constantemente visando resolver as problemáticas da Saúde.
Marcleide ainda apresentou os projetos da saúde em Juazeiro, como reforma dos Hospitais Municipais Maria Amélia Bezerra, São Lucas e Tasso Jeressati, além do projeto de reformar 29 unidades de saúde, o investimento de R$ 3 milhões em medicamentos, além da ofertas em exames e cirurgias.

Cerca de 300 pessoas realizaram cirurgias de catarata, 22 cirurgias de alta complexidade, sendo .12 de Traumato-Ortopédica, 20 de Histectomia e 60 cirurgias de diversas fraturas e outras duas de mastoidectomia. Foram realizadas também 40 cirurgias de varizes, 60 de colecistectomia e 10 cirurgias de hérnia e mais 2 cirurgias de alta complexidade, 21 cirurgias de câncer de pele. 

Fonte: Portal Chapada do Araripe


Proibido mesas e cadeiras nas calçadas de Sobral


Numa demonstração de que o Código de Postura do Município tem que ser cumprido ao pé da letra, a Prefeitura de Sobral toma uma atitude radical e proíbe a colocação de banquinhas dos vendedores da cartelas das loterias Mastruz da Sorte e Totolec, nas calçadas e praças da cidade. 

Ao contrário do que todo mundo pensa, as mesas postadas nas calçadas de vários restaurantes, entre eles o "Cícero Bar" onde o prefeito Veveu Arruda e sua comitiva costuma visitar, as banquinhas dos vendedores de cartelas atrapalha a passagem dos pedestres e enfeiam a cidade.

Fonte: Wilson Gomes - Sobral-CE


Anuncie a sua empresa no Blog do Crato - Há 7 Anos, o Crato na Internet



Faça como:









Entre em contato pelo E-mail: blogdocrato@hotmail.com

A SOLIDEZ DE QUEM JÁ ESTÁ NO MERCADO HÁ 8 ANOS


Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31