xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/08/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 agosto 2013

Outono das cidades - Por: Emerson Monteiro

De observar as ruas da cidade, notamos forte tendência nos atuais moradores para se transferir ao campo, escapar do barulho, dos engarrafamentos, insegurança, e respirar libertos da fumaça. Nos fins de semana, então, a coisa ocorre sem deixar dúvida. Os grandes centros viraram só compromisso de segunda a sexta-feira. Depois, fuja quem puder.

Tal avaliação sugere a falência de um sonho que alimentou muitos séculos. O instinto de procurar vilas e repartir preocupações lotou o espaço das cabeças todo tempo, que povos não pensaram em mais nada como outro modo de racionalizar o povoamento.

A proposta seria somar forças. Entretanto a sofisticação da vida em grupo gerou dificuldades, no princípio superáveis pelo trabalho partilhado, depois intransponíveis face ao crescimento, rompendo previsões e limitando alternativas para ocupação de toda a mão de obra concentrada.

Os núcleos de prosperidade em que se haviam modificado as povoações resultaram nas baías interiores, com classes sociais dilatando o fosso divisório do abismo social, desvirtuando o impulso gregário dos indivíduos subtraídos da ordem natural que ficara no campo. A tendência afluente se reverte agora num isolamento coletivo, hoje bebido com náusea nos passeios neuróticos das madrugadas urbanas.

De tal maneira as chagas têm sangrado que maioria incalculável de cidadãos passou a descrer das soluções comuns, adotando iniciativas particulares, mesmo em detrimento dos que nada podem fazer.

Seriedade não falta para o estudo de sintomas. Congressos, mesas redondas, discursos, prepotência, pirotecnia. Interesses próprios mascarados de usurpação de atribuições. Fórmulas mágicas preenchem as prateleiras - critérios exclusivos e bilionários nos programas de governo.

Em compensação, risco ocorre no achatamento dessas intenções, vez ficar difícil dizer quem pode ou quem quer só o poder; saborear o mel e descartar o fel. Do pecado na escolha ruim fica um preço a ser pago, tamanho do tempo perdido, multiplicado pelas vidas em jogo, milhares que habitam os guetos das cidades; seria, talvez, a democratização da miséria, invasora dos lares e destruidora da vida social, espécie de submissão aos valores piores, quando se descartou a chance de escolher melhor, vezes perdidas para sempre.

No passado, as guerras reviravam ordens estabelecidas e desfaziam os problemas críticos a toque de caixa. Depois, técnicas potencializaram a riqueza, comprimindo exércitos no atributo de forçar direitos. Resultado: polos urbanos transformados em campos de concentração e desavenças. Os instrumentos de lazer eletrônico restaram desmantelados nos cubículos escuros sem ar, nem paz, quais sucatas de luxo.

O retorno ao seio da floresta mais do que nunca antes parece lenitivo provável; estudiosos da alma acreditam que trazemos o mapa desse percurso, algo semelhante ao que perfizeram os hebreus, na saída do Egito empós da Terra Prometida.  

Energia retornou em todo o Nordeste


Rio de Janeiro - A assessoria do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou, às 16h30 de hoje (28), que a energia de sete capitais do Nordeste havia sido restabelecida. A assessoria da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) disse que a luz voltou em alguns bairros do Recife. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a carga para a Região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h de hoje.

Às 15h03, uma interrupção no fornecimento de energia atingiu cidades de sete estados da Região Nordeste. Foi registrada falta de energia no Piauí, em Alagoas, no Ceará, em Sergipe, na Bahia, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o desligamento de energia foi considerado de grande porte e a empresa vai apurar as causas do blecaute. O ONS também está investigando as causas do desligamento.

* Colaborou Sabrina Craide

Fonte: Agência Brasil


Apagão atinge o Nordeste


A companhia de energia confirmou que falta energia em todo o estado do Pernambuco. O problema foi observado após as 15:00 desta quarta feira. A queda de energia afetou todo o Nordeste, apenas a companhia pernambucana de energia confirmou que falta energia em todo o estado.

O superintendente de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), João Henrique Franklin, confirmou o problema e informou que esta sendo feito um diagnóstico do ocorrido.

Os estados do Piauí, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, também sofreram com a falta de energia.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o metrô está parado na Região Metropolitana do Recife. Pessoas relatam nas redes sociais que os semáforos da capital não funcionam.

A Infraero informou que o Aeroporto Internacional Gilberto Freyre/Guararapes, no Recife, está funcionando.

Com informações da CBN

Famílias do Crato serão beneficiadas com projetos de abastecimento de água



Aproximadamente 190 famílias que moram nas comunidades de Barreiras, Urucum, Assentamento 10 de Abril e Alegre (Sítio Páscoa e outras localidades), no Crato, serão beneficiadas com projetos de abastecimento de água. Elas estão inclusas no programa “Água para todos”, do Governo do Estado. 

Mais de R$600 mil serão investidos em sistemas de abastecimento, perfuração de poços, construção de adutoras, barragens e açudes somente nessas comunidades localizadas no Crato. “A luta dessas famílias que moram nessas comunidades no Crato para ter acesso à água é antiga. Agora, elas não terão mais motivo de preocupação, mesmo com o período de seca que atinge o Estado”, avalia o deputado estadual Sineval Roque (PSB). O parlamentar trabalha na Assembleia Legislativa pela aprovação de projetos de abastecimento de água para todo o Cariri. 

Os moradores do Sítio Páscoa estão ansiosos pela liberação dos projetos. O agricultor Cícero Antônio Lobo conta que convive com o problema da falta de água desde criança. “Hoje dependemos de um pequeno açude próximo à comunidade para ter água em casa. A instalação de cisternas vai ajudar inúmeras famílias”, acredita o agricultor. 


Assessoria de Imprensa do Dep. Sineval Roque


CRÔNICA - O Nosso melhor advogado ainda é o nosso exemplo de vida, a nossa integridade e o nosso Caráter !


Quando você for atacado em sua honra, aviltado, tiver suas palavras deturpadas por canalhas para usarem em benefício próprio; Quando você for perseguido com calúnias, difamações, injúrias, ofensas; Quando você for perseguido por pessoas cuja reputação e caráter já são conhecidos por todos como lamacentos e podres; Quando você for intimidado por palavras de violência daqueles que se valem dela para impor a sua autoridade, o terror e a mentira, desejando expurgar a verdade da sociedade; Quando você for ameaçado ainda por uma horda de advogados famintos por dinheiro e você tem tão pouco para pagar por uma excelente defesa, não se deixe abater. 

Devemos lembrar sempre que acima de todas as convenções, o nosso melhor advogado, aquele que fala todo tempo em nosso favor independente dos valores materiais, porque não nos cobra qualquer coisa em troca: É o conjunto da história da nossa vida! Este é o nosso maior tesouro e que homem algum pode roubar!

É precisamente o nosso trabalho, o nosso exemplo, o nosso sacrifício, a nossa luta diária para conseguir a duras penas o "pão com o suor do nosso rosto"; É a alegria de vencer mais um dia de batalhas árduas, quando tudo parecia estar perdido; É a felicidade de poder olhar para trás, contemplar a vida e pensar que faríamos tudo igual novamente. É o prazer de ver um ente querido feliz por um esforço que você realizou ainda que este não o saiba; É o prazer de poder trazer ao mundo pessoas igualmente íntegras que serão a continuação do seu exemplo de ombridade e honestidade; É a dor, o prazer, o suor e as lágrimas de uma vida traçada no âmago de um senso de justiça superior, de um código de ética e moral que está acima das brechas das leis fracas, que permitem que homens maus vençam e os bons sejam punidos em seu lugar; É o amor, as nossas virtudes e a nossa boa-vontade em poder servir ao próximo sempre que possível, emprestando-lhes a solidariedade, independente de sabermos se um dia seremos recompensados ou não. É dar por dar, é fazer o bem por fazer, sem alarde, sem divulgações e sem propagandas. 

É, em suma, o conjunto da nossa existência, moldada por tantas lutas e por uma conduta de integridade que nos representa melhor que qualquer advogado. As pessoas que crêem nesses valores, seguem seu próprio senso ético, que vem do alto, e as leis da natureza, que os ensinam a respeitar as pessoas, os animais e os seres inanimados numa coexistência de harmonia. 

Portanto, se sua vida é correta, e seus valores são positivos, não há o que temer. Duas coisas poderão acontecer se você for levado pelos inimigos até a barra dos tribunais: Ser absolvido, e assim será feita a justiça dos homens; Ou ser condenado, ainda que inocente, quando aí a justiça não tendo sido feita, o colocará lado a lado a outros membros da raça humana muito mais ilustres do que você, tais como Sócrates, Joana D'Arc, Santos Dumont, Jesus Cristo, Galileu Galilei, Ghandi, São Estevão, e tantos outros injustiçados e caluniados que com seu sangue e sua luta, ajudaram a construir o mundo em que vivemos.

Mas você me perguntaria: E qual seria então a vantagem em ser condenado, e porque razão eu não deveria temer ser condenado pelos tribunais humanos mesmo sendo inocente ? A resposta é simplesmente porque há muito tempo atrás alguém muito sábio disse que "Nem só de pão vive o homem". Na verdade, nas pessoas providas de senso ético, o tribunal que mais os acusa ou os absolve está dentro deles mesmas, é o tribunal da nossa consciência. Se formos realmente culpados, e formos absolvidos pelos tribunais humanos, mas não pela consciência, nossa vida será para sempre um verdadeiro inferno de torturas muito piores do que aqueles considerados pela civilização; Por outro lado, se formos declarados culpados, ainda que tendo a plena certeza interior da nossa inocência, homem algum nem pensamento algum poderá infligir sofrimento sobre a alma limpa, sobre aquilo que temos de mais sagrado, que é a nossa Paz Interior. E esta paz não tem preço. Está acima de qualquer consideração, domínio e poder do inimigo; Vive conosco e vai conosco a outras esferas da consciência. 

Portanto, procuremos viver corretamente, não para demonstrar aos homens as nossas virtudes, mas sobretudo, para estarmos em paz com nós mesmos, com o tribunal da nossa consciência, no nosso recanto, onde mesmo diante das piores torpezas cometidas contra a nossa pessoa, homem algum poderá invadir e roubar a nossa verdadeira PAZ. E que durma-se bem, quem tiver a certeza da sua consciência limpa e de outro modo, recebam o castigo eterno aos condenados pelo tribunal da sua própria consciência. Esses jamais alcançarão o perdão! Pois o mal e a desgraça irremediáveis se abateram sobre ela.

Vida Longa e Próspera!

Por: Dihelson Mendonça 



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30