xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/08/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 agosto 2013

Água deu, água levou - Por: Emerson Monteiro

Dentre as coisas que minha mãe conta, do tempo quando aprendia com sua avó o jeito de viver, existem provérbios os quais, à medida em recorda, pede para que os anote e transmita aos outros, ou escreva, como faço nesta oportunidade.


São brocardos populares cheios da sabedoria decantada dos tempos; alguns leves, engraçados; outros, no entanto, dotados de extremo rigor, como quem alerta sobre a malandragem dos varões para com as mulheres, num aviso de causar dó aos irresponsáveis no trato com o sentimento alheio: Não confie em homem nem quando ele está dormindo. Os olhos estão fechados, mas as pestanas estão bulindo.

Nos cuidados financeiros necessários ao bem viver social, há observações por demais pertinentes com o dia de amanhã, tornada previdência útil a ordem de poupar a riqueza, sempre importante e válida: Cada qual faça por ter na bolsa quatro vinténs; no céu só entra que Deus quer, na Terra só vale quem tem. Ditado logo seguido de outro, também versado no mesmo tema financeiro: Economize para ter e quando tiver, economize se quiser.

Filosofia prática e boa de exercitar. A memória acesa de minha mãe, em sua carga de experiências, traz à boca palavras gravadas que servem de lição aos mais atentos. E recorda dizeres do uso de seu pai, Antônio Bezerra Monteiro, exímio tocador de banjo nos festejos de Crato e nos brejos do pé da Serra. Dele pediu que anotasse um dos chistes que gostava de dizer: Sou da lei da raposa, quando o Sol se põe, ainda faço muita coisa. Ao contrário de outros, da lei da cotia, a quem, quando o Sol se põe, acabou-se o dia.

Vez por outra, ao deparar situações ocasionais, me vem no pensamento esses aforismos tradicionais, soltos na cabeça e preenchendo vazios de reflexão, a servir de alternativa com o mínimo de senso. Nessas ocasiões, a voz de minha mãe parece ali perto dizer essas falas tiradas do baú das eras: Boa romaria faz quem na sua casa está em paz. De grão em grão a galinha enche o papo. Pelos santos se beijam os altares. Devagar se vai ao longe. Nem tudo o que reluz é ouro. Quem quer, vai; quem não quer manda. Deus ajuda quem cedo madruga.

Por vezes, as expressões matemáticas da vida surgem na forma de histórias pitorescas e moralistas, do tipo da que transcrevo aqui, nas palavras textuais que dela ouvi.

Um português veio ao Brasil e aqui montou uma vacaria, passando a vender o leite que produzia misturado metade de água. Algum tempo depois, retornava a Portugal, levando um macaquinho para mostrar ao povo de lá que não conhecia o animal. Entre seus pertences, no navio em que viajava, transportava um saco cheio das moedas, fruto do apurado com a venda do leite aguado. No decorrer da viagem, sem que notasse, o macaquinho deu de mão do saco e passou a jogar uma moeda no mar e devolver outra para o saco, até deixar só a metade das moedas. Água deu, água levou, assim pensou o homem, quando viu o que sobrou da traquinagem do macaco.


Assim, de modo espontâneo, a didática da verdade vem à tona pelo discurso informal das pessoas, restando, aos que escutam usufruir as leis naturais que a oralidade tão bem demonstra.

Médico de 31 anos é preso no Crato acusado de assediar criança de 10 anos

  

Um médico de 31 anos foi preso na noite do último domingo (18) acusado de cometer atos libidinosos contra uma paciente de apenas 10 anos de idade no Crato, Cariri Cearense.

A mãe da criança denunciou o profissional da saúde, alegando que ele teria acariciado os seios da filha. O homem, que foi preso em flagrante, foi recolhido à Delegacia Regional da cidade. O caso foi encaminhado à Delegacia de Defesa da Mulher. De acordo com a polícia, o médico, que é pediatra, atendia a criança na rede pública e alega que realizava uma ausculta na paciente, negando as acusações. O médico foi autuado em flagrante no artigo 217 do Código Penal. A Lei estabelece reclusão de 8 a 15 anos para quem tenha "conjunção carnal ou pratique outro ato libidinoso com menor de 14 anos". O acusado está recluso na Cadeia Pública do Crato.

Fonte: Diário do Nordeste

NOTA DO BLOG DO CRATO ( Dia 20 de Agosto de 2013 )

Atendendo a um pedido da família do médico acusado, estamos retirando do ar a matéria do Jornal Tribuna do Ceará, em que aparecia o nome dele e deixando apenas esta nota que foi inicialmente publicada no DN. Embora sabendo que a notícia é de âmbito nacional, e o nome do médico está estampado em todos os Jornais do Ceará ( Inclusive o DN depois, no caderno policial ), e muitos do Brasil, e na maioria dos sites de notícias do Brasil, como Portal Terra e Cnews, tendo sido a matéria inclusive veiculada nas TVs locais Verdes Mares e Verde Vale, resolvemos atender ao pedido da família por um simples gesto de solidariedade.



Programação Rapadura Culturarte - Dia Nacional do Folclore


RAPADURA CULTURARTE


Acima: Dihelson Mendonça, Jorge Carvalho ( do Rapadura Culturarte ), Sr. José Vicente, e Juciê do Cafezinho

“Um candidato a prefeito, ao lado dos aduladores, distante dos eleitores, vamos ganhar esse pleito, sou um cidadão de conceito, só eu levo essa parada, porém o que mais me agrada nessa tremenda disputa, é ter um ano de luta e quatro sem fazer nada.”

Patativa do Assaré

PROGRAMAÇÃO:
01 Reisado Discípulos de Mestre Pedro – Juazeiro do Norte/CE
02 Leitura dos Cordeis
- Isso é escritim, dizido, o meu querido sertão – Autora: Rivamoura Teixeira
- O Nome do Bicho – Autor: Gilvan Rocha
03 Coco da SCAN
04 Distribuição do Panfleto “Dia do Folclore”
Autor: Dedé de Zeba
Comemoração do aniversário do Mestre Aldenir – 80 anos – 20/08/2013

Comemoração ao Dia Internacional do Folclore (22/08/2013)
Local: Praça Siqueira Campos – Crato/CE
Data: 17/08/2013 – Hora: 9h


SOFTERIA - Um local feito para pessoas que gostam de Qualidade e Delícias ( Em Crato )


SOFTERIA - NO SHOPPING RESIDENCE, Loja 8B


Agora em Crato, no Shopping Residence, a SOFTERIA. Um local feito especialmente para as pessoas que gostam de qualidade e delícias. Lá, você poderá provar Sorvete expresso, petit gateau, torta de limão, cheesecake, Milk Shakes, Sundaes e muitas outras coisas maravilhosas.


Dê uma passadinha por lá e confira, um local aprazível, feito com carinho pra você que gosta do que é bom.




Softeria, o seu espaço de sabores e delícias

Rua Santos Dumont 138 – loja 8B – Shopping Residence - Crato

31 municípios mais pobres do Ceará receberão recursos de R$ 162,2 milhões


Os 31 municípios cearenses que têm os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) vão receber cerca de R$ 162,2 milhões oriundos de financiamento do Governo do Estado junto ao Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (Fida) – 50% via Fida e 50% Tesouro do Estado. Na segunda-feira (19), às 9h30min, no auditório do Palácio da Abolição, acontecerá a solenidade de assinatura do convênio que terá a presença do governador Cid Gomes. Os recursos fazem parte do Projeto Paulo Freire e serão destinados a projetos produtivos para famílias que moram nos 31 municípios cearenses com os menores IDH localizados no semiárido cearense. O recurso será aplicado entre os anos de 2013 e 2019, em ações para reduzir a pobreza rural no semiárido cearense no âmbito agrícola e não agrícola, com foco principal em jovens e mulheres.

Os municípios que serão beneficiados são Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Aiuaba, Arneiroz, Hidrolândia, Parambu, Ipu, Ipueiras, Pires Ferreira, Quiterianópolis, Tauá, Coreaú, Frecheirinha, Graca, Massapê, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Reriutaba, Senador Sá, Sobral, Varjota e Irauçuba.

Segundo o gerente de Programas do Fida para o Brasil, Ivan Cossio, haverá um foco em ações para beneficiar principalmente os agricultores inseridos no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), nas linhas A e B. “Nosso foco é principalmente o combate à pobreza rural, com a geração de renda para as famílias beneficiadas”, afirmou. Cossio destacou que é de interesse tanto da instituição como do Governo do Estado o início das atividades relativas à implantação dos projetos produtivos. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que o Projeto Paulo Freire vai atuar em interface com diversas instituições que já são parceiras da SDA. “Vamos firmar parcerias com o Banco do Nordeste para atender os agricultores que são beneficiados pelo Pronaf, com a Embrapa, para usar as tecnologias que ela pesquisa nos projetos produtivos, com as prefeituras municipais para capacitar os jovens que serão inseridos nesse contexto e estamos apresentando o papel de cada coordenadoria da SDA neste processo”, afirmou.

Ainda estão em pauta durante a missão, o gerenciamento financeiro do Projeto, a licitação para a contratação da equipe que vai trabalhar e o calendário de metas a ser cumprido até o final de 2014. “Entre 22 e 25 de julho nós vamos fazer um seminário envolvendo os prefeitos e secretários de agricultura dos municípios beneficiados para apresentar o projeto, além de fazer uma solenidade com a presença do Governador Cid Gomes para lançar o projeto”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

Ainda no mês de julho passado, o governador Cid Gomes assinou na sede do Fida, em Roma, na Itália, o contrato inicial do financiamento. O Estado terá 18 anos para pagar o empréstimo e ainda terá três anos de carência. O empréstimo recebeu o parecer favorável do Governo Federal.

Serviço:
9h30min – Solenidade de assinatura do Projeto Paulo Freire
Local: Auditório do Palácio da Abolição

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado


Obra inédita contextualiza origens de cidades do Cariri


O livro é o primeiro sobre a história desses municípios, elaborado exclusivamente sobre fontes primárias

Araripe. A história nacional se funde com momentos que marcaram os acontecimentos, na mesma gênese, em cidades do interior nordestino. Epidemias do século XIX, formação das milícias e a escravidão no interior do Estado. São registros que, em alguns momentos, têm a primazia a partir de dados coletados em fontes como o Arquivo Público do Estado do Ceará (Apec), para compor o livro Notas para História dos municípios de Araripe, Saboeiro e Assaré no Século XIX, de Elisandro Carvalho.

Recém lançada na cidade de Araripe, a obra é considerada muito importante para a contextualização histórica, por meio de documentos antigos e a construção de uma memória que foi estratificada ao longo dos últimos anos.

Um passeio na MEMÓRIA

Acervo contou com diferentes fontes

No alto, a cidade de Araripe no século XIX, em plena modernização de sua zona urbana; no sentido horário, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, em Saboeiro, cidade que deu origem a Assaré e Araripe; Casa da Várzea, em Assaré, construção ainda existente; vista panorâmica de Araripe nos dias atuais, onde a pesquisa para a produção do livro teve início; Cadeia pública de Saboeiro, em foto do século passado; Centro de Assaré; Centro de Saboeiro, em registro do séc. XIX. A busca por documentos históricos na cidade foi decisiva para a obra FOTOS: ARQUIVO pessoal / AÉCIA LEAL/MOACIR SIQUEIRA/EGBERTO ARAÚJO

Escravidão

O autor reuniu em seu trabalho uma compilação de dados para se compreender, por meio de uma pesquisa mais ampla, a trajetória da escravidão no Brasil. E é pela poética de Castro Alves, como Navio Negreiro, que ele sensibiliza o leitor para o Sangue, Suor e Negritude Escrava.

Pelos mapas de Classificação dos Escravos para serem Libertados, ele ressalta por meio de documentação histórica a realidade vivida nos anos de 1880, desde a entrada dos primeiros escravizados no Estado, Cariri, até chegar às cidades de Saboeiro, Assaré e Araripe, dentro de um contexto de formação.

Segundo Elisandro Carvalho, "Notas para a história de Araripe, Saboeiro e Assaré no século XIX" é a primeira publicação sobre a história desses municípios, elaborada exclusivamente sobre fontes primárias, e a única a retratar a presença e o uso da mão de obra escrava nestas municipalidades.

De acordo com o autor, até o momento, os principais estudos existentes sobre a escravidão no Ceará desprezaram a existência de escravos nestas três localidades. Ele destaca que a abordagem da história da guarda nacional também é de grande relevância local, por essas localidades terem abrigado comandos superiores e haver cidadãos possuidores de cartas patentes imperiais com nomeações feitas pelo próprio Imperador Dom Pedro II. "Eram a maior distinção possível dentro da Guarda Nacional no império brasileiro", diz.

No caso da epidemia de cólera, a abordagem minuciosa da epidemia de cólera em seus territórios, ele classifica como algo de grande relevância histórica, por contribuir para a compreensão do contexto da saúde pública da província do Ceará no século XIX. "Este livro é, na verdade, um ponto de partida para desdobramentos ou estudos futuros e complementares sobre os temas enfocados", ressalta o autor.

Resgate

"O livro é a única publicação a retratar a presença e uso de mão de obra escrava nestas municipalidades"
Elisandro Carvalho
Escritor

Bibliografia

Para Elisandro, a obra é significativa por tornar acessível a informação histórica, já que a maioria dos municípios não dispõe de livros ou pesquisas que abordem seu desenvolvimento e evolução histórica, com base em fonte segura e aferível. "Outro aspecto que amplia o relevo da pesquisa, está no método de trabalho adotado", afirma. "É que dezenas de documentos estão à mercê do tempo, por estarem inertes e encaixotados em arquivos e, com isso, passam a ter sua perpetuidade assegurada, mediante sua reprodução pela técnica da transcrição paleográfica e da produção de cópias dos originais em versões digitalizadas", destaca. Esse material integra a publicação, em anexos capitulares.

A ideia inicial do livro não era uma publicação sobre Araripe, Saboeiro e Assaré. Ele buscava nas fontes primárias, custodiadas pelo Arquivo Público do Estado do Ceará, provas documentais para a hipótese formulada do primeiro livro "Araripe: Lugar Onde Nasce o Dia, 100 Anos de Gênese Documentada", também do autor. Antes do município de Araripe ter pertencido à municipalidade de Assaré - e dele sido desmembrado, era parte de Saboeiro na condição de distrito de Paz, no ano de 1859.

Na tentativa de encontrar essa verdade histórica, a documentação encontrada pelo autor foi definindo claramente que a cidade-mãe de Assaré e Araripe era Saboeiro. Com isso, diz ele, houve uma interligação e uma interdependência entre as localidades, no aspecto político-administrativo e no âmbito judiciário durante boa parte do século XIX.

Esse período coincide com a escravidão, guarda nacional, epidemia de cólera e os primórdios da atividade policial, que são abordadas nesse livro.

O autor-historiador destaca, mediante essas análises, que Saboeiro era uma das mais importantes cidades do interior da província do Ceará, tendo, no período, destacado papel econômico e político, inclusive por ser o berço de um dos políticos e de uma das famílias mais influentes da política cearense daquela centúria, o Barão, e, depois, Visconde de Icó, Francisco Fernandes Vieira.

A pesquisa para elaboração do trabalho foi iniciada em 1997 por conta própria e, nos últimos quatro anos, conta com o apoio financeiro para a pesquisa e publicação da Prefeitura Municipal de Araripe, por meio da Secretaria Educação e Cultura. Estão previstas a publicação de outros dois livros e uma cartilha, que será utilizada na rede municipal de ensino como material para a disciplina de história.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


SEDEX de volumes para o Crato agora são entregues a partir de Juazeiro ?


Achei estranho o acompanhamento no site dos correios de uma encomenda, que ao invés de apontar para a costumeira agência do Crato, tinha por endereço final, o "Entreposto Juazeiro do Norte". Inclusive com mais dificuldades para a entrega, pois já havia sido feita uma tentativa em vão. Resolvi telefonar para a agência Crato, que me informou que SEDEX agora, se for volumes, é entregue a partir da Agência de Juazeiro do Norte, e não mais como antigamente, da agência do Crato. 

Mais uma pra coleção.

Dihelson Mendonça


Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

O Mensalão será a maior "pizza" da história?


Desde o início, esse julgamento serviu para aclarar algumas questões, geralmente de cunho político e sobre o funcionamento da Suprema Corte de Justiça.

Apontou perfis claros de ministros que votaram para quem os indicou e revelou outros que justificaram os lobbies para suas escolhas.

Seu julgamento tem duração incomensurável, como diria o presidente Lula. Um ano após, já está no terceiro presidente e dois novos ministros vieram para definir o resultado de "pizza" planejado pelo governo. Teori Zavascki fala pouco e não deu demonstrações de sua inclinação. Luís Roberto Barroso tem ido além de advogado criminalista e agido como um verdadeiro militante petista. Não se apercebeu que passou a ocupar um dos cargos mais relevantes no Judiciário brasileiro. Como se preparasse os brasileiros psicologicamente, tem sustentado e antecipado sua posição, numa infeliz atitude.

Agora, ele defende que não se trata do maior escândalo da história do Brasil. Apesar de sua colaboração como historiador, o tamanho e a colocação no ranking dos escândalos têm relevância para outros profissionais, não para um julgador.

Da mesma forma, o fato de a corrupção ser tradicional, sistêmica e não ser exclusividade de um partido em nenhuma hipótese se vincula à judicatura. Ao contrário, seria importante aproveitar o momento para confirmar a ruptura com essa prática. É presumido que se perpetuou é porque todos os Poderes funcionaram mal, especialmente o Judiciário, ao qual sempre coube a prerrogativa de coibir. São posicionamentos relevantes como afirmação de valores, mas não para o caso concreto. Neste caso, importa tratar se caberiam ou não os decantados embargos infringentes.

Ouve-se reiteradamente que os embargos infringentes se aplicariam às sentenças com resultados apertados, com diferença de um voto. Esse instituto está previsto no Código de Processo Penal - CPP, artigo 409, parágrafo único, com a exigência apenas que a decisão não seja unânime. Portanto, não importa quantos votos de diferença, sendo bastante um voto contrário. E não consta que esse artigo tenha sido revogado.

Para se discutir a aplicação do Regimento Interno da Corte, primeiro deve ser declarada a revogação do CPP. Embargos são recursos processuais penais e somente podem ser criados, modificados ou extintos por lei federal, figura normativa hierarquicamente superior aos regimentos internos. A exigência de lei federal está prevista na Constituição (CF, art. 22, I).

Ainda que a liberdade de expressão permita posição política de qualquer pessoa, teses prévias de um julgador sobre caso concreto de sua alçada confrontam-se com o princípio da impessoalidade ou até da imparcialidade.

Os meios de comunicação não podem criar mais confusão junto aos seus telespectadores. Regimentos internos, resoluções e portarias são regras infralegais e não têm força para definir mecanismos processuais acima ou diferente do que estejam previstos em leis.

Grande parte da mídia está abertamente preocupada em livrar os mensaleiros das penas aplicadas, especialmente de prisão. Em estapafúrdia contradição, é a mesma parcela a afirmar que a justiça só alcança os pobres, que os crimes praticados por políticos são inalcançáveis e que a corrupção rola solta por não ser reprimida. Mesmo que o mensalão não seja o maior caso de corrupção, depois de um ano e meio de julgamento para livrar a cara dessa cambada, tornar-se-á a maior "pizza" da história, tendo o ministro Luís Roberto Barroso como a azeitona.

Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
Bacharel em direito


Festa da Padroeira do Crato tem apoio da administração



O Prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, recebeu em seu gabinete, o pároco da Sé Catedral, padre Edmilson Neves, e o Coordenador da Missão Resgate, Geraldo Correia (Geraldinho). Na ocasião, foi apresentada ao prefeito a programação da Festa de Nossa Senhora da Penha, que será realizada entre os dias 22/08 a 01/09. O tema desse ano será: “Com a Mãe da Penha, seguimos Jesus, nossa luz”.

A festa completa 245 anos de existência. Segundo o Prefeito Ronaldo, esse ano a prefeitura dará total assistência. Sobre a infraestrutura, o prefeito garantiu ainda que os serviços de limpeza pública, segurança, como a Guarda Municipal e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), ambulância, controle urbano, banda de música, atrações culturais de tradição e demais serviços, serão oferecidos aos munícipes que participarão das festividades alusivas à Padroeira do Crato, Nossa Senhora da Penha. O prefeito ainda destacou que todas as secretarias municipais estarão engajadas no apoio à festa. A reunião aconteceu na última quinta-feira, no gabinete do prefeito, no paço da Administração Municipal. 

Fonte: PMC


Programação do SESC



Fonte: Blog Cultura no Cariri - Janinha

Esquerda caviar. Literalmente!


O governador do Ceará, Cid Gomes, do Partido Socialista Brasileiro, contratou serviço de buffet por R$ 3,4 milhões com recursos públicos. O deputado Heitor Ferrer, do PDT, pede explicações e batizou o caso de “farra do caviar”: um contrato publicado no Diário Oficial do estado detalhando a contratação de um buffet, no valor de R$ 3,4 milhões, para abastecer a cozinha da residência oficial e o gabinete do governador com iguarias que incluem centenas de quilos do que há de mais fino na culinária.

[...]

De 2010 a julho de 2013, o mesmo buffet recebeu do governo do Ceará R$ 3,5 milhões para garantir a boa mesa a Cid Gomes, sua família e convidados.

Heitor Ferrer, único deputado estadual que faz oposição a Cid Gomes, lista todas as suspeitas que já rondaram o governador no uso do dinheiro público: de gastar R$ 81 milhões com contratação de bandas e megashows de estrelas como Plácido Domingos e Ivete Sangalo; de pagar R$ 67 milhões com frete de aeronaves para levar a sogra e a família para passear em capitais da Europa, do Caribe e dos Estados Unidos; e de pegar carona em jatinhos e iates de empresários. O cardápio previsto no edital para a contratação dos serviços prevê até 495 pratos diferentes, e se apresenta com uma variação de receitas preparadas com caviar, escargots, bacalhau, salmão, presunto de Parma, funghi, vieiras, frutos do mar, pães exóticos, croissants, toucinho do céu ou trufas. Ingredientes indispensáveis nas cozinhas dos grandes chefs.

Assim é fácil ser socialista, não é mesmo? Prega a igualdade, condena os ricos da boca para fora, e depois usa o dinheiro dos outros para viver como um nababo milionário! Ciro Gomes, irmão do governador, questionou-me certa vez, em um debate no programa “Conversas Cruzadas” da TVCom gaúcha, se era mesmo possível reduzir em um bilhão os gastos públicos. Um bilhão! Eu comecei a citar as ONGs que recebem repasses bilionários, os ministérios ociosos e desnecessários, quando ele interrompeu: “Dá bilhão?”

Dá, sim. Na verdade, dá para cortar centenas de bilhões do orçamento público! O governo arrecada quase 40% do PIB, e a quantidade de desvio, gasto sem sentido, desperdício, é gigantesca. Poderíamos ter um governo consumindo bem menos recursos, e muito mais eficiente. Esse caso de Cid Gomes pode ser multiplicado pelo restante do país. Eis um bom começo: cortar as mordomias absurdas que esses governantes socialistas desfrutam com o nosso dinheiro! E então, Ciro: dá bilhão?

Fonte: Globo

CRATO - Dep. Sineval Roque assina órdem de serviço para construção de campo em escola no Bairro Seminário



Será assinada nesta Segunda - Feira, dia 12, às 10 horas da manhã a ordem de serviço para construção de um Campo Society na Escola Polivalente Governador Adauto Bezerra. Há muito tempo o deputado Roque vem ajudando as escolas na Região do Cariri, para o Colégio Polivalente, como é conhecido no Crato, Roque já conseguiu também uma quadra coberta, quadra essa que também foi construída no Colégio Estadual Wilson Gonçalves e uma que está em construção para o CEJA, também no município do Crato. 

O campo, que é solicitação do deputado estadual Sineval Roque (PSB-CE), será construído pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará.“Agradeço mais uma vez ao governador Cid Gomes que sempre foi bastante atencioso aos nossos pedidos, a minha amiga Secretaria de Educação do Ceará, Profª Izolda Cela e ao Secretario Executivo da pasta, Dr. Idilvan Alencar.” Conclui o deputado Roque.

Gabinete deputado estadual Roque (PSB)
Assessoria de Comunicação


No Crato, Ministério Público debate maus tratos contra animais


Veja o vídeo no link abaixo:


http://g1.globo.com/videos/ceara/cetv-1dicao/t/juazeiro-do-norte/v/no-crato-ministerio-publico-debate-maus-tratos-contra-animais/2757211/

Fonte: TV Verdes Mares


Autoajuda marxista


Publicado em 04/12/2012 | JOSÉ MARIA E SILVA


“Paulo Freire: Rousseau do século 20.” Quem faz essa afirmação, em um alentado livro de 324 páginas publicado em 2011 na Holanda e que leva justamente esse título, é o indiano Asoke Bhattacharya, professor da Universidade de Calcutá. De fato, Paulo Freire é a versão atual do autor de Emílio, ou Da Educação (1762), que muita influência teve na pedagogia. Mas, como ironiza Émile Durkheim, quem confiaria a educação de uma criança ao desnaturado Rousseau, que abandonou a própria prole?

Essa pergunta cabe em relação a Paulo Freire, que prega a liberdade, mas cultua totalitarismos. Pedagogia do Oprimido, uma espécie de manual de autoajuda marxista, idolatra a “linguagem quase evangélica” do “humilde e amoroso” Che Guevara, enaltece sua “comunhão com o povo” e, valendo-se de um jogo vazio de palavras, justifica as execuções sumárias que ele perpetrava sem piedade: “A revolução é biófila, é criadora de vida, ainda que, para criá-la, seja obrigada a deter vidas que proíbem a vida”.

Essa frase assassina inspira Moacir Gadotti, discípulo predileto do mestre, que, em Pensamento Pedagógico Brasileiro, despreza o grande pedagogo escola-novista Lourenço Filho, mas se rende a Lenin e Mao Tsé-tung. Ambos são tratados por Gadotti como “grandes pedagogos da humanidade”.

Pedagogia do Oprimido, que deu fama mundial a Freire, é menos um tratado que um panfleto. Até seus discípulos são obrigados a reconhecê-lo. Ao observar que Paulo Freire “foi saudado como um dos fundadores da pedagogia crítica”, Bhattacharya observa que isso “não é errado, mas também não é muito preciso”, pois vários filósofos educacionais antes dele foram críticos em relação à pedagogia tradicional. “Portanto, não é a atitude crítica de Freire, mas seu ativismo político que o diferencia de alguns (mas não de todos) os filósofos canônicos educacionais”, diz o professor indiano.

O “Método Paulo Freire”, com mais propaganda que resultados, foi uma ferramenta populista de João Goulart financiada com dinheiro norte-americano do acordo MEC-Usaid. E nem era inédito: o uso de palavras geradoras na alfabetização já estava presente em outras propostas pedagógicas, como o “Método Laubach”, muito disseminado no Brasil. O que Paulo Freire fez foi carregar as palavras de ideologia revolucionária, a pretexto de falar da realidade do aluno. É como se o pedreiro tivesse de se restringir ao tijolo; o lavrador, à enxada; o carpinteiro, ao serrote. O que seria da cultura brasileira se Machado de Assis fosse obrigado, em sua alfabetização, a tartamudear sobre o morro em que nasceu?

O reducionismo pedagógico é o grande legado de Paulo Freire. Juntando-se ao “construtivismo pós-piagetiano”, ele inspirou o “preconceito linguístico”, que vilipendia a norma culta do idioma; a “geografia crítica”, que mistura bairrismo com economia marxista; a história em ação, que eterniza o presente; a matemática étnica, que cria analfabetos em tabuada. Paulo Freire relativizou o conhecimento, anulou a autoridade do professor e, sobretudo, assassinou o mérito – inviabilizando a possibilidade de educação. O ranking global divulgado no fim de novembro que o diga.

José Maria e Silva, jornalista, é mestre em Sociologia.


Marinha britânica chega a Gibraltar em momento de tensão com Espanha


Navios de guerra britânicos chegaram a Gibraltar nesta segunda-feira para exercícios militares previamente programados, em meio a tensões com a Espanha sobre a pesca ao redor do enclave britânico no Mediterrâneo.

Pesca em Gibraltar eleva tensão diplomática na Europa

Embora as autoridades britânicas, espanholas e de Gibraltar afirmem que a chegada da Marinha no território britânico estava prevista há bastante tempo, algumas pessoas na Espanha veem o exercício como provocação. Por volta das 5h da manhã (horário de Brasília), a fragata HMS Westminster navegou até o porto de Gibraltar ladeada por dois navios menores. Uma hora depois chegou o navio auxiliar Lyme Bay, parte de uma força-tarefa de quatro navios de guerra e outros cinco navios que saíram de Portsmouth e Plymouth cerca de uma semana atrás para exercícios no Mediterrâneo e no Golfo com diversos aliados.

A criação por Gibraltar de um recife artificial com blocos de concreto, que os pescadores espanhóis dizem prejudicará seu acesso a determinadas águas, levou a Espanha a endurecer seus controles de fronteira, o que provocou longas filas de espera para os trabalhadores e turistas que entram em Gibraltar. A Espanha reivindica o território com população de apenas 30 mil pessoas, que foi cedido à Grã-Bretanha como parte de um tratado de 300 anos atrás.

Yahoo Notícias


Economia brasileira:Confiança cai ao nível da crise de 2009


Ânimo de consumidores e empresários reflete decepcionantes índices econômicos


("Estado de S.Paulo", 19-08-2013)

Há um sentimento de frustração na economia. Os dados decepcionantes divulgados ao longo do ano derrubaram o ânimo dos empresários e dos consumidores brasileiros e levaram os índices de confiança para o nível de 2008 e 2009, quando o mundo sentiu os impactos da crise internacional.

O aumento nos indicadores de confiança virou peça-chave na tentativa de acelerar o crescimento econômico. A falta de confiança faz os empresários deixarem de investir e os consumidores pouparem com medo do que virá pela frente, o que prejudica ainda mais as expectativas do crescimento brasileiro.

"O ano começou com uma expectativa de crescimento mais forte, mas os indicadores não estão decolando. Atualmente, se percebe também um mercado de trabalho menos favorável e os juros estão subindo. Tudo isso tem uma retroalimentação (para o enfraquecimento da confiança)", diz o economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre), Aloisio Campelo. As sondagens do instituto mostram a confiança do consumidor, indústria e serviços no nível de 2009.

A queda de confiança na economia ligou o sinal de alerta no governo, que aumentou a carga do discurso para dissipar a desconfiança. No início do mês, no Rio Grande do Sul, a presidente Dilma Rousseff comemorou o baixo resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho e garantiu que a inflação está sob controle. Na sexta-feira, em São Paulo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que análises mais pessimistas não têm fundamento.

Causas. O comportamento da confiança entre consumidores e empresários têm motivações diferentes. Para o consumidor, pesou mais a inflação elevada e uma preocupação com o crescimento do desemprego. Em julho, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) ficou em 110 pontos e apresentou estabilidade em relação a junho (110,1), segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa verificou, porém, que a expectativa em relação à inflação ficou no nível mais baixo desde 2001. Do lado do empresário, o desempenho da atividade econômica é o que preocupa mais. "A queda de confiança do consumidor tem se refletido nas vendas, principalmente na venda a prazo", afirma o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Junior.

Na visão de alguns analistas, a forte queda de confiança surpreende porque o Brasil ainda cresce e o mercado de trabalho não foi fortemente afetado pela desaceleração econômica – não estamos numa recessão.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo teve em julho a sexta queda consecutiva. Numa escala de 0 a 200, o indicador, apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), ficou em 136,7 pontos – uma queda de 14,8% no período de 12 meses. "Uma confiança ruim do consumidor vai tornar mais difícil uma recuperação econômica", afirma Fabio Pina, economista da Fecomércio-SP.

Protestos. A piora refletida nos indicadores de confiança teve um fator adicional. Em junho e julho, as manifestações nas principais cidades brasileiras revelaram a insatisfação da população com a classe política. Levantamento do Ibre/FGV mostra que 35,2% das empresas foram afetadas pelas manifestações. O comércio foi o setor mais impactado pelos protestos, com 46,7%, seguido dos serviços (36,1%), indústria (28%) e construção (23,5%).

É provável que parte do pessimismo apurado pelas sondagens seja devolvida nos próximos levantamentos por causa da queda na força das manifestações. Em agosto, por exemplo, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) cresceu 2,6 pontos na comparação com julho, para 52,5 pontos, segundo levantamento da CNI. "Esse aumento não quer dizer que entramos numa retomada da confiança do empresário. O resultado é um pouco da devolução de julho, que teve uma queda muito forte", afirma o economista da CNI, Marcelo Azevedo. Na série histórica do Icei, o resultado de agosto é o segundo mais baixo desde a crise de 2008.

Notícias Recentes - Armando Rafael


Dólar volta a fechar no maior valor desde 2009, apesar de atuações do BC


Apesar de o Banco Central ter atuado duas vezes no mercado de câmbio para tentar conter a disparada da moeda americana, o dólar à vista --referência para as negociações no mercado financeiro-- fechou esta sexta-feira (16) em alta de 1,54% em relação ao real, cotado em R$ 2,375 na venda. É o maior valor desde 6 de março de 2009, quando ficou em R$ 2,378.
O dólar comercial, utilizado no comércio exterior, encerrou o dia com avanço ainda mais expressivo em relação ao real, de 2,43%, a R$ 2,396 --maior valor desde 3 de março de 2009, quando ficou em R$ 2,411. 


A crise da Petrobras: empresa  anuncia venda de US$ 2,1 bi em ativos no Brasil e no México

A Petrobrás informou que seu conselho de administração, em reunião realizada hoje, aprovou a venda de ativos da companhia que totalizam US$ 2,1 bilhões. Uma das operações é a venda de 100% das ações da Petroquímica Innova para a Videolar e seu acionista majoritário, pelo valor de R$ 870 milhões (US$ 372 milhões pela PTAX de ontem, de R$ 2,34). Os compradores assumirão cerca de R$ 23 milhões em dívidas.


Deputado cearense aluga Mercedes paga com dinheiro público para andar em Juazeiro do Norte

Matéria divulgada hoje pelo site Congresso em Foco diz que o deputado federal cearense Manoel Salviano (PSD) gasta atualmente R$ 14 mil por mês para alugar quatro carros em Juazeiro do Norte (sua base eleitoral). O valor é totalmente ressarcido pela Câmara dos Deputados, referente à Cota para Exercício de Atividade Parlamentar (Ceap).

Segundo apurou o Congresso em Foco, graças a dois contratos que totalizam R$ 11 mensais com a empresa Resgate Assistência, Salviano tem à sua disposição uma Mercedes Benz (cujo modelo não é informado) e um Chevrolet Cruze, cujo valor de mercado gira em torno de R$ 70 mil a R$ 80 mil.
Outro contrato mantido pelo deputado é com a Juá Rent a Car para o aluguel de dois carros populares. A Juá Rent a Car está instalada dentro de um complexo hoteleiro, no qual Salviano possui quotas de sociedade por ter doado o terreno para o empreendimento, ainda nos anos 1980.


Universidade Estadual do Ceará–Uece não é obrigada a revalidar diplomas de médicos formados em Cuba

A 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) decidiu que a Universidade Estadual do Ceará (Uece) não está obrigada a validar diploma de médicos formados na Escuela Latino Americana de Medicina, em Cuba. Conforme a procuradora da República Nilce Cunha, a instituição expediu 11 diplomas e analisa outros 17 pedidos com suspeitas de irregularidades.

Liminar da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza havia determinado a Uece a emitir as validações. A nova decisão judicial acatou um recurso da universidade.

Para a desembargadora Sérgia Miranda, relatora da decisão, "inexiste direito adquirido à revalidação automática de diploma expedido por universidade estrangeira, uma vez que o mesmo carece de uma série de etapas avaliativas".

Foi divulgado no Jornal Nacional:  cozinha do Governo do Ceará vai gastar 3 milhões e 400 mil reais

Em mais um discurso para cobrar providências dos órgãos de fiscalização em relação ao que chama de escalada de denúncias de mau uso de recursos públicos pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), o deputado estadual Heitor Ferrer (PDT-CE) voltou à tribuna esta semana para pedir explicações sobre o que batizou de “farra do caviar”: um contrato publicado no Diário Oficial do estado detalhando a contratação de um buffet, no valor de R$ 3,4 milhões, para abastecer a cozinha da residência oficial e o gabinete do governador com iguarias que incluem centenas de quilos do que há de mais fino na culinária internacional.

Heitor Ferrer, único deputado estadual que faz oposição a Cid Gomes, lista todas as suspeitas que já rondaram o governador no uso do dinheiro público: de gastar R$ 81 milhões com contratação de bandas e megashows de estrelas como Plácido Domingos e Ivete Sangalo; de pagar R$ 67 milhões com frete de aeronaves para levar a sogra e a família para passear em capitais da Europa, do Caribe e dos Estados Unidos; e de pegar carona em jatinhos e iates de empresários.

O cardápio previsto no edital para a contratação dos serviços prevê até 495 pratos diferentes, e se apresenta com uma variação de receitas preparadas com caviar, escargots, bacalhau, salmão, presunto de Parma, funghi, vieiras, frutos do mar, pães exóticos, croissants, toucinho do céu ou trufas. Ingredientes indispensáveis nas cozinhas dos grandes chefs.

(das Agências de Notícias)

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31