xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/08/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 agosto 2013

Comunicado de Falecimento - Sr. Antonio Correia de Oliveira Neto - Economista, Geógrafo, Funcionário da URCA, Radialista


É com grande pesar que comunicamos aos amigos e todos os parentes, o falecimento de ANTONIO CORREIA DE OLIVEIRA NETO, economista, geógrafo, contabilista, funcionário da Universidade Regional do Cariri - URCA e radialista da Rádio Educadora do Cariri.

O velório ocorre das 20 horas da quarta-feira ( 14)  até às 10 horas desta quinta-feira no Salão Nobre da URCA Campus Pimenta. Após, será velado no Centro de Velório Anjo da Guarda até às 16 horas, momento em que haverá a Missa de Corpo Presente e, logo em seguida, o seu sepultamento no Cemitério Nossa Senhora da Piedade em Crato-CE.

Com informação do perfil de Mário Correia
Foto do perfil de Cristina Holanda no facebook

Reitora decreta luto de três dias e suspensão de atividades no campus do Pimenta, por falecimento de servidor da Instituição

A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, decreta Luto oficial de três dias, pelo falecimento do servidor ANTONIO CORREIA DE OLIVEIRA NETO, com suspensão das atividades acadêmicas e administrativas desta IES, no campus do Pimenta, a partir das 18 horas deste dia 14, retomando às atividades às 18 horas do dia 15 de agosto. Serão mantidas as atividades do processo seletivo para contratação de professor substituto em curso nesta Universidade. O corpo do servidor será velado, no hall de entrada da Biblioteca da Instituição, no campus do Pimenta.

Fonte: URCA

www.blogdocrato.com

Notícias & reflexões desta 5ª feira (Armando Rafael)

Beatificação de Benigna



No âmbito da Diocese de Crato, o processo pró-beatificação da menina Benigna Cardoso da Silva deverá ser encerrado na primeira quinzena de setembro próximo. Depois disso, toda a documentação será levada a Roma pelo postulador diocesano da causa, monsenhor Vitaliano Mattioli. Após a entrega da documentação à Sagrada Congregação para a Causa dos Santos, será escolhido novo postulador, que terá residência em Roma,a fim de melhor acompanhar o desenrolar do processo. Na foto ao lado o folder – em língua italiana – de Benigna que está sendo enviado pela Diocese de Crato aos fiéis da Itália. Esses fiéis europeus continuam escrevendo pedindo informações sobre a menina-mártir de Santana do Cariri.


Atrativos de Santana do Cariri

Além da devoção à menina Benigna, Santana do Cariri conta com outros atrativos para incrementar o turismo naquela cidade. É o caso do acervo de fósseis de animais e de plantas do período Cretáceo (cerca de 100 milhões de anos atrás)  exposto no Museu de Paleontologia da URCA. Outras duas atrações turísticas de Santana: a Euroville (uma vila de casas construídas em estilo de vários países europeus, existente no distrito de Araporanga, foto ao lado) e o Pontal da Santa Cruz, de onde se tem uma visão de 180 graus da Chapada do Araripe, distando apenas 2 km da cidade. No Pontal está fincada a Cruz da Fé, a maior da região do Cariri.

Com a corda toda

A equipe administrativa da Universidade Federal do Cariri – UFCA, com sede em Juazeiro do Norte,  está assim composta: 1 reitoria (com um  chefe de gabinete), 7 pró-reitorias, 7 diretorias, 3 coordenadorias e 1 ouvidoria. Aliás, a reitora Suely Chacon, (foto ao lado)  em entrevista à TV Verdes Mares-Cariri, adiantou que, possivelmente, em breve, serão estruturados 3 novos cursos na UFCA: Farmácia, em Barbalha, Veterinária, em Crato, e Licenciaturas,  em Brejo Santo.

No mais

Atualmente, a UFCA oferece os cursos de Administração, Agronomia, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Filosofia, Medicina, Jornalismo, Engenharia de Materiais, Educação Musical e Design de Produtos,  distribuídos nos campus de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte.

Perguntar não ofende

Segundo Geraldo Alckmin, o governador de São Paulo  (PSDB) – o estado mais importante da federação –  a Siemens vai ser processada por lesão aos cofres públicos, alusivos às concorrências de algumas obras nos idos de 1998 a 2007. Que mal pergunte governador: onde estavam os organismos públicos responsáveis pelo acompanhamento das concorrências? por que só agora será feito esse processo?

Tá feia a coisa

Em artigo publicado nesta 5ª feira, no Estadão,  um dos mais lúcidos jornalistas brasileiros José Roberto de Toledo, informa:  “Pela primeira vez em seis anos, mais brasileiros acham que o país está no rumo errado (58%) do que no rumo certo (42%). A inversão da opinião pública aconteceu em junho, após a série de manifestações de rua, e se manteve em julho, segundo histórico de pesquisas nacionais do instituto Ipsos”.

Bandeira esfarrapada

A administração de dona Dilma (hoje ela mesma reconhece que Lula nunca deixou o governo) tem grande parcela de culpa nesse julgamento do povo. A “gerentona” deu continuidade a projetos caríssimos e complexos como construção de hidrelétricas, transposição do Rio São Francisco e a Transnordestina,   todos sem conclusão e que apenas serviram de bandeira - hoje uma bandeira completamente esfarrapada – para tocar a propaganda de que o Brasil estava no rumo certo. Mas esta semana trouxe uma boa notícia: por falta de interessados, devido as dúvidas com o futuro político do Brasil, a badalada concorrência do “trem-bala” foi adiada sine die. Tomara que seja cancelada de vez e os 35 bilhões previstos no projeto do trem-bala sejam redirecionados para a saúde, educação e segurança pública, as quais se encontram em frangalhos.

A justiça de Deus na voz da história

120 anos depois da Guerra de Canudos (o maior genocídio da história republicana e uma ferida ainda não cicatrizada na história do Brasil) a multidão que protestava contra os governos estadual e federal invadiu a Câmara Municipal da cidade do Rio de Janeiro. Um cidadão não identificado colocou estes “chifrinhos” no quadro, lá exposto, do Coronel Moreira César (ver foto ao lado). Este coronel foi um dos piores algozes (chamado de “demônio” pelo povo de Canudos). Ele foi autor de um verdadeiro massacre contra a população indefesa liderada pelo Beato Antônio Conselheiro.  Quem colocou esses “chifrinhos”, provavelmente não sabia, mas foi um agente da Justiça Divina. Serviu para mostrar a geração de hoje o papel que o lixo da história reservou ao famigerado Coronel Moreira César...

Momento de lucidez

É raro, mas acontece. O ex-presidente Lula da Silva declarou – no badalado encontro da esquerda troglodita, ou seja, no “Foro de São Paulo” – que os partidos de esquerda “estão velhos e fazendo política da forma antiga”. Na ocasião, Lula ainda perguntou: “Qual a esperança que estamos passando aos jovens”? Ora “cumpanhêro”, basta ir às ruas para ver a insatisfação desses jovens e saber o que a moçada quer.

As “zelite”

Já no dia seguinte, Lula, em solenidade em Brasília,  disse que Dilma Rousseff já está reeleita e que isso "incomoda a sociedade elitista brasileira". Lula refere-se, naturalmente, à mesma sociedade elitista que o atende no Hospital Sírio-Libanês e a que banca suas despesas para palestras no exterior. Ninguém é mais elitista atualmente no Brasil que o Lula da Silva....



URCA lança edital do Processo de Seleção de Monitoria Voluntária para o Mapeamento de Práticas Socioculturais Sustentáveis do Crato


A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA, em parceria com a Secretaria de Cultura do Município do Crato, lançou edital do Processo de Seleção para Monitoria Voluntária do Mapeamento de Práticas Socioculturais Sustentáveis do Crato. 

O objetivo do edital é selecionar monitores/monitoras com o fim de identificar, registrar e inventariar práticas socioculturais sustentáveis relacionadas ao artesanato, agricultura, manifestações culturais, extrativismo florestal protagonizadas por indivíduos, grupos, comunidades, entidades e movimentos em diversas localidades do Município do Crato.

 Serão ofertadas 20 vagas, para alunos regularmente matriculados na URCA, provenientes dos cursos de História, Geografia, Ciências Sociais, Biologia, Economia, Direito, Artes Visuais e Teatro. Das vagas ofertadas, 05 serão específicas para os graduandos do curso de Geografia e 15 vagas para os estudantes dos demais cursos mencionados. Poderão candidatar-se alunos que estejam cursando entre os 3º e 7º semestres da graduação. Deverão ser cumpridas carga horária de 12 horas semanais, durante 5 meses.

As inscrições poderão ser efetuadas no período de 14 a 19 de agosto de 2013, na Pró-Reitoria de Extensão da URCA – Campus Pimenta, no horário das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas. A seleção dos participantes acontece nos dias 20 e 21 de agosto. Mais informações no site da URCA: www.urca.br.

Fonte: Urca


Crato - Notícias Administrativas - Dia 15 de Agosto de 2013


Conselho da Mulher toma posse em Crato 

Tomou posse na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), ontem 14/08, a equipe do Conselho da Mulher do Município do Crato. Na ocasião, também ocorreu a eleição para formar a mesa diretora que conduzirá os trabalhos do conselho até o ano de 2015. Na ocasião, foram empossadas 14 conselheiras, sete integrantes do setores governamentais e mais representando a sociedade civil. Após a posse dos membros do conselho, foi eleita a presidente, a educadora social Francisca Alves; na vice-presidência, a assistente social, Luciana Vieira; como 1ª secretária, a líder comunitária, Maria de Lourdes de Carvalho; e como 2ª secretária, a gestora da pasta da Cultura, Dane de Jade. A secretária da SMTDS, Elisângela Rodrigues, ressaltou o trabalho de luta pelos direitos das mulheres realizado pelo conselho. “A missão dessa nova mesa diretora é honrar a causa das mulheres, e lutar por elas”, disse. Também estavam presentes na solenidade, a primeira-dama do município do Crato, Gil Gomes de Mattos, e a Secretária de Educação, Meyre Muniz.

SAIBA MAIS:

História

Criado no ano de 1993, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense (CMDMC) é um espaço estratégico da política de enfrentamento à violência contra as mulheres, exercendo um papel de articuladoras dos serviços. Organismos governamentais e não governamentais integram a rede de atendimento às mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social, em função da violência de gênero. No conselho, as mulheres contam também com o apoio de uma equipe composta por advogados, psicólogas e assistentes sociais, onde oferecem assistência jurídica e acompanhamento psicossocial.

Secretaria de Educação participa do Encontro Eixo de Gestão do PAIC

A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 18, em Crato, realizou, nos dias 13 e 14 de agosto, o Encontro Eixo de Gestão PAIC, Macro F - Credes 18, 19 e 20. O evento teve o objetivo de promover o fortalecimento institucional dos sistemas municipais de ensino, envolvendo assessoria técnica para a estruturação de modelo de gestão focado no resultado da aprendizagem. O Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é uma política de cooperação entre estado e municípios, promovida pelo governo do Estado do Ceará. A finalidade do programa é apoiar os municípios na formulação e implementação de políticas voltadas à garantia do direito de aprendizagem com prioridade à alfabetização. Dentre as atividades da programação, foram realizadas palestra sobre o sistema de acompanhamento às ações do Paic, exposição dialogada: Paic/Pnaic, esclarecimentos e encaminhamentos em relação ao desenvolvimento de programas e projetos federais e orientações e informações gerais.

Estiveram presentes no evento a primeira-dama do município do Crato, Gilvania Gomes de Matos, o vice-prefeito, Raimundo Bezerra Filho, Carlos Queiroz, a Secretária de Educação Meyre Muniz, o Secretário Pedagógico, Cacá Queiroz, a coordenadora do PAIC, Tatiane Noronha, além da presença de Prefeitos Municipais, Secretários de Educação, Coordenadoras de CREDE, Gerentes Municipais, Gerentes Regionais, Equipe do NRCOM/CREDE dos municípios da abrangência das CREDEs 18, 19 e 20, a professora Lucidalva Bacelar e a equipe do Eixo de Gestão do PAIC/SEDUC.

Secretária de Cultura visita obra do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Em visita ao local onde está sendo construído o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Crato, realizada no dia 13/08, a Secretária Municipal de Cultura, Dane de Jade, acompanhou o andamento da construção do equipamento. Criado no ano de 2010, o projeto do Governo Federal tem como objetivo integrar em um mesmo espaço físico, programas e ações culturais; práticas esportivas e de lazer; formação e qualificação para o mercado de trabalho; serviços sócio-assistenciais; políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. De acordo com Dane de Jade, o local desenvolverá programas de ações culturais, englobando as dimensões de formações, como oficinas; montagens coletivas; cursos; seminários; e de fruição, que serão as apresentações artísticas. O espaço contará ainda com um Telecentro; um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS); e um Programa de Ações Desportivas.

Para a secretária, equipamentos como o CEU, que comportam diversos espaços adequados a atividades esportivas, culturais e sociais, trarão múltiplos benefícios para o município. A gestora da cultura espera que a co-participação entre poder público e comunidade na gestão do espaço possa gerar desdobramentos para potencializar as ações de biblioteca, assistência social, atividades culturais, hábitos de vida saudável, entre outras. As secretarias de Ação Social e de Esporte já estão inseridas no projeto tendo a responsabilidade de promover ações em suas áreas. Dane de Jade informou ainda que a Secretaria de Cultura tem o interesse em firmar parcerias com as secretarias de Educação, Saúde e Meio Ambiente, dando prosseguimento às iniciativas já planejadas com estes setores.

Ações de limpeza e mutirões intensificados em Crato

A Secretaria de Serviços Públicos do Município do Crato continua com as ações de limpeza nos bairros e distritos da cidade. A ação de limpeza está sendo intensificada no Seminário, Novo Conviver, Muriti, Bairro Sossego e no Lameiro. Os trabalhos de limpeza, capinação, pintura de meio fio e coleta de lixo já foram concluídos no Conjunto Dr. Antenor, na Vila Alta. E dentro das ações da administração Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, com o intuito de preservar a cidade limpa, a Secretaria de Serviços Públicos realizará um Mutirão no Centro da cidade no próximo final de semana, no sábado e domingo, dias 17 e 18 de agosto.

Ponte da Vila São Bento já se encontra com 45% da obra concluída

A obra da Vila São Bento avança, como forma de dar uma resposta mais imediata aos moradores daquela comunidade. A Secretaria das Cidades informa que os trabalhos de construção da ponte que dá acesso à localidade, também à Vila Padre Cícero, Vila Genipapo e outras comunidades, se encontra na fase de aplicação das ferragens das vigas, que darão sustentação a laje. Os trabalhos realizados já somam 45% de todo o projeto deste equipamento, que há anos é solicitado ao poder público municipal. O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, está acompanhando de perto e diariamente as obras que vêm sendo executadas no município do Crato. Ontem mesmo, logo após chegar de Brasília, o gestor esteve acompanhando as ações realizadas em vários bairros da cidade, além do calçamento que já está praticamente concluído, no bairro São Miguel, incluindo a obra de pavimentação e iluminação da Av. Capitão Macedo que liga o bairro ao Palmeiral.

SEGURANÇA:

Mercado Municipal Walter Peixoto ganha iluminação externa

A Prefeitura Municipal do Crato,por meio da Diretoria de Iluminação Pública, atendeu na última quinta-feira (08/08), uma antiga reivindicação dos usuários, permissionários e moradores vizinhos ao Mercado Walter Peixoto, que conviviam com a insegurança do local precariamente iluminado. Instalou uma nova iluminação em toda área externa do mercado. Segundo o Secretário adjunto da Secretaria da Cidade, Emerson Henrique, a nova iluminação irá proporcionar a população mais segurança e melhor qualidade de vida. O projeto de iluminação pública do Crato tem se ampliado nas comunidades e em todo o município, no intuito de atender as reivindicações dos moradores, com um trabalho de manutenção reforçado, pela administração municipal, como forma de manter uma cidade mais iluminada e segurança para os cidadãos cratenses.

Consultas com mastologista podem ser agendadas nas unidades de saúde dos bairros

A Secretaria de Saúde informa que os agendamentos de consultas com a Dra. Sheilla Ulisses Paiva, Mastologista, serão realizados através da central de marcação de consultas nas unidades de saúde dos bairros.  Mais informações na Secretaria de Saúde ou pelo telefone : (88) 3586 8000

Licenciamento ambiental é tema da 8ª Reunião do COMDEMA de Crato

Realizada ontem, 14/08, no auditório da Secretaria de Saúde do Crato, a 8ª Reunião Ordinária do  Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA). Na ocasião foi feita a apresentação da Documentação Básica (Check List) para os Empreendimentos e Atividades Licenciados pela Prefeitura de Crato. As informações foram disponibilizadas pela Coordenadora de Licenciamento e Anuência Ambiental, Dagonelle Gonzaga Lemos. Através do licenciamento ambiental a administração pública busca desempenhar o controle necessário sobre ações humanas que interferem nas condições ambientais, buscando harmonizar o crescimento econômico com o uso de recursos naturais.

Fonte: PMC


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30